• Nenhum resultado encontrado

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível Aprendizagem Documento Referência para Operacionalização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível Aprendizagem Documento Referência para Operacionalização"

Copied!
72
0
0

Texto

(1)

Instalador de

Tubulações Prediais de Gás Combustível

Aprendizagem

Documento Referência para Operacionalização

Rio de Janeiro 2016 versão 3

(2)
(3)

Conselho Regional do SENAI Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira Presidente

SENAI - Rio de Janeiro Alexandre dos Reis Diretor Regional Diretoria de Educação

Andréa Marinho de Souza Franco Diretora

Gerência de Cursos e Recursos Educacionais Allain Fonseca

Gerente

(4)

GERÊNCIA GERAL DE EDUCAÇÃO

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível

Aprendizagem

Documento Referência para Operacionalização

(5)

©2016 - Documento Referência - Curso de Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível - Formação Inicial e Continuada - Aprendizagem SENAI - Rio de Janeiro

Gerência Geral de Educação

Elaboração (2014):

Anderson Campos (Técnico em Educação – Centro de Referência Construção Civil - SENAI Tijuca)

Mauricio Gonçalves Moraes (Instrutor de Hidráulica – Centro de Referência Construção Civil - SENAI Tijuca) Renata Rottweiler Pontes (Analista de Educação – Gerência de Cursos e Recursos Educacionais)

Atualização (2016):

Francisco Alberto Ferreira da Silva (Supervisor Técnico - Centro de Referência Construção Civil - SENAI Tijuca) Gisele Rodrigues Martins (Analista de Educação – Gerência de Cursos e Recursos Educacionais)

Ficha técnica

SENAI-RJ. Gerência de Educação Profissional. Aprendizagem em Instalador de Tubulações de Gás Combustível. Plano de curso. Educação Profissional Aprendizagem. Rio de Janeiro, 2016.

EDUCAÇÂO PROFISSIONAL; CONSTRUÇÃO CIVIL; INSTALADOR DE TUBULAÇÕES PREDIAIS DE GÁS COMBUSTÍVEL.

Ficha catalográfica

SENAI - Rio de Janeiro

GCR - Gerência de Cursos e Recursos Educacionais Av. Graça Aranha, 1 9º andar - Centro

20030-002 - Rio de Janeiro - RJ Tel: (021) 2563-5980

Fax: (021) 2563-5884 www.rj.senai.br gep@rj.senai.br

(6)

Sumário

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO ... 2

APRESENTAÇÃO ... 3

REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO ... 5

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ... 7

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ... 15

MATRIZ CURRICULAR ... 17

ITINERÁRIO FORMATIVO ... 18

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ... 20

Módulo Básico ... 20

Módulo Específico Introdutório ... 36

Módulo Específico Profissional ... 46

Prática Profissional na Empresa ... 59

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO ... 61

BIBLIOTECA, INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS ... 62

PERFIL DO PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO ... 63

CERTIFICADOS A SEREM EMITIDOS ... 64

HISTÓRICO DE REVISÕES ... 65

(7)
(8)

I. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Título: Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível Nível de Educação Profissional: Formação Inicial e Continuada Área de Atuação do SENAI: Construção Civil

Eixo Tecnológico: Infraestrutura Carga horaria: 480h

CBO

Código: 7241

Família: Encanadores e instaladores de tubulações

Sub Grupo: TRABALHADORES DE MONTAGEM DE TUBULAÇÕES, ESTRUTURAS METÁLICAS E DE COMPÓSITOS Sub Grupo Principal: TRABALHADORES DA TRANSFORMAÇÃO DE METAIS E DE COMPÓSITOS

Grande Grupo: TRABALHADORES DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS INDUSTRIAIS

(9)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 3

II APRESENTAÇÃO

A preparação de profissionais para apoiar o processo de industrialização no país adquiriu consistência institucional na década de 40, quando o então Presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto Lei 4.048/42, criando o SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Desde então, os cursos de aprendizagem oferecidos pelo SENAI, vem contribuindo para o desenvolvimento dos segmentos industriais, formando jovens trabalhadores, alinhados às necessidades das empresas.

Recentemente, as Leis Federais no 10.097/2000, no 11180/2005, e o decreto no 5598/2005, deram novas orientações e ampliaram de 14 a 18 anos para de 14 a 24 anos a idade para participação nos programas de aprendizagem, possibilitando a qualificação profissional de jovens para atuarem em ambientes de trabalho considerados insalubres e perigosos, como o da Construção Civil e o Metalúrgico.

Na visão constante de incorporar ao mercado de trabalho profissionais alinhados às demandas industriais, o SENAI-RJ vem promovendo a estruturação e atualização de seus cursos a partir de um processo que tem início no delineamento de perfis profissionais em comitês técnicos setoriais, fóruns consultivos integrados por representantes do setor produtivo, acadêmico, e da própria instituição.

Este documento apresenta o curso “Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível”, elaborado a partir do perfil de competências profissionais definido pelo Comitê Técnico Setorial de Construção Civil, dentro dos princípios metodológicos e orientações da Concepção de Educação Profissional do SENAI-RJ, alinhado à legislação vigente.

Considerando a possibilidade de atendimento a maiores de 14 e menores de 24 anos, a presente oferta formativa está estruturada em duas versões:

nas instalações do SENAI, utilizando ambientes pedagógicos simulados de prática profissional que retratam os ambientes produtivos, ou

nas instalações do SENAI, complementados com o desenvolvimento de atividades práticas nas empresas contratantes dos aprendizes, respeitando-se as peculiaridades previstas na legislação pertinente.

