• Nenhum resultado encontrado

A LOUCURA DE DEUS QUE O MUNDO NÃO QUER ACEITAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A LOUCURA DE DEUS QUE O MUNDO NÃO QUER ACEITAR"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

A “LOUCURA” DE DEUS QUE O MUNDO NÃO QUER ACEITAR

Vítor Quinta Janeiro de 2011

Vivemos num mundo cheio de insensatez e de homens cheios de ideias feitas, eivados da sua própria sabedoria e vaidade…mas, contudo, apesar da auto-suficiência do homem, ou por isso mesmo, vemos o estado lastimável em que o nosso mundo se encontra, quando regido por essa “sabedoria humana”. As consequências são visíveis em todos os campos da vida em sociedade.

É confrangedor ver que o homem não seja capaz de reconhecer as suas insuficiências e erros e não procure emendar os seus caminhos. Porque, a continuarmos a ser conduzido debaixo desta “sabedoria humana”, diabólica, vemos que o mundo caminha para a destruição às mãos do próprio homem.

Na realidade o homem enlouqueceu e não se dá conta disso. O homem perverteu tudo devido à sua ganância, egoísmo e vaidade. Por isso a terra está contaminada. Sofrem os homens, sofrem os animais e toda a restante criação de Deus.

Vem esta reflexão a propósito dos ensinamentos de Paulo que nos dizem que “a doutrina de Yeshua é loucura para o mundo”.

(2)

O Deus YHWH criou tudo perfeito e deu instruções ao homem sobre como viver em perfeita harmonia com tudo o que Ele criou, para que fosse feliz. O que fez o homem então? Tornou-se rebelde e esqueceu os conselhos do seu Criador. Passou a seguir os caminhos da sua auto-suficiência…enlouqueceu!

Vejamos as palavras de Paulo que motivaram esta reflexão:

1.Coríntios 1:17-21, 23 – “Porque Cristo enviou-me, não para baptizar, mas

para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria [a Sua Lei/Torá/Yeshua], aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação…Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos”.

Sim, a sabedoria de Deus tem sido como loucura para o mundo.

Mas, embora esta passagem esteja claramente centrada na não aceitação de Yeshua pelo mundo, Ele que era e é O Caminho, A Verdade e a Vida, e que sem Ele não chegamos ao Pai, também a sabedoria de Deus se vem manifestando ao mundo desde o princípio da criação através da vontade que Ele mesmo manifestou ao mundo, sendo que a Sua vontade se encontra traduzida para nós na Sua Lei/Torá. Ora Yeshua é a Lei/Torá viva.

Daí que seja fácil de entender que a sabedoria dada por Deus ao homem se encontra projectada nos dois únicos e grandes pilares da salvação do próprio homem:

• A aceitação do sacrifício de Yeshua, O Cordeiro de YHWH que tira o pecado do mundo, aceitando-O como nosso Salvador pessoal, e

• A vivência da nossa vida pela Sua instrução, a Sua Lei/Torá, a qual deverá ser o padrão de comportamento para todo o homem, porque esse é o dever de todo o homem, como nos é ensinado em Eclesiastes 12:13.

Por isso mesmo nos é dito, para que tenhamos esperança em Yeshua:

Apocalipse 14:12 – “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que

guardam os mandamentos de Deus [a Sua Lei/Torá] e a fé em Jesus”.

Se quisermos entender esta profunda relação/ligação entre Yeshua, O Messias, e a Sua Lei/Torá, leiamos as palavras sábias de Salomão em:

(3)

Provérbios 1:2-5 – “Para se conhecer a sabedoria [Lei/Torá] e a instrução1

[Lei/Torá]; para se entenderem, as palavras da prudência. Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso; o sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos”.

No mesmo livro e capítulo, lemos nos versículos 23 a 31:

Provérbios 1:23-33 – “Atentai para a minha repreensão [Lei/Torá]; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras [Lei/Torá]. Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, antes rejeitastes todo o meu conselho [Lei/Torá], e não quisestes a minha repreensão [Lei/Torá], também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento [Lei/Torá]; e não preferiram o temor de YHWH: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos [loucos] os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal”.

