• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

(2)

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Em 1970, um grupo de publicitários instalou em São Paulo a Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Um ano mais tarde, outro grupo, formado por engenheiros e arquitetos, fundou a Faculdade de Turismo do Morumbi, com o primeiro curso superior de Turismo no Brasil a formar graduados na área. Em 1982, as duas instituições se uniram e surgiu a Faculdade Anhembi Morumbi, oferecendo os cursos de Comunicação Social, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngue e Administração.

Na década de 90 foram lançados cursos superiores inéditos no Brasil: Negócios da Moda; Pedagogia, com habilitações em Tecnologia Educacional e Desenvolvimento na Empresa; Farmácia, com ênfase em Cosmetologia; Design Digital, entre outros. Em 1997, a Instituição se credenciou como Universidade. No ano seguinte, fundou o Campus Centro, no prédio que abrigava a fábrica da São Paulo Alpargatas no bairro do Brás, um marco da industrialização do Estado. O novo campus abrigou vários cursos da instituição, e expandindo a área de saúde com a criação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Quiropraxia. Em 1999 tiveram início vários cursos sequenciais, que ofereciam diploma de Formação Específica em dois anos.

Em 2001 foi implantada a Graduação Modulada, inspirada no modelo americano dos community colleges, formando o estudante em dois anos e fornecendo um certificado de nível superior em período intermediário à conclusão do curso de graduação, antecipando assim seu ingresso no mercado profissional. No mesmo ano a Universidade instalou o programa de mestrado em Hospitalidade, inédito no País e recomendado pela Capes, implementado no ano seguinte. Ainda em 2001, foi criado o curso de Aviação Civil, primeiro na área e único em São Paulo. Em 2002 inaugurou o Campus Morumbi que abriga os cursos nas áreas de design e moda, e o Campus Vale do Anhangabaú, que passou a sediar o novo curso de Direito, entre outros da área de Negócios. Em 2005 foi criado o curso de Cinema e implantado o mestrado em Design. Em 2006 foi a vez do mestrado em Comunicação.

Em 2005, depois de ampliar sua gama de cursos com muita criatividade, a Universidade Anhembi Morumbi passa a pertencer à Rede Internacional de Universidades Laureate - a maior e mais importante rede de universidades do mundo. Os estudantes da Anhembi Morumbi passaram a ter oportunidade de formação e atuação mundial, por meio de programas exclusivos de intercâmbios para complemento da matriz curricular, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Em 2013 teve foi aprovado o doutorado em Hospitalidade, em 2014 os cursos de doutorado em Comunicação e em Design, e em 2015 o mestrado profissional em Alimentos e Bebidas.

A Anhembi Morumbi tem como missão: “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social e ambiental com espírito empreendedor e valores éticos”.

A visão da Universidade é: “Consolidar nossa posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atuamos, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores estão baseados em: Paixão, Respeito à Diversidade, Trabalho em Equipe, Inovação, Foco em Resultado, Responsabilidade Corporativa, Compromisso Social, Ética e Transparência.

A Anhembi Morumbi atende atualmente mais de 44 mil estudantes, distribuídos nos cursos de graduação, superiores de curta duração e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

(3)

3 SOBRE O CURSO

No decorrer dos anos o profissional Biomédico sofreu profundos impactos e modificações no seu perfil profissional em decorrência da inovação comportamental e tecnológica imposta pela globalização mundial.

Pensando como uma Universidade com perfil inovador e diferente da Graduação em Biomedicina pautada em abordagens tradicionais de aprendizagem, o curso de Biomedicina da Universidade Anhembi Morumbi promove atividades práticas em laboratórios Biomédicos desde o primeiro semestre do curso, abre ainda perspectivas ao amplo conhecimento dos aspectos relacionados aos fundamentos da biologia humana bem como das estruturas morfofuncionais dos sistemas humano, buscando relacioná-los as áreas clínicas de atuação do profissional Biomédico.

