• Nenhum resultado encontrado

Concurso Público n.º 07/DAC/2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso Público n.º 07/DAC/2010"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

Direcção Nacional

Unidade Orgânica de Logística e Finanças Departamento de Logística

Concurso Público n.º 07/DAC/2010

Aquisição de serviços para manutenção preventiva e correctiva de

equipamentos informáticos

(2)

___________________________________________________________________________________________

Programa do Concurso

Artigo 1º

Identificação e objecto do concurso

O presente Concurso Público N.º 07/DAC/2010, tem por objecto a aquisição de serviços para manutenção preventiva e correctiva de equipamentos informáticos, nos equipamentos informáticos descritos na Cláusula 2ª do Caderno de Encargos (CE).

Artigo 2º

Entidade pública contratante

A Entidade Pública Contratante é a Polícia de Segurança Pública, em representação do Estado Português, adiante designada por PSP, sita no Largo da Penha de França, n.º 1, 1199 - 010 Lisboa.

Artigo 3º

Órgão Competente para decidir Contratar

A decisão de contratar foi tomada pelo Exmº Senhor Director Nacional-Adjunto para a Unidade Orgânica de Logística e Finanças da PSP, em 03/03/2010, no uso das competências subdelegadas.

Artigo 4º Concorrentes

No presente procedimento podem participar como concorrentes quaisquer entidades, pessoa singular ou colectiva, desde que não se encontrem em qualquer das situações previstas no artigo 55º do CCP.

(3)

___________________________________________________________________________________________

Artigo 5º

Documentos de habilitação

1. Os documentos constantes do artigo 81º do CCP, só deverão ser entregues quando solicitados pela Entidade Adjudicante, em fase notificação da adjudicação.

2. Os mesmos devem ser entregues, 5 (cinco) dias após a notificação, através da plataforma electrónica de contratação pública vortalGOV, na funcionalidade de Gestão de Mensagens utilizando a opção “Criar Mensagem”.

Artigo 6º

Condições e elementos da Proposta (1)

1. A proposta, é a declaração, pela qual o concorrente manifesta a disponibilidade de se vincular contratualmente com a entidade contraente, deve ser assinada pelo concorrente/concorrentes (no caso de agrupamento) ou seus representantes.

2. Para o efeito, a proposta deverá ser constituída pelos seguintes documentos:

a) Declaração do concorrente de aceitação do conteúdo do caderno de encargos, elaborada conforme modelo constante no Anexo I do CCP, aprovado pelo DL nº 18/2008, de 29 de Janeiro e republicado pelo Decreto-Lei nº 278/2009 de 2 de Outubro;

b) Documentos que integrem as condições e os elementos exigidos no programa do concurso;

c) Outros documentos justificativos previstos por lei, no caso de se verificar o previsto na alínea d) do n.º 1 do artigo 57.º do CCP;

d) No caso de serem propostas de referências equivalentes, deverá ser incluída na proposta documentação técnica comprovativa dessa equivalência;

e) A proposta deverá ser remetida em suporte informático;

3. Os concorrentes deverão assinar electronicamente a proposta e todos os documentos que lhe associarem, de acordo com o artigo 27º da Portaria 701-G/2009 de 29 de Julho.

4. Para a indicação do modo e condições que o concorrente se dispõe a contratar, a proposta deve conter os seguintes elementos:

a) Valor de mão-de-obra/hora, de acordo com a descrição dos equipamentos informáticos, na Cláusula 1ª. do Caderno de Encargos;

(1) Ver artigo 57º do CCP

(4)

___________________________________________________________________________________________

b) Valor de deslocação para intervenção técnica, com indicação expressa da não inclusão do IVA, em algarismos e por extenso;

c) Valor e taxa aplicável do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA); d) Valor da recolha e entrega dos equipamentos informáticos;

e) Condições de pagamento;

f) Prazo de entrega dos equipamentos em apreço; g) Prazo de garantia das peças, sob orçamento;

5. O concorrente fica obrigado a manter a sua proposta durante o período de 66 dias após a data limite prevista da abertura das propostas.

6. Em caso de divergência, entre os preços apresentados na proposta, prevalece o valor mais baixo.

Artigo 7º Proposta Variante

Não é admissível a apresentação de propostas variantes.

Artigo 8º

Disponibilização e acesso ao procedimento

1. O Programa do Concurso e Caderno de Encargos será integralmente disponibilizado na plataforma electrónica de contratação pública vortalGOV com o seguinte endereço electrónico: http://www.vortalgov.pt, disponibilizada pela empresa VORTAL – Comércio Electrónico, Consultoria e Multimédia, S.A.

2. O acesso à referida plataforma electrónica é gratuito e permite efectuar a consulta, o download das peças do procedimento bem como apresentar a proposta. Para ter acesso à plataforma da Vortal, deverá efectuar o registo no endereço electrónico http://www.vortalgov.pt, seleccionar “Fornecedores do Estado – ACESSO Universal” e posteriormente carregar no “Aderir já”.

3. Para concluir o registo deverá seguir os passos do formulário, e no final enviar a documenta- ção solicitada para a Vortal. Verifique mais informações detalhadas sobre os Fornecedores do Estado – ACESSO UNIVERSAL em http://www.vortalgov.pt, ou contacte o Serviço de Gestão de Clientes da empresa Vortal, S.A., através do número 707 20 27 12.

(5)

___________________________________________________________________________________________

4. Não é necessário o interessado efectuar o processo de registo para ter acesso, no caso de o mesmo já ser utilizador de alguma plataforma electrónica da Vortal como por exemplo http://www.econstroi.com.

5. O Programa do Concurso e Caderno de Encargos também poderão ser consultados na Divisão de Aquisições, Contratos e Gestão Patrimonial, sita na Avenida António Augusto de Aguiar, nº 20 – 8º andar, 1050-016 em Lisboa, com o telefone 213 588 446 e fax 213 558 459 e no sítio da PSP, www.psp.pt

Artigo 9º

Dúvidas e Esclarecimentos / Erros e Omissões

1. Os esclarecimentos necessários à boa compreensão e interpretação das peças do procedimento devem ser solicitados por escrito, através da plataforma electrónica vortalGOV, na funcionalidade de “Gestão de Mensagens” utilizando a opção “Criar Mensagem”.

2. Os esclarecimentos a que se refere o número anterior serão prestados por escrito, através da plataforma electrónica vortalGOV, na funcionalidade “Gestão de Mensagens”, nos termos estipulados no artigo 116º do CCP, aprovado pelo Decreto-Lei nº 18/2008, de 29 de Janeiro. 3. Até ao termo do quinto sexto do prazo fixado para a apresentação das propostas, os

interessados devem apresentar à Entidade Adjudicante, através da plataforma vortalGOV, na funcionalidade “Gestão de Mensagens” utilizando a opção “Criar Mensagem”, uma lista na qual identifiquem, expressa e inequivocamente, os erros e as omissões do Caderno de Encargos, por eles detectados e que digam respeito a:

a) Aspectos ou dados que se revelem desconformes com a realidade; ou

b) Espécie ou quantidade de prestações estritamente necessárias à integral execução do objecto do contrato a celebrar; ou

c) Condições técnicas de execução do objecto do contrato a celebrar que o concorrente não considere exequíveis.

4. No mais, aplicar-se-á, com as necessárias adaptações, o disposto nos n.ºs 3 a 7 do artigo 61º do CCP, sem prejuízo do disposto no parágrafo seguinte.

5. A lista com a indicação dos erros e das omissões detectados, bem como a decisão prevista no nº 5 do artigo 61º do CCP, será junta às peças do presente procedimento e proceder-se-á à notificação das mesmas a todos os interessados, através da ferramenta de “Gestão de Mensagens” da plataforma vortalGOV.

(6)

___________________________________________________________________________________________

Artigo 10º

Prazo e Entrega da Proposta Electrónica

1. A data limite de entrega das propostas é até 16H00 do dia 25 de Março de 2010.

2. A apresentação da proposta e os documentos que a acompanham, deverá ser realizada exclusivamente de forma electrónica, devendo cumprir com o disposto nos pontos seguintes. 3. A entrega das propostas do presente procedimento será efectuada na plataforma electrónica de contratação pública vortalGOV, onde deverá incluir nas áreas “1 – Visualizar pedido”, “2 – Formulário de Respostas” e “3 – Criar proposta”, as seguintes informações, sem prejuízo de outras que o concorrente entenda convenientes.

Área: 1 – Visualizar pedido Ref. da Proposta

◊ Campo a preencher pelo concorrente, indicando a referência do concorrente dada à proposta.

◊ Ex: Prazo de entrega / execução ◊ Campo a preencher pelo concorrente. Área: 2 – Formulário de Respostas

◊ Responder às questões indicadas, conforme o solicitado. ◊ As questões indicadas com (*) são de resposta obrigatória. ◊ De acordo com os nºs 1 e 2 do artigo 13º do DL nº 143 – A/2008. Área: 3 – Criar proposta

Tab. Int.

◊ Coluna a ser preenchida com os valores a apresentar pelo concorrente, tendo atenção às unidades referenciadas nas colunas “ Designação” e “Unid.”

◊ Preencher, para cada uma das posições colocada com o preço unitário, expresso em euros, sem IVA.

◊ Os preços, que não deverão ter mais de seis casas decimais, indicados pelos concorrentes incluem obrigatoriamente todas as despesas com a logística da

(7)

___________________________________________________________________________________________

entrega dos respectivos produtos, nos locais e horários mencionados pela entidade adjudicante.

Documentos da Proposta: “ Outros Documentos”

◊ Associar a “Outros Documentos” os documentos solicitados no artigo 6º do Programa do Concurso.

◊ Nesta localização o concorrente poderá associar outras informações que entenda convenientes.

4. Os concorrentes deverão assinar electronicamente a proposta e todos os documentos que lhe associarem, de acordo com o artigo 27º da Portaria nº 701 – G/2009 de 29 de Julho.

Artigo 11º

Lista dos concorrentes e consulta das propostas apresentadas

1. O júri, no dia imediato ao termo do prazo fixado para a apresentação das propostas, procede à publicitação da lista dos concorrentes na plataforma vortalGOV, no sítio www.vortalgov.pt. 2. Mediante a atribuição de um login e de uma password aos concorrentes incluídos na lista é facultada a consulta, directamente na plataforma electrónica referida no número anterior, de todas as propostas apresentadas.

3. O interessado que não tenha sido incluído na lista dos concorrentes pode reclamar desse facto, no prazo de três dias contados da publicitação da lista, devendo para o efeito apresentar comprovativo da tempestiva apresentação da sua proposta.

4. Caso a reclamação prevista no número anterior seja deferida mas não se encontre a proposta do reclamante, o júri fixa-lhe um novo prazo para a apresentar, sendo aplicável, com as necessárias adaptações, o disposto nos n.ºs 1 e 2.

Artigo 12º

Critério de adjudicação (2)

1. A adjudicação será feita nos termos da alínea b) do nº 1 do artº 74º, do Decreto-Lei nº 18/2008, de 29 de Janeiro, tendo em conta, unicamente, o critério - “ do mais baixo preço,

para o valor de mão de obra/hora”, desde que cumpra o objecto do fornecimento de acordo

com a Cláusula 1ª. do Caderno de Encargos.

(8)

___________________________________________________________________________________________

2. Em caso de empate, prevalece a proposta que apresentar o menor preço para o valor de deslocação para intervenção técnica.

