• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

________________________________________________________________________

SISTEMA SUPERVISÓRIO

CONTEMP VIEW FULL

Versão 1.0

M

ANUAL DE

I

NSTALAÇÃO E

(2)

Índice

3. INSTALAÇÃO DE REDE DE INSTRUMENTOS E CONTROLADORES ...3

CHECK-LIST DE INSPEÇÃO DE RECEBIMENTO...4

4. INSTALAÇÃO DO HARDWARE...4

4.1 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE INSTALAÇÃO DO HARDWARE...4

4.2 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE...4

4.4 CHECK-LIST DE INSTALAÇÃO DA PLANTA E TESTE FUNCIONAL ...4

5. SENHA DE ACESSO A INICIALIZAÇÃO...4

6. CRIAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SISTEMA ...4

7. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA...4

(3)

1. Objetivo

Auxiliar na Instalação dos Equipamentos e configuração rápida do Sistema Supervisório.

2. Escopo

Manual com exemplos de aplicação e montagem.

3. Instalação de Rede de Instrumentos e Controladores

Um exemplo de interligação, entre o mestre e 31 controladores CPM, é mostrado na figura abaixo:

3.1 ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO:

A transmissão é assíncrona, efetuada através das portas de comunicação serial COM de qualquer PC ou note book. Esta é do tipo mestre-escravo, sendo a comunicação sempre iniciada pelo supervisório, que endereça um controlador e permite a este o envio de uma única resposta. Um controlador não faz qualquer transmissão que não tenha sido solicitada pelo Supervisório, portanto o sistema trabalha por varredura, verificando as variáveis de cada aparelho habilitado, um a um, de forma cíclica. Para diminuir este tempo de varredura é necessário o aumento da velocidade de comunicação em rede (desde que os aparelhos conectados suportem maior velocidade e possam ser configurados para tal), ou a melhoria do desempenho do computador que está sendo utilizado.

Figura 01_____________________ Esquema de ligação dos Controladores

(4)

3.2 CARACTERÍSTICAS GERAIS: • Sinal elétrico com padrão RS485.

• Protocolo de comunicação: Modbus RTU

• Ligação através das portas de comunicação COM padrão RS-232 com conversor para RS-485

• Rede a 2 fios entre 1 mestre e até 31 controladores em topologia barra mento, podendo ter repetidores a cada 31 controladores, até um total de 128 aparelhos na linha.

• Máxima distância de ligação permitida: 500 metros. • Comunicação assíncrona

• Endereço selecionável: 1 a 247

• Velocidade selecionável: 9600, 19200, 38400, 57600 bps. • Paridade selecionável: par, ímpar, nenhuma.

• Número de bits de dados: 8 • Número de stop bits: 1 • Time out. do sistema: 500ms • Número de tentativas: 2

3.3 LIGAÇÕES ELÉTRICAS: INTERFACE RS-485 D+: Linha bidirecional de dados (“positivo”).

D -: Linha bidirecional de dados invertida (“negativo”).

3

3.4 CABEAMENTO DA REDE RS-485:

Devemos utilizar cabos próprios para comunicação RS-485. Isso é muito importante, pois o uso de outros tipos de cabos permite a maior absorção de ruídos e interferências na comunicação.

Indicamos o uso do cabo KMP AFD 1P x 24 AWG que é um cabo comum no mercado, e de características de qualidade comprovada para este tipo de comunicação industrial. Possui uma malha de folha de alumínio para proteção contra ruído, além de ser transado, o que também diminui o ruído.

A fiação deverá ser feita em topologia barra mento (“varal”), ligando-se sempre no mesmo cabo todos os controladores em paralelo. Não se deve em hipótese alguma fazer derivações e emendas de cabos que permitam a obtenção de mais que duas pontas na rede. Para efetuar tal derivação é necessária a aquisição de dispositivos

(5)

repetidores de rede RS-485. Aconselhamos a utilização do CC485 fabricado pela Contemp para a repetição do sinal da rede, permitindo a distribuição em outras topologias, além de proporcionar o isolamento galvânico entre as redes.

O aterramento da malha deve ser feito somente num ponto da rede e de preferência junto ao computador. A malha de terra não deve ser ligada em nenhum controlador da rede.

Para melhorar a relação sinal ruído aconselhamos o uso de tubulação independente, somente para comunicação de dados, e que não passe próximo a aparelhos com freqüência e potência elevados, ou seus cabos, como é o caso de inversores de freqüência ou Soft-Starts para acionamento de motores.

A utilização de resistores de terminação também se faz necessário para uma comunicação veloz e de boa qualidade. Aconselhamos como regra geral a utilização de dois resistores de terminação, um em cada ponta da rede, no valor de 330 Ohms por ¼ de Watt, que tem a finalidade de absorver o ruído elétrico da rede. Outros valores também podem ser utilizados nas terminações, dependendo do nível de ruído. O valor mínimo para os resistores é de 240 Ohms e o valor máximo é de 500 Ohms. Abaixo ou acima destes valores alguns drivers de RS-485 passam a perder eficiência na comunicação.

Como medida preventiva, a conexão entre a rede e o computador deverá ser feita com um conversor de RS-232 para RS-485 com isolação galvânica a fim de proteger o computador e a rede ethernet da empresa contra eventuais acidentes elétricos na rede RS-485. Aconselhamos a utilização do CC485 fabricado pela Contemp para a conversão, permitindo a distribuição de até 31 controladores em rede RS-485 com topologia de barra mento, além de proporcionar o isolamento galvânico entre a rede e o computador.

Este conversor também é usado como repetidor de rede RS-485, pois possui um segundo canal de entrada de comunicação. Portanto o conversor CC485 Contemp possui dois canais de entrada, um RS-232 e outro RS-485, e um canal de saída RS-485.

Assim é possível fazer a expansão da rede para mais que os 31 controladores que o sinal RS-485 permite. Pode-se também implementar derivações e ramificações da rede principal com qualidade, além de permitir a distribuição em outras topologias de rede.

Vale ressaltar que para cada extremidade do cabo de comunicação, é necessário a colocação do resistor de terminação.

O esquema ilustra bem a instalação necessária:

Figura 02_____________________ Esquema de ligação detalhado

(6)

Observe que o shield (malha de proteção contra ruído) é ligado apenas no conversor CC485 e não deve ser ligado nos aparelhos, porem deverá ser continuado até o último controlador ou repetidor da rede. Caso haja necessidade, aterre o shield no terminal do conversor.

Os resistores de terminação deverão ser conectados sempre nos terminais do conversor e do último controlador ou repetidor da rede, não devendo sobrar fiação depois deste último dispositivo.

Para redes com até 31 aparelhos, recomendamos a utilização da Rede Simplificada e para redes com mais de 31 aparelhos, recomendamos a utilização da Rede Completa, o qual deverá ser feito com todos os cuidados apresentados e segundo o Esquema de Ligação Detalhado.

Um exemplo simples de interligação, entre o mestre e 31 aquisitores AQC, é mostrado na figura abaixo:

CHECK-LIST DE INSPEÇÃO DE RECEBIMENTO

- uma caixa contendo manuais do software - uma caixa com CD de instalação e um hardkey - um conversor de sinal CC485 (Contemp)

- CPU Industrial, mouse, monitor e kit multimídia. - licença Windows, licença Office.

Figura 03_____________________ Esquema de ligação dos Aquisitores

Lembre-se sempre de evitar a passagem dos cabos próximos a dispositivos de potência que gerem alta freqüência, como é o caso de inversores e soft-starts de motores.

(7)

4. Instalação do Hardware

4.1 Descrição do processo de Instalação do Hardware

- Certifique-se que a chave de alimentação do computador está na posição adequada (110/220 v); em seguida conecte-a tomada.

Ligue o computador e certifique-se que o computador iniciou corretamente; caso tiver senha, certifique-se que a senha é de um “administrador local”.

4.2 Descrição do processo de Instalação do Software

- Retire da caixa o Hard Key e conecte-a porta paralela da CPU do computador; caso houver uma impressora, conecte o cabo da impressora no “Hard Key”, em seguida conecte o “Hard Key” na porta paralela da CPU do Computador.

Retire o CD Contemp View, e coloque-o no Drive de CD-Rom.

Ao abrir os arquivos do CD-ROM, clique duas vezes seguido no ícone Contemp-View em seguida seguir os passos de instalação.

1º Execute o Instalador.

2º Instala ou repara o Net Framework. 3º Reinicializa a máquina.

4.3 Configuração dos Instrumentos

Três parâmetros devem ser observados para realizar a comunicação serial:

1- Endereço de comunicação do controlador: Cada controlador deve ter um endereço único, sem repetição em nenhum aparelho da rede e de preferência seqüencial, iniciando do número um (1) até o último da rede. Isto facilita na identificação a configuração do supervisório.

2- Velocidade de comunicação: Todos os controladores devem estar com a mesma velocidade, recomenda-se Baud Rate igual a 9600.

3- Paridade da comunicação: Todos os controladores devem estar com a mesma paridade, recomenda-se deixar “sem paridade”.

Obs.: parâmetros vide manual do equipamento

IMPORTANTE: A senha do computador deve ser de administrador local, e todos que acessarem o sistema supervisório devem usar esta senha, caso contrário o sistema supervisório pode não funcionar corretamente.

(8)

4.4 Check-list de instalação da planta e teste funcional

- Certifique-se que a rede possua no máximo 32 equipamentos, caso ultrapasse será necessário um repetidor de sinal.

- Certifique-se que todos os equipamentos estão ligados e funcionando corretamente. - Certifique-se que os equipamentos estão configurados com a mesma velocidade de comunicação (baud) e Paridade iguais.

- Certifique-se que os equipamentos na rede estão configurados com endereços diferentes.

- Certifique-se que não há equipamentos na mesma rede, com endereços repetidos (iguais) na rede, pois pode ocasionar erros de comunicação.

- Certifique-se que os cabos da rede de comunicação estão ligados na polaridade correta (fio vermelho ligado ao D+ e fio transparente ligado ao D-), nos controladores ou Aquisitores.

- Certifique-se que os cabos da rede de comunicação estão ligados na polaridade correta (fio vermelho ligado ao D+ e fio transparente ligado ao D-), nos conversores de sinais CC485 (Contemp).

- Certifique-se que a rede de controladores ou rede de Aquisitores estão ligados corretamente conforme manual do equipamento.

- Certifique-se que os conversores de sinais CC485 (Contemp), estão ligados na tomada.

5. Senha de acesso a inicialização

- Usuário: Engcliente

- Senha: ( definido pelo cliente na inicialização)

Obs.: o usuário “Engcliente” tem a permissão de acesso a todas as configurações e telas, (senha administrador do Sistema).

- Usuário: Sistema

- Senha: ( não possui senha de acesso)

Obs.: o usuário “Sistema” tem a permissão somente de visualização.

Caso o usuário que está operando o sistema não movimentar o cursor do mouse ou não executar nenhuma função por 5 minutos o software mudará para usuário “Sistema”, assim o usuário é obrigado a entrar com a senha novamente.

(9)

6. Criação dos usuários do sistema

Somente o usuário “Engcliente” e o grupo “Supervisão”, tem a permissão de criar e excluir usuários, ver botão “Segurança” no menu “Configuração do Sistema”; “Avançada”.

7.

Configuração do sistema___________________________________

Clique no ícone para iniciar a configuração.

*Configuração Avançada

CCS (Código de controle do Sistema): os 5 (cinco) primeiros dígitos, identifica quantas alterações foram feitas na “Tela de Descrição” e outros 7 (sete) dígitos a contagem das modificações efetuadas nas demais configurações.

Este código é gerado no inicio da instalação, toda vez que é alterado um parâmetro; posteriormente deverá ser impresso como uma documentação, toda vez que for alterado, devera ser atualizado e impresso, essa impressão irá conter toda a configuração do Sistema, caso houver a necessidade de reinstalação.

Site: Local onde se encontra o Sistema Supervisório. Nos relatórios será impresso o site garantindo a confiabilidade do documento gerado.

*Somente acessada quando o usuário for Engcliente!

Engenheiro: Usuário habilitado no Sistema

* CCS–00017–0000360: Código de Controle do Sistema Engenharia de Sistema: Site (local onde está instalado o

software) Figura 04

A configuração de alguns parâmetros incorrerá na regeneração de alarmes já reconhecidos, ou seja, ao acessar o menu de configurações parâmetros(Geral, Descrição,Relatório e Equipamento), se acaso existir um alarme já reconhecido o alarme voltará a ser como alarme em ocorrência, mesmo que anteriormente já estivesse reconhecido.

(10)

Toda vez que clicarmos em qualquer um destes botões ele pedirá uma justificativa GMP(Good Manufacture Praticies) e ao sair é salvo automaticamente as modificações.

Botão Empresa

Nesta Tela devemos colocar o cabeçalho do Relatório, no campo empresa (nome da empresa) e no campo Site (Local onde se encontra instalado o Sistema Supervisório).

No campo logotipo, podemos escolher a figura a ser inserida em todo software; exceto na barra de menu (Tamanho da figura sugerido 100x60 pixels).

Botão Segurança

Através de check, podemos escolher quais as características e funções que cada grupo pode executar (Personalizado 1 e Personalizado 2).

Podemos aumentar as atribuições a esse grupo. Para tanto basta clicar e acrescentar mais funcionalidades a esse grupo.

Botão Geral

Tempo de gravação

Nesta tela podemos escolher o tempo de gravação dos relatórios (PDF/CSV) e dos Gráficos de Tendências.

Exemplo: Se selecionarmos o intervalo de tempo a cada 1 hora, os relatórios em (PDF e CSV) farão a coleta de dados a cada 1 hora, o mesmo ocorre com o gráfico; a cada 1 hora é plotado um ponto, ou seja; caso ocorra uma variação na variável monitorada em um intervalo inferior à 1 hora o gráfico não registrará, teremos segmentos de reta interligadas por pontos.

Tipo de Alarme

Podemos escolher entre Sonoro ou Mensagem de Voz.

- Sonoro: as mensagens de alarme já estão pré-definidas e não há como alterá-las. - Mensagem de Voz: Através do software Contemp-Voice, poderemos escolher as falas dos alarmes, dando ao usuário a melhor maneira de alertá-lo sobre os problemas.

(11)

Utilizando o Contemp-voice:

Clicando em mensagens, e posteriormente no menu raiz e selecionarmos o equipamento a ser configurado, podemos escrever até 32 caracteres, incluindo os espaços; temos também a opção de nos informar, qual o equipamento (falará qual é o equipamento em alarme), o estado (no menu Descrição feita na parte de “Descrição do alarme”) e valor da variável (exemplo: quanto estava a temperatura naquele momento do alarme), para isto basta clicar nas opções desejadas como mostra a figura abaixo.

Botão SMTP Server

Configurações do e-mail no servidor

Botão endereços configuração dos endereços de e-mail dos grupos de alarmes, ou seja, cada grupo será representado por um e-mail ou grupo de e-mails, até o limite de 96 caracteres.

Backup

Módulo de backup fornecerá, nas configurações avançadas, a possibilidade de escolha de duas pastas de destino e duas pastas de origem. Para melhor exemplificar segue abaixo o descritivo da funcionalidade destas pastas:

Figura 04_____________________ Tela do Contemp Voice

No menu propriedade podemos escolher os intervalos entre uma fala e outra.

Figura 05_____________________ Tela do Contemp Voice

(12)

Destino: Para estas pastas serão enviadas todos os dias às 00h00min os arquivos do dia que se passou, cabe ao usuário (ou administrador de rede) a manutenção nestas pastas.

Destino 1: Destino 2:

Botão descrição

No campo “Descrição:” podemos digitar os nomes dos TAG (Identificação do equipamento em campo) de acordo com a sua necessidade

Através dos botões “Próximo/Anterior”, podemos selecionar o equipamento desejado e alterar sua descrição ou podemos acessar pelo botão “procurar” que fica no final da linha exemplo no Equipamento 1 será o “Indicador de temperatura da câmara frigorífica”.

Campo “Unidade:” podemos digitar qualquer unidade de engenharia exemplo ºC. Campo “Descrição do Alarme 1:” neste campo descrevemos qual texto deve ser apresentado quando ocorrer um evento de alarme, ou quando estiver usando “Mensagem por voz”, o software apresenta a descrição. Exemplo quando ocorrer o acionamento do alarme 1, aparecerá na descrição do alarme “Alarme 1 ativo”.

Configuração Comunicação:

Para esta configuração deve-se seguir o manual do equipamento. Certifique-se que todos os equipamentos da mesma rede de comunicação estão com a mesma configuração.

Exemplo: os equipamentos de protocolo de comunicação padrão Modbus RTU. Todos os equipamentos deverão estar ligados na mesma rede e na mesma porta de comunicação do computador.

Figura 06_____________________ Tela de Comunicação

(13)

1. Comunicação: selecione o Protocolo Modbus RTU para os equipamentos CPM-45; CPM-49; IPM-94; PXR; A202 e 03 ou ASCII (Proprietário) para 01 e AQC-05.

2. Selecione a porta COM (Porta de comunicação do Protocolo COM1 a COM10). Este deve ser uma para cada tipo de protocolo, exemplo: para Modbus RTU (COM 1; baud rate 9600; data bits 8; Stop bit 2 e paridade nenhuma) para ASCII Proprietário ( COM 2; baud rate 9600; data bits 8; stop bit 1 e paridade nenhuma).

3. Selecione o Baud Rate (Taxa de Transferência dos Dados 9600/19200/38400/57600).

4. Selecione o Data Bits (5/6/7/8) 5. Selecione o Stop Bits (1/2)

6. Selecione a Paridade (Par/Ímpar/Desligado)

7. Para finalizar clique para salvar as alterações, lembrando em sempre salvar quando houver qualquer alteração nos parâmetros.

Configuração Equipamento:

È um assistente de configuração, onde se tem a possibilidade de fazer passo a passo que é o recomendado, pois a probabilidade de erros é menor, ou ir diretamente ao ponto onde se faz necessário à alteração.

1. Clique no ícone ,em seguida abrirá uma tela contendo os equipamentos disponíveis para configuração.

Figura 07__________________________ Tela Configuração de Equipamentos

(14)

2. Selecione o equipamento desejado e clique em OK.

No local endereço, coloque o número do endereço do equipamento na rede conforme configurado em campo.

Em seguida Selecione o modelo do equipamento a ser configurado.

Note que o campo Canal está inativo.

Após selecionar o equipamento e colocar o endereço clique no botão . Em seguida aparecerá a tela para escolher a casa decimal dos equipamentos, essa configuração deve ser exatamente como configurado no equipamento em campo se acaso as configurações estiverem diferentes o software não registrará corretamente.

IMPORTANTE: este campo Canal somente estará disponível caso o equipamento selecionado seja o modelo (A202; 01; 03 e AQC-05), pois estes equipamentos possuem a capacidade de até 8 (oito) canais de entrada (A202, AQC-01 e AQC-03); ou 8 (oito) canais de Saída no modelo AQC-05; lembrando que cada canal representa um equipamento na rede.

IMPORTANTE: todos os equipamentos deverão ter os endereços de comunicação diferentes um dos outros o ideal é colocar os equipamentos com os endereços na seqüência, exemplo: equipamento 1 seu endereço na rede será 1, equipamento 2 endereço 2 e assim sucessivamente.

Figura 08_________________________ Tela configuração de Equipamentos

(15)

Escolha quantas casas decimais, de acordo como configurado no equipamento em campo, em seguida clique no botão .

Obs.: Somente o display corresponderá a casa decimal

selecionada,(relatórios,gráficos e Tela Studio serão sempre com 3 casas decimais). Figura 09_____________________

Tela configuração casa decimal

Figura 10________________________ Tela configuração tempo de atualização

(16)

Nesta Tela você pode escolher a velocidade atualização da leitura, quanto menor o tempo mais rápido estará atualizando a leitura do campo; lembrando que este tempo de atualização está limitado na velocidade de resposta do equipamento e a quantidade de equipamentos na rede (limitado no mínimo 100 ms e no máximo 9999 ms).

Este campo nos possibilita direcionar, quais pontos devem ser mais importantes na atualização de informações na tela, podendo assim colocar tempos diferentes para diferentes equipamentos, em seguida clique no botão .

Nesta tela podemos configurar qual será o som dos alarmes, através do ícone podemos testar o som selecionado para cada tipo de alarme.

Temos também a opção de habilitar ou desabilitar os alarmes e envio de e-mails. Caso esteja configurado corretamente no software Contemp View a configuração do servidor de e-mail da empresa, após esta configuração clique no botão .

Configuração Estilos

Figura 12_____________________ Tela configuração de Estilos

Figura 11_________________________ Tela configuração Alarme

(17)

Esta Tela nos permite montar os Estilos de amostragem dos Gráficos, Alarmes, Bargraph e Tela Studio.

Gráficos_____________________________________________________________ Clique no botão para configurar o Estilo de amostragens dos gráficos; ao clicar neste botão aparecerá o Assistente para Configuração de Estilos:

Botão cria um novo Estilo de Gráfico .

Figura 13_____________________ Tela configuração Estilos

Figura 14__________________________ Tela configuração Modo Gráfico

(18)

Nesta Tela podemos configurar em qual direção as penas devem registrar as leituras, chamado Modo Gráfico: Esquerda/Direita; Direita/Esquerda; Baixo/Cima; Cima/Baixo.

Em seguida Clique em .

Nesta Tela podemos escolher uma das 16 (dezesseis) cores disponíveis para cada pena, habilite a cor desejada clicando nela, logo aparecerá uma nova Tela.

Clique no botão ou nos botões (esquerda ou Direita) e selecione o equipamento a ser monitorado.

Figura 16__________________________ Tela configuração de Equipamentos Figura 15__________________________

(19)

Selecione a variável a ser monitorado (PV, SP, MV, SP ALR1, SP ALR2); após clique em Salvar.

Em seguida clique no botão .

No campo “Nome do Estilo:” Dê um nome ao estilo gráfico criado.

Em seguida clique em .

Figura 17_________________________ Tela configuração Nome do Estilo

Figura 18__________________________ Tela de confirmação do estilo

(20)

Nesta Tela teremos a visualização do Estilo criado, contendo o numero de penas habilitados, a cor das penas, a direção do gráfico e o nome do Estilo criado.

Se estiver tudo de acordo com o esperado clique em “Concluir” caso contrário, clique em “Voltar”.

Ao concluir aparecerá a mensagem “Estilo cadastrado com sucesso!”. Em seguida retornará ao inicio de configuração do Estilo.

Alarmes_____________________________________________________________ Clique no botão para configurar o Estilo de amostragens dos Alarmes. Ao clicar neste botão aparecerá o Assistente para Configuração de Estilos:

Botão cria um novo Estilo de Leitura dos eventos de Alarmes.

Figura 19_____________________ Tela configuração Estilos

Figura 20__________________________ Tela configuração Grupo de Alarme

(21)

O Estilo dos alarmes pode ser feito individualmente ou por grupos exemplo: 1-16 este estilo lhe mostrará apenas os alarmes dos equipamentos (1 ao 16) desde que não estejam desabilitados; caso queira inserir aparelhos específicos pode ser feito (1-16,25,36,64) ou seja o grupo 1 ao 16 e os equipamentos 25, 36 e 64.

Efetuado a escolha clique em .

Nesta Tela podemos escolher entre a opção “Todos os Alarmes”; “Alarmes de Comunicação”(somente os alarmes de comunicação deste grupo aparecerá com este Estilo) ou Alarmes 1 e 2 (somente os alarmes 1 e 2 deste grupo aparecerão com este Estilo).

Clique em .

No campo “Nome do Padrão:” Dê um nome ao estilo gráfico criado. Em seguida clique em

Figura 21__________________________ Tela configuração de Alarmes

Figura 22__________________________ Tela de confirmação de Alarme

(22)

Nesta Tela teremos a visualização do Estilo criado, o nome do Estilo criado, qual o grupo de Alarmes e qual é o tipo de alarme (Todos alarmes: Alarmes de comunicação ou Alarmes 1 e 2).

Se estiver tudo de acordo com o esperado clique em “Concluir” caso contrário, clique em “Voltar”.

Ao concluir aparecerá a mensagem “Estilo cadastrado com sucesso!”. Em seguida retornará ao inicio de configuração do Estilo.

(23)

Bargraph_____________________________________________________________ Clique no botão para configurar o Estilo de amostragens dos gráficos em forma de Barras, ao clicar neste botão aparecerá o Assistente para Configuração de Estilos:

Botão cria um novo Estilo de Gráfico em forma de Barras.

Figura 23_____________________ Tela configuração Estilos

Figura 24_______________________ Tela configuração Modo Bargraph

(24)

Dentre as opções, podemos escolher a opção Vertical ou Horizontal. Clique em

Selecione quantas penas desejar e clique em PV para selecionar o equipamento Clique na barra para selecionar a cor

Em seguida aparecerá uma palheta de cores para escolhermos a cor da barra do bargraph nela podemos mesclar cores ou usar as cores padrão.

Clique em “Mín.” para escolher a mínima escala a ser mostrada no gráfico em seguida clique em “Máx” para escolher o máximo da escala a ser visualizada.

Figura 26

Figura 27 Figura 25_______________________

(25)

Clique em. .

No campo “Estilo:” Dê um nome ao estilo Bargraph criado.

Em seguida clique em .

Figura 28___________________ Tela de configuração de Escala

IMPORTANTE: A escala gráfica por padrão será sempre com 3 (três) casas decimais!

Figura 29__________________________ Tela Nome do Estilo

Figura 30__________________________ Tela de confirmação Estilo Bargraph

(26)

Nesta Tela teremos a visualização do Estilo criado, o nome do Estilo criado, qual o Modo de exibição do Bargraph e a Escala de visualização.

Se estiver tudo de acordo com o esperado clique em “Concluir” caso contrário, clique em “Voltar”.

Ao concluir aparecerá a mensagem “Estilo cadastrado com sucesso!”. Em seguida retornará ao inicio de configuração do Estilo.

Tela Studio___________________________________________________________ Nesta opção podemos escolher um desenho ou uma foto no formato (*.jpg e *.bmp) para descrever um processo ou planta.

Clique em para configurar, ao clicar neste botão aparecerá o Assistente para Configuração de Estilos:

Botão cria um novo Estilo.

Figura 31_____________________ Tela configuração Estilos

Figura 32___________________________ Tela Inclusão de Imagem

(27)

Clique no botão e procure a imagem desejada, pode ser um desenho ou foto; selecione a imagem desejada, em seguida clique no botão Próximo.

Nesta tela clique no botão logo aparecera à mensagem que você possui no máximo 16(dezesseis) displays “somente é possível à visualização” não sendo permitido nenhuma interação com o processo.

Clique no botão sim, e no canto superior esquerdo aparecerá um numero “0” (zero).

Figura 33_______________________ Tela com foto selecionada

Figura 34_______________________ Tela com foto selecionada

(28)

Clique neste número e arraste até a posição desejada, ou se preferir você pode digitar as posições X e Y, basta dar um duplo clique no número e aparecerá uma nova janela de opções.

Temos também a possibilidade de escolher a cor da variável e definirmos qual a variável a ser monitorada, colocando um check em plano de fundo, podemos ou não obter fundo preto nas variáveis; caso queira deletar a variável criada, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o display e clique em deletar.

Note também que toda vez que se passa a seta do mouse sobre a variável, ela nos indica qual equipamento esta sendo monitorado e qual a variável deste equipamento.

Figura 35_______________________ Tela configurações do display

Figura 36_______________________ Tela com foto selecionada

(29)

Ao fim clicamos em próximo e escolhemos o nome do estilo criado para esta tela Studio.

Em seguida clique avançar para visualizarmos o resultado do novo estilo criado. Em seguida clique em concluir.

Configuração Segurança:

No campo “Grupo:” podemos escolher a qual grupo o operador vai pertencer (Administração; Operação; Personalizado 1; Personalizado 2; Supervisão e Visualização), e quais suas permissões onde estas já estão pré-definidas.

Administração: Este grupo será o que tem total permissão (tudo menos configurações avançadas) com relação aos usuários comuns.

Figura 37_______________________ Tela Nome do Estilo

Figura 38_______________________ Tela de Visualização do Estilo

(30)

Operação: Permite ao usuário atuar em todas as telas de operação e modificar todos os valores possíveis.

Visualização: Caso o cliente deseje criar um usuário exemplo: ”VISITANTE” este grupo é o ideal. Este grupo, como o nome indica, só permite a visualização.

Supervisão: Permite ao usuário atuar em todas as telas de operação, modificar todos os valores possíveis em operação e dá acesso às telas de configuração exceto as de equipamentos e parâmetros de comunicação. .

Personalizado 1 e 2: Este grupo serve para que o usuário se sinta livre ao configurar o nível de acesso. É responsabilidade do ENGCLIENTE configurá-lo e a escolha de qual grupo este usuário deva participar.

Observe que cada grupo tem uma permissão diferente, escolha o grupo em que este usuário melhor se encaixe.

Caso nenhuma das opções citadas, não se encaixe ao perfil desejado, podemos personalizar um grupo (Personalizado 1 ou Personalizado 2).

Selecionado o grupo, basta apenas colocar o nome de usuário.

Posteriormente, quando o usuário for entrar no sistema supervisório pela primeira vez , este lhe pedirá que se cadastre uma nova senha, a partir daí esse usuário fará parte do grupo do Sistema Supervisório.

Também há possibilidade, de desabilitar o usuário, basta clicar no check “habilita usuário” e salvar as modificações.

IMPORTANTE: É obrigatório o uso de letras maiúsculas, minúsculas e números (alfanuméricos) e a quantidade de caracteres deve ser igual ou superior a oito (8) dígitos e o tempo de expiração da senha é de setenta (70) dias a partir da data de criação.

Figura 39_______________________ Tela Cadastro de usuário

(31)

Configuração Relatório:

Relatório pdf

No campo “Imagem (Capa):” podemos colocar uma figura ou logotipo da empresa, na capa do relatório.

Podemos gerar relatórios em *.pdf protegido por senha. Podemos ter a opção de colocar a Marca D’água da Contemp.

Relatório csv

Podemos escolher os separadores ou colocarmos outro qualquer (sugestão “; “).

Após as modificações clique em salvar. 8. Calibração dos Instrumentos

Certifique-se que as configurações no software (porta de comunicação, baud Rate e protocolos de comunicação) estão como o esperado veja no menu “Comunicação”. Habilite os equipamentos na rede conforme “Manual de Operação” item 4 “Rede de equipamentos.

Se estiver tudo certo, podemos verificar que as luzes verdes do conversor CC485 (Contemp) piscarão alternadamente indicando comunicação e os Leds de Tx/Rx nos controladores também estarão piscando.

Figura 40_______________________ Tela Configuração do Relatório

(32)

Verifique se os tags (Identificação do Equipamento) conferem com o endereço físico (“ADDR” parâmetro configurado no equipamento) e o local desejado.

Verifique se os valores da tela coincidem com as indicadas em campo.

Verifique se ao mudar os parâmetros tipo (set-point) o mesmo é alterado em campo, no equipamento (CPM45; CPM49; IPM94 ou PXR4).

Certifique-se que todas as variáveis de campo estão de acordo com a leitura no computador, para isto clique no ícone de “Display” e confira ponto a ponto todas as variáveis (SP, MV, SPAL1 e SPAL2) se coincidem com a s variáveis apresentadas no display.

Para testar a funcionalidade, altere os valores de “Set Point” na Tela de display do “Sistema Supervisório Contemp-View” no computador e verifique se no campo no endereço correspondente houve a mudança de “Set Point” conforme efetuado “Set Point” na Tela de display do “Sistema Supervisório Contemp-View”.

(33)

REGISTRO DE REVISÕES

Data Rev. Conteúdo Elaboração Aprovação

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do produto é contribuir com os profissionais neonatologistas e nutricionistas na prática clínica com o recém-nascido de risco, durante a terapia

afastamento integral no período de 08/10/2011 a 15/10/2011, sem prejuízos de seus vencimentos e demais vantagens da função, para participar do VI Congresso Internacional de Pesquisa

Os resultados da pesquisa evidenciam que, apesar do crescente número de empreendedores, o que traz contribuições mais significativas à economia do país são os

Isto oferece-nos muitas oportunida- des diferentes para poder estar com a equipa da Jiuzhou e aprender mais sobre a sua vasta gama de produtos além de poder ver as suas novas

A Unidade da UFMS interessada em celebrar Convênios, Acordos de Cooperação, Acordos de Cooperação de Estágio Obrigatório e Não-Obrigatório, Acordo de

Curso de Formação em Mediação Familiar e Mediação em contexto de Julgados de Paz (formato B-Learning ) De 3 de Setembro de 2021 a 2 de Abril de 2022 O Procedimento de

Hydrangea arborescens radix 38 g † Althaea officinalis radix 38 g † Eupatorium purpureum radix 38 g †.. † ADH

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE MOTOCICLISMO Catarinense de Velocross 2013.