• Nenhum resultado encontrado

AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Leia atentamente as instruções abaixo.

01- Você recebeu do fi scal o seguinte material:

a) Este Caderno, com 40 (quarenta) questões da Prova Objetiva, sem repetição ou falha, conforme distribuição abaixo:

Português Conhecimentos de SUS Conhecimentos Específi cos

01 a 10 11 a 20 21 a 40

b) Um Cartão de respostas destinado às respostas das questões objetivas formuladas nas provas.

02- Verifi que se este material está em ordem e se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem no Cartão de respostas. Caso contrário, notifi que imediatamente o fi scal.

03- Após a conferência, o candidato deverá assinar no espaço próprio do Cartão de respostas, com caneta esferográfi ca de tinta na cor azul ou preta.

04- No Cartão de respostas, a marcação da alternativa correta deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espaço interno do quadrado, com caneta esferográfi ca de tinta na cor azul ou preta, de forma contínua e densa.

Exemplo:

05- Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 (cinco) alternativas classifi cadas com as letras (A, B, C, D e E), mas só uma responde adequadamente à questão proposta. Você só deve assinalar uma alternativa. A marcação em mais de uma alternativa anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

06- será eliminado do Concurso Público o candidato que:

a) Utilizar ou consultar cadernos, livros, notas de estudo, calculadoras, telefones celulares, pagers, walkmans, réguas, esquadros, transferidores, compassos, MP3, Ipod, Ipad e quaisquer outros recursos analógicos.

b) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Cartão de respostas.

Observações: Por motivo de segurança, o candidato só poderá retirar-se da sala após 1 (uma) hora a partir do início da prova.

O candidato que optar por se retirar sem levar seu Caderno de Questões não poderá copiar sua marcação de respostas, em qualquer hipótese ou meio. O descumprimento dessa determinação será registrado em ata, acarretando a eliminação do candidato.

Somente decorridas 2 horas de prova, o candidato poderá retirar-se levando o seu Caderno de Questões.

07- Reserve os 30 (trinta) minutos fi nais para marcar seu Cartão de respostas. Os rascunhos e as marcações assinaladas no Caderno de Questões não serão levados em conta.

Data: 10/06/2018 - Manhã Duração: 2 horas e 30 minutos

a B C d e

sac@ceperj.rj.gov.br www.ceperj.rj.gov.br

AUXILIAR DE

SAÚDE BUCAL

(2)

PortUGUÊs Q

ualaorigemdoracismo

?

Muitos cientistas acreditam que o etnocentrismo seja univer- sal. Os mitos de origem de alguns nativos brasileiros trazem bons exemplos. Os índios urubus, que habitam o vale do Pindaré, no Maranhão, acreditavam que todos os homens vieram da madeira.

Acontece que só eles vieram das boas, enquanto seus vizinhos se originaram das podres. “Não existe quase nenhum relato de socie- dades tribais que não tenham etnocentrismo”, diz João Baptista Borges Pereira, da USP. O motivo é simples: esse tipo de ideia reforça os laços entre os grupos, estabelece fronteiras entre eles e os outros e, de quebra, levanta o moral das pessoas. Na década de 50, um índio kadiweu – tribo famosa por não mostrar admiração por qualquer coisa que não fosse de seu grupo – foi levado ao topo da sede do Banespa, um dos edifícios mais altos de São Paulo e com uma arquitetura ousada para a época. A reação foi: “É apenas uma casa em cima da outra. Quem faz uma, faz 100”.

A característica é tão disseminada que levou psicólogos a pen- sar que as pessoas são programadas para discriminar grupos. Um experimento feito por três psicólogos evolutivos da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, mostrou a alguns participantes fotos de brancos e negros junto com partes de diálogo e frases desconexas.

Quando pediu que identificassem o autor das frases, metade dos participantes utilizou a raça para fazer seu julgamento. A boa notícia é que o preconceito pode ser facilmente dissolvido ou substituído por outro. Quando os negros e brancos que apareciam nas fotos recebiam camisetas de cores diferentes, as “cobaias” praticamente deixavam de classificá-los pela raça. A ideia é que o racismo seria uma tendência do ser humano de formar grupos de alianças com qualquer pista que ele tiver, como cor da pele, roupa ou sotaque.

O preconceito é tão antigo quanto a humanidade, mas o racismo parece não ter mais de 500 anos. “Antes disso, a discriminação era feita em relação à cultura e ao diferente”, diz o antropólogo Kabengele Munanga. Os gregos chamavam de “bárbaro” qualquer pessoa que não falasse sua língua, mas quem a aprendesse não teria maiores problemas. Tudo começou a mudar no final do século 15, quando a Inquisição espanhola obrigou os judeus a se converterem ao catoli- cismo. Na mesma época, os europeus chegaram à África e à América e encontraram seres humanos de aparência diferente da que eles conheciam. “Até então, a humanidade era a Europa. O conceito de branco não existia antes de eles conhecerem o negro”, diz Munanga.

A partir do século 18, e principalmente no século 19, as explica- ções bíblicas dão lugar a argumentos científicos. Os pesquisadores associavam os traços físicos de cada raça a atributos morais para tentar eliminar características indesejáveis. Um deles foi o conde francês Joseph Arthur de Gobineau, que em 1855 concluiu que a miscigenação causa a decadência dos povos e que os alemães eram uma raça superior às outras. Um de seus discípulos foi o médico brasileiro Raimundo Nina Rodrigues, para quem os rituais de candomblé eram uma doença dos negros.

Apesar de essas teorias terem caído em total descrédito no século 20, o tipo de discriminação que elas pregam permanece vivo em muitas pessoas. “É uma ideologia que se reproduz facilmente e que está sempre ligada à dominação de um grupo sobre o outro”, diz Kabengele. Ou seja, além de qualquer aspecto psicológico, o racismo tem motivos bastante práticos. “Ele é um sistema de levar vantagens sobre outras pessoas e manter privilégios”, afirma a psicóloga Maria Aparecida Silva Bento, coordenadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert).

Revista Superinteressante (Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/ciencia-contra-racismo/)

01.

A discussão desenvolvida no texto responde ao título da seguinte maneira:

A) restringe preconceito a etnias indígenas B) fornece origens diversas para o racismo C) dissocia racismo da história das religiões D) responsabiliza as vítimas pelo preconceito E) relativiza o debate sobre grupos minoritários

02.

No primeiro parágrafo, um procedimento de argumentação utilizado é:

A) comparação de situações B) demonstração em números C) menção a autoridade D) exposição em antíteses E) comprovação em dilemas

03.

No terceiro parágrafo, a relação estabelecida entre os termos

“preconceito” e “racismo” pode ser adequadamente descrita pelo par:

A) geral/específico B) natural/histórico C) ciclo/ruptura D) certo/errado E) início/fim

Observe as seguintes frases do primeiro prarágrafo “Muitos cien- tistas acreditam que o etnocentrismo seja universal” e “Os mitos de origem de alguns nativos brasileiros trazem bons exemplos”.

Em seguida, responda às questões 04 e 05.

04.

Para unir as frases acima, o conectivo que melhor expressa a relação de sentido entre elas é:

A) se bem que B) contanto que C) desde que D) ainda que E) já que

05.

Em “seja”, o modo verbal reforça significado de:

A) certeza B) hipótese C) mudança D) frequência E) permanência

06.

Em “Acontece que só eles vieram das boas, enquanto seus vizinhos se originaram das podres” (1º parágrafo), a palavra “que”

é classificada como:

A) pronome relativo B) palavra de realce C) conjunção integrante D) pronome interrogativo E) advérbio de intensidade

07.

Em “...mostrou a alguns participantes fotos de brancos e negros junto com partes de diálogo e frases desconexas” (2º pa- rágrafo), a expressão destacada é corretamente substituída em:

A) o mostrou B) mostrou-os C) mostrou-nos D) mostrou-lhes E) lhe mostrou

08.

Em “A característica é tão disseminada que levou psicólogos a pensar que as pessoas são programadas para discriminar gru- pos” (2º parágrafo), a segunda oração estabelece com a primeira uma relação de:

A) condição B) concessão C) alternância D) consequência E) temporalidade

(3)

ConheCimentos de sUs

11.

