• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA - PCE 1. Programa

1.1. Nome do Programa: Complementação Especializada em Geriatria 1.2. Coordenador: Prof. Dr. Wilson Jacob Filho

Titulação: Professor Titular da Disciplina de Geriatria do HC-FMUSP Departamento: Geriatria do HC-FMUSP

1.3. Vice-coordenador: Profa. Dra. Maria do Carmo Sitta

Titulação: Coordenadora de Residência Médica da Disciplina de Geriatria do HC-FMUSP Departamento: Geriatria do HC-FMUSP

2. Colaboradores (indique: nome, titulação ou qualificação, instituição, atividade a ser desenvolvida pelo colaborador e justificativa):

- Prof. Dr. Wilson Jacob Filho, Professor Titular do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP: Supervisão Geral Programa de Complementação Especializada.

- Prof. Dr. Ricardo Nitrini, Professor Titrular da Disciplina de Neurologia Clínica do HC-FMUSP: responsável pelo Serviço de Neurologia no CEREDIC, supervisão da reunião semanal do serviço. - Profa. Dra. Maria do Carmo Sitta, doutora: coordenação do Programa de Complementação Especializada em Geriatria e coordenação e supervisão do estágio de Interconsulta da Disciplina Geriatria do HC-FMUSP.

- Prof. Dr. Cassio Machado de Campos Bottino, livre-docente em Psiquiatria: responsável pelo Serviço de Psiquiatria no CEREDIC, supervisão da reunião semanal do serviço.

- Prof. Dr. José Marcelo Farfel, doutor: supervisão e discussão de casos na Enfermaria de Geriatria do HC-FMUSP.

- Profa. Dra. Letícia Lessa Mansur, livre-docente em fonoaudiologia: supervisão e discussão de casos do ACCA.

- Prof. Dr. Humberto Pierre, livre-docente: diretor da Unidade Clínica de cardiogeriatria do Instituto do Coração, discussões de casos cardiológicos da enfermaria de geriatria.

- Prof. Dra. Theodora Karnakis, especialista em geriatria: médica geriatra do ICESP.

(2)

2

- Dr. Marcel Hiratsuka especialista em geriatria: coordenador da Complementação Especializada em Geriatria: Promoção do Envelhecimento Saudável na Atenção de Saúde Básica do Idoso. coordenação e supervisão do CEDPES.

- Dra. Regina M. Magaldi especialista em geriatria: coordenação da Complementação Especializada em Geriatria: Distúrbios Cognitivos. Coordenadora do ambulatório de Memória do SGHC-FMUSP, coordenação e atividades didáticas do CEREDIC (Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos).

-Dr. Thiago Junqueira Avelino Silva, especialista em geriatria: coordenador da Complementação especializada em Geriatria: Cuidados ao Paciente Idoso Internado, responsável científico pela enfermaria de geriatria do HCFMUSP.

- Dra. Angélica Massako Yamaguchi, doutora em geriatria: coordenação do Núcleo de Atendimento Domiciliar Interdisciplinar (NADI), acompanhamento e discussão dos pacientes atendidos pelo serviço.

- Dra. Carolina Trindade, especialista em geriatria: supervisão e atendimento de pacientes internados no Hospital Dia Geriátrico.

- Dr. Daniel Apolinário, especialista em geriatria: supervisão e discussão dos casos atendido nos Ambulatório de Memória do SGHC-FMUSP.

- Prof. Dr. Alexandre Leopold Busse, especialista em geriatria: coordenador da Complementação Especializada em Geriatria: Programa GEROSAUDE. Supervisão e discussão dos casos atendidos no Ambulatório de Memória do SGHC-FMUSP.

- Me. Douglas Cerqueira Ferdinando, mestre em Saúde Pública: educador físico responsável pelo ACCAPES (Academia do Programa de Desenvolvimento do Envelhecimento Saudável).

