• Nenhum resultado encontrado

Zygmunt Bauman. A modernidade como história do tempo. In: Modernidade líquida. Plínio Dentzien (Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 2001 (com adaptações).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Zygmunt Bauman. A modernidade como história do tempo. In: Modernidade líquida. Plínio Dentzien (Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 2001 (com adaptações)."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

Quando eu era criança (e isso aconteceu em outro tempo e em outro espaço), não era incomum ouvir a pergunta “Quão longe é daqui até lá?” respondida por um “Mais ou menos uma hora, ou um pouco menos se você caminhar rápido”. Num tempo ainda anterior à minha infância, suponho que a resposta mais comum teria sido “Se você sair agora, estará lá por volta do meio-dia” ou “Melhor sair agora, se você quiser chegar antes que escureça”. Hoje em dia, pode-se ouvir ocasionalmente essas respostas. Mas serão normalmente precedidas por uma solicitação para ser mais específico: “Você vai de carro ou a pé?”.

“Longe” e “tarde”, assim como “perto” e “cedo”, significavam quase a mesma coisa: exatamente quanto esforço seria necessário para que um ser humano percorresse uma certa distância — fosse caminhando, semeando ou arando. Se as pessoas fossem instadas a explicar o que entendiam por “espaço” e “tempo”, poderiam ter dito que “espaço” é o que se pode percorrer em certo tempo, e que “tempo” é o que se precisa para percorrê-lo. Se não fossem muito pressionados, porém, não entrariam no jogo da definição. E por que deveriam? A maioria das coisas que fazem parte da vida cotidiana são compreendidas razoavelmente até que se precise defini-las; e, a menos que solicitados, não precisaríamos defini-las. O modo como compreendíamos essas coisas que hoje tendemos a chamar de “espaço” e “tempo” era não apenas satisfatório, mas tão preciso quanto necessário, pois era o wetware — os humanos, os bois e os cavalos — que fazia o esforço e punha os limites. Um par de pernas humanas pode ser diferente de outros, mas a substituição de um par por outro não faria uma diferença suficientemente grande para requerer outras medidas além da capacidade dos músculos humanos.

Zygmunt Bauman. A modernidade como história do tempo. In: Modernidade líquida. Plínio Dentzien (Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 2001 (com adaptações).

1.

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do

texto anterior, julgue o item seguinte.

No primeiro parágrafo do texto, os trechos ‘Se você sair agora’ e ‘Melhor sair agora’ exprimem, respectivamente, a consequência do evento expresso pelo trecho ‘estará lá por volta do meio-dia’ e o resultado do que é expresso pelo trecho ‘se você quiser chegar antes que escureça’.

2.

Ainda referente ao texto da questão 1, para o autor, a maneira como tempo e espaço eram percebidos antigamente é diferente daquela notada por ele quando do seu relato.

sessenta anos, era alto, corpulento, de cabelos brancos, sobrancelhas espessas e mãos potentes. Num dedo o anel de sua força. Sentou-se amplo e sólido.

Perdi-o de vista e enquanto comia observei de novo a mulher magra de chapéu. Ela ria com a boca cheia e rebrilhava os olhos escuros.

No momento em que eu levava o garfo à boca, olhei-o. Ei-lo de olhos fechados mastigando pão com vigor e mecanismo, os dois punhos cerrados sobre a mesa. Continuei comendo e olhando. O garçom dispunha os pratos sobre a toalha. Mas o velho mantinha os olhos fechados. A um gesto mais vivo do criado ele os abriu com tal brusquidão que este mesmo movimento se comunicou às grandes mãos e um garfo caiu. O garçom sussurrou palavras amáveis abaixando-se para apanhá-lo; ele não respondia. Porque agora desperto, virava subitamente a carne de um lado e de outro, examinava-a com veemênciexaminava-a, examinava-a pontexaminava-a dexaminava-a línguexaminava-a examinava-apexaminava-arecendo — apalpava o bife com as costas do garfo, quase o cheirava, mexendo a boca de antemão. E começava a cortá-lo com um movimento inútil de vigor de todo o corpo. Olhei para o meu prato. Quando fitei-o de novo, ele estava em plena glória do jantar, mastigando de boca aberta, passando a língua pelos dentes, com o olhar fixo na luz do teto.

Clarice Lispector. O jantar. In: Laços de família: contos. Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (com adaptações).

3.

Julgue o item que se seguem, relativos às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente. No oitavo período do terceiro parágrafo do texto, a forma pronominal “lo”, em “cortá-lo”, refere-se ao vocábulo “bife”, no período anterior.

4.

Julgue o item que se seguem, relativos às ideias e aos aspectos linguísticos do texto da questão 3. No trecho apresentado o narrador condena os modos do homem que ele observa jantar, modos esses que deixa clara a diferença de classe social entre eles.

5.

Sobre o mesmo texto, julgue o item que se seguem, relativos às ideias e aos aspectos linguísticos.

No trecho “Porque agora desperto, virava subitamente a carne de um lado e de outro”, no terceiro parágrafo, o vocábulo “porque”, introduz, no período em que se insere, uma ideia de finalidade.

6.

Ainda sobre o texto que orientou as questões 3, 4 e 5, julgue o item que se seguem, relativos às ideias e aos aspectos linguísticos.

O texto narra, de forma breve, o comportamento de um homem durante um jantar.

(3)

Texto CG1A1-I

Algumas das primeiras incursões pelos mundos paralelos ocorreram na década de 50 do século passado, graças ao trabalho de pesquisadores interessados em certos aspectos da mecânica quântica — teoria desenvolvida para explicar os fenômenos que ocorrem no reino microscópico dos átomos e das partículas subatômicas. A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas. Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado ou outro, mas em geral não podemos prever qual deles acontecerá. Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

Brian Greene. A realidade oculta: universos paralelos e as leis profundas do cosmo. José Viegas Jr. (Trad.) São Paulo: Cia das Letras, 2012, p. 15-16 (com adaptações).

7.

Acerca das ideias e dos sentidos do texto CG1A1-I,

julgue o próximo item.

De acordo com o texto, apesar de a mecânica quântica já ter estabelecido teoricamente o caráter probabilístico dos cálculos científicos, ainda há controvérsias acerca da tradução desse princípio em termos matemáticos.

8.

Acerca das ideias e dos sentidos do texto da questão 7, julgue o próximo item.

Infere-se da afirmação “A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica”, no segundo período do texto, que a mecânica quântica subverteu paradigmas da mecânica clássica.

9.

Ainda sobre o texto das questões 7 e 8, julgue o próximo item.

No primeiro período do texto, a locução “graças ao” introduz o resultado das incursões pelos mundos paralelos na década de 50 do século passado.

10.

Ainda sobre o texto que orientou as questões 7, 8 e 9, julgue o próximo item.

De acordo com o texto, um aspecto da teoria quântica que recebeu menor atenção é a singularidade do real confrontada com a infinitude de possibilidades especuladas.

Yuval Noah Harari. 21 lições para o século 21. Trad. Paulo Geiger. 1.ª ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 138-41 (com adaptações).

(4)

11.

Com relação às propriedades gramaticais e à coerência do texto 9A2-I, julgue o item a seguir. O trecho “Boiardos (...) emprego” (l. 3 a 5) constitui um período composto por coordenação.

Valquiria Pereira. O que significa fluência leitora? In: Revista Nova Escola. jul./2013 (com adaptações).

12.

Com relação às propriedades linguísticas do

texto anterior, julgue o item a seguir.

Na linha 5, o termo “uma queixa recorrente dos professores” é complemento da forma verbal “Há”.

(5)

14.

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item.

Na oração “há poucas opções promissoras de pesquisa em etapa de desenvolvimento para uso clínico” (linhas 9 e 10), o sujeito está posposto ao verbo.

15.

Acerca das propriedades linguísticas do texto precedente, julgue o item a seguir.

O trecho “assado, grelhado, ensopado, na brasa ou em forma de bolinhos” (l. 2 e 3) funciona como aposto de “bacalhau” (l.1).

16.

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos, julgue o item seguinte.

A correção gramatical e o sentido original seriam preservados se o período “Se não fossem muito pressionados, porém, não entrariam no jogo da definição” fosse reescrito da seguinte forma: Não entrariam no jogo da definição se não fossem muito pressionados, porém.

17.

Com relação aos aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.

Mantendo-se a correção gramatical e a coerência do texto, o trecho “Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas”, poderia ser reescrito da seguinte maneira: Após anos de meticuloso estudo da mecânica quântica, e após a acumulação de uma superabundância de dados que confirmam suas previsões probabilísticas.

13.

Considerando a tipologia do texto, as ideias nele expressas e seus aspectos linguísticos, julgue o próximo item relativo.

(6)

18.

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.

A oração “que já conseguiram garantir o acesso universal à educação básica” (l.2-3) não se apresenta entre vírgulas por tratar-se de subordinada adjetiva restritiva, sendo, portanto, indispensável à compreensão do enunciado.

19.

Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

A oração “que avalia jovens de 15 anos” (L.16) é subordinada adjetiva explicativa e, por isso, vem isolada por vírgulas.

20.

A vírgula empregada após “transportes" (L.20) isola oração adjetiva restritiva.

(7)

Mário Quintana Prosa & Verso Porto Alegre: Globo, 1978, p 65 (com adaptações)

21.

A respeito das estruturas linguísticas do texto, julgue o próximo item.

No trecho “Pois, meus amigos, da última vez que vi o Juca, o impasse continuava...” (l. 12 e 13), o elemento “Pois” introduz uma concessão.

22.

Acerca das propriedades linguísticas, julgue o item subsequente.

No trecho “Tentar subornar o guarda caso ele ameace multar”, a oração “caso ele ameace multar” expressa a causa, o motivo que leva alguém a cometer suborno.

23.

Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto, julgue o item a seguir.

A inserção do sinal indicativo de crase em “a quem” (ℓ.3) não comprometeria a correção gramatical do texto.

Internet: <https://brasilescola.uol.com.br> (com adaptações).

24.

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item subsequente.

“aos seres que vão nascer” (linha 1) por à seres

que irão nascer

25.

No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item seguinte.

O emprego do sinal indicativo de crase em “a uma paleta” (l.20) manteria a correção gramatical do texto, uma vez que, no trecho, o vocábulo “a” antecede palavras no feminino.

26.

Quanto ao emprego dos sinais de pontuação, julgue o item subsequente.

O Brasil recebeu seu nome por causa de uma árvore que, na época da colonização, era encontrada em grande quantidade por quase toda a faixa do nosso litoral: o pau-brasil.

27.

O item abaixo constitui reescrituras de trechos sucessivos de um texto. Julgue-os quanto à correção gramatical, à grafia e à pontuação. A desigualdade econômica não é a única forma de injustiça na sociedade capitalista liberal: a perseguição dos clandestinos na Europa; a exclusão dos descendentes de escravos negros e indígenas nas Américas; a opressão de milhões de indivíduos que pertencem às castas de “intocáveis” na Índia; e tantas outras formas de racismo ou discriminação por motivo de cor, religião ou língua são onipresentes do norte ao sul do planeta.

Francisco J. C. Dantas. Coivara da memória.

28.

Com relação às propriedades linguísticas do texto

apresentado, julgue o item que se segue.

A vírgula empregada na linha l isola oração subordinada adjetiva explicativa.

(8)

Texto CG1A1-I

Algumas das primeiras incursões pelos mundos paralelos ocorreram na década de 50 do século passado, graças ao trabalho de pesquisadores interessados em certos aspectos da mecânica quântica — teoria desenvolvida para explicar os fenômenos que ocorrem no reino microscópico dos átomos e das partículas subatômicas. A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas. Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado ou outro, mas em geral não podemos prever qual deles acontecerá. Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.

Brian Greene. A realidade oculta: universos paralelos e as leis profundas do cosmo. José Viegas Jr. (Trad.) São Paulo: Cia das Letras, 2012, p. 15-16 (com adaptações).

29.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto

CG1A1-I, julgue o item a seguir.

No quinto período do texto, o vocábulo “suas”, em “suas previsões”, tem como referente o termo “pletora”.

30.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue o item a seguir.

No segundo período do texto, o termo “a”, em “que a antecedeu”, faz referência a “mecânica quântica”.

31.

Quanto aos anagramas da palavra PULGA, julgue o item.

Exatamente 40% desses anagramas começam por consoante.

32.

Uma faculdade de nutrição possui 13 professores, dos quais 8 são mulheres, entre elas, Joana, e 5 são homens, entre eles, Hugo. Com base nessa situação hipotética, julgue o item. Ao se montar uma banca com 6 professores, entre os quais exatamente 3 sejam mulheres, a chance de Joana e Hugo estarem na banca é menor que 20%.

33.

Uma faculdade de nutrição possui 13 professores, dos quais 8 são mulheres, entre elas, Joana, e 5 são homens, entre eles, Hugo. Com base nessa situação hipotética, julgue o item. Existem mais de 300 possibilidades para se montar uma banca com 6 professores, entre os quais, pelo menos 5 sejam mulheres.

34.

Uma faculdade de nutrição possui 13 professores, dos quais 8 são mulheres, entre elas, Joana, e 5 são homens, entre eles, Hugo. Com base nessa situação hipotética, julgue o item. Existem mais de 500 possibilidades para se montar uma banca com 6 professores, entre os quais, exatamente 3 sejam mulheres.

35.

Um terreno possui as dimensões mostradas na figura seguinte e está dividido, por uma cerca, em duas partes: o quadrado A e o retângulo B. A área de um retângulo é o produto da sua base por sua altura.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item. A área total do terreno é maior que 5 milhões de m².

36.

Um terreno possui as dimensões mostradas na figura seguinte e está dividido, por uma cerca, em duas partes: o quadrado A e o retângulo B. A área de um retângulo é o produto da sua base por sua altura.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item. A área do retângulo B é menor que 20.000 dam².

(9)

37.

Um carro, com tanque cuja capacidade total é de 50 L, tem rendimento de 9 km por litro de álcool e de 12 km por litro de gasolina e mantém seu rendimento proporcional para misturas desses combustíveis. Os litros de álcool e de gasolina custam respectivamente R$ 3,00 e R$ 4,25. Com base nessa situação hipotética, julgue o item. Para cada real gasto em gasolina, o carro percorrerá mais de 3 km.

38.

Um depósito de materiais de construção civil utiliza um caminhão basculante para transportar material de construção para a obra. A carroceria desse caminhão tem 2,20 m de largura, 3,20 m de comprimento e 0,70 m de altura. Com base nessa situação hipotética, julgue o item. Ripas de madeira de 5 m podem ser transportadas inteiramente dentro da carroceria do caminhão.

39.

Um depósito de materiais de construção civil utiliza um caminhão basculante para transportar material de construção para a obra. A carroceria desse caminhão tem 2,20 m de largura, 3,20 m de comprimento e 0,70 m de altura. Com base nessa situação hipotética, julgue o item. Para transportar 8 m³ de areia, duas viagens são necessárias e suficientes.

40.

