• Nenhum resultado encontrado

INFINITO E ALTERIDADE EM LEVINAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFINITO E ALTERIDADE EM LEVINAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

José Valdinei Albuquerque Miranda

Resumo:

Este trabalho apresenta a discussão da idéia do infinito como chave de leitura para a compreensão da questão da alteridade em Emmanuel Levinas. Considera que é a partir da idéia do infinito, presente na Terceira Meditação Cartesiana, que Levinas estabelece especialmente em sua obra Totalidade e Infinito uma ruptura com a categoria da totalidade, e desenvolve os traços fundamentais de seu pensamento da alteridade. Destaca, também, que é a partir da relação entre o cogito e a idéia do infinito desenvolvida em Descartes na referida obra, que Levinas extrai o desenho formal para pensar a relação entre o Mesmo e o Outro no plano da ética como filosofia primeira. Nessa perspectiva, este trabalho tem como principal objetivo discutir a idéia do infinito como exterioridade do Outro em relação ao Mesmo, bem como estabelecer aproximações entre a idéia do infinito e a questão a alteridade no pensamento filosófico de Emmanuel Levinas.

Palavras-chave: Idéia do infinito. Exterioridade. Alteridade.

Introdução

O pensamento filosófico desenvolvido por Emmanuel Levinas (1906-1995) procura fazer uma reconstrução da subjetividade não mais a partir do ideal de sujeito autônomo e livre que caracteriza a construção do sujeito moderno. Inversamente, nesse processo de reconstrução, compreende a subjetividade situada, fundamentalmente, em um horizonte ético aberto pela idéia do infinito. Esse novo caminho para se pensar a subjetividade na sua relação com o outro fica expresso no prefácio de sua obra Totalidade e Infinito (1961), ao afirmar que “este livro apresenta-se, pois como uma defesa da subjetividade, mas não a captará ao nível do seu protesto puramente egoísta contra a totalidade, nem na sua angústia perante a morte,

1 Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em educação pela

UFRGS/PPGEDU. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/PPGEDU) na Linha de Pesquisa Ética, Alteridade e Linguagem na Educação. Endereço eletrônico: val.nei@terra.com.br

(2)

mas como fundada na idéia de infinito” (TI. p.13). Nessa afirmação identificamos o anúncio de uma estreita relação entre a idéia do infinito e a constituição da subjetividade.

O esforço do filósofo lituano-francês em Totalidade e Infinito consiste em reconstruir a subjetividade não a partir dos fundamentos da vontade racional que encontraria na autonomia do sujeito o telos de sua realização. Para Levinas, a subjetividade se constitui na relação direta eu-mundo como possibilidade de acolhimento do outro, ou seja, a subjetividade na relação com outro é capaz de acolher a idéia de infinito. Nessa perspectiva, Levinas “apresentará a subjetividade como acolhendo Outrem, como hospitalidade. Nela se consuma a idéia do infinito” (TI, p. 14). Se na subjetividade se consuma a idéia do infinito, cabe, então, perguntar: de onde Levinas extrai tal idéia do infinito?

A idéia do infinito

Em diferentes momentos de seus escritos filosóficos Levinas deixa explícito que a idéia do infinito presente em sua filosofia é extraída de Descartes2 especificamente da terceira

meditação cartesiana. Nesse caso, devemos investigar inicialmente o que diz Descartes na terceira meditação que impressiona tanto Levinas.

Descartes na obra Meditações sobre filosofia primeira, especificamente na terceira meditação, tenta demonstrar racionalmente a existência de Deus. Assumindo a dúvida metódica como caminho filosófico de suas meditações, procura demonstrar a existência de uma substância infinita e perfeita da qual somente temos a idéia, uma vez que ela não provém do cogito. Por sua vez, a idéia do infinito não pode ser compreendida pela simples negação ou oposição do finito, isso porque a idéia do infinito não tem sua origem na substância finita, mas provém do próprio infinito.

E não devo crer que não percebo o infinito por uma verdadeira idéia, mas somente por uma negação do infinito[...] ao contrário entendo de modo manifesto que há mais realidade na substância infinita do que na finita e, por conseguinte, que a percepção do infinito é, de certo modo,

2 Em (DEHH.) Levinas afirma: “é a análise cartesiana da idéia de infinito que, da maneira mais característica, esboça uma estrutura de que apenas queremos conservar, aliás, o desenho formal”. Em (T.I.) encontramos a seguinte consideração: “A relação do Mesmo com o Outro, sem que a transcendência da relação corte os laços que uma relação implica, mas sem que esses laços unam num Todo o Mesmo e o Outro, está de fato fixada na situação descrita por Descartes em que o ‘eu penso’ mantém com o infinito, que ele não pode de modo nenhum conter e de que está separado, uma relação chamada ‘idéia do infinito”. Em (E.I.) Levinas diz: “Penso em Descartes, que dizia que o cogito pode proporcionar-nos o sol e o céu; a única coisa que ele não pode proporcionar é a idéia de infinito” (p. 52).

(3)

em mim, anterior a percepção do finito, isto é, que a percepção de Deus é anterior à percepção de mim mesmo, pois qual a razão por que me daria conta de que duvido, desejo, isto é, que sou indigente de algo e de que não sou totalmente perfeito, se não houvesse em mim nenhuma idéia de um ente mais perfeito por comparação com o qual conheço meus defeitos? (Descartes, 2004, p. 91-92)

Utilizando-se da dúvida metódica como caminho filosófico, Descartes chega à apresentação da idéia do infinito como idéia não provinda do cogito, uma vez que o homem por ser finito e imperfeito não poderia pensar algo perfeito, mas provém de uma substância perfeita, que para Descartes é Deus:

E, assim, a idéia de Deus, permanece a única em que se deve considerar se há algo que não poderia provir de mim. Entendo pelo nome de Deus certa substância infinita, independente, eterna, imutável, sumamente inteligente e sumariamente poderosa e pela qual eu mesmo fui criado e tudo o mais existente, se existe alguma outra coisa. Todas essas coisas são tais que, quanto mais cuidadosamente lhes presto atenção, tanto menos parece que elas possam provir somente de mim. Por isso, do que foi dito deve-se concluir que Deus existe necessariamente. (Descartes, 2004, p. 91)

A partir do exposto, podemos destacar dois aspectos presentes na forma de Descartes conceber a idéia do infinito e que terão grande influência no modo de Levinas pensar a relação entre o Mesmo e o Outro para além da categoria da totalidade. O primeiro aspecto está ligado à exterioridade da idéia do infinito em relação ao cogito. Descartes afirma: “a idéia de Deus, permanece a única em que se deve considerar se há algo que não poderia provir de mim”. Isso significa inverter a lógica do pensamento, uma vez que não é o cogito que pensa a idéia do infinito; ela não provém do “eu penso”, mas de uma substância infinita. Sendo assim, ela é exterior ao sujeito que a pensa. O segundo aspecto refere-se à inadequação do pensamento em relação à idéia do infinito, isto é, a idéia do infinito excede a toda forma de adequação do pensamento, uma vez que o infinito não pode ser englobado pelo conceito ou pela representação derivada do sujeito. Sendo assim, como inadequação, a idéia do infinito é também um transbordamento do próprio ideatum, isso porque na relação do cogito com o a idéia do infinito, o ideado, que é o infinito, transborda a própria idéia que dele se tem.

Relação fundada na exterioridade do cogito e na inadequação do próprio pensamento, eis a idéia do infinito em Descartes. Idéia que excede o próprio pensamento, idéia anterior ao cogito e da qual meu pensamento não consegue abarcar nem pelo conceito, nem pela representação, mas que foi colocada em mim e com a qual posso estabelecer uma

(4)

relação. Portando, da impossibilidade de conceituação, representação e domínio do infinito, vislumbra-se a possibilidade da relação com a idéia do infinito. Eis o aparente paradoxo de Descartes - que Levinas levará às últimas conseqüências ao pensar a relação ética com o outro.

E não importa que eu não compreenda o infinito, ou que em Deus haja inúmeras outras coisas que não posso de modo algum nem compreender, nem talvez até atingir pelo pensamento. Pois é da natureza do infinito que não seja compreendido por mim, que sou finito, bastando que eu entenda isso e julgue que estão em Deus formal ou eminentemente todas as coisas que percebo claramente e nas quais sei que existe alguma perfeição [...] (Descartes, 2004, p. 93). A partir da idéia do infinito, presente no pensamento cartesiano, Levinas vislumbra a possibilidade de pensar a relação entre o Mesmo e o Outro para além da totalidade, ou seja, relação em que o Outro não seja englobado ao domínio do Mesmo. Nessa perspectiva, a idéia do infinito assume grande destaque na construção filosófica de Levinas, uma vez que ela opera como elemento capaz de romper com o pensamento fundado na categoria da totalidade que, para Levinas, institui o império do Mesmo na filosofia ocidental. Levinas envolvido pela idéia do infinito procura pensar a relação entre o Mesmo e o Outro para além da totalidade.

A relação do Mesmo com o Outro, sem que a transcendência da relação corte os laços que uma relação implica, mas sem que esses laços unam num Todo o Mesmo e o Outro, está de fato fixada na situação descrita por Descartes em que o ‘eu penso’ mantém com o infinito, que ele não pode de modo nenhum conter e de que está separado, uma relação chamada ‘idéia do infinito’.[...] A distância que separa ideatum e idéia constitui aqui o conteúdo do próprio ideatum. O infinito é característica própria de um ser transcendente, o infinito é o absolutamente outro. O transcendente é o único ideatum do qual apenas pode haver uma idéia em nós; está infinitamente afastado da sua idéia – quer dizer, exterior – porque é infinito (Levinas, TI, p. 35-36).

Como podemos perceber, a inquietação filosófica que movimenta a idéia do infinito em Levinas é diferente da preocupação filosófica de Descartes. Em Descartes, a idéia do infinito está ligada à busca pela demonstração, de modo racional, da existência de Deus. Enquanto que em Levinas a idéia do infinito encontra-se vinculada à procura de uma relação entre o Mesmo e o Outro que mantenha a exterioridade do Outro. É a partir dessa inquietação filosófica que Levinas irá aproximar a idéia do infinito da relação ética com o outro.

(5)

A partir do esclarecimento de que a idéia do infinito, central no pensamento de Levinas, é extraída de Descartes, cabe prosseguir as análises procurando compreender como a relação entre o Mesmo e o Outro é pensada por Levinas a partir da idéia do infinito.

A idéia do infinito e a questão da alteridade

No que diz respeito a idéia do infinito, Levinas acompanha Descartes ao considerar que o infinito não pode ser definido conceitualmente, tampouco englobado em uma categoria da representação. Isso porque a idéia do infinito não é concebida pelo cogito, ou seja, não é do sujeito pensante que emana a idéia do infinito; ela vem de fora, ela é pura exterioridade. Além do que, uma definição conceitual ou representação do infinito o englobaria em um pensamento totalizador, a idéia do infinito se adequaria ao pensamento e haveria uma adequação entre o ideado e a idéia – fato esse inconcebível para Levinas no que diz respeito à idéia do infinito.

Por sua vez, isso não acontece porque a idéia do infinito é pura inadequação do pensamento que a pensa. Possuir a idéia do infinito não significa, desse modo, ter uma representação do infinito ou defini-lo conceitualmente. Em Totalidade e Infinito, Levinas afirma: “penso em Descartes, que dizia que o cogito pode proporcionar-nos o sol e o céu; a única coisa que ele não pode proporcionar é a idéia de infinito (TI, p. 52). Isso aponta para o fato de que a idéia do infinito não é um objeto capaz de ser conceituado ou representado pelo pensamento do sujeito, ela apresenta-se como a desmedida entre a idéia e o ideatum. Desse modo, a idéia do infinito excede à sua conceituação, pois, qualquer forma de conceituar ou representar o infinito não daria conta de sua idéia. Isso porque “a intencionalidade que anima a idéia do infinito não se compara a nenhuma outra; ela visa aquilo que não pode abarcar e, nesse sentido, precisamente, o infinito” (Levinas, DEHH, p. 209).

Verificamos aqui a forte influência que Descartes desempenha no pensamento filosófico de Levinas, pois, é a partir da compreensão da idéia do infinito, como exterioridade da relação e inadequação do pensamento que Levinas encontrará a saída da “filosofia do Mesmo” e a ruptura com a categoria da totalidade. A esse respeito, cabe destacar a constatação feita por Levinas (TI, p. 37) de que “a noção cartesiana da idéia de infinito designa uma relação com um ser que conserva a sua exterioridade total em relação àquela que o pensa. Designa o contato do intangível, contato que não compromete senão a interioridade daquilo que é tocado”. Além de destacar que a idéia do infinito não tem sua origem no cogito,

(6)

Levinas considera que a idéia do infinito vem do exterior, de um ser perfeito, que para Descartes é Deus, mas que Levinas chamará de (visage) Rosto.

A partir do exposto, dois aspectos merecem ser destacados: o primeiro refere-se ao fato de que existe uma separação entre os termos envolvidos na relação; o segundo diz respeito ao caráter de exterioridade da idéia do infinito em relação ao cogito. Isso demonstra que a separação e a exterioridade que Levinas utilizará como categorias de análise ao discutir a relação entre o Mesmo e o Outro, já se fazem presentes em Descartes como estrutura formal da relação do cogito como o infinito, entretanto, o refinamento teórico por que passam essas categorias a partir de uma preocupação ética são atribuídos a Levinas.

Portanto, da estrutura esboçada por Descartes acerca da relação do cogito e idéia do infinito, Levinas conserva o seu desenho formal: “o eu que pensa mantém uma relação com o infinito”. Entretanto, essa relação é marcada pela separação do eu com a idéia do infinito. “A idéia do infinito tem de excepcional o fato do seu ideatum (ideado) ultrapassar a sua idéia; a idéia do perfeito vem ao eu de fora, não é uma reminiscência ou um saber tematizável” (DEHH, p. 209). Assumindo esse desenho formal da idéia do infinito, extraída de Descartes, Levinas procura pensar a relação entre o Mesmo e o Outro, não mais na perspectiva da “Filosofia do Mesmo”, mas a partir da “Pensamento da Alteridade”. Nessa perspectiva, a idéia do infinito servirá de paradigma teórico que abrirá caminho para se pensar a relação do Mesmo com o Outro para além da categoria da totalidade, isto é, pensá-la na perspectiva ética da alteridade.

Tendo em vista essa preocupação, Levinas destaca que “ao pensar o infinito – o eu imediatamente pensa mais do que pensa. O infinito não entra na idéia do infinito, não é apreendido; essa idéia não é um conceito. O infinito é o radicalmente outro” (DEHH, p. 209). Ao considerar o infinito como o radicalmente outro, Levinas estabelece uma aproximação entre a idéia do infinito – noção central de sua filosofia – e a relação ética com o absolutamente outro. Nesse sentido, a idéia do infinito serve de “paradigma teórico para a relação entre o Mesmo e o Outro na qual se mantém a exterioridade dos interlocutores, assegurando a um cogito a sua transcendência, sem que a totalidade exerça integração” (Pelizzoli, 1994, p. 79).

Se de um lado a idéia do infinito não pode ser representada ou definida conceitualmente, de outro, o infinito não pode ser caracterizado pela mera oposição ou negação do finito. Para se afastar do pensamento que aborda o infinito como negação do finito, o filósofo estabelece uma distinção entre o movimento de transcendência e a negação. A negação pressupõe a condição do homem que, descontente, recusa a condição na qual está

(7)

instalado. Dessa forma, a negação supõe um ser colocado num lugar em que ele está em sua casa. Por sua vez, o movimento de transcendência indica passagem ao outro, absolutamente outro. A transcendência não opera no plano comum do sim e do não no qual a negatividade se localiza. Isso significa dizer que

A idéia do infinito não se reduz à negação do imperfeito. A negatividade é incapaz de transcendência. Esta designa uma relação com uma realidade infinitamente distante da minha, sem que esta distância destrua por isso esta relação e sem que esta relação destrua esta distância, como aconteceria para as relações dentro do Mesmo; sem que esta relação se torne uma implantação no Outro e confusão com ele, sem que a relação prejudique a própria identidade do Mesmo, a sua ipseidade, sem que ela silencie a apologia, sem que tal relação se torne apostasia e êxtase (Levinas, TI, p. 29).

Nestes termos, finito e infinito não são concebidos pela oposição, pois, a simples negação das imperfeições não é suficiente para compreender o outro como alteridade. Além do que, a origem da idéia do infinito não reside na subjetividade de um eu soberano, autônomo e racional, mas no absolutamente outro. Ela foi posta em nós, nesse sentido não é uma reminiscência de algo que potencialmente já existe em nós. A relação do Mesmo com a idéia do infinito é uma “experiência no único sentido radical desse termo: uma relação com o exterior, com o Outro, sem que essa exterioridade possa integrar-se no Mesmo” (Levinas, DEHH, p. 209).

A partir da relação do Mesmo com a idéia do infinito, Levinas estabelece uma dupla ruptura com pensamento filosófico ocidental. Em primeiro lugar, rompe com a tradição filosófica iniciada por Sócrates, que institui o primado do Mesmo ao considerar que nada recebemos de outrem a não ser o que já está em nós – como se já possuíssemos o que vem de fora desde a eternidade. Em segundo lugar, faz uma ruptura com o pensamento filosófico moderno que fundamenta a constituição do sujeito na soberania do eu como vontade racional. Essa dupla ruptura com a tradição filosófica ocidental explicita-se na compreensão de que a idéia do infinito não é concebida pelo eu que soberanamente representa o infinito, ela parte do pensado e não do sujeito que pensa. Ela vem do outro enquanto exterioridade. A esse respeito Levinas afirma:

A idéia do infinito não parte, pois, de Mim, nem de uma necessidade do Eu que avalie exatamente os seus vazios. Nela, o movimento parte do pensado, e não do pensador. É o único conhecimento que apresenta esta inversão – conhecimento sem a priori. A idéia do infinito

(8)

Assumindo a idéia do infinito como paradigma teórico capaz de romper com a totalidade – filosofia do Mesmo –, Levinas apresenta uma alternativa para se pensar a questão da alteridade no pensamento filosófico contemporâneo: não mais pensar o Outro a partir da centralidade do eu ou fundada na perspectiva do eu transcendental, mas a parti de uma subjetividade capaz de acolher o outro, ou seja, acolher a idéia do infinito. Essa perspectiva é apresentada por Levinas em sua obra Totalidade e Infinito, na qual idéia do infinito estabelece uma estreita relação com a questão da alteridade, pois, é a idéia do infinito que permite romper com a totalidade, impossibilitando que o Mesmo e o Outro não sejam englobados numa mesma totalidade conceitual. Nesse sentido, a idéia do infinito rompe com o caráter totalizador da relação entre o Mesmo e o Outro e do próprio pensamento que procura englobá-los numa unidade totalizadora de sentido.

Portanto, o refinamento filosófico com que Levinas trabalha a idéia de infinito permite a ruptura com a categoria da totalidade, além do que prepara terreno para se pensar a relação ética com o outro para além da filosofia da consciência. A produção no outro da idéia do infinito faz com que na relação entre o Mesmo e o Outro o império do Mesmo não se realize. O infinito do outro impede que a totalidade se realize na forma do Mesmo. Isso porque “a diferença, isto é, a separação entre o mesmo e o outro é de fato irredutível, uma distância infinita que nenhuma definição ou categorização gnosiológica consegue desfazer” (Kuiava, 2003, p.177). Relação sem relação, relação para além da totalidade, eis a produção do infinito no Outro proposta por Levinas.