O curso de Graduação em Biomedicina da Universidade Anhembi Morumbi, conta com uma matriz curricular que valoriza as diferentes áreas de atuação do profissional Biomédico, integrando disciplina como Medicina Nuclear e Diagnóstico por imagem, que visa estimular os estudantes a prosseguirem em seus estudos em na área de imaginologia, bem como unidades curriculares que abordam temas ainda pouco explorados como: Reprodução Assistida, Tecnologia Genética e Análises Toxicológicas e Ambientais, Análises de Alimentos, Acupuntura e Biomedicina Estética.

Os inúmeros métodos ativos para aprendizagem utilizados no decorrer do curso paralelamente a realização de estágios profissionais realizados integralmente em estabelecimentos públicos e privados, proporciona ao egresso do curso uma sólida formação, ou seja: capaz de pensar criticamente, resolver problemas, tomar decisões além de pautar suas ações em baseadas em evidências científicas e preceitos éticos.

Desta forma, Universidade Anhembi Morumbi contribui para consolidação da profissão de biomédico, fornecendo a comunidade egressos competentes, com habilidades para atuar com em equipes multiprofissionais com qualidade nas diferentes áreas da Biomedicina.

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Formar profissionais capazes de atuar em equipes multiprofissionais, promovendo ações de prevenção, promoção, proteção, reabilitação da saúde e da qualidade de vida da população, levando em conta as particularidades culturais, sociais e econômicas da sociedade ao qual estão inseridos, ou seja: crítico, reflexivo e humanista.

PÚBLICO ALVO

O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nas diversas áreas das Ciências Biomédicas, a saber: Análises Clinicas, Análises Ambientais e Toxicológicas, Análise de Alimentos, Biologia Molecular, Genética, Reprodução Humana, Citologia Oncótica, Banco de Sangue, Imaginologia, Biomedicina estética além de Coleta de Material Biológico.

Ao fim da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências/habilidades:

(4)

4

 Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

 Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo- efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

 Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

 Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade.

A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

 Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

 Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

 Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

 Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;

 Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;

 Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

 Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;

 Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;

 Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;

(5)

5

 Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;

 Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;

 Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;

 Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;

 Realizar análises fisico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;

 Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;

 Exercer atenção individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;

 Gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;

 Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;

 Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;

 Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;

 Formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;

 Ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;

 Exercer, além das atividades técnicas pertinentes a profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.

DISCIPLINAS E EMENTÁRIO ANÁLISE DE ALIMENTOS

A unidade de ensino aborda noções de Bromatologia, constituintes dos alimentos, composição centesimal, técnicas para análise dos alimentos e a legislação específica. Microbiologia dos alimentos, fatores envolvidos no crescimento microbiológico, avaliação microbiológica de alimentos.

Conservação de alimentos. Doenças transmitidas por alimentos. Legislação e Sistema de Análise de Perigos e Pontos críticos de Controle.

ANÁLISES CLÍNICAS I

Nesta disciplina serão visitados os princípios fisiológicos relacionados com os sistemas biológicos corporais humano com olhar voltado ao diagnóstico laboratorial das enfermidades. Ademais, os princípios analíticos utilizados na bioquímica clínica e na uroanálise serão discutidos e desenvolvidos em práticas de habilidades. O ouvinte terá a percepção próxima da labuta em análises clínicas e sua serventia no tangente ao diagnóstico e ao aumento da qualidade de vida dos pacientes.

(6)

6 ANÁLISES CLÍNICAS II

A unidade curricular aborda os princípios fisiológicos relacionados com os sistemas biológicos corporais humano com olhar voltado ao diagnóstico laboratorial das enfermidades. Discute e aplica na prática os principais princípios analíticos utilizados na parasitologia e microbiologia clínica. Trata da labuta em análises clínicas e seu objetivo de diagnóstico e aumento da qualidade de vida dos pacientes.

ANÁLISES CLÍNICAS III

Nesta disciplina serão visitados os princípios fisiológicos relacionados com os sistemas biológicos corporais humano com olhar voltado ao diagnóstico laboratorial das enfermidades. Os princípios analíticos utilizados na hematologia e imunologia clínica serão discutidos e – muitos deles – serão desenvolvidos em aula prática. O ouvinte terá a percepção próxima da labuta em análises clínicas e sua serventia no tangente ao diagnóstico e ao aumento da qualidade de vida dos pacientes.

ANÁLISES TOXICOLÓGICAS E AMBIENTAIS

A unidade curricular aborda o estudo dos efeitos tóxicos, avaliação toxicológica, toxicologia de medicamentos, ocupacional, de alimentos, social, dopagem e ambiental. Principais poluentes e sua influência sobre os fatores bióticos e abióticos, utilizando bioindicadores. Diagnóstico e impactos ambiental. Gerenciamento ambiental e de resíduos. Análises de água, de efluentes e do solo.

CITOLOGIA ONCÓTICA

A unidade curricular aborda as caraterísticas morfofuncionais de células provenientes de raspado tissular ou de líquidos cavitários, possibilitando a compreensão de alterações hormonais, inflamatórias, neoplásicas e associadas a radioterapia. Ademais, permite o estudo de técnicas moleculares confirmatórias para o diagnóstico citológico, bem como os processos inerentes ao controle de qualidade laboratorial e gerenciamento de resíduos.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

A unidade curricular desenvolve, em campo prático e clínico, habilidades e competências teórico- práticas relacionadas às áreas de atuação do profissional biomédico.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

A unidade curricular desenvolve, em campo prático e clínico, habilidades e competências teórico- práticas relacionadas às áreas de atuação do profissional biomédico.

ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA

Aborda os aspectos da estrutura dos órgãos que compõem o corpo humano e seus mecanismos de regulação, integrando o conhecimento da morfologia e fisiologia do organismo normal. Estuda o aparelho locomotor, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino, bem como os tecidos fundamentais.

ÉTICA E PROFISSIONALISMO

A unidade curricular aborda os conceitos e fundamentos da ética e do profissionalismo, preparando o aluno para a prática profissional. Aborda ainda as questões específicas da profissão, como o código de ética e os órgãos de classe. Também discute os principais temas das ciências biomédicas sob a perspectiva da bioética.

(7)

7 FUNDAMENTOS DE QUÍMICA

Estuda os conceitos de atomística que influenciam as propriedades da matéria, transformações físicas e químicas, discutindo as ligações químicas e as interações entre moléculas, polaridade e solubilidade das principais funções inorgânicas. Aborda o conceito ácido/base, concentração e diluição de soluções, desenvolvendo habilidades práticas em laboratório químico.

GESTÃO DA QUALIDADE

A unidade de ensino aborda os principais conceitos sobre o desenvolvimento da cultura da qualidade total. Discute os requisitos para implantação do Programa da Qualidade Total, bem como a importância da documentação e padronização de rotinas. Aborda as principais ferramentas e indicadores da qualidade utilizados para melhoria contínua de processo. Aborda os conceitos da garantia da qualidade aplicada em laboratórios de análises clínicas. Processo de Acreditação e Certificação, bem como a qualidade como ferramenta de ética, respeito e humanização do relacionamento com o paciente.

HEMOTERAPIA E BANCO DE SANGUE

A unidade curricular aborda o desenvolvimento dos conteúdos relacionados à atuação do biomédico na hemoterapia e banco de sangue, enfocando hemocomponentes, imunohematologia, transfusão de sangue, transplante de medula óssea, controle de qualidade de hemocomponentes, hemovigilância e legislação.

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA I

Aborda o aprendizado dos mecanismos de virulência dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, vírus e parasitos) e sua interação com o sistema imune na manutenção da saúde e no processo de doença. Enfoca aspectos básicos e aplicados da Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA II

Aborda diferentes aspectos da microbiologia, fornecendo embasamento para o estudo do controle de microrganismos por agentes físicos e químicos, dos agentes microbianos e dos mecanismos de resistência bacteriana. Estuda os principais microrganismos patogênicos para o homem - bactérias, fungos, vírus e parasitas, consolidando a teoria para a futura aplicação de identificação laboratorial dos microrganismos causadores de doenças de importância clínica. Processamento e análise de materiais clínicos.

MEDICINA NUCLEAR E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

A Unidade Curricular aborda conceitos sobre a aplicabilidade e ações teóricas no diagnóstico por imagem e terapia em medicina nuclear. Trabalha com discussões de processos e situações rotineiras no manuseio de fontes radioativas e imagenologia aplicadas a atividade hospitalar.

PRÁTICAS EM BIOMEDICINA I

A unidade curricular aborda a trajetória do profissional, apresentando as áreas de atuação do biomédico. Aborda também os conceitos de boas práticas laboratoriais, biossegurança, instrumentação biomédica e princípios de matemática laboratorial, associando-os ao preparo de soluções e reagentes, e ao manuseio de equipamentos de uso comum no laboratório.

(8)

8 PRÁTICAS EM BIOMEDICINA II

A unidade de ensino aborda metodologias para a assistência à saúde do paciente. Além disso, abrange ferramentas utilizadas na fase pré-analítica dos processos laboratoriais, enfocando os princípios básicos e os procedimentos sobre a coleta, preparo e transporte de material biológico garantindo a eficiência do serviço ao paciente e a qualidade do material analisado. Promove uma abordagem sobre metodologias gerais em análises clínicas e processos pós analíticos.

PROCEDIMENTOS BIOMÉDICOS

A unidade curricular aborda os conceitos e fundamentos básicos dos principais procedimentos biomédicos emergentes (Estética e Acupuntura), levando em conta o contexto e o mercado de trabalho local do biomédico.

PROCESSOS BIOLÓGICOS

A unidade curricular aborda de maneira integrada a organização, estrutura e função dos seres vivos com ênfase nos componentes celulares e moleculares, discutindo a dinâmica das principais vias metabólicas bioquímicas e a transmissão das informações genéticas.

PROCESSOS MOLECULARES E GENÉTICOS

A disciplina aborda as bases da herança genética, incluindo sua organização e regulação, tanto em nível individual quanto populacional. Organização genômica em Humanos e patologias relacionadas.

Mutação e Reparo. Diferenças da expressão gênica, padrões fenotípicos normais e patológicos.

Doenças genéticas. Evolução e genética.

REPRODUÇÃO ASSISTIDA

A unidade curricular aborda conceitos básicos dentro da área da reprodução humana, como aspectos fisiológicos, patológicos, celulares e embriológicos capazes de fundamentar a compreensão de técnicas indispensáveis na rotina do biomédico embriologista clínico.

SISTEMAS CORPORAIS

A unidade de ensino aborda a morfologia e os processos fisiológicos dos sistemas corporais, bem como os mecanismos pelos quais interagem com os demais sistemas e as disfunções mais prevalentes na população, integrando os mecanismos fisiopatológicos.

TECNOLOGIA GENÉTICA: DIAGNÓSTICO MOLECULAR E BIOINFORMÁTICA

A disciplina aborda o estudo de biomoléculas de importância para o diagnóstico molecular e compreensão do Fluxo de Informação Genética discutindo os métodos para detecção de ácidos nucleicos (PCR, qPCR, PCR Multiplex), análise do polimorfismo génico (técnicas de RFLP, STR, VNTR, SNPs), comparação entre as técnicas de hibridização (Southern blot, Northern blot, Western blot e FISH), engenharia genética e caracterização do DNA recombinante. Estudo ainda expressão génica e as técnicas de RT-PCR e Microarray, bem como sequenciamento e o uso da Bioinformática para o diagnóstico de doenças e uso da filogenia para detecção de marcadores genéticos.

TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA

A unidade aborda conceitos básicos de farmacocinética (absorção, distribuição, metabolismo e excreção de drogas) e de farmacodinâmica (locais de ação dos fármacos), relacionados com a biodisponibilidade do medicamento, sua posologia e interações medicamentosas. Discute os princípios

(9)

9 da terapêutica medicamentosa aplicada no reparo das disfunções bioquímicas e fisiológicas do organismo.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

A unidade curricular aborda a elaboração de trabalho científico e/ou tecnológico, envolvendo temas abrangidos pelo curso.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

A unidade curricular aborda a elaboração de trabalho científico e/ou tecnológico, envolvendo temas abrangidos pelo curso.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Apresenta as transformações do ser humano e das relações de trabalho nas diferentes configurações geográficas e na evolução tecnológica e discute o ser humano no mercado de trabalho sob a perspectiva da cidadania e sustentabilidade. Discute a construção da ética e sua influência no desenvolvimento social.

ESTILO DE VIDA SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Discute Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente como objetos complexos. Trata a diversidade cultural, étnico-racial com ênfase nos afrodescendentes e alteridade nas sociedades complexas e suas repercussões no estilo de vida, bem-estar, beleza, funcionalidade, corporeidade, qualidade de vida, saúde e meio ambiente.

METODOLOGIA CIENTÍFICA

A disciplina discute o pensamento religioso, ideológico e filosófico. Aborda o senso comum e a ciência.

Discute os principais métodos científicos. Analisa abordagens qualitativas e quantitativas. Caracteriza o texto acadêmico e o emprego das normas da ABNT.

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE E COMUNIDADE

Promove o conhecimento de diferentes áreas de atenção em saúde e bem-estar e o aprendizado em grupos interprofissionais, contribuindo para a formação integral do estudante. Permite a integração teórico-prática na promoção de saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida a partir da prática colaborativa em instituições e comunidades.

SAÚDE COLETIVA

Aborda as políticas de saúde, os sistemas de saúde no Brasil e as características das modalidades de atenção à saúde. Discute os desafios num contexto de mudanças demográfica e epidemiológica, as crescentes demandas de saúde e as novas expectativas das populações. Apresenta uma visão global de prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde e melhoria da qualidade de vida das populações.

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA

Aborda e explora conceitos relacionados à organização e a forma de análise de dados estatísticos, bem como introduz ao estudo das probabilidades, amostras, distribuições discretas especiais e contínuas, aproximação normal, inferências estatísticas, estimação, hipóteses e os testes de variância aplicados nas áreas biológicas, importantes à descrição e interpretação de dados.

(10)

10 GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

A disciplina discute temas de gestão em saúde relacionados ao planejamento de uma unidade de negócios, enfatizando a necessidade do empreendedorismo na área. Abrange as Teorias de Administração, bem como uma visão das transformações ocorridas nas organizações e o papel do administrador ao longo do tempo, promovendo uma reflexão crítica a respeito dos modelos gerenciais no contexto da saúde.

OPTATIVA I

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do estudante, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Universidade oferece.

São diversos campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais.

Campus Mooca – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 Campus Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630 Campus Paulista – Av. Paulista, 2.000

Campus Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266

Campus Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487 Campus Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275

(11)

11

(12)

12

Referências

Documentos relacionados

LÍNGUA PORTUGUESA Eu Sem Você (  Paula Fernandes    )           Compositores: Paula Fernandes, Zezé Di Camargo

O material de trabalho não comporta riscos

Mapear as ações de enfermagem relatadas pelos profissionais, na estrutura de atividades e intervenções prioritárias da Classificação das Intervenções de Enfermagem

Um fato importante para entender as lesões reabsortivas dentárias é que elas podem ocorrer em qualquer lugar da superfície dentária (HARVEY, 2004; DELAURIER, 2005; REITTER, 2012)

A disciplina aborda a introdução das técnicas radiológicas dos exames de imagem simples e avançados, explora desde a revisão anatômica aplicada a imagenologia clínica até

Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Diversidade Biológica Vegetal, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em

Marcuse (1964) e Michel Foucault (1963; 1975) prosseguiram ao contestarem a intelecção instrumentalizante da razão moderna, denunciando, por tal facto, a alian- ça

IX - contribuir para a integração das estratégias e ações de melhoria da qualidade regulatória da Anvisa a outros programas e políticas adotados pela Agência, pelo Ministério da