Artigo 13º

Análise e Exclusão de Propostas

1. Na fase de análise das propostas, serão excluídas todas aquelas que:

a) Apresentem documentos que não contenham os atributos, em função do objecto do contrato a celebrar e dos aspectos da sua execução, submetidos à concorrência pelo caderno de encargos;

b) Apresentem atributos que violem os parâmetros base fixados no caderno de encargos ou que apresentem quaisquer termos ou condições que violem aspectos da execução do contrato a celebrar, por aquele não submetidos à concorrência; c) Apresentem os respectivos atributos, de modo a impossibilitar a sua avaliação; d) Apresentem preço superior ao preço base fixado (valor máximo a contratar); e) Sejam apresentadas fora do prazo fixado;

f) Sejam apresentadas em violação ao disposto no artigo 54.º n.º 2 do CCP;

g) Sejam apresentadas por concorrentes que se encontrem em alguma das situações previstas no artigo 55.º do CCP;

h) Não integrem os documentos exigidos no artigo 6.º, deste concurso;

i) Não cumpra o disposto no artigo 57.º nºs 4 e 5 ou no artigo 58.º nºs 1 e 2 do CCP;

j) Não observem as formalidades de apresentação fixadas neste concurso; k) Apresentem documentos falsos ou falsas declarações.

l) Violem as normas legais consagradas no Código de Contratos Públicos (CCP). m) Não estejam assinadas electronicamente pelo responsável ou seu representante. 2. Cumpridas as formalidades previstas na lei, a escolha do adjudicatário far-se-á com base no

critério indicado no artigo 12º do presente programa.

Artigo 14º Caução

1. Para garantir o exacto e pontual cumprimento das obrigações, poderá ser exigida a prestação de caução no valor de 5% do montante total do fornecimento, com exclusão do IVA.

(9)

___________________________________________________________________________________________

2. O adjudicatário deve após notificação da adjudicação, e no prazo fixado no artigo 90º do CPC comprovar que prestou a caução.

Artigo 15º

Modo de prestação da caução

1. As cauções podem ser prestadas por depósito em dinheiro ou em títulos emitidos ou garantidos pelo Estado, ou mediante garantia bancária ou Seguro-Caução, conforme escolha do adjudicatário e emitidas de acordo com o Anexo II.

2. O depósito de dinheiro ou títulos efectua-se numa instituição de crédito, à ordem da PSP. 3. Quando o depósito for efectuado em títulos, estes devem ser avaliados pelo respectivo valor

nominal, salvo se, nos últimos três meses, a média da cotação na Bolsa da Valores de Lisboa ficar abaixo do par, caso em que a avaliação deve ser feita em 90% dessa média.

4. Se o adjudicatário prestar a caução mediante garantia bancária, deve apresentar um documento pelo qual um estabelecimento bancário legalmente autorizado assegure, até ao limite do valor da caução, o imediato pagamento de quaisquer importâncias exigidas pela entidade adjudicante em virtude de incumprimento de quaisquer obrigações a que a garantia respeita.

5. Tratando-se de Seguro-Caução, o adjudicatário deve apresentar apólice pela qual uma entidade legalmente autorizada a realizar esse seguro assuma, até ao limite do valor da caução, o encargo de satisfazer de imediato quaisquer importâncias exigidas pela entidade adjudicante, em virtude de incumprimento de quaisquer obrigações a que o seguro respeita. 6. Das condições da garantia bancária ou da apólice de Seguro-Caução não pode, em caso

algum, resultar uma diminuição das garantias da entidade adjudicante, nos moldes em que são asseguradas pelas outras formas admitidas, de prestação da caução.

7. Todas as despesas derivadas da prestação das cauções são da responsabilidade do adjudicatário.

Artigo 16º

Recurso ao Ajuste Directo

A entidade adjudicante reserva-se o direito de recorrer ao ajuste directo, quando se verificarem os pressupostos da alínea a) do n.º 1 do artigo 27º do CCP.

(10)

___________________________________________________________________________________________

Artigo 17º Direito aplicável (3)

A tudo o que não esteja especialmente previsto no presente programa aplica-se o regime previsto no Código de Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto-lei nº. 18/2008, de 29 de

Janeiro e, subsidiariamente, a demais legislação aplicável.

(3 ) Vd. Artigo 280º do CCP

(11)

___________________________________________________________________________________________

ANEXOS AO

PROGRAMA DE CONCURSO

ANEXO I

[a que se refere a alínea a) do n.º 1 do artigo 57º do CCP]

1. ___________________________________, [nome, número de documento de identificação e

morada], na qualidade de representante legal de __________________________(1) [firma, número

de identificação fiscal e sede ou, no caso de agrupamento concorrente, firmas, números de

identificação fiscal e sedes], tendo tomado inteiro conhecimento do caderno de encargos relativo á

execução do contrato a celebrar na sequência do procedimento de ______________________ n.º /20 [designação ou referência ao procedimento em causa], declara, sob compromisso de honra, que a sua representada (2) se obriga a executar o referido contrato em conformidade com o conteúdo do mencionado caderno de encargos, relativamente ao qual declara aceitar, sem reservas, todas as suas cláusulas.

2. Declara também que executará o referido contrato nos termos previstos nos seguintes documentos, que junta em anexo· (3):

a) ... b) ...

3. Declara ainda que renuncia a foro especial e se submete, em tudo o que respeitar à execução do referido contrato, ao disposto na legislação portuguesa aplicável.

4. Mais declara, sob compromisso de honra, que:

a) Não se encontra em estado de insolvência, de liquidação, de cessação de actividade, sujeita a qualquer meio preventivo de liquidação de patrimónios ou em qualquer situação análoga, nem tem o respectivo processo pendente;

(1) Aplicável apenas a concorrentes que sejam pessoas colectivas

(2)No caso de o concorrente ser pessoa singular, suprimir a expressão «a sua representada».

