• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTO PARA RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCEDIMENTO PARA RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROCEDIMENTO PARA

RETORNO ÀS AULAS

PRESENCIAIS

VERSÃO RESUMIDA EDIÇÃO 3

ORIENTAÇÕES AOS

PAIS E ALUNOS - COVID-19

(2)

UMA NOVA ROTINA

Prezados pais e/ou responsáveis,

Estamos diante de um grande desafio que é a retomada das nossas rotinas escolares em meio à pandemia do COVID-19 e, como educadores Maple Bear, temos a preocupação de fazer com que a estruturação dos nossos procedimentos de retorno às aulas aconteça de maneira a garantir uma retomada com segurança e qualidade para toda a nossa comunidade escolar.

Nesse cenário, voltamos com muitos aprendizados e, principalmente, com uma genuína preocupação de acolhimento , onde a proteção de nossas crianças, famílias e funcionários é prioridade em toda tomada de decisão da direção de nossa escola.

(3)

PROCEDIMENTOS GERAIS

- Nossa escola retomará as aulas presenciais mediante orientação formal do Município ou Estado.

- Toda a equipe da escola está apta e recebeu treinamento quanto aos procedimentos de segurança e higiene.

- Checaremos temperatura de alunos, colaboradores e visitantes.

- Manteremos os espaços da escola arejados e com ventilação natural em todos os ambientestes com uso de termômetro digital infravermelho para testa assim que chegarem à escola.

- Disponibilizaremos álcool gel 70% nas salas, entradas e corredores para uso de colaboradores e alunos.

- Disponibilizaremos tapete capacho sanitizante na entrada da escola (recepção) para higienização de calçados.

- Recomendamos que os alunos utilizem máscaras de tecido e não descartáveis, considerando as orientações do Ministério da Saúde e que cheguem na escola já portando as máscaras.

- Recomendamos que seja enviada uma máscara extra para cada aluno caso seja necessário realizar a troca da mesma na escola. Além disso, enviar embalagens, tais como sacos plásticos com fechamento hermético, para acondicionar as máscaras usadas.

- Recomendamos que as máscaras sejam lavadas e higienizadas diariamente, as quais serão de uso pessoal (se possível com nome), sem possibilidade de compartilhamento com terceiros.

(4)

PROCEDIMENTOS GERAIS

- Higienizaremos todos os espaços da escola a cada mudança de turno com itens de limpeza comuns e efetivos, priorizando produtos neutros para não prejudicar alunos com problemas respiratórios. Realizaremos limpeza das superfícies, com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio).

- Envie sempre os alunos de banho tomado e com roupa limpa. Nunca repetir o uniforme, bem como sem tomar banho antes de vir para a escola.

- Solicitamos que as crianças não utilizem adornos, como anéis, colares, brincos grandes, laços e arcos grandes. As meninas, sempre que possível, devem vir com os cabelos presos.

- Caso a criança apresente febre ou qualquer outro sintoma de doença viral não será possível sua permanência na escola e os pais serão acionados de

imediato.

- Pedimos aos pais que, se antecipadamente já tenham percebido que a criança está com febre ou apresenta qualquer dos sintomas de doenças virais (tais como tosse seca, coriza, dor de cabeça, diarreia, vômitos, aumento de temperatura e ausência de olfato e paladar), entrem em contato com a escola através de nossos canais de atendimento para comunicar a ausência da criança.

(5)

AO CHEGAR NA ESCOLA

- A entrada será no modelo Drive Thru.

- Pais e alunos deverão chegar na escola de máscara.

- Para evitar aglomerações, os pais deverão seguir os horários de entrada agendados com a escola de acordo com a turma do aluno.

- Preferencialmente, a mesma pessoa seja responsável por trazer o aluno todos os dias, evitando rodízio de pessoas vindo à escola.

- Os alunos terão sua temperatura checada ao acessar as instalações da escola com termômetro digital infravermelho para testa.

- Borrifaremos álcool 70% em gel, líquido ou espuma nas mãos de alunos e visitantes antes de entrarem na escola.

- Pedimos que os pais não permaneçam no hall da escola e direcionaremos os alunos à suas salas a fim de evitar aglomerações.

- Os alunos serão direcionados às suas respectivas salas pelo professor (a) e/ou assistente a fim de evitar aglomeração na recepção e farão lavagem das mãos com água e sabão antes das aulas iniciarem.

(6)

SALAS DE AULA

- Maçanetas, brinquedos e utensílios serão higienizados com álcool 70% a cada troca de turno.

- Retiraremos da sala de aula ursos de pelúcias ou outros itens com tecidos mais complexos para higienizar.

- Tapetes da sala serão higienizados todos os dias.

- Capas dos livros de leitura e Student Learning Material serão higienizados antes e após contato e uso dos alunos.

- Respeitaremos distanciamento mínimo de 1,5m indicado pelos órgãos sanitários locais entre as mesas dispostas na sala de aula.

- Ao organizar as mesas e cadeiras da sala de aula e disposição dos alunos, será previsto o máximo de distanciamento mínimo sempre que possível.

