• Nenhum resultado encontrado

Planejamento e desenvolvimento no Brasil e no mundo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Planejamento e desenvolvimento no Brasil e no mundo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Página | 1

https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd

Planejamento e desenvolvimento no Brasil e no mundo

RESUMO

Anderson Catapan catapan@utfpr.edu.br

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Este editorial introduz o primeiro número do quinto volume da Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento. Os tópicos dos artigos incluem agronegócio, intraempreendedorismo, estratégias de inovação, eleições, difusão de inovação, modelos de desenvolvimento, competências sociais e cooperação.

PALAVRAS-CHAVE: Agronegócio. Inovação. Modelos de desenvolvimento.

(2)

Página | 2

EDITORIAL

Este editorial apresenta os artigos do primeiro número do quinto volume da Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento (RBPD). Este volume traz diversas modificações implementadas na revista, com o intuito de melhor sua qualidade. Com este objetivo, a formatação e a diagramação dos artigos foi modificada, assim como a logomarca da revista. Na nova configuração, são apresentadas as datas de recebimento e aprovação dos artigos, o DOI da publicação, a vinculação institucional de todos os autores, assim como o email, e o endereço completo do autor de correspondência. Também, apresenta-se ao final como citar o artigo, e o tipo de licença dos artigos. Com estas modificações, a RBPD pretende atender às exigências de bases de dados de elevada qualidade científica, com o intuito de permitir que a revista seja indexada nestas bases.

Além disso, também visando atender critérios de bases de dados, a RBPD passa, em 2016, a ter periodicidade quadrimestral e, portanto, publicar 3 números por ano. Neste primeiro momento, ainda de adaptação, a revista adotou o critério de publicar 8 artigos por número. Ainda, como meta estabeleceu-se que 50% dos artigos de um volume devem ser, necessariamente, de autores externos ao Brasil, e publicados preferencialmente no idioma inglês, mas admite-se, para cumprir esta meta, que sejam publicados em espanhol. Em relação ao conselho editorial, no início de 2016, a RBPD aumentou a diversificação e representatividade em termos mundiais, com a adesão de professores da África do Sul, Espanha e França.

Com estas modificações implementadas, as indexações da RBPD vêm aumentando. No início do ano, foi aceita sua indexação no DOAJ. Atualmente, a revista encontra-se em processo de indexação em diversas bases, entre elas Redalyc. Para o próximo ano, pretendemos solicitar indexação na Scielo e no Scopus.

Apresentados os avanços pontuais da revista, este número trouxe contribuições para o planejamento e desenvolvimento de professores do Brasil e de diversos outros países. O primeiro artigo, de Barchet, Rocha e Dal Pai (2016), traz reflexões sobre a mudança estrutural no setor cotonicultor brasileiro. O próximo, de Marques et. al. (2016) aborda um estudo de caso sobre intraempreendedorismo no setor público em uma Universidade pública brasileira. No terceiro, Oliveira et. al. (2016) estuda o perfil das estratégias de inovação de empresas do setor alimentício de Ponta Grossa/PR.

Em seguida, Suleiman (2016) discorre sobre criminalidade e resultados de eleições na Nigéria. O quinto artigo de Silva, Bizarron e Palacios (2016) falam sobre a capacidade para inovação tecnológica em uma cidade do México. Depois, Ponce e Orozco (2016) escrevem sobre progressos e contrastes de modelos de desenvolvimento na América Latina. O sétimo artigo de Pastor-García e López- Toro (2016) discute a avaliação da educação para o desenvolvimento. Por último, Peinado e Fernández-Valderrama (2016) abordam sobre a temática da universidade e da cooperação.

Assim, desejando uma boa leitura do conteúdo disponibilizado aos leitores, esperamos que este conteúdo seja importante para o avanço do conhecimento no campo do Planejamento e do Desenvolvimento no Brasil e no mundo.

(3)

Página | 3

Planning and development in Brazil and in the world

ABSTRACT

This editorial introduces the first number of the fifth volume of the Brazilian Journal of Planning and Development. The topics of the articles include agribusiness, intrapreneurship, innovation strategies, elections, innovation diffusion, development models, social skills and cooperation.

PALAVRAS-CHAVE: Agribusiness. Innovation. Development models.

(4)

Página | 4

REFERÊNCIAS

BARCHET, I.; ROCHA, A. A.; DAL PAI, C. Mudança estrutural no setor cotonicultor brasileiro: Uma análise da territorialização no cerrado brasileiro e do impacto do contencioso do algodão. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, v. 5, n. 1, p. 6-25, 2016.

MARQUES, S. B. V.; RASOTO, V. I.; ISHIKAWA, G.; BOCHINNO, L. O.

Intraempreendedorsimo no setor público: Estudo de caso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, v. 5, n. 1, p. 26-48, 2016.

OLIVEIRA, M. R.; TANSKI, N.; RAUSKI, E. L.; PANUCCI-FILHO, L. Perfil das

estratégias de inovação das empresas do setor alimentício: Um estudo amostral no município de Ponta Grossa/PR. Revista Brasileira de Planejamento e

Desenvolvimento, v. 5, n. 1, p. 49-66, 2016.

PASTOR-GARCÍA, I.; LÓPEZ-TORO, A. A. Evaluación de la educación para el desarrollo mediante el diagnóstico de la competencia social y ciudadana: El caso Andaluz. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, v. 5, n. 1, p.

128-151, 2016.

PEINADO, M. D. P.; FERNÁNDEZ-VALDERRAMA, L.Universidad y cooperación:

Reconstrucción en Chile tras el terremoto tsunami de 2010. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, v. 5, n. 1, p. 152-179, 2016.

PONCE, J.; OROZCO, G. Desigualdad en América Latina en los 1990s y 2000s:

Avances y contrastes de modelos de desarrollo. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, v. 5, n. 1, p. 93-127, 2016.

SILVA, J. L. B.; BIZARRON, M. E. B.; PALACIOS, E. M. C. Capacidades para la

innovación tecnológica: un análisis en los hoteles de categoría superior en Puerto Vallarta, México. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, v. 5, n.

1, p. 80-92, 2016.

SULEIMAN, B. Criminality and election outcomes in Nigeria. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, v. 5, n. 1, p. 67-79, 2016.

(5)

Página | 5

Recebido: 30 abr. 2016.

Aprovado: 30 abr. 2016.

DOI: 10.3895/rbpd.v5n1.4425

Como citar: CATAPAN, A. Planejamento e desenvolvimento no Brasil e no mundo. R. bras. Planej.

Desenv., Curitiba, v. 5, n. 1, p. 1-5, jan./abr. 2016. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd>.

Acesso em: XXX.

Correspondência:

Anderson Catapan

Rua Av. Sete de Setembro, 3165, Centro, Curitiba, PR.

Direito autoral: Este artigo está licenciado sob os termos da Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Referências

Documentos relacionados

A engenharia civil convive com problemas tecnológicos e de gestão, motivo pelo qual projetos apresentam má qualidade. São elaborados rapidamente, sem planejamento,

MODAIS DE TRANSPORTE URBANO ESPAÇO PÚBLICO EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO TERMINAIS INTERMODAIS CONCEITO Figura 49 Esquema de Ligação entre os pontos norteadores do

Quando falas a alguém, que no momento não tem condições de assimilar ou aceitar suas palavras, é como se falásseis para um vazio, palavras levadas pelo vento,

Na avaliação da relação entre a escolaridade dos avaliadores e notas atribuídas para os aparelhos, observou-se, de maneira geral que, quanto mais alta a

Assim, em continuidade ao estudo dos mecanismos envolvidos na morte celular induzida pelos flavonóides, foi avaliada a exposição da fosfatidil serina na membrana das células HepG2

Using a damage scenario of a local crack in a reinforced concrete element, simulated as a stiffness reduction in a beam-element, time-series of moving-load data are useful inputs

Os Autores dispõem de 20 dias para submeter a nova versão revista do manuscrito, contemplando as modifica- ções recomendadas pelos peritos e pelo Conselho Editorial. Quando

Classificação, em etapas silvigenéticas Machado & Oliveira-Filho, 2008a, dos 19 fragmentos de florestas estacionais da região do Alto Rio Grande MG, tendo como base a porcentagem