• Nenhum resultado encontrado

GUIA RÁPIDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA RÁPIDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EAD"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

GUIA RÁPIDO DO CURSO DE

(2)

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Fundada em 1970 com o intuito de oferecer o primeiro curso superior de Turismo do Brasil, a Universidade Anhembi Morumbi ampliou sua oferta de cursos em diferentes áreas durante a década de 80. Credenciada como universidade na década de 90, inaugurou seu segundo câmpus, localizado na região da Mooca, para oferta concentrada de cursos na área da Saúde. Nas duas primeiras décadas do novo milênio, a Universidade continuou sua trajetória de expansão com o lançamento de novos câmpus – Morumbi, Vale do Anhangabaú, Paulista 1 e Paulista 2 – e polos de educação a distância em diversas regiões.

Ao longo de sua história, a Anhembi Morumbi tornou-se reconhecida pela oferta de cursos inéditos como: Gastronomia, Aviação Civil, Design Digital, Quiropraxia, entre outros.

Em 2005, torna-se uma universidade internacionalizada ao integrar a Rede Internacional de Universidades Laureate, dinamizando ainda mais o binômio “criatividade e inovação” que sempre esteve presente na Anhembi Morumbi. Com a internacionalização, passou a oferecer aos estudantes a oportunidade de formação e atuação mundial por meio de programas exclusivos de intercâmbio para complemento de suas matrizes curriculares, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Situada em São Paulo, a Anhembi Morumbi conta, atualmente, com mais de 36 mil estudantes em Cursos Superiores de Tecnologia, de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu, nas modalidades presencial e a distância, além de Pós-graduação Stricto Sensu e cursos de Extensão.

A Universidade tem como missão “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social com espírito empreendedor e valores éticos”. Sua visão é: “Consolidar a posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atua, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores modelam nossas ações, potencializando ainda mais resultados sempre voltados à educação e à excelência acadêmica, assegurando a perenidade de nossa Instituição, que valoriza o Respeito à Diversidade, o Trabalho em Equipe, a Inovação, o Foco em Resultado, a Responsabilidade Corporativa, o Compromisso Social, a Ética, Transparência e a Paixão.

ESCOLA DE NEGÓCIOS

Em 2006, iniciou-se na Universidade Anhembi Morumbi a concepção do projeto que veio a dar origem à criação das Escolas. Naturalmente, os cursos já estavam agrupados por áreas de conhecimentos afins, e o projeto de implantação das Escolas, entre 2009 e 2010, formalizou uma prática já existente. Ao estimular a sinergia entre os cursos afins, novas matrizes curriculares foram concebidas e foram implantadas neste mesmo período.

Neste sentido, a Missão da Escola de Negócios, criada no segundo semestre de 2009, é garantir oportunidade de alto desempenho para todos os alunos, implementando sistemas de aprendizagem que privilegiem o trabalho cooperativo, o uso de estudos de casos e os projetos, tendo como alicerces a internacionalidade e a inovação, promovendo a realização e o sucesso profissional do corpo discente e dos egressos, e colaborando para o desenvolvimento do País.

(3)

A matriz curricular dos cursos da Escola é composta por unidades de conteúdo que buscam o aprendizado por meio de competências em que o conhecimento transcende a informação. A formação compreensiva e ampla a respeito das complexidades humana e empresarial é possibilitada por meio de características inter e multidisciplinares das unidades de conteúdo, reforçada pela sinergia entre as unidades; de maneira que o aluno de qualquer dos cursos componentes da Escola desenvolva um conjunto de habilidades em perfeita consonância com o perfil desejado do egresso.

HISTÓRICO DA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

A Universidade Anhembi Morumbi pesquisa desde o início dos anos 80 o uso e aplicação de tecnologias de comunicação e informação no ensino superior . Na década de 1980, o videotexto configurava uma possibilidade real de se desenvolver o que a Anhembi Morumbi chamou de “Pedagogia da Tela”, com o desenvolvimento de conteúdos e projetos voltados para a disseminação de aulas pelo sistema.

Na década de 1990, com o surgimento e consolidação da Internet e devido às próprias experiências desenvolvidas durante a década anterior com o videotexto, a Anhembi Morumbi começou a pesquisar o uso da Internet no ensino, o que hoje é conhecido como “e-learning” ou Web Based Education (Educação baseada na WEB).