(3) Enumerar todos os documentos que constituem a proposta, para além desta declaração, nos termos do disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1

(12)

___________________________________________________________________________________________

b) Não foi condenado(a) por sentença transitada em julgado por crime que afecte a sua honorabilidade profissional (4) [ou os titulares dos seus órgãos sociais de administração,

direcção ou gerência não foram condenados por qualquer crime que afecte a sua

honorabilidade profissional] (5)(6);

c) Não foi objecto de aplicação de sanção administrativa por falta grave em matéria profissional (7)

[ ou os titulares dos seus órgãos sociais de administração, direcção ou gerência não foram

objecto de aplicação de sanção administrativa por falta grave em matéria profissional(8)](9);

d) Tem a sua situação regularizada relativamente a contribuição para a segurança social em Portugal [ou no Estado de que é nacional ou no qual se situe o seu estabelecimento principal] (10);

e) Tem a sua situação regularizada relativamente a impostos devidos em Portugal [ou no Estado

de que é nacional ou no qual se situe o seu estabelecimento principal](11);

f) Não foi objecto de aplicação da sanção acessória prevista na alínea e) do n.º 1 do artigo 21º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de Outubro, no artigo 45º da Lei n.º 18/2003, de 11 de Junho, e no n.º 1 do artigo 460º do Código dos Contratos Públicos (CCP) (12);

g) Não foi objecto de aplicação da sanção acessória prevista na alínea b) do n.º 1 do artigo 627º do Código do Trabalho (13);

h) Não foi objecto de aplicação, há menos de dois anos, de sanção administrativa ou judicial pela utilização ao seu serviço de mão-de-obra legalmente sujeita ao pagamento de impostos e contribuições para a segurança social, não declarada nos termos das normas que imponham essa obrigação, em Portugal [ou no Estado de que é nacional ou no qual se situe o seu

estabelecimento principal] (14);

i) Não foi condenado(a) por sentença transitada em julgado por algum dos seguintes crimes (15) [ ou os titulares dos seus órgãos sociais de administração, direcção ou gerência não foram condenados por alguns dos seguintes crimes (16) ] (17) :

(4) Indicar se, entretanto, ocorreu a respectiva reabilitação. (5) Indicar se, entretanto, ocorreu a respectiva reabilitação.

(6) Declarar consoante o candidato seja pessoa singular ou pessoa colectiva. (7) Indicar se, entretanto, ocorreu a respectiva reabilitação.

(8) Indicar se, entretanto, ocorreu a respectiva reabilitação.

(9)Declarar consoante o candidato seja pessoa singular ou pessoa colectiva. (10) Declarar consoante a situação.

(11) Declarar consoante a situação.

(12) Indicar se, entretanto, decorreu o período de inabilidade fixado na decisão condenatória. (13) Indicar se, entretanto, decorreu o período de inabilidade fixado na decisão condenatória. (14) Declarar consoante a situação.

(15)Indicar se, entretanto, ocorreu a sua reabilitação. (16) Indicar se, entretanto, ocorreu a sua reabilitação.

(13)

___________________________________________________________________________________________ i) Participação em actividades de uma organização criminosa, tal como definida no n.º 1 do

artigo 2º da Acção Comum 98/773/JAI do Conselho;

ii) Corrupção, na acepção do artigo 3º do Acto do Conselho de 26 de Maio de 1997 e do n.º 1 do

artigo 3º da Acção Comum 98/742/JAI do Conselho;

iii) Fraude, na acepção do artigo 1º da Convenção relativa à Protecção dos Interesses Financeiros

das Comunidades Europeias;

iv) Branqueamento de capitais, na acepção do artigo 1º da Directiva n.º 91/308/CEE, do

Conselho, de 10 de Junho, relativa à prevenção da utilização do sistema financeiro para efeitos de branqueamento de capitais.

j) Não prestou, a qualquer título, directa ou indirectamente, assessoria ou apoio técnico na preparação e elaboração das peças do procedimento.

5. O declarante tem pleno conhecimento de que a prestação de falsas declarações implica a exclusão da proposta apresentada ou a caducidade da adjudicação que eventualmente sobre ela recaia e constitui contra-ordenação muito grave, nos termos do artigo 456º do Código dos Contratos Públicos (CCP), a qual pode determinar a aplicação da sanção acessória de privação do direito de participar, como candidato, como concorrente ou como membro de agrupamento candidato ou concorrente, em qualquer procedimento adoptado para a formação de contratos públicos, sem prejuízo da participação à entidade competente para efeitos de procedimento criminal.

6. Quando a entidade adjudicante o solicitar, o concorrente obriga-se, nos termos do disposto no artigo 81º do Código dos Contratos Públicos, a apresentar a declaração que constitui o anexo II do referido Código, bem como os documentos comprovativos de que se encontra nas situações previstas nas alíneas b), d), e) e i) do n.º 4 desta declaração.

7. O declarante tem pleno conhecimento de que a não apresentação dos documentos solicitados nos termos do número anterior, por motivo que lhe seja imputável, determina a caducidade da adjudicação que eventualmente recaía sobre a proposta apresentada e constitui contra-ordenação muito grave, nos termos do artigo 456º do Código dos Contratos Públicos, a qual pode determinar a aplicação da sanção acessória de privação do direito de participar, como candidato, como

(14)

___________________________________________________________________________________________

concorrente ou como membro de agrupamento candidato ou concorrente, em qualquer procedimento adoptado para a formação de contratos públicos, sem prejuízo da participação à entidade competente para efeitos de procedimento criminal.

_________, de _____________ de _______

Assinatura (s) (18)___________________________________________________________ _________________________________________________________________________

(15)

___________________________________________________________________________________________

ANEXO II

MODELO DE GARANTIA BANCÁRIA/SEGURO CAUÇÃO N.º

[a que se referem os n.os 2, 6 e 7 do artigo 90º do CCP]

Em nome e a pedido da firma ______________, com sede em ____________, adjudicatária do fornecimento de ____________________, vem o banco/companhia de seguros _____________, com sede em ___________, pelo presente documento, prestar, a favor da Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública uma garantia bancária bancária/seguro caução, até ao montante em Euros ___, __ (valor em algarismos e por extenso), destinada(o) a caucionar o integral cumprimento das obrigações assumidas pelo(s) garantido(s) no âmbito do processo relativo à adjudicação de __________________nos termos e para os efeitos previstos nos artigos 88º e 90º do Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto – Lei n.º 18/2008, de 29 de Janeiro.