Nesse contexto, conceber o Outro a partir da idéia do infinito significa assumi-lo como pura exterioridade, ou seja, como alteridade que excede o domínio conceitual e a posse do Mesmo. Entretanto, isso não quer dizer que o Mesmo seja incapaz de conceber conceitualmente o Outro, mas que o Outro pelo seu caráter de exterioridade não se deixa capturar totalmente pela estrutura de assimilação e compreensão do Mesmo. Na relação com o Mesmo, o Outro sempre transcende as formas de apreensão e de domínio que sobre ele são estabelecidas. O Outro sempre escapa ao domínio do Mesmo, não pela sua esperteza ou pela sua astúcia, mas porque nele se produz a idéia do infinito. O Outro compreendido como idéia do infinito não pertence ao domínio e poder do Mesmo, não é a posse que caracteriza tal relação, mas o acolhimento, no Mesmo, da idéia do infinito, ou seja, o acolhimento da exterioridade do Outro no Mesmo.

Assim como a idéia do infinito é exterior ao cogito, o Outro é exterior ao Mesmo. O Outro não é um Outro do Mesmo. A alteridade do Outro não pertence ao domínio do Mesmo.

(9)

Sendo assim, o Outro revela-se como pura exterioridade, exterioridade que coloca em questão o domínio e a posse do Mesmo. Pelo seu caráter de exterioridade, o Outro não pertence ao mundo do Mesmo, não se deixa integrar ao sistema de compreensão e apropriação do Mesmo, ou seja, o outro sempre resiste e não se enquadra às formas englobantes de concebê-lo. Isso acontece não por incapacidade ou deficiência de compreensão do Mesmo, mas porque no Outro produz-se a idéia do infinito. Esse entendimento se faz presente nas palavras de Levinas ao afirmar que “a idéia do infinito é a própria transcendência, o transbordamento de uma idéia adequada. Se a totalidade não pode constituir-se é porque o infinito não se deixa integrar. Não é a insuficiência do Eu que impede a totalização, mas o infinito de Outrem” (TI, p. 66).

Na medida em que o Mesmo a partir do pensamento não consegue adequar em si a idéia do infinito, ele se abre para a relação com o Outro. Esse movimento de abertura em direção ao Outro é chamado por Levinas de desejo, ou seja, “o infinito no finito, o mais no menos que se realiza pele idéia do infinito, produz-se como Desejo. Não como um Desejo que a posse do desejável apazigua, mas como o Desejo do infinito que o desejável suscita, em vez de satisfazer. Desejo perfeitamente desinteressado – bondade” (TI. p. 37). Nessa perspectiva, o desejo é concebido não como falta ou como necessidade, mas como excedente do Mesmo, como aquilo que não cabe no Mesmo, “desejo do absolutamente outro”. O desejo não se caracteriza pela falta, pela necessidade ou pela vontade, mas pelo movimento produzido por aquilo que excede o próprio eu que em seu sentido eminente é denominado de outro.

A partir de então, a dimensão da idéia de infinito terá sua abertura na presença do Outro, uma vez que é a presença do rosto do Outro que despertará no Mesmo o desejo pelo Outro. Esse desejo, por sua vez, para se tornar ético deverá reconhecer o Rosto como absolutamente Outro. Só assim poderão ser estabelecidas as bases para uma relação ética entre Mesmo e o Outro.

