• Nenhum resultado encontrado

Principais Legados dos Jogos Olímpicos de Verão das Cidades de Barcelona, Sydney, Atenas, Pequim, Londres e Rio de Janeiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Principais Legados dos Jogos Olímpicos de Verão das Cidades de Barcelona, Sydney, Atenas, Pequim, Londres e Rio de Janeiro"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Principais Legados dos Jogos Olímpicos de Verão das Cidades de Barcelona, Sydney, Atenas, Pequim, Londres e Rio de Janeiro

Resumo: Reconhecendo a importância de megaeventos para o desenvolvimento do turismo

como atividade econômica, este estudo teve por objetivo principal analisar os principais legados deixados pelos Jogos Olímpicos em cidades-sede. Este trabalho seguiu a metodologia de pesquisa bibliográfica, utilizando-se de fontes secundárias. Os resultados deste estudo apontaram as principais características dos legados provenientes das edições dos Jogos Olímpicos de Verão, assim como as mudanças advindas do evento em algumas cidades dentre as quais, Barcelona em 1992, cuja organização é apontada pelo Comitê Olímpico Internacional, como um exemplo a ser seguido por todas as futuras destinações candidatas.

Palavras-chave: Turismo; Eventos; Megaeventos; Jogos Olímpicos; Legados.

Abstract. Recognizing the importance of mega-events for the development of tourism as an economic activity, this study aimed to analyze the main legacies left by the Olympic Games in host cities. This paper was developed in a bibliographic research methodology using secondary data. This study pointed out the main characteristics of legacies coming from the Summer Olympic Games edition as well as the changes brought by this event to the cities involved, which Barcelona can be cited in 1992. Such organization is pointed by the International Olympic Committee as an example to be followed by all future candidate cities.

Key-Words: Tourism; Events; Mega events; Olympic Games; Legacies.

Introdução

Os Jogos Olímpicos partem de uma tradição milenar, de acordo com Colli (2004, p.7), “a primeira edição historicamente comprovada foi realizada em Olímpia na Grécia Antiga no ano de 776 antes de Cristo”. No início eram relacionados a cultos religiosos dedicados a Zeus.

Durante séculos as disputas se sucederam de quatro em quatro anos até o governo do imperador Romano Teodósio I, quando este colocou fim às disputas. Conforme afirma Durántez (1996), após séculos, o jovem francês chamado Pierre de Coubertin, conseguiu concretizar um projeto de proporção universal, restabelecendo os Jogos Olímpicos, desenvolvendo assim a noção moderna de “Olimpismo”.

Colli (2004) lembra que os Jogos Olímpicos ainda acontecem de 4 em 4 anos. Este evento vem recebendo cada vez mais importância esportiva e cultural,

(2)

sendo já mais de 120 anos nessa nova etapa, contando com mais de 50 edições dos Jogos Olímpicos de Verão, Inverno, da Juventude e Paraolímpicos.

O presente trabalho teve o intuito de analisar os principais legados deixados pelos Jogos Olímpicos em cidades-sede, justificando-se devido a importância do tema para o desenvolvimento do setor turístico, principalmente após a conclusão bem-sucedida dos últimos Jogos Olímpicos de Verão da Era Moderna realizados no Rio de Janeiro.

Metodologia

Para alcançar os objetivos deste estudo, se fez uso da pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e quantitativo. Foram analisados os principais legados advindos dos Jogos Olímpicos de Verão em seis cidades-sedes, Barcelona, Sydney, Atenas, Pequim, Londres e Rio de Janeiro. Para realizar este estudo foi feita uma análise e interpretação dos resultados pautada no diálogo com os diferentes autores.

Fundamentação Teórica e Resultados Advindos de uma Pesquisa Bibliográfica

A palavra “legado”, remete ao termo “herança”, algo que ficará como fruto para as futuras gerações. Alguns legados estão estritamente entrelaçados à megaeventos, cuja realização tem concebido ao longo da história, estratégias aplicadas pelos gestores urbanos, para promover melhorias urbanísticas, sociais, econômicas e financeiras nas cidades-sede, estendendo avanços também para o país que sedia o evento, ampliando sua divulgação, e sucessivamente influenciando na atratividade enquanto destinos turísticos. Para Gnecco (2008) e o Ministério do Esporte (2008) os principais tipos de legados se classificam como:

 Esportivo.

 Comunicação.

(3)

 Infraestrutura.

 Imagem.

 Econômico.

Barcelona 1992 é considerada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como um exemplo a ser seguido, a cidade quebrou barreiras e mostrou ao mundo o poder de sua autorregeneração, os legados de infraestrutura, esportivo, imagem e econômico são evidentes. Sydney 2000 obteve o maior resultado de sustentabilidade da história dos Jogos, tendo o legado ambiental e econômico como os mais concretizados.

Atenas 2004 foi a edição mais cara até então dos Jogos Olímpicos de Verão, porém, o comitê organizador não planejou efetivamente o uso das diversas estruturas permanentes construídas para a Olimpíada em longo prazo, fato que se agravou com a crise financeira advinda anos depois no país. Hoje a Grécia detém um legado esquecido e amargurado devido à falta de planejamento. Os únicos legados que perduraram foram o de infraestrutura e o de imagem, Welle (2016), afirma que em 2014, 24,2 milhões de turistas visitaram o país, mais que o dobro dos 11,7 milhões registrados em 2004.

Em Pequim 2008, a China esbanjou tecnologia, com novas estruturas e com a primeira transmissão em alta definição dos Jogos, concretizando os legados de infraestrutura, comunicação e imagem. Londres em 2012 busca novamente reaver a ênfase no legado ambiental e repagina o leste londrino com plantio de árvores e descontaminação do solo, o número de praticantes de esportes salta junto com a proximidade dos Jogos e se mantém após seu término.

Há a necessidade de um certo distanciamento histórico para constituir uma análise dos possíveis legados deixados por um megaevento recém concluído. Todavia, é possível, conjecturar que apesar dos problemas socioeconômicos, os Jogos Olímpicos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro contribuíram significativamente para a imagem positiva do Brasil no cenário turístico mundial.

(4)

Quadro 1: Principais Legados Provenientes De Suas Cidades-sede.

Principais Legados Provenientes De Suas Cidades-sede

Barcelona 1992 Legado de Infraestrutura. Legado Esportivo. Legado de Imagem. Legado Econômico.

Sydney 2000 Legado Ambiental.

Legado Econômico.

Atenas 2004 Legado de Imagem.

Legado de Infraestrutura. Pequim 2008 Legado de Infraestrutura.

Legado de Imagem. Legado de Comunicação.

Londres 2012 Legado Ambiental.

Legado de Infraestrutura. Legado Esportivo.

Rio de Janeiro 2016 Legados preliminares evidenciados durante a candidatura:

Legado Ambiental. Legado de Infraestrutura. Legado Esportivo. Fonte: Bruno de Oliveira da Silva.

Dentre os principais objetivos de legados gerados pelos Jogos Olímpicos no Brasil estavam, desde a capacitação profissional à taxistas, restauração de vegetação nativa, ampliação de centros esportivos já existentes, total repaginação da área degradada do Porto Maravilha transformando-se no “Boulevard Olímpico”, despoluição da Baía de Guanabara (não concretizada), e obras de infraestrutura urbana, como a construção da linha 4 do metrô, implantação do Bus Rapid Transit (BRT) e Veículo Leve sobre Pneus (VLT). Percebe-se que não foram atingidos todos os objetivos, porém, alguns benefícios foram concretizados em prol do evento quanto da destinação sede.

Considerações Finais

Porquanto pensa-se ter contribuído com as reflexões aqui expostas, para apontar quão importante são megaeventos como os Jogos Olímpicos de Verão, principalmente quando o país sabe aproveitar seus legados. Prioritariamente legados relacionados ao contato entre moradores e diferentes grupos de turistas, tanto de atletas, quanto de expectadores, bem como todos os benefícios socializados durante e pós o evento com visitantes e visitados.

(5)

Referências

COLLI, Eduardo. Universo Olímpico: Uma Enciclopédia das Olimpíadas. São Paulo: Códex, 2004. 731 p.

DURÁNTEZ, Conrado. Jogos Olímpicos: 100 Anos de História. Porto Alegre: Zero Hora, 1996. 192 p.

GNECCO, J. Apontamentos sobre a realização os legados dos Jogos

Pan-Americanos Rio 2007. In: DACOSTA, L.; CORRÊA, D.; RIZUTTI, E.;

VILLANO, B.; MIRAGAYA, A. Eds. Legados de megaeventos esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008. pp. 265- 270.

MINISTÉRIO DO ESPORTE. Legados de Megaeventos Esportivos. Disponível em:

<http://www.esporte.gov.br/arquivos/ascom/publicacoes/Legados%20de%20Me gaeventos%20Esportivos_Portugus_e_Ingls.pdf> Acesso: 25 out 2016.

WELLE, Deutsche. De Londres a Sydney, o que sobrou do legado das

Olimpíadas?. Disponível em: <

http://www.cartacapital.com.br/internacional/de-londres-a-sydney-o-que-sobrou-do-legado-das-olimpiadas-1050.html>. Acesso em: 25 out 2016.

Referências

Documentos relacionados

AE.03|Pacto Territorial para a Empregabilidade e o Empreendedorismo Território Amigo do Investimento Território Empreendedor e Produtivo Território de Excelência Ambiental

Dentro desse contexto, o caráter multiforme da pragmática fez com que as possibilidades de interfaces com outras áreas da linguística – como morfologia, sintaxe e semântica – e

O momento percebido no qual os tenistas talentosos não possuíam planejamento dos seus treinamentos e o momento em que passaram a tê-los em fases posteriores ou

A SAGITUR atua com responsabilidade socioambiental, direcionando esforços para colaborar com o desenvolvimento econômico e social do mercado brasileiro, considerando as

Se você não sabe por que ela está indo embora, vai ficar muito mais difícil conseguir fazê-la voltar..

Não há garantia de completa eliminação da possibilidade de perdas para o Fundo e para os Cotistas, não podendo a Cedente, a Administradora, a Gestora, o Custodiante,

(adaptação infanto-juvenil). O mercador de Veneza é uma peça sobre costumes, tradições e percepções culturais que espelham as inquietações de várias épocas. Têm em

Para aprofundar as discussões a respeito da análise do processo de ensino aprendizagem da disciplina de geografia no ensino fundamental II, abordaremos nos tópicos subsequentes: