• Nenhum resultado encontrado

Quais são as dimensões das figuras geométricas planas?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quais são as dimensões das figuras geométricas planas?"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

As figuras geométricas são representações criadas por uma série de pontos, como linhas, superfícies e sólidos de uma forma, tamanho e localização específicos.

Portanto, se queremos representar a reta, o ângulo, o quadrado ou o tetraedro, por exemplo, fazemos isso com os seguintes conjuntos de pontos (contornos) ou figuras.

Quais são as dimensões das figuras

geométricas planas?

Certamente você conhece as figuras geométricas planas, então hoje vamos falar sobre figuras geométricas sólidas, também conhecidas como formas geométricas ou sólidos. Essas figuras têm três dimensões: comprimento, profundidade e altura. Ou seja, essas figuras têm volume e podemos dizer que ocupam um lugar na sala.

Que formas tridimensionais existem na

geometria plana?

Na geometria plana, as formas bidimensionais são formas planas e formas fechadas como círculo, quadrado, retângulo, diamante, etc. Na geometria sólida, as formas tridimensionais são cubo, cuboide, cone, esfera e cilindro.

Figuras geométricas planas

Vamos conhecer um pouco sobre as diferentes figuras geométricas planas e entender cada uma delas de acordo com seus formatos.

(2)

Separamos algumas das figuras geométricas planas e vamos tentar conhecer um pouco mais sobre cada uma delas, de forma simples e tentar dominar este assunto.

(3)

A equipe do Minhas Atividades agradece a todos os professores e educadores que ajudam a fazer deste o maior portal de material de ensino do Brasil.

Quadrado

Quadrado é um quadrilátero onde todos os quatro lados e ângulos são iguais e os ângulos em todos os vértices iguais a 90 ° cada.

(4)

Esta figura é uma das mais comuns encontradas no nosso dia a dia.

Qual é a definição de um quadrado?

Um quadrado é uma figura geométrica plana composta por quatro lados e que

necessariamente possui as seguintes propriedades: quatro lados congruentes e quatro ângulos retos.

Que ângulo é um quadrado?

Como cada ângulo interno de um quadrado é 90º, desenhar as diagonais nos dá ângulos de 45º.

Qual é o valor de cada ângulo interno do quadrado?

(5)

Qual é a soma dos ângulos internos de um quadrado?

A soma dos ângulos internos de um quadrilátero regular é 360 °. Por exemplo, o quadrado tem 4 ângulos retos, 4 x 90 ° = 360 °.

Triângulo

Triângulo é um polígono formado por três lados e consiste em três arestas e três vértices.

Além disso, a soma de seus ângulos internos é igual a 180.

Como você define um triângulo?

Os triângulos são figuras geométricas compostas por três segmentos de linha reta que se encontram nas extremidades. Portanto, eles são polígonos com três lados, três ângulos e

(6)

três cantos. Um triângulo é um polígono com três lados e é necessariamente uma figura plana cujos lados são segmentos de linha reta.

Quais são os três tipos de triângulos?

A) Um triângulo equilátero é aquele cujos ângulos medem 90º. B) Um triângulo isósceles tem todos os lados diferentes. C) Um triângulo agudo tem exatamente um ângulo agudo.

Qual o comprimento dos lados de um triângulo?

Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180º e os ângulos são iguais, se dividirmos 180º por 3 obtemos ângulos de 60º. Portanto, os ângulos internos do triângulo equilátero são sempre 60 °.

Em que elementos consiste um triângulo?

Os elementos de um triângulo são: mediana, altura, bissetriz, incentivo, baricentro e ortocentro. Os triângulos são compostos de lados, vértices, ângulos internos e externos.

Círculo

O local de todos os pontos a uma distância fixa de um ponto central de referência é chamado de Círculo.

(7)

Círculos estão em nossa vida o tempo todo, basta olhar em volta e vamos encontrar vários exemplos.

Como você encontra a área de um círculo?

A área total de um círculo é proporcional ao tamanho do raio e pode ser calculada usando a expressão π * r², onde π é 3,14 e r é a medida do raio do círculo.

Como o diâmetro é medido?

Se você souber o raio do círculo, multiplique por 2 para obter o diâmetro. O raio é a distância do centro do círculo até a borda. Por exemplo, se o raio de um círculo é 4 cm, o diâmetro é 4 cm x 2 = 8 cm. Quando você souber a circunferência do círculo, divida por π para obter o diâmetro.

(8)

Retângulo

Um quadrilátero que tem seus dois pares de lados opostos iguais em comprimento e ângulos internos são os ângulos retos.

A Maior parte dos smartphone escolheu este formato então ele passou a ser super comum em nosso dia a dia.

Como saber se o perímetro é a área de um retângulo?

A fórmula para encontrar a área de um retângulo é A = c * l. A fórmula para encontrar o perímetro de um retângulo é P = 2 * (c + l). Nas fórmulas acima, A é a área, “P” é a circunferência, “c” é o comprimento e “l” é a largura do retângulo.

(9)

Quantas linhas existem nas laterais do retângulo?

Retângulos são figuras geométricas planas que possuem quatro lados compostos por segmentos de linha reta e quatro ângulos retos. Um retângulo é um quadrilátero cujos ângulos internos são corretos.

Diamante

Outra das formas geométricas de quatro lados é o diamante, esta forma é igual ao losango, mas em um posicionamento igual.

A forma do diamante não costuma ser vista regularmente, então normalmente você não vai ver uma a sua volta.

(10)

Qual é a forma geométrica do diamante?

Em geometria, um músculo deltóide (antes de AO 1990: músculo deltóide) ou uma pipa é um quadrilátero com dois pares disjuntos de lados congruentes adjacentes (em oposição a um paralelogramo cujos lados congruentes são opostos).

Como é calculada a área de uma pipa?

Portanto, como sabemos os comprimentos das diagonais, ou seja, os tamanhos das hastes que usamos para construir uma pipa de diamante / peixe, calculamos rapidamente a área: multiplicamos os dois comprimentos e depois dividimos o produto por 2.

Pentágono

Definição do Pentágono. Um pentágono é um polígono com 5 lados e 5 ângulos. A palavra “pentágono” é composta por duas palavras, a saber, Penta e Gonia, que significa cinco ângulos.

(11)

Todos os lados de um pentágono se encontram de ponta a ponta para formar uma forma.

Como são calculados os ângulos internos de um

pentágono?

A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2) * 180 °, onde n = o número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo, você deve dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.

Quanto vale a soma dos ângulos internos de um

Icoságono?

O Ikosagon é um polígono de 20 lados. A soma de todos os lados de um ícone sempre resulta em 360 graus. Portanto, a medida do ângulo externo de um icoságono regular é de 18

(12)

Hexágono

Definição de hexágono, o que é um hexágono? Da mesma forma que um octógono é definido como tendo 8 ângulos, uma forma hexagonal é tecnicamente definida como tendo 6 ângulos.

o que significa que (como você pode ver na imagem acima) que a forma hexagonal é sempre uma forma de 6 lados.

Como é calculada a área de um hexágono?

Um hexágono é um polígono regular de 6 lados. Podemos dividir este polígono em 6

triângulos idênticos. Então, para encontrar a área desse hexágono, apenas encontre a área de um dos triângulos e multiplique o resultado por 6.

(13)

Qual é a soma dos ângulos internos de um hexágono?

Polígono: hexágono regular (n = 6). a) Encontre a soma de seus ângulos internos. … 180 ° → Si = 720 ° A soma dos ângulos internos de um hexágono regular é 720 °.

Heptágono

Um heptágono é um polígono que possui sete lados. É uma figura fechada com 7 vértices. Um heptágono também é chamado às vezes de Septágono.

m geometria, a forma que é limitada por pelo menos três linhas retas ou pelo menos três ângulos internos é chamada de polígono.

(14)

Qual o ângulo central de um Heptagono?

O heptágono, traçando-se um segmento que une os vértices ao meio dos lados opostos, fica dividido em sete triângulos isósceles, cujo ângulo central é o determinado acima º 51 , 428571 … º o que resulta em ângulos de º 64 , 28572 … º adjacentes aos lados do heptágono.

Qual é a medida de cada canto de um heptágono?

O ângulo interno de um heptágono é de aproximadamente 129 °; A dimensão do ângulo interno do hexágono é 120 °.

Octógono

Um octógono é um polígono formado por 8 lados. Tem oito ângulos. Octógono = Octa + gon, onde octa significa oito e gon significa lados

(15)

Existem 20 diagonais em um octógono, conforme mostrado abaixo.

Que tipo de octógono?

Inscrito no mesmo círculo está um octógono convexo regular com dois vértices em um eixo vertical de simetria e um octógono em forma de estrela com os mesmos vértices, que é orientado como uma bússola.

O que é um octógono irregular?

O significado de octógono faz parte do campo da geometria e descreve o polígono que possui oito lados e, portanto, possui oito ângulos internos e oito ângulos externos. … Em seguida, os valores são somados e o número revelado é a circunferência do octógono irregular.

(16)

Como é calculada a área do octógono?

A área do polígono regular, uma figura com lados e ângulos congruentes, é o produto de seu semiperímetro e seu apótema.

Nonagono

Um Nonagon ou um Eneagono é um polígono com nove lados e nove ângulos.

O termo ‘Nonagon’ é um híbrido da palavra latina ‘nonus’ que significa nove e a palavra grega ‘gon’ significa lados.

Como é calculada a circunferência de um Eneagono?

(17)

cada lado deste Eneagono, temos que dividir a circunferência (soma de todos os lados) por 9.

Qual é o tamanho de um Eneagono?

a) Um Eneagono normal tem 9 lados. Então, o valor de n é 9. a = 140 °. Portanto, o ângulo interno de um Eneagono regular é 140 °.

Coração

Embora não seja uma das Figuras geométricas planas mais clássicas, o coração é sim um plano e pode ser colocado em nossa lista.

(18)

Tudo para a sala de aula

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre as Figuras geométricas planas e quer continuar encontrando ainda mais material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e tenha tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

Momento de Compartilhar Experiências 2 2 mercado projetor 2 tecnologia 2 execução 2 imple- mentação. Por que sua organização é relativamente

lFERNANDO RODRIGUES DA SILVA e ERICA PEREIRA DE LIMA, sendo o preten- dente: solteiro, caminhoneiro, nascido em 11.07.1982, natural de São José dos Campos - SP, residente em Jacareí

O caso é que essa questão estética não parece ter feito diferença para os olhos do mercado, pois o HB20 permaneceu entre os automóveis mais ven- didos do Brasil?. Em agosto, o

De fato, esse declínio acentuado do trabalho infantil levou a um quadro no qual 70% das crianças brasileiras pertencem a grupos socioeconômicos em que a

figuras geométricas básicas: retas, semi-retas, segmentos, ângulos, triângulos, polígonos,.. circunferência

Conte quantas figuras de cada formato foram utilizadas para cobrir totalmente o hexágono preto e digite nos espaços.. a

Para o conteúdo específico de área e perímetro das figuras geométricas planas, o PCN propõe como objetivo para o terceiro ciclo que os alunos estabeleçam relações entre

Deve-se notar que a figura verde pode ser decomposta em três figuras geométricas simples: um quadrado e dois retângulos (destacados pela linha vermelha).!. Na