Nesse mesmo período, a Universidade desenvolveu e implantou a Unidade Web, um sistema de autoria no qual o próprio professor disponibilizava suas aulas e conteúdos na web sem necessitar de auxílio de equipe de desenvolvimento ou de suporte tecnológico.

No início do ano 2000 a Universidade Anhembi Morumbi propôs a outras nove universidades brasileiras a formação do Instituto Universidade Virtual Brasileira – iuvb.br, que consiste em um projeto que reúne uma rede de instituições de ensino superior espalhadas em todo o Brasil visando a otimização e potencialização dos investimentos e recursos disponibilizados para a implantação da educação a distância.

Essa experiência acumulada possibilitou à Anhembi Morumbi a oferta cursos de educação a distância de extensão, especialização, além de disciplinas dependência (“DP's on-line”) e outros projetos especiais.

No primeiro semestre de 2005 foi iniciada a oferta dos cursos sequenciais a distância autorizados no ato do credenciamento. Foram abertos os cursos de: •

• •

Gestão e Planejamento de Marketing e Vendas Gestão de Negócios Empresariais

Gestão de Segurança Empresarial e Patrimonial

No ano de 2008 foi lançado o curso de pós-graduação online em Gestão de Empresas e em 2009 foi implantado o curso online de Administração. Em 2012 a Universidade Anhembi Morumbi lançou o curso online de Letras e amplia a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu à distância, com os cursos de Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Gestão de Projetos e Portfólios, e Gestão de Tecnologia da Informação.

No segundo semestre de 2012 a Universidade Anhembi Morumbi abriu dois novos polos de apoio presencial para a educação à distância: São Bernardo do Campo e Campinas.

A Escola oferece cursos presenciais em Administração, Ciências Contábeis, Comércio Internacional, Marketing e Relações Internacionais; cursos superiores de tecnologia em Marketing, Processos Gerenciais, Gestão Comercial, Finanças, Comércio Exterior e Recursos Humanos. Além disso, oferece cursos na modalidade EAD de bacharelado em Administração e Ciências Contábeis; cursos superiores de tecnologia em Processos Gerenciais, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Negócios Imobiliários, Marketing, Gestão Financeira, Logística, Gestão de Recursos Humanos e Comércio Exterior. Adicionalmente, oferece os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais: MBA em gestão de Negócios, MBA em Marketing e Vendas e MBA em Recursos Humanos e na modalidade EAD os cursos de especialização em Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Projetos e Portfólios, Gestão de Marketing, e Gestão da Tecnologia da Informação. Todos têm como finalidade desenvolver competências (saber agir), habilidades (saber fazer e conhecer) e atitudes (saber ser). A Escola espera que seu aluno seja capaz de efetivar ações e práticas inovadoras, demandadas por um mercado globalizado e extremamente competitivo.

(4)

SOBRE O CURSO

O que diferencia o Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhembi Morumbi de suas concorrentes, além de disciplinas e programas que privilegiam a internacionalidade, visando capacitar o egresso para atuar em um mercado globalizado, é um currículo que contempla o empreendedorismo, inovação e a interdisciplinaridade, favorecendo a atuação do profissional em diversas áreas e organizações, como empresas públicas e privadas, empresas do setor financeiro (bancos, corretoras, etc.), empresas do terceiro setor, entidades governamentais, instituições de ensino, entre outras. Deve-se ressaltar também que a formação desse profissional possibilita sua atuação como gestor e empreendedor, apto a exercer suas funções em negócios próprios.

O aluno do Curso de Ciências Contábeis a Distância têm acesso ao ambiente de aprendizagem e aos conteúdos teórico práticos previamente desenvolvidos pela equipe docente, pedagógica e técnica. Os materiais são disponibilizados desde o início do semestre letivo juntamente com os planos de aula e de ensino. Isto auxilia o processo do aprendizado e proporciona a esse aluno a flexibilidade para construir seu próprio plano de estudos. Os conteúdos são abordados diretamente pelos professores, que atuam simultaneamente em cursos presenciais da instituição. O professor é responsável pelo desenvolvimento dos planos de ensino e de aula, pelo processo de ensino-aprendizagem, web conferência e pelo processo de avaliação do aluno. A interação com os alunos via fórum é realizada por tutores. Isso contribui para a dinâmica das aulas, já que enriquece a discussão e o esclarecimento de dúvidas.

