• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO SOBRE OS CHAKRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO SOBRE OS CHAKRAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO SOBRE OS CHAKRAS

OS CHAKRAS

O progresso e a elevação do ser humano dependem unicamente de seu trabalho, da sua energia e da coragem para seguir em frente, driblando os obstáculos que a vida lhes impõe. (Orisun)

Estás em busca de Cura dos seus Medos? Então aprenda o que puder sobre os seus Centros Sutis de Energias ou Centros de Forças conhecidos como Chakras. Conhecer estes pontos de toque no seu corpo; aprender a se relacionar com eles vai ajudar muito no seu processo de Cura, pois muito me ajudou.

Faço aqui uma Leitura de alguns pontos que aprendi com referência aos Chakras.

CONCEITO: Palavra em SÂNSCRITO, que significa roda, disco, círculo. Designa centro de luz ancorado no corpo etéreo, que governa o fluxo de energia distribuída pelos 04 (quatro) corpos inferiores do Ser Humano.

Há milhares de anos atrás, os Iogues, meditando no silêncio profundo de grutas e montanhas, eram capazes de se isolar não apenas dos sons exteriores, como também do barulho do corpo físico, e, focalizar suas mentes nos centros interiores de energia sutil.

A Luz da Presença Eu Sou é Liberada por meio desses Centros Interiores de Energia Sutil ou Centros de Forças denominados de Chakras, localizados por todo o corpo do Ser Humano. Os Chakras estão intimamente ligados as nossas emoções, reflexões e realizações individuais. Cada Chakra domina uma parte do corpo humano.

São 144 pontos ou Centros de Forças e milhares de micro-centros periféricos distribuídos ao longo de todo Corpo Humano.

Neste trabalho abordaremos os principais Chakras, que são: Os 07 (sete) que estão dispostos ao longo da Espinha Dorsal e do Cérebro, o Oitavo Chakra, que está fora da borda superior da AURA e os Chakras das Mãos e dos Pés. Estes Centros controlam o funcionamento da Mente e do Corpo. Mesmo não conhecendo, todos já tiveram suas existências influenciadas por ações dos mesmos. A maioria dos Seres Humanos não tem conhecimento desses Chakras, mais quando suas mentes e seus corpos tornam-se mais refinados por meio da MEDITAÇÃO, estes Centros¹ Sutis de Energia podem ser percebidos e controlados.

_______

¹ Existem mais cinco Centros de Forças menores, que somente os Iniciados nas Ciências Esotéricas podem tomar conhecimento. Esses Centros são regidos pelos Cinco Budas Dyanis.

(2)

Temos três Chakras no nível do Corpo Físico (do primeiro ao terceiro), três Chakras no nível Espiritual (do quinto ao sétimo), e um Chakra intermediário (o quarto), que atua como uma ponte entre o espírito e o corpo. O oitavo Chakra é o Supervisor de todo Sistema.

Os Chakras estão divididos em:

• Chakras Ímpares que são os Primariamente Expressivos;

• Chakras Pares que são Principalmente Receptivos.

Com este preâmbulo, estamos dando inicio a algumas informações sobre os Chakras.

PRIMEIRO CHAKRA - DA BASE ou KUNDALINI

O Chakra da Base¹ que também é conhecido como Chakra Raiz ou Fonte da Vida, tem cor branca², é expressivo e está localizado na base da espinha, junto aos órgãos reprodutores, exatamente dentro da genitália feminina e logo acima dos testículos, nos homens. Está ligado ao Reino Elemental da Terra. É o Chakra da sobrevivência básica, do impulso sexual primário (procriação) e da energia da vida física. O primeiro Chakra não está associado a nenhuma glândula em particular, mas atua em cooperação com o Oitavo Chakra, como regulador da energia física para o Sistema Endócrino.

Havendo problemas no primeiro Chakra, o funcionamento do Sistema de Chakras e do Sistema Hormonal Endócrino pode ser afetado negativamente. A energia do Primeiro Chakra é muito poderosa. Quando a energia do Primeiro Chakra (Energia Kundalini) flui para cima através do corpo³, sua extraordinária força de vida pode garantir a sobrevivência física numa situação de perigo. Esta energia é a responsável por explosões repentinas de forças. Também pode subir em alguns casos de despertar espiritual. Quando esta energia sobe, ela passa como um jato de ar pelos seis Chakras Centrais e se projeta para fora da cabeça, como se fosse uma coluna de fogo ou uma serpente pronta para dar o bote. Em vez de reconhecer a força do seu Primeiro Chakra, muitos iniciantes espirituais entregam o poder que têm aos cultos e às experiências dos cultos. Quando as pessoas não exploram e vivenciam sua própria Energia Kundalini, tornam-se presas fáceis para seitas, gurus e tudo o mais que ofereça a ilusão de poder e de conhecimento espiritual.

_______

¹ Mulãdhãra em sânscrito, que significa Fundação.

² Para alguns é vermelho-brilhante.

³ Este é o único Chakra que faz isso.

(3)

SEGUNDO CHAKRA - DA ALMA ou HARA

O Chakra da Alma¹, também chamado de Esfera, Hara, Sacro e Esplênico, tem cor violeta², é receptivo e está localizado abaixo do umbigo. Está ligado ao Reino Elemental da Água. É o centro das emoções, da musculatura, da identidade sexual e da sexualidade que vai além da necessidade primária de procriação do primeiro Chakra.

Está associado com as GÔNADAS: os Testículos e os ovários. A sua sexualidade refere-se à conexão, aos papéis e identidades específicos dos sexos e à capacidade de unir-se e tornar-se um com a pessoa amada. Cada Chakra tem uma capacidade psíquica específica própria dele, e essa capacidade pode ser bastante complicada numa época inconsciente e de caos que estamos vivendo. O 2º Chakra cura e se comunica por meio de uma total empatia no nível do corpo. Por meio da empatia ele pode realmente introduzir em seu corpo a dor, as emoções ou os conflitos de outras pessoas. Um exemplo disso é quando você se contorce, ao ver outra pessoa sendo esmurrada. Ser capaz de sentir a dor do outro e de compreender profundamente as emoções das pessoas é uma capacidade importante. Alertamos, porém, para o fato de que a dor de cada pessoa é específica, está manifestada com seu próprio conjunto de recursos específicos. Dor é aprendizado. Toda pessoa tem duas formas de aprender: pelo amor ou pela dor. Temos de está consciente desse detalhe ao interferir na dor de outra pessoa.

TERCEIRO CHAKRA - DO PLEXO SOLAR

O Chakra do Plexo Solar³, também chamado de Sol, tem cor púrpura e ouro

4

, é expressivo e está localizado entre o umbigo e o esterno. Está ligado ao Reino Elemental do Fogo. O terceiro Chakra está envolvido em pensamento e intelecto, e com as influencias do pensamento sobre o corpo. Está associado com as SUPRA- RENAIS e com O PÂNCREAS, e é também o centro do sistema imunológico psíquico.

Este Chakra reage ao perigo fechando-se, esquentando além do normal ou expandindo a sua energia para proteger o segundo e quarto Chakras receptivos de possíveis lesões.

Uma dor de estômago persistente não causada pela fome muitas vezes é sinal de que seu terceiro Chakra está tentando fechar-se devido à presença de pessoas ou energias perigosas no ambiente. Também quando sua AURA está debilitada ele pode fechar-se ou abrir-se demasiadamente. O terceiro Chakra é o mais alto no nível do corpo. Como o mais elevado no nível do corpo, o terceiro Chakra é responsável pela filtragem espiritual da informação que desce para o primeiro e o segundo Chakras. Essa filtragem e transmissão das informações provenientes do espírito é que mantêm saudáveis e vivos os aspectos físicos da relação do corpo com o espírito.

_______

¹ Svãdhishthãna em sânscrito, que significa Morada do Sol.

² Para alguns é laranja-vibrante.

³ Manipura em sânscrito, que significa Jóia Reluzente.

4 Para alguns é amarelo-solar.

(4)

Quando o terceiro Chakra e o Chakra do Coração estão saudáveis, o terceiro Chakra aceitará e traduzirá através do Coração as informações que descem dos três Chakras do espírito passando-as então para o segundo e primeiro Chakras. Se seu quarto Chakra está desequilibrado e a informação que chega não é clara, o terceiro Chakra pode passar todo tempo transmitindo mensagens incorretas. O terceiro Chakra também é responsável por reunir e enviar informações dos Chakras do corpo para os Chakras do espírito, por meio do Chakra do Coração. Sem o apoio do terceiro Chakra e das realidades do corpo, os Chakras superiores podem ficar desgovernados e sob a influência de toda espécie de material impróprio. Como acontece com muitos aspectos da espiritualidade que nós ocidentais lamentavelmente confundimos, o terceiro Chakra é inadequadamente considerado o de menor importância. Os ocidentais tendem a pensar que o Chakra do Coração é o mais importante.

QUARTO CHAKRA - DO CORAÇÃO

O Chakra do Coração¹, também conhecido como Morada da Chama Trina do Ser tem cor rosa², é receptivo e está localizado no centro do peito, atrás do esterno e tem ligação com a glândula timo. Está ligado ao Reino Elemental do Ar. É um centro de energia receptivo, dotado da capacidade de amar e de sentir compaixão, tanto por você mesmo como pelo mundo à sua volta. O Chakra do Coração está conectado com os Chakras das Mãos. Se essa ligação não for saudável, a capacidade de dar, amar, relacionar-se e receber pode ser prejudicada. Os Chakras das Mãos devem ser incluídos em qualquer estudo ou tratamento que se faça do Chakra do Coração. O Chakra do Coração é o Chakra Central ou Intermediário do sistema de Chakras Sétuplo. Ele serve de ponte entre os três Chakras corporais abaixo dele e os três Chakras espirituais acima dele. Divinizado, celebrado, cortejado, sobrecarregado e mal compreendido, esse centro de energia é alvo de tantas palavras faladas e escritas que é difícil não se ficar esmagado sob o peso das incalculáveis suposições ou aprisionado com ele no templo de rituais e superstições que ele gerou entre almas antigas e seres superiores.

QUINTO CHAKRA – LARÍNGEO ou da GARGANTA

O Chakra Laríngeo³, também conhecido como Chakra da Garganta ou da Roda tem cor azul-safira, é expressivo e está associado com as glândulas tireóide e paratireóide. Está ligado ao Akasha (Éter). Está localizado acima da depressão existente na base pescoço, onde ele processa as comunicações provenientes do espírito e do corpo e as transmite ao mundo.

_______

¹ Anãhata em sânscrito, que significa Intocado, Puro.

² Para alguns é verde-esmeralda.

³ Vishuddha em sânscrito, que significa Pureza.

(5)

Devido à sua capacidade de transformar as informações do espírito em expressão real e palpável, o quinto Chakra é também o centro da mudança e do compromisso. Em muitos casos, doenças ou bloqueios na garganta e no pescoço, ou dores de cabeça com origem no pescoço, se relacionam com uma relutância em expressar-se e comprometer- se com a mudança. Também é o centro da capacidade psíquica da mediunidade clariaudiente.

SEXTO CHAKRA - DO TERCEIRO OLHO

O Chakra do Terceiro Olho¹, também conhecido como Olho Onisciente de Deus, tem cor verde², é receptivo e está localizado no centro da testa, entre as sobrancelhas e a linha do couro cabeludo, estando associado à Glândula Pineal³. Não está ligado diretamente a nenhum Reino Elemental, porém, estando em Plano de Energia Superior, tem ligação com todos.

Ele é também o centro da capacidade psíquica da mediunidade clarividente. Quando as pessoas se aproximam de você fisicamente, em geral é este Chakra clarividente o primeiro a entrar em alerta. Normalmente ele é muito vigoroso. É também o centro do discernimento, do julgamento imparcial e das funções superiores do cérebro, especificamente as de aprendizagem e de processamento e recuperação de informações. Sua energia favorece a concentração da atenção, o que resulta numa combinação muito boa com as energias ancoradas, emotivas, protetoras, empáticas e comunicativas dos Chakras situados abaixo dele. Com um Sexto Chakra saudável, você terá certeza sobre si mesmo, sobre seu caminho e sobre as necessidades das outras pessoas. Pessoas Sexto – Chakra vêem as coisas como elas são. Exatamente como são.

Não como aparentam ser, não como gostaria de ser. A energia do Sexto Chakra pode ser incômoda e mesmo ameaçadora para pessoas que precisam manter sua condição de vítima em reação aos seus traumas da infância, devido às suas escolhas adultas pouco saudáveis. A energia do Sexto Chakra tem muito pouca paciência com a consciência de vítima. Suas informações geralmente são chocantes, mais a seu modo, ele proporciona um estranho consolo, porque vê todo o absurdo das diversas situações.

_______

¹ Ãjnã em sânscrito, que significa Sabedoria, Percepção.

² para alguns é índigo-brilhante.

³ Epífise: Corpúsculo oval situado no sulco existente entre os corpos quadrigêmeos superiores, e ao qual se atribuem funções endócrinas. A glândula Pineal é a mais misteriosa do corpo humano. Está localizada diretamente no centro de cérebro. “Os filósofos antigos reconheceram a enorme importância desta diminuta glândula em forma de cogumelo e a chamaram de ‘acento da alma’ e ‘controlador do pensamento’. Há muito tempo, no passado evolutivo, algumas criaturas rudimentares como os lagartos teriam, na realidade, um terceiro olho no centro da cabeça, que era muito sensível à luz e regula os ritmos cíclicos naturais de seus corpos. Gradualmente, depois de milhões de anos de evolução, este ‘OLHO’ desceu para dentro do cérebro; e a glândula pineal dos seres humanos é o vestígio do primordial ‘terceiro olho’. É a correspondência física do ‘terceiro olho da intuição’ descrita pelos Iogues, o qual, quando adequadamente desenvolvido ou ‘aberto’ pela prática da Ioga, pode ‘Ver’ o passado, o presente e o futuro, em um estado bem-aventurado de Consciência Superior”. Para alguns este Chakra está associado à glândula pituitária.

(6)

SÉTIMO CHAKRA – CORONÁRIO ou da COROA

O Chakra Coronário ou da Coroa¹, também conhecido como Lótus ou Aureola de Cristo, tem cor amarela², é expressivo e está localizado acima do topo da cabeça, quase flutuando sobre o corpo, estando associado à glândula pituitária³. Ele é o único Chakra Central que está fora do corpo. Da mesma forma que o Sexto Chakra, este também não tem ligação com nenhum Reino Elemental diretamente, pois estando ligado ao Cosmo está indiretamente ligado a todos. O sétimo Chakra contém a cópia heliográfica do propósito espiritual com que concordamos antes de encarnar em nosso corpo. Ele contém a certeza absoluta e o propósito absoluto. ELE É PURO ESPÍRITO.

Por não estar centrado no corpo, ele tem muito pouca vinculação com os aspectos mundanos da vida real. Ele fala a partir de um lugar pouco compreendido pela a maioria absoluta dos humanos habitantes neste Planeta. É como se ele falasse uma língua morta que somente os Sábios Mestres sabem interpretar.

OITAVO CHAKRA – DO SOL DOURADO

O Chakra do Sol Dourado é um centro de energia dourado, semelhante ao SOL, localizado logo fora da borda superior da AURA. O Chakra do Sol Dourado não é exatamente um medidor ou um reservatório de capacidades específicas. É um recurso energético que tem como função supervisionar as energias em sua AURA e em sua vida.

Seu Sol Dourado supervisiona todos os seus aspectos, seus quatro corpos inferiores

4

, seu passado, presente e futuro. Apesar de não estar associado a nenhuma glândula específica, atua, em cooperação com o Primeiro Chakra, como regulador da energia espiritual ou cósmica do sistema endócrino. Sua função específica é limpar e redirecionar a energia. O primeiro e o oitavo Chakras funcionam como SUPORTES energéticos do sistema endócrino, parecidos com suportes de livros em uma estante. O oitavo Chakra fornece energia limpa e neutra para o sistema glandular, sendo esta energia armazenada e regulada no primeiro Chakra. A função específica de seu Sol Dourado é limpar e redirecionar a energia, pondo-as à sua disposição.

_______

¹ Sahashãra em sânscrito, que significa mil vezes maior.

² Para alguns é violeta-púrpura.

³ Hipófise: Glândula de secreção interna, situada sob a face inferior do cérebro, e que é constituída por uma parte posterior, a neurohipófise, ligada ao hipotálamo, e por uma parte anterior, a adenohipófise ou ante-hipófise.

4 Corpo etérico ou da memória; corpo mental; corpo do desejo ou emocional e corpo físico.

(7)

CHAKRA DAS MÃOS

No centro de cada palma de suas mãos estão os Chakras das Mãos. Eles tanto podem ser:

EXPRESSIVOS: – canalizam energia de dentro do seu corpo para o exterior como, por exemplo, quando damos um passe.

RECEPTIVOS – canalizam energia e informações externas para dentro do seu corpo¹.

EXPRESSIVOS E RECEPTIVOS: – ao mesmo tempo em que a energia é canalizada para fora do corpo é também canalizada para dentro do corpo². Não têm uma cor específica, medem de cinco a sete centímetros e estão ligados diretamente ao Chakra do Coração.

CHAKRA DOS PÉS

Cada pé tem um Chakra no centro de seu arco. Também são Expressivos e Receptivos. Também medem de cinco a sete centímetros, e apesar de não ter uma cor específica, apresentam uma tonalidade marrom³. Estão conectados com a energia do Primeiro Chakra.

Salvador, 28 de dezembro de 2003.

EU SOU O QUE EU SOU!

Guardiã da Chama Roquelina (Orisun).

“O mundo é transformação, e a vida, idéias”. (Marco Aurélio).

REFEREÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Os Chakras – Sagy H. Yunna

Centros Energéticos de Força – A’nanda Marga A Aura e os Chakras – Karla McLaren.

Você e a Eternidade – Lobsang Rampa

_______

¹ Quando damos um aperto de mão, um abraço ou uma relação sexual amorosa.

² Durante a meditação, a leitura intensa de um livro, etc.

³ Como o matiz acastanhado da TERRA.

Referências

Documentos relacionados

c erdas do proximal para o distai: primeiro segmento: três cerdas simples , terceiro segmento : três cerdas simples ; quarto segmento : três cerdas simples , quinto

• Clique para editar os estilos do texto mestre • Segundo nível • Terceiro nível • Quarto nível • Quinto nível 14 Acknowledgments. • The authors wish to express

• Clique para editar os estilos do texto mestre • Segundo nível • Terceiro nível • Quarto nível • Quinto nível 77. Clique para editar o estilo do

TABELA GERAL PARA CONTAGEM DE PONTOS CLASSIFICAÇÃO CATEGORIAS PRIMEIRO PRÊMIO SEGUNDO PRÊMIO TERCEIRO PRÊMIO QUARTO PRÊMIO QUINTO PRÊMIO SEXTO PRÊMIO SÉTIMO PRÊMIO OITAVO

Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível Brasil www.gs1brasil.org.br

• Clique para editar os estilos do texto mestre • Segundo nível • Terceiro nível • Quarto nível • Quinto nível Controle de execução Ativar a barra de controle. Exibir

 Segundo nível  Terceiro nível  Quarto nível  Quinto nível MODELO MPS.BR Modelo MPS Modelo de Negócio (MN-MPS) Método de Avaliação (MA-MPS) Modelo de

Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível Fonte: EMAE, 2010. RSU – Projeto Parceria São Paulo