• Nenhum resultado encontrado

Avaliação dos Equívocos Descritos por Nielsen em Páginas Web

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação dos Equívocos Descritos por Nielsen em Páginas Web"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática

Departamento de Informática Aplicada Interação Homem-Computador – INF01043

Aluno: Leonardo Garcia Fischer Cartão UFRGS: 116627

Matrícula: 1963/03-5

Avaliação dos Equívocos Descritos

por Nielsen em Páginas Web

Primeiro Site Avaliado

O primeiro site avaliado neste trabalho foi o site www.boeing.com. A seguir, serão descritos alguns dos equívocos encontrados neste site, e algumas possíveis soluções para estes.

• Longo tempo de download: na página de entrada do site www.boeing.com, uma foto diferente e de tamanho considerável é carregada a cada vez que se acessa a página principal. Isso aumenta muito o tempo de download, principalmente para os usuários de linha discada. E, como uma nova imagem é carregada a cada acesso à página, o site praticamente inutiliza o recurso de arquivos temporários dos navegadores, criado justamente para aumentar o desempenho da internet e diminuir o numero de downloads repetidos de páginas. Uma sugestão de solução para este caso, seria a substituição das várias imagens possíveis de serem exibidas na página principal, por algum texto, no estilo “Últimas Noticias”, que teria o tempo de download muito mais rápido, além de ser muito mais útil do que uma simples fotografia. Observe que existe um campo “In The News” na página principal. Portanto, poderia ser dado um foco maior nesse campo.

• Cores de links não padronizados: além de não utilizar as cores consideradas padrão para os links em páginas na internet, o site usa formatações diferentes para os vários links de seu site. Por exemplo, no corpo da página, os links possuem a cor azul claro. Já na parte superior do site, os links possuem as cores preto, azul e cinza. Além disso, os links na parte superior do site não são sublinhados, o que dificulta a sua identificação como um link por um usuário do site. Os links, após serem visitados, passam a ter a cor cinza, diferente do definido como padrão para um link visitado, ou seja, vermelho. Como sugestão, seria interessante uma padronização dos links em uma cor de tonalidade azul, que sejam sublinhados, e a substituição da cor cinza pela cor vermelha para os links já visitados.

• Scroll horizontal: o site foi projetado para ser utilizado com uma definição de tela maior ou igual a 1024x768. Portanto, usuários que possuam uma definição de tela menor (por exemplo, 800x600, ainda muito utilizada) serão obrigados a fazer o uso do scroll horizontal. Como sugestão, o melhor a ser feito seria uma reorganização dos elementos da página, para um melhor aproveitamento do espaço vertical.

• Dificuldade para os usuários que não falam inglês: o site não possui uma versão traduzida, com o seu conteúdo no idioma português, o que se pode considerar uma falha, para um site com intenção de ter clientes no mundo inteiro. No campo “Select Country/Language” (no

(2)

canto superior direito do site), é possível acessar o conteúdo do site em outros idiomas, como o espanhol ou russo. Porém, uma versão em português do site não é disponível. A solução obvia para este caso é a inclusão de uma versão em português do site.

A seguir, é exibida uma tela do site, com destaque para alguns dos problemas encontrados.

Segundo Site Avaliado

O segundo site avaliado foi o site da montadora de automóveis Ford, acessado pelo endereço www.ford.com. Alguns dos equívocos encontrados, assim como algumas soluções para estes serão descritos a seguir.

• Url complexa e codificada: apesar de não possuir códigos numéricos, os links internos do site www.ford.com são bastante longos e difíceis de serem memorizados. Por exemplo, o link para a seção “Parts & Service” do site é dado a seguir:

http://www.ford.com/en/vehicles/owners/partsAndService/defaul t.htm?referrer=home

Um jeito simples de facilitar os links seria a redução do número de níveis hierárquicos na organização da página. E, para evitar que os antigos usuários do site que já tenham esse link em seus bookmarks percam esse link, deve-se manter o endereço atual, incluindo um link para a versão atualizada da página.

Links com cores diversas, e não sublinhados.

Links sublinhados Foto de tamanho

considerável

(3)

• Sobrecarga na visão periférica humana: na página de entrada do site, existe uma grande animação em flash, que fica alternando entre os diversos modelos de carros da companhia de uma forma bastante chamativa. Isso acaba por tirar a atenção dos usuários do site para o que realmente lhes interessa: o conteúdo. Para resolver este problema, eu sugiro o uso de uma imagem mais simples e estática na pagina principal, tal como o logotipo da companhia. • Dificuldade para os usuários não americanos: apesar de a Ford ser uma companhia

internacional, com vendas inclusive em território brasileiro, não foi possível encontrar um link para a versão em português do site. Uma solução interessante e simples de entender é o uso de pequenas bandeiras de países no topo da página. Assim, um usuário que fala português facilmente entenderia que uma bandeira brasileira no topo da página se refere à versão em português dela, e então clicaria nesta bandeira para poder compreender o conteúdo do site.

• Cores de links não padronizados: o site quebra esta regra, pois ele utiliza os links com várias cores diferentes, inclusive dentro de imagens. Por exemplo, em alguns lugares os links são amarelados, enquanto que no topo da página, os links são azuis. Além disso, os links não armazenam informações de visitação, pois um link já visitado possui a mesma cor de um link ainda não visitado próximo. A melhor solução para este caso seria a padronização das cores dos links, utilizando a cor azul para os links não visitados, e a cor vermelha para os links já visitados, além da remoção das imagens que atuam como links.

• Longo tempo de download: em algumas páginas do site, existem muitas imagens e muitas animações em flash. Além de aumentar muito o tempo de download das páginas por usuários de internet discada, as animações atrapalham a leitura do conteúdo das páginas. • Uso inadequado da ferramenta de busca: apesar de o site prover uma ferramenta de busca,

ela está colocada na parte de baixo da página. Com isso, muitos usuários não percebem que essa ferramenta está disponível, e em alguns casos podem deixar ou ter grandes dificuldades em encontrar um conteúdo na página. A solução para este problema seria uma reformatação do site, colocando a ferramenta de busca no topo do site.

A seguir, é exibida uma imagem do site www.ford.com, com alguns de seus erros em foco. Links com formatações diversas Endereço da página excessivamente grande Ferramenta de busca em local inadequado

(4)

Terceiro Site Avaliado

O terceiro site avaliado foi o site www.microsoft.com. Ele foi o site com o maior número de equívocos percebidos. A seguir, é feita uma descrição dos equívocos e sugestões para que sejam corrigidos.

• Url complexa e codificada: as urls utilizadas no site são extremamente complexas, longas e quase impossíveis de serem memorizadas. E isso quase que impede que um usuário do site possa memorizar o link para uma determinada página, e chegar nela de uma forma mais rápida, sem ter que passar pela página principal do site. Por exemplo, a url para fazer o download do programa MSN Messenger 7.5 ocupa as próximas cinco linhas deste texto: http://www.microsoft.com/downloads/info.aspx?na=90&p=&SrcDisp layLang=en&SrcCategoryId=&SrcFamilyId=ca6b2c02-7c1c-4e3a-8d2b -4fcef7485c14&u=http%3a%2f%2fdownload.microsoft.com%2fdownloa d%2f3%2f9%2f6%2f396a0752-527a-47e9-8c85-7674c7d529e0%2fInstal l_MSN_Messenger.exe

A melhor solução para este problema seria a reorganização dos arquivos no site, permitindo com que o usuário possa memorizar com mais facilidade o endereço para uma página ou arquivo no site. Um exemplo de melhoria, seria substituir o link acima por este:

http://www.microsoft.com/downloads/msnmessenger.exe

• Cores de links não padronizados: nem todos os links do site possuem as cores consideradas como padrão em um site, ou seja, o azul para os links não visitados, e vermelho para os links já visitados. Em alguns lugares os links não visitados são azuis, porém em outros, os links não visitados são pretos. Além disso, os links não armazenam o histórico de visitas, ou seja, não mudam de cor após o usuário visualizar a página a que se refere aquele link. Neste caso, a solução seria a mudança do site, para adotar os padrões internacionais, com a cor azul para links não visitados, e a cor vermelha para links visitados.

• Mistura entre as línguas inglesa e portuguesa: o site www.microsoft.com é bastante confuso quanto ao idioma utilizado. O idioma utilizado na página principal é o inglês, mas ele exibe noticias em português no centro da página, mesmo existindo um link “Microsoft Brasil”, que leva o usuário para a versão totalmente em português da página. Além disso, o site alterna o idioma de suas páginas sem que o usuário peça. Por exemplo, ao acessarmos o site www.microsoft.com, a pagina é exibida no idioma inglês. Então, se clicarmos no link “Office”, que leva para a página dos produtos Microsoft Office, o site passa a ser exibido em português. Se voltarmos para a página principal do site, ele volta a ser exibido em português (note que, em nenhum momento, o site perguntou ao usuário pela opção de troca de idioma). Uma solução para este problema seria a padronização do site em um único idioma, e links na parte superior da página para a versão do site em outros idiomas (como o português, por exemplo).

• Uso de tecnologia de ponta: o site faz uso intenso de JavaScript para enfeitar suas páginas. Como conseqüência, em navegadores mais antigos e em alguns navegadores desenvolvidos para o sistema Linux o site não se comportará corretamente, podendo levar o usuário a não acessar o site novamente, caso os problemas sejam sérios demais. A solução para este problema é a remoção das rotinas em JavaScript do site.

• Scroll horizontal: o site foi desenvolvido para ser executado em telas com definição de pelo menos 1024x768. Se a definição da tela do usuário for menor que esta (fato muito comum na maioria dos computadores domésticos brasileiros), o usuário fica obrigado a utilizar o scroll horizontal para poder ler todo o conteúdo de uma página. A solução para este problema seria uma reformatação do site, utilizando melhor o espaço vertical, e permitindo que o site seja visto em definições menores que 1024x768 sem o uso do scroll horizontal. • Incompatibilidade de navegador: o site foi desenvolvido com base no navegador Microsoft

(5)

navegadores. Por exemplo, ao tentar se fazer um download utilizando o navegador Mozilla Firefox, o site reconheceu uma incompatibilidade de navegadores, e sugeriu como correção a esse problema a instalação de um plugin, que fazia com que o navegador se comportasse como o Microsoft Internet Explorer. Como solução a este problema, o ideal seria que o código das páginas fosse revisado, com vistas a aumentar a compatibilidade entre os diversos navegadores.

• Longo tempo de download: a página principal do site www.microsoft.com é muito decorada com imagens de tamanho considerável, além do logotipo da empresa e de outros pequenos ícones. Isso provoca com que o download do site por usuários de internet discada seja lento demais, provocando a sua insatisfação e talvez até um possível abandono do site. A solução para este problema seria a remoção das imagens, ou a sua substituição por links para notícias relacionadas ao site e à empresa.

A seguir, é exibido uma tela com o site em sua página principal, sendo destacado alguns dos equívocos aqui descritos.

Imagens grandes, que aumentam o tempo de download da página Link para a versão em

português do site Links com diferentes cores

Texto em português, diferentemente do resto da página

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo, a. tendência assumida pela pós - graduação em co- municação nos anos 60 contribuiu muito menos para melhorar e.. Ora, a comunicação de massa , após a Segunda Guerra

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

aulas a serem ministradas, possibilitando a construção do senso crítico do aluno diante do estudo, buscando sempre uma relação com a temática proposta e o cotidiano

Os movimentos de junho, sob a ótica de Gohn (2014) foram divididos em sete momentos cruciais, os quais a autora chama de atos. O primeiro ato de protesto foi no dia 06 de junho,

A partir de um estudo sobre os modelos de desenvolvimento do pensamento sobre a linguagem de funções, este trabalho tem o objetivo de propor e testar um modelo de níveis

O diagnóstico para o transtorno de pânico é dado em caso de crises de pânico inesperadas e recorrentes, seguido de, pelo menos, um mês de preocupação persistente com a

Apesar da Constituição Federal de 1988 e as leis educacionais afirmarem que a educação é para todos, observa-se que as escolas regulares não estão preparadas

A acção do assistente social não se fundamenta em intuições ou suposições sobre a leitura e diagnóstico do problema em análise /estudo, suporta-se no método que orienta