• Nenhum resultado encontrado

: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share ": Brapci ::"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

J

"

• Ci

e,

wvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

\

IBICT APÚIA PROGRAMAS

SETORIAIS E

REGIONAIS DO CNPq

Envolvendo o esforço conjunto de di-versos órgãos de coordenação, fomento, execução e aplicação em Ciência e Tecno-logia, o Conselho Nacional de Desenvol-vimento Científico e Tecnológico (CNPq) vem desenvolvendo Programas Setoriais e Regionais que objetivam a consecução das metas estabelecidas no III Plano Bá-sico de Desenvolvimento Científico e Tec-nológico(PBDCT).

Para incrementar a componente de informação contida no âmbito desses Programas, o Instituto Brasileiro de Infor-mação em Ciência e Tecnologia (IBICT) está atuando de maneira a assegurar aos pesquisadores neles envolvidos uma infra-estrutura de informação adequada as suas necessidades.

Para tanto associa-se a instituições produtoras de serviços de informação es-pecializada nos segmentos corresponden-tes a cada programa, atingindo, desta for-ma, um de seus objetivos que é a harrno-nização das atividades de informação em Ciência e Tecnologia no Brasil.

(2)

de

a(

a

v

c

Como conseqüência desta atuação, o Programa de Informação em Química Bá-sica e Química Tecnológica (lNFOQ) -desenvolvido pelo IBICT em conjunto com a Fundação de Tecnologia Industrial (FTI), com o objetivo de estruturar e ope-racionalizar uma rede de informação em Química Básica e Química Tecnológica -lançou alguns serviços básicos para aten-dimento às necessidades de informação da comunidade do Programa Nacional de Apoio à Química (PRONAQ), do qual é parte integrante. Os três primeiros produ-tos lançados foram: "Artigos e Documen-tos Técnicos Brasileiros", publicação mensal, que relaciona artigos de periódi-cos, monografias, relatórios, teses, entre outros documentos técnicos, convencio-nais ou não, produzidos no País; "Serviço de Alerta de Publicações Periódicas Es-trangeiras", com periodicidade quinzenal, que divulga cópias dos sumários dos pe-riódicos estrangeiros, considerados mais relevantes para a área e que estão dispo-níveis nos acervos das bibliotecas que co-operam com este serviço e "Calendário de Eventos em Química Básica e Química Tecnológica", publicação bimestral, que relaciona cursos e eventos técnico-cientí-ficos programados para o ano, no Brasil e no exterior.

Em ação conjunta com a Biblioteca Nacional de Agricultura (BINAGRI), e sob o patrocínio do Programa Nacional de Engenharia Agrícola (PRONEA) -programa criado para apoiar a implemen-tação de projetos no campo da engenharia agrícola - o IBICT promoveu a primeira saída do Serviço de Bibliografias Persona-lizadas em Agricultura (BIP/AGRI) para os usuários do Programa. O BIP/AGRI -serviço de disseminação seletiva da infor-mação - passa, assim, a fornecer, mensal-mente, informações precisas e atualiza das aos pesquisadores vinculados ao PRONEA,

98

NOTICIÁRIO

NOTICIÁRIO

dentro das áreas de engenharia agrícola, tração rural, química e física dos solos, salinidade, erosão, recursos e manejo da água, drenagem e irrigação, vapotranspira-ção; sementes, armazenagem, tecnologia de alimentos de origem animal; constru-ções rurais, poluição, recursos energéti-cos, carvão, combustível, álcool, eletrifi-cação rural.

Para os pesquisadores vinculados ao Programa Nacional de Geociências e Tec-nologia Mineral (PRONAG), o IBICT assi-nou Perfis Padrão do Serviço de Dissemi-nação Seletiva da Informação (DSI) do Sistema P ASCAL. Através de seus respec-tivos perfis padrão estes pesquisadores re-ceberão, mensalmente, referências biblio-gráficas importantes para o desenvolvi-mento de suas pesquisas. O acesso ao do-cumento primário é efetivado pela solici-tação de cópia do mesmo.

Com a assistência técnica do IBICT e em articulação com o Programa do Trópi-co Semi-Ãrido, o Centro de Informação do Semi-Ãrido (CISA) - órgão da Univer-sidade Federal da Paraíba - está lançando a Bibliografia Brasileira do Semi-Arido e Alerta para o Semi-Ãrido, sub-produto do registro da produção bibliográfica nacio-nal relevante para a região, que contri-buem para a consecução de uma das me-tas do Instituto, de divulgar e tornar aces-sível aos pesquisadores e estudiosos a lite-ratura nacional em Ciência e Tecnologia.

Todas aS atividades do IBICT, de apoio e fomento a órgãos externos, estão sendo desenvolvidas através do Programa de Desenvolvimento da Infra-Estrutura para Atividades de Informação em Ciên-cia e Tecnologia (PROINFORM). Um programa do CNPq' administrado pelo IBICT, o PROINFORM prevê em sua programação para 1982 suporte a cerca de 20 instituições.

As ações de apoio aos programas mencionados retratam uma visão apenas parcial e suscinta da atuação do IBICT, de acordo com as diretrizes traçadas pe-lo III PBDCT.

Divulga artigos e estudos sobre a tec-nologia francesa, através de boletins tri-mestrais gratuitos.

Consultas a revistas, catálogos e anuá-rios, disponíveis na biblioteca, e fornece cópias dos itens de seu interesse.

Organiza. periodicamente conferên-cias, mesas-redondas e símpósios relativos a questões técnicas de atualidades.

Promove o intercâmbio entre empre-sas e órgãos de ambos os países.

ACESSO A BASE DE

DADOS

~,

CEFI - Centro Francês de Informa-ção Industrial e Econômica - São Paulo. Endereço: Rua Araquan, 63 c Bela

Vista - São Paulo.

Fone: (011) 257-9552 e 257-3464

SABE 2000: SISTEMA DE ALERTA BIBLlOGRÃFICO ESPECIALIZADO EM 2000ÃREAS.

ACTIM - A Agence pour Ia Coopé-ratíon Technique, Industrielle et Econo-mique, sediada em Paris, vem desenvol-vendo há várias décadas a aproximação entre a França e os demais países.

O intercâmbio de peritos, a

conces-são de bolsas para estágios, a organiza- Características: O assinante pode es-ção de simpósios e a coordenação de vi- colher entre aproximadamente 2000 áreas sitas técnicas, constituem o essencial de específicas, abrangendo toda a esfera do suas atividades. conhecimento humano, que

correspon-Grande é o número de técnicos bra- dam exatamente às suas necessidades. sileiros que já realizaram estágios de O assinante pode também escolher aperfeiçoamento na França, organizados entre 22 extensos grupos de matéria, pela ACTIM. quando desejar informações completas

so-CEFI - O Centro Francês de Infor- br~A t~da uma determinada disciplina mação Industrial e Econômica é um dos (Ciência, Tecnologia, etc.).

doze centros que a ACTIM mantém no O serviço é fornecido sob forma de mundo. Sediado em São Paulo, sua ação fichas i~di~idu~is cont~ndo todos os de-se estende por todo o território brasileiro. talhes bibliográficos; tftulo, autor,

edito-Sua missão: informar qualquer em- ra, ISBN, data da publicação, breve resu-?resa, ~rgão ou pessoa sobre a tecnologia mo ~a maté:ia, tamanho, número de pági-industrial francesa, facilitando assim a co- nas, ilustrações, etc.

operação entre ambos os países. Cada ficha é acompanhada por um Respostas a todas as consultas, sobre cupom, que permite encomendar imedia-assuntos técnicos, industriais e econômi- ta e corretamente o título desejado, evi-cos da França. Levando em conta o pedi- tando erros e a.ssegurando assim processa-do processa-do usuário realiza as pesquisas doeu- mento e fornecimento rápidos.

mentárias remetendo o dossiê correspon- Ao usa~ o Cupom de Serviço SABE dente. 2000 o assinante recebe imediatamente

Divulga artigos e estudos sobre a tec- um desconto de 15% sobre o preço de suas encomendas.

Rev. bras. Biblioteeon. e Doe. IS (1/2):97-104, jan./jun. 1982

Publicações Técnicas Internacionais Rua Peixoto Gomide, 209

01409 - São Paulo - SP

Fone: (011) 257-1640 e 258-8442

(3)

'1

wvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

111

111II NOTICIÁRIO

111111

I

NOTICIÁRIO

INTERDATA

nais, no sentido de averiguar a sua

ade-quação ao serviço INTERDATA.

Dentre os analisados até a presente data, e considerados adequados, podemos citar:

TERMINAIS DE VÍDEO - CMA, modelo 8.500;--'

- SCOPUS, modelo SAGITTA 100 versão 150;

- EMBRACOMP; modelo TS-TTY; - SISCO, modelo TV 2000 IMPRESSORA

- BLOBUS, modelo 100. TERMINAL TELEIMPRESSOR - ELEBRA, modelo IS-1201 ACOPLADOR ACÚSTICO - COENCISA, modelo MAC-300

~

BRASIL:

E.U.A

I

I

EEa

/il)

8.LOCALIDADES ATENDIDAS

6.CUSTOS PARA OS USUÁRIOS

O serviço INTERDA T A será prestado em qualquer localidade do país integrado

à discagem direta internacional (DDI), à

Rede Nacional de Telex, àRede Transda-ta e, futuramente, à Rede Nacional de Comutação de Pacotes.

b) Circuitos privativos

- adicionalmente uma tarifa fixa mensal.

6.2. Pelo uso do Banco de Dados

Os valores cobrados pelos proprietá-rios de banco de dados, correspondentes ao preço das informações. Geralmente o custo é relativo ao uso efetivo do banco de dados e é cobrado pelo tempo de utili-zação.

Para utilizar as facilidades proporcio-nadas pelo serviço INTERDATA, os usuá-rios deverão arcar com os seguintes ônus: 6.1. Pelo uso da Rede de

Telecomunicações

As tarifas aprovadas pelo Ministério das Comunicações que deverão ter a se-guinte estrutura:

a) Qualquer meio de acesso - tarifa em F.O.; - taxa de registro; - tempo de comunicação;

- volume de kilocaracteres trans-mitidos e recebidos.

9.COMERCIALlZAÇÃO DO SERViÇO

Qualquer pessoa, natural ou jurídica, que desejar ser assinante do serviço deverá firmar dois contratos:

9.1. A Venda do Serviço Interdata O serviço INTERDAT A será vendido pela EMBRA TEL de acordo com as con-7.TERMINAIS

A EMBRA TEL vem realizando testes com diversos equipamentos oferecidos pe-la indústria nacional, notadamente

termi-102 Rev. bras. Bibliotecon. e Doe. 15 (l/2):97-104,jan./jun. ~)B2

Rev. bras. Bibliotecon. e Doc.15 (1/2):97-104,jan./jun. 1982

dições gerais estabelecidas em norma es-pecífica a ser aprovada pelo Ministério das Comunicações. A EMBRATEL firma-rá com o assinante, um contrato-padrão onde estarão contidas as condições bási-cas para o provimento do serviço.

9.2. A venda das Informações

As informações armazenadas nas ba-ses de dados estrangeiras serão vendidas pelos seus proprietários, os bancos de da-dos, ou por representantes no Brasil por eles designados, em consonância as condi-ções gerais estabelecidas pela SEI. 9.3. Os Terminais dos Assinantes

Os terminais e demais equipamentos necessários à utilização do Serviço serão obtidos pelos próprios assinantes. Contu-do deverão estar homologados ou regis-trados para uso no país. Quanto aos mo-dens, necessário quando do uso da Rede Pública de Telefonia, a EMBRA TEL po-derá provê-los, dentro das condições de aluguel.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: su-gerimos que o usuário verifique inicial-mente, se já não possui o terminal em sua dependência e a disponibilidade do tempo em utilizá-lo para o serviço. Esta medida poderá beneficíá-Io economicamente. 10. FATURAMENTO E COBRANÇA

Caberá à EMBRATEL o faturamento e a cobrança direta, junto aos assinantes, de todos os custos relativos à prestação do serviço INTERDATA,

neles incluidos

o custo das informações providas pelos

bancos de dados.

Para que possa ultimar o faturamento e a cobrança dos custos das informações, a EMBRATEL receberá, dos bancos de dados, informações mensais a nível de as-sinantes.

Referências

Documentos relacionados

Para fracionamento cromatográfico da Piper callosum foi isolados três compostos caracterizados, como éster E-3,4,5-trimetoxicinamico de metila e as amidas 4,5 Dihidropiperlonguminina

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Desta forma, a química passa a ser integrada cada vez mais ao evento, estando presente dos mais simples elementos, que tornam a competição mais acirrada e impressionante, até os

O processo de amonólise pode, por conseguinte, ser controlado pelos parâmetros termodinâmicos (por exemplo, temperatura, pressão), que têm uma forte influência sobre a

De forma alternativa, neste trabalho foi empregado métodos voltamétricos para a determinação dos HPAs benzo(a)pireno, pireno e fluoranteno, utilizando o eletrodo de

Dentre a gama de classes em que os carboxilatos se apresentam, cita-se as classes mais empregadas em química de coordenação: carboxilatos simples/monocarboxilatos (carboxilatos com

(2017) dos flavonóides amarelos na polpa dos frutos de mangabeira, os do presente trabalho são inferiores à média de 6,29 mg. Letras iguais não diferem entre si pelo teste de Tukey

Para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Sociologia com vistas à obtenção do título de Doutor, o candidato portador do título de Mestre deve submeter-se a um conjunto de