• Nenhum resultado encontrado

<ASPECTOS HUMANOS E INDICADORES SOCIAIS CAPÍTULO 5> <GEOGRAFIA DE PERNAMBUCO > 63

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "<ASPECTOS HUMANOS E INDICADORES SOCIAIS CAPÍTULO 5> <GEOGRAFIA DE PERNAMBUCO > 63"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

O Estado de Pernambuco possui uma população estimada em 9.473.266 habitantes ( Dados do IBGE/2017* ), tornando-se o sétimo mais populoso do Brasil e o segundo da Região Nordeste. Esta população está distribuída nos 184 municípios + 01 Fernando de Noronha (Distrito Estadual). Aproximadamente 80% dos habitantes pernambucanos moram nas zonas urbanas. A densidade demográfica do estado é cerca de 89,5 hab./km².

De acordo com os dados do IBGE, a população é etnicamente composta por pardos (53,3%), brancos (40,4%), negros (4,9%) e índios (0,5) conforme os dados demonstrativos do Censo 2010.

A diversidade étnica caracteriza o perfil da população pernambucana. A heterogeneidade remonta a formação do Estado desde o período colonial. Além das fortes influências dos africanos e indígenas, o estado possui elementos culturais herdados dos portugueses, italianos, espanhóis, árabes, japoneses, holandeses, ingleses e judeus.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Pernambuco é de 0,673 (Censo 2010). Este índice tem o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população. O Programa das

Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) elabora o relatório anual. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento

humano) a 1 (desenvolvimento humano total).

(2)

O cálculo do IDH leva em consideração os fatores educacionais (anos médios de estudos), a longevidade da população (expectativa de vida) e o Produto Interno Bruto (PIB). Confira, a seguir, os índices dos municípios que compõem o Estado de Pernambuco, de acordo com os dados do PNUD (2010).

O Coeficiente de Gini foi criado pelo matemático italiano Corrado Gini. Este coeficiente possibilita termos um parâmetro internacional quando à medição da desigualdade na distribuição de renda entre os países. O coeficiente possui uma variação entre 0 e 1, sendo que mais perto do zero menor é a desigualdade de renda, ou seja, uma melhor distribuição de bens. Quanto mais próximo do um, o estado ou país possui uma ampla concentração de renda. O índice de Gini do Brasil é de 0,549.

Confira, a seguir, o Índice de Gini em todos os municípios pernambucanos. A partir de uma cuidadosa análise é possível verificar que as cidades litorâneas, da zona da mata e do agreste possuem os melhores índices. Quando chega no sertão do estado, porém, as médias se aproximam de 1.

(3)
(4)

O analfabetismo consiste numa incapacidade de escrever ou mesmo de ler textos simples no idioma natural de indivíduos em faixa etária se espera estar apto a tais práticas. A taxa de analfabetismo consiste num relevante indicador social e serve como um bom parâmetro para avaliar a desigualdade social. Ele também interfere no estado de saúde. Em Pernambuco, os índices de analfabetismo em maiores de 15 anos registrou uma redução de 30,5%

entre 2001 e 2013. Confira nos dados, a seguir.

A taxa de analfabetismo em maiores de 15 anos prevalece na raça/cor preta e parda. Nos últimos anos

(2001 e 2013), porém, houve uma redução de 33,4% na para.

(5)

O número de pessoa com renda familiar per capita por volta de até meio a um quarto de salário mínimo (SM), levando-se em consideração em situação de pobreza, teve significativa redução em Pernambuco, entre 2001 a 2013. A redução ficou próxima dos 61,6%.

Através do Índice de Gini, a concentração de renda domiciliar per capita reduziu 19% no período de 2001 e

2013. No ano de 2013, Pernambuco atingiu o índice mais baixo entre as médias dos estados nordestinos. Um dos motivos desta redução, talvez, se seu em decorrência dos diversos programas sociais implementados no Brasil.

(6)

1. (UPE/SUPLETIVO) “A crise inflacionária da década de 1970 abriu espaço para as explicações dos defensores do ___________, que colocam o Estado como o maior culpado pelos males dessa crise. Para esses ideólogos, qualquer regulação do mercado por parte do Estado é ruim. O mercado, para eles, deve ser livre”.

Com certeza, a palavra que completa, corretamente, o texto acima é A) toyotismo.

B) taylorismo.

C) neoliberalismo.

D) fordismo.

E) neotoytismo.

2. (UPE/TAMANDARÉ) A concepção de desenvolvimento humano sustentável leva em consideração na sua definição, exceto.