A integração teórico-prática, outro fator relevante no processo de aprendizagem focado pelo curso, proporciona um diferencial importante na formação do profissional contábil. Manifestando-se desde a forma pela qual a matriz curricular está estruturada, a integração teórico-prática está contemplada na concepção das aulas que, além do conteúdo teórico, desenvolve a prática da teoria aprendida, por meio de atividades dinâmicas e uso de softwares específicos para o aprendizado, com situações que estimulam o raciocínio e a aplicação das técnicas contábeis, e para o treinamento, com recursos que simulam o ambiente empresarial.

O desenvolvimento de competências e habilidades com foco nas IFRS – Normas Internacionais de Contabilidade é outro diferencial explorado na integração teórico-prática, possibilitando que o egresso do curso de Ciências Contábeis possa atuar num, contexto globalizado, em diversos segmentos do setor privado ou público, inclusive pequenas e médias empresas, nacionais ou internacionais.

ESPECÍFICOS

• Desenvolver fluência na utilização da terminologia e da linguagem das Ciências Contábeis, inclusive no segmento atuarial, de forma a expor de maneira clara e objetiva as informações que possam ser úteis aos respectivos usuários;

• Desenvolver habilidades que permitam o domínio das funções inerentes à profissão , utilizando visão sistêmica, interdisciplinar e estratégica, além de pensamento crítico que permita a emissão de opiniões e pareceres que possam ser úteis ao processo decisório das organizações;

• Promover o desenvolvimento da capacidade de interpretação dos dispositivos legais, societários, fiscais e ambientais, de forma a cumpri-los adequadamente, pautando-se pela ética e pela consciência do seu papel social no cumprimento das suas atribuições;

• Desenvolver capacidade de cooperação, articulação e liderança, para realizar trabalhos em equipe, preparando-se para o ambiente organizacional; • Habilitar para o uso dos recursos da tecnologia da informação, de forma crítica e competente, para analisar e implantar sistemas de informação

úteis ao cumprimento dos objetivos da Ciência Contábil. •

OBJETIVOS DO CURSO

GERAIS

Formar profissionais capazes de desenvolver pensamento crítico, flexível a mudanças, com alta capacidade técnica e de gestão, com formação humanística e capaz de atuar em diversos segmentos do setor privado ou público, num contexto sócio econômico globalizado, de forma ética e sustentável.

(5)

PÚBLICO-ALVO

O público alvo do curso de graduação em Ciências Contábeis é composto, substancialmente, pelos concluintes do ensino médio tradicional ou de nível técnico em Contabilidade, egressos da rede privada e pública. Na sua versão híbrida, oferecida na modalidade de Graduação Executiva, o curso tem por alvo um público se restringe aos alunos maiores de vinte e quatro anos.

Nas versões on line ou híbrida (on line, com encontros presenciais) o curso visa, ainda, atender a um público específico, em grande parte já inserido no mercado profissional, detentor de uma agenda complicada, e por essa razão, demandante de maior flexibilidade para cumprir a carga horária de um curso superior, garantida pela modalidade a distância.

Para o ingresso, os candidatos podem apresentar o resultado do ENEM ou submeterem-se ao processo seletivo, programado ou agendado, seguindo o Edital do Processo Seletivo da Universidade. Candidatos portadores de diploma de nível superior estão dispensados de realização de processo seletivo.

(6)

MATRIZ CURRICULAR (GRADE 2014)

PERÍODO DISCIPLINA

80

CH

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.000

o

1

o

2

PERÍODO DISCIPLINA 80 80 80 80 CH 40 Atividades Complementares 200 80 40 400 400 PERÍODO DISCIPLINA 80 CH

o

5

o

6

PERÍODO DISCIPLINA CH 80 400 80 80 80 80 40 40 40 40 400 Comportamento Organizacional Comunicação e Expressão Comunicação Empresarial Contabilidade Introdutória Modelos de Administração Raciocínio Lógico 80 40

Antropologia e Cultura Brasileira Contabilidade Financeira Economia

Gestão Financeira

Meio Ambiente e Sustentabilidade Métodos Quantitativos 40

o

3

PERÍODO DISCIPLINA 80 80 80 CH 40 400 40

o

4

PERÍODO DISCIPLINA 80 80 80 80 CH 40 400 40 Contabilidade Fiscal

Direito e Legislação Tributária Empreendedorismo

Estrutura das Demonstrações Contábeis Fundamentos de Estatística

Metodologia Científica

80

Contabilidade e Planejamento Tributário Contabilidade Societária

Gestão da Tecnologia de Informação e Comunicação

Gestão Financeira Avançada Projeto Interdisciplinar I Sociedade, Direito e Cidadania

