• Nenhum resultado encontrado

Classe de Batismo. Revista da Escola Bíblica Dominical

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Classe de Batismo. Revista da Escola Bíblica Dominical"

Copied!
54
0
0

Texto

(1)

Classe de

Batismo

(2)

ESTUDO 1 – QUEM É JESUS

Neste estudo, estamos interessados em conhecer quem é Jesus. A Bíblia é a fonte de revelação sobre Jesus. Ela será, portanto, o texto básico. Ao mesmo tempo que vamos descobrindo quem é Jesus e o que Ele faz, queremos confrontar a nossa vida com essas realidades. Assim sendo, o estudo não será apenas teórico, mas também prático. Com isso estaremos dando os dois passos básicos no estudo da Bíblia, ou seja, “descobrir o que ela diz e como funciona em nossa vida”.

1. Leia os versículos abaixo e responda à pergunta: Quem é Jesus? a) João 1:9 __________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) João 1:29 _________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ c) João 4:42 _________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ d) João 6:35 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ e) João 11:25-26 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ f) João 14:6 _________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(3)

2. O que Jesus exige de mim pessoalmente?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3. O que é preciso fazer para se tornar filho de Deus? (João 1:12)

___________________________________________________________ __________________________________________________________ 4. Quais são as duas ações necessárias para receber Cristo? (Atos 20:21) ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 5. Como podemos receber a Cristo? (Apocalipse 3:20)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6. Leia agora João 3:16-18 e responda o seguinte:

a) O que acontece com o que crê? (recebe Jesus pela fé e assume um compromisso pessoal com Ele)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) E com aquele que não crê?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ PENSE E RESPONDA:

Você já se tornou filho de Deus? SIM ( ) NÃO ( )

(4)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 2 – CERTEZA DA SALVAÇÃO

Algo está errado com a humanidade. Criado à imagem de Deus, o homem parece incapaz de se comportar como filho de Deus. Sua tendência, pelo contrário, é praticar o mal. Nesta lição você vai descobrir que há uma maneira do homem agradar a Deus, e isto por simples ato da sua vontade. Leia cuidadosamente as passagens citadas e responda as perguntas com suas próprias palavras.

1. Por que os homens necessitam de salvação? (Romanos 3:23)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. Para que Jesus veio ao mundo? (Lucas 19:10)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3. Como Cristo realizou este propósito?

a) Romanos 5:8 ______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) I Pedro 2:24 _______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ c) I Pedro 3:18 _______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(5)

4. O que devemos fazer para permanecermos em Jesus e recebermos a vida eterna? a) Efésios 6:10-18 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) Tito 2:11-14 _______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 5. As boas obras são necessárias para a salvação?

a) Tito 3:5 __________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) Efésios 2:89 _______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6. Em que se encontra a vida?

a) I João 5:11-12 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7. O que acontece no momento em que cremos?

b) João 5:24 _________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(6)

c) II Coríntios 5:17 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 8. Por que sabemos com certeza que temos a vida eterna?

I João 5:13 __________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 9. Como podemos saber realmente que temos a vida eterna, visto que Satanás, o acusador dos homens (Apocalipse 12:10), nos acusa pelos nossos sentimentos que mudam tanto?

I Pedro 1:25 _________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

“Receber” significa mais do que a mera aceitação intelectual dos fatos relacionados com a vida de Cristo. Significa sujeitar-se a Cristo Jesus em todas as áreas de sua vida, prometer-lhe e unir-se a Ele. Não há mistério. É um ato de vontade.

ESTUDO 3 – PECADO

O homem, foi criado por Deus assim como todas as coisas neste mundo. Não foi criado pecador, como o é agora, mas perfeito, sendo que o seu estado atual é o resultado da sua desobediência a Deus. É sobre isso que vamos estudar nesta lição.

1. O homem, foi criado em santidade por Deus, debaixo das santas leis do seu Criador supremo, mas por transgressão voluntária pecou, caindo,

(7)

por conseguinte, daquele estado santo e feliz. Leia: Gênesis 1:26-28; Gênesis 2.16,17; Gênesis 3:6 e 23. Escolha uma das alternativas: ( ) O homem é pecador porque Deus o fez assim.

( ) O homem é pecador porque foi forçado a pecar.

( ) O homem é pecador porque voluntariamente desobedeceu a Deus. 2. Em consequência dessa queda todas as pessoas neste mundo são pecadoras. Porém, isso não quer dizer que alguém é forçado a pecar, mas sim, cada pessoa, pela sua própria natureza e livre escolha, peca voluntariamente contra Deus. Leia: Salmo 51:5; Romanos 3:10-12; Romanos 5:12; Tiago 1.13-15. Após o estudo do item acima, responda, escolhendo uma das alternativas abaixo:

( ) Todas as pessoas são pecadoras por que voluntariamente pecam contra Deus.

( ) Todas as pessoas são forçadas a pecar porque Adão e Eva pecaram. ( ) Nem todas as pessoas são pecadoras.

3. Por causa do pecado todas as pessoas, por natureza, perderam aquela santidade requerida por Deus, ficando sempre propensas para o mal, estando, por isso mesmo, debaixo da justa condenação eterna e sem qualquer justificativa ou escusa diante do Todo Poderoso Deus. Leia; Gênesis 6.5; Romanos 3:19 e 23; Romanos 1:20. Responda escolhendo uma das alternativas:

( ) Apesar do pecado, as pessoas ainda são boas e santas diante de Deus.

( ) Ninguém tem culpa de ser pecador e por isso pode se justificar diante de Deus.

( ) Por causa do pecado, todos estão condenados, sem qualquer desculpa ou justificativa diante de Deus.

(8)

PENSE E RESPONDA:

a) Você acha que tem pecado?