Essa relação fundada na separação dos termos da relação permite que o Outro como epifania do rosto, não seja subsumido ao domínio do Mesmo, abrindo com isso a relação ética entre os termos. Portanto, na relação ética aberta pela epifania do Rosto, como idéia do infinito, verificamos a passagem da compreensão do infinito como estrutura formal para provar a existência de Deus, presente em Descartes, para uma compreensão da idéia do infinito a partir da relação concreta entre o Mesmo e o Outro na perspectiva ética da alteridade, proposta por Levinas. A esse respeito Kuiava (2003, p. 185) destaca que “a idéia do infinito não nasce no interior de uma consciência finita e nem é introduzida por um ser superior, como concebe Descartes; ao contrário, surge a posteriori, a partir da relação frente a frente com o rosto do outro”.

(10)

Nessa relação concreta, a idéia do infinito apresenta-se como aquilo que impede que os termos da relação sejam englobados na totalidade, ou seja, a idéia de infinito impossibilita a constituição de uma totalidade na relação entre o Mesmo e o Outro. Nessa perspectiva, Kuiava, (2003, p.181) ressalta que “o outro enquanto infinito é uma alteridade absoluta que se manifesta concretamente na relação ética. O fundamento dessa relação é o encontro com um rosto”. Mas o que significa dizer que o rosto do Outro é o fundamento ético da relação? De que natureza seria uma relação entre o Mesmo e o Outro, sem que ambos sejam englobados em uma mesma totalidade? Responder esses questionamentos significa preparar o caminho para um pensar ético da alteridade, que por sua vez extrapola os limites deste trabalho, dada a natureza e a complexidade dessa relação.

Referências bibliográficas

CINTRA, Benedito Eliseu Leite. Emmanuel Lévinas e a idéia do infinito. In: REVISTA MARGEM. São Paulo, nº 16, dezembro, 2002, p.107-117.

DESCARTES, René. Meditações sobre a filosofia primeira. Tradução Fausto Castilho. São Paulo- Campinas, Editora da UNICAMP, 2004.

FARIAS, André Brayner de. Infinito e tempo: a filosofia da idéia de infinito e suas

conseqüências para a concepção de temporalidade em Levinas. Texto impresso apresentado

no III Colóquio Internacional Fenomenologia e Hermenêutica. Porto alegre: PUCRS, 2006 LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. (TI). (1961). Tradução José Pinto Ribeiro, Lisboa- Portugal, Edições 70, 1988.

______. Ética e infinito: diálogos com Philippe Nemo. (E.I). (1982). Tradução João Gama, Lisboa – Portugal, Edições 70, 1988.

______. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. (DEHH) (1947). Tradução Fernanda Oliveira, Lisboa – Portugal: Instituto Piaget, 1998.

KUIAVA, Evaldo Antônio. Subjetividade transcendental e alteridade: um estudo sobre a

questão do outro em Kant e Levinas. Caxias do Sul: EDUCS, 2003.

PELIZZOLI, Marcelo Luiz. A relação ao outro em Husserl e Levinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

SUSIN, Luiz Carlos. O homem messiânico: uma introdução ao pensamento de Levinas. Co-edição: Escola Superior de Teologia São Lourenço de brindes - Porto Alegre e Editora Vozes, Petrópolis – Rio de Janeiro, 1984.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Em relação à faixa etária, os jovens realizam mais a variante semáforo enquanto os idosos preferem sinaleiro, mantendo o mesmo direcionamento dos demais estados

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

O que ele pedia era o poético, o delicioso, o vago; uma mulher bela e vaporosa, delgada se fosse possível, em todo o caso vaso de quimeras, com quem iria suspirar uma vida mais do

Gostava que muitos meninos fossem tão felizes como eu sou, mas sei que há muitas crianças neste mundo que não sabem o que é alegria, nem sabem o que é brincar8. Queria que todas

Porém, amar até mesmo o ódio com que o amado ou a amada o ama (sabendo que esse ou essa amada ou amado não foram, nem devem ser escolhidos em função do amor ou desamor que têm

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

[...] a relação entre as duas categorias [finito e infinito] não é simétrica, uma vez que o infinito abarca o finito, e para Hegel essa unidade de finito e infinito