• Nenhum resultado encontrado

Ficha Técnica. Realização. Título Plano Municipal de Desporto de Condeixa-a-Nova. Coordenação Vereador do Desporto Carlos Paulo Branco

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ficha Técnica. Realização. Título Plano Municipal de Desporto de Condeixa-a-Nova. Coordenação Vereador do Desporto Carlos Paulo Branco"

Copied!
95
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Ficha Técnica

Realização

Título

Plano Municipal de Desporto de Condeixa-a-Nova

Coordenação

Vereador do Desporto Carlos Paulo Branco

Equipa Técnica Gabinete de Desporto Fausto Pereira João Palma Gabinete Desporto e Associativismo

Piscinas Municipais de Condeixa-a-Nova 3150-122 Condeixa-a-Nova

239 940 003

gdesport@cm-condeixa.pt

Agradecimentos

Associações, Coletividades e Clubes do Concelho Divisões da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Gesinserde – Gestão e Inovação nos Serviços Desportivos, Lda.

Ano 2013

(4)
(5)

O Desporto tem um papel muito importante na nossa sociedade, sendo fundamental para o bem-estar físico e psicológico de todos. Condeixa-a-Nova cresceu muito nas duas últimas décadas, recebendo milhares de novos moradores, a maioria sem qualquer ligação afetiva com o nosso Município. O Desporto assume-se como um meio de ligação emocional ao nosso Concelho, como se pode observar assistindo aos jogos das diversas secções com atividade desportiva, onde facilmente se encontram nas bancadas familiares dos atletas com bandeiras e cachecóis dos nossos clubes, demonstrando grande paixão pelos mesmos. Através do desporto consegue-se a integração desses novos moradores. Só por isso já se justifica plenamente todo o investimento que se tem feito direta ou indiretamente no domínio do desporto. Hoje, nenhum dos nossos munícipes necessita de procurar os concelhos vizinhos para ter acesso à prática desportiva. Muito pelo contrário, somos hoje um concelho com instalações desportivas de referência e cada vez mais procurados para a sua utilização.

Neste momento estamos a entrar no último ano de mandato do Executivo que conduziu os destinos do nosso município no quadriénio 2009-2013, liderado pelo Sr. Presidente Eng.º Jorge Bento. Trata-se de um período difícil de grandes restrições orçamentais mas que, no entanto e apesar disso, coincidiu com o período onde se realizou um dos maiores investimentos de sempre em infraestruturas desportivas no concelho de Condeixa-a-Nova, como é exemplo a construção do estádio municipal com bancada coberta, a reconstrução das instalações da secção de Karaté do Clube de Condeixa, além de outras obras que irão avançar durante o ano de 2013, a recuperação do Pavilhão Municipal com a aplicação de um novo piso de jogo, a construção da Pequena

Rota de Conímbriga para caminhadas e a execução dos três projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem 2012, com a construção de um polidesportivo desportivo no Zambujal, arrelvamento do polidesportivo do Sebal e aplicação de um novo piso no pavilhão da Venda da Luísa.

A política desportiva desenvolvida e projetada para estes 4 anos teve como grande prioridade para além do investimento em instalações desportivas, o apoio a atividades que garantem o acesso à prática desportiva a todos os munícipes e não apenas às direcionadas aos praticantes de desporto federado. Temos apoiado e organizado inúmeros eventos de expressão nacional, tais como o Trail de Conímbriga, o Grande Torneio de Ténis de Mesa, entre outras de âmbito distrital, como o Corta Mato Inter Escolas e Distrital, o Torneio Nadador Completo, o Circuito Regional de Infantis, destacando-se também a nível local os Torneios Concelhios Inter Associações, o Encontro Concelhio de Jogos Tradicionais, o Torneio Inter Associações de Futsal, e diversas provas de Desporto Escolar, para além de mantermos o apoio financeiro aos projetos de desporto federado existentes no Concelho.

Neste sentido, a Câmara Municipal assume um papel importantíssimo no desenvolvimento do desporto no Concelho de Condeixa, revelando-se como principal impulsionador do desporto, apresentando uma estrutura interna organizada das atividades a apoiar e a desenvolver durante o ano de 2013.

A todos os que contribuíram de algum modo para o desenvolvimento desportivo do nosso Concelho nos últimos 4 anos, dirigentes dos diversos Clubes e Associações com atividade associativa e todos aqueles que participaram ou colaboraram nos diversos eventos, o meu muito obrigado!

O Vereador do Desporto Carlos Paulo Branco

(6)
(7)

Índice

Introdução

1.1 Nota introdutória

1.2 Sumário executivo do Plano Municipal

Síntese do Sistema desportivo Municipal

Papel da Autarquia 2.1 Distribuição Espacial dos Equipamentos Desportivos 2.2 Instalações Desportivas 2.3 Movimento Associativo 2.4

Planeamento Estratégico para o Desporto

3.1 Plano Municipal de Desporto 3.2 Visão

3.3 Missão 3.4 Objetivos

3.5 Eixos Estratégicos de Atuação

Oferta dos Serviços Desportivos Municipais

Oferta Desportiva Municipal 4.1

Cronograma de Atividades 4.2 Atividade Desportiva Federada 4.3

Estrutura do Planeamento Desportivo Municipal

Considerações Finais

Catálogo de Atividades

7.1 Gabinete de Desporto

7.2 Piscinas Municipais 7.3 Agenda 21Local

(8)
(9)
(10)

1.1 Nota Introdutória

O desporto atualmente é um reflexo da própria modernidade e as práticas desportivas não se restringem hoje em dia, tal como desde há algumas décadas, aos movimentos federados e profissionalizados. As práticas desportivas apresentam-se hoje em dia como algo mais abrangente que tem como objetivo a participação do cidadão comum em atividades de lazer e de realização pessoal.

Noutro sentido, observa-se que o Município tem vindo a ser fundamental na participação desportiva dos jovens e população em geral, através da formação desportiva escolar, apoio aos clubes e com a criação de enumeres programas com base num estilo de vida ativo e saudável.

Aproveitando os espaços destinados à prática desportiva, o Município tenta dar uma resposta a este vasto leque de interesses e de motivações, de modo, a possibilitar a prática desportiva para todos os cidadãos e a criar as condições para que as mais largas camadas da população possam praticar regularmente, quer o desporto propriamente dito, quer as mais diversas e variadas atividades físicas.

Tendo sempre presente a ideia de que o desporto constitui um espaço compensatório das tendências à rotinização do quotidiano nas atuais sociedades, o Município de Condeixa, conscientes desta realidade, vêm cada vez mais, a assumir um papel participativo e preponderante no desenvolvimento desportivo, realizando e promovendo várias iniciativas ao longo do ano, assim como, melhorando cada vez mais as suas instalações desportivas.

No Plano Municipal encontram-se fundamentadas as escolhas realizadas, as quais têm como objetivos principais responder eficazmente às necessidades da população, procurando cobrir um cada vez mais amplo espetro de atividades, e adequar a oferta à procura, nomeadamente com atividades físicas informais para a população, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, de todas as idades, que residam no Município, ou mesmo os que o visitem.