A presente garantia corresponde a 5% do valor total da adjudicação acima mencionada e funciona como se estivesse constituída em moeda corrente, responsabilizando-se o garante, sem quaisquer reservas, por fazer a entrega de toda e qualquer importância até ao limite da garantia, logo que interpelado por simples notificação escrita por parte da entidade beneficiária.

Fica bem assente que o banco/companhia de seguros garante, no caso de vir a ser chamado(a) a honrar a presente garantia, não poderá tomar em consideração quaisquer objecções do(s) garantido(s), sendo-lhe igualmente vedado opor à entidade beneficiária quaisquer reservas ou meios de defesa de que o garantido se possa valer face ao garante.

A presente garantia permanece válida até que seja expressamente autorizada a sua liberação pela entidade beneficiária, não podendo ser anulada ou alterada sem esse mesmo consentimento e independentemente da liquidação de quaisquer prémios que sejam devidos.

_________, de _____________ de _______

(16)

___________________________________________________________________________________________

Anexo III

Modelo de Declaração

[a que se refere a alínea a) do n.º 1 do artigo 81º do CCP]

1 — ... (nome, número de documento de identificação e morada), na qualidade de representante legal de (1) ...(firma, número de identificação fiscal e sede ou, no caso de agrupamento concorrente, firmas, números de identificação fiscal e sedes), adjudicatário(a) no procedimento de ... (designação ou referência ao procedimento em causa), declara, sob

compromisso de honra, que a sua representada (2):

a) Não se encontra em estado de insolvência, em fase de liquidação, dissolução ou cessação de

actividade, sujeita a qualquer meio preventivo de liquidação de patrimónios ou em qualquer situação análoga, nem tem o respectivo processo pendente;

b) Não foi objecto de aplicação de sanção administrativa por falta grave em matéria

profissional (3) [ou os titulares dos seus órgãos sociais de administração, direcção ou gerência não foram objecto de aplicação de sanção administrativa por falta grave em matéria profissional (4)] (5);

c) Não foi objecto de aplicação da sanção acessória prevista na alínea e) do n.º 1 do artigo 21.º

do Decreto - Lei n.º 433/82, de 27 de Outubro, no artigo 45.º da Lei n.º 18/2003, de 11 de Junho, e no n.º 1 do artigo 460.º do Código dos Contratos Públicos (6);

d) Não foi objecto de aplicação da sanção acessória prevista na alínea b) do n.º 1 do artigo 627.º

do Código do Trabalho (7);

e) Não foi objecto de aplicação, há menos de dois anos, de sanção administrativa ou judicial

pela utilização ao seu serviço de mão -de -obra legalmente sujeita ao pagamento de impostos e contribuições para a segurança social, não declarada nos termos das normas que imponham essa obrigação, em Portugal (ou no Estado de que é nacional ou no qual se situe o seu estabelecimento principal) (8);

_______________________________________

(17)

___________________________________________________________________________________________ (2) No caso de o concorrente ser uma pessoa singular, suprimir a expressão «a sua

representada».

(3) Indicar se, entretanto, ocorreu a respectiva reabilitação. (4) Indicar se, entretanto, ocorreu a respectiva reabilitação.

(5) Declarar consoante o concorrente seja pessoa singular ou pessoa colectiva.

(6) Indicar se, entretanto, decorreu o período de inabilidade fixado na decisão condenatória. (7) Indicar se, entretanto, decorreu o período de inabilidade fixado na decisão condenatória. (8) Declarar consoante a situação.

f) Não prestou, a qualquer título, directa ou indirectamente, assessoria ou apoio técnico na

preparação e elaboração das peças do procedimento.

2 — O declarante junta em anexo [ou indica... como endereço do sítio da Internet onde podem ser consultados (9)] os documentos comprovativos de que a sua representada (10) não se encontra nas situações previstas nas alíneas b), d), e) e i) do artigo 55.º do Código dos Contratos Públicos.

3 — O declarante tem pleno conhecimento de que a prestação de falsas declarações implica a caducidade da adjudicação e constitui contra -ordenação muito grave, nos termos do artigo 456.º do Código dos Contratos Públicos, a qual pode determinar a aplicação da sanção acessória de privação do direito de participar, como candidato, como concorrente ou como membro de agrupamento candidato ou concorrente, em qualquer procedimento adoptado para a formação de contratos públicos, sem prejuízo da participação à entidade competente para efeitos de procedimento criminal.

... (local), ... (data), ... [assinatura (11)].

________________________________________________

(9) Acrescentar as informações necessárias à consulta, se for o caso.

(18)

___________________________________________________________________________________________

Caderno de Encargos

Capítulo I Disposições gerais Cláusula 1.ª Objecto

O presente Caderno de Encargos compreende as cláusulas a incluir no contrato a celebrar na sequência do procedimento pré-contratual que tem por objecto principal a aquisição de serviços para manutenção preventiva e correctiva de equipamentos informáticos, conforme quantidades e especificações técnicas definidas na Cláusula 2ª do Caderno de Encargos.

Cláusula 2.ª

Especificações técnicas dos bens

1. Os serviços objecto do presente concurso deverão respeitar integralmente as seguintes condições:

Equipamento

Marca

Quantidades

Computadores

Computador Compaq 6101

TOTAL PARCIAL DE COMPUTADORES

6101

Monitores

Monitor HP Compaq 6379

TOTAL PARCIAL MONITORES

6379

Portáteis

(19)

___________________________________________________________________________________________

TOTAL PARCIAL PORTÁTEIS

32

Tablets

Tablet Toshiba 352

TOTAL PARCIAL TABLETS

352

Tape Library

Tape Library 4560LX IBM 1

TOTAL PARCIAL TAPE LIBRARY

1

Impressoras

Impressora Kyocera 652

Impressora OKI 216

TOTAL PARCIAL IMPRESSORAS

868

Scanner

Scanner HP 33

TOTAL PARCIAL SANNERS

33

Servidores

Servidor HP 23

Servidor IBM 20

TOTAL PARCIAL SERVIDORES

43

TOTAL GLOBAL EQUIPAMENTOS

13809

2. As entregas dos equipamentos para a manutenção preventiva e correctiva, serão faseadas de acordo com as necessidades da PSP, durante o ano de 2010.

