• Nenhum resultado encontrado

O Nº. 2 O Volume I O 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Nº. 2 O Volume I O 2013"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESTÁGIO DE VERÃO DA ADKVR….1

TORNEIO ADKVR ………..2

KARATE PARA TODOS ... ……….4

O Nº. 2 O Volume I O 2013

ADKVR

Associação Distrital de Karate de Vila Real

NEWSLETTER

Com a participação de mais de uma centena de atletas, decorreu no passado fim-de-semana no Pavilhão de Desportos de Vila Real, o estágio da Associação Distrital de Karate de Vila Real.

Estágio de Verão de Karate da ADKVR

Todas as escolas desta associação estiveram presentes, numa iniciativa que começou com um minuto de silêncio em homenagem ao presidente da Federação Nacional de Karaté Portugal (FNK-P), João Salgado, que nos deixou no passado dia 3 de Junho.

Com a participação do Vice-presidente da Federação de Karate de Portugal, (FNK-P) que nos acompanhou durante todo o dia neste estágio, foram também distinguidos todos os atletas que este ano obtiveram resultados nos Campeonatos Regionais e Nacionais. Recordamos que este ano, e à semelhança dos anteriores, o Ginásio Clube de Vila Real teve Campeões Regionais e Nacionais, assim como atletas que representaram o nosso país na seleção nacional no Campeonato do Mundo Sénior em Paris, Campeonato da Europa Cadetes Júnior e Sub21 na Turquia e no Campeonato da Europa Sénior na Hungria. Entre os resultados Regionais e Nacionais, o GCVR conseguiu 1 Campeão Nacional e 26 pódios, o que valida mais uma excelente época para este Clube.

O estágio deste fim de semana, foi orientado pelo Sensei Paulo Vilela Azevedo 4º Dan e Lino Silva 3º Dan, serviu para mais uma vez mostrar que, para além dos resultados, esta modalidade continua a ser emergente, devido aos valores que incute nos atletas, assim como a disciplina e respeito pelos seus pares. A nível técnico, foi excelente o desempenho de todos aqueles que se propuseram para o respetivo exame de graduação, destacando mais dois cintos negros que saíram deste estágio fazendo um exame com distinção.

Estão de parabéns todos os atletas que participaram nesta iniciativa que, como é habitual, demonstrou a boa organização de uma modalidade que prima pela formação de jovens com caráter e de comportamentos que trazem mais-valias para a nossa sociedade.

A ADKVR congratula-se com o êxito e alcance deste estágio agradecendo a todos os intervenientes.

A aula aberta programada para o dia 9 no Parque Corgo, foi cancelada por motivos meteorológicos, ficando assim agendada para quarta-feira dia 19 às 19h onde toda a família e amigos podem participar.

Estas iniciativas contam com o apoio da Autarquia de Vila Real com quem esta associação tem um protocolo.

Parabéns para todos!

(2)

Ana Madureira e Jorge Castro na Seleção Nacional

Atletas do Ginásio Clube de Vila Real representam as cores de Portugal no Campeonato da Europa

No seguimento do excelente trabalho realizado até à data, e que colheu os seus frutos com a participação, pela primeira vez, de uma atleta da ADKVR no Campeonato do Mundo de Karate, em Paris, Ana Madureira e Jorge Castro foram convocados para representar Portugal no Campeonato da Europa.

Jorge Castro, estreante nas lides internacionais, participou no Campeonato da Europa de Juniores, Cadetes e Sub21, que teve lugar na Turquia.

Infelizmente, perdeu no primeiro embate contra o francês Laugier, não havendo posteriormente possibilidade de ser repescado.

Por sua vez, Ana Madureira participou no Campeonato da Europa Sénior, na Turquia. A primeira eliminatória foi com a atleta grega Evdoxla Kosmidou, que viria a perder com a francesa Alexandra Recchia que se sagrou campeã europeia, e assim Ana Madureira não foi repescada ficando a grega em 3º lugar.

Mais uma vez, estes resultados espelham o sustentado e meritório trabalho que se desenvolve no seio da ADKVR

Disputou-se no dia 14 de abril, o Torneio da Associação Distrital de Karate de Vila Real, com apoio do Município, no Pavilhão dos Desportos de Vila Real, um evento cheio de alegria para os atletas e famílias presentes.

Este torneio, que contou com a partição de cerca de 100 atletas da ADKVR, foi para alguns uma primeira abordagem ao mundo da competição. Ao longo da tarde desenrolaram-se as provas de kata e kumite dos vários escalões participantes: a saber, Infantis, Iniciados e Juvenis. Todas as provas demonstraram o ótimo nível em que se encontram os karatecas da ADKVR, sendo tal mais visível nas finais dos respetivos escalões.

Para além da forte adesão do público, este torneio contou com a presença da mascote Oki que presenteou todos os atletas com momentos de alegria. A ADKVR agradece a todos os participantes e público presente.

Torneio ADKVR:

um sucesso!

(3)

Disputou-se no dia 4 de Maio o Campeonato Nacional de Karate, nas categorias de Infantis, Iniciados e Juvenis.

O Ginásio Clube, depois de conseguir apurar a maior comitiva de sempre para os Nacionais (dezasseis), conseguiu trazer para a nossa cidade seis pódios, a saber:

Pedro Azevedo 3º lugar Kata Infantil Masculino Carolina Soares 3º lugar Kata Infantil Feminino Laura Pires 3º lugar Kata Juvenil Feminino Ana nobre 3º lugar Kumite Juvenil -55kg Sofia Costa 3º lugar Kumite Juvenil -45kg Laura Pires 3º lugar kumite Juvenil -40

Salientar ainda a excelente prestação de Pedro Pereira 7º lugar e Sérgio Bastos que perdeu o combate que lhe iria dar o lugar mais baixo do pódio, ficando em 5º.

Pode-se considerar excelente a prestação de todos os que estiveram nos nacionais, a prova maior da Federação Nacional de Karaté.

Estão abertas excelentes perspetivas para os próximos anos, tendo em vista os resultados alcançados este ano. A participação dos atletas do Ginásio nas provas Regionais e Nacionais, pode afirmar-se que foi de grande nível, afinal, esta época fica marcada por 26 pódios distribuídos entre regionais e nacionais, 1 campeão Nacional, a chamada à seleção de atletas do Ginásio para o Campeonato do Mundo (Sénior) em Paris, Campeonato da Europa Sub21 na Turquia e Campeonato da Europa (sénior) Budapeste, Hungria.

Os resultados desta época espelham na perfeição a qualidade do Karaté praticado, que é bem o reflexo do trabalho desenvolvido na secção de Karaté do GCVR.

Ginásio Clube de Vila Real com 6 pódios no Campeonato

Nacional de Karate

No dia 10 de Março decorreu, em Loulé, o Campeonato Nacional de Karate Sénior, o patamar mais elevado do Karate nacional, com a presença dos melhores atletas do Continente e Ilhas.

O Ginásio Clube de Vila Real esteve, uma vez mais, presente com os seus atletas. Ana Madureira, que carregou o peso da responsabilidade de ser este ano campeã nacional, transportou para dentro do tatami esse sentimento, arrecadou um 3º lugar.

Jorge Castro, atleta que nos representou no campeonato da europa na Turquia, também não esteve ao seu melhor nível, notando-se que por estudar em Aveiro, faltou ritmo de treino para este campeonato.

Semelhante situação aconteceu com Carla bento, atleta do Ginásio mas a estudar no Porto.

Bárbara Vasconcelos, esteve bem melhor que nos regionais, notando-se um crescendo de forma, por neste momento treinar com assiduidade no Ginásio Clube, visto que agora estuda e treina em Vila real, por isso ficou na repescagem anterior ao jogo que dava acesso a um lugar no pódio.

Foi uma prova importante, onde se podem tirar algumas ilações para o futuro. No entanto, todos demonstraram um grande nível, apesar de só a Ana Madureira ter ido ao pódio.

Ana Madureira: 3º lugar no

Campeonato Nacional Sénior de Karate

Mais uma chamada ao Torneio de Seleções, pelo 2º ano consecutivo, de um atleta da ADKVR, mais concretamente do Ginásio Clube de Vila Real. Trata-se de António Manso, que representou a Seleção Norte no dia 14 de Abril, na Maia.

António Manso – Torneio das Seleções

(4)

Karate do GCVR em grande no Torneio Internacional de Vila das Aves

Teve lugar no dia 26 de Janeiro, em Santo Tirso, o grande Torneio Internacional de Vila das Aves, uma prova apoiada pela Federação Nacional e que conta sempre com a participação de atletas estrangeiros

dinâmica de combate, e trabalho de treino, ganhando muitos combates e deixando para traz adversários de outros países.

Destaque também para Sofia Costa que perdeu na final da pool com uma atleta italiana e, na repescagem para o terceiro lugar, perdeu por 3-2. Outros atletas estiveram na mesma situação ganhando a respetiva pool, mas perderam na repescagem, caso de Pedro sousa, perdeu com um luxemburguês, e Floor Weustink.

Também o atleta Duarte Morais que foi até ao final da sua pool e perdeu para um atleta de Olhão, deixou neste torneio boas referências para as provas que se avizinham.

Mais uma vez estão de parabéns, todos os que tem desenvolvido este trabalho magnífico na modalidade de Karate do GCVR.

Estágio de Inverno da ADKVR

No passado dia 3 de Fevereiro, teve lugar o Estágio de Inverno da Associação Distrital de Karate de Vila Real, no Pavilhão dos Desportos de Vila Real.

Este evento contou com a participação de mais de 120 atletas das escolas do distrito inscritas nesta associação, sendo que alguns tiveram a oportunidade de realizar os seus exames para mudarem de graduações.

Os atletas estiveram sob a orientação dos sensei Paulo Vilela – 4º Dan e Lino Silva – 3º Dan, tendo sido abordados conteúdos referentes ao shiai Kumite.

Na parte da manhã de domingo, e depois do treino que começou às 11h, tiveram lugar os exames, dando oportunidade aos atletas examinados de demonstrarem os seus atributos karatecas. Na parte da tarde, deu-se continuidade aos aspetos focados na sessão da manhã.

À semelhança de outros estágios, imperou o espírito de amizade e de festa numa atividade que esta época pautou pelo bom desempenho nas provas oficiais da Federação Nacional de Karate Portugal, bem como a nível internacional.

A ADKVR congratula-se com o êxito e alcance deste estágio agradecendo a todos os intervenientes.

Este ano, cerca de 1000 atletas, 104 Clubes, equipas de Andorra, Espanha, Itália, Luxemburgo e Portugal estiveram presentes no Pavilhão de Santo Tirso numa prova bem organizada, e mais uma vez com destaque para os atletas do GCVR, que de novo estiveram num grande nível. Destaque para o 2º lugar de Laura Pires, que ganhou a pool e depois ao defrontar uma atleta italiana na final perdeu pela margem mínima de 3-2. Henrique Carvalho, Carolina Borges e Inês Nobre arrecadaram um belíssimo 3º lugar, sempre demonstrando muita dinâmica de combate, e trabalho de treino, ganhando muitos combates e deixando para traz adversários de outros países.

Destaque também para Sofia Costa que perdeu na final da pool com uma atleta italiana e, na repescagem para o terceiro lugar, perdeu por 3-2. Outros atletas estiveram na mesma situação ganhando a respetiva pool, mas perderam na repescagem, caso de Pedro sousa, perdeu com um luxemburguês, e Floor Weustink.

Também o atleta Duarte Morais que foi até ao final da sua pool e perdeu para um atleta de Olhão, deixou neste torneio boas referências para as provas que se avizinham.

Mais uma vez estão de parabéns, todos os que tem desenvolvido este trabalho magnífico na modalidade de Karate do GCVR.

(5)

Caro João, amigo..., meu amigo, mas amigo de todos... por o que conheci de ti, amigo da grande família do karaté, do desporto, de todos os que chegavam perto de ti...enfim. Homem bom, grande, líder, e aglutinador de opiniões, e sentimentos.

És daqueles que vais fazer muita falta, mesmo muita, e cada dia que se vai passar, mais se vai dar conta.

Tiveste nos últimos anos uma tarefa difícil, e ninguém melhor que tu tornaste-a fácil, foste um grande Presidente.

Saudades João, Saudades... Descansa em paz.

Karate Nacional de luto

Karate para todos – Aula aberta

No passado dia 19 de junho decorreu a aula aberta Karate Para Todos, no Parque Corgo, que revelou ser um fantástico evento, cheio de bom humor, diversão, espírito de família e karate à mistura.

Esta aula, que inicialmente estava marcada para o dia 9, contou com uma ajuda de São Pedro, que deu tréguas aos últimos dias de tempo chuvoso, permitindo as condições perfeitas para a prática de atividade física.

A aula esteve a cargo do sensei Paulo Azevedo (4º Dan), e contou com a grande participação dos atletas da ADKVR, acompanhados pelos seus familiares (pais, avós, irmãos, tios, entre outros) e amigos. Sempre cheia de boa disposição, a aula permitiu uma primeira abordagem ao mundo do karate, onde os filhos tomaram o lugar dos familiares e amigos que os acompanharam, ensinando-os e corrigindo-os ao longo da sessão.

A ADKVR congratula-se com a grande adesão obtida e com o espírito de entreajuda e alegria que sempre estiveram presentes.

(6)

Gichin Funakoshi, nasceu a 10 de Novembro de 1868, em Okinawa. Iniciou o seu treino com o sensei Azato Anko e, paralelamente, aprendeu karate-jutsu com o sensei Itosu Anko.

Ambos os mestres ficaram impressionados com a sua nobreza de carácter.

Ao longo dos anos continuou com o seu treino e desenvolveu ainda mais as suas incríveis habilidades. Em 1922, quando já tinha 54 anos de idade, apresenta o karate-jutsu de Okinawa ao Japão e foi um estrondoso sucesso. Excitado pela oportunidade de promover a arte marcial, o sensei Funakoshi, começou a ensiná-la em Tóquio para estudantes de Okinawa.

Em 1922, publica um livro intitulado “Ryukyu Kempo Karate”, com um conteúdo que não era apenas fresco e novo, mas que também se encontrava fantasticamente bem escrito, o que de imediato criou uma propagação do karate sem precedentes.

Sensivelmente na mesma altura, com o encorajamento do seu professor de Budismo, o sensei Funakoshi iniciou a prática do Zen.

Após meditar sobre o ensinamento budista “A forma é o vazio e o vazio é a forma”, compreendeu a sua relevância para o ensino da sua arte marcial. Perante isto, procedeu à alteração dos caracteres da palavra karate de kara + te (“chinesa” + “mão”) para kara + te (“vazia” + “mão”).

Em 1929, após muita análise e reflexão, também modifica o nome karate-jutsu (“arte marcial da mão chinesa”) para karate-do (“a via do karate” ou “a via da mão vazia”). De seguida, definiu as Vinte Máximas do Karate e estabeleceu uma grande filosofia assente nesta arte marcial.

Por fim, a via do karate encontrou-se a ela mesma, e estava a ganhar popularidade por todo o Japão. O número de pessoas que desejavam iniciar a prática crescia diariamente – de forma tão célere que tornou-se difícil encontrar um local para praticar. Assim, em 1939, o sensei Funakoshi construía o dojoShotokan”, construção que foi totalmente financiada por si. “Shoto” era o pseudónimo literário que utilizava quando desenhava caligrafia e escrevia poesia e significa “Pinheiros Ondulantes” (reporta-se ao som do vento quando sopra entre os pinheiros).

Por esta altura, o sensei Funakoshi já ensinava karate bastante tempo, pelo que clubes de karate começaram a ser fundados em diversas instituições de ensino superior um pouco por todo o Japão.

Durante os raides aéreos da Segunda Guerra Mundial, o dojo Shotokan foi destruído e o crescimento do karate deparou-se com um impasse. Contudo, após a guerra, os seguidores de Funakoshi reagruparam-se e em 1949 formaram a Japan Karate Association (JKA – Associação Japonesa de Karate), com Gichin Funakoshi como Mestre Supremo.

A 10 de Abril de 1957, o Ministro da Educação reconheceu oficialmente a JKA, e esta por sua vez tornou-se uma entidade legal.

Meros 16 dias depois, aos 89 anos de idade, o sensei Funakoshi viria a falecer. Foi realizado um enorme serviço fúnebre público no Ryogoku Kokugikan (conhecido como Salão Nacional do Sumo), onde mais de 20 mil pessoas compareceram, incluindo nomes famosos que vieram apresentar as suas condolências.

Em honra da memória do Sensei Funakoshi, foi erigido um monumento no Templo Enkakuji, em Kamakura. Todos os anos, no dia 29 de Abril, aquando do Festival Shoto, membros da JKA visitam-no como forma de prestar homenagem.

GICHIN

FUNAKOSHI

(7)

ADKVR - Associação Distrital de Karate de Vila Real - Todos os direitos reservados. © Siga-nos no: Facebook - http://adkvr.weebly.com/ - Youtube

Com o apoio de:

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá