• Nenhum resultado encontrado

A GESTÃO INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DO PIAUÍ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A GESTÃO INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DO PIAUÍ"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A GESTÃO INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DO PIAUÍ

Marcos Airton de Sousa Freitas1, Pedro Marwell Filho2 e Chimi Narita Nunes 2

Resumo - No presente artigo está consubstanciada a estratégia desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMAR, no âmbito do PROÁGUA/Semi-árido para dotar o Estado do Piauí de mecanismos jurídico-institucional e operativo, capazes de promover a gestão dos seus recursos hídricos de forma eficiente e eficaz. Foram definidos programas básicos de atividades, com a especificação de objetivos, e estabelecimento de ações para serem executadas no ano de 1998, nas áreas de gestão e estudos e projetos.

Abstract – In this paper is presented the fundamentals of the strategy developed by SEMAR – Secretary for Environment and Water Resources of the State Piauí, under program PROÀGUA/Semi-árido, in order to promote an efficient water resources management. Also the basic programs and actions have been discussed, that water users and governmental organs will adopt this year.

Palavras-chave - gestão, outorga, semi-árido, PROÁGUA.

INTRODUÇÃO

No presente artigo pretende-se apresentar a estratégia para dotar o Estado do Piauí de mecanismos jurídico-institucional e de planejamento, capazes de promover a gestão dos seus recursos hídricos de forma eficiente. Além disso, são relatadas as propostas de ações na área de estudos e projetos, objetivando a implementação de obras de aumento da disponibilidade hídrica, bem como a recuperação de infra-estrutura hidráulica existente.

HISTÓRICO DA SITUAÇÃO ESTADUAL

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos

Nos setores de recursos hídricos e ambiental no Estado do Piauí, existem vários órgãos federais, estaduais, municipais e até organizações não governamentais (ONGs) que muitas vezes, por não terem competências claramente definidas dentro da legislação estadual, não atuam de forma otimizada e integrada.

1

Prof. e Coord. do Grupo de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Computação Aplicada da UNIFOR - Av. Washington Soares, 1321 - 60.811-341 Fortaleza - CE.

2

(2)

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMAR, é o órgão central, gestor e coordenador da Política e do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos no Estado do Piauí. Embora essa Secretaria tenha sido criada em 24/10/95, através da Lei n.º 4.797, sua implantação só se verificou em meados de 1996, de forma bastante precária, não somente quanto à sua infra-estrutura física e de apoio administrativo, mas, sobretudo, no tocante ao seu corpo técnico, insuficiente em número e quase a totalidade está voltada para as atividades de Meio Ambiente.

A equipe técnica foi herdada da instituição anteriormente responsável pela condução das ações no âmbito do Meio Ambiente, entendendo-se aqui o meio ambiente com exclusão dos Recursos Hídricos, cujas competências encontravam-se dispersas e desarticuladas em diversas instituições públicas, em nível estadual, como a COMDEPI, responsável pelas obras de infra-estrutura hídrica superficial e subterrânea, a Secretaria da Agricultura, responsável pela área de irrigação e informações hidrometeorológicas, e mais, instituições pertencentes à administração federal como o DNOCS, CPRM, INEMET, FNS e outros.

A fim de se ajustar aos objetivos propostos no Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Recursos Hídricos do Semi-árido Brasileiro – PROÁGUA – acordado entre o Banco Mundial, Governo Federal e Governo Estadual, a SEMAR procederá a sua reestruturação, incorporando às competências e atribuições atualmente exercidas na área de Meio Ambiente, as atribuições e competências inerentes à área de gestão de recursos hídricos que lhes forem designadas através de Lei Estadual.

Desenvolvimento Institucional

O Estado do Piauí carece, contudo, de uma legislação estadual no que diz respeito a gestão de seus recursos hídricos. Entretanto, foi elaborado, recentemente, pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMAR - Anteprojeto de Lei Estadual de Recursos Hídricos, o qual está sendo debatido nos diversos órgãos e instituições relacionados ao Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado. A previsão é que o mesmo seja encaminhado para a aprovação pela Assembléia Legislativa até final de agosto de 1998. Além disso, foram elaboradas minutas de Decretos, objetivando regulamentar o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, a Outorga dos Direito de Uso de Recursos Hídricos, o Plano Estadual de Recursos Hídricos e o Regimento Interno do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

(3)

Figura 1 - Bacias Hidrográficas do Estado do Piauí (PDBC, 1998)

Com apoio da SRH/MMA foi implantada, em outubro de 1997 a Unidade Estadual de Gerenciamento do PRO/Semi-árido – UEGP-PI, a qual com o apoio de consultores, vem dando prosseguimento aos estudos de estruturação e organização do órgão gestor (SEMAR-PI), para as ações de gerenciamento dos recursos hídricos do Estado.

(4)

“Ambiente Windows/Word”, SEMAR, julho/agosto de 1998 (60 horas; em andamento). Estão ainda previstos os cursos “Introdução à Gestão de Recursos Hídricos”, de 10 a 13.08.1998 e “Introdução ao Geoprocessamento”, de 14 a 16.12.1998, patrocinados pela SRH/MMA, cursos esses integrantes do Plano Nacional de Capacitação em Recursos Hídricos - PNCRH.

Foi realizado, no período de 10 a 15.05.1998, o I Encontro Regional sobre a Bacia dos Rios Canindé/Piauí. O encontro ocorreu de forma itinerante nas sedes dos municípios de Picos, Oeiras, São João do Piauí e São Raimundo Nonato, principais centros urbanos da bacia, onde foram debatidos, através de audiências públicas, as questões fundamentais sobre a situação atual de oferta e demanda de recursos hídricos levantadas no diagnóstico da bacia, assim como as propostas de aproveitamento racional e integrado das águas.

Dentre os diversos instrumentos de gestão de recursos hídricos a outorga do direito de uso da água é considerado o mais importante. Para dar apoio à implementação da outorga devem ser iniciados o sub-projeto de “Cadastro de Usuários de Água”, começando pela bacia do rio Guaribas, onde os conflitos pelo uso da água são mais evidentes e críticos, e o sub-projeto de “Estímulo/Apoio à Criação das Associações de Usuários de Água”. Em paralelo, pretende-se ainda implementar o sub-projeto de “Comunicação, Educação e Gestão Participativa”, com o objetivo de promover, através de uma adequada campanha de comunicação social, a divulgação dos objetivos e metas do PROÁGUA, bem como o estímulo à formação de uma visão crítica quanto à utilização e gestão dos recursos hídricos no Estado do Piauí, buscando sua conservação para a atual e para as futuras gerações.

Bases Técnicas para a Gestão

Em meados de 1997 a SEMAR deu início ao processo de implantação do Laboratório de Geoprocessamento e Banco de Dados, cujos equipamentos e softwares foram financiados pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, dentro do Programa de Zoneamento Ecológico Econômico e pelo Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e Amazônia Legal – MMARHAL – no âmbito do Programa de Gerenciamento Costeiro – GERCO – Piauí, financiando cada uma dessas instituições uma parcela dos equipamentos de geoprocessamento, atualmente existentes na SEMAR.

A partir do início de 1998, sob os auspícios do PROÁGUA – Semi-árido, elaborou-se um programa interno de implementação e operação do Laboratório de Geoprocessamento e Banco de Dados através da contratação de consultoria que, além de treinamento em serviço a técnicos da SEMAR, vem desenvolvendo as atividades de digitação e scanerização de objetos geográficos georreferenciados (plantas temáticas do Estado do Piauí, bacias e sub-bacias, barragens, localizações de poços, lagoas e outros), permitindo a visualização gráfica e georreferenciada dos objetos pesquisados em meio digital. Tais informações serão parte integrante do futuro Sistema de Informação sobre Recursos Hídricos do Estado do Piauí.

(5)

uma exigência, pois servem, em sua grande maioria, ao abastecimento de centros urbanos, freqüentemente sujeitos à conflitos de usos da água. O monitoramento de açudes é fundamental: na tomada de decisão, a partir de critérios técnicos, sobre a operação de reservatórios, tanto em período de estiagens como em período de cheias; no aprofundamento do conhecimento hidrológico da bacia; e, na determinação dos limites de outorga de direito de uso da água.

Infra-estrutura Hídrica do Estado

No âmbito de obras de infra-estrutura hídrica, o Estado do Piauí é um dos menos favorecido, não obstante sua dimensão territorial e população. De fato, menos de 1% do volume de água acumulada no Nordeste por meio de açudes encontra-se no Piauí, enquanto que os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba armazenam, em conjunto, cerca de 83% das águas barradas da região. Isso significa que o semi-árido piauiense é dentre eles o mais frágil e vulnerável no aspecto de oferta de água para o suprimento humano e animal e, em especial, quanto ao desenvolvimento de projetos econômicos geradores de riquezas, emprego e renda. Faz-se, portanto, extremamente necessário o desenvolvimento de estudos e projetos de novos reservatórios de porte médio, com o objetivo de aumentar a capacidade de armazenamento, bem como do aproveitamento múltiplo das águas acumuladas nos grandes açudes construídos. É ainda importante a realização de estudos e projetos para a perenização de rios intermitentes, assim como a recuperação e manutenção de infra-estrutura hidráulica existente. Estas ações deverão ter como cenário espacial prioritário a região semi-árida do Estado. AÇÕES NO ÂMBITO DO PROÁGUA/SEMI-ÁRIDO

O objetivo da SEMAR, para o ano de 1998, é realizar ações que permitam a organização e aprimoramento nos seguintes aspectos:

Estruturação da UEGP-PI e do Órgão Gestor - O objetivo desse sub-projeto é o fortalecimento da estrutura técnica-operacional do órgão gestor e das instituições envolvidas na implementação das ações previstas na gestão integrada dos recursos hídricos no Estado do Piauí.