A) a conciliação entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.

B) as sociedades sustentáveis que devem estar baseadas na igualdade econômica, aumentando o poder de consumo e minimizando os impactos ambientais.

C) a justiça social e a diversidade ecológica que são bases para as sociedades sustentáveis.

D) a sustentabilidade do desenvolvimento e política, socioeconômica cultural e ambiental.

E) um modelo que está voltado a ações que visem diminuir as desigualdades socioeconômicas entre países e grupos sociais

3. (UPE/GOIANA) Todas as afirmativas sobre o transporte no Brasil estão corretas, exceto.

A) No Brasil, a maior intensidade de transporte ocorre no eixo São Paulo – Rio de Janeiro.

B) As multinacionais automobilísticas incentivaram o desenvolvimento das rodovias no Brasil, que estão cada vez mais atreladas ao consumo do petróleo como fonte de energia.

C) A implantação das ferrovias objetiva integrar áreas específicas de produção de alimentos e matéria-prima dos portos de exportação nos séculos XIX e XX.

D) O frete no Brasil é considerado um dos mais baratos do mundo, o que justifica a manutenção do sistema rodoviário.

E) A hidrovia Tietê – Paraná serve de modelo para transporte hidroviário, demonstrando a importância desse recurso.

4. (UPE/CEPE) A dinâmica populacional de países considerados desenvolvidos apresenta, dentre outras, uma característica clássica: o envelhecimento de seus habitantes. Assinale a alternativa que justifica as causas desse fenômeno.

A) As grandes densidades demográficas nos centros urbanos, em detrimento da população rural.

B) O aumento da taxa de longevidade e a redução da taxa de natalidade.

C) O aumento do crescimento vegetativo e de crimes que afetam a população mais jovem, elevando, também, os índices de óbito.

D) A elevação da taxa de natalidade, aumentando o contingente de pessoas idosas.

E) O aumento da taxa de natalidade em decorrência de melhores condições de vida.

5. (UPE/CEPE) Sobre a Ciência Geográfica, é CORRETO afirmar que

A) o ambiente, os seres humanos e sua inter-relação são objetos de sua investigação científica.

B) os elementos culturais e socioeconômicos são os principais fatores que apoiam a corrente da Escola Determinista.

C) a Geopolítica mundial na contemporaneidade é estudada em detalhes por meio da Climatologia Aplicada.

D) se limita a estudar os processos ambientais de forma descritiva.

E) se baseou em fortes influências da Escola Possibilista na Alemanha.

6. (UPE/PAULISTA) Sobre as mudanças no âmbito do trabalho, é incorreto afirmar.

A) O processo de industrialização – urbanização, mecanização do campo e o êxodo rural ocasionaram uma expressiva e acentuada queda da população ativa do setor primário.

B) O elevado percentual de ativos no setor de serviços significa seu forte crescimento, e este absorveu a mão- de-obra liberada da indústria e do campo, impedindo o desemprego e o trabalho informal.

C) Nos países subdesenvolvidos, o setor terciário é marcado pelo fenômeno do inchaço ou hipertrofia,

crescimento exagerado decorrente do subemprego e do empreguismo nos órgãos públicos.

(7)

D) O setor industrial com introdução de novas técnicas de racionalização do trabalho, a reestruturação administrativa e os avanços tecnológicos provocaram o desaparecimento de várias categorias de ocupação e o aumento do desemprego.

E) O conhecimento e a qualificação estão entre os novos atributos da força de trabalho, o que privilegia a capacidade de tomar iniciativa e aprendizagem contínua.

7. (UPE/PAULISTA) No Brasil, os indicadores sociais ainda revelam profundas desigualdades regionais, mostrando o descompasso entre crescimento econômico e condições de bem-estar social, a saber:

I. Os estados da região Nordeste concentram a maior porcentagem de famílias com rendimentos de, até, meio salário mínimo, aliados ao índice de IDH, que é de 0,8.

II. Os estados com maior número de analfabeto ou de analfabetismo funcional estão na região Sul, em flagrante contradição com o desempenho econômico.

III. Os serviços de saúde concentram-se nas áreas mais desenvolvidas do país, e, mesmo nessas regiões, as desigualdades econômicas e sociais restringem o acesso da população carente aos serviços de saúde particular.

IV. Nas regiões Nordeste e Norte, a população de baixa renda apresenta as piores condições de nutrição, de assistência materno-infantil e sanitária (saneamento básico, coleta de lixo, tratamento de água).

Estão incorretas A) I e III.

B) III e IV.

C) I e II.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.

8. (UPE/PAULISTA) As mudanças na organização do espaço, sob a égide do capitalismo, ocorrem nas esferas econômica, social e cultural, intensificando, desestabilizando as relações entre países, povos e nações. Sobre estas questões, analise as informações abaixo.

I. O estabelecimento de uma nova divisão do trabalho, a partir de divisão territorial de indústrias, em que as de ponta concentram-se nos países centrais ou desenvolvidos.

II. A formação de grandes concentrações financeiras com a hegemonia do capital internacional, com organizações, como FMI, Bird, o Nafta, controlando seu fluxo e realizando operações nos países desenvolvidos.

III. Formação de complexas agroindústrias dominadas por grandes empresas transnacionais (BUNGE, Monsanto, etc) apoiados na biotecnologia, engenharia genética, transgênicos e recentemente na nanotecnologia.

IV. A adesão dos países subdesenvolvidos e periféricos às políticas neoliberais, provocando a desarticulação de setor estratégico, porém aumentando a atuação do Estado e a sua obrigação com políticas sociais clientelistas.

V. A ascensão no mundo pós-guerra fria dos conflitos civilizacionais étnico-religiosos, ou seja, conflitos culturais nações e grupos de diferentes civilizações.

Estão corretos A) II e III.

B) II e IV.

C) IV e V.

D) I, III e V.

E) II, III e V.

9. (UPE/PAULISTA) As migrações como elementos constitutivos do espaço geográfico são essencialmente dinâmicas e apresentam-se, a cada momento histórico, como condição para a realização de diversos processos sociais. Sobres isso, analise as afirmações abaixo.

I. As migrações causadas pelos fatores estruturais que resultam de situações circunstanciais, como crises políticas e econômicas, revoluções e perseguições atingem tanto países desenvolvidos como subdesenvolvidos.

II. O processo de desterritorialização implica no desenraizamento de povos do seu antigo território com perda das referências culturais e dos vínculos afetivos com o lugar.

III. A desintegração do bloco socialista deu origem na Alemanha a uma corrente migratória de retorno, pessoas que viviam fora do país por motivos políticos se reterritorializaram, obtendo melhores empregos e maior qualidade de vida.

IV. As minorias étnicas, grupos minoritários de uma mesma origem, que migraram para outros países e se adaptaram ao novo território e à nova cultura, formaram comunidades chamadas diásporas.

V.O aumento de imigrantes em busca de emprego nas cidades dos países desenvolvidos tem originado: “guetos”, espaços pobres, marginais diferenciados etnicamente e xenofobia.

Estão incorretas

A) II e III.

(8)

B) I e V.

C) III e IV.

D) I, III e IV.

E) III, IV e V.

10. (UPE/CABO DE SANTO AGOSTINHO) O espaço deve ser considerado como um conjunto indissociável de que participam, de um lado, certos arranjos de objetos geográficos, objetos naturais e objetos sociais e, de outro, a vida que os preenche e os anima, ou seja, a sociedade em movimento.

(SANTOS, Milton. p. 26, 1996).

Sobre esta afirmação, podemos entender o espaço, enquanto objeto de estudo da geografia, como I. a sociedade enquanto produto histórico e social sem a influência da base natural.

II. paisagem enquanto expressão de grupo de domínio de poder e as marcas da atuação do homem e sua organização social.

III. a expressão visível de como a sociedade está organizada a partir da apropriação do espaço natural.

IV. a base natural ou física, sem a materialidade do domínio do território.

Está (ão) correta(s) A) I e II.

B) III e IV.

C) II e III.

D) II e IV.

E) I e III.

11. (UPE/CABO DE SANTO AGOSTINHO) A aula de geografia, para qualquer série ou ciclo, jamais pode se sustentar apoiada em uma descrição empírica do espaço ou de outros tempos nem de uma ideologia política ou econômica, devendo percorrer diferentes temas, contextualizando-os com o “aqui” e o “agora” com as relações socioculturais neste e em outros tempos. Nesse sentido, a concepção construtivista no processo ensino-aprendizagem não é possível

A) separar os fundamentos da natureza dos da sociedade, os de “ontem” dos de “agora”, planejar esquemas e situações em que os alunos intervenham na integração, explicar o território que habitam e transferir sua compreensão para o mundo em que vivem.

B) aprofundar o trabalho cartográfico e o exame das imagens e fazer com que o aluno pesquise em fontes plausíveis textos e ilustrações, observando-os com suas diferentes linguagens, interpretações, hipóteses e conceitos.

C) estimular a criatividade do aluno, levando-o a questionar-se e questionar as pessoas sobre a espacialidade e a temporalidade dos fenômenos que pesquisa e descobre.

D) valorizar a expressão do saber por meio de múltiplas linguagens e diversificadas formas de manifestações de competências, desenvolvendo em cada situação de aprendizagem a exploração do que se sabe e do que se pretende saber.

E) estimular um permanente diálogo do aluno com os saberes de seu mundo, sua realidade, suas emoções e sonhos e relacioná-los com a visão de uma geografia que estabeleça a permanente interdependência entre a sociedade e a natureza.

12. (UPE/CABO DE SANTO AGOSTINHO) Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F), para as falsas, no que diz respeito às características da divisão internacional do trabalho.

( ) No período colonial, as metrópoles especializavam-se em indústrias e pesquisa tecnológica, e as colônias ficavam com a tarefa de produzir alimentos, minérios e outras matérias–primas além de bens manufaturados que exportavam para a metrópole.

( ) As relações de dominação e exploração exercidas no passado pela metrópole sobre as colônias são mantidas na atualidade pelos países ricos e industrializados sobre os países mais pobres.

( ) Hoje a divisão equitativa de produção é estabelecida pelos países desenvolvidos ou pelo próprio capitalismo comercial que produzem tecnologia complexa ou sofisticada e vendem ou fornecem aos países pobres.

( ) Uma nova DIT é formada por países que se enquadram como industrializados ou centrais; os industrializados semiperiféricos e os não-industrializados periféricos.

A ordem correta é A) V, V, F e F.

B) F, V, F e V.

C) V, F, V e F.

D) F, F, V e V.

E) V, F, F e V.

(9)

13. (UPE/CABO DE SANTO AGOSTINHO) Na figura abaixo, podemos observar a exploração de uma mina de extração de calcário, que revela

I. ausência de equipamento de proteção do trabalhador, devastação da superfície, perigo de desmoronamento.

II. segurança e jornada de trabalho compatível com a atividade desenvolvida, estabelecimento ou aumento de população a partir do local de mineração.

III. degradação ambiental com retirada da vegetação, erosão na zona de lavra.

IV. devastação da superfície, ruídos gerados pelos equipamentos geradores de energia, alteração dos cursos d´água.

V. formação de poeira e erosão pelo tráfego, diminuição do rendimento, dissecação e desidratação do solo.

Estão corretas:

A) I, II e IV.

B) II, III e IV.

C) I, III e V.

D) I, II e III.

E) I, II, III, IV e V.

14. (UPE/EAD) Nas últimas décadas, a população brasileira vem sofrendo uma redução no ritmo de crescimento populacional, juntamente com a redução da taxa de mortalidade e de fecundidade e o aumento da vida dos indivíduos. Isso se deve a alguns fatores, abaixo relacionados, EXCETO.

A) Mudança de vida das populações que vieram do campo para as cidades.

B) Intenso processo de urbanização ocorrido nos últimos cinquenta anos, acompanhado da melhoria da qualidade de vida.

C) Difusão dos métodos anticoncepcionais, principalmente pela esterilização.

D) Alto índice de violência, principalmente entre os jovens do sexo feminino.

E) A inserção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho.

15. (UPE/VESTIBULAR) “Trata-se de uma medida que fornece o grau de concentração de uma população no território, dada pelo quociente entre o volume total de população da área e sua extensão territorial.”

Essa é a definição de A) Crescimento Vegetativo.

B) Esperança de Vida.

C) IDH.

D) Densidade demográfica.

E) Pirâmide Etária.

16. (UPE/CEPE) Na composição étnica da população brasileira, de acordo com dados oficiais, os três grupos mais numerosos, por ordem são:

A) cafuzo, branco e negro.

B) mulato, caboclo e cafuzo.

C) negro, branco e amarelo.

D) branco, mestiço e negro.

E) branco, negro e caboclo.

17. (UPE/CUPIRA) O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) criou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), para informar as condições socioeconômicas e o bem-estar humano nos países.

Com base nisso, tem-se que

I. o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) leva em consideração: a expectativa de vida, medida pela

longevidade e saúde da população; escolaridade, medida pela taxa de analfabetismo e pelo tempo médio de

escolarização e o PIB per capita, que mede o nível de vida da população.

(10)

II. o Índice vai de um (o melhor) a zero (o pior). O país que apresentar melhoria nesses índices figurará entre aqueles que, de fato, estão em desenvolvimento.