- Me. Elci Almeida Fernandes, mestre em nutrição: supervisão e discussão de casos na Enfermaria de Geriatria do HC-FMUSP.

- Dr. Fabio Campos Leonel, especialista em geriatria: coordenação do Núcleo de Atendimento Domiciliar Interdisciplinar (NADI), acompanhamento e discussão dos pacientes atendidos pelo serviço.

- Dra. Flávia Campora especialista em geriatria: supervisão e discussão de casos na Enfermaria de Geriatria do HC-FMUSP.

- Dr. José Antônio Esper Curiati: supervisão e discussão de casos na Enfermaria de Geriatria do HC-FMUSP.

- Dr. José Renato das Graças Amaral: supervisão e discussão de casos na Enfermaria de Geriatria do HC-FMUSP.

- Dra. Juliana Yumi Tizon Kazai, especialista em geriatria: supervisão e atendimento de pacientes internados no Hospital Dia Geriátrico.

- Dra. Keila Tomoko Higa doutora em fisiologia: acompanhamento e discussão dos pacientes atendidos pelo NADI.

- Dra. Lilian Schafirovits Morillo especialista em geriatria: coordenação do Ambulatório de Comprometimento Cognitivo Avançado, supervisão e discussão didática, coordenação do CEREDIC (Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos).

- Dr. Luiz Antônio Gil Jr especialista em geriatria: médico geriatra responsável pelo serviço de geriatria do ICESP.

- Dr. Marcelo Altona especialista em geriatria: supervisão e atendimento de pacientes internados no Hospital Dia Geriátrico.

(3)

3

- Dr. Marlon Juliano Romero Alberti especialista em geriatria: coordenação do Hospital Dia Geriátrico supervisão e atendimento de pacientes internados.

- Dra. Naira Hossepian Sales de Lima Hojaij especialista em geriatria: discussão de casos da Enfermaria de Geriatria do HC-FMUSP.

- Dr. Omar Jaluul doutor em geriatria: visita médica na enfermaria de geriatria do HCFMUSP. - Dra. Muriel Reis especialista em geriatria: supervisão ao atendimento ao idoso internado na Casa Ondina Lobo, e discussões didáticas.

- Dra. Ana Lumi Kanagi, especialista em geriatria: médica geriatra do ICESP.

- Dra. Sumika Mori Lin, especialista em geriatria: supervisão ao atendimento ao idoso com Síndrome de Fragilidade no Ambulatório de Fragilidade do SGHC-FMUSP.

- Me. Rita de Cassia Toledo Pinto, mestre em enfermagem: supervisão e discussão de casos na Enfermaria de Geriatria do HC-FMUSP.

3. Objetivos:

Aperfeiçoar os conhecimentos de médicos geriatras em áreas temáticas da Geriatria, dando oportunidade para aperfeiçoamento de habilidades e capacitação conforme interesses específicos.

4. Atividades:

4.1. Atividades Teórico-Práticas Obrigatórias (descrição e carga horária): PARA TODOS OS PROGRAMAS

- Reunião Geral: reunião de todo o serviço de geriatria, ocorre semanalmente, às quintas-feiras das 8-9:30h, com participação de toda equipe de geriatria e da equipe multidisciplinar, com abordagem de temas de interesse geriátrico e gerontológico.

- Reunião Momento Científico: reunião semanal inserida na Reunião Geral da Disciplina, na qual se apresenta um artigo científico recente de revista de alto impacto com assuntos geriátricos, ocorre as quintas-feiras das 9:30-10h.

A) CUIDADOS AO PACIENTE IDOSO INTERNADO

- Reunião Interdisciplinar da Enfermaria: ocorre semanalmente às quartas-feiras das 11-12h, na Sala de Reuniões da Enfermaria do SGHC com presença de equipe multidisciplinar, sob supervisão da preceptoria.