Contabilidade Avançada Contabilidade de Custos

Contabilidade Gerencial e Orçamentária Direito Empresarial

Ética e Legislação Profissional Legislação Social e Trabalhista

Contabilidade do Setor Público Controladoria

Gestão Estratégica de Custos Optativa I Projeto Interdisciplinar II Teoria da Contabilidade 80 80 80

o

7

PERÍODO DISCIPLINA CH 80 320 Auditoria Contabilidade Social e Governança Corporativa Custos Logísticos

IFRS para Pequenas e Médias Empresas Optativa II

Projeto Interdisciplinar III

40 40 80 40 40

o

8

PERÍODO DISCIPLINA CH 80 40 Fundamentos de Atuária Perícia e

(7)

o

DISCIPLINAS – 1 SEMESTRE

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – 40h

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – 80h

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA – 80h

MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO – 80h

o

DISCIPLINAS – 2 SEMESTRE

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA – 40h

CONTABILIDADE FINANCEIRA – 80h

RACIOCÍNIO LÓGICO – 40h

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – 80h

ECONOMIA – 80h

Aborda o comportamento humano nas organizações, sob três perspectivas: do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional. Abrange os conceitos de comportamento organizacional, motivação, grupos e equipes de trabalho, comunicação, liderança, poder e política, conflitos e negociação, cultura organizacional, mudança organizacional e resistência à mudança.

Trata do processo da comunicação e funções da linguagem. Discute gêneros textuais e tipos textuais como ferramentas para produção de textos, além de fatores de textualidade. Aborda também variações linguísticas, hipertexto, e aspectos de leitura e produção de textos.

Trata da oralidade e a prática de apresentação. Discute a teoria da comunicação humana, seus elementos, efetividade e eficácia, obstáculos e tipologia da comunicação. Aborda ainda a gestão da comunicação nas organizações; aspectos da comunicação interna, características da comunicação institucional e comunicação mercadológica.

Aborda os fundamentos da Ciência Contábil e os Princípios que norteiam sua atuação como geradora de informações úteis e confiáveis para o processo de gestão e controle dos patrimônios das entidades, propiciando a estrutura necessária para o desenvolvimento da formação técnica do profissional contábil, introduzindo conceitos e procedimentos básicos para elaboração dos registros e demonstrativos contábeis.

Apresenta e discute a evolução dos modelos de administração desde os tradicionais até os contemporâneos em uma perspectiva histórica, explorando os conceitos, fundamentos e visões de cada um. Explora as possibilidades de aplicação de cada um dos modelos nas práticas empresariais atuais, destacando sua adequação às características do negócio.

A disciplina trata de lógica e argumentação, dedução e indução, falácias, distintas concepções de lógica: fundamentos e relevância. Explora ainda silogismo aristotélico, lógica proposicional: sintaxe e semântica, lógica de predicados de primeira ordem, e técnicas de dedução.

A disciplina, de maneira intensiva, introduz, desdobra e aprofunda os conceitos que compõem as áreas específicas das ciências sociais, enfatizando a antropologia social. Discute as sociedades contemporâneas, em especial, suas relações sociais, políticas, econômicas e culturais. Aborda a diversidade cultural brasileira, suas manifestações e produção material.

Aborda a elaboração do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultados, demonstrativos fundamentais no processo de gestão e controle dos patrimônios das entidades, propiciando a compreensão dos seus conteúdos e estruturas, e introduz conceitos básicos de análise financeira desses demonstrativos.

A disciplina trata dos fundamentos da teoria econômica, envolvendo a micro e a macro economia. Discute os principais problemas econômicos que afetam a sociedade e as organizações. Trata das intervenções governamentais que levam ao crescimento e desenvolvimento econômico.

(8)

o

DISCIPLINAS – 3 SEMESTRE

CONTABILIDADE FISCAL – 80h

DIREITO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA – 80h

EMPREENDEDORISMO – 40h

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS – 80h

GESTÃO FINANCEIRA – 80h

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE – 40h

MÉTODOS QUANTITATIVOS – 80h

FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA – 80h

METODOLOGIA CIENTÍFICA – 40h

Aborda os conceitos fundamentais de finanças e suas aplicações práticas, bem como os principais instrumentos de gestão e mensuração da saúde financeira das empresas, fornecendo insumos importantes para a tomada de decisões, projetos de investimento e fontes de financiamento.