Um tabuleiro quadrado e quadriculado, semelhante a um tabuleiro de xadrez, com 12 linhas e 12 colunas, e, portanto, com 12 × 12 = 144 quadradinhos pintados: 54, na cor azul; 30, na cor marrom; 40, na cor amarela; e 20, na cor verde. A cada quadradinho é associado um cartão com dois números, que indicam a posição do quadradinho no tabuleiro; o primeiro número corresponde ao número da linha, e o segundo corresponde ao número da coluna. Por exemplo, o cartão com os números 5,10 corresponde ao quadradinho posicionado na linha 5 e na coluna 10. Esses cartões estão em uma urna, da qual podem ser retirados aleatoriamente. A respeito desse tabuleiro e desses cartões, julgue o item a seguir. A probabilidade de retirar dessa caixa, de maneira aleatória, um cartão correspondente a um quadrado pintado na cor amarela ou na cor verde é superior a 0,44.

41.

Com relação ao sistema operacional Linux, ao editor de texto Microsoft Office Word 2013 e ao programa de navegação Microsoft Internet Explorer 11, julgue os próximos itens. O sistema operacional Linux, embora seja amplamente difundido, está indisponível para utilização em computadores pessoais, estando o seu uso restrito aos computadores de grandes empresas.

42.

Acerca dos modos de acesso no sistema operacional Linux é possível alternar entre o modo usuário e o modo kernel.

43.

Analista Judiciário Julgue o item a seguir, a respeito de organização e de gerenciamento de arquivos. No Linux, todo arquivo executável tem como extensão o sufixo .exe.

44.

Julgue o item subsecutivo, acerca de procedimentos de segurança e educação a distância (EAD).

No Linux, quando há mais de um administrador na rede, eles devem, sempre que possível, utilizar a conta root diretamente. Esse procedimento permite que os administradores tenham os privilégios mais elevados, sem restrição, para acessar o sistema e para executar aplicativos.

45.

Julgue os itens a seguir, relativos aos sistemas operacionais Linux e Microsoft Word 2013.

As rotinas de inicialização GRUB e LILO, utilizadas em diversas distribuições Linux, são responsáveis pela administração do carregamento dos sistemas operacionais instalados em uma máquina.

46.

Julgue os itens a seguir, a respeito dos sistemas operacionais Windows e Linux. No ambiente Linux, os comandos executados por um usuário são interpretados pelo programa shell.

47.

Exploits zero-day atacam brechas que ainda são desconhecidas pelos fabricantes de software e pelos fornecedores de antivírus; não existem nem assinaturas de antivírus para detectar tal exploit nem atualizações disponíveis para reparar as brechas.

48.

Os ataques relativos à segurança da informação baseiam-se em aspectos técnicos, físicos e/ou humanos. Engenharia Social é o tipo de ataque que está baseado principalmente no aspecto humano.

49.

Julgue o item subsecutivo, referentes às noções de segurança da informação.

Phishing é um tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de outro usuário da Internet utilizando, por exemplo, páginas falsas de comércio eletrônico e redes sociais, bem como mensagens eletrônicas que contenham formulários de solicitações falsas de recadastramento.

50.

Acerca de segurança da informação, julgue os itens subsecutivos.

Pharming é um ataque que possui como estratégia corromper o DNS e direcionar o endereço de um sítio para um servidor diferente do original.

(10)

51.

Julgue o item relativo à história do mundo ocidental.

Apesar da grandiosidade do império que conseguiu construir, Roma foi incapaz de deixar um legado cultural original, o que pode ser explicado pelo fato de ter adotado leis, crenças religiosas e costumes dos povos conquistados.

52.

O nascimento do Brasil como Estado Nacional, na primeira metade do século XIX, coincide com o esforço das elites locais para estabelecer uma identidade nacional brasileira. Com o advento da República, em 1889, vê‐se a preocupação de buscar no passado elementos que legitimassem a nova ordem. É na Era Vargas (1930‐1945), especialmente durante a ditadura do Estado Novo (1937‐1945), contudo, que o projeto de afirmação da nacionalidade adquire foros de algo sistemático, conduzido pelo governo central. Tendo as informações acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema abordado, julgue o item.

A filosofia e o direito foram dois dos mais significativos legados culturais da Antiguidade Clássica (greco‐romana) para a denominada civilização ocidental.

53.

A história do Brasil colonial é longa e deixou traços na sociedade brasileira que continuam atuando, com modificações, na conformação de comportamentos sociais e culturais do brasileiro. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue. A colonização portuguesa, que durou três séculos, legou à cultura nacional a língua portuguesa.

54.

A expansão da agroindústria açucareira atingiu proporções assombrosas a partir do final do século XVI. Essa expansão não era coisa simples. Exigia um grande investimento, que deveria cobrir os gastos em instalações para o processamento da cana e na compra de mão de obra importada da África. Considerando o texto acima e os aspectos marcantes do processo de colonização do Brasil, julgue o item seguinte.

A agroindústria açucareira ocupou, fundamentalmente, o litoral nordestino. No século XVIII, a mineração estendeu a colonização para áreas do interior.

55.

Após as primeiras décadas, marcadas pelo esforço de garantir a posse da nova terra, a colonização começou a tomar forma. Como aconteceu em toda a América Latina, o Brasil viria a ser uma colônia cujo sentido básico seria o de fornecer ao comércio europeu gêneros alimentícios ou minérios de grande importância. A política da metrópole portuguesa consistirá no incentivo à empresa comercial, com base em uns poucos produtos exportáveis em grande escala e na grande propriedade. Ao lado da grande empresa colonial e do regime de grande propriedade, acrescentamos um terceiro elemento: o trabalho compulsório. Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008, p. 47-8 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o quadro geral vigente no período colonial brasileiro, julgue o próximo item.

A colonização do Brasil decorreu da expansão comercial e marítima europeia do início da Idade Moderna e subordinou-se às exigências de um nascente capitalismo de base comercial.

56.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o contexto histórico da Independência do Brasil bem como aspectos marcantes do Primeiro Reinado (1822-1831), julgue (C ou E) o item que se segue.

O reconhecimento da independência do Brasil, diferentemente do que se verificou com as colônias espanholas na América, ocorreu mediante negociação tripartite, na qual se destacou a mediação da Inglaterra entre metrópole e ex-colônia.

57.

Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue o item subsequente.

A República Velha fez coincidir, no seu sistema político- eleitoral, uma legislação eleitoral liberal e moderna com um sistema político tradicional, marcado por instituições como a “política do café com leite” e o “voto do cabresto”.

58.

Em seu primeiro governo (1930-1945), Getúlio Vargas concebeu o desenvolvimento do Brasil pela via da industrialização. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) o próximo item.

A aliança com os EUA, no contexto da Segunda Guerra Mundial, foi utilizada por Getúlio Vargas para promoção da indústria.

(11)

Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue os itens a seguir.

59.

No período colonial, a região de Alagoas dependia da importação de víveres da Bahia, porque a economia alagoana era voltada exclusivamente para a produção de açúcar para o mercado internacional.

60.

Numerosos mocambos espalhados pelas serras da capitania de Pernambuco constituíam o quilombo de Palmares, espaço no qual se forjou uma sociedade singular a partir de diferentes etnias africanas, cujos conhecimentos e práticas foram ressignificados no contexto colonial da América portuguesa

Um “capitalismo pela metade” pode produzir um sucesso pela metade (ou um “meio fracasso”, um país eternamente do futuro), com distorções imensas, como ocorreu no Brasil dos anos 1980, e mesmo um retrocesso, como na Argentina. As nações podem simplesmente fracassar.

Gustavo H.B. Franco. Precisamos falar sobre capitalismo. Estado de São Paulo, 27/9/2015 (com adaptações).

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, julgue os itens a seguir, a respeito do sistema capitalista.

61.

Nas sociedades capitalistas que adotam o modelo liberal, o mercado é o principal condutor do desenvolvimento econômico.

62.

De acordo com o modelo desenvolvimentista, o subdesenvolvimento é determinado pela dependência formal ou informal de um país em relação aos países industrializados, devendo o Estado, para superá-lo, desempenhar papel estratégico realizando investimentos em infraestrutura e em setores industriais básicos.

Com relação à exploração de recursos naturais pelos seres humanos, julgue os itens subsecutivos.

63.

Os processos de destruição ambiental no Brasil foram denunciados ainda no início do processo de colonização portuguesa.

64.

O pau-brasil foi o primeiro elemento da rica natureza brasileira explorado pelo mercantilismo europeu.

65.

Com o início efetivo da colonização, grandes extensões da Mata Atlântica, no Nordeste brasileiro, foram predominantemente substituídas pela cultura cafeeira.

66.

A queima de florestas, praticada desde o início da colonização na preparação da terra para o plantio, favorece, em curto prazo, a renovação da vegetação.

67.

Acerca dos movimentos migratórios internos, da estrutura etária da população brasileira e da evolução de seu crescimento no século XX, julgue o item a seguir. Fundamentados no aumento da expectativa de vida, que resulta em crescimento das despesas com aposentadorias, serviços de saúde e assistência social, setores da sociedade brasileira defendem a necessidade de reforma do sistema previdenciário nacional.

68.

Acerca dos movimentos migratórios internos, da estrutura etária da população brasileira e da evolução de seu crescimento no século XX, julgue o item a seguir. O baixo crescimento vegetativo da população brasileira verificado nos últimos três censos demográficos indica a diminuição do ritmo de migrações no país e o início de longo ciclo de estagnação. Centros urbanos de atração de migrantes, como Brasília, Manaus e São Paulo, diminuíram drasticamente o ritmo de crescimento econômico, justificando assim a queda do fluxo migratório de entrada e o aumento da saída de população.

(12)

Considerando a representação precedente, que mostra a divisão das microrregiões do estado de Alagoas, julgue os itens subsequentes, no que se refere à distribuição geográfica dessas microrregiões e às características climáticas desse estado.

69.

A distância em relação à linha do Equador explica os seguintes fenômenos no estado de Alagoas: número elevado de horas de incidência de luz solar e distribuição desigual de intensidade de radiação solar ao longo do ano entre litoral e sertão, com menor radiação solar no litoral que no sertão, em razão da umidade oceânica.

70.

O estado de Alagoas tem como principais características climáticas as irregularidades de distribuição de chuvas ao longo do ano entre litoral e interior do estado: litoral/ Zona da Mata apresenta índices maiores de precipitação atmosférica do que o sertão semiárido.

71.

Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no Regulamento disciplinar da Polícia Militar de Alagoas.

Situação hipotética: O Cabo João, com 13 anos

de serviço ativo na PMAL, cometeu uma transgressão de natureza leve.

Assertiva: Caso o Cabo João tenha praticado a

transgressão na presença de subordinado, ela será agravada.

72.

Com base na conceituação trazida pela Lei 5.346/92, Estatuto da Policia Militar de Alagoas, graduação é o grau hierárquico privativo do oficial, conferido por ato do Chefe do Poder Executivo, por outro lado, o posto é o grau hierárquico privativo das praças, conferido por ato do Comandante Geral.

73.

De acordo com o Estatuto da Policia Militar de Alagoas, Lei 5.346/92, O ingresso na Polícia Militar do Estado de Alagoas é facultado a todos os brasileiros, sem distinção de raça, sexo, cor ou credo religioso, mediante matrícula ou nomeação, após aprovação em concurso público de prova de títulos.

74.

Analise o item de acordo com o Estatuto da Polícia Militar de Alagoas. O Militar incorporado na Polícia Militar de Alagoas como aluno do curso de formação de Oficiais, após a conclusão do referido curso, será considerado Aspirante a Oficial pelo Governador do Estado.

75.

Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no Estatuto dos Militares Estaduais do Estado de Alagoas.

Situação Hipotética: Um capitão da PMAL, com

nove anos de efetivo serviço, requereu à autoridade responsável licença para tratar de interesse particular pelo período de dois anos.

Assertiva: Nessa situação, a licença poderá

ser-lhe concedida, somente se o afastamento do serviço pelo período requerido for contínuo.

76.

Em sete de janeiro de 2017, João praticou conduta que, à época, configurava crime punível com prisão. O resultado desejado pelo autor, no entanto, foi alcançado somente dois meses depois, ou seja, em sete de março do mesmo ano, momento no qual a conduta criminosa tinha previsão de ser punida com pena menos grave, de restrição de direitos.

Nessa situação hipotética, de acordo com a lei penal,

João não poderá ser condenado com a pena de prisão em razão da retroatividade da lei mais benéfica.

77.

Julgue os itens a seguir, referentes a

institutos de direito penal.

O erro de proibição escusável exclui o dolo e a culpa; o inescusável exclui o dolo, permanecendo, contudo, a modalidade culposa.

78.

Julgue os itens a seguir, acerca das causas

excludentes de ilicitude

e do concurso de pessoas.

Suponha que, para se defender da injusta agressão de Abel, Braz desfira tiros em direção ao agressor, mas erre e atinja letalmente Caio, terceiro inocente. Nessa situação, Braz não responderá por delito algum, visto que a legítima defesa permanece intocável.

79.

O art. 1.º do Código Penal brasileiro dispõe que “não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal”.

Considerando esse dispositivo legal, bem como os princípios e as repercussões jurídicas dele decorrentes, julgue o item que se segue.

A norma penal deve ser instituída por lei em sentido estrito, razão por que é proibida, em caráter absoluto, a analogia no direito penal, seja para criar tipo penal incriminador, seja para fundamentar ou alterar a pena.

(13)

80.

No que diz respeito ao erro de proibição indireto, ou erro de permissão, o agente atua com a convicção de que a ação que pratica não está proibida pela ordem normativa, seja por desconhecer a norma penal, seja por interpretá-la mal, supondo ser permitida a conduta.

Os princípios norteadores do direito administrativo brasileiro definem a forma de atuar do ente estatal. Nesse sentido, o artigo 37 da Carta Magna ocupou-se da previsão constitucional expressa de princípios que regem a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Considerando os princípios que regem a Administração Pública, julgue os itens que se seguem.

81.

Os princípios da Supremacia do Poder Público sobre o Particular e da Legalidade são conhecidos como Superprincípios, ou seja, são os princípios centrais dos quais derivam todos os demais princípios e normas do Direito Administrativo.

82.

O princípio da impessoalidade estabelece um dever de imparcialidade na defesa do interesse público, impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a particulares no exercício da função administrativa.

83.

Exteriorizar a vontade da Administração Pública divulgando seu conteúdo para conhecimento público é um dos objetivos do Princípio da eficiência.

A respeito da organização administrativa e de poderes e deveres da administração pública, julgue os itens seguintes.

84.

Na descentralização as atribuições são repartidas entre órgãos públicos pertencentes a uma única pessoa jurídica, mantendo a vinculação hierárquica.

85.

As Autarquias são pessoas jurídicas de direito público interno, pertencentes à administração Pública Indireta, autorizadas por lei para o exercício de atividades típicas da Administração Pública.

86.

As autarquias são imunes a taxas.

87.

No que diz respeito a desvio e excesso de poder, julgue o item subsecutivo.

Uma ordem de prisão executada durante o casamento de inimigo do delegado ficará configurado abuso de poder na modalidade desvio de poder.

Acerca de poderes administrativos, julgue os itens subsequentes.

88.

Poder hierárquico é o de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal.

89.

O poder disciplinar consiste na possibilidade de a Administração aplicar punições aos agentes públicos e a pessoas jurídicas sem vínculo com a administração pública que cometam infrações.

90.

O Poder de polícia é a atividade da Administração Pública, baseada na lei e na supremacia geral, consistente no estabelecimento de limitações à liberdade e propriedade dos particulares, diante disso, o poder de polícia é coercitivo, não necessitando de autorização prévia do Poder Judiciário para executar as suas decisões.

91.

Acerca da responsabilidade civil do Estado, julgue o item seguinte.

A responsabilidade civil da pessoa jurídica de direito público pelos atos causados por seus agentes é objetiva, enquanto a responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito privado prestadora de serviços públicos é subjetiva.

92.

Acerca dos serviços públicos, julgue o item seguinte.

Os serviços de atividade jurisdicional, varrição de ruas, iluminação residencial são conhecidos como serviços Uti Universi, pois não criam vantagens particularizadas para cada usuário.

93.

Acerca dos direitos e das garantias

fundamentais, julgue o item.

A igualdade formal autoriza o Estado a

empreender discriminações positivas em

favor dos menos favorecidos.

94.

Com relação aos direitos fundamentais, julgue

o item a seguir.

O

direito

fundamental

à

vida

é

hierarquicamente superior aos demais direitos

fundamentais.

95.

Considerando a legislação de trânsito

brasileira, julgue o item a seguir.

É competência privativa dos estados

estabelecer e implantar política de educação

para a segurança do trânsito.

(14)

96.

Alguns autores apontam como marco inicial dos

direitos fundamentais a Magna Carta inglesa

(1215). Os direitos ali estabelecidos,

entretanto, não visavam a garantir uma esfera

irredutível de liberdades aos indivíduos em

geral, mas, sim, essencialmente, a assegurar

poder político aos barões mediante a limitação

dos

poderes

do

rei.

Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino. Direito Constitucional descomplicado. 16.ª ed., rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2017.

Segundo a Constituição Federal de 1988, julgue

o item com relação aos direitos fundamentais.

Suponha‐se que um casal de estrangeiros que

estava a serviço de seu país no Brasil tenha tido

uma criança, nascida no território brasileiro.

Nesse caso, a criança será considerada como

brasileira nata.

97.

Julgue o item a respeito da organização do

estado na Constituição Federal de 1988.

O desmembramento de estado para anexação

a outro depende de aprovação da população

residente na parcela que se pretende

desmembrar.

98.

Alguns autores apontam como marco inicial

dos direitos fundamentais a Magna Carta

inglesa (1215). Os direitos ali estabelecidos,

entretanto, não visavam a garantir uma esfera

irredutível de liberdades aos indivíduos em

geral, mas, sim, essencialmente, a assegurar

poder político aos barões mediante a limitação

dos

poderes

do

rei.

Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino. Direito Constitucional descomplicado. 16.ª ed., rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2017.

Segundo a Constituição Federal de 1988, julgue

o item com relação aos direitos fundamentais.

Caso uma pessoa seja submetida a uma

condenação criminal transitada em julgado,

seus direitos políticos serão automaticamente

cassados.

99.

A respeito da organização político-administrativa do Estado brasileiro, julgue o item subsequente.

Diante da inexistência de lei federal

pertinente, os estados possuem capacidade

plena para legislar sobre normas gerais em

direito tributário.

100.

Para a decretação do estado de sítio, ao

contrário do que ocorre com o estado de

defesa, deverá haver prévia solicitação do

Presidente da República de autorização do

Congresso Nacional, que se manifestará pela

maioria relativa de seus membros.

101.

À luz da Constituição Federal de 1988, julgue

o item que se segue, a respeito de direitos e

garantias fundamentais e da defesa do

Estado e das instituições democráticas.

A segurança viária compreende a educação,

a engenharia e a fiscalização de trânsito,

vetores que asseguram ao cidadão o direito

à mobilidade urbana eficiente.

102.

Conforme disposições constitucionais a

respeito da organização da segurança

pública, julgue o item a seguir.

Incumbem às polícias civis a função de

polícia judiciária e a apuração de infrações

penais contra a ordem política e social,

excetuadas as infrações de natureza militar

103.

Acerca dos meios de provas, suas espécies,

classificação e valoração, julgue o item a seguir. Para a instauração de inquérito policial, bastam indícios suficientes da existência do crime, sendo dispensável, nesse primeiro momento, prova da materialidade do delito ou de sua autoria.

104.

Isaquel é investigado pela prática de latrocínio.

Durante a investigação, apurou-se a participação de Carlos no crime, tendo sido decretada de ofício a sua prisão temporária. A partir dessa situação hipotética e do que dispõe a legislação, julgue o item seguinte. Como Isaquel está solto, o inquérito policial não terá prazo para ser concluído.

105.

No que se refere aos direitos individuais e à aplicação dos princípios do contraditório e da ampla defesa, julgue o item a seguir. É garantido ao defensor de investigado o pleno acesso aos documentos já anexados ao procedimento investigatório, mesmo que o inquérito policial esteja classificado como sigiloso.

106.

Em relação a inquérito policial, ação penal e competência, julgue o próximo item, de acordo com o entendimento da doutrina majoritária e dos tribunais superiores. Denúncia anônima sobre fato grave de necessária repressão imediata é suficiente para embasar, por si só, a instauração de inquérito policial para rápida formulação de pedido de quebra de sigilo e de interceptação telefônica.