- Reunião de Cuidados Paliativos: Ocorre semanalmente, às quinta-feira das 13-14h na Sala de Reuniões da Enfermaria do SGHC, sob supervisão do Dr. Ricardo Tavares.

- Reunião de Temas Especiais em Geriatria e Gerontologia: Ocorre semanalmente, das 12-13h com 5 subtemas a seguir: Leitura de Artigos Científicos ( Dra Cláudia Suemoto e Dr Daniel Apolinário), RaadioGeriatria (Dr Manoel Rocha), OftalmoGeriatria (Dr Jaime Roizenblatt), OncoGeriatria (Dra Ana Lumi Kanaji, Dr Luiz Antonio Gil Jr, Dra Theodora Karnakis) e Comunicação (Dra Letícia Mansur e Prof. Wilson Jacob ).

- Reunião de Artigos da Enfermaria: Ocorre semanalmente, às segundas-feiras das 8:30 às 9:30h na Sala de Reuniões da Enfermaria do SGHC, com presença dos residentes, complementandos e supervisores do estágio. Reunião onde são discutidos artigos científicos relacionados aos casos internados, sob supervisão do Dr. José Antônio Esper Curiati.

B) DISTÚRBIOS COGNITIVOS

- Reunião CEREDIC: Ocorre semanalmente, às terças feiras das 11:00 às 12:00 na Sala de Reunião do Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos (CEREDIC) no qual se discutem assuntos e artigos mais relevantes ao conhecimento dos transtornos cognitivos.

(4)

4

- Reunião do Grupo de Assistência Multidisciplinar ao Idoso Ambulatorial (GAMIA): Aula da liga realizada semanalmente as quartas-feiras das 11:30-12:30. Confecção e/ou supervisão da administração de aulas para os alunos da liga do primeiro ao quinto ano da faculdade.

- Seminário do Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável (CEDPES): seminários semanais que ocorrem às terças feiras das 17-18, no qual se discutem artigos e temas mais pertinente à avaliação do idoso funcional de comunidade.

D) EDUCAÇÃO MÉDICA EM GERIATRIA

- Reunião de artigos e andamento das atividades: reunião mensal para discussão de artigo científico sobre educação em geriatria e discussão sobre as atividades realizadas.

E) GERO E-CARE

- Reunião do Site SAÚDE: reunião mensal com participação dos integrantes do site GERO-SAÚDE para discussão de propostas e melhorias para as mídias sociais ligadas ao serviço.

- Telegero: reunião mensal que ocorre na última quinta feira do mês das 8 às 10 horas com participação por videoconferência de diversos Serviços de Geriatria do país para discussão de temas pré-selecionados.

F) ONCOGERIATRIA

- Reunião da Oncologia: Ocorre mensalmente (Dentro das Reuniões em Temas especiais em Geriatria e Gerontologia), com a apresentação de caso clínico e revisão de tema acerca de uma doença oncológica. Apresentada pelo residentes e estagiários de 2o ano da Geriatria

completando da Geriatria sob supervisão dos assistentes do ICESP e Médicos Oncologistas convidados, as terças feiras da 12-13h.

G) PROGRAMA GEROSAUDE

- Participação do Programa GEROSAUDE do HCFMUSP: programa ligado à cultura e extensão do HCFMUSP. O complementando participará das seguintes atividades: UNAPES (Universidade Aberta para o Envelhecimento Saudável), ACAPPES (Academia de Programa de Promoção ao Envelhecimento Saudável), SNTI (Saúde Não tem Idade – ciclo de palestras mensais), GERORESPONDE, oficinas (Jornal GEROSAUDE, AL-ANON, horticultura, informática, alimentação saudável, etc) e Escola GeroSaúde (programa de exercícios físicos e educação em saúde).

4.2. Estágios em serviço (descrição das atividades, carga horária e formas de supervisão): A) CUIDADOS AO PACIENTE IDOSO INTERNADO (estágio de 20h semanais):

- Atendimento médico a pacientes internados no Hospital Dia Geriátrico do HC-FMUSP: estágio com 20h semanais, com supervisão de todos os casos por médicos geriatras assistentes da Disciplina de Geriatria.