A disciplina aborda conceitos e princípios de desenvolvimento sustentável. Discute aspectos de governabilidade e sustentabilidade ambiental. Dedica-se à Legislação Ambiental e, sobretudo, aos impactos ambientais e suas soluções.

Resgata os conceitos básicos de matemática e estatística. Fornece ferramentas que permitem a extração de informações de um conjunto de dados em forma de medidas, tabelas e gráficos, bem como a simulação de fenômenos a partir de modelos quantitativos, além de conclusões sobre uma população a partir de dados amostrais.

Abrange o cálculo, controle e contabilização de tributos diretos e indiretos, no âmbito das esferas federal, estadual e municipal, enfocando os detalhes da rotina dos departamentos fiscais das organizações, no que se refere, inclusive, ao recolhimento dos tributos e ao cumprimento das obrigações acessórias.

Compreende uma introdução ao estudo do Direito brasileiro abrangendo seus conceitos fundamentais e a sua relação com a Sociedade e o Estado, além de estudar os princípios norteadores do Direito Tributário nacional e suas aplicações.

A disciplina trata do ambiente econômico e o empreendedorismo, bem como resgata a história do empreendedorismo. Caracteriza o perfil empreendedor e discute conceitos fundamentais do empreendedorismo. Discute criatividade e seleção de ideias, identificação e aproveitamento de oportunidades.

Trabalha a elaboração do conjunto das Demonstrações Contábeis, correlacionando-as com as respectivas Notas Explicativas e propiciando o desenvolvimento de uma visão geral desse conjunto no contexto de interpretação da situação econômico financeira das organizações.

Apresenta conceitos de estatística descritiva, distribuições de probabilidade e inferência estatística. Fornece ferramentas que permitem a extração de informações de um conjunto de dados em forma de medidas, tabelas e gráficos, bem como a simulação de fenômenos a partir de modelos quantitativos, além de conclusões sobre uma população a partir de dados amostrais.

A disciplina discute o pensamento religioso, ideológico e filosófico. Compara senso comum e ciência. Discute os principais métodos científicos. Analisa abordagens qualitativas e quantitativas. Caracteriza o texto acadêmico e o emprego das normas da ABNT.

(9)

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO – 80h

o

DISCIPLINAS – 4 SEMESTRE

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA – 80h

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – 80h

GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA – 80h

PROJETO INTERDISCIPLINAR I – 80h

SOCIEDADE DIREITO E CIDADANIA – 40h

Trabalha a utilização das técnicas contábeis para registro e controle dos eventos tributários e desenvolvimento de raciocínio crítico integrado à interpretação das respectivas normas fiscais, de forma a possibilitar a realização de planejamento tributário lícito e útil para gestão dos resultados das organizações.

Abrange as estruturas de capital dos diversos tipos de sociedade e organizações de diferentes segmentos econômicos, ressaltando as principais características das respectivas demonstrações contábeis, além de abordar as formas de reorganização societária e aspectos técnicos específicos de ajustes de ativos e passivos, de forma a atender às normas contábeis e societárias vigentes, discutindo suas peculiaridades e utilidade no processo decisório.

Aborda recursos computacionais de sistemas de informação do mundo empresarial. Enfoca tipos de sistemas de informações disponíveis, e-business, infraestrutura de tecnologia da informação, desenvolvimento de sistemas de informação, gerenciamento de informações e banco de dados, segurança da informação, destacando questões práticas e aplicações possíveis.

Aborda técnicas, ferramentas e métodos utilizados em análise de investimentos, cálculos de riscos e retornos em carteiras de ativos, financiamentos de curto e longo prazo, capitais próprios ou de terceiros, custos, criação de valor para os acionistas e mercado, derivativos, mercados de opções e mercado futuro, proteção de ativos e investimentos e riscos envolvidos.

Articula as disciplinas do semestre por meio de um plano interdisciplinar unificado. Aprimora a visão sistêmica e o inter-relacionamento entre as várias áreas de saber na busca de soluções estratégicas. Elabora um estudo sobre a abertura de uma empresa, incluindo escrituração contábil e demonstrações contábeis de um período e as respectivas providências legais junto aos órgãos públicos.

A disciplina discute sociedade e comunicação, indivíduo e alteridade, Estado, sociedade, direito e cidadania. Aborda os direitos fundamentais e debruça-se sobre tópicos de Direito do Consumidor, e de Direito Trabalhista.