Objetivos

Desenvolver os conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuação profissional como Instalador de Tubulações de Gás Combustível, de acordo com o perfil de competências definido pelo Comitê Técnico Setorial de Construção Civil, bem como para formação das Competências Gerais pretendidas pela Educação Profissional segundo a Concepção do SENAI-RJ.

Clientela

Trata-se de programa de formação inicial e continuada de trabalhadores, destinado a adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, com conhecimentos mínimos correspondentes ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Regime Funcionamento

A jornada diária do aprendiz, tanto na fase escolar, quanto durante a etapa de prática profissional na empresa, é definida no momento em que se formaliza o contrato de aprendizagem. Legalmente são permitidas:

6 horas diárias no máximo para os que ainda não concluíram o Ensino Fundamental, computadas aí as horas destinadas às atividades teóricas e práticas;

8 horas diárias no máximo para os que concluíram o Ensino Fundamental, computadas aí as horas destinadas às atividades teóricas e práticas;

Nos dois casos a compensação e a prorrogação da jornada são proibidas.

O SENAI oferecerá o curso em turno de 4 horas diárias, salvo em casos excepcionais, de forma a ser possível a conciliação com estudos de Educação Básica ou com a prática profissional na empresa em caso de concomitância.

A validade do contrato pressupõe a anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, a matrícula e frequência do

(10)

aprendiz à escola caso não tenha concluído o Ensino Médio e a inscrição em curso de aprendizagem.

(11)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 5

III REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO

Para acesso ao curso o candidato deverá passar pelos processos de inscrição, seleção e matrícula, observando os seguintes critérios:

Da contratação

A contratação do aprendiz deve ser formalizada mediante a assinatura do contrato pela empresa e pelo aprendiz ou representante legal, no caso de menor de 18 anos, anotação na CTPS e no livro de registro/ficha ou sistema eletrônico de registro de empregado. No campo função da CTPS, deve ser aposta a palavra Aprendiz seguida da função constante no programa de aprendizagem, com correspondência na Classificação Brasileira de Ocupações. Em anotações gerais, deve ser especificada a data de início e término do contrato de aprendizagem (CLT, art.29), que deverá coincidir com a data de início e término do curso.

Pré-requisitos

Serão pré-requisitos obrigatórios para a matrícula: a comprovação da idade conforme previsto em lei e os requisitos de escolaridade de acordo com o previsto no plano de curso específico.

Cabe destacar que a idade máxima para a vigência do contrato será 24 anos, de forma que no ato de seleção do aprendiz a escola deverá analisar se este, em face de sua data de nascimento, apresenta condição de atender a esse requisito, não completando 24 anos antes do final previsto para o curso.

A atenção a esse aspecto é fundamental, considerando que possui implicações para a empresa, uma vez que se o aprendiz atingir a idade de 24 anos, conforme a legislação o contrato de aprendizagem será automaticamente interrompido, caracterizando vínculo empregatício.

Da seleção

A realização do processo seletivo dos candidatos à condição de aprendiz pode ser planejada segundo duas alternativas. Na primeira alternativa a empresa encaminha o(s) candidato(s) a uma Unidade do SENAI, por meio de carta de Encaminhamento do Aprendiz pela Empresa, sempre respeitando os limites legais e especificidades e pré-requisitos de cada curso de

aprendizagem, podendo ou não suceder-se processo seletivo mediante prova, em acordo com a empresa.

Caso ocorra, o processo seletivo será desenvolvido mediante prova, considerando os candidatos encaminhados pelas empresas (de preferência na proporção de três indicações por vaga), podendo também a própria empresa realizar processo seletivo anterior, caso assim o deseje.

Caso a empresa solicite, o SENAI-RJ poderá também se encarregar da indicação dos candidatos ao processo seletivo para seus cotistas.

Na segunda alternativa, o processo seletivo poderá ocorrer por meio da realização de Edital, na perspectiva de ampliação das possibilidades de participação de um maior número de candidatos e diversidade de cursos.

Os Editais não serão, entretanto, centralizados, devendo todas as etapas do processo, inclusive a elaboração de provas, ficar a cargo das Unidades Operacionais, podendo ocorrer trimestralmente, de forma a favorecer o atendimento às empresas.

Em ambos os casos, o SENAI deverá encaminhar os candidatos selecionados por meio da carta de Apresentação do Aprendiz pelo SENAI, que deverá ser elaborada em duas vias, uma retornando ao SENAI, juntamente com: uma via do contrato de aprendizagem e a xerox das páginas do registro e da identificação na CTPS devidamente preenchida.

Da matrícula

Após a assinatura do contrato de aprendizagem, a Área de Registro Escolar (ARE) formalizará a matricula do aprendiz no curso de aprendizagem no Sistema Informatizado de Administração de Ensino (SIAE), mediante apresentação e entrega da seguinte documentação pelo candidato:

(12)

Cópia do Documento de CPF do próprio (obrigatório);

Cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade para maiores de 18 anos (obrigatório);

Cópia do certificado de reservista (obrigatório para maior de 18 anos);

Comprovante de escolaridade (com série e horário de frequência);

Cópia do Comprovante de residência;

2 fotos 3x4 (recente).

(13)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 7

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

PERFIL PROFISSIONAL

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível

1. Identificação da Ocupação

Ocupação Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível

CBO 7241

Educação Profissional Aprendizagem

Nível da Qualificação 2

Eixo Tecnológico Infraestrutura

Área Tecnológica Construção Civil

2. Competência Geral

Executar instalações prediais internas de gás combustível em redes sem carga e sua manutenção, conforme projetos e documentos técnicos específicos, de acordo com normas técnicas e legislações vigentes, considerando saúde, segurança, meio ambiente e qualidade.

3. Relação de Unidades de Competência

Unidade de Competência 1 Instalar tubos e conexões de cobre e ligas de cobre.

Unidade de Competência 2 Instalar tubos de aço e conexões de ferro rosqueáveis com ou sem acabamento.

Unidade de Competência 3 Instalar equipamentos, aparelhos e acessórios nas redes de gás sem carga.

Unidade de Competência 4 Realizar a manutenção em instalações prediais internas de gás combustível em redes sem carga.

(14)

4. Descrição das Unidades de Competência

Unidade de Competência 1

Instalar tubos e conexões de cobre e ligas de cobre.

Elementos de Competência Padrões de Desempenho

Preparar os componentes.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Selecionando materiais;

Selecionando ferramentas;

Cumprindo determinações do projeto;

Verificando a conformidade dos tubos e componentes a serem montados.

Montar as tubulações e componentes.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Medindo tubos conforme projeto;

Fixando as tubulações e acessórios de acordo com o sistema construtivo;

Cortando tubos conforme especificação técnica;

Retirando rebarbas;

Lixando tubos e componentes a serem soldados;

Aplicando fluxo, conforme a solda a ser executada;

Posicionando os componentes;

Aplicando normas técnicas, especificações do fabricante e manuais de instalação;

Observando alinhamento, prumo, nível e distanciamento;

Utilizando ferramentas e materiais selecionados;

Cumprindo determinações do projeto.

Unir tubos rígidos e conexões soldáveis.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Regulando pressão e chama ao tipo de solda a ser executada;

Aplicando a chama no local a ser soldado;

Verificando o comportamento do fluxo;

Aplicando a solda especificada;

Aplicando acabamento específico;

Observando alinhamento, prumo, nível e distanciamento;

Fixando as tubulações e acessórios de acordo com o sistema construtivo;

Aplicando normas técnicas, especificações do fabricante e manuais de instalação;

Seguindo normas de segurança.

Unir tubos rígidos e conexões por sistema de compressão.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Acoplando o tubo à conexão;

Interligando a conexão com o ferramental apropriado;

Observando alinhamento, prumo, nível e distanciamento;

Fixando as tubulações e acessórios de acordo com o sistema construtivo;

Aplicando normas técnicas, especificações do fabricante e manuais de instalação;

Seguindo normas de segurança;

Cumprindo as determinações do projeto.

(15)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 9 Unir tubos flexíveis pelo sistema de

flangeamento e compressão.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Dobrando tubo flexível com ferramental adequado;

Colocando a porca no tubo;

Flangeando a extremidade do tubo;

Acoplando o tubo à conexão;

Observando alinhamento, prumo, nível e distanciamento;

Fixando as tubulações e acessórios de acordo com o sistema construtivo;

Aplicando normas técnicas, especificações do fabricante e manuais de instalação;

Cumprindo as determinações do projeto;

Seguindo normas de segurança.

Unir tubos flexíveis pelo sistema de anilha e compressão.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Dobrando tubo flexível com ferramental adequado;

Acoplando porca e anilha ao tubo;

Acoplando conexão à extremidade do tubo;

Observando alinhamento, prumo, nível e distanciamento;

Fixando as tubulações e acessórios de acordo com o sistema construtivo;

Aplicando normas técnicas, especificações do fabricante e manuais de instalação;

Cumprindo as determinações do projeto;

Seguindo normas de segurança.

Unir tubos rígidos e flexíveis pelo sistema de crimpagem.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Dobrando tubo flexível com ferramental adequado;

Calibrando as extremidades do tubo;

Acoplando o tubo à conexão;

Observando alinhamento, prumo, nível e distanciamento;

Executando a crimpagem entre tubo e conexão;

Fixando as tubulações e acessórios de acordo com o sistema construtivo;

Aplicando normas técnicas, especificações do fabricante e manuais de instalação;

Cumprindo as determinações do projeto; Seguindo normas de segurança.

Testar tubulações e conexões.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Realizando a limpeza interna e externa da tubulação;

Eliminando possíveis obstruções;

Vedando os pontos de espera;

Utilizando instrumentos de medição de pressão;

Aplicando o fluido de teste com equipamento adequado e de acordo com o tipo de instalação;

Aplicando a pressão e o tempo de teste adequado ao tipo de instalação;

Aplicando normas técnicas, especificações dos fabricantes e manuais de instalação;

Cumprindo as determinações do projeto;

Garantindo a estanqueidade do sistema;

Seguindo normas de segurança.

(16)

Unidade de Competência 2

Instalar tubos de aço e conexões de ferro rosqueáveis com ou sem acabamento.

Elementos de Competência Padrões de Desempenho

Preparar os componentes.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Selecionando materiais;

Selecionando ferramentas;

Cumprindo determinações do projeto;

Verificando a conformidade dos tubos e componentes a serem montados.

Montar as tubulações e componentes.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Medindo tubos conforme projeto;

Fixando as tubulações e acessórios de acordo com o sistema construtivo;

Cortando tubos conforme especificação técnica;

Retirando rebarbas;

Abrindo roscas conforme especificação do projeto;

Aplicando vedante adequado ao tipo de instalação;

Conectando os componentes da tubulação;

Observando alinhamento, prumo, nível e distanciamento;

Aplicando normas técnicas, especificações do fabricante e manuais de instalação;

Utilizando ferramentas e materiais selecionados;

Cumprindo determinações do projeto;

Seguindo normas de segurança.