III. a Suécia, Noruega e os demais países europeus, além dos asiáticos, possuem o maior IDH entre os listados no relatório de desenvolvimento humano de 2004.

IV. os países com maior IDH se encontram na América do Norte, na Oceania e no leste Europeu.

V. o IDH da maior parte dos países africanos é considerado baixo.

Estão CORRETOS A) somente I, II e V.

B) I, II, III, IV e V.

C) somente I, III e IV.

D) somente I, II, III e V.

E) somente II e V.

18. (UPE/JABOATÃO) Com o desenvolvimento da globalização e da economia informacional, estão ocorrendo mudanças importantes na vida das pessoas, empresas e nações. Sobre a divisão internacional de trabalho, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

A) A atual divisão de trabalho tem diminuído as desigualdades entre as nações, principalmente em termos tecnológicos, financeiros e comerciais.

B) Os países cuja população tem baixo padrão de escolaridade tendem a ficar cada vez mais marginalizados na atual etapa da expansão capitalista.

C) Na atual divisão internacional do trabalho, milhões de pessoas e vastos territórios estão se tornando sem importância até para serem explorados, ficando à margem dos fluxos globais. Isso tem acontecido com países inteiros e mesmo com áreas dentro de países desenvolvidos.

D) Aos Estados, especialmente dos países subdesenvolvidos, cabe investir prioritariamente em áreas sociais, sobretudo educação e saúde, a fim de que a mão-de-obra tenha preparo para se inserir na nova economia.

E) Os trabalhadores necessitam, cada vez mais, tomar medidas para garantir sua empregabilidade. Uma vez que rareiam os empregos garantidos por toda vida, cabe também aos indivíduos e não, ao Estado ou às empresas prepararem-se para enfrentar essa nova realidade.

19. (UPE/SURUBIM) As disparidades entre o mundo rico e pobre têm como reflexo o aumento da concentração/

centralização do capitados problemas socioeconômicos, principalmente nos países subdesenvolvidos. Como consequências, podem mencionadas, EXCETO

A) crescimento desordenado dos centros urbanos para onde migra a população rural empobrecida e relegada ao abandono.

B) ocorrência do trabalho infantil e superexploração do trabalho da mulher.

C) expansão do emprego formal pela especialização da mão-de-obra natural e migrante.

D) expansão das religiões, entendidas como uma válvula de escape das populações excluídas.

E) inchaço do setor terciário, isto é, predomínio e expansão da População Economicamente Ativa (PEA) neste setor.

20. (UPE/PM) Sobre a população, analise as proposições abaixo.

I. Atualmente, a distribuição desigual da população pela superfície do planeta depende mais de fatores naturais do que de fatores históricos, econômicos e sociais.

II. Em alguns países desenvolvidos, as alterações comportamentais criadas pela urbanização e a melhoria do padrão de vida causaram uma queda acentuada dos índices de natalidade que, em certos períodos, o crescimento vegetativo chega a ser negativo.

III. Nos países desenvolvidos, o percentual da população economicamente ativa no conjunto da população é em torno dos 50%. Já nos países subdesenvolvidos, o número costuma ser maior que 50%, já que muitos jovens e idosos são obrigados a trabalhar.

IV. Nos países desenvolvidos, o crescimento com índice negativo gera problemas, porque, se a expectativa de vida é baixa, e a taxa de mortalidade é alta, aumenta a participação de idosos no conjunto total da população.

Somente está CORRETO o que se afirma em A) I e II

B) II e III.

C) I, III e IV.

D) II, III e IV.

E) III e IV.

(11)

1.C

2.B

3.D

4.B

5.A

6.B

7.C

8.D

9.D

10.C

11.A

12.B

13.C

14.D

15.D

16.D

17.A

18.A

19.C

20.B

Referências

Documentos relacionados

Com a concorrência cada vez mais acirrada, as organizações precisam desenvolver um processo de marketing que utilize ferramentas que potencializem os resultados de suas ações,

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Figura 93 – Variação do perfil da intensidade de amônia formada durante a introdução de H2 na mistura gasosa, obtida na configuração de superfície para diferentes materiais

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

Por meio de uma pesquisa qualitativa com levantamento de dados foi possível verificar que os pesquisadores abordam diversas frentes diferentes em seus trabalhos, que passam

Então eu acho também bacana, Evelyn, de você trazer essa rede colaborativa para esse nível de escola de você trocar com seus pares, que não é aquela coisa nas portas, ficar