CONTABILIDADE AVANÇADA – 80h

o

DISCIPLINAS – 5 SEMESTRE

CONTABILIDADE DE CUSTOS – 80h

Aborda aspectos avançados da Contabilidade aplicáveis a grupos empresariais nacionais e internacionais e a extração de informações econômicas e financeiras de seus patrimônios e resultados consolidados, e a consequente análise, gestão e controle desses patrimônios e seus desempenhos, acompanhada de uma visão ampla do conjunto de organizações que compõem um grupo empresarial.

Apresenta os fundamentos conceituais para fins de mensuração, avaliação e controle de estoques, assim como, os demais instrumentos dos sistemas de custos, possibilitando o entendimento estrutural necessário à utilização desses sistemas no processo de gestão e controle dos custos dos produtos e serviços.

(10)

DIREITO EMPRESARIAL – 80h

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL – 40h

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA – 40h

CONTABILIDADE GERENCIAL E ORÇAMENTÁRIA – 80h

Abrange a aplicação de técnicas de Contabilidade Gerencial, incluindo Análise de Balanços, enfocando seu papel e funções na elaboração do planejamento estratégico, operacional e orçamentário e contribuindo para a análise crítica sobre a situação econômica e financeira das organizações .

A disciplina apresenta e discute conceitos introdutórios de Direito do Consumidor, Direito Civil e Direito Comercial. Aborda ainda os principais norteadores do Direito Tributário e Econômico, bem como discute questões relacionadas à propriedade industrial e ao Direito Autoral.

Aborda os aspectos éticos e legais da profissão contábil, abrangendo a legislação correspondente, no que concerne à habilitação e ao exercício da profissão, de acordo com as determinações do respectivo Código de Ética e destaca a importância do papel do profissional contábil para a sociedade .

Compreende uma introdução ao Direito do Trabalho brasileiro abrangendo a legislação social e previdenciária que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, seus princípios, normas e instituições.

CONTABILIDADE DO SETOR PÚBLICO – 80h

o

DISCIPLINAS – 6 SEMESTRE

CONTROLADORIA – 80h

Trabalha os conceitos contábeis aplicados ao registro e controle dos fatos e eventos ocorridos no setor público, desenvolvendo a aplicação das técnicas contábeis de forma a gerar informações úteis à tomada de decisões e à instrumentalização do controle social e econômico do patrimônio público.

Enfoca os conceitos e a utilização do Sistema de Informações Contábeis para a geração de informações fundamentais ao processo de planejamento, controle e avaliação de desempenho das organizações, compreendendo as principais ferramentas de gestão em uso pela Controladoria, assim como, a responsabilidades e requisitos exigidos no exercício da função de controller.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS – 40h

OPTATIVA I – 80h

PROJETO INTERDISCIPLINAR II – 80h

Contempla o uso de técnicas de Contabilidade Gerencial para controle e gestão dos custos das organizações, abordando diferentes sistemas de custeio, bem como, a influência da gestão dos custos na determinação dos preços de produtos e serviços.

TEORIA DA CONTABILIDADE – 80h

Articula as disciplinas do semestre por meio de um plano interdisciplinar unificado. Aprimora a visão sistêmica e o inter-relacionamento entre as várias áreas de saber na busca de soluções estratégicas. Dedica-se à análise financeira das demonstrações contábeis de uma empresa e respectivos comentários.

Apresenta a evolução histórica do pensamento contábil e toda a base teórica e conceitual que estrutura a Contabilidade, explorando suas bases científicas, além de técnicas aplicadas à avaliação de ativos, passivos e patrimônio das organizações.

(11)

AUDITORIA – 80h

o

DISCIPLINAS – 7 SEMESTRE

CONTABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA – 40h

CUSTOS LOGÍSTICOS – 40h

IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS – 40h

OPTATIVA II – 40h

PROJETO INTERDISCIPLINAR III – 80h

Compreende as normas legais, os conceitos teóricos e os procedimentos necessários para o desempenho da atividade de auditoria contábil dos elementos patrimoniais e do resultado das organizações, assim como as normas e princípios que regem a profissão de auditor.

Abrange conceitos de governança corporativa e accountability, no contexto amplo de responsabilidade social e transparência na elaboração de demonstrativos e relatórios que apresentem o valor agregado à sociedade pelos atos desenvolvidos pelas organizações.