Unir tubos rígidos e conexões por sistema de compressão.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Acoplando o tubo à conexão;

Apertando a conexão com o ferramental apropriado;

Aplicando normas técnicas, especificações do fabricante e manuais de instalação;

Seguindo normas de segurança;

Cumprindo as determinações do projeto.

Testar tubulações e conexões.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Realizando a limpeza interna e externa da tubulação;

Eliminando possíveis obstruções;

Vedando os pontos de espera;

Utilizando instrumentos de medição de pressão;

Aplicando o fluido de teste com equipamento adequado e de acordo com o tipo de instalação;

Aplicando a pressão e o tempo de teste adequado ao tipo de instalação;

Aplicando normas técnicas, especificações dos fabricantes e manuais de instalação;

Cumprindo as determinações do projeto;

Garantindo a estanqueidade do sistema;

Seguindo normas de segurança.

(17)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 11 Unidade de Competência 3

Instalar equipamentos, aparelhos e acessórios nas redes de gás sem carga.

Elementos de Competência Padrões de Desempenho

Instalar válvulas, filtros, reguladores e aparelhos.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Identificando características e funcionalidades de equipamentos, aparelhos e acessórios;

Identificando ferramentas;

Identificando materiais;

Executando montagem.

Testar a instalação de equipamentos e componentes.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Realizando a limpeza interna e externa da tubulação;

Eliminando possíveis obstruções;

Vedando pontos de espera;

Utilizando instrumentos de medição de pressão;

Aplicando fluido de teste de acordo com o tipo de instalação;

Aplicando pressão e tempo de teste adequado;

Garantindo estanqueidade dos elementos;

Cumprindo as determinações do projeto;

Seguindo normas de segurança;

Aplicando normas técnicas, especificações dos fabricantes e manuais de instalação.

(18)

Unidade de Competência 4

Realizar a manutenção em instalações prediais internas de gás combustível em redes sem carga.

Elementos de Competência Padrões de Desempenho

Realizar o descomissionamento da rede interna de gás, se necessário.

Aplicando técnicas para a retirada (purga) do gás combustível;

Considerando normas técnicas específicas (ABNT, concessionárias etc);

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Seguindo normas de segurança.

Reparar tubulação e acessórios.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Constatando o descomissionamento e a inertização da instalação;

Realizando inspeção visual;

Identificando trechos e acessórios danificados;

Selecionando o processo de reparo (aplicação de resinas ou substituição total/ parcial);

Utilizando as técnicas de aplicação de resinas e/ou de substituição de tubulações;

Cumprindo as determinações do projeto;

Seguindo normas de segurança;

Aplicando normas técnicas, especificações dos fabricantes e manuais de operação.

Substituir válvulas e componentes.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Constatando o descomissionamento e a inertização da instalação;

Realizando inspeção visual;

Identificando válvulas e componentes danificados ou fora da validade;

Aplicando normas técnicas, especificações dos fabricantes e manuais de instalação;

Cumprindo as determinações do projeto;

Seguindo normas de segurança.

Testar as instalações, as válvulas, os acessórios e os componentes.

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Realizando a limpeza interna e externa da tubulação;

Eliminando possíveis obstruções;

Vedando pontos de espera; Fechando as válvulas;

Aplicando fluido de teste de acordo com o tipo de instalação;

Aplicando pressão e tempo de teste adequado;

Garantindo estanqueidade dos elementos;

Cumprindo as determinações do projeto;

Seguindo normas de segurança;

Aplicando normas técnicas, especificações dos fabricantes e manuais de instalação.

Conferir as condições de utilização da cabine de medidores a partir de instrumentos de avaliação (Checklist).

Utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC);

Verificando as condições de ventilação permanente;

Verificando identificação das instalações;

Verificando a existência de outros equipamentos ou instalações que não sejam pertinentes a cabine de medidores;

Verificando a existência de iluminação;

Verificando a conformidade de tubos e vedantes com o regulamento da concessionária local.

(19)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 13 5. Competências de Gestão

Planejar com qualidade e segurança o próprio trabalho.

Demonstrar habilidades de trabalhar em equipe.

Realizar serviços de acordo com as normas técnicas, especificações dos fabricantes e manuais de instalação.

Comunicar-se com clientes, subordinados e superiores.

Responsabilizar-se pela guarda e conservação dos equipamentos.

Verificar a calibração dos equipamentos.

Atualizar-se acompanhando novas tecnologias.

Análise de problemas e tomadas de decisões, dentro do seu âmbito de trabalho.

Realizar serviços de acordo com as normas de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade.

(20)

Indicação de Conhecimentos Referentes ao Perfil Profissional Unidade de Competência 1: Instalar tubos e conexões de cobre e ligas de cobre.

Unidade de Competência 2: Instalar tubos de aço e conexões de ferro rosqueáveis com ou sem acabamento.

Unidade de Competência 3: Instalar equipamentos, aparelhos e acessórios nas redes de gás sem carga.

Unidade de Competência 4: Realizar a manutenção em instalações prediais internas de gás combustível em redes sem carga.

(21)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 15

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O itinerário formativo está estruturado em 03 módulos: um básico (de integração), um específico introdutório e um específico profissional (de formação).

