• Nenhum resultado encontrado

SE GALILEO TIVESSE UMA CÂMARA DIGITAL.. Regina Gouveia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SE GALILEO TIVESSE UMA CÂMARA DIGITAL.. Regina Gouveia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SE GALILEO TIVESSE UMA CÂMARA DIGITAL…..

Regina Gouveia

O título desta comunicação foi inspirado no artigo Si Galileo Galilei hubiera tenido una cámara digital: enseñando ciencias a una generación digital, da autoria de Luis Alejandro Andrade Lotero(3) publicado em Enseñanza de las Ciencias.

E porque o título evoca Galileo, um dos grandes génios do Renascimento, começo com o Poema para Galileo da autoria do grande poeta António Gedeão (4), “duplo” do grande divulgador de ciência e professor de Física e Química, Rómulo de Carvalho, poema dito por Mário Viegas(14).

Regressando ao título ….

Os contributos que Galileo trouxe para o o conhecimento científico são inúmeros, mas foquemo-nos no estudo da queda dos graves, partindo do poema acima citado:

(...)Por isso estoicamente, mansamente, resististe a todas as torturas,

a todas as angústias, a todos os contratempos, enquanto eles, do alto incessível das suas alturas, foram caindo, caindo,caindo,

caindo, caindo sempre, e sempre, ininterruptamente,

na razão directa do quadrado dos tempos.

O conhecimento científico não pode limitar-se a uma análise qualitativa dos fenómenos. Por isso os cientistas recorrem a instrumentos que lhe permitam uma análise quantitativa, a que as limitações na perceção não permitem aceder.

Para estudar a queda dos graves Galileo precisava de medir comprimentos e tempos. Para tornar a queda mais lenta usou um plano inclinado mas, mesmo assim, a medição do tempo não era tarefa fácil, dado que os meios existentes à época (clepsidra, batimentos do coração..) eram muito rudimentares.

(2)

Hoje dispomos de tecnologia adequada, nomeadamente câmaras digitais, computadores, registos em vídeo, sensores, etc, que nos permitem facilmente fazer o referido estudo e muitos outros, em diferentes áreas da ciência.

A esse propósito refiro um artigo interessante Conceitos básicos da cinemática utilizando a fotografia estroboscópica digital, de Alexsander C. Paixão (11)

A fotografia estroboscópica digital é montada a partir de um vídeo realizado

com uma câmara digital Este é transferido para o computador e trabalhado com dois programas de livre acesso no computador:VirtualDub1 (http://www.virtualdub.org/index) e ImageJ2 (https://imagej.nih.gov/ij/) que transformam o vídeo digital numa sequência de fotos digitais (fotogramas) gravadas a intervalos de tempo fixo, que são sobrepostas para obter a fotografia estroboscópica digital.

A experimentação, que desempenha um papel fundamental no ensino das ciências, implica genericamente aquisição e tratamento de dados. As ferramentas tecnológicas de que hoje dispomos, são aqui de um valor didático inquestionável. E não podemos esquecer que as novas tecnologias vieram também facilitar a simulação e a modelização.

Mas o seu contributo para o ensino/aprendizagem das ciências vai muito mais além, permitindo o acesso à informação e à comunicação, superando barreiras temporais e espaciais. Refiro-me muito em particular à Internet

Quando recebi o convite para fazer esta comunicação, a primeira resposta que me ocorreu foi Não. E porquê? Tendo-me aposentado em 2006, receei estar um pouco desatualizada, essencialmente no que respeita às conceções de ensino aprendizagem, na área das ciências. Dirigi-me à livraria Leitura na Rua José Falcão que, em tempos tinha um manancial razoável de livros e publicações nessa área. Não encontrei nada. Essa

(3)

secção pura e simplesmente deixou de existir…

Dirigi-me ainda a mais duas livrarias. Nada…. Lembrei-me então de recorrer à NET onde pude consultar os números mais recentes de diversas publicações, nomeadamente La Enseñanza de las Ciencias , Alambique, Ciência e Ensino, que assinei vários anos até me aposentar.

E porque a Internet me mereceu uma referência especial, ouçamos Gilberto Gil em Pela Internet(16).

Permitam-me que refira também um “poema” com um certo humor que publiquei no meu primeiro livro de poesia, Reflexões e Interferências (6)

Através da Internet, a estrada da informação, escrevi ao primo João,casado com a prima Arlete, que nasceu no Maranhão e vive lá no Japão.

O seu e-mail escrevi -o endereço eletrónico-

e logo a seguir recebi a resposta do nipónico, que afinal é brasileiro.

Maravilhosa invenção!

Pensar eu que o eletrão,com ajuda do fotão,

é um grande mensageiro em toda esta transmissão, que numa fração de segundo liga entre si todo o mundo!

As novas tecnologias podem dar um contributo muito positivo para o desenvolvimento do conhecimento científico e não apenas na escola .

Na conferencia Mundial sobre Ciência para o século XXI, patrocinada pela UNESCO e pelo Conselho Internacional para a Ciência, foi declarado que: «Para que un país esté en condiciones de atender a las necesidades fundamentales de su población, la enseñanza de las ciencias y la tecnología es un imperativo estratégico (...) a fin de mejorar la participación de los ciudadanos en la adopción de decisiones relativas a la aplicaciones de los nuevos conocimientos» (Ferreira-Gauchía, et all 2012) (2)

Convém no entanto não esquecer que a mera utilização das novas tecnologias não conduz por si só a melhorias de aprendizagem, podendo inclusivamente vir a reforçar conceções erróneas.

E aí reside o papel do professor. ...

(4)

Na nota introdutória de Se eu não fosse professora de Física (5), escrevi:

Se ser professor é sempre uma tarefa aliciante, apesar de todos os “senãos”, ser professor de Física é, em meu entender, duplamente aliciante.

Sei que este sentimento é partilhado por muitos professores nas varias áreas das ciências.

Efetivamente a aprendizagem das Ciências é fascinante na medida em que ajuda a entender o mundo em que vivemos nomeadamente os fenómenos que vivenciamos no dia-a-dia.

Isso requer, cada vez mais, que os professores tenham uma visão do conhecimento para além dos horizontes da sua área específica de formação.

E a propósito de horizontes, insiro a obra D´autres Horizons de Edith Cohen Gewerc(17) artista de que gosto bastante

A utilização das novas tecnologias, inestimável fonte de recursos para o ensino/aprendizagem das ciências, terá que se integrar em propostas didáticas que, tendo em conta conceções, competências e atitudes dos alunos, visem o desenvolvimento do conhecimento concetual, processual e atitudinal. Talvez se possa dizer que, com as novas tecnologias há que reinventar a escola no que respeita à sua organização, ao conceito de ensino aprendizagem, às relações entre professores, alunos , alunos e professores, escola e comunidade.

E tudo isso exige um investimento na qualidade dos professores quer na sua formação, quer ao nível das condições de trabalho, pois jamais poderão corresponder ao que deles se espera se não tiverem os conhecimentos, as competências, as qualidades pessoais, as possibilidades profissionais e a motivação que se requer.

Desde há muito se vem assistindo a uma degradação dessas condições de trabalho, muito em particular para os professores de ciências, degradação traduzida, por

(5)

exemplo, na inexistência de horas destinadas a preparar/ otimizar atividades experimentais e na falta de auxiliares de laboratório.

E a este propósito cito Rómulo de Carvalho (1) :

(…)A variedade do material é tão grande, a sua utilização por vezes tão delicada, o seu estudo tão minucioso que uma só experiência, que se efetue pela primeira vez, sem auxílio e conselho de quem já conhece, consome horas de trabalho. A própria execução de experiências com material já estandardizado e acompanhado de instruções consome horas de trabalho porque o texto da descrição é sempre insuficiente e só da atuação pessoal resulta o proveitoso aprendizado(…)

Quase a terminar permitam-me que cite Mário de Sá Carneiro (12) num excerto de O Poste Telegráfico.

…..Ah, como te agradeço, ó rede telegráfica!

Viajo sem vintém, graças a ti somente…

Em menos dum minuto e muito facilmente, Eu sei-me transportar da Oceania à África!…

Em síntese:

Evolução da ciência Evolução da tecnologia

Novos Mundos que causam porventura algum temor mas, essencialmente, um enorme fascínio.

Estamos perante um novo MUNDO NOVO e por isso termino com um excerto da Sinfonia do Novo Mundo de Dvorak(15)

(6)

Referências

1 Carvalho, R. (1970), Sobre o estado actual do ensino da Física,Palestra in Revista de Pedagogia e Cultura 37-39, (141-155)

2 Ferreira-Gauchía, C.,Vilches A., Gil Pérez, D.(2012) .Concepciones acerca de la naturaleza de la tecnología y de las relaciones ciencia, tecnología, sociedad y ambiente en la educación tecnológica in Enseñanza de Las Ciencias, vol 30. nº2 (253-272)

3 Lotero, L.A.A. (2014), Si Galileo Galilei hubiera tenido una cámara digital:

enseñando ciencias a una generación digital, in Enseñanza de Las Ciencias, vol 32, nº1, (243-260)

4 Gedeão, A. (1964), Poesias completas Edições João Sá da Costa

5 Gouveia, R. (2000), Se eu não fosse professora de Física…algumas reflexões sobre práticas lectivas, Areal Editores

6 Gouveia, R.(2002), Reflexões e Interferências, Palavra e Mutação 7 Lopes, J.B. (2004), Aprender e Ensinar Física, FCG

8 Marcelo García, C. (1999), Formação de Professores,Porto Editora

9 Oñorbe de Torre, A. (2014), El uso de las TIC en el aula in Alambique, Didactica de las Ciencias Experimentales, nº76, (5-7)

10 Paiva, J.(2007), O Fascínio de ser professor, Texto Editores

11 Paixão, Alexsander C.(2011),Conceitos básicos da cinemática utilizando a fotografia estroboscópica digital, dissertação de Mestrado, Instituto de Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro in http://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2011_Alexsander_Paix ao/caderno_do_professor.pdf

12 Sá-Carneiro, M. (2003), Poemas Completos, Planeta DeAgostini

13

Séré,M-G,Coelho S.M, Nunes, A. D., (2004) O papel da experimentação no ensino da física, in Cad. Bras. Ens. Fís.vol21, nº especial UFSC , (31-43)

Outras referências:

14.

Poema para Galileu dito por Mário Viegas,

https://www.youtube.com/watch?v=NYqPiDLyFpY.

15.

Sinfonia do Novo Mundo de Dvorak (excerto), https://www.youtube.com/watch?v=P_1N6_O254g

16.

Pela Internet (Gilberto Gil)

https://www.youtube.com/watch?v=Xk4F6DKW8HU

(7)

17.

Edith Vohen Gewerc, http://www.edithcg.com/peintures-?lightbox=dataItem- ifcp6y1n

Referências

Documentos relacionados

Você está sendo convidado para participar do projeto de pesquisa intitulada “NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, OBESIDADE ABDOMINAL E FATORES ASSOCIADOS EM POLICIAIS MILITARES DE

Vaz 2015 propõe uma abordagem para a segmentação do cordão de solda em imagens radiográficas do tipo PDVD utilizando o PSO para realizar a busca e o DTW como função de fitness do

Por meio das despesas da função por setor de governo destinado ao ciclo inicial da educação escolar incluindo creches, pré- escola e os anos iniciais e finais da

Objetivos: Descrever o perfil clínico-epidemiológico dos acidentes provocados por aranha do gênero Loxosceles registrados no Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina

RESUMO Este trabalho teve por objetivo apresentar uma breve análise de como a história envolvendo o cientista Nikola Tesla e seus estudos são apresentados em quatro livros didáticos

Assim o Estágio Supervisionado é uma oportunidade que nós enquanto alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia temos, para compreendermos a realidade das escolas públicas,

Como em qualquer outro risco, na medida em que é identificado ou se suspeita acerca da ocorrência de doenças relacionadas e causadas por assédio moral, a Comunicação de

Por meio deste trabalho, foram verificados classificados os principais riscos aos quais os trabalhadores das Instituições Técnicas Licenciadas estão expostos,