• Nenhum resultado encontrado

Comemorações gaúchas tomam conta do informal...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comemorações gaúchas tomam conta do informal..."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Colaboração » RH | POA Em 20 de Setembro, os gaúchos comemoram uma data importante: O Dia do Gaúcho.

No Estado, os dias que antecedem a data, são marcados pela Semana Farroupilha, que mobiliza o povo gaúcho com muitas comemorações, festas e homenagens a história do Brasil e da região.

Nesta edição do informal vamos conhecer um pouco mais sobre as tradições gaúchas, começan- do pelo famoso chimarrão que é feito a partir da erva-mate, uma planta nativa da América do Sul.

Também é misturado com diferentes chás, como anis, verde, hortelã entre outros e possui alguns benefícios que você confere abaixo:

Benefícios do chimarrão

Elimina a fadiga: O chimarrão possui cafeína, que ajuda a eliminar o cansaço, tanto físico como mental.

Digestivo: A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal e ajudando a ter uma melhor digestão.

Diurético: Como o chimarrão é tomado quente, fortalece ainda mais a capacidade diurética, beneficiando quem tem retenção de líquidos.

Contém sais minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta e repondo os minerais que o nosso organismo necessita.

Possui antioxidantes: que combatem o envelhecimento celular além de auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL).

Previne a osteoporose: fortalece a estrutura óssea graças ao cálcio e às vitaminas contidas na

erva-mate.

(2)

Publicação Quinzenal | Setembro 2015 | Nº 1.050

Colaboração » RH | POA

Dica Cultural

Além do chimarrão, existem algumas tradições que são mantidas até hoje pelos gaúchos, como por exemplo as danças e vestimentas típicas da região.

As danças gaúchas são as mais coreográficas danças brasileiras e são marcadas pela influên- cia das culturas espanhola, portuguesa e france- sa e existem diversos ritmos, como por exemplo a dança Pau de fitas, Chimarrita, Chula, entre outras.

As diversas danças gaúchas, que muitos acredi- tam ser a forma de expressão mais legitíma do Rio Grande do Sul, estão presentes na cultura do Estado. Nas apresentações que acontecem tanto em palcos de churrascarias tradicionais quanto em festas interioranas, nota-se algumas das características mais marcantes do gaúcho, o respeito à mulher e a masculinidade do ho- mem do pampa.

Dança: Pau de Fitas

Dança dos Facões

Dança: Chula

Dança: Tirana

(3)

Colaboração » RH | POA tes na cultura do povo gaúcho, mas outra

data importante que é comemorada com muito orgulho na região, é importante tam- bém para o país, a semana da Revolução Farroupilha.

Há muitos anos atrás, por volta de 1845, os gaúchos descontentes com o sistema polí- tico imperial lutavam para conquistar a au- tonomia do Estado do Rio Grande do Sul e contaram com a força e determinação de Anita Garibaldi.

Em uma época onde a mulher deveria ser recatada e obediente ao marido, Anita largou o seu então casamento para viver com Giuseppe Garibaldi e lutar na Revo- lução Farroupilha. Tomou frente em várias

Anita Garibaldi

todas elas, atuava até como soldado, partici- pando de diversas batalhas.

Sua atuação foi tão importante que Anita foi homenageada em Santa Catarina com o nome de dois municípios: Anita Garibaldi e Ani- tápolis, em Salvador foi homenageada com o nome de uma avenida, em Curitiba com o nome de uma praça e em diversas cidades com nome de ruas.

E você, tem alguma história para contar sobre a sua região?

Mande suas sugestões para:

marketing@sao.jamef.com.br

Giuseppe e Anita Garibaldi

(4)

Colaboração » RH | FLN Publicação Quinzenal | Setembro 2015 | Nº 1.052

Marcha da Independência 7 de Setembro

Em Biguaçu, Santa Catarina, várias escolas participaram da Marcha da Independência e uma delas, a escola Ruth Faria dos Reis participou com o tema profissões, homenageando as empresas da Região.

A Jamef não poderia estar de fora dessa, e foi representada pela Isadora de Souza, filha da colaboradora Patricia (Vendedora interna - filial FLN).

Confira as fotos:

(5)

Colaboração » RH e ADM | Filiais

POA: Douglas (Ajudante de

carga) BAR: Fernando, José Claudiano, Antonio

Carlos e Marcel (Ajudantes de Carga)

POA: Igor e Peterson (Ajudante de carga), Nilvia (Auxiliar de Serviços Ge- rais) e Michel (Ajudante de carga).

BAR: Mario Henrique, João Marcos, Gonçalo, Adriano e Ivonilton (Ajudantes POA: Astrogildo Junior (Motorista)

JOI: Eliezer e Miguel (Ajudantes de carga)

(6)

Aniversariantes

Confira na Intranet os aniversáriantes do mês de todas as filiais.

Referências

Documentos relacionados

Se fossem sinceros, eles deveriam ir até os inimigos de Deus, e, como São Francisco, pregar a eles a religião verdadeira com destemor, e atacando as falsas religiões, assim como

Como critérios de inclusão, estão artigos que tratam do tema Gestão de Design em conformidade com a sustentabilidade, sendo este último termo inserido, ou não, no processo

RELAÇÃO DOS SERVIDORES DA CIDADE DE MURICI DOS PORTELAS QUE SERÃO INCLUÍDOS

No componente curricular da Educação Física a unidade temática Danças apresenta como objetos de conhecimento as danças da comunidade e regionais, danças de

§ 3º - No caso de redução parcial da carga horária será devida uma indenização das parcelas rescisórias correspondentes a parte reduzida, tomando-se por base o

As fotografias deste ensaio foram selecionadas 2 com o objetivo de apresentar as ritualidades de cinco povos indígenas que habitam os estados da região Nordeste do

Um destes filhos, que recebeu o seu nome, (Alexandre Dumas, autor de A dama das camélias) seguiria seus passos na carreira de novelista e escritor de peças teatrais... Alexandre

RESUMO Este trabalho dedica-se ao estudo da estética das danças tradicionais gaúchas em âmbito competitivo, especificamente a dança do Tatu com Volta no Meio, quando apresentado