• Nenhum resultado encontrado

MEMÓRIA DE CATALÃO ATRÁVES DA DIGITALIZAÇÃO, EDIÇÃO E CATALOGAÇÃO DOS MANUSCRISTOS DO MUSEU CORNÉLIO RAMOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMÓRIA DE CATALÃO ATRÁVES DA DIGITALIZAÇÃO, EDIÇÃO E CATALOGAÇÃO DOS MANUSCRISTOS DO MUSEU CORNÉLIO RAMOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MEMÓRIA DE CATALÃO ATRÁVES DA DIGITALIZAÇÃO, EDIÇÃO E

CATALOGAÇÃO DOS MANUSCRISTOS DO MUSEU CORNÉLIO RAMOS

PIRES, Maria Gabriela Gomes1; OLIVEIRA-SILVA, Maiune de2; PAULA, Maria Helena de3

Palavras-chave: Manuscritos goianos, Museu Cornelio Ramos, Filologia.

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar, através de conhecimentos filológicos, a edição fac-símile e semidiplomática de um fólio recto retirado de um livro intitulado “Junta de Alistamento Militar”, exarado no ano de 1921. Esse manuscrito é parte do acervo digital do LALEFIL (Laboratório de Estudos do Léxico, Filologia e Sociolinguística) do Departamento de Letras da UFG-CAC e foi produzido a partir do Projeto de Extensão e Cultura intitulado “Digitalização, leitura, transcrição e catalogação de documentos manuscristos do Museu Municipal Cornélio Ramos” que tem como propósito digitalizar, editar e catalogar os manuscritos do acervo do referido Museu. Tal projeto é coordenad pela professora Maria Helena de Paula e tem como financiador a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Goiás.

Os manuscritos, já digitalizados durante o primeiro estágio do projeto, estão sendo editados seguindo as normas filológicas publicadas em Megale e Toledo Neto (2005) e organizados com suas respectivas edições com ementa e tipologia de acordo com as postulações de Bellotto (2002).

Espera-se com este estudo evidenciar como esses manuscritos são essenciais para a preservação da memória catalana. Para isso, a filologia entra na discussão com a finalidade de estudar a língua e assim preservar a memória de nossos antepassados. Swiggers (1998, p.7) diz:

Resumo revisado por: Maria Helena de Paula; Ação de Extensão e Cultura “Digitalização, leitura, transcrição, e catalogação de documentos manuscritos do Museu Cornélio Ramos” (CAC: 330). 1

Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão – e-mail: maria.ggp10@gmail.com. 2 Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão – e-mail:

maiuninha16@hotmail.com.

3 Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão – e-mail:

(2)

A filologia é a disciplina que partindo dos textos escritos querem se trate dos vedas, da epopéia dos Mahrabhrrda, da Bíblia gótica, da poesia dos trovadores provençais – estuda estados da língua, compara-os a outros estados da mesma língua ou a cortes sincrônicos de outras línguas, a fim de reconstituir a história de uma língua ou de uma família de língua.

A proposta da edição fac-similar permite demonstrar a reprodução mais fiel ao documento original. A edição semidiplomatica em formatação justalinear possibilita uma compreensão mais clara ao público leitor, uma vez que a grafia é um pouco ilegível e o documento se encontra na maioria das vezes deteriorado.

Metodologia

Os procedimentos utilizados no desenvolvimento do projeto consiste no acesso aos documentos originais no Museu Cornélio Ramos e na sua digitalização, já realizada no primeiro estágio do projeto.

Posteriormente, o segundo estágio consiste na seleção dos documentos digitalizados para edição filológica semidiplomática e modernizadamente seguindo as regras elaboradas pelo grupo de estudiosos da língua em um evento ocorrido em Campos do Jordão – SP, no ano de 1999, e publicadas em Megale e Toledo Neto (2005). Será feita subsequentemente a catalogação dos documentos, de acordo com a classificação de Belloto (2002).

No fólio a que nos detivemos, mostraremos a sua edição fac-similar e posteriormente sua edição diplomática classificação, procurando demonstrar uma leitura completa ou, se possível, o mais próximo do que seria o entendimento ideal.

Resultados e discussão

Spina define como objeto da Filologia o texto escrito. Para ele, a filologia é um sistema subordinado ao texto manuscrito, ou seja, o texto e a razão desse estudo existir. Quanto à função da filologia, Spina a define com três funções essenciais:

1.ª) Função substantiva, em que ela se concentra no texto para explica-lo, restituí-lo à sua forma genuína e prepará-lo tecnicamente para publicação; 2.ª) Função adjetiva, em que ela deduz, do texto, aquilo que não está nele: a determinação de autoria, a biografia do autor, a datação do texto, a sua posição na produção literária do autor e da época, bem como a sua avaliação estética (valorização); 3.ª) Função transcendente, em que o texto deixa de ser um fim em si mesmo da tarefa filológica, para se transformar num instrumento que permite ao filólogo reconstituir a vida espiritual de um

(3)

povo ou de uma comunidade em determinada época [...] (SPINA, 1921, p. 77).

Com base nas lições de Spina, o trabalho filológico que ora relatamos tem como fim guardar, preservar e difundir a história e a cultura local de Catalão.

O documento em que nos detivemos foi lavrado em 1921, trata-se especificadamente do terceiro recto de um livro de alistamento e relata a abertura de um edital para convocação de alistamento de futuros militares. Nele, são descritos os presentes na junta que estarão responsáveis por cadastrar os novos militares. Também são descritos o horário de atendimento e o público alvo, moradores da cidade de Catalão, Goyandira e Santo Antonio do Rio Verde.

Edição Fac-Similar

Edição diplomática justificada do fólio

(4)

Aos dois dias do mez de Janeiro de mil nove- | centos vinte um, em casa de residencia do secre- | tario da junta, nesta Cidade de Catalaõ, Estado | de Goyaz, reunida a junta de alistamento mi- | litar, composta do Major Francisco de Mello | e Elyseu de Lima, commigo Joaõ Roberto da |Paixaõ, a quem o primeiro como presidente esco- | lheu para secretario, declarou em segida o pre- | sidente que fossem lavrados os editaes de convo- | caçaõ para o alistamento e mandados afixar | nos destrictos de Santo Antonio do Rio Verde e | Goyandira e nos lugares mais publicos desta | Cidade, como tambem remetter listas aos escrivães | d’aquelles destrictos e ao desta Cidade. Ajunta | decidiu funcionar dos 12 as 16 horas em | todos os dias uteis. E feitos estes trabalhos | preliminares de alistamento, declarou a presidente | iniciados os ditos trabalhos. Do que para cons- | tar, eu Joaõ Roberto da Paixaõ, secretario da jun_ | ta, lavrei a presente acta que vai por todos | assignada. | Francisco de Mello | Elyseu deLima

A edição fac-similar permite maior duração em boas condições de legibilidade do documento. A edição fornece uma leitura conservadora em que busca preservar-se “o estado de língua em que foram escritos” (MEGALE e TOLEDO NETO, 2005, p.13).

Esse documento é classificado como uma especie documental “Ata”, um documento diplomático de registro escrito. Tem como característica o registro de acontecimentos sucedidos em uma reunião, assembleia ou sessão. Esse tipo é exarado em livro próprio. O recto faz uma sinopse de uma reunião onde estava ocorrendo a abertura de um edital e a decisão de data e horário de funcionamento da junta da cidade de Catalão para cadastro de novos militares, como mencionado anterioremente. O documento foi lavrado pelo secretário da junta Francisco de Mello, e teve como testemunho o presidente da junta Elyseu de Lima, que assinaram no fim do fólio.

Conclusões

Através desse tipo de edições, é possível observar como arquivos de manuscritos antigos são fontes geradoras e comprovadoras de acontecimentos históricos, pois contribuem para resgate e valorização da cultura local e da história do município e do estado.

(5)

Instituições têm igonorado ou desconhecem a natureza e a riqueza de conhecimento que esses documentos possuem. A cidade de Catalão é fundamental da história de Goiás. Para isso, é necessário preservar esses documentos para entender a histórica catalana.

É possível perceber, ainda, que estudos como esse fornecem um amplo sustento de estudos lingüísticos, históricos, filológicos e de outras áreas de interesse, pois esses documentos oferecem fiéis corporas de diferentes épocas, como posto por Cardoso (2008).

Enfim, é necessário reconhecermos o quanto é importante valorizar esse tipo de documento que podemos considerar como resgaste de nossa “memória antepassada”, uma vez que, a única maneira de registro até pouco tempo era feito somente através da escrita, ou seja, através dos documentos manuscritos.

Referências

Acta do dia 2 de janeiro de 1921. Fólio único recto. Acervo do Museu Municipal

Cornélio Ramos: Catalão- GO, 1921.

BELLOTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de

documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do estado de São Paulo, imprensa oficial,

2002.

MEGALE, Heitor; TOLEDO, Neto, S. de A. Por minha letra e sinal: documentos do ouro do século XVII. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.

PAULA, Maria Helena de, FACHIN, Roberto Marchis (Org.). Percorrendo trilhas

filológicas: estudos para a história da língua portuguesa. Em homenagem a Heitor

Megale – in memoriam. Goiânia: FUNAPE/DEPECAC, 2010.

SPINA, Segismundo. Introdução à edótica: crítica textual. São Paula: Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.

SWIGGERS, Pierre. Filologia e Linguística: enlace, divórcio, reconciliação. Filologia

e Linguística Portuguesa. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Fonte: Inspirado em Agenda Digital Imagina Chile (2013-2020), Estrategia Digital Nacional (México, 2013), Plan Nacional de TICs 2008-2019 (Colômbia), Propostas para um Programa

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale como o seu médico ou farmacêutico4. O que precisa de saber antes

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de