_________________________________________________________ b) A quem você culpa pelos seus pecados?

___________________________________________________________ c) Você se esforça para não pecar ou não se preocupa com isso?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Quando você peca, se arrepende? _______________________________

ESTUDO 4 –TENTAÇÃO

A pessoa que se entrega a Deus não deixa de viver num mundo pecaminoso. É possível cessar de pecar neste ambiente moralmente contaminado? Neste estudo, você vai descobrir como Jesus enfrentou a tentação, qual arma ele usou, na certeza de que a vitória é garantida, entre outras lições. Leia as perguntas, os textos bíblicos e responda com suas próprias palavras.

1. Quem é o inimigo do cristão?

I Pedro 5:8 __________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. Quais são os elementos principais pelos quais somos tentados? Gálatas 5:16-17 ______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(9)

3. Que certeza podemos ter na hora da tentação?

I Coríntios 10:13 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 4. Que benefícios recebemos através das provações?

Tiago 1:12 __________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 5. Quem nos concede a força para enfrentarmos a tentação?

Filipenses 4:13 ______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

6. Por que Deus pode nos dar a vitória?

I João 4:4 ___________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7. Como podemos explicar o fato de sermos vencidos pela tentação? Tiago 1:14-15 _______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 8. O que podemos fazer para evitarmos a tentação?

a) Tiago 4:07

_________________________________________________

___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(10)

b) Mateus 26:41

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 9. Com quais armas podemos contar para vencer o inimigo?

a) Atos 3:6 __________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) Apocalipse 12:11 ___________________________________________ ___________________________________________________________ 10. O que Jesus usou para enfrentar os ataques de Satanás?

Mateus 4:4-7,10 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 11. Como podemos ter a Palavra de Deus sempre à nossa disposição para alcançarmos vitória sobre o pecado?

II Timóteo 2:14-15 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 5 – PERDÃO

Parece que as três palavras mais difíceis de serem pronunciadas em qualquer idioma são: EU ESTOU ERRADO. Deus já fez a parte dele para que você esteja livre diariamente da culpa do pecado. A sua parte, aquela parte difícil, é a: CONFISSÃO. A Bíblia ensina claramente a quem devemos confessar os pecados, quais são as consequências dos pecados não

(11)

confessados, o grande benefício que a confissão traz para todos os nossos relacionamentos e outras coisas mais. Leia cuidadosamente as passagens citadas e responda as perguntas por escrito, com suas próprias palavras. 1. Qual é a base do perdão dos pecados?

a) Mateus 26:28 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) Efésios 1:7 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ c) I João 1:7 _________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. Mesmos que nossos pecados tenham sido perdoados na hora da conversão, podemos dizer que cessamos automaticamente de pecar? I João 1:8-10 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3. Quais são as consequências dos pecados não confessados?

a) Apocalipse 21:8 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 4. O que devemos fazer para que Deus nos perdoe?

I João 1:09

___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(12)

___________________________________________________________ 5. A quem se deve confessar os pecados? (A Deus, a pessoa, ao grupo?) a) I João 1:9 _________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) Tiago 5:16 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6. Que atitude do coração caracteriza a confissão?

Mateus 4:17 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7. Após a confissão de pecados, o que mais devemos fazer?

II Pedro 3:17-18 ______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 8. Desde que experimentamos o perdão de Deus qual deve ser a nossa atitude para com os outros?

Efésios 4:32 _________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

9. Qual o resultado em nossas próprias vidas, se recusarmos perdoar aos outros?

(13)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 6 – ORAÇÃO

Oração é uma das atividades fundamentais para o cristão. O Pai Celeste entregou seu Filho para que tenhamos a salvação. Será que Ele também não dará as coisas mínimas da vida? Nesta lição, você vai descobrir que Deus, na Sua sabedoria, é capaz de atender de modo apropriado a todas as nossas necessidades. Entretanto, devemos saber a maneira certa de pedir, o preparo que devemos ter e a importância que a oração deve ter em nossa vida. Leia cuidadosamente as passagens citadas e responda as perguntas por escrito com suas próprias palavras.

1. O que podemos fazer para receber a ajuda para nossas necessidades? Hebreus 4.16 ________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. Qual a grande dádiva dada por Deus que nos assegura que Ele suprirá todas as outras necessidades que temos?

Romanos 8:32 _______________________________________________ ___________________________________________________________ 3. Com que propósito Deus responde a oração?

João 14.13 __________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 4.Porque nos achegamos a Deus por meio de Jesus Cristo?

I Timóteo 2:5 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(14)

5. Que devemos fazer para receber alguma coisa da parte de Deus? Mateus 7:07

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

6. O que podemos apresentar ao Senhor em oração? Filipenses 4:06

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7.Mencione alguns motivos pelos quais devemos orar?

Mateus 6:11 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Mateus 9:38 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Efésios 6:18 _________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

8. Quais são causas pelas quais a oração não é respondida?

Tiago 4:03 __________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(15)

9. Assinale alguns requisitos para que Deus responda a oração: a) Mateus 21:22 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) Mateus 26:39 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

10. Qual era uma das características da vida de Jesus?

a) Mateus 14:23 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) Lucas 6:12 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 7 – TRINDADE

Na primeira lição, aprendemos quem é Jesus. Neste estudo, nosso foco estará nas duas outras pessoas da trindade: Deus Pai e Espírito Santo. DEUS PAI

1. Temos somente um Deus, a quem devemos honrar e cultuar. Além d’Ele, não existe outro. Há somente um Deus vivo e verdadeiro, Espírito inteligente e glorioso em santidade, cujo nome é Jeová. Ele é o Deus Todo Poderoso, Criador, Sustentador e Governador Supremo dos céus e da terra. Leia João 4:24; Salmo 147:5; Salmo 83:18; Isaías 6;3. Baseado

(16)

no estudo do item acima e nos textos bíblicos indicados, assinale uma das alternativas abaixo:

( ) Deus é um homem que se tornou Santo.

