• Nenhum resultado encontrado

Projeto Banzeiro: Nossa Dança, Nossa.Cultura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Banzeiro: Nossa Dança, Nossa.Cultura"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Projeto Banzeiro: Nossa Dança, Nossa.Cultura

Gabriel Luiz Pereira da Silva1, Italo Fernandes da Costa Melo2, Valmir Cidade Fonseca3 , Rocele Arliane Silva de Oliveira,4 Rubia Maria Farias Cavalcante5

1Estudante do Curso Integrado em Administração – IFAM. e-mail:Gabriel.silva@gmail.com 2Estudanete do Curso Subsequente em Meio Ambiente - IFAM. e-mail: ítalo.melo@gmail.com 3Estudanete do Curso Subsequente em Informática – IFAM. e-mail: Valmir.fonseca@gmail.com

4Estudanete do curso de EAD em Agente Comunitário de Saúde – IFAM e-mail:rocele.oliveira@gmail.com

5Professora de Artes, Especialista em Cultura e Criação – IFAM – e-mail: farias .rubia@gmail.com

Resumo: O Projeto Banzeiro: Nossa Dança, Nossa Cultura busca a formação de um grupo de dança no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas-Parintins. Destina-se a oferecer oficinas direcionadas a dança. O projeto visa desenvolver as atividades como meio de estimular a prática cultural, educativa e social do educando é realizado pelos alunos do IFAM/ Campus Parintins sobre a orientação das Professoras de Artes, em que trabalha a necessidade de conhecimento e valorização da dança no meio escolar de maneira criativa. O projeto é desenvolvido através de atividades acadêmicas regulares e extensivas trabalhos voltados para o núcleo de artes e vem assumindo um importante papel no meio escolar, levando os discentes a conhecerem o seu corpo, compreenderem as relações que são estabelecidas entre o fazer, o conhecer, o interpretar e o apreciar dança. O município de Parintins, devido se apresentar num cenário com uma cultura rica do bois -bumbais Caprichoso e Garantido tem oportunidade de desenvolver modalidades artísticas diversas entre elas a Dança que é trabalhada ao som de ritmos variados e vem sendo apresentado no espaço escolar, na comunidade parintinense, nas cidades circunvizinhas e até mesmo em evento nacional. As mostras rítmicas, as experiências pessoais dos alunos com as informações de outras produções em dança criou-se no Instituto no final do ano letivo o Show de Talentos. Evento que revela vários artistas.

Palavras–chave: corpo, cultura, dança 1. INTRODUÇÃO

A capacidade de se expressar por meio do corpo é intrínseca ao ser humano, é uma característica que se aprimora continuamente, desde as civilizações mais antigas.O IFAM- Campus Parintins através do Projeto Banzeiro tem o propósito incentivar a expressividade corporal ao longo de suas atividades acadêmicas regulares. Dentre as atividades desenvolvidas está a modalidade: dança.

Pereira (2001, p.61) coloca que:

"(...) a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres (...). Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade."

Nota que a dança desenvolve várias dimensões dos indivíduos. De acordo com várias pesquisas feitas por neurocientistas, há uma relação íntima entre a inteligência, sentimento e desempenho corporal, ou seja, o corpo não se separa da mente e nem a razão da emoção. A dança é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva, requer atenção, percepção, colaboração e solidariedade, é também, uma fonte de comunicação. A dança, enfim contribui para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, sociais e ajuda na construção da imagem corporal.

Conforme os PCN’s (1998, vol. 6, p. 67): “A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer”. A dança sempre foi valorizada pelos povos desde a antiguidade, até os dias atuais, é considerada um bem cultural e uma atividade inerente á natureza humana, pois toda ação humana envolve uma atividade corporal. A dança pode ser aplicada á educação.

ISBN 978-85-62830-10-5 VII CONNEPI©2012

(2)

Através da dança os alunos poderão compreender que existem diferentes visões de mundo e diferentes formas de perceber, vivenciar e significar o corpo na dança, na sua cultura e na de outros povos. Isso contribuirá para que a diferença de corpo, de ideias e de valores seja respeitada e valorizada, contribuindo assim para que a Instituição seja um local de transformação e emancipação social. Nesse contexto, possibilita-se através do projeto dança que os alunos sejam cidadãos partícipes e construtores de seu próprio tempo.

