• Nenhum resultado encontrado

Projeto Institucional registrado na Plataforma Freire

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Projeto Institucional registrado na Plataforma Freire"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

Projeto Institucional registrado na Plataforma Freire

Programa Capes Edital

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Edital Capes nº 07/2018

Dados Gerais da Instituição

Instituição de Ensino País

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA Brasil

CNPJ

09341233000122 Código E-Mec 5322

Situação Jurídica Federal

Região UF

Sul RS

Dados do Coordenador Institucional

Nome Completo E-mail Telefone

PATRICIA DOS SANTOS MOURA PATRICIAPINHO@UNIPAMPA.EDU.BR

Projeto Institucional

Objetivos geral e específicos do Projeto Institucional

Objetivo geral: Promover a formação inicial reflexiva, investigativa e qualificada de profissionais docentes, integrando e articulando as licenciaturas da UNIPAMPA, as redes de ensino e as escolas participantes através de experiências pedagógicas inovadoras e colaborativas em diferentes espaços formativos. Objetivos específicos: 1. Construir, a partir dos Subprojetos, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, aperfeiçoando habilidades em diferentes linguagens. 2. Promover o diálogo e ações específicas entre supervisores das escolas participantes, alunos da Educação Básica, discentes das licenciaturas e coordenadores de área, estabelecendo um compromisso social com a melhoria da qualidade da educação. 3. Proporcionar aos licenciandos a interação com as problemáticas do cotidiano das escolas da rede pública, desencadeando práticas docentes inovadoras, interdisciplinares e transdisciplinares. 4. Compreender de modo analítico e crítico os princípios e fundamentos da Base Nacional Comum Curricular. 5. Incentivar os professores de Educação Básica a atuarem como coformadores dos futuros docentes, tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para a docência. 6. Desencadear reflexão nas e sobre as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas parceiras envolvendo supervisores, dirigentes das escolas, licenciandos e coordenadores de área da UNIPAMPA. 7. Realizar o diagnóstico do contexto social das escolas parceiras a partir de práticas investigativas, identificando as problemáticas que abarcam os processos de ensino e aprendizagem. 8. Articular referenciais teóricos que ampliem a concepção de práticas curriculares inovadoras tanto nos Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura da UNIPAMPA como nos Projetos Político Pedagógicos das escolas participantes. 9. Analisar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos específicos ligados ao núcleo de iniciação à docência, fundamentando-se nos referenciais teóricos da(s) área(s) de cada subprojeto, além das diretrizes e perspectivas curriculares nacionais da Educação Básica. 10.

Contribuir para o discente desenvolver a capacidade de sintetização, análise e interpretação das atividades realizadas durante a produção de relatórios parciais e finais e outros gêneros textuais. 11. Divulgar o trabalho realizado nos subprojetos de modo acadêmico e científico. 12. Promover estudos e análises sobre a realidade escolar dos municípios da região de abrangência dos núcleos. 13. Identificar e analisar os indicadores de vínculos estabelecidos entre a universidade e a escola, a partir do PIBID, para a redefinição do compromisso social e dos papéis de uma e de outra instituição na formação inicial e continuada dos professores. 14. Aprofundar o domínio do conhecimento do conteúdo curricular e das ações pedagógicas que permitem transformar os objetos de estudo em objetos de ensino e aprendizagem, a partir de uma visão crítico-reflexiva. 15. Valorizar o espaço social da escola enquanto constituído e constituidor de saberes docentes e incentivar que tanto professores em exercício, quanto licenciandos, percebam o contexto escolar como ambiente para identificação e superação de desafios profissionais. 16. Promover ações articuladas entre os diferentes Projetos e Programas institucionais, especialmente com o PLATAFORMA FREIRE

(2)

Residência Pedagógica.