( ) Deus verdadeiro é um espírito vivo e inteligente, Todo Poderoso Senhor dos céus e da terra.

( ) Deus Jeová é o mais poderoso dos deuses existentes.

2. Na Divindade, há três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo - a Santíssima Trindade - iguais em perfeição divinal, cada um executando ofícios distintos e harmoniosos na grande tarefa da salvação da

humanidade. Leia. Mateus 28:19; I João 5:7; II Coríntios 13:13; João 3:16; João 16:7-8. Baseado no estudo deste item, escolha uma das

alternativas:

( ) O Pai, o Filho e o Espírito Santo são os três deuses da Divindade. ( ) As pessoas da Santíssima Trindade são diferentes em perfeição. ( ) Deus é uma Trindade Santa formada pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo, divinamente perfeitas e harmoniosas.

3. Somente Deus, por ser Santo e Todo Poderoso Criador dos céus e da terra, é digno de toda a nossa honra, nossa adoração e todo o nosso amor e confiança. Leia Apocalipse 4:11; Marcos 12:30; Mateus 4:10; Êxodo 20: 3-6; I Coríntios 13-13. Agora escolha e assinale uma das alternativas abaixo:

( ) Deus Jeová é digno do nosso culto e adoração porque é um Deus muito bom

( ) Só a Deus Jeová é que devemos adorar e prestar cultos e n´Ele depositar toda a nossa confiança e amor, porque somente Ele é Deus verdadeiro.

(17)

PENSE E RESPONDA

Você crê em Deus? ___________________________________________ Você honra e adora a Deus? ____________________________________ Você concorda com o que aprendeu nesta lição? ___________________ ESPÍRITO SANTO

Uma das realidades mais importantes para o cristão é o ensino bíblico quanto ao Espírito Santo. Neste estudo, você vai ver que o Espírito Santo de Deus não é uma força misteriosa, mas sim uma pessoa que atua poderosamente no mundo contemporâneo. Ele habita em nós, nossa sensibilidade à Sua presença é de suma importância. Leia

cuidadosamente as passagens citadas e responda as perguntas por escrito, com suas próprias palavras.

1. Que atitudes caracterizam o Espírito Santo como pessoa?

João 16:7,8;13-15 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. Que evidência há de que o Espírito Santo é Deus?

Atos 5:3-4 __________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3. O Espirito Santo é igual a Deus Pai e a Deus Filho?

a) Mateus 28:19 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(18)

b) II Coríntios 13:13 ___________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 4. Qual é a obra do Espírito Santo no mundo?

a) João 16:8 _________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) João 14:26 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ c) Romanos 8:14 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ d) I Coríntios 6:19 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ e) I Coríntios 12:13 ___________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ f) Efésios 1:13 _______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 5. Quais os dois mandamentos negativos que temos acerca da nossa relação com o Espírito Santo?

(19)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) I Tessalonicenses 5:19 ______________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6. Quais os dois mandamentos positivos acerca do nosso relacionamento com o Espírito Santo?

a) Gálatas 5:16 _______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) Efésios 5:18 _______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7. Assinale alguns resultados da plenitude de Espírito Santo:

a) Efésios 5:19-21 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) Gálatas 5:22-23 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ c) I Coríntios 6:19-20 _________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(20)

ESTUDO 8 – BÍBLIA

Nesta lição, veremos como Deus fala conosco mediante a Bíblia, que também é conhecida por Escrituras Sagradas ou a Palavra de Deus. Ela contém histórias, poesias, contos, romances, enfim tudo que Deus precisa para revelar o que Ele é, como Ele pensa, o que Ele faz e o que Ele espera do homem. Não é de surpreender, então, que a Bíblia é diferente de todos os outros livros existentes. O seu ponto de vista é divino e por isso podemos saber os fatos e realidades que nenhum cientista pode descobrir através da pesquisa, e o sábio não pode descobrir pelo raciocínio. Leia cuidadosamente as passagens citadas e responda as perguntas com suas próprias palavras.

1. O que diz a Bíblia de si mesma?

a) II Pedro 1:21 ______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) II Timóteo 3:16 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. Enumere algumas coisas que Deus diz que recebemos de Sua Palavra: a) João 15:3 _________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) João 17.17 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ c) Romanos 10:17 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(21)

3. A Bíblia é comparada à que tipo de instrumentos para operar em nós? Hebreus 4:12 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 4. Quanto tempo permanecerá a Palavra de Deus?

a) Mateus 24:35 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) I Pedro 1:24-25 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 5. A que grupo pertence quem não quer ouvir a Palavra de Deus? João 8:47 ___________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6. Quais as implicações para crescimento espiritual do filho de Deus? Atos 20:32 __________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7. Por que muitos cristãos não assimilam o alimento sólido da Palavra? I Coríntios 3:1-2 ______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 8. Segundo Jesus, que parte da Bíblia se cumprirá?

(22)

Mateus 5:18 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 9. A Bíblia Sagrada é o livro mais importante que existe na face da terra; é um livro divino com mensagens para os homens. A Bíblia é um

conjunto de 66 livros escritos por homens que foram escolhidos,

inspirados e dirigidos por Deus, tendo como objetivo a salvação de todas as pessoas. Portanto, Deus é o verdadeiro autor da Bíblia, contando com os homens como seus instrumentos ou coautores. Leia II Pedro 1:21; I Timóteo 3:15-17; João 5:37-39. Escolha e assinale uma das alternativas: ( ) A Bíblia foi escrita por homens segundo seus próprios

conhecimentos.

( ) A Bíblia Sagrada foi escrita por direção e inspiração de Deus.

( ) A Bíblia Sagrada é muito importante porque tem histórias e ciências. 10. Toda a Bíblia é a verdade, sem qualquer mescla de erro. Isso quer dizer que todas as doutrinas, ensinos e fatos narrados são verdades divinas incontestáveis que devem ser aceitas e obedecidas pelos homens, não devendo ser tirada ou acrescentada coisa alguma, sob a pena de condenação de Deus. Leia Provérbios 30:5; João 17:17; Apocalipse 22:18-19. Escolha e assinale uma das respostas abaixo: ( ) A Bíblia Sagrada, por ser um livro santo, não registra erros e pecados.

( ) Muitos ensinos da Bíblia não servem para o nosso tempo e por isso podem ser modificados e alterados pelos homens e igrejas.

( ) A Bíblia deve ser obedecida pelos homens para a sua própria felicidade e salvação.

(23)

11. A Bíblia Sagrada, com suas leis, doutrinas e princípios, é o padrão divino, infalível e eterno, com o qual Deus julgará a conduta humana, o mundo e as religiões. Leia João 12:47-48; I Pedro 4:11; Atos 17: 11. Neste item, assinale uma das alternativas abaixo:

( ) A Bíblia Sagrada é um livro de leis somente para as igrejas terrenas. ( ) A Bíblia Sagrada é o eterno e infalível Padrão Divino para

julgamento da conduta humana e das religiões de todo o mundo. ( ) As religiões, as pessoas e o mundo nada têm a ver com a Bíblia. Você lê a Bíblia? ____________________________________________ __________________________________________________________ Que acha da Bíblia? ___________________________________________ ___________________________________________________________ Você obedece a Bíblia? _______________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 9 – BATISMO

A palavra batismo significa imersão, cobrir de águas. Existe o batismo nas águas que serve para filiação a uma igreja local, terrena, denominação, e o batismo com o Espírito Santo, que integra, faz participante a pessoa na igreja espiritual (de todas as tribos, raças, línguas, nações, épocas, etc.). Jesus Cristo, antes de terminar o seu ministério terreno, deixou duas ordenanças para serem observadas pelas suas igrejas: o batismo e a ceia do Senhor. Nesta lição, estudaremos sobre o batismo, sendo que a ceia ficará para o próximo assunto.

(24)

Mateus 3:13-15 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. Jesus nos fala para fazermos o quê e como?

Mateus 28:18-20 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3. Qual foi a recomendação de Pedro para as pessoas?

Atos 2:37-42 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 4. Aquelas pessoas foram batizadas primeiro, por quê?

Atos 8:12-17 ________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 5. Sobre qual batismo relata o texto?

Atos 10:47-48 _______________________________________________ ___________________________________________________________ 4.Romanos 6:3-4. Qual o simbolismo e qual a realidade do batismo? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ______________________________________________________ 5. Efésios 4:4-6,30. A igreja espiritual e completa possui o que?

(25)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6. I Coríntios 12:12-13. Para pertencer à igreja espiritual é necessário... ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7. I Pedro 3:20-21. Qual foi e como foi o primeiro batismo?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 8. O batismo é a primeira ordenança deixada por Jesus Cristo às suas igrejas que, segundo o Novo Testamento, deve ser ministrado por imersão total da pessoa na água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Leia: Mateus 3:13-17; 3:5-6; Mateus 28:19, João 3:23. Depois de estudar bem o item acima, escolha uma das alternativas seguintes: ( ) O batismo é um ato criado pelas igrejas cristãs.

( ) O batismo cristão é ministrado com um pouco de água na cabeça da pessoa (aspersão).

( ) O batismo instituído por Jesus é a imersão da pessoa na água, em nome do Pai, e do Filho e Espírito Santo.

9. Segundo a Bíblia Sagrada, só devem ser batizadas pessoas que de livre e espontânea vontade professem sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador e assim aceitem o batismo, ficando claro a necessidade de a pessoa estar em idade e uso consciente de sua razão, para poder entender e decidir sobre seus próprios atos e decisões. Leia: Marcos 16:16; Atos 8:12,36-39; Atos 18:8. De acordo com os ensinos neotestamentários estudados no item acima, podem ser batizadas:

(26)

( ) Pessoas convertidas que podem conscientemente assumir seus atos. ( ) Todas as pessoas logo após o nascimento.

( ) Qualquer pessoa que sinta o desejo de se batizar.

10. O batismo cristão, segundo os ensinamentos do Novo Testamento, não tem qualquer poder ou mérito para perdoar ou salvar os pecados, sendo um ato simbólico, onde a imersão simboliza o sepultamento da pessoa que morreu para o pecado, e a emersão (saída da água) simboliza a ressurreição do salvo em Cristo para viver uma nova vida com o

Senhor. Depois do batismo, a pessoa passa a fazer parte de uma igreja de Jesus Cristo. Leia: Romanos 6:3-10; Colossenses 2:12; Atos 2: 41-47. Estude, pense e responda, escolhendo uma das alternativas corretas: ( ) O batismo é um ato para lavar os pecados.

( ) O batismo tem poder para salvar as pessoas.

( ) O batismo é um ato que simboliza a morte do pecador e a sua ressurreição para viver uma nova vida com Cristo.

PARE E PENSE:

Você acha que uma criança pode ser batizada?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Como você foi batizado?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 11. Você concorda como o batismo ensinado nesta lição?

(27)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 12. Você está decidido a ser batizado nesta igreja? Por quê? (Atos 22:16) ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 10 – CEIA DO SENHOR

A ceia do Senhor, também chamada de Santa Ceia, é a segunda Ordenança de Jesus a sua igreja. Trata-se de uma cerimônia muito importante na vida de uma igreja cristã, tanto pela mensagem que traz como pelo simbolismo que encerra. Portanto, é sobre esse assunto que vamos discorrer nesta lição.

A ceia é um” memorial”, isto é, por sermos muito esquecidos, Jesus solicita que, quando necessário para ativarmos o pensamento, a lembrança, o significado, a obra Dele, fosse realizada a ceia pela Igreja. A ceia não santifica nem salva, ela é para os batizados. Complete nas linhas abaixo a aplicação encontrada nos seguintes textos bíblicos:

1. Mateus 9:9-13. Comer sal significa aliar-se. Por que Jesus comeu com o seu discípulo Mateus?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. Mateus 26:26-28. Qual o significado do pão e o vinho?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(28)

3. I Coríntios 10:1-6. Jesus Cristo esteve presente de que forma no tempo de Moisés? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 4. I Coríntios 11:28-29. Qual a condição necessária para se poder tomar ceia?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 5. Lucas 23:39-40. O ladrão na cruz tomou a ceia para ser perdoado? O que ele fez?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6. Apocalipse 19:6-9. Quando e onde será a última ceia?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7. Quem deve participar da ceia?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(29)

8. A ceia do Senhor, segunda ordenança de Jesus Cristo às suas igrejas, é um cerimonial em memória do sacrifício e morte expiatória de Jesus, sendo os seus elementos o pão e o vinho. De acordo com este estudo, escolha uma das alternativas abaixo:

( ) A ceia do Senhor é um jantar de confraternização das igrejas cristãs. ( ) A ceia do Senhor é uma cerimônia espiritual em memória do

sacrifício de Jesus.

( ) O pão é o único elemento da ceia do Senhor.

9. O pão usado na ceia do Senhor simboliza o corpo de Jesus, pregado e morto na cruz em nosso lugar, e o vinho simboliza o Seu sangue em remissão pelos nossos pecados, sendo, portanto, um ato simbólico do sacrifício de Jesus Cristo. Agora que você já estudou bem o item acima, responda a seguinte questão, escolhendo uma das alternativas abaixo. O PÃO E O VINHO USADOS NA CEIA DO SENHOR SÃO:

( ) Símbolos do corpo e do sangue de Jesus. ( ) O corpo e o sangue de Jesus.

( ) Sem qualquer significado.

10. Sendo a Ceia do Senhor um ato simbólico e não real, conforme prescreve o Novo Testamento, o pão continua sendo pão e o vinho continua sendo vinho, sem qualquer transformação especial, não tendo por conseguinte qualquer poder miraculoso pra poder perdoar pecados ou conceder bênçãos especiais, devendo, por isso, ser precedida por um solene e sincero autoexame de cada participante .Leia I Coríntios 11:26-32. Baseado neste estudo, responda escolhendo uma das alternativas: ( ) A ceia do Senhor pode nos conceder bênçãos especiais e perdoar pecados.

(30)

( ) A ceia do Senhor não tem qualquer poder miraculoso: é simbólico. ( ) O pão e o vinho tornam-se divinos após a benção.

PENSE E RESPONDA:

A ceia do Senhor nos fala do sacrifício de Jesus pelos nossos pecados. Que significado tem o sacrifício de Jesus para você?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Você já aceitou o sacrifício de Jesus em sua vida?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Você já entregou sua vida a Jesus? Qual sua decisão agora?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 11 – CORPO FÍSICO E ESPIRITUAL

Toda a obra de Deus está mais voltada a vida espiritual que material, porque o corpo material acaba, mas o espiritual permanece para sempre. Coloque sua interpretação pessoal tomando como referência os textos:

(31)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. Lucas 17:11-19. Os homens foram curados fisicamente ou

espiritualmente?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3. Lucas 16:19-31. O corpo espiritual pensa, sente, quer?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

4. Lucas 24:01-12. Qual corpo de Jesus ressuscitou?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 5. Romanos 1:26-32. O que acontece quando as pessoas prejudicam seus corpos?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6. I Coríntios 15:16-19; 40-50. Existe corpo espiritual e físico?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7. Apocalipse 21:4,8. O que acontece com os corpos espirituais dos que creram e dos que não creram?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(32)

8. Filipenses 3:20-21. O que acontecerá com aqueles que permanecerem em Jesus? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 12 – CRENÇAS

Superstição: É crença em objetos, seres, plantas, etc., atribuindo-lhes poder de proteção, defesa ou influência na vida das pessoas. Exemplos: • Objetos: figa, sinal da cruz, 13, imagens, fitinhas, quadros, etc. • Seres: Gato preto, leão marinho. Etc.

• Plantas: “Comigo ninguém pode”, “Espada de S. Jorge”, arruda, etc. • Astros: horóscopos, etc.

Na realidade, uma vida dependente de Deus dará maior resultado, segurança, paz, conforto, salvação, porque Deus nunca falha.

Leia os textos seguintes e coloque com suas palavras o que se entende: 1. Romanos 1:18-25. O que fizeram com a glória de Deus?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. Atos 16:16-19. Usavam a religião adivinhação para quê?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3. Atos 19: 17-20. Quem e por que queimaram os livros? Qual o valor? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 4. Atos 19:23-27. Qual o receio daqueles profissionais de imagem?

(33)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 5. Atos 17:30. O que Deus pede aos que são esclarecidos?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6. Apocalipse 21:8. Qual o fim para os que tais coisas praticam?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7. Acrescente outras coisas que outros creem, mas você não crê mais: ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 13 – IGREJA

O que é Igreja? Literalmente, significa: àqueles que Deus em Cristo chama para fora (do mundo). A igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Toda pessoa que aceita Jesus como Salvador, deve fazer parte de uma igreja pelo batismo. A Igreja é uma organização divina para a vida em comum dos salvos, com o fim de promoverem o Reino de Deus nas suas vidas e no mundo. Precisamos saber principalmente o que é uma Igreja Cristã e qual a sua missão aqui na terra.

1. É comunidade local? Por que?

1 Coríntios 1:2 _______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. Quem faz parte da Igreja? Por que?

(34)

Hebreus 12:22-24 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

3. Qual o simbolismo referente à igreja?

a) Colossenses 1:24 ___________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) Efésios 5:25-27 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

4. Qual a finalidade da igreja?

a) João 4:19-24 ______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) Efésios 4:10-13 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ c) Romanos 10:8-15 __________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 5. Qual a igreja autêntica hoje?

Efésios 2:19-22_______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(35)

6. Em que se baseia a autoridade da igreja?

2 Timóteo 3:16 ______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7. Qual deve ser a atitude do salvo em relação à igreja?

a) Hebreus 10:25 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) Atos 5:12-14 ______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 8. Por que se tornar membro da igreja?

Mateus 16:18-19 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 9. Participar da igreja é uma identificação com Jesus? Por que?

Mateus 10:32-33 _____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 10. Uma igreja de Jesus Cristo é uma congregação de pessoas salvas, regeneradas e batizadas, que se associam uns aos outros sob a mesma fé, na comunhão do Evangelho, tendo Jesus Cristo como seu fundador, pedra fundamental, sustentador e soberano chefe. Leia Atos 2:41-47; II Tessalonicenses 3:6; Atos 4:10-11; Efésios 2:19-21. Pelo estudo acima, você entendeu que uma Igreja de Jesus é:

(36)

( ) Uma congregação de pessoas regeneradas e batizadas. ( ) Um templo onde as pessoas se reúnem para cultuar a Deus. ( ) Uma organização religiosa chefiada por um homem..

11. A missão da Igreja de Jesus Cristo é promover o reino de Deus no mundo, pela pregação do evangelho a todos os perdidos, e nos seus membros, os salvos, pelo doutrinamento cristão, bem como observar as ordenanças deixadas por Jesus. Os membros de uma Igreja cristã desfrutam dos dons, direitos e privilégios que lhes são concedidos pela santa vontade de Deus. Leia: Mateus 28;19, Atos 20:27-28; Efésios 4:7-12; Atos 2:41-42. Pelo que você entendeu do estudo acima, a missão da Igreja é:

( ) Promover atividades sociais e cuidar da beneficência. ( ) Receber e amparar os filhos de Deus, ajudando-os em suas necessidades.

( ) Promover a evangelização do mundo e doutrinamento dos salvos. 12. Jesus Cristo é a cabeça da Igreja e a Bíblia Sagrada é a sua única regra de fé e prática, sendo seus oficiais, de acordo com a Bíblia, os pastores, também chamados de presbíteros e bispos, e os diáconos, cujos deveres, qualificações e direitos se encontram no Novo Testamento,

principalmente nas epistolas de Paulo a Timóteo e a Tito. Leia: Efésios 5:23; II Timóteo 3:14-17; Filipenses 1:1; I Timóteo 3:1-10; Tito 1:5-9. Pelo estudo acima você entendeu que:

( ) O cabeça da Igreja é o pastor. ( ) Jesus Cristo é o cabeça da Igreja.

(37)

PENSE E RESPONDA:

De acordo a lição, você acha que todas as igrejas são de Jesus? Por quê? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ A igreja que você pertence é de Jesus Cristo? Por quê?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 14 – DINHEIRO

Você gasta grande tempo de sua vida para ganhar dinheiro. A Bíblia ensina que tudo o que fazemos deve glorificar a Deus (1 Coríntios 10:31). Assim sendo, nós podemos e devemos glorificar o nome de Deus através do dinheiro. A Palavra de Deus tem rica orientação sobre dinheiro, bens materiais, fiador, etc. Isso por que Deus sabia das dificuldades, tentações e pressões que iríamos enfrentar nesta área. É plano de Deus que tenhamos vitória nessa área da nossa vida. Também como filhos de Deus, devemos ter novo sistema de valores. Colossenses 3:1-2 diz: “…buscai as coisas do alto…”. Coloque em suas palavras os pontos salientes dos textos:

1. Deus promete suprir as nossas necessidades. (Filipenses 4:6-19) O que devemos fazer?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. Atitudes e decisões em relação ao dinheiro (Romanos 13:8; 1 Timóteo 6:6-10; 17-18): Como devemos agir?

(38)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3. Responsabilidade para com a família. (1 Timóteo 5:08): é obrigação? Por quê?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 4. Participação para com a família (1 Timóteo 5:08): é obrigação? Por que?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

5. Dar o dízimo é atitude positiva de uma vida transformada (Mateus 23.23). O que fazer e o que deixar de fazer?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6. Avaliações honestas sobre o dinheiro (Mateus 19:21-22; Lucas 12:18-21): qual deve ser a atitude equilibrada sobre o assunto?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7. Deus conhece o nosso coração (mente) (Atos 5:3-4). Como devemos, portanto, agir?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(39)

8. Qual deve ser a maneira correta de lidar com o dinheiro? (Mateus 6:24) ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 15 – RELIGIÃO

Religião significa: religar com Deus. Desde o princípio, o plano de Deus foi o bem-estar de todos. Com o pecado, houve a separação

(morte); desde então, criaram-se formas de tentar religar o homem com Deus, cada um buscando seu caminho e evitando a solução apesentada pelo Senhor. Responda com suas palavras aos textos bíblicos abaixo: 1. O Espiritismo crê na reencarnação (uma forma de chegar-se aos céus (à perfeição) sem Jesus), mas o que está escrito em Hebreus 9:27-28? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. O Catolicismo ensina que existe o purgatório (uma forma de sair do tormento e ir para os céus sem Jesus), o que diz a Palavra de Deus em Lucas 16:26?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3. Os Testemunhas de Jeová pregam que a terra será reformada (porque somente 144.000 irão para os céus e Jesus não é o Filho de Deus), porém, conforme 2 Pedro 3:10,13 no que devemos crer?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(40)

4. As seitas filosóficas ensinam o bem-estar nesta vida terrena

esquecendo-se após a morte (porque não querem ou não se interessam por Jesus). Lemos em 2 Coríntios 4:3-4 o quê?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 5. Denominações evangélicas pregam muito: cura Divina, dons

espirituais, expulsão de demônios. O que aprendemos nos textos abaixo a respeito disso? 1 Coríntios 15:19 (cura divina); Mateus 7:22-23 (dons espirituais) e Tiago 4:7 (expulsão de demônios)?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 6. Você tem segurança para ficar firme ante as afirmações dos cinco primeiros itens? Veja 1 Pedro 3:14-15:

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 7. Os batistas (aceitaram Jesus como único e suficiente salvador) se entendem que devem ensinar princípios sobre a vida espiritual desde agora até a eternidade. Por quê? (Apocalipse 21:7)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 8. Alguns textos que o ajudarão a firmar-se em Cristo Jesus:

a) Gálatas 1:3,4,8 ensina-nos o que?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) 2 Pedro 3:15-16; O que fazem aqueles que não entendem a Bíblia? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ c) João 5:39. Para que devemos ler a Bíblia?

(41)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 9.Com tudo que foi exposto, qual a verdadeira religião?

a) João 14:6 _________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) 1Timóteo 2:5 ______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ c) Hebreus 9:15 ______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ d) Hebreus 12:22-24 __________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ e) Efésios 4:5-7 ______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ f) Efésios 2:20 e 19 ___________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ g) 1 Coríntios 3:11 ____________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ f) Sua conclusão: _____________________________________________ ___________________________________________________________

(42)

___________________________________________________________

ESTUDO 16 – JUSTIFICAÇÃO

1. Uma das grandes bênçãos do Evangelho, concedidas por Jesus Cristo a todos os que n´Ele creem, é a JUSTIFICAÇÃO, que inclui o perdão dos pecados e a promessa da vida eterna, de acordo com os princípios da justiça divina. 1. Leia: Atos 13:39, Isaias 53:11, Romanos 8: 1-4: Tito 3:7; I Joao 2:25: João 3:16. Escolha e assinale uma das alternativas abaixo: ( ) A justificação é concedida por Jesus Cristo a todas as pessoas. ( ) A justificação é concedida somente aos que creem em Jesus Cristo. ( ) A justificação é a desculpa que o pecador pode apresentar para se 2. A justificação nos é concedida não em consideração a quaisquer méritos ou boas obras que tenhamos feito, mas unicamente, pela fé em Jesus Cristo e no Seu sangue redentor, pelo que a Sua perfeita justiça nos é atribuída gratuitamente por Deus. Leia: Leia: Romanos 4: 4:5: Filipenses 3: 8,9: Tito 3:5,6; Romanos 5:19; Romanos 3:24-28. Segundo o estudo do item acima, você entendeu que:

( ) A justificação nos é concedida mediante os nossos próprios sacrifícios.

( ) A justificação é um direito de quem pratica boas obras.

( ) A justificação nos é concedida somente pela fé em Jesus Cristo. 3. Mediante a grande bênção da JUSTIFICAÇÃO, o salvo é levado a um estado de bendita paz e favor de Deus e lhe é assegurada as demais bênçãos necessárias nesta vida e na eternidade. Leia João 14:27; Romanos 5: 1-2; Filipenses 4.7; Mateus 6:33; Romanos 8:31-39. Após o estudo do item acima, escolha e assinale uma das alternativas;

(43)

( ) A justificação traz paz e muitas outras bênçãos para o salvo. ( ) A justificação não deixa mais a pessoa pecar.

( ) Mediante a justificação, a pessoa fica livre para pecar à vontade. PENSE E RESPONDA:

a) Você já experimentou a bênção da justificação de Deus em sua vida? ___________________________________________________________ b) Você realmente sente a paz de Deus em seu coração?

___________________________________________________________ c) Ou sente continuamente o peso dos seus pecados?

___________________________________________________________

ESTUDO 17 – REGENERAÇÃO

A salvação oferecida por Deus oferece perdão de pecados, sim. Mas vai além disso. Produz uma profunda e inexplicável mudança na vida da pessoa, que é a REGENERAÇÃO ou NOVO NASCIMENTO. A regeneração capacita o salvo a viver de acordo com a vontade de Deus, o que não seria possível sem essa mudança, isto é, o homem natural não tem condições necessárias para viver segundo a vontade do Senhor ( I Coríntios 2;14). Nesta lição, vamos estudar sobre esse assunto que você precisa conhecer. 1. O pecador, ao ser salvo, é regenerado, isto é, nasce de novo, o que consiste em dar valor a uma nova e santa disposição a sua mente, para poder viver como uma nova criatura, servindo a Jesus Cristo e NÃO ao pecado. Leia: João 3:3-5, Romanos 6:6,11-13; Ezequiel 36:26-27; II Coríntios 5:17, Filipenses 4:8. Do que estudou acima, você entende: ( ) A regeneração não entra no processo de salvação.

(44)

( ) O pecador pode viver perfeitamente como salvo sem ter sido regenerado.

( ) O pecador salvo é uma criatura, regenerada, em Jesus Cristo. 2. A regeneração é um processo espiritual que se efetua no íntimo do pecador pela ação do Espirito Santo, de acordo com a verdade Divina, de um modo acima e fora da compreensão da própria pessoa. Leia: Tito 3: 5-7; João 1.1-13; Tiago 1.16-18; João 3:8. Diante do que estudou no item acima e entendeu a lição, escolha e assinale uma das alternativas abaixo: ( ) Regeneração é o mesmo que reencarnação.

( ) Regeneração é uma mudança fundamental na vida da pessoa, operada pelo Espirito Santo.

( ) Regeneração é uma transformação que a pessoa, por sua própria força de vontade, impõe a sua vida.

3. A evidência de que uma pessoa é regenerada, nascida de novo, está na sua obediência voluntária ao Evangelho e a Palavra de Deus, nos santos frutos do arrependimento e na nova vida de fé em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor. Leia: 1 Pedro 1.22-25; Efésios 4:20-32; 5: 8-21; Gálatas 5:19-25; 1 João 5: 4-18. Sendo assim, escolha uma das alternativas abaixo:

( ) A prova de que uma pessoa é regenerada está em ser batizada e ser membro de uma Igreja qualquer.

