• Nenhum resultado encontrado

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E HORTA ORGÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E HORTA ORGÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Trabalho de Conclusão de Curso

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E HORTA ORGÂNICA NO ENSINO

FUNDAMENTAL

Kathya Regina Araya Bruno

Curso de Ciências Biológicas

Belo Horizonte – MG

2009

(2)

Kathya Regina Araya Bruno

Trabalho de Conclusão de Curso

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E HORTA ORGÂNICA NO ENSINO

FUNDAMENTAL

Trabalho

de

conclusão

de

curso

apresentado junto ao Curso de Ciências

Biológicas

do

Centro

Universitário

Metodista

Izabela

Hendrix,

como

requisito parcial para obtenção do titulo

de licenciado no curso de Ciências

Biológicas.

Orientador: Fábio Silva

Belo Horizonte – MG.

2009

(3)

AGRADECIMENTOS

À escola Maxxi Educacional, que tornou possível o Projeto e acreditou que este seria um sucesso.

À coordenadora Tatiane Lira que deu um grande incentivo ao trabalho e à continuidade do Projeto e aos Diretores Edmar e Cristina que proporcionaram o espaço e as condições adequados para o desenvolvimento do mesmo.

Aos meus queridos alunos que trabalharam intensamente e com muita garra e ao final conseguiram colher os resultados do trabalho de todo o ano e tornaram esse aprendizado muito rico e duradouro.

Ao meu orientador Fábio Silva pela contribuição em fundamentar e embasar teoricamente todo esse Projeto, proporcionando futuras consultas e fonte de inspiração para trabalhos alternativos no ensino de ciências tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.

(4)

RESUMO

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a questão ambiental E DA saúde humana vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Essa consciência tem chegado à escola e muitas iniciativas têm sido desenvolvidas em torno desta questão, e vê-se a importância de se incluir a temática do Meio-Ambiente e da Saúde como tema transversal dos currículos escolares, permeando toda prática educacional. Dessa forma, este projeto foi concebido após observação dos hábitos alimentares dos alunos da rede privada de ensino de Lagoa Santa - MG e de uma análise sobre a transformação dos hábitos alimentares da população em geral ao longo dos anos. Foi constatado que as crianças consumiam mais alimentos industrializados do que os naturais, hábito já trazido de casa, e que muitos deles não se alimentavam de nenhuma espécie de hortaliça ou fruta, deixando de consumir nutrientes importantíssimos para seu desenvolvimento. Através deste projeto, com a observação de todas as etapas da produção do alimento e o acompanhamento de seu desenvolvimento, levou-se aos alunos uma valorização do produtor e do alimento, além do estudo de vários conteúdos incluindo quais nutrientes são encontrados somente em alimentos naturais, que atualmente necessitam de reposição através de suplementos vitamínicos devido à má alimentação.

(5)

ABSTRACT

According to the Brazilian’s National Documents of Education (PCN), the environmental issue has been considered as more urgent and important to society because the future of humanity depends on the relation between the nature and use by man of natural resources. This awareness has come to school and many initiatives have been developed around this issue, and see the importance of including the theme of the Environment as a crosscutting theme of the curriculum, permeating all educational practices. The intention of the PCNs on the theme of the Environment is to address environmental issues in which we live, considering their physical and biological factors and modes of interaction of man and nature, through work, science, art and technology. This project was designed after observing the eating habits of students in private schools in Lagoa Santa - MG and an analysis of the transformation of eating habits of the general population over the years. It was found that children consumed more foods than the natural habit has brought from home, and many of them did not feed any kind of vegetable or fruit, instead of consuming nutrients critical to their development. Through this project, the observation of all stages of food production and monitoring of its development, led students to an appreciation of the producer and the food, and the study of various content including which nutrients are found only in natural foods, which currently require replacement through vitamin supplements due to poor nutrition.

(6)

INTRODUÇÃO

Nosso corpo necessita de nutrientes para manter suas funções, contudo a vida moderna trouxe mudanças alimentares ao longo dos anos que comprometeram essa manutenção correta. Muitas pesquisas vêm sendo feitas e tem demonstrado um quadro preocupante da saúde alimentar da população, principalmente com relação a população infantil. O Projeto de Estratégia Mundial sobre o regime Alimentar, Atividade Física e Saúde, escrito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revela o aumento de enfermidades causadas pela ingestão inadequada de alimentos, resultando em problemas cardiovasculares, diabete tipo 2, alguns tipos de câncer, cáries, osteoporose, entre outros. Esse quadro preocupante mostra que propostas educativas de intervenção são essenciais para reverter essa situação. (TAVARES E ROGADO, 2008).

De acordo com IRAIA e FERNANDES (2001), a promoção da saúde auxilia no controle da qualidade de vida e deve ser desenvolvida na escola, pois neste espaço social adquirem-se hábitos que serão utilizados durante toda a vida do indivíduo.

Buscando a promoção de hábitos alimentares saudáveis pelos alunos e suas famílias, foi elaborado um projeto que visa estabelecer um vínculo afetivo com a terra e com os alimentos retirados a partir de seu manejo ecologicamente correto. O Projeto vem sendo desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental I da Instituição de ensino Maxxi Educacional e envolve toda a comunidade escolar. Os alunos dessa Instituição são oriundos de famílias com boa renda, porém, com hábitos alimentares incorretos devido às mudanças que a vida moderna trouxe às famílias.

Essa iniciativa se apresenta como uma alternativa, uma atividade prática para o trabalho no Ensino Fundamental que permite o aprendizado de temas como o solo, o ar, solo-animal, microorganismos, fotossíntese, entre outros, que fazem parte do dia a dia das pessoas e podem ser visualizadas e compreendidas por meio do contato mais direto com esses elementos naturais (Kaufman e Serafini, 1998).

Assim, o Projeto Horta Orgânica foi elaborado visando possibilitar o estudo da dinâmica de fenômenos naturais, bem como o estudo das relações estabelecidas entre os componentes da horta abranger uma série de temas relacionados à alimentação saudável. Neste contexto, foi estudado desde a forma correta de arranjo dos canteiros, o espaçamento entre mudas, a época de plantio, a pirâmide alimentar, as partes vegetais utilizadas na alimentação, a produção de húmus através da compostagem feita por minhocas1, além dos nutrientes encontrados em cada grupo de alimento. O projeto também inclui a preparação de receitas saudáveis e saborosas que agradem o paladar

1 Essa produção de húmus foi realizada segundo os procedimentos propostos por Ribeiro na cartilha “Guia da compostagem caseira: Transforme seu lixo em adubo” disponível em http://www.hotelbuhler.com.br/arqsDownload/cartilhaweb.pdf

(7)

das crianças que não estão mais acostumadas a comer hortaliças, percebendo a alimentação saudável também pode ser prazerosa.

Este artigo tem como objetivo, proporcionar uma alternativa ao estudo de vários conteúdos de ciências através de atividades práticas e uma maior integração dos alunos por participarem ativamente e todas as etapas do projeto.

(8)

O PROJETO HORTA ORGÂNICA

O projeto se iniciou com o conhecimento da flora que cerca o Colégio, verificando

quais frutíferas já eram conhecidas dos alunos através de seus frutos, folhas, cheiros,

etc. Através de pesquisas, os alunos verificaram as origens das plantas, nome científico e

propriedades. Por meio desta atividade, os alunos foram estimulados a perceber que as

plantas são seres vivos e trazem benefícios à saúde e ao ambiente onde estão inseridas,

contribuindo para a conservação do solo, de outras espécies vegetais dependentes destas

e de animais que se alimentam e se abrigam nestes vegetais. Estes exemplares foram

coletados e catalogados para consultas posteriores em forma de exsicata.

Posteriormente, pediu-se que os alunos pesquisassem com as famílias sobre receitas

saudáveis com frutas. Essas receitas foram executadas na escola para um lanche

coletivo.

A próxima etapa do projeto foi o reconhecimento de uma área reservada à horta e

o estudo das sementes e dos recursos necessários para a germinação e desenvolvimento

de mudas. Estas foram plantadas na escola e levadas para casa pelos alunos para que

germinassem e crescessem o suficiente para o plantio nos canteiro. Nesta etapa, os

estudantes puderam realizar observações do desenvolvimento vegetal e também criar

uma responsabilidade com a manutenção da planta.

Neste período de espera, os alunos conheceram os organismos que contribuem

para a fertilidade do solo e decomposição da matéria orgânica. Para tanto, foi criado um

minhocário com reaproveitamento de restos orgânicos que seriam usados,

posteriormente, na horta.

O transplante das mudas foi feito nos canteiros e houve uma nova pesquisa de

receitas de família, saudáveis e saborosas, que usassem verduras e legumes, visando o

desenvolvimento do hábito alimentar saudável nos alunos.

Em todas as atividades, alguns conceitos foram sendo trabalhados. Todas as fases

do desenvolvimento vegetal foram acompanhadas através do manejo da horta, além de

observarem as partes vegetais usadas na nossa alimentação (raiz, caule, folhas, flores,

(9)

fundamentado o conceito de cadeia alimentar, bem como nossa posição na mesma. O

conceito de pirâmide alimentar também foi estabelecido através do conhecimento de

grupos de alimentos mais adequados a cada etapa do desenvolvimento humano

fornecendo carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais e lipídeos.

Após intenso cuidado com a horta, com adubação orgânica e manejo correto sem

adição de compostos químicos chega a hora da colheita, estreitando os laços afetivos

entre os alunos e sua produção, valorizando todo o trabalho agrônomo e a produção do

alimento natural. Cada aluno colheu um pouco do que plantou e levou para compartilhar

com sua família.

Posteriormente, iniciou-se o estudo dos minerais e vitaminas presentes em cada

vegetal produzido na horta, bem como sua função no organismo humano e sua

necessidade para a manutenção da saúde de forma natural.Em outra etapa do projeto,

receitas saudáveis e saborosas de sucos orgânicos foram produzidas em grupo e

saboreadas, reforçando a teoria de que alimentos saudáveis podem ser saborosos. Além

disso, os alunos conheceram um pouco dos distúrbios causados pela carência de certas

vitaminas e minerais em nosso organismo, percebendo que os vegetais são fundamentais

à nossa saúde.

A última parte do projeto foi uma pesquisa sobre hábitos alimentares de

diferentes culturas, percebendo que a alimentação é uma característica de cada povo e

que muitos alimentos consumidos mundo afora são inaceitáveis em nossa cultura, como

(10)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho realizado durante todo o ano letivo demonstrou grande eficácia, envolvendo

os alunos em todo o processo, além de envolver também suas famílias. Ele proporcionou

o aprendizado de diversos conteúdos através de atividades práticas e envolventes o que

parece confirmar dados obtidos por MORGADO (2006), de que a horta possibilita, através

da atividade prática, uma eficácia na fundamentação do conhecimento teórico, além da

socialização entre grupos de alunos e funcionários.

A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos. (MORGADO, 2006. p.1).

Durante todo o processo foi observado que o projeto da horta alcança os objetivos

principais dos PCNs do Ensino Fundamental, com atividades que contemplam o caráter

conceitual (ensino de conteúdos sobre horta, compostagem, microorganismos,

nutrientes, etc.), atitudinal (trabalho em equipe, cooperação, reaproveitamento de

resíduos orgânicos, conscientização dobre a geração de lixo) e procedimental (construção

e manutenção da composteira, técnicas de plantio e de adubação, técnicas de

(11)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN). Disponível em:

<

http://www.zinder.com.br/legislacao/pcn-fund.htm#PCN-CN>. Acesso em 24 outubro.

2009.

2.NETO, Pedro da Cunha Pinto & PEREIRA, Rosane de Bastos. A tabela de Composição de Alimentos na Educação Escolar. In: SALAY, E. (org.). Composição de Alimentos: uma abordagem multidisciplinar. Campinas: Núcleo de Estudos e pesquisas em Alimentação, 2005.

3.MORGADO, F. S. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. Florianópolis (SC). 2006. (Monografia).

4.Informativo Recicloteca. Compostagem: A Reciclagem na Natureza, n. 25, p. 4-5, abrial-maio-junho de 2003.

5.KAUFMAN, M.: SERAFINI, C. A Horta: Um sistema ecológico, In: WEISSMANN, Hilda (org.) Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

6.IRAIA, C. H.; FERNANDEZ, P. M. Manual para escolas: A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis. Universidade de Brasília, Brasília, 2001.

7.RIBEIRO, R.:Cartilha: Guia da compostagem caseira: Transforme seu lixo em adubo. Disponível em: <http://www.hotelbuhler.com.br/arqsDownload/cartilhaweb.pdf>. Acesso em 28 setembro. 2009.

8.TAVARES, Leandro Henrique & ROGADO, James . Múltiplas possibilidades de trabalho nas aulas de ciências por meio da horta escolar. (dez. 2008). Disponível em

<

http://www.unipli.com.br/mestrado/rempec/img/conteudo/Texto%205%20Tavares%20 e%20Rogado.pdf> .Acesso em 15 novembro. 2009.

Referências

Documentos relacionados

Considera-se COMISSÃO DE COMPRA a comissão paga pelo comprador do(s) animal(is) / produto(s) à EMPRESA LEILOEIRA / LEILOEIROS / OUTROS, que será anunciada pelo leiloeiro no início

23. S-2220 – Excluído campo frmCtt e alterada ocorrência do campo ufCrm do médico; 24. Campo codMotAfast dos grupos iniAfastamento e altAfastamento – inserida validação;

O estudo CHAGASICS, em andamento, possivelmente sanará esta dúvida, já que randomiza pacientes com CDC e escore de Rassi ≥10 e taquicardia ventricular não sustentada ao Holter de

31 TABELA 2 - Prevalência dos tipos histológicos nos casos de espécimes de biópsias de cadelas com tumores mamários diagnosticados no Laboratório de Patologia Veterinária

ficou sem para parecer da CORAS, porque não tinha clareza da região. Instituto João Paulo II,

 avaliar o comportamento eletroquímico da liga de NiTi polido em diferentes soluções, utilizadas na literatura para simular o fluído corpóreo: solução de

Tabela 5 - Quantitativos de material para CDR produzido (t) 26 Tabela 6 - Posicionamento de Portugal face à meta de prevenção de resíduos 29 Tabela 7 - Posicionamento de

Morgado (2006, p.01), diz que “a horta inserida no ambiente escolar pode funcionar como um laboratório vivo.”, proporcionando a prática de diversas atividades voltadas para a