No que se refere à saúde, a Constituição Federal de 1988 garantiu a efetivação de políticas públicas, promovendo, entre outras ações:

A) acesso universal e igualitário a ações e serviços de saúde B) garantia de segurança e qualidade no transporte escolar C) fornecimento e manutenção de equipamentos para deficientes

físicos

D) programas habitacionais financiados e gratuitos para a popu- lação carente

E) exercício da cidadania no tocante ao desenvolvimento urbano

12.

O marco definitivo na instituição da criação do SUS, que teve como principal alavanca o movimento da Reforma Sanitária, é a:

A) Carta de Ottawa/86

B) IX Conferência Nacional de Saúde/93 C) Assembleia Nacional Constituinte/88 D) 30º Assembleia Mundial de Saúde/77 E) Declaração de Alma-Ata/78

13.

Ao conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade de assistência à saúde, segundo o Decreto nº 7.508/11, denominou-se:

A) Atenção de Urgência e Emergência B) Rede de Atenção à Saúde

C) Pactuação das Ações

D) Programação Pactuada de Trabalho E) Média e Alta Complexidade

14.

Os critérios e pré-requisitos para o repasse direto e automá- tico dos recursos financeiros provenientes do Governo Federal para os municípios, estados e Distrito Federal, definidos pela Lei nº 8.142/90, são, entre outros:

A) contrapartida de recursos para saúde, biblioteca virtual de saúde e cadastro e fundos de ações estratégicas e compensação B) plano de saúde, banco de preços praticados na área hospitalar

e plano diretor de investimentos

C) Conselho de Saúde, Sistema de Gerenciamento de Unidades Hospitalares e Piso de Consultas Especializadas

D) Fundo de Saúde, Relatório de Gestão e Comissão para Elabo- ração do Plano de Carreiras, Cargos e Salários

E) procedimento operacional padrão, taxa de mortalidade infantil e sistema de informações sobre orçamento público em saúde

15.

Dentre as características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica, inclui-se:

A) desenvolver ações que priorizem os grupos de risco e os fatores de risco clínico-comportamentais, alimentares e/ou ambientais a fim de prevenir doenças e danos estáveis

B) estabelecer parcerias entre associações sem fins lucrativos e autoridades públicas com o objetivo de desenvolver estatísticas no âmbito de competência de cada uma das esferas

C) implementar e gerenciar condutas para influenciar políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento sustentável do território referente a competência administrativa local

D) programar atividades para capacitar e desenvolver recursos humanos de organizações da sociedade civil, em parceria com instituições privadas de ensino

E) executar estratégia de informatização da administração, para permitir o intercâmbio de dados informatizados entre os diversos sistemas operacionais utilizados pelos territórios

16.

A Portaria nº 2.488/11, que estabelece a revisão das diretrizes e normas para a Atenção Básica, define que esta seja desenvolvida:

A) sob forma de trabalho em equipe, dirigida a populações de territórios indefinidos

B) a partir das necessidades hierarquicamente ordenadas pela coletividade

C) com o mais alto grau de descentralização e capilaridade próxima da vida das pessoas

D) com base no princípio da centralização, garantindo a adscrição dos usuários

E) com a finalidade de possibilitar o acesso universal e desconti- nuado a serviços de saúde

17.

O conjunto articulado de instituições do setor público e priva- do, componente do SUS, que notifica doenças e agravos, presta serviços a grupos populacionais ou orienta a conduta a ser tomada para controle dessas ocorrências, é compreendido pelo:

A) Departamento Estadual de Vigilância Epidemiológica B) Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica C) Cadastro Nacional de Informações Sociais D) Comitê Estadual de Gestão de Indicadores E) Programa Nacional de Imunizações

18.

A gestão pública pauta-se pelos princípios que norteiam o Direito Público: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Os perfis de atuação dos gestores públicos e privados possuem caracte- rísticas diferentes. A atuação do gestor público deve estar voltada para:

A) criar métodos para conquistar usuários e desenvolver uma imagem positiva da gestão institucional

B) a visão de mercado e a necessidade dos usuários visando a maximização dos resultados que resultem em lucro

C) os índices econômicos, para uma organização rentável e cor- reta com a legislação vigente

D) a qualidade da prestação dos serviços, o uso eficiente de re- cursos e total transparência de seus atos

E) a atuação dos subordinados na organização, como definição do plano de carreira, cargos e remuneração

09.

No quinto parágrafo, as aspas são empregadas com a fina- lidade de:

A) destacar as palavras atribuídas a outros indivíduos B) ressaltar o uso de ironia em um trecho específico C) sugerir equívoco histórico em uma declaração D) enfatizar o emprego inadequado de uma expressão E) delimitar um ponto de vista oposto ao do autor

10.

Em “Na década de 50, um índio kadiweu – tribo famosa por não mostrar admiração por qualquer coisa que não fosse de seu grupo – foi levado ao topo da sede do Banespa” (1º parágrafo), o travessão introduz trecho com valor de:

A) conclusão B) retificação C) especificação D) enumeração E) comparação

(4)

19.

O SUS tem a equidade como princípio importante. Acerca desse assunto, é correto afirmar que:

A) regiões com condições piores de saúde requerem mais inves- timentos do que aquelas mais estruturadas

B) independentemente da situação econômica das regiões, os investimentos devem ser realizados de forma igualitária C) pessoas que exercem atividade remunerada têm direito à as-

sistência especializada e hospitalar, sendo essa prerrogativa estendida aos trabalhadores rurais

D) os investimentos na área de saúde dependem de gestão minis- terial, que define qual aporte de recursos deve ser repassado para essa ou aquela região

E) regiões com maior crescimento econômico terão maiores in- vestimentos, pois terão financiamento assegurado

20.

O Pacto pela Vida, divulgado pela Portaria nº 399/2006-MS, como um dos componentes do Pacto pela Saúde 2006, tem entre suas prioridades:

A) mostrar a saúde como direito de cidadania, configurar o SUS como sistema público setorial, garantidor desses direitos e estabelecer diálogo com a sociedade

B) garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamen- tários e financeiros para a saúde

C) promover a saúde do idoso, prevenir o câncer do colo de útero e diminuir a mortalidade infantil e materna

D) definir de forma objetiva a responsabilidade sanitária de cada instância gestora do SUS

E) estabelecer diálogo com a sociedade, representações profissionais e instituições privadas, além dos limites institucionais do SUS

ConheCimentos esPeCÍFiCos

21.

Os sulcos e fissuras nos dentes são pequenos demais, ao ponto de uma cerda da escova de dente ser demasiadamente grande. Logo, o material a ser utilizado nos sulcos e fissuras é:

A) fio dental B) fluoreto de sódio C) cimento de ionômero D) resina composta E) selante

22.

O ser humano apresenta duas dentições, sendo elas denti- ção decídua e dentição permanente; o número de dentes que um indivíduo tem em cada dentição é, respectivamente:

A) 22 e 32 B) 20 e 32 C) 16 e 32 D) 28 e 36 E) 10 e 28

23.

não se inclui dentre as medidas adotadas para proteção do

paciente contra a radiação do raio X odontológico:

A) avental de chumbo B) protetor de tireoide C) filme de rápida velocidade D) posicionadores para filme E) parede baritada

24.

O processo de solidificação de um material dentário, iniciado por uma reação química ou uma luz de espectro azul, é chamado de:

A) polimeração B) presa

C) fotopolimerização D) endurecimento E) autopolimerização

25.

O amálgama dentário é um material seguro, acessível e durável; porém, o uso do amálgama é contraindicado em:

A) áreas bucais que sofrem estresse B) posição de difícil controle de umidade

C) casos de grande destruição da estrutura dentária D) situações de higiene oral ruim

E) superfícies vestibulares de dentes anteriores

26.

O amálgama dentário é o resultado de uma mistura de partes de mercúrio e de liga de pó de amálgama. Dentre os componentes abaixo, não consta nessa liga:

A) a prata B) o estanho C) o cobre D) o zinco E) o ferro

27.

O sistema esquelético tem o seguinte número de ossos:

A) 182 B) 202 C) 206 D) 208 E) 210

28.

Segundo o sistema de organização internacional para padro- nização, criado pela Federação Dentária internacional o número do dente correspondente ao segundo molar inferior esquerdo, referente à dentição primária é:

A) 17 B) 75 C) 57 D) 15 E) 27

29.

Para remoção de cálculo sub-gengival utiliza-se:

A) a cureta B) a sonda

C) a colher de dentina D) o jato de bicarbonato E) o motor de baixa rotação

30.

A principal vacina para profissionais de saúde em relação ao risco de contágio é a:

A) BCG - contra a tuberculose B) contra a hepatite B

C) antiamarílica - contra a febre amarela D) bivalente - contra HPV

E) contra o vírus Influenza

31.

Ao processo de eliminação de micro-organismos da pele, mu- cosa ou tecidos vivos, com o auxílio de substâncias microbiocidas ou microbiostativas, dá-se o nome de:

A) descontaminação B) antissepsia C) assepsia D) limpeza E) desinfecção

32.

Uma série periapical completa é composta da seguinte quan- tidade de radiografias:

A) 10 B) 14 C) 18 D) 22 E) 20

(5)

33.

Sobre a radiografia odontológica, é correto afirmar que:

A) gestantes não devem realizar radiografias odontológicas B) os filmes não devem ser lavados após fixação

C) a sequência para a revelação da imagem na película é revela- dor - água - fixador

D) a sequência para revelação da imagem na película é água - revelado - fixador

E) o protetor de tireoide pode ser dispensado contanto que se use o avental de chumbo

34.

O material que apresenta liberação de flúor, dentre os citados a seguir, é:

A) amálgama de prata B) resina fotopolimizável

C) cimento de ionômero de vidro D) cimento resinoso dual E) cimento de fosfato de zinco

35.

Uma escolha certa para exposição pulpar é o seguinte material:

A) hidroxiapatita B) hidróxido de flúor C) hidróxido de magnésio D) hidróxido de cálcio E) cimento MTA

36.

Microfotografia das imagens virais em microscopia eletrô- nica revelam que cada vírus apresenta características próprias.

A estrutura viral completa é denominada vírion e os vírus são constituídos por diferentes elementos. Um elemento que não faz parte da constituição dos virus é:

A) o capsídio B) o núcleo C) as enzimas D) o envoltório E) flagelos

37.

As radiografias que apresentam uma visão mais precisa de cáries interproximais são as seguintes:

A) panorâmica e oclusal B) panorâmica e periapical C) oclusal e panorâmica D) oclusal e bite wing E) bite wing e periapical

38.

Os dentes da arcada que são pentacuspidados em 90% dos casos e apresentam maior distância no sentido mesiodistal são os:

A) primeiros molares inferiores B) primeiros molares superiores C) segundos molares inferiores D) segundos molares superiores E) terceiros molares inferiores

39.

Os dentes permanentes que erupcionam por volta dos seis anos de idade sem que nenhum dente decíduo caia, ocasionando bastante confusão junto aos pais, são os:

A) primeiros pré-molares B) segundos pré-molares C) primeiros molares D) segundos molares E) caninos

40.

Dentre os sinais cardinais da inflamação descritos desde da antiguidade por Cornelius Celsius, é incorreto incluir:

A) o edema B) o rubor C) o calor D) a dor E) a tumefação

Referências

Documentos relacionados

(2014) através da World Values Survey. A preocupação com o meio ambiente, bem como a pouca importância dada ao “ter” são características dos que tendem a

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

GCC – Meu(s) Irmão(s), vocês já assinou (assinaram) seus Votos de Fidelidade, que serão depositados nos arquivos do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.. Agora, você(s)

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Conforme mencionado anteriormente, os basidiomicetos de podridão branca são mais utilizados em processos de micorremediação mediado pela biodegradação enzimática, mas a

O presente estudo visa identificar a correlação entre os componentes da síndrome metabólica e a taxa de filtração glomerular estimada baseada nos níveis séricos

Gostava que muitos meninos fossem tão felizes como eu sou, mas sei que há muitas crianças neste mundo que não sabem o que é alegria, nem sabem o que é brincar8. Queria que todas

No dia do batismo, quando Ele recebeu o Espírito Santo no dia em que João batizou, João disse: “Eu observei e vi o Espírito de Deus descendo como uma pomba do céu, e uma Voz