- Salas serão mantidas arejadas e com ventilação natural.

- Disponibilizaremos álcool 70% para higienização de mãos no local. - Esterilizaremos todos os materiais que serão utilizados nas atividades com as crianças antes do início da aula.

- Promoveremos rotina com alunos para lavagem das mãos e uso do banheiro a fim de que tenham atenção redobrada com a higiene neste período. Teremos um momento específico em sala para demonstrar procedimentos de higienização.

- Professores e assistentes lavarão suas mãos com água e sabão, além da higienização das mãos com álcool gel ou líquido 70% durante todo o expediente.

- Professores e assistentes terão atenção especial ao longo do dia com crianças pequenas em relação ao uso da máscara.

- Na hora da troca de fralda e roupa de crianças pequenas, a assistente lavará suas mãos antes e depois. Durante a troca, fará uso de luva descartável, desinfectando o trocador com álcool e esperando secar antes de deitar a criança para a troca.

(7)

REFEITÓRIO

- Os alunos serão instruídos a lavar suas mãos com água e sabão antes e após as refeições.

- Priorizaremos que lanches sejam servidos aos alunos e consumidos dentro da sala de aula.

- Caso necessário, realizaremos escala no refeitório com as turmas em horários alternados para evitar aglomeração.

- A equipe da cozinha já possui uma rígida rotina de higienização de frutas, embalagem de alimentos e garrafas antes do preparo das refeições. Geladeiras, freezers, fornos, fogão e demais eletrodomésticos serão higienizados regularmente com água, sabão e sanitizantes.

- Alunos deverão trazer suas próprias garrafinhas de água para consumo pessoal.

Por toda a escola, disponibilizaremos placas e sinais de advertência em locais visíveis que promovam medidas protetoras adequadas (tais como: imagens sobre a transmissão do vírus, adequada higienização das mãos, manter distância de segurança, etiquetas de tosse e espirro e uso

(8)

SAÍDA DE ALUNOS

- Criaremos escalas para saída de alunos, a fim de reduzir fluxo de pais e alunos, definindo horários específicos de acordo com as turmas.

- Os alunos sairão da sala somente após o responsável chegar à escola.

- Caso os alunos tenham que aguardar o responsável em um mesmo ambiente, que seja respeitado o distanciamento sugerido de 2 (dois) metros ou

espaçamento indicado pelos órgãos sanitários locais.

- Para evitar aglomerações, os pais deverão seguir os horários de saída agendados com a escola de acordo com a turma do aluno e manter a distância de 2 (dois) metros da entrada da escola ao receber a criança.

- Orientamos que os pais não entrem na escola para buscar seus filhos, tendo em vista que o professor ou assistente da escola que conduzirá a criança até o responsável.

- As crianças sairão da escola com as máscaras e os pais deverão ou higienizá-las imediatamente ao chegarem às suas casas. Sugerimos que as crianças sigam sua rotina frequente de higienização ainda que estejam em casa, bem como tenham seus uniformes e calçados higienizados diariamente.

(9)

REFERÊNCIAS E CONSULTAS

As orientações deste manual foram realizadas com base nos principais órgãos de saúde abaixo. Consulte com frequência as atualizações: - Organização Mundial da Saúde

- Organização Pan-Americana de Saúde - Ministério da Saúde

DÚVIDAS OU SUGESTÕES?

Nossa equipe está ao dispor das famílias Maple Bear para sanar suas dúvidas e prestar possíveis esclarecimentos.

Entre em contato conosco por nossos canais de atendimento:

28

3027-2838

28

99987-2838

secretaria@maplebearcachoeiro.com.br

Referências

Documentos relacionados

Surubim, 01 de janeiro de 2021.. Após o período de isolamento causado pela pandemia de Covid-19 e a mudança das práticas pedagógicas para o ensino remoto, chegou a hora de

b) síndrome gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG, para o qual não foi possível a investigação laboratorial específica, e que tenha histórico de contato com

Essa foi a forma com que a educadora do 5º ano do ensino fundamental em Santo André, na Grande São Paulo, encontrou para driblar as dificuldades dos estudantes com a volta ao

Encaminhamento para higienização de mãos e acesso à sala de aula. 37,5ºC ou ACIMA Encaminhamento para casa ou sala individual para aguardar transporte. Levado a uma sala

CADASTRAR NOVOS CLIENTES, ATENDER CLIENTES JÁ CADASTRADOS, ELABORAR PEDIDOS. TER CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA NAS ROTINAS ADMINISTRATIVAS. CONHECIMENTO NO PACOTTE OFFICE. HORÁRIO

• Seguir as orientações das autoridades de saúde para garantir a higiene da Escola e a segurança de seus alunos, colaboradores, famílias e comunidade escolar em geral.. • A

REQUISITOS Escolaridade mínima: ter concluído o ensino fundamental I; Idade mínima: 18 anos completos; Ter concluído o curso na área de eletricidade ou conhecimentos na área

2.1 – Sobre o retorno dos alunos à Escola: Para mantermos o retorno às aulas, com toda a Escola em funcionamento, é importante que as regras de convivência e de seguran- ça