Com a finalidade de contribuir para a formação plena do individuo o Projeto Banzeiro: Nossa Dança, Nossa Cultura utiliza a arte para desenvolver a questão formativa através de oficinas e seminários. No decorrer do ano letivo aos discentes do IFAM realizam mostras de danças rítmicas nos eventos interno e externo programado pelo Instituto, com o intuito de apresentar seus talentos e garantir a formação de grupos de dança. Dessa forma, proporciono aos alunos o contato com uma arte que tem uma expressão própria de interpretar a realidade e a história, fazendo com que reflitam e interpretem sobre o que os cerca, e aprimorando sua educação. A Dança, constrói nos discentes uma relação pautada no respeito mútuo, diálogo, solidariedade, responsabilidade, dignidade e justiça, valorizando as diversas escolhas e possibilidades individuais e grupais de criar/interpretar.

O Projeto tem o objetivo de levar os alunos a adquirirem habilidades e preparo corporais básicos para a criação e interpretação na dança; desenvolvendo dessa forma, a consciência corporal, enfatizando o reconhecimento do seu corpo, o esquema e a imagem corporal.

2. MATERIAL E MÉTODOS

Para a investigação do tema foi desenvolvida uma pesquisa de campo dos ritmos tocados na cidade e os preferidos dos alunos. Em seguida trabalhou-se com os alunos oficinas de dança com ritmos diversos como de boi-bumbá, quadrilhas, forró, carimbo e outras modalidades que se fizerem necessárias. As oficinas ocorrem no decorrer do ano letivo aos discentes do IFAM uma vez por semana, duas horas (2h) por dia, para a preparação e aprimoramento das apresentações por dia obedeceram a um cronograma estabelecido no projeto e são desenvolvidas através da orientação das professoras de Artes e dos alunos colaboradores.

As atividades são desenvolvidas de forma coletiva, tanto para a formação técnica dos alunos, quanto para as composições coreográficas. Além disso, as atividades são baseadas nos princípios e valores do pensamento criativo, solicitando aos discentes soluções originais para situações novas ou já vivenciadas.

As técnicas empregadas na pesquisa foram através de aplicação de questionário para identificar a preferência dos acadêmicos pela música e na entrevista aberta. Após a coleta dos dados e análise foram criadas as oficinas de dança para serem desenvolvidas no Instituto.

O grupo farão mostras de danças rítmicas nos eventos programados pelo Instituto com o intuito de apresentar seus talentos e garantir a formação de grupos de dança e a convites da comunidade e no final do ano letivo são responsáveis junto com as professoras de artes pelo Show de Talentos. O Projeto também compartilha o espetáculo com outras cidades circunvizinhas de onde vem a clientela do IFAM.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

De acordo com os depoimentos obtidos com os alunos, as experiências, os contatos com a dança e o empenho pessoal de cada um realizam vivências corporais. Também apresentam uma grande satisfação pela oportunidade de participarem do projeto, com atividades simples, mas significativa. Ninguém fica despercebidos, todos aparecem dos mais tímidos e com limitações. Todos se esforçam e se integram ao movimento, pois o importante não é ser um dançarino, mas sim experimentar e superar suas limitações.

O resultado advindo do desenvolvimento desta atividade teve a finalidade de fortalecer os alunos, frente ao seu potencial criativo e expressivo através das vivências artísticas e com os exercícios de dança,

(3)

A figura 01 é a primeira apresentação do Grupo Banzeiro com a participação do Coral do IFAM. A dança do Boto.

Segundo LABAN, (1990) “Quando criamos e nos expressamos por meio da dança, interpretamos seus ritmos e formas, aprendemos a relacionar o mundo interior com exterior”.

Figura 01-A dança do Boto

Figura 02- Os componentes do Grupo Banzeiro

(4)

Figura 02 – O Ritual da moça mova

Participação do grupo Banzeiro no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica em Florianópolis. Apresentação foi também uma forma de divulgação da cultura parintenense através das toadas do bois Caprichoso e Garantido. A Dança tem marcado de forma especial cada época de maneira que está interligada a cultura, pois era uma forma do homem expressar sua cultura e sentimentos.

6. CONCLUSÕES

Aliar a dança à escola é acreditar na possibilidade de se trabalhar de forma diversificada, atuando com elementos educacionais que possibilita ao aluno a liberdade de se expressar. Percebe-se que o projeto é indispensável à prática pedagógica, pois, traz inovação, proporcionando uma

(5)

aprendizagem mais interessante e prazerosa, tendo em vista o caráter dinâmico do mesmo. É possível obter-se autoconceito, autorrealização e autoconfiança através da experiência de movimentos que ofereça a oportunidade de: mover-se; aprender por meio de movimentos; ser criativo através do movimento; aprender modelos rítmicos de movimento; descrever ao manipular o corpo as várias relações espaciais; aprender padrões básicos de dança e combinar atividades de movimentos com a música, a arte, a ciência e a linguagem artística.

Neste sentido, a escola precisa se constituir em espaço que ofereça oportunidades e situações estimuladoras para os jovens. Pois para Freinet (1990), "A escola é a continuação natural da vida de família e do meio. Não se forma homens pré-fabricados, mas homens vivos e dinâmicos."

Sabemos que a dança exerce um papel muito importante na nossa vida que a mesma ainda ocupa um lugar ínfimo na escola, dando maior confiança e desinibição por parte dos alunos que aprenderiam conviver naturalmente com a dança. Acreditamos que pequenas ações como esta faça a diferença. Promovendo dessa forma, oficinas de dança utilizando gêneros variados de música aos alunos, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos, estabelecendo relações interpessoais, culturais e sociais. Proporcionando aos alunos o contato com uma arte que tem uma expressão própria de interpretar a realidade e a história, fazendo com que reflitam e interpretem sobre o que os cerca, e aprimorando sua educação. Por tanto o projeto evidenciou que aliar a dança à escola é um forte elemento educacional, que possibilita uma gama de experiências da cultura corporal dos alunos contribuindo desta forma para sua formação integral.

REFERÊNCIAS

LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990. OSSONA, P.A educação pela dança. 3 ed. São Paulo: Summus, 1988.

PEREIRA, S. R. C. et al., Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis, Porto Alegre, n. 25, p.60- 61,2001.

Parâmetro Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998. __________, Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 33 ed. Brasília: MEC / SEF, 2001. v. 6.

NICOLAU, M. L. M. Freinet; uma revolução na sala de aula. In: ________ Textos básicos de educação pré-escola. São Paulo: Ática, 1990.

Referências

Documentos relacionados

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

A implantação do Programa 5’S foi realizada em uma oficina de chapeação localizada na cidade de Descanso. O empreendimento conta com o auxílio de 5 funcionários, dentre eles

Fazer uma operação no mercado cambial é simples: os mecanismos da operação são muito similares aos encontrados em outros mercados (como o mercado de ações), então, se você já

28 Escritório de Projeto Estrutural Laboratório de Túnel de Vento Modificação Estrutura Análise Modal HFPI Forças Estáticas Equivalentes A otimização do projeto

Um estudo de fase III [Randomized, Double- Blind Study Comparing Once Daily Oral Rivaroxaban With Adjusted-Dose Oral Warfarin for the Prevention of Stroke in Subjects With

1.1.12 Demonstração de que possui, o PROPONENTE, em seu quadro permanente de pessoal, na data da entrega das propostas, profissional(is) de nível superior, a

Foram avaliadas três concentrações de terra diatomácea e carvão ativado como material para purificação do hidrolisado de amido de mandioca.. As alíquotas de hidrolisado foram

Ou você ainda se esconderá atrás do Código Da Vinci, não porque ele te dê alguma objeção racional contra o Cristianismo, mas porque você está tentando encontrar uma escusa