Estes serão, naturalmente, os objetivos fundamentais do presente plano que, numa primeira análise, apresenta uma perspetiva autárquica, ou seja, tem em linha de conta a postura que o Poder Local deve assumir perante os cidadãos, considerando o potenciar dos seus recursos endógenos naturais, e sempre numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

(11)

1.2 Sumário Executivo do Plano Municipal

É pretensão da Câmara Municipal melhorar e dinamizar o processo de desenvolvimento desportivo de uma forma coerente e sustentada, e enquadrá-lo nas necessidades da população deste Concelho, usando o desporto como meio privilegiado de ocupação dos tempos livres dos munícipes, de recreação e lazer, de valorização humana e social.

O Plano Municipal de Desporto para 2013 é um instrumento técnico elaborado de forma rigorosa e criteriosa em relação ao tipo de atividades desportivas a promover, dando principal atenção às atividades direcionadas para os munícipes do Concelho, para os utentes regulares das infraestruturas municipais e para o movimento associativista, em detrimento de atividades de carácter promocional para o Concelho.

O desenvolvimento desportivo de Condeixa-a-Nova passa pela atuação de diversos agentes e entidades, que proporcionam a prática desportiva à população do Concelho. Atualmente para além das Escolas, os serviços desportivos são proporcionados sobretudo por três entidades, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, as Associações Desportivos e os Clubes.

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova é a principal promotora de eventos desportivos no Concelho. As atividades são

maioritariamente pontuais e destinam-se principalmente à população em geral ou a participantes em quadros competitivos referente a atividades federadas.

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova através do Regulamento Municipal de Apoio às Entidades Desportivas é a principal impulsionadora do Desporto no Concelho com a atribuição de vários apoios, nomeadamente; financeiros, logísticos e materiais, incluindo nestes últimos os equipamentos, as instalações e os transportes.

No Concelho de Condeixa-a-Nova, de acordo com os dados adquiridos junto das Associações Desportivas, as Associações são maioritariamente de carácter desportivo, apesar de grande parte apenas promover atividades pontuais, verificando-se apenas 5 associações/clubes com atividade regular. O futebol é a modalidade com maior expressão e mais praticantes no Concelho. A freguesia de Condeixa-a-Nova é aquela que possui maior número de modalidades praticadas nos clubes/associações e apresenta a maior percentagem dos praticantes de todo o Concelho.

No que diz respeito a instalações desportivas municipais, possuímos as Piscinas Municipais, o Pavilhão Municipal e agora o Estádio Municipal, equipamentos que permitiram um aumento generalizado da prática desportiva na população local.

A gestão das instalações desportivas Municipais é feita com base na redução dos gastos energéticos e na fidelização de novos utentes, desenvolvendo um conjunto de ações promocionais direcionadas para a captação de novos utentes e utilizadores das instalações.

(12)

O Concelho de Condeixa-a-Nova dispõe de um vasto território com características e aptidões necessárias para a prática de diferentes atividades que se podem desenvolver no meio natural; o BTT, a escalada, a corrida e as caminhadas, são exemplo disso

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova é a grande responsável pela promoção da

atividade física sénior através de vários programas; Mobilidade Sénior, Hidroginástica Sénior e o programa “Andar a pé”, verificando-se um aumento de ano para ano da percentagem de participantes.

O plano de intervenção apresenta-se principalmente como um conjunto de ações que têm como objetivo responder às necessidades e motivações desportivas da população, tornando o desporto acessível a todos, oferecendo um leque de atividades desportivas adequado a todas as idades, géneros e gostos a fim de referenciar e promover a qualidades das infraestruturas Municipais.

(13)
(14)

2.1 O Papel da Autarquia

As Autarquias Locais, por força da proximidade que têm junto das suas populações e pelas competências e atribuições que lhes foram conferidas nas últimas três décadas, têm e terão cada vez mais oportunidades, melhores capacidades e elevadas responsabilidades no incremento e na melhoria das condições de acesso a uma prática desportiva generalizada, entre muitas outras áreas de intervenção. É também da sua competência adequar as políticas desportivas locais às necessidades e expectativas dos cidadãos, bem como às mudanças que se verificam no âmbito da procura às novas modalidades desportivas do presente e do futuro, acompanhando o que é a evolução da procura de novas atividades e emoções.

Neste contexto, a autarquia assume um papel participativo no âmbito desportivo tornando-se no elemento decisivo no desenvolvimento desportivo do Concelho, com competência nas áreas do planeamento, gestão e a realização de investimentos públicos, representada pelo Gabinete de Desporto e Associativismo, o qual possui as seguintes atribuições:

 Promover o desenvolvimento do nível desportivo das populações;

 Desenvolver, apoiar e fomentar o desporto e a recreação, através do aproveitamento dos recursos naturais do Concelho;

 Promover o desenvolvimento de infra estruturas desportivas;

 Programar a construção de equipamentos desportivos;

 Incentivar e apoiar o associativismo no Município;

 Colaborar com as associações e clubes na realização de interesse do Município, mo âmbito da cultura, turismo e desporto;

 Desenvolver atuações que visem, designadamente o comportamento e espírito desportivo nos locais de competição;

 Cumprir a política municipal entendida como conjunto de medidas de fomento desportivo;  Conservar e tratar as instalações

desportivas Municipais.

Este papel da autarquia tem tido como resultado um crescimento efetivo e uma melhoria das condições para a atividade física e para a prática desportiva da população ao longo destes últimos anos, resultado disso, é o número significativo de utilizadores das instalações desportivas municipais, a construção do Estádio Municipal, a criação da Rota Pedestre de Conímbriga e a futura reabilitação do Pavilhão Municipal.

(15)

2.2 Distribuição Espacial dos Equipamentos Desportivos

Numa observação inicial à rede de equipamentos desportivos artificiais do Município de Condeixa-a-Nova, constata-se que o peso por tipologias apresenta valores bastante diferenciados, consoante a tipologia em causa e os distintos setores do território municipal.

Em termos de análise do Município, no seu todo, observa-se que relativamente aos seus equipamentos desportivos artificiais, estes apresentam uma distribuição espacial bastante heterogénea, concentrando-se sobretudo na Freguesia de

Condeixa-a-Nova, que integra o maior número de equipamentos (Quadro 1), facto facilmente compreensível já que corresponde à Freguesia sede de Município.

A Freguesia de Condeixa-a-Velha e de Ega apresenta-se a seguir, com um número significativo de equipamentos quando comparada com as restantes, que apresentam entre dois e um equipamento. Tal facto justifica-se pela posição periférica que apresentam no contexto do Município, pelo menor peso demográfico e de desenvolvimento, assim como pelo caráter predominantemente rural que as distingue.

Em termos de tipologia, observa-se que a maior parte dos equipamentos dizem respeito a “Pequenos Campos de Jogos”- polidesportivos, e concentram-se, principalmente, na Freguesia de Condeixa-a-Nova e Condeixa-a-Velha, verificando-se que as Freguesias de Belide e Zambujal não possuem qualquer equipamento desta tipologia.

Quadro 1 - Distribuição dos equipamentos desportivos (municipais, escolares, associações e clubes) Freguesias Grandes Campos de Jogos Pequenos Campos de Jogos (Polidesportivos) Pavilhões Salas de Desporto Piscinas Cobertas Piscinas Descobertas Total Anobra - 1 1 - - - 2 Belide - - - 0 Bendafé - 1 - - - - 1 Condeixa-a-Nova 2 10 2 1 3 2 20 Condeixa-a-Velha - 6 - - - - 6 Ega 1 2 - 1 - 1 5 Furadouro - 1 - - - - 1 Sebal - 2 - - - - 2 Vila Seca - 2 - - - - 2 Zambujal - - - 0 Total do Município 3 25 3 3 3 3 38

(16)

2.3 Instalações Desportivas

O Município de Condeixa-a-Nova apresenta instalações desportivas de qualidade, nomeadamente na freguesia de Condeixa-a-Nova, como é o caso, do Estádio Municipal, das Piscinas Municipais, do circuito de Mini Golfe do Parque Verde, da Sala de Desporto proveniente da recuperação do edifício das antigas Piscinas Municipais, dos vários polidesportivos e do Pavilhão Municipal. Podendo afirmar-se que, dos equipamentos existentes, a maioria apresenta boas condições para a prática desportiva, mostrando o cuidado com que a rede de equipamentos desportivos tem sido gerida.

(17)

De todas as Instalações Desportivas destacamos as Piscinas Municipais, instalação de referência para o Concelho, moderna e com qualidade, com dois tanques cobertos, um semi olímpico e outro de aprendizagem, com um leque diversificado de atividades aquáticas para a aprendizagem e prática regular da natação, com vários programas recreativos, de manutenção e competição destinados a todos os escalões etários, contribuindo deste modo, para a promoção da qualidade de vida dos munícipes, e exemplo disso, é o número significativo de utilizadores que frequentam esta instalação (Quadro 2).

Consciente da dimensão, qualidade e condições da instalação, do serviço desportivo e social que esta presta aos munícipes, das enumeres ações promocionais promovidas no sentido de

captar e fidelizar novos utentes, tendo como grande objetivo continuar a inovar e a aumentar o leque de serviços a oferecer e assim poder alargar o número de utentes das Piscinas Municipais de Condeixa, também está já projetado a instalação deuma sala de cardiofitness com equipamento específico para também dar resposta à procura constante dos utilizadores desse tipo de espaço.

Quadro 2 - Número de utilizadores das Instalações Desportivas Municipais

Instalações Entidades N.º Utilizadores

p/semana

Pavilhão Municipal

Comunidade Escolar Escola Fernando Namora 377

Clubes Clube de Condeixa 107

Associações

Núcleo Sportinguista Condeixa 34

Associação HBV Condeixa 15

ACRD Condeixa-a-Velha 15

Particulares Alugueres 64

Piscinas Municipais

Comunidade Escolar Escola Fernando Namora 83

Clubes Condeixa Aqua Clube 65

Instituições 208

Particulares Utentes 836

Estádio Municipal Clubes Clube de Condeixa 198

Particulares Alugueres 60

Sala de Desporto | Edifício da Antiga Escola Primária

Clubes Clube de Condeixa 80

Total p/ Semana 2 142

(18)

2.4 Movimento Associativo

O associativismo desportivo é apoiado e fomentado normalmente pelos Municípios a todos os níveis, designadamente nas vertentes de recreação e competição, o qual, por sua vez integra os clubes desportivos e as associações desportivas.

A intervenção do Movimento Associativo, em particular dos clubes e associações, é efetuada com o intuito de se concretizarem iniciativas e eventos desportivos que conciliem o desenvolvimento desportivo com o desenvolvimento social e cultural, numa perspetiva saudável, tendo como objetivo principal, melhorar a qualidade de vida da população. Estas iniciativas constituem meios para fomentar parcerias e apoios entre o Município de Condeixa-a-Nova, as Associações e as demais entidades que promovem a atividade desportiva.

Deste modo, a Autarquia apoia o trabalho desenvolvido pelas associações e clubes desportivos até porque estes motivam a formação integral e harmoniosa dos jovens e a sua socialização, disponibilizando e atribuindo as melhores condições para uma progressiva generalização da prática desportiva junto dos jovens munícipes.

Assim sendo, o movimento associativo no Município de Condeixa-a-Nova assume uma grande relevância na estrutura desportiva, com um número significativo de associações de caráter desportivo, e que para além da

promoção de atividades pontuais também participam diretamente nas atividades desportivas realizadas pelo Município.

Porém, também há várias associações com atividade desportiva regular, essas de maior distinção a nível desportivo, já que são responsáveis pala formação desportiva dos jovens em várias modalidades e pelo desporto federado. Relativamente à época 2012/2013 foram registadas cinco entidades promotoras do desporto, nomeadamente; o Clube de Condeixa; a A.D.C. Ega “Os Ugas”; o Condeixa Aqua Clube; o Núcleo Sportinguista de Condeixa e a A.C.R.D. Condeixa-a-Nova (Quadro 3).

(19)

Quadro 3 - Número de atletas das Associações/Clubes segundo a modalidade desportiva, por Freguesia

Freguesias Associações | Coletividades |

Clubes Modalidades

N.º Total atletas / Praticantes

Condeixa-a-Nova Clube de Condeixa

Futebol 7 115 Futebol 11 123 Karaté 80 Basquetebol 42 Voleibol 25 Cicloturismo 15

Ega “Os Ugas” ADC Ega Futebol 11 23

Ténis de Mesa 52

Condeixa-a-Nova Condeixa Aqua Clube

Natação Pura 26

Natação

sincronizada 11

Pólo Aquático 28

Condeixa-a-Nova Núcleo Sportinguista

Condeixa Futsal 34

Condeixa-a-Velha ACRD Condeixa-a-Velha Futsal 15

Município 589

Fonte: Inquérito às Associações/Clubes | Outubro 2012

Tal como se observa, estas entidades, ligadas direta ou indiretamente ao desporto, apoiam e promovem um conjunto diversificado de modalidades desportivas, destacando-se o Futebol de 7 e de 11, seguido pelo karaté, ambos com um número significativo de atletas/praticantes, que se deve sobretudo às excelentes condições que o Município de Condeixa tem procurado oferecer aos seus munícipes e às associações/clubes.

Neste sentido, e já verificado o importante papel do associativismo na promoção das atividades físicas e desportivas, com finalidades competitivas, formativas ou sociais, é sempre do interesse do Município apoiar as modalidades já existentes e contribuir para a sua expansão e proliferação no território, não só em número, mas também em diversidade e qualidade.

(20)
(21)

3.1 Plano Municipal de Desporto O Plano Municipal de Desporto de Condeixa-a-Nova para o ano de 2013, vem dar continuidade à política desportiva apresentada no ano transato, resultante de uma visão futurista, abdicando de atividades e eventos de carácter promocional que por norma tem custos financeiros elevados para a Autarquia e pouca participação da população em prol de atividades desportivas de fácil acesso e de interesse geral para os munícipes com a finalidade de assegurar o acesso equitativo de todos à prática desportiva.

Este plano apresenta as atividades desportivas a desenvolver pelo Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, que prevê a realização de vários eventos onde o Município de Condeixa se apresenta na condição de entidade organizadora e noutros casos, como entidade colaboradora.

3.2 Visão

“Envolve-te no Desporto porque Condeixa mexe contigo” assente num desenvolvimento desportivo sustentado pela qualidade, participação e inovação.

3.3 Missão

Para o futuro, o que se pretende fundamentalmente na área desportiva, é uma integração e participação, cada vez maiores, da comunidade em todas as atividades e eventos a realizar. Trabalhando no sentido de

obter uma qualidade dos serviços e satisfação das pessoas cada vez maiores, planeando e organizando as iniciativas a desenvolver procurando distinguir as infraestruturas municipais como referência no desenvolvimento desportivo, sustentado em princípios de qualidade e orientadas para as necessidades e interesses de todos.

3.4 Objetivos

Para o ano de 2013, a intervenção municipal na área do Desporto manter-se-á assente nos seguintes objetivos:

 Fomentar a prática desportiva para todos, quer na vertente de recreação, quer na de rendimento;

 Gerir a utilização das infraestruturas desportivas;

 Fomentar o desporto nas escolas;  Fomentar atividades sem carácter

competitivo, vocacionadas para a manutenção física de todas as camadas etárias da população;  Promover atividades físicas e

desportivas na área da recreação e lazer, como forma de ocupação dos tempos livres;

 Dinamizar e incentivar os mais sedentários (Idosos), promovendo a atividade física desportiva de forma acessível e lúdica;

 Apoiar através de uma política de incentivos, os Clubes federados e as Associações e Coletividades pelo seu grau de intervenção a nível desportivo;  Promover a defesa do associativismo

desportivo e a sua crescente autonomia financeira.

 Aumentar a taxa de participação desportiva da população do município, nomeadamente no âmbito da formação;

(22)

 Promover e divulgar todas as ações do Município no fomento do desporto;  Planear e desenvolver ações de

formação junto das Coletividades, Grupos Desportivo e dos agentes ligados ao fenómeno desportivo;  Proporcionar uma satisfação pessoal

de todos os participantes.

Pretende-se também, promover um leque de novas atividades para a população, tais como; caminhadas, ginástica de manutenção ao ar livre; sessões de aeróbica, passeios de BTT, entre outros, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos através da prática regular das atividades físicas em geral, enquadrando as questões da sensibilização ambiental, das diferentes gerações e da prevenção para a saúde.

3.5 Eixos Estratégicos de Atuação Para se atingir os objetivos pretendidos, definiu-se inicialmente os seguintes eixos;

I. Mais praticantes, mais ativos e mais saudáveis;

II. Melhores praticantes;

III. Melhores locais de prática desportiva;

IV. Melhor gestão dos espaços desportivos.

Estes eixos orientam a direção que se quer seguir, funcionam como linhas estratégicas que nos indicam o caminho e os indicadores que nos permitem a avaliação e monitorização do plano.

(23)
(24)

4.1 Oferta Desportiva Municipal

A Autarquia de Condeixa-a-Nova promove e colabora na maioria dos eventos desportivos realizados no Concelho. Algumas das iniciativas desportivas são eventos pontuais do Município e outras das associações que visam criar alguma notoriedade para o Concelho, a par de uma série de programas de carater regular, sempre na tentativa de alargar a prática desportiva ao maior número de habitantes.

A maioria dos custos com a organização destas actividades é assumido pela Câmara Municipal de Condeixa, sendo também a sua organização maioritariamente da responsabilidade do Gabinete de Desporto e Associativismo da autarquia.

Para simplificar a apresentação efetuou-se uma divisão das atividades com base no seu âmbito de ação;

 Atividades terrestres, afetas ao Gabinete de Desporto, aquelas em que o Município mantém relações de cooperação com o movimento associativo, com os diversos apoios logísticos e incentivos às atividades e projetos das coletividades, bem como, na organização de atividades e encontros de carácter desportivo com o intuito de dinamizar o associativismo; e as atividades de promoção da atividade física e de ocupação dos tempos livres para a população local.

 Atividades aquáticas afetas ao complexo das Piscinas Municipais, funcionando

como um espaço multifacetado de promoção de várias atividades aquáticas, de modo a estimular nos munícipes o gosto pela natação e a fidelizar novos utentes, assim como o apoio a um leque de atividades competitivas que promovem as Piscinas Municipais como instalações de referência no distrito.

 E as atividades alinhadas com o Plano de ação da Agenda 21 Local de Condeixa-a-Nova, apresentando um grupo de atividades inseridas na Agenda 21L para a área do Desporto, que visam desenvolver os objetivos estratégicos vertidos nos seguintes planos de ação: P21 – Programa para a animação de Condeixa nas Férias e P25 – Caminhar por Condeixa.

Para permitir um melhor planeamento, também se agrupou as atividades pelas grandes áreas de intervenção, que sucedem dos objetivos subjacentes às políticas locais, organizando e orientando a oferta desportiva municipal a partir dessas áreas de intervenção;

 Desporto e Lazer;  Atividade Física Sénior;  Apoio a Atividades e Eventos;  Movimento Associativo;

 Animação e Férias Desportivas;  Competição

 Formação

Áreas essas que incluem todos os programas, projetos, ações e atividades dirigidas a toda a população.

(25)

4.2 Cronograma das Atividades 4.2.1 Gabinete de Desporto Área d e In terv en ç ã o

GABINETE DE DESPORTO

Atividades 2013

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

D es por to e L a zer

Projeto “a 17… Acontece” Open Day

V Corta Mato Inter Escolas e Distrital

Promoção da Oferta Desportiva do Concelhia II Gala do Desporto/ AFD do 1.º CEB

Inauguração da Pequena Rota de Conímbriga II Grande Torneio de Ténis de Mesa de Condeixa Torneio Inter Empresas de Futebol 7 Gala de Kickboxing de Condeixa A ti. Fí s ica Sé n ior Programa de Mobilidade Sénior/ Atividade Física Sénior e Hidroginástica Sénior Programa “Andar a Pé”/ Ciclo de Caminhadas Apo io a At ivi d a d es e Eve n tos Passeio Todo-o-Terreno 4X4

Grande Prémio de Atletismo de Anobra IV Trail de Conímbriga/ Terras do Sicó Raid de BTT “Ugas” IV Passeio de Motocross “Ugas” Passeio de BTT AJF Zambujal Passeio de Cicloturismo GD Sebal Trilhos Rurais de BTT em Anobra

(26)

Torneio Inter Ruas de Futsal de Anobra

Torneio Inter Ruas de Futebol AJF Zambujal Taça de Conímbriga em Futsal

Rally das Vindimas do Sebal/ TRRC 2013 Passeio de Cicloturismo “Ugas”

Torneio Acreditar no Futsal 8

Form a ç ã o Formação de Treinadores de Basquetebol

Jornadas Técnicas do Trail de Conímbriga II Jornadas Técnicas de Futsal M ov imen to As s ociat ivo IX Encontro Concelhio de Jogos Tradicionais

Torneio Inter Associações de Futsal | TIA 2013

Torneios Concelhios Inter Associações

(27)

4.2.2 Piscinas Municipais Área d e In terv en ç ã o

PISCINAS MUNICIPAIS

Atividades 2013

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

D es por to e L a zer Festas de Aniversário nas Piscinas I Encontro de Pólo Aquático Festa de Carnaval Dia dos Namorados II Encontro de Pólo Aquático

Dia do Pai

III Encontro de Pólo Aquático

Torneio Mini Pólo I IV Encontro de Pólo Aquático Open Águas 1000 Dia da Mãe IX Aniversário das Piscinas Municipais Comemoração do Dia Mundial da Criança Open Summer 2013 Encontro Natação Sincronizada Torneio Mini Pólo II Festa de Halloween Mais Dezembro AF Sé n ior Programa de Mobilidade Sénior/ Hidroginástica Sénior

A p oi o a A ti vid ad e s e Eve nto s

Torneio Nadador Completo Torneio Regional Gr Idade Cad. Inverno

Circuito Regional de Inf. 3 Competição de Natação do Desporto Escolar EFN

F o rm a ç ã

o Adaptação ao Meio Aquático

Curso Nadador Salvador II Jornadas Técnicas de Natação Pura

(28)

4.2.3 Agenda 21 Local Área d e In terv en ç ã o

AGENDA 21 LOCAL

Atividades 2013

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

D es por to e L a zer

Centro Municipal de Marcha e Corrida

Programa “Andar a pé” por Condeixa Rota de Conímbriga em BTT An im a ç ã o e F é ri a s D e s po rt iva s

Fun Férias Desportivas da Páscoa

Fun Férias Desportivas de Verão

Fun Férias Desportivas de Natal 4.3.4 Atividades Federadas Área d e In terv en ç ã o

ATIVIDADES FEDERADAS

Atividades 2013

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Compe tiçã o Clube de Condeixa Futebol | Formação Futebol 7 Futebol 11 Karaté Basquetebol Voleibol Cicloturismo “OS Ugas” ADC Ega Futebol 11 Ténis de Mesa Condeixa Aqua Clube Natação Pura Natação Sincronizada Pólo Aquático N. Sportinguista Futsal Formação ACRD Condeixa-a-Velha Futsal

(29)

4.3 Atividade Desportiva Federada

4.3.1 Clube de Condeixa Modalidade Atividade

Futebol 7

Campeonato Regional Traquinas e Petizes Campeonato Distrital Benjamins – Série B Campeonato Distrital Benjamins – Série C Campeonato Distrital Infantis – Série B Campeonato Distrital Infantis – Série C

Futebol 11

Campeonato Distrital Iniciados – Série B Campeonato Distrital Juvenis – Série B Campeonato Distrital Juniores – Série A Campeonato Distrital Seniores 1-ª Divisão Campeonato Veteranos

Karaté

Campeonatos Regionais e Nacionais da FNK-P Campeonatos Nacionais de Individuais/Equipas da APKS (vários escalões)

Campeonato Europeu da KSI Opens Nacionais e Internacionais Torneios Nacionais e Internacionais Torneio Nacional de Apuramento Estágio Internacional

Estágio de Verão

Treinos Pré-Seleção Regionais/Nacionais APKS Treinos Pré-Seleção Regional da FNKP

Treinos Seleção Regionais e Nacionais FNK-P Treinos Seleção Nacional da APKS

Estágios Regionais e Nacionais de Kobudo Roadshows

Basquetebol

Campeonato Distrital SUB 14 Feminino Torneio Ano Novo

10 H Minibasquetebol Torneios ABC Jogos de Inverno

Voleibol Liga Voleibol Fundação INATEL Cicloturismo

Provas Cicloturismo Regionais Provas BTT Amador

4.3.2 “Os Ugas” ADC Ega Modalidade Atividade

Futebol 11

Liga de Futebol Fundação INATEL Taça Fundação INATEL

Ténis de Mesa

Campeonato Nacional 2.ª Divisão Série 4 Campeonato Distrital 1.ª Divisão

Taça de Portugal Escola de Ténis de Mesa

(30)

4.3.3 Condeixa Aqua Clube Modalidade Atividade

Natação Pura

Torneio “Dia Olímpico” Torneio “Nadador Completo” Torneio “Nadador Especialista” 1 º Mergulho 2

Campeonato Inter Distrital Inf PC

Campeonato Inter Distrital Juv/ Jun / Sem PL Torneio Zona Infantil

Toregri - Inverno

Torneio “Rota da Chanfana” Circuito Cadetes Open

Torneio “Nadador Completo” Categorias Águas Abertas Indoor

Torneio de Preparação – Categorias Torneio Regional de Fundo – Cad

Campeonato Inter Distrital Infantis – Piscina Longa

Campeonato Inter Distrital Juvenis Torneio Regional Grande Idade de Verão Campeonato Nacional Infantis – Piscina Longa Torneio Inter Distrital Cadetes

Natação Sincronizada

Provas de Nível

Campeonato Nacional de Inverno Campeonato Nacional de Verão Pólo Aquático

Encontros de Polo Aquático Torneios de Conímbriga

4.3.4 Núcleo Sportinguista de Condeixa

Modalidade Atividade

Futsal

Encontros Futsal Play Kids Traquinas Encontros Futsal Play Kids Petizes Torneio Inter Turmas

Taça Conímbriga Futsal Campus de Treino e Lazer

Campeonato Distrital de Infantis (Época 2013.2014)

Torneio Solidariedade – Acreditar 8

4.3.5 ACDR

Condeixa-a-Velha Modalidade

Atividade

Futsal

Liga de Futsal Fundação INATEL Taça Fundação INATEL

(31)
(32)

Qualidade do Plano: - Aberto - Flexível Política Desportiva Necessidades p/ o Desenvolvimento do Plano: - Meios - Estrutura Económica Plano Municipal de Desporto Fatores de Desenvolvimento Desportivo - Suporte Legislativo Quadro de apoio: - Município - Clubes - Juntas de Freguesia - Privados - Outros Quadro condicionante: - Elementos Extradesportivos - Geográficos - Económicos - Caraterísticas da População - Interesses sociais Objetivos: - Mais atividades - Maior adesão

- Rentabilização das Instalações Municipais

- Maior fidelização às Instalações e programas desportivos

- Otimização dos custos

Instalações Desportivas Municipais: - Pavilhão Municipal - Piscinas Municipais - Estádio Municipal - Polidesportivos - Parque Verde - Percursos Pedestres - Outros Clube Condeixa - Futebol 7 e 11 - Seção de Karaté - Secção de Voleibol - Basket Clube Condeixa - Cicloturismo

Condeixa Aqua Clube - Natação Pura - Natação Sincronizada - Pólo Aquático Ugas - Ega - Ténis de Mesa - Futebol 11

Núcleo Sportinguista Condeixa - Academia Futsal

ACRD Condeixa-a-Velha - Futsal

- Escola Municipal Natação - Mobilidade Sénior

- Atividade Física Sénior - Hidroginástica

- Programa Andar a pé

- Torneios Concelhios Inter Associações - Campos de Férias Desportivas

- Formação Desportiva

Associações Clubes

Município

Formação / Competição / Recreação e Lazer

Particulares - Alugueres de

(33)
(34)

6.0 Considerações Finais

O Plano Municipal de Desporto representa todo o contributo da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova no desenvolvimento desportivo do Concelho, através da promoção de atividades, do apoio ao movimento associativo, às associações e clubes com atividade federada, mas também através da construção e requalificação de equipamentos desportivos, progredindo assim para uma melhoria do desporto no Concelho.

Porém, na tentativa de satisfazer as necessidades dos munícipes e melhorar o parque desportivo municipal, em particular, sobretudo no que diz respeito a estruturas recreativas, é necessário não descuidar a manutenção das infraestruturas desportivas, e até mesmo, proceder à construção de novas instalações. Salienta-se o projeto já elaborado de uma Sala de Manutenção da Condição Física “Sala de Cardiofitness” nas Piscinas Municipais, assim com o alargamento da área de lazer das Piscinas Municipais Exteriores, tendo em conta a elevada taxa de utilizadores durante a época balnear e a fonte de receita que esta é para o Município.

Quanto mais associações, coletividades e/ou clubes existirem e quanto mais diversificado for o leque de modalidades desportivas que apoiam e promovem, mais e melhor se contribui para a formação dos jovens cidadãos do Município e se fortalece o desenvolvimento desportivo.

Cada vez mais é importante aumentar as parcerias entre a Autarquia e o movimento associativo, continuar com os apoios e incentivos às entidades desportivas e apoiar as suas iniciativas desportivas, de modo, a que as associações e clubes sejam mais autónomos na organização e gestão das atividades desportivas, quer nas atividades pontuais ou regulares como nas competitivas, assumindo apenas o Município a supervisão destas.

É importante salientar que o Plano Municipal de Desporto é elaborado tendo como premissas base, o proporcionar o “Desporto para Todos” de acordo com as normativas do IDP, e o contribuir para o desenvolvimento do parque desportivo das diferentes freguesias e, consequentemente para o desenvolvimento global do Município de Condeixa-a-Nova

(35)
(36)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Atividade Física Sénior

DESIGNAÇÃO

Programa de Mobilidade Sénior

Breve Descrição Projeto diário com vários grupos de idosos que integra diversas atividades devidamente programadas e orientadas, respeitando as capacidades psico-motoras de cada um, tais como, sessões de atividade física (Pavilhão Municipal), mobilidade sénior (Cento de Saúde), hidroginástica (Piscinas Municipais), com a finalidade de melhorar a qualidade de vida através da prática de atividade física regular, promover a saúde e o bem-estar, combatendo desta forma o isolamento, tão habitual em pessoas destas faixas etárias Objetivo (s) Promover a prática regular de atividades físicas nos mais idosos;

contribuir para a promoção de estilos de vida ativa; promover a saúde e a qualidade de vida; contribuir para a existência de momentos de convívio e socialização; aumentar a mobilidade e a autossuficiência; reduzir o risco de desenvolvimento de doenças e combater o isolamento

Grupo Alvo Terceira Idade Condições de Participação Mais de 60 anos

Custo da Participação Pagamento simbólico de mensalidade Participação Com inscrição

Local de Execução Pavilhão Municipal e Centro de Saúde de Condeixa Calendarização Outubro a Julho

Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova Parceiro Centro de Saúde de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(37)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Atividade Física Sénior

DESIGNAÇÃO

Projeto “ a 17... Acontece” | Open Day nas Piscinas Municipais

Breve Descrição Atividade nas piscinas municipais Open Day inserida no projeto “a 17 … Acontece” com o slogan “Vem nadar, por bem… e para bem…” com entradas gratuitas todos os dias 17 de cada mês, para regime livre e aulas de hidroginástica em troca de um bem alimentar

Objetivo (s) Promover as Piscinas Municipais e as suas modalidades, fidelização de novos utentes, e angariação de bens alimentares para a comunidade mais carenciada

Grupo Alvo Munícipes

Condições de Participação Entrega de um bem alimentar Custo da Participação Gratuito

Participação Sem inscrição Local de Execução Piscinas Municipais

Calendarização Dias 17 de todos os meses de 2013 Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Parceiro Serviço de Ação Social e Saúde | Rede Social Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo

Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(38)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Formação

DESIGNAÇÃO

Formação de Treinadores de Basquetebol | Basket Clube de Condeixa

Breve Descrição Ação de formação dedicada aos treinadores de basquetebol com o convidado Prof. San Payo Araújo com a abordagem de temas relacionados com a formação dos jovens, metodologia, técnica e tática no basquetebol

Objetivo (s) Formação pessoal de todos os agentes devolvidos envolvidos no basquetebol de modo a aumentar o seu conhecimento e rendimento desportivo

Grupo Alvo Atletas, professores treinadores e público em geral Condições de Participação Limitada

Custo da Participação Gratuito Participação Com inscrição

Local de Execução Sala Multiusos das Piscinas Municipais de Condeixa-a-Nova Calendarização 2 de Fevereiro

Entidade Organizadora Clube de Condeixa | Basket Clube de Condeixa Contato basketcondeixa@gmail.com | 914 913 555 Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(39)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Desporto e Lazer

DESIGNAÇÃO

V Corta Mato Inter Escolas e Distrital

Breve Descrição Prova de corta mato do calendário desportivo anual da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra para os escalões mais jovens que permite o apuramento para o Campeonato Nacional Escolar em conjunto com o corta mato inter escolas do Concelho de Condeixa-a-Nova

Objetivo (s) Proporcionar a um número cada vez mais alargado a prática da corrida a praticantes dos escalões etários mais jovens, dando-lhe a oportunidade de uma prática mais regular e estreitar laços de maior relacionamento inter concelhio; contribuir, através da prática da corrida, para a formação desportiva e social dos jovens e contribuir para a prospeção de valores na disciplina da corrida

Grupo Alvo Alunos do Agrupamento de Escolas de Condeixa, atletas de todos os escalões e de ambos os sexos

Condições de Participação A partir dos Benjamins Custo da Participação Gratuito

Participação Com inscrição

Local de Execução Junto ao Estádio Municipal de Condeixa Calendarização 17 de Fevereiro 2013

Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova Parceiro Associação Distrital de Atletismo de Coimbra Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo

Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(40)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Apoio a Atividades e Eventos

DESIGNAÇÃO

3º Passeio Todo-o-Terreno 4X4

Breve Descrição Passeio de Todo-o-Terreno para jipes e motos, prova de carácter turístico que pretende combinar todo um conjunto de espaços para a prática do todo-o-terreno usufruindo de espaços naturais e históricos, que o Concelho de Condeixa possui

Objetivo (s) Promover a prática de atividades de todo-o-terreno; dinamizar os desportos motorizados em Condeixa; dar a conhecer o património natural e histórico do Concelho

Grupo Alvo Adeptos e praticantes do todo-o-terreno e dos desportos motorizados

Condições de Participação Maiores de 18 anos Custo da Participação Pagamento de inscrição

Participação Com inscrição

Local de Execução Casal da Estrada | Junto à Capela de S. Jorge Calendarização Fevereiro

Entidade Organizadora Comissão de Festas de São Jorge | Casal da Estrada Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(41)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Apoio a Atividades e Eventos

DESIGNAÇÃO

Grande Prémio de Atletismo de Anobra

Breve Descrição Prova de atletismo promovida pela Junta da Freguesia da Anobra em conjunto com a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, para todos os escalões e com participações de atletas de notoriedade a nível distrital, com o intuito de dinamizar atividades para a população

Objetivo (s) Promover a prática do atletismo junto da população; incentivar os munícipes a participarem nas atividades promovidas

Grupo Alvo Atletas federados e não federados Condições de Participação A partir dos Benjamins

Custo da Participação Gratuita Participação Com inscrição

Local de Execução Anobra | Rua Principal Calendarização Fevereiro

Entidade Organizadora Junta da Freguesia de Anobra

Contato Beco da Junta | 3150-012 Condeixa-a-Nova | 239 943 911 Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Parceiro Associação de Atletismo de Coimbra

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(42)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Desporto e Lazer

DESIGNAÇÃO

Promoção da Oferta Desportiva Concelhia | IV Trail de Conímbriga

Breve Descrição Apresentação e promoção das modalidades desportivas federadas dos clubes e coletividades do Concelho, com demonstrações efetuadas por atletas dos clubes.

Objetivo (s) Promoção e divulgação das modalidades federadas existentes no Concelho

Grupo Alvo Atletas federados dos Clubes e Coletividades do Concelho Condições de Participação Por Clube

Custo da Participação Gratuito Participação Convite

Local de Execução Praça da República de Condeixa Calendarização 23 de Fevereiro

Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Parceiro (s) Clube de Condeixa | “Os Ugas – ADC Ega | Núcleo Sportinguista de Condeixa - Academia de Futsal de Condeixa | Condeixa Aqua Clube

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(43)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Formação

DESIGNAÇÃO

Jornadas Técnicas | IV Trail de Conimbriga

Breve Descrição Colóquio sobre vários temas; cardiologia “Tenha mais olhos para a sua barriga”; diabetes; auto caravanismo; karate “Uma verdadeira filosofia de vida”; trail running

Objetivo (s) Formação dos participantes e atletas das diferentes áreas de modo a aumentar o seu conhecimento e rendimento desportivo

Grupo Alvo Atletas federados e não federados, público em geral Condições de Participação Limitada

Custo da Participação Gratuito Participação Com inscrição

Local de Execução Cine Teatro de Condeixa Calendarização 23 de Fevereiro

Entidade Organizadora Associação Mundo da Corrida

Contato www.associacaomundodacorrida.com | 919 935 994 Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(44)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Apoio a Atividades e Eventos

DESIGNAÇÃO

IV Trail de Conímbriga | Terras do Sicó 2013

Breve Descrição Corrida pedestre de carácter competitivo, num percurso por trilhos na Serra de Sicó, constituída por Ultra Trail na distância aproximada de 45 Km, o Trail Curto na distância aproximada de 22 km e uma caminhada pedestre sem intuito competitivo, com cerca de 18 km

Objetivo (s) Promover a prática da atividade física; dar a conhecer o património natural e histórico do Concelho

Grupo Alvo Atletas federados e não federados, público em geral

Condições de Participação Ultra Trail e Trail atletas com mais de 18 anos, caminhada atletas com idade superior a 10 anos

Custo da Participação Pagamento de inscrição Participação Com inscrição

Local de Execução Praça da República de Condeixa Calendarização 24 de Fevereiro

Entidade Organizadora Associação Mundo da Corrida

Contato www.associacaomundodacorrida.com | 919 935 994 Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(45)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Atividade Física Sénior

DESIGNAÇÃO

Programa “Andar a pé” |

Ciclo de Caminhadas (Serra, Praia, Cidade)

Breve Descrição No âmbito do programa “andar a pé” realiza-se um ciclo de caminhadas, em diferentes sítios, e em diferentes pisos, a primeira caminhada será pedestre por trilhos da serra, com um percurso de baixa intensidade de cerca de 10km, a segunda irá ser na praia e a terceira na cidade

Objetivo (s) Promover a prática da atividade física; incentivar a população a caminhar

Grupo Alvo Público em geral | População sénior Condições de Participação Limitada a 75 inscrições

Custo da Participação Gratuito Participação Com inscrição

Local de Execução Pavilhão Municipal de Condeixa Calendarização Março, Junho e Novembro

Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova Parceiro Gesinserde

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(46)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Desporto e Lazer

DESIGNAÇÃO

2.ª Gala do Desporto |Atividade Física e Desportiva no 1.º CEB

Breve Descrição Programa de atividades pré-desportivas realizado no âmbito da atividade extracurricular de Atividade Física e Desportiva, com provas desportivas, jogos e animação

Objetivo (s) Estreitar laços de maior relacionamento inter-concelhio; contribuir, através da prática desportiva, para a formação desportiva e social dos jovens, dar visibilidade ao trabalho efetuado a nível desportivo no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular

Grupo Alvo Alunos das Escolas públicas do Concelho Condições de Participação Não se aplica

Custo da Participação Gratuito Participação Com inscrição

Local de Execução Pavilhão Municipal de Condeixa Calendarização Março ( data a defenir)

Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Parceiro Agrupamento de Escolas de Condeixa e Gesinserde Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo

Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(47)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Desporto e Lazer

DESIGNAÇÃO

Inauguração da “Pequena Rota de Conímbriga” | Caminhada

Breve Descrição Caminhada pela rede de percursos pedestres da “Pequena Rota de Conímbriga”

Objetivo (s) Inauguração da “Pequena Rota de Conímbriga”, fomentar o turismo ativo e a prática desportiva, dando a conhecer o vasto património natural e arquitetónico do Concelho

Grupo Alvo População em geral Condições de Participação Não se aplica

Custo da Participação Gratuito Participação Com inscrição

Local de Execução Museu Poros, Alcabideque, Ruinas de Conímbriga Calendarização 23 de Março

Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(48)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Apoio a Atividades e Eventos

DESIGNAÇÃO

Raid de BTT dos “Ugas” 2013

Breve Descrição Prova de BTT de carácter desportivo e de lazer num percurso de intensidade média, tendo como palco os trilhos da Freguesia da Ega

Objetivo (s) Fomentar e promover a prática do BTT, promover práticas desportivas e recreativas para a comunidade local

Grupo Alvo População local Condições de Participação Maiores de 16 anos

Custo da Participação Pagamento de inscrição Participação Com inscrição

Local de Execução Sede “Os Ugas” Calendarização Março

Entidade Organizadora “Os Ugas” Associação Desportiva e Cultural de Ega

Contato Rua Prof.º José Maria Gaspar | 3150-256 Ega | 9912 392 093 | ugasega@gmail.com

Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(49)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Apoio a Atividades e Eventos

DESIGNAÇÃO

IV Passeio de Motocross dos “Ugas” 2013

Breve Descrição Passeio com veículos de motocross de carácter recreativo e de lazer

Objetivo (s) Fomentar e promover práticas desportivas e recreativas para a comunidade local

Grupo Alvo População local Condições de Participação Maiores de 18 anos

Custo da Participação Pagamento de inscrição Participação Com inscrição

Local de Execução Sede “Os Ugas” Calendarização Março

Entidade Organizadora “Os Ugas” Associação Desportiva e Cultural de Ega

Contato Rua Prof.º José Maria Gaspar | 3150-256 Ega | 9912 392 093 | ugasega@gmail.com

Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(50)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Apoio a Atividades e Eventos

DESIGNAÇÃO

Passeio de BTT da AJ do Zambujal

Breve Descrição Prova de BTT de carácter desportivo e de lazer num percurso de intensidade média, tendo como palco os trilhos da Freguesia do Zambujal

Objetivo (s) Fomentar e promover a prática do BTT, promover práticas desportivas e recreativas para a comunidade local

Grupo Alvo População local Condições de Participação Maiores de 16 anos

Custo da Participação Pagamento de inscrição Participação Com inscrição

Local de Execução Associação de Jovens do Zambujal Calendarização Abril

Entidade Organizadora Associação de Jovens da Freguesia do Zambujal Contato Zambujal | 3150-344 Zambujal | 919 331 116 Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(51)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Formação

DESIGNAÇÃO

II Jornadas Técnicas de Futsal | Academia de Futsal de Condeixa

Breve Descrição Colóquio / ação de formação dedicada ao futsal jovem com a abordagem de temas relacionados com a formação dos jovens, metodologia e pedagogia do futsal

Objetivo (s) Formação pessoal de todos os agentes devolvidos envolvidos no futsal de modo a aumentar o seu conhecimento e rendimento desportivo

Grupo Alvo Atletas, professores treinadores e público em geral Condições de Participação Limitada

Custo da Participação Com taxa de inscrição Participação Com inscrição

Local de Execução Sala Multiusos das Piscinas Municipais de Condeixa-a-Nova Calendarização 4 ou 5 de Maio