- Atendimento médico a pacientes internados na Enfermaria de Geriatria do HC-FMUSP: estágio de 20h semanais, com supervisão de todos os casos por médicos assistentes geriatras da Disciplina de Geriatria.

- Atendimento médico a pacientes internados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo: estágio de 20h semanais em caráter de interconsultas em enfermarias, com supervisão de todos os casos por médicos geriatras.

- Atendimento médico como interconsultor pelo Serviço de Interconsulta da Disciplina de Geriatria do HC-FMUSP: estágio de 20h semanais nas enfermarias do complexo HC, com supervisão de todos os casos por médicos assistentes da Disciplina de Geriatria.

B) DISTÚRBIOS COGNITIVOS (estágio de 20h semanais):

- CEREDIC (Centro de Referência de Distúrbios Cognitivos): estágio com 2 períodos semanais de atendimento no local que conta com disciplinas de neurologia, psiquiatria e geriatria, além de equipe multiprofissional.

- AMI (Ambulatório de Memória do Idoso): AMI (Ambulatório de Memória do Idoso): estágio com avaliação de idosos matriculados no Serviço de Geriatria com suspeita de declínio cognitivo, com atendimento de 1 período por semana, supervisionado por médicos assistentes e colaboradores geriatras.

(5)

5

- AMAC (Ambulatório de Atenção ao Cuidador): programa de atendimento médico de 1 período por semana voltado a questões ligadas ao cuidado, atendimento psicológico em grupo e individual, orientações do serviço social, palestras, treinamento de habilidades do cuidado e relaxamento para cuidadores do SGHCFMUSP, com profissionais convidados (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, musicoterapeutas).

C) PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL (estágio de 20h semanais):

- Ambulatório dos Idosos sem senilidade sistêmica sintomática: atendimento de 1 período por semana de idosos sem comorbidades conhecidas, com objetivo de promoção à saúde no Hospital das Clínicas.

- CEDPES (Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável): estágio de 2 períodos semanais no qual se faz avaliação funcional ao idoso que participa das atividades lúdicas, laborais e físicas oferecidas pelo local.

- GAMIA (Grupo de Atendimento Multidisciplinar do Idoso Ambulatorial): Supervisão de alunos da graduação e residentes de Geriatria no atendimento de 1 período por semana dos idosos do ambulatório pós-GAMIA que tem ênfase em prevenção e promoção a saúde. Supervisão pela dra. Elina Kikuchi.

D) EDUCAÇÃO MÉDICA EM GERIATRIA: (estágio de 20h semanais)

- Atividades pedagógicas para alunos de medicina da FMUSP do 1º ao 5º ano: Disciplina Ciclo da Vida e Geriatria, discussão de casos no Estágio de Geriatria no CSE Geraldo de Paula Souza, aulas de Geriatria para alunos do quinto ano em vários estágios (clínica geral, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestório, ginecologia). Participação como colaborador de conteúdo, monitor e/ou na administração das aulas e supervisão de acompanhamento e avaliação de pacientes geriátricos. - Confecção, realização e correção de provas e feedback aos assistentes do curso realizado. E) GERO E-CARE: (estágio de 20h semanais)

- Aplicação da telemedicina no atendimento e discussão de casos dos pacientes internados na Casa Ondina Lobo, uma instituição de longa permanência, sob supervisão de médicos geriatras da Disciplina de Geriatria.

- Aplicação da telemedicina no atendimento e discussão dos pacientes assistidos pelo Núcleo de Atendimento Domiciliar ao Idoso (NADI), ocorrendo 2x por semana, sob supervisão de médicos geriatras do HCFMUSP.

- Participação nas atualizações e projetos do site GERO-SAÚDE, sob supervisão da equipe responsável.

- Possibilidade de elaboração de projetos em geriatria junto à disciplina de Telemedicina da FMUSP.

F) ONCOGERIATRIA: (estágio de 20h semanais)

- Atendimento médico a pacientes internados (interconsulta em enfermarias) e ambulatoriais (ambulatório de oncogeriatria e pré-operatório) no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo com supervisão de todos os casos por médicos geriatras.

G) PROGRAMA GEROSAUDE: (estágio 20h semanais)

- UNAPES (Universidade Aberta para o Envelhecimento Saudável), ACAPPES (Academia de Programa de Promoção ao Envelhecimento Saudável), SNTI (Saúde Não tem Idade – ciclo de palestras mensais), GERORESPONDE, oficinas (Jornal GEROSAUDE, AL-ANON, horticultura, informática, alimentação saudável, etc).

- Fórum mensal com idosos (primeira segunda feira do mês) para discussão das demandas dos idosos do Programa GEROSAUDE. Reunião a cada 2 meses para discussão sobre o andamento do Programa GEROSAUDE.

- Escola GeroSaúde programa de exercícios físicos e educação em saúde realizado na AAAOC. – 4.3. Seminários (programa e carga horária):

Seminários em Geriatria: os Seminários são aulas de revisão sobre temas e artigos científicos importantes em Geriatria, sob supervisão da preceptoria (atividade opcional).

Horário: 4as feiras das 11:00 às 12:00h.

Local: Anfiteatro Berilo Langer (Instituto Central do HC-FMUSP).

(6)

6

CEDPES (Centro de Promoção para o Desenvolvimento do Envelhecimento Saudável), localizado na rua Cerro Corá 1203, Lapa, atendimento médico aos idosos do local, assim como acompanhamento de atividades voltado à Promoção do Envelhecimento Saudável, e realização de seminários.

- GERO E-CARE:

Instituição de Longa Permanência Casa Ondina Lobo, localizado, localizado na Rua Regina Badra 47, Santo Amaro com supervisão de todos os casos por médicos geriatras.

4.5. Atividades Optativas (descrição e carga horária máxima):

- participação nas demais atividades da disciplina não contemplados no programa, com carga horária máxima de 4 horas semanais.

4.6. Outras Atividades Programadas (descrição):

- Reunião Científica: reunião que ocorre semanalmente, às quintas-feiras das 7-8h, onde são apresentados os projetos de pesquisa em elaboração por membros do serviço, abrindo-se para discussão os objetivos e métodos empregados, visando, assim, ao aprimoramento da pesquisa.

5. Bibliografia:

1) Demências: enfoque multidisciplinar. Brucki, S.R.O; Magaldi R.M; Morillo, L.S; Carvalho I; Perroco T.A; Bottino C.M; Filho W.J; Nitrini R. 1ª Edição. Editora Atheneu 2011

2) Geriatria e Gerontologia básicas. Filho WJ; Kikuchi EL. 1ª edição, Editora Elsevier, 2011.

Hazzard’s - Geriatric Medicine and Gerontology. Halter, J.B.; Ouslander, J.G.; Tinetti, M.E.; High, K. P.; Asthana, S. Sixth Edition. Mcgraw-Hill Companies, 2009

3) Tratado de Geriatria e Gerontologia - 4ª Ed. 2016 - Freitas, Elizabete Viana De; Py, Ligia. 4) Banco de artigos da preceptoria - http://bancomomentocientifico.blogspot.com.br/

6. Forma(s) de Avaliação do aluno e critérios para aprovação:

1) Arguição, análise de curriculum vitae e entrevista, levando em consideração para critério de aprovação:

- Instituição de ensino de origem do candidato: ser conhecida como um centro formador, assistencial e de pesquisa científica, possuir hospital universitário, estágios supervisionados, oferecer internato de 2 anos.

- Instituição de Residência ser reconhecida pelo CNRM, reconhecida como centro formador, assistencial e de pesquisa científica de graduação e fornecer programas de pós-graduação senso lato e senso estrito.

- Desempenho durante a Graduação e Residência Médica.

- Participação em estágios assistenciais supervisionados em geriatria. - Publicações e pesquisa científica.

- Participação em cursos de atualizações e congressos - Línguas estrangeiras.

- Participação em atividades não relacionadas diretamente à profissão - Avaliação de postura e comunicação durante entrevista

- Avaliação de comprometimento e interesse ao programa

3) Resultado será divulgado no dia

22/12/2016

no site www.gerosaude.com.br e será definido pela ordem de classificação e pela escolha de preferência ao programa a ser cursado.

7. Período e Carga horária do Programa:

(7)

7

Duração (anos): 1 ano com possibilidade de prorrogação para mais 2 anos. Carga Horária Total: 960 horas

Carga Horária Semanal: 20 horas

8. Requisitos e outros dados para ingresso:

Número de Vagas:

10

vagas a serem distribuídas pelos programas.

Pré-requisito: Graduação em Medicina reconhecida pelo MEC e Residência Médica em Geriatria reconhecida pelo CNRM.

Período de Inscrição e Seleção: Inscrições

01/11/2016 a 11/12/2016

. Entrevista e análise de curriculum vitae

13/12/2016

8-12h no endereço Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar 155, Prédio dos Ambulatórios, 8 andar Bloco 8, NAPEGG (Núcleo de Apoio a Pesquisa e Ensino em Geriatria e Gerontologia).

Forma(s) de Seleção: arguição + analise de curriculum vitae + entrevista.

9. Investimento: 9.1. Taxas e parcelas:

Taxa de Inscrição (estabelecida pela CCEx-FMUSP, conforme Regimento do PCE em vigor)  R$ 250,00

Taxa de Matrícula (estabelecida pela CCEx-FMUSP, conforme Regimento do PCE em vigor)  R$ 450,00

Nº e valor de parcelas/mensalidade: 1 salário mínimo mensal com isenção para residentes de geriatria formados no HC-FMUSP.

9.2. Isenções

Há previsão de isenção? Sim ( X ) Não ( )

Tipo de isenção: Total ( X ) Parcial ( ) _________________________________________ Quantas? Máximo de 12 (vide critério para isenção)

Qual o critério para isenção? Ter realizado Residência em Geriatria no HCFMUSP.

(8)

8

Conselho do Departamento __________ _______________________________________________ Data Carimbo e Assinatura

Referências

Documentos relacionados

atual contrato com a Unimed Inconfidentes, entre eles: (i) desdobramento da negociação atual; (ii) definir receita para o custeio de taxas e despesas de manutenção do

O lucro líquido da Taurus Armas ficou em R$ 279,5 milhões no quarto trimestre de 2020, um crescimento de 12,6 vezes ante o ganho de R$ 22,1 milhões no mesmo período do ano

9 Determinar a composição química e física do corte da carcaça, estimar a composição corporal, bem como estimar as exigências líquidas de energia e proteína para ganho de peso

em Movimento para Todos" que reune as diversas iniciativas para a sensibilização da excelente qualida- de da água da rede, a opção pelo consumo da água da torneira, o

Quantidade de cobre depositada em diferentes zonas dos bardos, numa vinha instalada em patamares, utilizando a versão original do pulverizador.. Departamento de Fitotecnia e

Em seguida os cabos de aço (em nº de 4) deverão ser instalados nas alças apropriadas do chassis e com os comprimentos necessários, a cada tipo de

Antes de conectar a placa Módulo de Gerenciamento e Supervisão Multilink à base da cenrtal, você deve configurá-lo de acordo com o equipamento de porteiro eletrônico utilizado.

Quando o sistema de recuperação de energia está funcionando, este sistema by-pass faz com que o óleo passe através do trocador de calor de recuperação de energia e