3. Os orçamentos respectivos às reparações dos equipamentos, terão que ser aprovados pelo Gabinete de Sistemas de Informação.

4. Em caso de não-aceitação da reparação, o orçamento não será facturado.

Cláusula 3.ª Contrato

1. O contrato é composto pelo respectivo clausulado contratual e os seus anexos.

2. O contrato a celebrar integra ainda os elementos constantes do disposto no n.º 2 do artigo 96º do CCP.

(20)

___________________________________________________________________________________________

3. Em caso de divergência entre os documentos referidos no número anterior, a respectiva prevalência é determinada pela ordem pela qual aí são indicados.

4. Em caso de divergência entre os documentos referidos no n.º 2 e o clausulado do contrato e seus anexos, prevalecem os primeiros, salvo quanto aos ajustamentos propostos de acordo com o disposto no artigo 99.º do Código dos Contratos Públicos e aceites pelo adjudicatário nos termos do disposto no artigo 101.º desse mesmo diploma legal.

Cláusula 4.ª Preço base (4)

O Preço base do contrato a celebrar será de € 112.500,00 (cento e doze mil e quinhentos euros), valor ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor.

Condições financeiras Preço total IVA Preço total

C/IVA

Execução contratual

prevista até 31DEZ2010

112.500,00 € 22.500,00 € 135.0000,00 € Eventual Renovação (12 meses) /2011 150.000,00 € 30.000,00 € 180.000,00 € Valor Global 262.500,00 € 52.500,00 € 315.000,00 € Cláusula 5.ª

Local de entrega e modo de prestação da manutenção

1. Serão recolhidos e entregues os equipamentos no Gabinete de Sistemas de Informação, sito no Largo da Penha de França, nº 1, 1170-298 Lisboa.

2. Nos casos em que os equipamentos sejam de grande porte, não podendo ser movidos, a manutenção dos mesmos será efectuada no local, podendo o mesmo ser no Continente ou Ilhas.

3. O intervalo de tempo de resposta à reparação deverá ser de 48 horas, sendo a entrega dos equipamentos, 24 horas após a sua reparação.

(4) Vd artigo 47º do CCP

(21)

___________________________________________________________________________________________

Cláusula 6.ª

Início e vigência do contrato

O contrato matem-se em vigor desde a data da sua assinatura, até 31 de Dezembro de 2010, sem prejuízo das obrigações acessórias que devam perdurar para além da cessação do contrato, podendo ser renovado por 1 (um) ano, senão for denunciado por qualquer das partes, por escrito e com aviso prévio de 30 (trinta) dias, por carta registada com aviso de recepção e desde que o aumento para efeitos de revisão de preços, não exceda em percentagem a última taxa de inflação disponível pelo Instituto Nacional de Estatística, para o ano de renovação.

Capítulo II Secção I Obrigações do Fornecedor Subsecção I Disposições gerais Cláusula 7.ª

Obrigações principais do fornecedor

Sem prejuízo de outras obrigações previstas na legislação aplicável, no Caderno de Encargos ou nas cláusulas contratuais, da celebração do contrato decorrem para o prestador de serviços as seguintes obrigações principais:

a) Fornecer os serviços nos termos propostos;

b) Submeter à aprovação prévia um orçamento discriminativo dos serviços a

(22)

___________________________________________________________________________________________

Cláusula 8.ª Aceitação dos serviços (5)

Efectuada a prestação dos serviços objecto do contrato, o contraente público, por si ou através de terceiro por ele designado procede, à inspecção quantitativa e qualificativa dos mesmos, no sentido de verificar a sua conformidade e proceder à sua aceitação.

Cláusula 9.ª Inconformidades

1. Nos casos em que a inspecção referida na cláusula anterior comprovarem inconformidades nos serviços prestados, o contraente público deve informar o adjudicatário por escrito. 2. Nos casos previstos no número anterior, o fornecedor deve proceder, à sua custa, às

reparações ou substituições necessárias.

3. Após a realização pelo adjudicatário das reparações ou substituições necessárias, no respectivo prazo, o contraente público executará os procedimentos referidos na cláusula anterior.

Cláusula 10.ª Garantia técnica

1. Nos termos propostos pelo adjudicatário e da legislação aplicável, garantirá a conformidade dos serviços e dos bens envolvidos no objecto do contrato sem qualquer encargo para o contraente público, pelo prazo indicado na sua proposta, contra quaisquer defeitos ou discrepâncias legais e requisitos técnicos definidos no Caderno de Encargos, e que venham a revelar-se a partir da respectiva aceitação do serviço.

2. No prazo máximo de um mês, a contar da data em que o contraente público tenha detectado qualquer defeito ou discrepância, este deve notificar o fornecedor, para efeitos da respectiva reparação ou substituição.

3. São excluídos da garantia todos os defeitos que notoriamente resultarem de má utilização , de negligência da entidade adjudicante ou de utilização abusiva, bem como, todos os defeitos resultantes de fraude, acção de terceiros, de casos fortuitos ou de força Maios.

(5) Ver artigo 441º do CCP

(23)

___________________________________________________________________________________________

4. Em caso de anomalia detectada no objecto do fornecimento, o fornecedor compromete-se a intervir, sem prejuízo do direito ao pagamento dos honorários devidos, se a anomalia resultar de facto não imputável.

Subsecção II Dever de sigilo

Cláusula 11.ª Objecto do dever de sigilo

1. O Fornecedor deve guardar sigilo sobre toda a informação e documentação, técnica e não técnica, comercial ou outra, relativa ao contraente público, de que possa ter conhecimento ao abrigo ou em relação à execução do contrato.

2. A informação e a documentação cobertas pelo dever de sigilo não podem ser transmitidas a terceiros, nem objecto de qualquer uso ou modo de aproveitamento que não o destinado directa e exclusivamente à execução do contrato.

3. Exclui-se do dever de sigilo previsto a informação e a documentação que fossem comprovadamente do domínio público à data da respectiva obtenção pelo prestador de serviços ou que este seja legalmente obrigado a revelar, por força da lei, de processo judicial ou a pedido de autoridades reguladoras ou outras entidades administrativas competentes.

Secção II

Obrigações do contraente público Cláusula 12.ª

Preço contratual

Pelo fornecimento dos serviços objecto do contrato, bem como pelo cumprimento das demais obrigações constantes do presente Caderno de Encargos, o contraente público deve pagar ao fornecedor o preço constante da proposta adjudicada, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, se este for legalmente devido.

(24)

___________________________________________________________________________________________

Cláusula 13.ª Condições de pagamento (6)

1. A quantia devida pelo contraente público nos termos da cláusula anterior, deve ser paga no prazo de 30 dias após a recepção da respectiva factura.

2. Para efeitos do número anterior, a obrigação considera-se vencida com a assinatura do auto de recepção respectivo.

3. Para efeitos de pagamento por parte do contraente público, o fornecedor deve emitir uma

factura mensal.

4. Em caso de discordância por parte do contraente público, quanto aos valores indicados na factura, deve este comunicar ao fornecedor, por escrito, os respectivos fundamentos, ficando o fornecedor obrigado a prestar os esclarecimentos necessários ou proceder à emissão de nova factura corrigida.

5. Desde que devidamente emitidas e observado o disposto no n.º 1, as facturas são pagas através de transferência bancária.

Capítulo III

Penalidades contratuais e resolução Cláusula 14.ª

Penalidades contratuais

1. Aquando da execução do fornecimento dos serviços objecto do presente concurso, ao adjudicatário serão aplicadas as seguintes penalidades:

a) Em caso de incumprimento de qualquer dos prazos definidos, 3 (três) vezes consecutivas durante um mês, haverá lugar a advertência por escrito;

b) Em caso de incumprimento de qualquer dos prazos definidos, 5 (cinco) vezes consecutivas durante um mês, a facturação respeitante ao presente contrato e referente ao mês anterior será sujeita a um desconto de 2 (dois) %;

c) Em caso de incumprimento de qualquer dos prazos definidos, 6 (seis) vezes consecutivas durante um mês, a facturação respeitante ao presente contrato e referente ao mês anterior será sujeita a um desconto de 4 (quatro) %;

( ) Vd artigo 299º do CCP

(25)

___________________________________________________________________________________________

d) O incumprimento de qualquer dos prazos definidos, mais do que 6 (seis) vezes consecutivas durante um mês, será considerado uma violação grave do contrato. Neste caso a facturação respeitante ao presente contrato e referente ao mês anterior será sujeita a um desconto de 8 (oito) %.

2. Em caso de denúncia do contrato por incumprimento do fornecedor, o contraente público pode considerar perdida a seu favor a caução prestada, independentemente de decisão judicial.

3. A exclusão de futuros procedimentos poderá ser decidida para o adjudicatário que, pela sua conduta contratual irregular, afectem o normal funcionamento da Instituição ou prejudiquem o regular desenvolvimento dos processos de aquisição (7).

Cláusula 15.ª Força maior

1. Não podem ser impostas penalidades ao fornecedor, nem é havida como incumprimento, a não realização pontual das prestações contratuais a cargo de qualquer das partes que resulte de caso de força maior, entendendo-se como tal as circunstâncias que impossibilitem a respectiva realização, alheias à vontade da parte afectada, que ela não pudesse conhecer ou prever à data da celebração do contrato e cujos efeitos não lhe fosse razoavelmente exigível contornar ou evitar.

2. Podem constituir força maior, se se verificarem os requisitos do número anterior, designadamente, tremores de terra, inundações, incêndios, epidemias, sabotagens, greves, embargos ou bloqueios internacionais, actos de guerra ou terrorismo, motins e determinações governamentais ou administrativas injuntivas.

3. Não constituem força maior, designadamente:

a) Circunstâncias que não constituam força maior para os subcontratados do prestador de serviços, na parte em que intervenham;

b) Greves ou conflitos laborais limitados às sociedades do prestador de serviços ou a grupos de sociedades em que este se integre, bem como a sociedades ou grupos de sociedades dos seus subcontratados;

c) Determinações governamentais, administrativas, ou judiciais de natureza sancionatória ou de outra forma resultantes do incumprimento pelo prestador de serviços de deveres ou ónus que sobre ele recaiam;

(7 ) Ver artigo 460º do CCP

(26)

___________________________________________________________________________________________

d) Manifestações populares devidas ao incumprimento pelo prestador de serviços de normas legais;

e) Incêndios ou inundações com origem nas instalações do prestador de serviços cuja causa, propagação ou proporções se devam a culpa ou negligência sua ou ao incumprimento de normas de segurança;

f) Avarias nos sistemas informáticos ou mecânicos do prestador de serviços não devidas a sabotagem;

g) Eventos que estejam ou devam estar cobertos por seguros.

4. A ocorrência de circunstâncias que possam consubstanciar casos de força maior deve ser imediatamente comunicada à outra parte.

5. A força maior determina a prorrogação dos prazos de cumprimento das obrigações contratuais afectadas pelo período de tempo comprovadamente correspondente ao impedimento resultante da força maior.