Entidade Organizadora Núcleo Sportinguista de Condeixa | Academia de Futsal de Condeixa

Contato academiafutsalcondeixa@gmail.com | 915 022 327 Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(52)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Apoio a Atividades e Eventos

DESIGNAÇÃO

Passeio de Cicloturismo do Sebal 2013

Breve Descrição Passeio de bicicleta por estrada entre Sebal e Montemor-o-Velho Objetivo (s) Promover práticas desportivas e recreativas para a comunidade

local, e promover a vivência em comunidade Grupo Alvo População local

Condições de Participação Maiores de 12 anos Custo da Participação Pagamento de inscrição

Participação Com inscrição

Local de Execução Sede do Grupo Desportivo de Sebal Grande Calendarização Maio

Entidade Organizadora Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural de Sebal Grande Contato Largo Casa do Povo | 3150-287 Sebal | 91 3158656 Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(53)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Apoio a Atividades e Eventos

DESIGNAÇÃO

Trilhos Rurais de BTT em Anobra

Breve Descrição Prova de BTT de carácter desportivo e de lazer num percurso de aproximadamente 45 km de intensidade média, tendo como palco os trilhos rurais de Anobra, com o intuito de dar a conhecer os recursos naturais do Concelho para a prática desta modalidade Objetivo (s) Fomentar e promover a prática do BTT e das atividades de ar livre;

promover os recursos naturais e paisagísticos do Concelho Grupo Alvo População em geral

Condições de Participação Maiores de 12 anos Custo da Participação Pagamento de Inscrição

Participação Com inscrição

Local de Execução Sede da União Sport Anobra Calendarização Maio

Entidade Organizadora União Sport Anobra

Contato u.s.anobra@gmail.com | 919 761 391 Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(54)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Movimento Associativo

DESIGNAÇÃO

IX Encontro Concelhio de Jogos Tradicionais

Breve Descrição Atividade com o movimento associativo e a comunidade juvenil para a realização de torneios de jogos tradicionais (malha de ferro, jogo da péla, jogo do burro, pau ensebado, tração à corda, corrida de cântaros, arcos, andas e sacos) e outros jogos tradicionais e populares para a comunidade escolar

Objetivo (s) Fomentar e promover o associativismo; promover os jogos tradicionais junto da comunidade escolar; dinamizar as associações locais e executar uma política criteriosa de incentivos às associações e coletividades pelo seu grau de participação nas atividades

Grupo Alvo Associações Concelhias e comunidade escolar Condições de Participação Representantes das associações

Custo da Participação Gratuito Participação Sem inscrição

Local de Execução Parque Verde da Ribeira de Bruscos Calendarização 12 de Maio

Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(55)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Apoio a Atividades e Eventos

DESIGNAÇÃO

Torneio Inter Ruas de Futsal de Anobra

Breve Descrição Torneio de Futsal entre os moradores das várias ruas da Freguesia de Anobra realizado no polidesportivo do US Anobra

Objetivo (s) Fomentar a prática do Futsal, e promover práticas desportivas para a comunidade residente na Anobra

Grupo Alvo População em geral Condições de Participação Residentes na Anobra

Custo da Participação Gratuito Participação Com inscrição

Local de Execução Sede da União Sport Anobra Calendarização Maio

Entidade Organizadora União Sport Anobra

Contato u.s.anobra@gmail.com | 919 761 391 Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(56)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Apoio a Atividades e Eventos

DESIGNAÇÃO

Torneio Inter Ruas de Futebol da AJF Zambujal

Breve Descrição Torneio de futebol entre os moradores das várias ruas da Freguesia do Zambujal realizado no recinto da Associação

Objetivo (s) Fomentar a prática do futebol, e promover práticas desportivas para a comunidade residente na freguesia

Grupo Alvo População em geral

Condições de Participação Residentes na freguesia do Zambujal Custo da Participação Gratuito

Participação Com inscrição

Local de Execução Associação de Jovens da Freguesia do Zambujal Calendarização Junho

Entidade Organizadora Associação de Jovens da Freguesia do Zambujal Contato Zambujal | 3150-344 Zambujal | 919 331 116 Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(57)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Apoio a Atividades e Eventos

DESIGNAÇÃO

Taça de Conímbriga em Futsal| Academia de Futsal de Condeixa

Breve Descrição Competição informal de futsal entre equipas de âmbito nacional nos vários escalões de formação com o intuito de referenciar a Academia de Futsal de Condeixa

Objetivo (s) Promover a formação do futsal e as práticas físicas e desportivas para os mais jovens

Grupo Alvo Atletas e praticantes da Academia de Futsal de Condeixa e equipas convidadas

Condições de Participação Minis e Benjamins Custo da Participação Gratuito

Participação Com convite

Local de Execução Pavilhão Municipal de Condeixa-a-Nova Calendarização Maio e Junho

Entidade Organizadora Núcleo Sportinguista de Condeixa | Academia de Futsal de Condeixa

Contato academiafutsalcondeixa@gmail.com | 915 022 327 Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(58)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Desporto e Lazer

DESIGNAÇÃO

II Grande Torneio de Ténis de Mesa

Breve Descrição Torneio de ténis de mesa aberto a todos os praticantes do Concelho, em todos os escalões, com o intuito de dinamizar e aumentar o número de participantes desta modalidade, e a praticantes federados e não federados a nível nacional

Objetivo (s) Dinamizar a prática desportiva nas associações; promover a prática do ténis de mesa a todos os Munícipes do Concelho; fomentar o gosto pela modalidade e aumentar o número de praticantes no Concelho; ter um papel ativo na deteção e encaminhamento de futuros atletas para a competição

Grupo Alvo Jovens do Concelho e praticantes da modalidade Condições de Participação Não se aplica

Custo da Participação Gratuito Participação Com inscrição

Local de Execução Pavilhão Municipal de Condeixa Calendarização 1 Junho

Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Parceiro “Os Ugas” Associação Desportiva e Cultural de Ega Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo

Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

(59)

ÁREA DE INTERVENÇÃO Movimento Associativo

DESIGNAÇÃO

Torneio Inter Associações de Futsal | Tia 2013

Breve Descrição Torneio de futsal realizado anualmente entre Associações e Coletividades do Concelho, em todos os escalões, com o intuito de dinamizar o associativismo e aumentar o número de participantes em atividades desportivas, nomeadamente do futsal

Objetivo (s) Dinamizar a prática desportiva nas associações, promover a prática do futsal a todos os Munícipes do Concelho

Grupo Alvo Associações e coletividades do Concelho Condições de Participação Residentes no Concelho

Custo da Participação Gratuito Participação Com inscrição

Local de Execução Pavilhão Municipal de Condeixa Calendarização Junho a Julho

Entidade Promotora Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Serviço Responsável Gabinete de Desporto | Desporto e Associativismo Contato Piscinas Municipais de Condeixa

Bairro do Ciclo | 3150-122 Condeixa-a-Nova 239 940 003

Referências

Documentos relacionados

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

--- ---Depois de analisar o processo, e atendendo à informação técnica de 22/02/2016 constante do processo, confirmada pela Chefe da DPU em 25/02/2016, que

---Depois de analisar o referido processo, e considerando que segundo o artigo 32º do Regulamento do Serviço de Abastecimento Público de Água em vigor neste Município, este só

---Depois de analisada a proposta, bem como a comunicação efetuada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Furadouro, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade,