• Nenhum resultado encontrado

A HORA PELO MUNDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "A HORA PELO MUNDO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Inicial

Terra em "gomos”

Todos os dias, observamos o Sol se deslocar pelo céu, nascendo a Leste e se pondo, proximadamente, 12 horas depois, a Oeste. Trata-se do movimento aparente do Sol. Na verdade, não é o Sol que muda de posição. É a Terra que realiza o movimento de rotação, um giro ao redor do próprio eixo. Como não sentimos esse movimento, temos a impressão de que é o Sol que vai de um ponto a outro no céu.

A rotação é um fenômeno que dura, aproximadamente, 24 horas e define uma marcação importante de tempo, o dia.

Até o final do século XIX, cada cidade utilizava um sistema de horas exclusivo, baseado no momento em que o Sol atingia o ponto mais alto no céu. Nesse instante, era meio-dia na cidade. A marcação de tempo baseada no Sol começou a apresentar problemas com os avanços tecnológicos ligados principalmente aos transportes e à comunicação. Percebeu-se, então, a necessidade de unificar o sistema de horas mundial. Assim, surgiram os fusos horários.

A seguir, vamos entender como foram elaborados os fusos horários e de que forma eles definem a hora em todas as partes do globo terrestre.

Durante esse movimento, a Terra tem apenas um hemisfério iluminado. No hemisfério que recebe a luz solar, é dia claro, enquanto, no oposto, é noite. Assim, é possível dizer que, a cada instante, o Sol está nascendo em determinada parte da Terra e se pondo em outra. No momento em que você lê esse texto, o dia está raiando em algum ponto do planeta. A todo instante, todas as horas estão acontecendo na Terra.

(2)

A Grã-Bretanha foi o primeiro país a unificar o sistema de horas, a partir de 1855, com base na hora local do Meridiano de Greenwich. A experiência foi tão bem-sucedida que, logo, foi seguida por outros países, como os Estados Unidos, em 1883.

Com base em Greenwich, os demais fusos apresentariam horas positivas a oeste e negativas a leste, pois o Sol nasce antes nas áreas localizadas a leste. Depois disso, os países foram, gradativamente, adotando o sistema de fusos horários. O Brasil passou a utilizar esse sistema somente em 6 de setembro de 1911.

Observe, nos relógios abaixo, a hora em algumas cidades espalhadas pelo planeta e compare-a com a hora em sua cidade. Você vai perceber que, nesse momento, em algumas cidades, as pessoas já devem estar dormindo, enquanto, em outras, a população está jantando, almoçando ou mesmo trabalhando. Ao mesmo tempo que, em algumas cidades, chega o entardecer e as pessoas se recolhem em seus lares; em outras, o dia e a agitação cotidiana estão apenas começando.

A Grã-Bretanha foi o primeiro país a unificar o sistema de horas, a partir de 1855, com base na hora local do Meridiano de Greenwich. A experiência foi tão bem-sucedida que, logo, foi seguida por outros países, como os Estados Unidos, em 1883.

A divisão do globo em 24 fusos iguais causaria, entretanto, um problema: alguns países apresentariam vários fusos. Até mesmo cidades seriam cortadas por fusos diferentes. Já imaginou você morar em uma cidade na qual os bairros têm horários diferentes do horário do centro? Seria uma confusão muito grande. Para evitá-la, cada país adota um sistema de fusos diferenciado, chamado fuso horário oficial.

Fuso - mapas

Em 1878, surgiu a proposta de unificar todo o sistema de horários do planeta. Para isso, o globo seria dividido em 24 zonas de horários. Seriam 24 faixas, de pólo a pólo, cada uma

(3)

A Grã-Bretanha foi o primeiro país a unificar o sistema de horas, a partir de 1855, com base na hora local do Meridiano de Greenwich. A experiência foi tão bem-sucedida que, logo, foi seguida por outros países, como os Estados Unidos, em 1883.

Assim, todos os países do planeta definiram a melhor forma de dividir os fusos pelo seu território. Observe a transformação no mapa.

A linha internacional da data foi definida por uma convenção internacional e define o ponto de mudança das datas. Localiza-se no oceano Pacífico, no meridiano de 180º, ou seja, é o antimeridiano de Greenwich. Ao ultrapassar essa linha, ocorre a mudança de data. Para um viajante que se desloca do leste para o oeste, deve-se adiantar um dia. Já para o que se desloca de oeste para leste, deve-se atrasar um dia no momento exato em que a linha internacional da data for cruzada.

Algumas ilhas do pacífico são cortadas por essa linha e apresentam duas datas diferentes: enquanto na porção leste da ilha é domingo, na oeste já é segunda-feira.

O Brasil manteve, em seu território, o número original de quatro fusos horários, mas alterou suas faixas para evitar que cidades e estados tivessem fusos diferentes. Apenas o Pará e o Amazonas apresentam dois fusos horários, devido a suas grandes dimensões.

(4)

Cálculos

Agora, vamos aprender como calcular a diferença de horários entre as cidades de maneira bastante prática. Imagine que em Brasília são 13h e que você deseja saber qual é a hora na Cidade do México, capital do México.

Agora, imagine que você está na Cidade do Cabo, capital da África do Sul, onde são 10h, e deseja telefonar para um amigo seu que está em Buenos Aires, capital da Argentina. Você precisa saber que horas são em Buenos Aires, pois não pretende acordar seu amigo no meio da noite.

Os moradores de Camberra, capital da Austrália, estão assistindo à chegada do Rally Paris-Dacar. A chegada é em Dacar, capital do Senegal, no dia 22 de janeiro, onde são precisamente 15 horas. Que horas são em Camberra?

Até aqui, você aprendeu como foram definidas as faixas de fusos horários, como elas definem as horas do globo e o que causam na vida das pessoas. Agora, você vai aprender a calcular a diferença de horários entre cidades localizadas em fusos diversos. É bastante simples! Basta prestar atenção na explicação.

Observe que a cidade de Brasília está localizada na faixa de menos 3 horas com relação a Greenwich e que a Cidade do México está localizada na faixa de menos 7 horas com relação a Greenwich. Como as duas cidades estão localizadas no mesmo hemisfério, diminuem-se os fusos horários.

Assim, deduzimos que a diferença horária entre as duas cidades é de 4 horas para menos, pois a Cidade do México fica a Oeste de Brasília. Dessa forma, fica muito fácil calcular a hora da Cidade do México. É só diminuir quatro horas do horário de Brasília.

Na Cidade do México, são pontualmente 9h da manhã.

A Cidade do Cabo está localizada na faixa de fuso de mais uma hora com relação a Greenwich, enquanto a capital argentina está localizada na faixa de menos quatro horas com relação ao meridiano. Como as duas cidades estão localizadas em hemisférios diferentes, temos de somar as diferenças de fusos.

(5)

Atividades:

01) Explique, com suas palavras, como era determinado o horário das cidades até o final do século XIX. ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

02) O que você entende por movimento aparente do sol? Explique por que esse movimento é chamado assim? ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

03) De que forma os avanços em comunicação e transporte motivaram a padronização do horário pelo mundo? ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

04) Qual foi o primeiro país a padronizar o sistema de horário baseado no meridiano inicial de Greenwich? ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

05) Explique, com suas palavras, como o Globo foi dividido em 24 faixas de fusos horários e aponte o fuso inicial.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

06) Quando o Brasil passou a adotar o sistema internacional dos fusos?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

07) Por que muitos países não respeitam exatamente o limite entre duas faixas de fusos horários?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 08) Explique o que é a linha internacional da data e indique sua localização.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ A cidade de Dacar está localizada no fuso – 1 hora, a

oeste de Greenwich, enquanto a cidade de Camberra, está localizada no fuso de + 10 horas, a leste de Greenwich. Como as duas cidades estão localizadas em hemisférios diferentes, temos de somar a diferença entre seus fusos.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Segundo a especialista em direito e processo do trabalho do Chenut Oliveira Santiago Advogados, Mariana Machado Pedroso, o sindicato tem legitimidade para representar os

O uso do poliuretano (PU) como suporte de baixo custo para de imobilização , prova ser um material muito promissor, pois em nosso estudo o uso da lipase de Candida antarctica

A sexualidade também, segundo ele, é um grande problema entre os jovens internados, pois eles não respeitam as regras e acabam tendo relações sexuais, o que implica em

Referimo-nos acima a respeito da atuação do co- ordenador pedagógico enquanto um mediador de estra- tégias didáticas na educação das pessoas deficientes. O conceito de

• O primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich e uma hora adiantado em relação ao horário de Brasília. Esse fuso

Coeficiente de partição n-octanol/água Não determinado por ser considerado não relevante para a caracterização do produto Temperatura de auto-ignição Não determinado por

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o

A Providência opera desde 1 de outubro de 2008 apenas a divisão de negócios de nãotecidos, com aproximadamente 700 funcionários; nossa divisão de tubos e.. conexões de PVC