Cláusula 16.ª

Resolução por parte do contraente público

1. Sem prejuízo de outros fundamentos de resolução previstos na lei, o contraente público pode resolver o contrato, a título sancionatório, no caso de o fornecedor violar de forma grave ou reiterada qualquer das obrigações que lhe incumbem.

a) Atraso da prestação dos serviços superior a 1 mês ou declaração escrita do fornecedor de que o atraso excederá esse prazo;

2. O direito de resolução referido no número anterior exerce-se mediante declaração enviada ao fornecedor.

Cláusula 17.ª

Resolução por parte do fornecedor

1. Sem prejuízo de outros fundamentos de resolução previstos na lei, o fornecedor pode resolver o contrato quando:

a) Qualquer montante que lhe seja devido esteja em dívida há mais de 3 meses; b) Ou o montante em dívida exceda 50% do preço contratual, excluindo juros. 2. O direito de resolução é exercido por via judicial.

3. Nos casos previstos na alínea a) do n.º 1, o direito de resolução pode ser exercido mediante declaração enviada ao contraente público, que produz efeitos 30 dias após a recepção dessa

(27)

___________________________________________________________________________________________

declaração, salvo se este último cumprir as obrigações em atraso nesse prazo, acrescidas dos juros de mora a que houver lugar.

4. A resolução do contrato nos termos dos números anteriores não determina a repetição das prestações já realizadas pelo prestador de serviços, cessando, porém, todas as obrigações deste ao abrigo do contrato, com excepção daquelas a que se refere o artigo 444.º do Código dos Contratos Públicos.

Capítulo IV

Caução, seguros e outros encargos Cláusula 18.ª

Execução da caução

1. A caução prestada para bom e pontual cumprimento das obrigações decorrentes do contrato, nos termos do Programa do Procedimento, pode ser executada pela contraente público sem necessidade de prévia decisão judicial, para satisfação de quaisquer créditos resultantes de mora, cumprimento defeituoso, incumprimento definitivo pelo fornecedor das obrigações contratuais ou legais, incluindo o pagamento de penalidades, ou para quaisquer outros efeitos especificamente previstos no contrato ou na lei.

2. A resolução do contrato pelo contraente público não impede a execução da caução, contanto que para isso haja motivo.

3. A execução parcial ou total da caução referida nos números anteriores implica por parte do fornecedor a obrigação de proceder à renovação do respectivo valor existente antes dessa mesma execução, no prazo de 15 dias após a notificação do contraente público, para esse efeito.

4. .A caução a que se referem os números anteriores é liberada nos termos do artigo 295.º do Código dos Contratos Públicos.

Cláusula 19.ª

Patentes, licenças e marcas registadas

1. São da responsabilidade do fornecedor quaisquer encargos decorrentes da utilização, no fornecimento, de marcas registadas, patentes registadas ou licenças.

(28)

___________________________________________________________________________________________

2. Caso o contraente público venha a ser demandado por ter infringido, na execução do contrato, qualquer dos direitos mencionados no número anterior, o fornecedor indemniza-o de todas as despesas que, em consequência, haja de fazer e de todas as quantias que tenha de pagar seja a que título for.

Cláusula 20.ª Revisão de preços

Não é permitida a revisão dos preços propostos, em circunstância alguma, durante a execução do contrato.

Cláusula 21.ª Outros encargos

Todas as despesas derivadas da prestação de cauções, da emissão de seguros, bem como do visto prévio do Tribunal de Contas, quando a eles houver lugar, são da responsabilidade do fornecedor.

Capítulo V Resolução de litígios

Cláusula 22.ª

Legislação Aplicável e Foro competente

1. Em tudo o que for omisso e que suscite dúvidas no presente contrato, reger-se-á pela lei geral aplicável aos contratos administrativos, bem como ao regime jurídico do Código dos Contratos Públicos.

2. O contrato é regulado pela legislação portuguesa.

3. Para resolução de todos os litígios decorrentes do contrato fica estipulada a competência do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro.

(29)

___________________________________________________________________________________________

Capítulo VI Disposições finais

Cláusula 23.ª

Subcontratação e cessão da posição contratual

A subcontratação pelo fornecedor e a cessão da posição contratual por qualquer das partes depende da autorização da outra, nos termos do Código dos Contratos Públicos.

Cláusula 24.ª

Comunicações e notificações

1. Sem prejuízo de poderem ser acordadas outras regras quanto às notificações e comunicações entre as partes do contrato, estas devem ser dirigidas, nos termos do Código dos Contratos Públicos, para o domicílio ou sede contratual de cada uma, identificados no contrato.

2. Qualquer alteração das informações de contacto constantes do contrato deve ser comunicada à outra parte.

Cláusula 25.ª Contagem dos prazos (8)

Os prazos previstos no contrato suspendem-se aos sábados, domingos e dias feriados.

Referências

Documentos relacionados

Tibério e Caio Graco pretenderam amenizar os efeitos das lutas sociais que ocorreram em Roma, após as Guerras Púnicas , através da distribuição de terras entre a

Ao considerar que o processo de implementação de uma política pública é influenciado pelos planos e pelas características dos espaços organizacionais (LIMA e D´ASCENZI, 2013;

O crisântemo (Dendranthema grandiflora) é uma planta que possui uma importância significativa no mercado de plantas ornamentais. Atualmente, no Brasil, o crisântemo em

Com base na revisão bibliográfica [3], [6] [7], [8] [10], dentre outros observou-se que não há suficiente produção teórica que fundamente princípios teóricos a

Geral Estudar os fundamentos históricos, políticos e epistemológicos do processo contemporâneo na perspectiva do acesso à justiça, possibilitando uma reflexão crítica do

é o estudo prospectivo que visa à adequação do uso, controle e proteção do meio ambiente às aspirações sociais e/ou governamentais expressas formal ou informalmente na

O comportamento de um escoamento laminar e as perdas de carga a ele associado numa bifurcação de secção variável são a base de partida para o nosso caso numérico

A necessidade desta técnica adveio da constatação que a mamografia digital directa embora permitindo o diagnóstico de mais de 50% das lesões de cancro da mama, tem uma