(15)

107.

Julgue o item seguinte, relativo aos direitos e deveres individuais e coletivos e às garantias constitucionais. No âmbito do inquérito policial, cuja natureza é inquisitiva, não se faz necessária a aplicação plena do princípio do contraditório, conforme a jurisprudência dominante.

108.

Julgue o item subsequente, no que se refere aos

recursos, à ação penal e à competência no processo penal brasileiro. Em ação penal privada que envolva vários agentes do ato delituoso, é permitido ao querelante, em razão do princípio da disponibilidade, escolher contra quem proporá a queixa-crime, sem que esse fato acarrete a extinção da punibilidade dos demais agentes conhecidos e nela não incluídos.

109.

Acerca do processo penal brasileiro, julgue os itens subsecutivos. A ação penal privada subsidiária da pública é admitida nos casos em que o Ministério Público perde o prazo para o oferecimento da denúncia, mas vedada quando ele requer o arquivamento do inquérito policial.

110.

No que concerne às disposições preliminares do

Código de Processo Penal (CPP), ao inquérito policial e à ação penal, julgue o próximo item. Após regular instrução processual, mesmo que se convença da falta de prova de autoria do crime que inicialmente atribuíra ao acusado, não poderá o Ministério Público desistir da ação penal.

111.

Em relação ao processo penal e à legislação

pertinente, julgue o item que se segue. A vítima que representa perante a autoridade policial queixa de crime de ação penal pública condicionada pode retratar-se até a prolação da sentença condenatória pelo juiz.

112.

Julgue os itens a seguir, relativos à ação penal, à

ação civil e à competência. A perempção, admitida tanto na ação penal privada quanto na pública, acarreta o perecimento da ação penal e a extinção da punibilidade do réu.

113.

Segundo o Pacto de São José da Costa Rica,

durante o processo, toda pessoa tem direito, em plena igualdade, às garantias mínimas estabelecidas. A previsão de suspensão de garantias e das obrigações contraídas em virtude dessa Convenção em caso de guerra, de perigo público, ou de outra emergência que ameace a independência ou segurança do Estado-parte, não autoriza a suspensão de determinados direitos, tal como o direito ao nome e os direitos políticos, além do princípio da legalidade e da retroatividade.

114.

114.

Com fundamento nas teorias sobre direitos

humanos e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue o item que se segue. Os direitos humanos visam garantir que todas as pessoas sejam sujeitos de direitos em qualquer lugar onde estiverem, o que, todavia, não significa a existência de uma cidadania global no mundo contemporâneo.

115.

Acerca de aspectos da teoria geral dos direitos humanos, da sua afirmação histórica e da sua relação com a responsabilidade do Estado, julgue o próximo item. Todos os direitos humanos foram afirmados em um único momento histórico.

116.

Julgue os seguintes itens, sobre a teoria geral, a

afirmação histórica, os fundamentos e a universalidade dos direitos humanos. A universalidade e a indivisibilidade são características próprias da concepção contemporânea dos direitos humanos.

117.

No que se refere ao conceito e à aplicação dos

direitos humanos à função policial, julgue o próximo item. Ainda que a dignidade seja a expressão da autonomia da pessoa humana e um direito individual relativo à proteção do homem, pode o cidadão, em situações excepcionais, dispor de sua dignidade se o fizer em benefício próprio.

118.

Julgue os próximos itens, relativos aos direitos humanos, à responsabilidade do Estado e à Política Nacional de Direitos Humanos. O sistema global de proteção dos direitos humanos foi instaurado pela Carta Internacional dos Direitos Humanos.

119.

Julgue o item seguinte, a respeito da Declaração

Universal dos Direitos Humanos e do direito internacional dos refugiados. Embora assegure todas as garantias de defesa, a Declaração Universal dos Direitos Humanos não garante de forma expressa a presunção de inocência até que a culpabilidade de alguém tenha sido provada.

120.

De acordo com a Declaração Universal dos

Direitos Humanos (DUDH), julgue o item a seguir. Na DUDH, encontram-se normas que consubstanciam, além de direitos e garantias individuais, direitos sociais do homem.

(16)

NOME: ________________________________________________ DATA: ____/____/_____

(17)

Referências

Documentos relacionados

Foi proposta a criação da APA da Praia das Fontes e para finalizar um zoneamento ambiental para a área do Monumento Natural abrangendo a sua zona de amortecimento,

A fim de obter uma descrição molecular da adsorção, foram realizados cálculos de estrutura eletrônica para a obtenção de distâncias de ligação e

Nessa análise os valores de logP e µ utilizados para os HPA foram calculados a partir das estruturas dos HPA não metabolizados, enquanto que os valores de EA adia e ∆E

Anali- sando os valores da Tabela 1, referentes aos parâmetros estruturais calculados para α-CD e α-CD.2H 2 O, é possível verificar um desvio padrão relativamente alto (~20°)

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

- Entrega direto nos câmpus (11 cidades diferentes: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Rio

A campanha Dia da Independência no Facebook criou perfis reais para alguns dos personagens que participaram da independência do país, como Dom Pedro I, Dom João VI,

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e