Dúvidas?

O grande e eterno Deus pergunta-nos: qual é o pai que ama o seu filho e que, entre as coisas boas, não lhe dá também educação, disciplina, repreensão? Pois assim é O nosso Pai que está nos céus. Por amar os Seus filhos Ele deu-nos as Suas palavras para que por elas vivêssemos. Ele deu-nos as palavras da verdadeira sabedoria, as palavras de vida, as que provieram do Alto e Sublime Senhor YHWH.

Que palavras de sabedoria eterna são essas que estão no mundo desde a Criação? São todos os Seus preceitos, mandamentos, juízos, estatutos e testemunhos que compõem o cânone bíblico e pelos quais Seu Filho Yeshua também viveu, dando-nos o exemplo de obediência total.

Para melhor compreendermos este conceito bíblico de sabedoria, a eterna, vale a pena lermos todo o capítulo 2 de Provérbios, do qual extraímos somente alguns versículos:

(4)

Provérbios 2:1-11 – “Filho meu, se aceitares as minhas palavras [Lei/Torá], e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria [Lei/Torá]; e inclinares o teu coração ao entendimento [Lei/Torá]; se clamares por conhecimento [Lei/Torá], e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor de YHWH, e acharás o conhecimento de Deus

[Lei/Torá]. Porque YHWH dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os rectos2. [A Sua Lei/Torá é:] Escudo é para os que caminham na sinceridade,

para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas. Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará”.

O que parece loucura ao homem do mundo (a “loucura” de Deus) é sabedoria para Deus e para os fiéis.

Através destas palavras de vida vemos que Ele nos dá a conhecer que a Sua Lei/Torá é o mesmo que “as Suas palavras”, os “Seus mandamentos”, e que “sabedoria”, e “entendimento”, e “conhecimento de Deus” e, também “justiça”, termos que conduzem sempre aos Seus preceitos eternos, a Sua Lei/Torá.

Quando nos é ensinado que “o justo viverá pela fé”, Ele não nos está a dar um conceito vago mas, antes, um conceito muito concreto: “o justo viverá pela Lei/Torá do Altíssimo”, como Ele de resto no aponta, com o exemplo de Abraão em Génesis 26:5, ou nos aponta os pais de João, o Batista, como exemplos de pessoas que eram justas aos Seus olhos, porque “eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor, i.e. a Sua Lei/Torá”. Este, sim, é o verdadeiro sentido que devemos dar a sermos “justos” ou “santos” aos olhos do Deus eterno, Senhor YHWH/Yeshua.

Até mesmo quando dizemos que amamos a Deus e não guardamos os Seus mandamentos e estatutos (a Sua vontade soberana, i.e. a Sua Lei/Torá) ou rejeitamos parte deles, tornamo-nos mentirosos e em nós não está a verdade:

1.João 2:4 – “Aquele que diz: Eu conheço-o3[a Yeshua], e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade [a Lei/Torá]”.

2

Lembremos que, aos olhos de Deus, ser recto é ser justo (i.e. andar na Sua justiça, a Sua Lei/Torá), conforme nos é ensinado em Lucas 1:5-6 a respeito dos pais de João, o Batista.

3

Em linguagem bíblica “conhecer alguém” significa ter intimidade com esse alguém – e.g. 1.Reis 1:4; Mat. 1:25. Ora, o texto acima refere-se especificamente a “conhecer a Yeshua”, o que pressupõe uma íntima ligação (através da fé e obediência) com O Cordeiro de Deus. Porém, se dizemos que estamos Nele e não respeitamos a Sua vontade, tornamo-nos mentirosos.

(5)

Como podemos nós intitularmo-nos santos (separados para YHWH) e rejeitarmos a Sua vontade, a Sua Lei/Torá, no todo ou em parte, pronunciando barbaridades bíblicas como “Cristo cumpriu a lei por nós”, ou “Cristo pregou a lei na cruz”, ou “a lei era para os judeus; eu agora vivo pela lei de Cristo”. Curioso: se assim fosse porque razão é que Yeshua teria necessidade de nos dizer em Mateus 5:17-19 que não veio abrogar/abolir a Lei/Torá ou os profetas?

Se Ele, como Filho de Deus, não demonstrasse a Sua obediência a todos os preceitos do Pai, Ele não poderia ser O nosso Salvador. Tão simples como isto.

O apóstolo Pedro tem palavras como as de Yeshua quando nos diz em:

2.Pedro 1:19 – “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis

em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações”.

É a esta “Estrela da alva” (Yeshua, O Messias) que Isaías se referia (mas que na realidade são palavras pronunciadas através do profeta pelo próprio Cristo que haveria de se manifestar mais tarde), em:

Isaías 8:16, 20 – “Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos... À

lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles [nunca verão a “alva”]”.

Quando entendermos o verdadeiro sentido que devemos dar a todos os preceitos de Deus, estaremos então em condições de entender a perfeita simbiose entre “O Verbo de Deus”, Senhor Yeshua e a Sua Lei/Torá.

Por isso mesmo, se não formos capazes de entender e agarrar esta simbiose perfeita – pois Yeshua, é a Lei/Torá viva –, não estaremos em condições de seguir a Cristo e andar como Ele andou, i.e. em obediência a todos os preceitos do Pai. Infelizmente muitos/as andam uma vida inteira a ouvir a pregação do evangelho sem nunca entenderem e crerem verdadeiramente nas palavras escritas pelos antigos servos do Senhor. Muita da culpa está também nos pregadores que não estão verdadeiramente convertidos a Cristo. Ora, se estes não conhecem a verdade, também não a podem transmitir aos que os ouvem. Este é o drama das congregações “cristãs” dos nossos dias. Por isso Yeshua deixou a pergunta: “quando Eu for porventura acharei fé na terra?”

Ao rejeitar a Lei/Torá, o homem está a rejeitar O Cristo. Assim sendo, nunca poderá aspirar a “andar como Ele andou”. Não é demais insistir nesta questão para ver se o ser humano compreende estes princípios de eternidade e se arrepende dos seus caminhos errados...enquanto é tempo. Esta simbiose perfeita entre Yeshua e a Sua Palavra (Lei/Torá = vontade do Pai) podemos encontrá-la igualmente nas palavras Daquele que havia de vir como Cordeiro de Deus e que se encontram em:

(6)

Salmo 40:7-10 – “Então [O Verbo Divino, Yeshua] disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade

[Lei/Torá], ó Deus meu; sim, a tua lei [Torá] está dentro do meu coração. Preguei a justiça [Lei/Torá] na grande congregação [Israel]; eis que não retive os meus lábios, YHWH, tu o sabes. Não escondi a tua justiça [Lei/Torá] dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade [Lei/Torá]”.

A mesma verdade absoluta e simbiose que nos é revelada em:

Salmo 119:142, 172 – “A tua justiça [O Verbo Divino, Yeshua = Lei/Torá viva] é uma justiça eterna, e a tua lei [Torá] é a verdade…A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça”.

Falando da aliança que fez com Levi, YHWH diz dele:

Malaquias 2:6 – “A lei da verdade [Torá] esteve na sua boca, e a iniquidade

[transgressão da Lei/Torá] não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em rectidão, e da iniquidade converteu a muitos”.

O profeta Daniel orando ao Altíssimo e falando a respeito das transgressões de Israel e Judá, diz-nos ainda hoje:

Daniel 9:13 – “Como está escrito na lei de Moisés [Torá], todo este mal

[castigo, maldição] nos sobreveio; apesar disso, não suplicamos à face de YHWH nosso Deus, para nos convertermos das nossas iniquidades, e para nos aplicarmos à tua verdade [Lei/Torá]”.

A mesma verdade [Lei/Torá] que nos pode conduzir no caminho da justiça e da paz com Deus. A mesma verdade que nos pode libertar do erro e do pecado (transgressão da Lei/Torá, como nos é ensinado em 1.João 3:4). A mesma lei perfeita da liberdade de que nos fala Tiago.

Esta é a loucura do mundo que não conhece a Deus e recusa o Seu ensinamento, a Sua repreensão, a Sua Lei/Torá. Ora, a Palavra diz-nos que o salário do pecado é a morte (eterna). Que esperamos então para compreendermos e aceitar, de forma humilde e obediente, o caminho e a verdade que YHWH nos propõe através da Sua Lei/Torá e do compromisso pessoal com a Lei/Torá viva que é Yeshua?

Enquanto caminharmos pelos nossos próprios caminhos dizendo, “eu acho que”, e não nos sujeitarmos à vontade de Deus [a Sua Lei/Torá], em obediência a todos os preceitos que O Filho Yeshua também abraçou em obediência, estaremos a caminhar por caminhos alheios ao caminho da vida. Os que rejeitam a vontade de Deus nas suas vidas e assim preferem andar, terão como recompensa a morte/destruição eternas.

(7)

Salmo 19:7-11 – “A lei de YHWH é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho de

YHWH [Yeshua, a Torá viva] é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos de YHWH são rectos e alegram o coração; o mandamento de YHWH é puro, e ilumina os olhos. O temor de YHWH é limpo, e permanece eternamente; os juízos de YHWH são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa”.

Notem o sublinhado. Gravemo-lo no nosso coração/mente.

A razão pela qual há um fosso, um divórcio, entre nós e o nosso Deus, deve-se somente à nossa condição de pecadores sem arrependimento, como alguém que não aceita a Sua correcção (a Sua Lei/Torá). Isaías explica-nos o porquê desta separação:

Isaías 59:2-4 – “Mas as vossas iniquidades [transgressões da Lei/Torá] fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade. Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade [a sua Lei/Torá]; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniquidade”.

Esta questão é de tal importância na vida do que quer seguir a Cristo, que o Livro de Provérbios chega a dizer ao homem:

Provérbios 28:9 – “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei [Torá], até a sua oração será abominável”.

Deus abomina a transgressão da Sua vontade [Lei/Torá]. Não é pretensão nossa. Tal encontra-se expresso na Sua Palavra de Génesis a Apocalipse. Deus fará separação entre o ímpio e o que O serve, em fé e obediência. Nunca a graça de Deus pode ser derramada sobre os injustos, sobre todos os que são rebeldes para com a Sua vontade. Veja-se a distinção que YHWH fez em relação a um homem que desde cedo Lhe foi obediente, chamando-o e dando-lhe promessas eternas - Abraão:

Génesis 26-5 – “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu

mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis”.

Ainda a Lei/Torá escrita não havia sido dada ao homem no Monte Sinai e já este homem revelava a sua fé e obediência ao Alto e Sublime. O mesmo se passou com o servo fiel Job – “homem íntegro, recto e temente a Deus e desviava-se do mal”. Por isso YHWH fez aliança eterna com Abraão e a sua descendência, desde que essa descendência Lhe seja fiel.

(8)

Por tudo o que já aqui dissemos e demonstrámos na Palavra de Deus, o homem que não compreende estas coisas acha que o evangelho de Yeshua é “loucura”. Mas, a Deus aprove antes chamar os pobres e humildes deste mundo para a Sua “loucura” de vida eterna, contanto estes andem em sinceridade (fé) e obediência perante Ele, esperando, com paciência, a remissão do tempo e a sua redenção. Esta é a promessa que Yeshua, O Cristo, veio selar com o Seu sangue.

Vejamos o que nos diz ainda Paulo acerca da loucura do homem:

1.Coríntios 1:27-29; 2:14 – “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo

para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele…Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.

O que é o homem natural? É todo aquele que ainda não acordou para a verdade de YHWH/Yeshua. É o homem que se deixa dominar pela carne e cuja esperança de vida está centrada nas coisas deste mundo, que são passageiras, efémeras. Por isso toda a pregação de Cristo lhe parece loucura, porque não tem condições (espirituais) para discernir a verdade.

O que é preocupante também é que muitos responsáveis religiosos que dizem seguir a Cristo ignoram estas coisas; ou, pior ainda, procuram contradizê-las. São falsos obreiros. Usam o santo Nome de Yeshua mas negam a eficácia da Sua pregação e ensinamento. Na mesma carta aos Coríntios, Paulo continua a ensinar-nos:

1.Coríntios 3:18-20 – “Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós

se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos [vaidade, vazios, sem propósito de vida]”.

Mas todos os que seguem a Cristo em verdade (na Sua Lei/Torá), continuam a ser reputados de loucos pelo mundo, conforme o mesmo Paulo nos ensina em:

1.Coríntios 4:9-13 – “Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos

pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espectáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis. Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos”.

(9)

Veja-se por estas palavras que, perante o mundo descrente, parece não haver mérito em seguir a Cristo, tal como o profeta Jeremias também dizia no seu livro de Lamentações 3:45 – “Como escória e refugo nos puseste no meio dos povos”. “Quem fez caso da nossa pregação?” perguntou Isaías em 53:1.

João 12:38 – “Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz:

Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?”

Pois. Quem crê hoje nestas palavras e está disposto a mudar a sua vida, arrependendo-se dos arrependendo-seus maus caminhos e chegando-arrependendo-se a Yeshua para salvação das suas almas? Quantos? Onde estão? Deus fala-nos dos que se hão-de salvar como um resto, um remanescente, somente. Um “pequeno rebanho”.

Para fazer parte deste “remanescente” é preciso que uma profunda transformação interior se opere na vida de cada um/uma; é preciso um novo nascimento, uma nova criatura em Cristo, que aceite livremente a vivência com gozo pela Lei/Torá, com ela gravada no seu coração/mente, tal como nos é ensinado em Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:10; 10:16 – a Lei/Torá gravada no coração.

Por isso o profeta transmite as palavras do Santo de Israel, em:

Jeremias 4:22 – “Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são

filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem”.

Se o povo de Deus, Israel, cujos filhos cresceram no ensinamento da Lei/Torá e se desviaram depois, como não estará hoje o mundo que não conhece a Sua Palavra? Estes são os que têm o seu coração/pervertido pelo príncipe deste mundo: Satanás. Estão embrutecidos e pouca esperança há de que consigam libertar-se das fortes amarras a que estão presos. Estas amarras podem ser as suas próprias convicções, o dinheiro, a posição social, etc., etc.

Salmo 107:17 – “Os loucos, por causa da sua transgressão [desobediência], e por causa das suas iniquidades [transgressão da Lei/Torá], são aflitos

[afligidos]”.

Ensina-nos a Palavra de Deus que onde estiver o nosso coração/mente aí estará o nosso tesouro. Ora se o nosso pensamento estiver continuamente em YHWH/Yeshua aí estará o nosso tesouro, pois estaremos a cumprir os dois grandes mandamentos da Lei/Torá que Yeshua referiu ao escriba que O tentava, em:

Lucas 10:27 – “E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de

todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”.

(10)

Isto significa amar a Deus e ao próximo com todas as nossas capacidades e total dedicação. Os mesmos preceitos divinos que a Lei/Torá nos dá em Deuteronómio 6:4 e Levítico 19:18 e que Yeshua ali citou.

Sabemos assim que a “loucura” de Deus é vida para todos os que crêem no Seu Nome e no do Seu Filho Yeshua e que andam segunda a Sua Palavra de vida – a Sua Lei/Torá!

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho teve os seguintes objetivos: (1) determinar as alterações na composição químico-bromatológica e nas frações protéicas e de carboidratos, determinar as taxas

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

que completa o Regulamento (UE) 2019/787 do Parlamento Europeu e do Conselho no respeitante à criação de um registo público que inclua uma lista dos organismos designados por

de comparar o valor de monóxido de carbono no ar exalado (COex) entre indivíduos fumantes e não fumantes, avaliar fatores que influenciam estes valores entre os que fumam e

O presente trabalho tem por objetivo pesquisar dados do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), especificamente do Campus Canoinhas, sobre a gestão de patrimônio no tocante

org.apache.myfaces.component.html.util.ExtensionsFilter  no web.xml:     <filter>

A Santa Casa de Votuporanga – Núcleo de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições legais, torna público aos interessados que estarão abertas, no período de 30 de Março de

Para identificar manifestações do pensamento algébrico, relacionadas ao pensamento funcional (Quadro 1), evidenciadas pelos estudantes durante a resolução das duas