Aborda conceitos básicos de logística, assim como seus objetivos e processos, e os conceitos complementares que norteiam a sua gestão como Valor, Vantagem Competitiva e Logística Integrada, destacando a apuração dos respectivos custos, além dos principais aspectos envolvidos na sua gestão.

Enfoca o estudo e a aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade - IFRS no âmbito das Pequenas e Médias Empresas, de acordo com as disposições do CFC - Conselho Federal de Contabilidade.

Articula as disciplinas do semestre por meio de um plano interdisciplinar unificado. Aprimora a visão sistêmica e o inter-relacionamento entre as várias áreas de saber na busca de soluções estratégicas. Analisa a projeção dos respectivos resultados de investimentos realizados por uma empresa e a elaboração das demonstrações contábeis projetadas.

FUNDAMENTOS DE ATUÁRIA – 40h

o

DISCIPLINAS – 8 SEMESTRE

PERÍCIA E ARBITRAGEM – 40h

Apresenta os fundamentos das técnicas atuariais, compreendendo a estrutura do sistema securitário nacional, as modalidades de seguros e de previdência privada, de forma a tornar compreensível o funcionamento desse sistema e dos cálculos atuariais básicos.

Contempla os conhecimentos teóricos e práticos das atividades de Perito Contábil, Árbitro e Avaliador, propiciando a formação necessária ao exercício dessas funções pelo profissional contábil.

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do aluno, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

(12)

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange também aspectos de frequência.

A Universidade adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância, a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A Universidade Anhembi Morumbi desenvolve a avaliação de aprendizagem em duas etapas: N1 e N2. A N1 consiste em uma série de atividades desenvolvidas ao longo do semestre que permitem avaliar o estudante continuamente. A N2 consiste em uma prova presencial individual. A nota final do estudante (NF) é obtida a partir da média entre N1 e N2. É considerado aprovado o estudante que atingir média igual ou superior a 6,0 (seis). Nos cursos e disciplinas na modalidade a distância, a N2 corresponde a 60% da nota final.

O estudante tem direito a realizar prova de segunda chamada no caso de ter perdido a oportunidade de cumprir a prova na data estipulada, ou para fins de melhoria de nota. Se, eventualmente, for reprovado o estudante deverá cumprir novamente a disciplina em regime de dependência.

(13)

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda infraestrutura que a Universidade oferece. São seis câmpus com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de academias de ginástica.

• Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia • Centro – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Mooca

• Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487 – Centro • Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630 – Morumbi • Paulista 1 – Av. Paulista, 2.000 – Bela Vista • Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266 – Bela Vista

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – EAD

ANHEMBI MORUMBI PARA VOCÊ

CÂMPUS

DIREÇÃO / COORDENAÇÃO

Profa. Ms. Geni Francisca dos Santos Vanzo:

DIREÇÃO DA ESCOLA DE NEGÓCIOS

Prof. Dr. Paolo Tommasini

É doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology e pelo Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, ambos nos Estados Unidos. Desde 1999 na área educacional, atuou como professor e orientador pela Toronto Waldorf School, professor de graduação no curso de Administração, pós-graduação MBA e como Diretor Acadêmico. Ele também foi consultor na área de excelência em gestão.

Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), especialista em Controladoria pela mesma instituição e graduada em Ciências Contábeis. Com uma experiência de mais de 30 anos na área contábil/tributária e controladoria de prestadoras de serviços e de instituições financeiras como Banco Real, Banco Noroeste e Santander, atualmente é empresária do ramo de consultoria em Controladoria, Contabilidade, Auditoria e Treinamento, pesquisadora e professora em cursos de graduação e pós-graduação, atuando na Universidade Anhembi Morumbi desde 2007.

(14)

Referências

Documentos relacionados

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Assim, com o intuito de melhorar o desempenho e a aplicabilidade em relação às abordagens já existentes, este trabalho propõe um SRI baseado em Algoritmos

Para a avaliação do algoritmo de contorno ativo foram utilizadas três abordagens, na primeira não é aplicado nenhum tipo de pré-processamento nas imagens, na

O bloco de exploração, responsável pela criação do mapa a partir de uma região desconhecida; o de detecção, responsável pela identificação do objeto através da análise de

Nos capítulos seguintes serão revisados os conceitos das áreas de conhecimento relacionados com o desenvolvimento do projeto, como por exemplo, estão os conceitos