( ) A prova de que uma pessoa é regenerada está em comungar e guardar o domingo.

( ) A prova de que uma pessoa é regenerada está na sua nova vida em obediência à Palavra de Deus.

(45)

A sua vida mostra que você é uma pessoa regenerada? Por quê? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 18 – ETERNIDADE DA SALVAÇÃO

A salvação de uma pessoa é eterna ou ela ainda pode cair e se perder? É o que muitos perguntarem e essa dúvida é questionamento para muitas pessoas. Ora, confiamos em Deus Todo Poderoso que além de poder nos salvar, pode, também, nos guardar e sobretudo garantir a nossa salvação. Em Deus, o salvo está totalmente seguro: ele não perde a salvação. É sobre esse oportuno assunto que vamos estudar nesta lição. 1. A pessoa verdadeiramente salva, isto é, aquela, que, arrependida totalmente de seus pecados, depositou sua fé e esperança em Jesus Cristo e no seu sacrifício remidor perseverará até o fim; é eternamente salva. Pode cair em tentação, mas não permanece no pecado. Leia: João 8:31, I João 2:27-28; 5:3-5; Hebreus 3:14; Mateus 24: 12-13. Por este estudo, você deduz que:

( ) O salvo pode perder a salvação.

( ) Só é verdadeiramente salvo aquele que persevera até o fim. ( ) O salvo verdadeiro é aquele que não peca.

2. Uma providência divina especial vela constantemente pelo bem-estar do salvo, guardando-o, pelo poder e graça de Deus, do poder do mal, mediante sua fé, contando também com a luta do próprio salvo contra o mal. Leia: Romanos 8:28; Jeremias 32:40; Salmo 91:11-12; I Pedro 1:5; João 10:27 a 29. Segundo você entendeu pelo estudo do item acima, escolha uma das alternativas seguintes, que achar correta:

(46)

( ) O salvo luta sozinho contra o mal, pecado e a tentação.

( ) O salvo conta com a ajuda e providência de Deus na sua luta contra o pecado.

( ) O salvo não enfrenta mais lutas pelo pecado, porque o inimigo não mais o tenta.

3. A perseverança do verdadeiro salvo, o seu apego e obediência

constante a Cristo e a sua Palavra são os indícios evidentes e irrefutáveis da sua fé e conversão, o que o distingue do falso cristão, daquele que não é verdadeiramente salvo. Leia: I João 2:19; Lucas 8:13; Joao 6.55-69. Do estudo acima, você entende e concluiu que:

( ) O salvo é conhecido pela prática da caridade. ( ) Não existe cristão falso, que não é salvo.

( ) O verdadeiro cristão, salvo, se conhece pelo seu testemunho de vida e obediência a Jesus Cristo.

PENSE E RESPONDA:

Você se considera uma pessoa verdadeiramente salva? Por quê?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Qual sua dúvida, se tem?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(47)

Precisa da ajuda de alguém?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ESTUDO 19 – JUSTOS E ÍMPIOS

Todas as pessoas são pecadoras diante de Deus e de suas santas leis, mas baseados no fato da conversão ou incredulidade, a Bíblia nos mostra a existência de dois grupos distintos: os justos e os ímpios. É justamente sobre esses dois grupos que estudaremos nesta lição.

1. Há uma diferença radical e essencial entre os justos e os ímpios, e esta já se observa neste mundo, todavia é muito mais acentuada na vida futura, a eternidade, quando ambos os grupos viverão separadamente, isto é, os justos no céu com Deus e os ímpios no inferno, no castigo eterno. Leia: Malaquias 3:18; Salmo 1:01-06; Daniel 12:2; Mateus 25:31-34,41,46. Pelo estudo do item acima e leitura dos textos, você entende: ( ) Todos são pecadores e iguais diante de Deus.

( ) Existem dois grupos de pessoas: os justos e os ímpios. ( ) Os justos e os ímpios vivem juntos neste mundo e também na eternidade.

2. Os justos, segundo Deus, são todos os pecadores que pelo

arrependimento e fé em Jesus Cristo foram regenerados pelo sangue, remidos e santificados pelo poder em ação do Espírito Santo, sendo, por isso, justificados por Deus e destinados a salvação eterna. Leia Romanos 3:24-26; 6:16-18,22; I Coríntios 6:10,11; I João 1:7. Após o estudo do item acima, responda, escolhendo uma das alternativas abaixo: ( ) Os justos são todas as pessoas que não pecam.

Referências

Documentos relacionados

A computação em nuvem possui múltiplos atributos para o campo da Ciência da Informação, pois com ela podemos potencializar o armazenamento de dados, trafego de dados em

Este decreto-lei aplica-se aos modelos Hyundai Tucson e Santa Fe, que apesar de serem considerados “Classe 2”, cumprem os requisitos técnicos relevantes para reclassificação

Como por exemplo o tema de segurança ambiental e humana, que não eram considerados questões de segurança, mas na atualidade passaram a ser importantes debates da

Relação entre as variáveis ambientais (altura, cota do rio, temperatura do ar média, temperatura do ar máxima, temperatura do ar mínima, umidade relativa do ar e precipitação e

Interesse nada incomum a respeito do Oriente, que se manteria como indexador do imaginário europeu a respeito do Outro, por todo o século XVI, XVII e XVIII,

Com relação ao entendimento dos usuários do Facebook sobre as publicações feitas no site como sendo de caráter público ou privado, os entrevistados concordam que nem tudo que

Há 18 anos no mercado, a Anastassiadis Arquitetos destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comercial, corporativa,

Está aqui a parcela da configuração que foi removida e adicionada para trás da executar- configuração do OPS-centro S I Deployer:.. ops-centers