O módulo básico (MB) é integrado por unidades curriculares referentes às competências básicas e de gestão, consideradas transversais ao desenvolvimento social e profissional do adolescente e do jovem, e que integram a chamada Qualificação Social, contribuindo para a formação mais plena do jovem enquanto trabalhador e cidadão.

O módulo específico introdutório (MEI) é composto por unidades curriculares que retratam o desenvolvimento de base técnica científica necessária ao desenvolvimento das competências profissionais da área de Construção Civil.

O módulo específico profissional (MEP) é integrado por unidades curriculares referentes à construção das competências específicas profissionais e de gestão requeridas ao desempenho do Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível.

A seguir, são apresentados as matrizes e os itinerários formativos considerando as possibilidades de operacionalização do curso, a saber:

Carga Horária da Etapa Escolar

- Desenvolvida integralmente nas instalações do SENAI-RJ, utilizando ambientes simulados de prática profissional;

Carga Horária da Etapa Prática Profissional na Empresa

- Desenvolvida opcionalmente no âmbito das empresas contratantes do jovem, com o aperfeiçoamento das competências profissionais em situações reais de trabalho, de Forma concomitante ou subsequente a etapa escolar.

Carga Horária Total

- Contempla a carga horária da etapa escolar e da prática profissional na empresa.

(22)

Matriz Curricular

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível - Formação Inicial e Continuada - Aprendizagem Sem prática profissional

Módulos Unidade Curricular Carga Horária

da UC

Carga Horária do

Módulo

Módulo Básico

Leitura e Comunicação 20h

120h Relações Sócio Profissionais, Cidadania e Ética 24h

Saúde e Segurança do Trabalho 36h

Planejamento e Organização do Trabalho 20h

Raciocínio Lógico e Análise de Dados 20h

Módulo Introdutório

Iniciação à Tecnologia da Construção Civil 20h Interpretação de Projetos de Instalações Prediais de Gás 24h 96h

Segurança para Trabalhos em Altura 20h

Tecnologia de Distribuição dos Gases Combustíveis – GN e GLP 32h

Módulo Específico

Instalação de Tubos e Conexões em Aço Galvanizado 68h

264h Instalação de Tubos e Conexões em Cobre 92h

Instalação de Aparelhos, Equipamentos e Acessórios em Redes sem

Carga 36h

Manutenção de Instalações Internas de Gás Canalizado 68h

TOTAL 480h

(23)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 17

Matriz Curricular

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível - Formação Inicial e Continuada - Aprendizagem Contemplando prática profissional

Módulos Unidade Curricular Carga Horária

da UC

Carga Horária do

Módulo

Módulo Básico

Leitura e Comunicação 20h

120h Relações Sócio Profissionais, Cidadania e Ética 24h

Saúde e Segurança do Trabalho 36h

Planejamento e Organização do Trabalho 20h Raciocínio Lógico e Análise de Dados 20h

Módulo Introdutório

Iniciação à Tecnologia da Construção Civil 20h Interpretação de Projetos de Instalações Prediais de Gás 24h 96h

Segurança para Trabalhos em Altura 20h

Tecnologia de Distribuição dos Gases Combustíveis – GN e GLP 32h

Módulo Específico

Instalação de Tubos e Conexões em Aço Galvanizado 68h

264h Instalação de Tubos e Conexões em Cobre 92h

Instalação de Aparelhos, Equipamentos e Acessórios em Redes

sem Carga 36h

Manutenção de Instalações Internas de Gás Canalizado 68h

TOTAL 480h

Prática Profissional

na Empresa 480h

CARGA HORÁRIA

TOTAL 960h

(24)

Itinerário Formativo

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível Sem prática profissional na empresa

Módulo Básico - 120h

Fundamentos Técnicos e Científicos

Leitura e Comunicação - 20h Relações Sócio Profissionais,

Cidadania e Ética - 24h Saúde e Segurança do Trabalho - 36h

Planejamento e Organização do Trabalho - 20h

Raciocínio Lógico e Análise de Dados - 20h

Entrada

Módulo Específico Introdutório - 96h

Iniciação à Tecnologia da Construção Civil - 20h

Interpretação de Projetos de Instalações Prediais de Gás - 24h Segurança para Trabalhos em Altura

- 20h

Tecnologia de Distribuição dos Gases Combustíveis – GN e GLP - 32h

Módulo Específico Profissional - 264h

Instalação de Tubos e Conexões em Aço Galvanizado - 68h Instalação de Tubos e Conexões em

Cobre - 92h Instalação de Aparelhos, Equipamentos e Acessórios em Redes

sem Carga - 36h Manutenção de Instalações Internas

de Gás Canalizado - 68h

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível

480h

(25)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 19

Itinerário Formativo

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível Com prática profissional na empresa

Módulo Básico - 120h

Fundamentos Técnicos e Científicos

Leitura e Comunicação - 20h Relações Sócio Profissionais,

Cidadania e Ética - 24h Saúde e Segurança do Trabalho - 36h

Planejamento e Organização do Trabalho - 20h

Raciocínio Lógico e Análise de Dados - 20h

Entrada

Módulo Específico Introdutório - 96h

Iniciação à Tecnologia da Construção Civil - 20h

Interpretação de Projetos de Instalações Prediais de Gás - 24h Segurança para Trabalhos em Altura

- 20h

Tecnologia de Distribuição dos Gases Combustíveis – GN e GLP - 32h

Módulo Específico Profissional - 264h

Instalação de Tubos e Conexões em Aço Galvanizado - 68h Instalação de Tubos e Conexões em

Cobre - 92h Instalação de Aparelhos, Equipamentos e Acessórios em Redes

sem Carga - 36h Manutenção de Instalações Internas

de Gás Canalizado - 68h

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível

480h

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 960h (480h de fase escolar + 480h de prática profissional na

empresa)

(26)

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo Básico

Unidade Curricular Carga Horária

Leitura e Comunicação 20h

Unidades de Competência (Portaria MTE nº 723/2012, Art.10, diretriz III, conteúdo: a)

Executar instalações prediais internas de gás combustível em redes sem carga e sua manutenção, conforme projetos e documentos técnicos específicos, de acordo com normas técnicas e legislações vigentes, considerando saúde, segurança, meio ambiente e qualidade.

Objetivo Geral

Aperfeiçoar a expressão escrita e a interpretação de textos, necessários à atividade profissional.

Conteúdos Formativos

Fundamentos Técnicos e Científicos (Capacidades Básicas) Conhecimentos

• Empregar os princípios normativos básicos da Língua Portuguesa na comunicação oral e escrita.

• Elementos da comunicação: emissor, mensagem, canal e receptor.

• Estrutura de frases e parágrafos.

• Produção textual: descrição, narração e dissertação;

• Gramática aplicada ao texto.

• Técnicas de argumentação.

• Interpretar ideias e informações contidas em textos informativos e literários.

• Reconhecer a estrutura e os padrões dos diferentes tipos de documentos técnicos e de correspondência oficial, assim como a sua finalidade no contexto do mundo do trabalho.

• Interpretação de texto: informativos (jornalísticos e técnicos); literários.

• Produção de texto: relatórios, atas, cartas comerciais.

• Documentação Técnica - Conceito

- Documentos técnicos aplicáveis à produção: tipos, características e finalidades.

- Tipos de informações

- Formas de apresentação de dados e informações - Responsabilidades dos usuários

• Aplicar diferentes metodologias de pesquisa como forma de ampliar a capacidade comunicativa e de se apropriar de novos conhecimentos.

• Reconhecer a organização e os princípios de funcionamento do Sistema Operacional.

• Pesquisa: bibliográfica; em publicações eletrônicas; de campo.

• Apresentação de resultados de pesquisas: Tema;

Objetivo; Apresentação; Método utilizado;

Desenvolvimento e análise das informações; Síntese das Informações; Citação; Referências Bibliográficas (fontes de consulta).

(27)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 21 Fundamentos Técnicos e Científicos (Capacidades Básicas) Conhecimentos

• Aplicar os princípios e recursos da informática básica na elaboração de textos.

• Sistema operacional:

- Fundamentos e funções - Barra de ferramentas - Utilização de Acessórios - Criação de diretórios

- Pesquisa de arquivos e diretórios - Área de trabalho

- Criação de atalhos - Ferramentas de sistemas - Compactação de arquivos

• Editor de Textos - Tipos

- Formatação

- Configuração de páginas - Importação de figuras e objetos - Inserção de tabelas e gráficos - Arquivamentos

- Controles de exibição

- Correção ortográfica e dicionário - Quebra de páginas

- Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens.

- Marcadores e numeradores - Bordas e sombreamento - Colunas

- Ferramentas de desenho

• Aplicar os princípios e recursos da informática básica na elaboração de planilhas eletrônicas.

• Aplicar os recursos computacionais na elaboração de gráficos, quadros e tabelas.

• Planilhas Eletrônicas - Funções/finalidades

- Linhas, colunas e endereços de células - Formatação de células

- Configuração de páginas - Inserção de Fórmulas

- Classificação e filtro de dados

• Gráficos, quadros e tabelas - Finalidade

- Organização

- Representações gráficas - Ferramentas computacionais

• Pesquisar dados e informações em sites de busca.

• Internet - Normas de uso - Navegadores - Sites de busca

- Download e gravação de arquivos - Correio eletrônico

- Direitos autorais (citação de fontes de consulta) Ambiente(s) Pedagógico(s)

Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais.

Ambientes pedagógicos Sala de aula

Laboratório de informática Biblioteca

Equipamentos

(28)

Projetor Multimídia Computador

Ferramentas

Ferramentas colaborativas

Materiais

Material didático Perfil docente

O docente deverá possuir formação superior em Letras/Português e perfil condizente com a docência, em consonância com o modelo de formação baseada em competências.

Bibliografia de apoio ao curso

SENAI.RJ. Leitura de conteúdo: habilidades básicas. Rio de Janeiro: GEP/DIPRE, 1998. 78p.il (Série Qualificação Profissiona)

(29)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 23

Unidade Curricular Carga Horária

Relações Sócio Profissionais, Cidadania e Ética 24h

Unidades de Competência (Portaria MTE nº 723/2012, Art.10, diretriz III, conteúdo: c, e, f, l, m)

Executar instalações prediais internas de gás combustível em redes sem carga e sua manutenção, conforme projetos e documentos técnicos específicos, de acordo com normas técnicas e legislações vigentes, considerando saúde, segurança, meio ambiente e qualidade.

Objetivo Geral

Compreender as diferenças culturais na formação do povo brasileiro e seus reflexos nas relações sociais e de trabalho, refletindo quanto à necessidade de desenvolver comportamento ético no exercício da cidadania e da carreira profissional.

Conteúdos Formativos

(c) Diversidade cultural brasileira.

Fundamentos Técnicos e Científicos (Capacidades Básicas) Conhecimentos

• Reconhecer-se como parte integrante do seu contexto

sociocultural, fruto de um processo histórico e herdeiro da cultura do País e da Região em que vive.

• Formação do Povo Brasileiro - Colonizadores (Europeus) - Primitivos – (Índios) - Escravos (Africanos)

- Imigrantes (Italianos, Japoneses, Alemães, Poloneses, Árabes, entre outros).

• Reconhecer a contribuição das diferentes etnias na formação do Povo Brasileiro.

• Reconhecer os principais traços cultura local, considerando as contribuições de cada etnia na língua, na vestimenta, na culinária, na religião, nas manifestações culturais e na organização do trabalho na sua região.

• Diversidade Cultural

- Tipos de culturas (Africana, indígena, popular, brasileira, .)

- Diferenças culturais (linguagem, vestimenta, culinária, religião, arte, dança, tradições,...)

• Cultura e Trabalho

- História e a cultura do trabalho no Brasil - A relação da cultura local com a organização do trabalho.

• Reconhecer a composição do território nacional, considerando as diferentes regiões, suas condições climáticas, economia e cultura.

• Reconhecer o contexto da área ocupacional de que trata o curso na sua região, considerando demandas, perfil profissional da ocupação e oportunidades de crescimento profissional.

• Composição do Território Nacional - Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;

- Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;

- Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;

- Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;

- Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais.

• Características da área ocupacional (ocupação de que trata o curso) na sua região: demanda de trabalhadores; perfil profissional da ocupação;

oportunidades de ascensão profissional, ...

• Reconhecer o processo de formação do Povo Brasileiro, bem como as diferentes etnias que contribuíram para esse processo.

• Reconhecer-se como parte integrante do seu contexto

sociocultural, fruto de um processo histórico e herdeiro da cultura do País e da Região em que vive.

• Formação do Povo Brasileiro - Colonizadores (Europeus) - Primitivos – (Índios) - Escravos (Africanos)

- Imigrantes (Italianos, Japoneses, Alemães, Poloneses, Árabes, entre outros).

Ética (tema transversal não m Ética (tema transversal não mencionado na Portaria MTE nº 723/2012) Fundamentos Técnicos e Científicos (Capacidades Básicas) Conhecimentos

(30)

(c) Diversidade cultural brasileira.

Fundamentos Técnicos e Científicos (Capacidades Básicas) Conhecimentos

• Demonstrar atitudes éticas nas ações e nas relações profissionais.

• Ética

- Código de conduta

- Respeito às individualidades pessoais - Ética nas relações interpessoais.

- Ética nos relacionamentos profissionais - Ética no desenvolvimento das atividades profissionais.

• Habilidades básicas do relacionamento interpessoal

- Respeito - Cordialidade - Disciplina - Empatia

- Responsabilidade - Comunicação - Cooperação

• Apresentar comportamento ético no desenvolvimento das atividades sob a sua responsabilidade.

• Ética

- Código de ética profissional - Senso moral

- Consciência moral - Cultura, história e dilema - Cidadania

- Comportamento social

- Direitos e deveres individuais e coletivas - Valores pessoais e universais

- O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos.

• Posicionar-se com ética em relação a situações e contextos apresentados.

• Ética profissional

• Virtudes profissionais: conceitos e valor - Responsabilidade

- Iniciativa - Honestidade - Sigilo - Prudência - Perseverança - Imparcialidade.

(f) Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política;

Fundamentos Técnicos e Científicos (Capacidades Básicas) Conhecimentos

• Reconhecer os conceitos básicos de direitos humanos e suas implicações no cotidiano da vida em sociedade e no trabalho, tendo como base o código e a declaração universal dos direito humanos;

• Reconhecer princípios relacionados ao estatuto da igualdade racial no contexto da formação da sociedade brasileira;

• Identificar as premissas básicas que constituem o estatuto do idoso, tendo em vista a estimativa de vida do brasileiro(a);

• Direitos Humanos - Conceito

- Declaração universal dos direitos humanos - Código de direitos humanos (conceito, aplicação) - Violência (com origem no assédio e discriminação) - Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades).

- Estatuto do idoso

• Diferenciar as implicações relacionadas à violência decorrente de assédio, discriminação e falta de orientação sexual, especialmente

• Orientação sexual (Identidade, ...)

• Assédio e Discriminação: efeitos psicológicos, sociais e legais; impactos no trabalho; políticas

(31)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 25 (c) Diversidade cultural brasileira.

Fundamentos Técnicos e Científicos (Capacidades Básicas) Conhecimentos

(e) Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA;

(l) Políticas de segurança pública voltadas para adolescentes e jovens;

Fundamentos Técnicos e Científicos (Capacidades Básicas) Conhecimentos

• Reconhecer os direitos e a legislação básica que rege as relações entre empregado e trabalhador no país.

• Noções de direitos trabalhistas

- Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito)

• Contrato individual de trabalho - Conceito

- Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja não proibida em lei) - Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família, ...)

- Licença paternidade

- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

• Jornada de Trabalho (limitação do tempo de trabalho – constituição / CLT, horas extras, trabalho noturno, repouso semanal, férias remuneradas, coletivas, ...)

• Sujeitos do contrato

- Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário, ...) - Empregador

• Dissolução do contrato de trabalho (Resilição, Resolução, Recisão,...)

• Aviso Prévio

• Identificar os direitos básicos como trabalhador contribuinte, tendo como referência a legislação previdenciária vigente.

• Noções de direitos previdenciários

• A previdência social

- Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial).

• Atendimento:

- I cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;

- II proteção à maternidade, especialmente à gestante;

- III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;

- IV salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; e - V pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.

• Legislação Previdenciária

- Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações)

- Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas)

- Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (conceito, objetivo)

• Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS - Conceito

- Aplicação

(32)

(c) Diversidade cultural brasileira.

Fundamentos Técnicos e Científicos (Capacidades Básicas) Conhecimentos

• Reconhecer os aspectos centrais do Estatuto da Criança e do Adolescente e os seus impactos no exercício profissional dos jovens.

• Reconhecer as principais políticas públicas de segurança aplicáveis a adolescentes e jovens no Brasil.

• Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - Conceito (Estatuto, criança, adolescente) - Características do ECA

- Conselho Tutelar: Constituição; Atribuições

• Medidas aplicadas ao adolescente na prática do ato infracional pela autoridade competente:

- Advertência;

- Obrigação de reparar o dano;

- Prestação de serviços à comunidade;

- Liberdade assistida;

- Inserção em regime de semiliberdade;

- Internação em estabelecimento educacional.

• Políticas de Segurança

- Fatores de risco (vulnerabilidade, maus tratos , discriminação,...)

- Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades)

- Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP – Pressupostos básicos)

Ambiente(s) Pedagógico(s)

Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais.

Ambientes pedagógicos Sala de aula

Laboratório de informática Biblioteca

Equipamentos

Projetor Multimídia Computador

Ferramentas

Ferramentas colaborativas

Materiais

Material didático Perfil docente

O Docente deverá possuir formação técnica/superior, preferencialmente na área do curso, e perfil condizente com a docência, em consonância com o modelo de formação baseada em competências.

(33)

Instalador de Tubulações Prediais de Gás Combustível 27

Unidade Curricular Carga Horária

Saúde e Segurança do Trabalho 36h

Unidades de Competência (Portaria MTE nº 723/2012, Art.10, diretriz III, conteúdo: j, k)

Executar instalações prediais internas de gás combustível em redes sem carga e sua manutenção, conforme projetos e documentos técnicos específicos, de acordo com normas técnicas e legislações vigentes, considerando saúde, segurança, meio ambiente e qualidade.

Objetivo Geral

Auxiliar o cozinheiro no pré-preparo, preparo e processamento de alimentos e na montagem de pratos, dentro dos padrões de qualidade e segurança alimentar estabelecidos.

Conteúdos Formativos

(e) ... Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

(m) Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;

• Reconhecer situações de risco à saúde e segurança do trabalhador e as diferentes formas de proteção a esses riscos.

• Segurança no Trabalho:

- Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características.

- Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos.

- Equipamentos de proteção individual e coletiva:

tipos e funções

- Normas básicas de segurança.

• Orientações de prevenção de acidentes - Mapa de riscos (Finalidades);

- Inspeções de segurança;

- Sinalizações de segurança

- Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI

- PPRA: (Conceito, finalidades);

• Reconhecer o papel do trabalhador no cumprimento das normas ambientais, de saúde e segurança.

• Qualidade Ambiental - Homem e o meio ambiente;

- Prevenção à poluição ambiental;

- Aquecimento global.

- Descarte de resíduos - Reciclagem de resíduos - Reciclagem de resíduos

- Uso racional de Recursos e Energias disponíveis - Energias renováveis

• Segurança no trabalho - Comportamento seguro

- Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress, ...

• Aplicar os princípios, normas e procedimentos de saúde, segurança e meio ambiente às atividades sob a sua responsabilidade.

• Segurança no Trabalho

- Procedimentos de segurança no trabalho - Normas de Segurança do Trabalho

(Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações)

• Saúde ocupacional - Conceito

- Exposição ao risco

• Meio ambiente e sustentabilidade:

- Responsabilidades socioambientais - Políticas públicas ambientais - A indústria e o meio ambiente

(34)

(e) ... Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

(m) Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;

• Reconhecer situações de risco à saúde e segurança do trabalhador e as diferentes formas de proteção a esses riscos.

• Segurança no Trabalho

- Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características.

- Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos.

- Equipamentos de proteção individual e coletiva:

tipos e funções

- Normas básicas de segurança.

• Orientações de prevenção de acidentes - Mapa de riscos (Finalidades);

- Inspeções de segurança;

- Sinalizações de segurança

- Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI

- PPRA: (Conceito, finalidades);

(j) Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas

Fundamentos Técnicos e Científicos (Capacidades Básicas) Conhecimentos

• Reconhecer as causas e consequências do uso do álcool, tabaco e outras drogas, bem como programas e formas alternativas de tratamento.

• Reconhecer o álcool, o tabaco e outras drogas como agentes agressores à saúde das pessoas.

• Álcool, tabaco e outras drogas - Características

- Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas.

• Reconhecer a função e a importância dos programas de prevenção ao uso e dos programas de tratamento da dependência química.

• Programas de prevenção - Tipos

- Importância - Funcionamento

• Dependência Química - Tipos

- Consequências - Tratamento

• Reconhecer os principais impactos do álcool, tabaco e outras drogas no trabalho.

• Dependência Química x Trabalho - Impactos no desempenho profissional - Exposição a riscos

- Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social.

- (k) Educação para a saúde sexual reprodutiva, com enfoque nos direitos sexuais e nos direitos reprodutivos e relações de gênero;

Fundamentos técnicos e científicos Conhecimentos associados

• Reconhecer a pessoa como indivíduo e ser social, dotado de

direitos, liberdades e responsabilidades individuais e coletivas. • O homem como ser social: direitos e deveres.

• Temas associados à saúde sexual:

- Respeito às individualidades da pessoa - Saúde sexual e reprodutiva: conceitos e

Referências

Documentos relacionados