• Nenhum resultado encontrado

Organizadores e colaboradores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Organizadores e colaboradores"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ROBERVAL TEIXEIRA E SILVA

Professor Auxiliar e Pesquisador do Centro de Estudos Luso--Asiáticos do Departamento de Português da Universidade de Macau. Tem Doutorado em Língua e Linguística e Mestrado em Sociolinguística Interacional, ambos pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janei-ro. Presidente da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP), na gestão 2011-2013. Coordenou o Exame do CELPE-Bras no Posto Universidade de Macau de sua fundação até 2011. Coordenou o Mestrado em Linguística do Depar-tamento de Português da Universidade de Macau em 2011. Planejou e Coordenou o Projecto de Avaliação Específica do Ensino de Português Como Língua Não-Materna nas Escolas Luso-Chinesas de Macau entre 2006 e 2011. Seus interesses de pesquisa assentam-se na abordagem sociointeracional do discurso, através da qual desenvolve estudos em construção discursiva de identidades (de gênero, étnicas) e em interações interculturais em contexto espontâneo e institucional..

VANISE GOMES DE MEDEIROS

Mestre em Letras pela PUC-Rio e doutora em Letras pela UFF, tendo feito doutorado-sanduíche pela Université Sorbonne Nouvelle III, França, com bolsa CNPq, e pós-doutorado tam-bém na Université Sorbonne Nouvelle III, com bolsa da CA-PES. Foi professora da PUC-Rio, de 1992 a 2003, e professora da graduação e da pós-graduação da UERJ, de 2003 a 2009. Desde 2009 é professora do Instituto de Letras da UFF, com dedicação exclusiva. Bolsista Produtividade CNPq (nível 2) e Cientista do Nosso Estado (2018-2021). Foi Jovem Cientista do Estado (JCNE-FAPERJ, 2009-2012; 2012-2015) e, atualmente, é líder do grupo de pesquisa Discursividade, língua e sociedade. Publicou livros em parceria com Bethania Mariani, Lucília Sousa Abrahão, Silmara Dela Silva e Alexandre Soares; or-ganizou revistas com Del Carmem, Bethania Mariani e Verli Petri. Integra e coordena, com Bethania Mariani e Silmara Dela Silva, o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da UFF, com parcerias com os laboratórios Corpus (UFSM) e EL@ DIS (USP-Ribeirão Preto).

Organizadores deste número

(2)

Colaboraram

neste número ALINEE SILVA DOS SANTOSDoutoranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós--Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Fe-deral de Mato Grosso (UFMT).

AMANDA E. SCHERER

Professora Titular de Linguística, junto ao Departamento de Letras Clássicas e Linguística, da Universidade Federal de Santa Maria. Professora de graduação e pós-graduação em Letras. Tem experiência no campo do saber sobre Teoria e Aná-lise Linguística, com ênfase em AnáAná-lise de Discurso, atuando principalmente no campo disciplinar da História das Idéias Linguísticas. Os temas de sua produção acadêmico-científica estão alicerçadas em dois eixos: a) sujeito entre línguas e b) produção do conhecimento sobre a língua e a linguagem no contexto brasileiro. Já orientou mais de 30 dissertações e quase 20 teses. Foi Professora Homenageada da 40ª Feira do Livro de Santa Maria – 2013. Foi Professeur Invité na Université de Franche-Comté, Besançon, França, em 2012. Participou de co-mitês de avaliação da FAPERGS, CAPES, CNPq e FINEP, além de fazer parte de comitê editorial de várias revistas (nacionais e internacionais).

ANA CLÁUDIA DE MORAES SALLES

Professora na Escola Estadual Des. Gabriel Pinto de Arruda. Doutoranda em Linguística, Mestra em Linguística (2017) e licenciada em Letras - Português/Inglês (2014) pela Univer-sidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: música, MPB no Regime Militar, censura e silenciamento.

BRANCA FALABELLA FABRICIO

Professora Associada de Linguística Aplicada do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do CNPq. Tem publicado no campo de estudos das performatividades de raça, gênero e sexualidade e modelos de comunicabilidade. Ele é co-editora do livro Exclusão Social e Micro-resistências (Canone Editorial, 2013).

(3)

DANTE LUCCHESI

Professor Titular de Língua Portuguesa da UFF e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É organizador e autor do livro O Português Afro-Brasileiro (EDUFBA, 2009) e autor dos livrosSistema, Mudança e Linguagem (Parábola, 2004) e Língua e Sociedade Partidas (Contexto, 2015), pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti.

ELIANA STURZA

Professora Associada do Departamento de Letras Estrangei-ras Modernas. Universidade Federal de Santa Maria. Áreas: Língua Espanhola e Estudos Linguísticos

FERNANDA D’OLIVO

Professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Mestre e Doutora em Linguística pela Unicamp. Pós-doutora em Estudos de Linguagem pela UFF

FERNANDO ZOLIN-VESZ

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós--Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Fede-ral de Mato Grosso (UFMT).

INOCÊNCIA L. S. MATA

Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), com pós-doutoramento em Estudos Pós-coloniais (Uni-versity of California, Berkeley). Também é membro do Centro de Estudos Comparatistas (CEC-FLUL). É autora de diversos livros sobre literaturas africanas e sobre teoria pós-colonial, entre os quais: Laços de Memória & Outros Ensaios sobre Literatura Angolana (2006); Literatura Angolana: Silêncios e Falas de uma Voz Inquieta (2001);Diálogo com as Ilhas: sobre Cultura e Literatura de São Tomé e Príncipe (1998).

JOSE EDICARLOS DE AQUINO

Professor efetivo no curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins - UFT. É graduado em Letras Português pela Universidade de Brasília-UnB. Tem mestrado e doutorado em Linguística, na área de História das Ideias Linguísticas, pela

(4)

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É também portador de diploma de doutorado em Sciences du Langage pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Estuda, sobretudo, os seguintes temas: história das ideias linguísticas; reflexão so-bre a linguagem e as línguas no século XIX; história da língua portuguesa e das teorias linguísticas no Brasil; gramatização brasileira; obra de Júlio Ribeiro; conceito de língua materna. JUCIELE PEREIRA DIAS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Univás. Fez estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense, com bolsa CAPES-PNPD (2016). É doutora em Letras pela UFSM (2012), com doutorado--sanduíche CAPES-PDEE na Universidade de Franche-Comté (2011-2012). É também líder o Grupo de Pesquisa Conhecimen-to, História e Linguagem (GPeCHeLi/CNPq) da Unir.

JUAN-MANUEL LÓPEZ-MUÑOZ

Licenciado em Filologia Românica, doutor em Filologia france-sa, professor de análise do discurso, semântica e pragmática do Departamento de Francês da Universidade de Cádiz (Espanha). Foi Oliver Smithies Visiting Fellow na Universidade de Oxford (Reino Unido) em 2008-2009, professor visitante no Centro de Investigação Interdisciplinar e Transcultural da Universidade de Franche-Comté em Besançon (França) em 2011, professor visitante na Universidade de Gafsa (Tunísia) em 2014, e profes-sor visitante no Laboratório Corpus da Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), em 2016. Ele é membro do grupo de pesquisa “Estudos franceses” PAI HUM160 da Universidade de Cádiz, membro do grupo internacional de linguística CI--DIT (Universidade Libre de Bruselas), membro do grupo de pragmática histórica do francês na Universidade Complutense de Madrid e pesquisador associado do Laboratório de Línguas e Tratamento Automático da Universidade de Sfax (Tunísia). LUIZ PAULO MOITA-LOPES

Professor Titular de Linguística Aplicada do Programa Inter-disciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do CNPq. É editor do livro Global Portuguese: Linguistic Ideologies in Late Modernity

(5)

(Routlegde, 2018) e co-editor da AILA Review 30, Meaning--Making in the Periphery (John Benjamins, 2017).

MÁRCIO CÉSAR CARDOSO

Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Gra-duação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

MARÍA FLORENCIA RIZZO

Doctora en Lingüística y Magíster en Análisis del Discurso, ambos por la Universidad de Buenos Aires (UBA). Investiga-dora asistente de Consejo Nacional de Investigaciones Cien-tíficas y Técnicas (CONICET) y jefa de Trabajos Prácticos en la Universidad Nacional de San Martín (UNSAM). Su área de investigación es la Glotopolítica, en particular, los discursos en torno a la regulación del español y al papel de las academias de la lengua como agentes normativos.

OLIMPIA MALUF SOUZA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Uberaba (1982), Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atualmente é professora colaboradora no Programa em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT e pes-quisadora nos seguintes projetos: “Arquivos sobre o sujeito nacional: discursividades na sociedade e na cultura contem-porânea, coordenado pela Profª Bethania Mariani, da UFF, “Discurso, Língua, Sujeito: traços de memória e identificações, coordenado pela Profª. Eliana de Almeida da Unemat. Coor-dena os grupos de pesquisa A AD no Centro-Oeste: redes de colaboração. Atua principalmente nos seguintes temas: Aná-lise de Discurso, PsicanáAná-lise, Arquitetura, Sujeitos Desviantes, Identidade e Subjetivação.

PHELLIPE MARCEL DA SILVA ESTEVES

Professor adjunto do setor de Linguística do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Jornalista pela UFRJ, edi-tor e traduedi-tor por ofício, mestre em Letras (Língua portuguesa) pela Uerj e doutor em Estudos de Linguagem pela UFF. Leciona Linguística(s) e tem como escopo de pesquisa os encontros

(6)

entre Análise do Discurso, História (das Ideias Linguísticas, do Livro, da Ciência), Epistemologia e Materialismo Histórico. Autor do livro Discurso sobre alimentação nas enciclopédias do Brasil (Eduff, 2018).

RAPHAEL DE MORAIS TRAJANO

Professor da graduação e pós-graduação da Faculdade de Le-tras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Mestre em Linguística pela UERJ. Doutor e Pós-doutor em Estudos de Linguagem pela UFF

WELLINGTON MARQUES DA SILVEIRA

Licenciatura em Letras (Português-Inglês e Literaturas) e Mestrado em Linguística (2019) pela Universidade do Esta-do de Mato Grosso (UNEMAT) e especialista em Literatura Brasileira (2017) pela Faculdade São Braz. Atualmente atua como professor da educação básica em Mato Grosso no Pro-jeto “Educarte – arte, música e comunicação” e na Faculdade UNIFAMA, em Guarantã do Norte-MT. Tem experiência na área de Linguagem, com ênfase em ensino-aprendizagem de Línguas (materna e estrangeira) e em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do dis-curso artístico-literário, formação de professores e literatura de viajantes (séculos XIX e XX).

Referências

Documentos relacionados

Adicionalmente, foram analisadas as Guias de Trânsito Animal (GTA), que permi- tiram identificar a movimentação do rebanho bovino em Mato Grosso. A maior parte dos

VI Cancelamento por adequação a novo RAC (vencimento do 1º. Submeter ao Cgcre, para análise e aprovação da utilização, os memorandos de Entendimento, no escopo

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Portanto é apresentado que se a Simoquímica pode contar com uma ferramenta existente para a gestão do negócio, como a controladoria trazendo seu enfoque no planejamento

Defendemos que o projeto editorial tenha como objetivo principal divulgar matérias que sejam de interesse do público-alvo e outras que divulguem o produto

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

Você pode usar o modo Multiponto para emparelhar seu fone de ouvido com dois dispositivos Android ou dois dispositivos iOS ao mesmo tempo.. Quando você usa o fone de ouvido para

“As ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador e a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do