Sistema de Outorga e Licença de Obras Hídricas - Desenvolver uma metodologia para a recepção e apreciação pela SEMAR, dos pedidos de outorga do direito de uso da água e de licença de obras hídricas, além de regulamentar a expedição dos respectivos documentos de autorização e de orientar os interessados sobre esses assuntos.

Estímulo/Apoio à Criação de Associações de Usuários de Água - Motivar as comunidades localizadas próximas aos corpos d’água a se organizarem em grupos, legítima e legalmente constituídos, para que possam atuar como entidades representativas do interesse comunitário junto à Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos — SEMAR, na tarefa de planejar e gerenciar o uso dos recursos hídricos das bacias as quais pertençam.

(6)

associações de usuários de água, o volume a ser fornecido dentro de um prazo a ser estabelecido, de forma a atingir o aproveitamento racional e evitar o desperdício de água.

Comunicação, Educação Ambiental e Gestão Participativa – Promover , através de uma adequada campanha de comunicação social, a divulgação dos objetivos e metas do PROÁGUA, bem como o estímulo à formação de uma visão crítica quanto à utilização, gestão e conservação dos recursos hídricos no Estado do Piauí, buscando sua preservação para a atual e para as futuras gerações.

Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos - Desenvolvimento e implantação de um Sistema de Informações de Recursos Hídricos para o Estado do Piauí, direcionado à obtenção, ao tratamento e ao gerenciamento das informações das bacias hidrográficas e seus dados correlatos.

Ampliação e Recuperação da Rede Hidrometeorológica – Objetiva-se com esse subprojeto contratar consultor individual para proceder a um diagnóstico da situação de rede hidrometereológica do Estado, apresentando propostas alternativas de ampliação e recuperação de rede existente. Espera-se com a implantação desse sub-projeto a elaboração de documento contendo: a) diagnóstico da rede hidrometeorológica atual e proposta de modernização da rede estadual.

Monitoramento de Poços e Açudes – Objetiva-se com esse sub-projeto a implantação de um Programa de Monitoramento de Açudes e Poços do Estado, tendo por objetivo maior monitorar e recuperar os açudes e poços existentes, com vista a uma efetiva e racional gestão das águas de domínio do Estado.

Enquadramento dos Corpos D’água - Desenvolver uma metodologia de enquadramento dos corpos de água, segundo os usos preponderantes, a ser aplicado aos corpos d’água de domínio estadual.

Estudos e Projetos - Elaborar propostas de estudos, projetos e planos de recuperação de estruturas hídricas existentes, numa primeira fase, compreendendo estudos de reconhecimento, pré-viabilidade, viabilidade e projeto básico, para implantação de obras de aproveitamento hídrico. Os objetivos específicos estão associados à formulação de estudos e projetos para aproveitamento de recursos hídricos, conforme segue: a) executar estudos de viabilidade de médias barragens para abastecimento humano e animal, e uso de excedente para pequena irrigação; b) elaborar estudos de viabilidade para aproveitamento múltiplo das águas de grandes barragens construídas; c) elaborar estudos de viabilidade para perenização de rios intermitentes; d) elaborar projeto básico para recuperação do sistema de tomada d’água da barragem Bocaina.

CONCLUSÕES

(7)

das obras de infra-estruturas hídricas no Estado do Piauí; concessão da outorga do direito de uso da água; licenciamento e fiscalização das obras de captação de água; monitoramento dos açudes e poços, visando a exploração racional dos recursos hídricos, etc.

O Estado do Piauí, portanto, concentrará suas ações, no ano de 1998, na execução dos trabalhos relativos a regulamentação e implementação dos principais instrumentos da Política Estadual dos Recursos Hídricos, nas ações de capacitação técnico-gerencial dos atores envolvidos nesse processo e na contratação de consultorias para elaboração de estudos e projetos, no sentido de elevar a capacidade de acumulação d’água do Estado e de sua utilização de maneira racional e otimizada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTEPROJETO DE LEI ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS E REGULAMENTAÇÕES.

PLANO DIRETOR DA BACIA DOS RIOS CANINDÉ/PIAUÍ, MMA/SEMAR, 1998.

Referências

Documentos relacionados

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

Enquanto as avaliações internas avaliam a aprendizagem do aluno, por meio de instrumentos diversificados como provas abertas, objetivas, observações, portfólios,

Em consonância com a Política Nacional, a Diretoria de Recursos Hídricos de Santa Catarina, órgão gestor de recursos hídricos deste Estado, contratou, no ano de 2006,

na Albânia], Shtepia Botuse 55, Tiranë 2007, 265-271.. 163 ser clérigo era uma profissão como as restantes, que a fé era apenas uma política e nada mais do que isso e deitou

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Entretanto, ainda que observe sua complexidade, Kowzan (2006), com o objetivo de contribuir para a discussão semiótica no teatro, produz uma classificação com treze sistemas

No modo normal, pressione o botão Max / AV para ver o mínimo, máximo e leituras de média ponderada.. Com cada toque no botão Max / AV, o medidor mostra MIN, MAX, STEL, TWA, em