Informar como os subprojetos se articulam com o projeto institucional

A articulação dos subprojetos com o Projeto Institucional será constituída pelos princípios do aprofundamento reflexivo e da inovação pedagógica. Os subprojetos e os seus respectivos núcleos que compõem o Projeto Institucional do PIBID/UNIPAMPA apontam em seus objetivos a necessidade de uma rede colaborativa entre escola e universidade, para viabilizar a ampliação do domínio teórico dos estudos sobre currículo e práticas pedagógicas, a fim colaborar na superação de problemas de ensino e aprendizagem. Em relação ao aprofundamento reflexivo, o Projeto Institucional da UNIPAMPA procura delinear os seguintes pilares, os quais devem perpassar os objetivos e as ações dos subprojetos e seus respectivos núcleos: a) O desenvolvimento da autonomia pedagógica pelo discente licenciando. b) A análise da complexidade das ações escolares através da construção coletiva de saberes docentes e das noções de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. c) A ampliação das habilidades linguísticas dos alunos participantes da iniciação à docência, por meio do letramento científico e acadêmico. No que diz respeito à inovação pedagógica, como alinhamento institucional este projeto aponta como fios articuladores entre todos os subprojetos e núcleos: a) A investigação de estratégias didático-pedagógicas, tecnologias da informação e educacionais e a exploração e invenção de diversos recursos didáticos, de acordo com os contextos de inserção da iniciação à docência. b) A pesquisa bibliográfica acerca de referenciais teóricos atuais sobre educação, formação de professores e planejamento, a fim de promover a invenção e a re-invenção de práticas pedagógicas. c) O fomento à elaboração de documentação pedagógica, através de diferentes registros gráficos e imagéticos, que permitam a análise didática pelos discentes, a sua avaliação e acompanhamento. Em âmbito institucional, dada as características multicampi da UNIPAMPA, envolvendo longas distâncias entre os campi, a iniciação à docência transversaliza-se pela integração dos envolvidos no Programa em encontros regionais e institucionais, gerando oportunidades para refletir e trocar saberes sobre as peculiaridades do trabalho docente com colegas de outras licenciaturas. A criação de um portal que reúna as produções, tornando-as acessíveis para a comunidade interna e externa ao PIBID, visa promover a integração e valorizar o trabalho realizado pelos subprojetos. Cabe destacar que o acompanhamento da articulação dos princípios do aprofundamento reflexivo e da inovação pedagógica nos subprojetos se dará por ações específicas promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação em conjunto com a coordenação institucional do PIBID:

a) As reuniões entre os campi, envolvendo todos os Subprojetos e seus respectivos núcleos de iniciação à docência. b) O Seminário Institucional de Iniciação à Docência. c) O Fórum das Licenciaturas. d) Avaliação do desempenho dos supervisores e dos discentes de Iniciação à Docência com e sem bolsa através de formulário próprio elaborado pela Comissão Institucional de Formação Educacional (CIFORME) da UNIPAMPA, com critérios a serem definidos pela comissão. Esses critérios servirão de embasamento para a elaboração do relatório pelos coordenadores dos subprojetos e seus respectivos núcleos sobre as atividades desenvolvidas. O formulário de acompanhamento será entregue semestralmente à coordenação institucional pelos coordenadores de área dos subprojetos e seus respectivos núcleos.

Indicar como o projeto de iniciação à docencia se articula com as práticas como componete curricular e as atividades teórico-práticas dos cursos de licenciatura da IES.

APROVEITAMENTO DE PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR: a)O Parecer CNE/CES nº. 15/2005, de 13 de maio de 2005, define a prática como componente curricular (PCC) como “o conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência”.

b)Os currículos de licenciatura da Unipampa estão organizados de forma que as atividades de PCC sejam desenvolvidas como parte dos componentes curriculares ou como um componente curricular específico, bem como de outras atividades formativas. c)As atividades de prática como componente curricular poderão ser realizadas no âmbito do PIBID de forma parcial ou integral. d)O possível aproveitamento dessa carga horária será definido semestralmente em comum acordo entre os docentes dos componentes curriculares, o coordenador de área e o discente de iniciação à docência. e)As experiências pedagógicas adquiridas no PIBID irão propiciar um melhor aproveitamento nas PCC, da mesma forma que as PCC irão propiciar melhor desempenho nas atividades do PIBID. APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS: a)De acordo com a Resolução n. 02/2015 (CNE/CP/MEC), de 1º de julho de 2015, são “200 (duzentas) horas de atividades teórico- práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, conforme núcleo definido no inciso III do artigo 12 desta Resolução, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras, consoante com o projeto de curso da instituição”. b)Na UNIPAMPA, as atividades teórico-práticas são integralizadas na forma de atividades complementares de graduação (ACG), segundo as normas estabelecidas pela Resolução n° 29/2011 da UNIPAMPA. De acordo com essa resolução, as ACG são classificadas em quatro grupos (artigo 106): atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e atividades culturais e artísticas, sociais e de gestão. c)O discente de iniciação à docência poderá solicitar aproveitamento de horas em ACG de ensino, desde que apresente comprovação que participou de atividades de formação inicial no âmbito do PIBID. d)O discente de iniciação à docência poderá solicitar aproveitamento de horas em ACG de extensão, desde que apresente comprovação de participação em atividades de formação continuada no âmbito do PIBID. e)O discente de iniciação à docência poderá solicitar aproveitamento de horas em ACG de pesquisa, desde que apresente comprovação de que realizou esse tipo atividade no âmbito do PIBID.

Indicar as estratégias de institucionalização da iniciação à docência

Em relação aos discentes de Iniciação à Docência: a) inserção paulatina e planejada do discente no contexto escolar, através de reuniões de preparação e sistemáticas aproximações da escola, por meio inicialmente de observação e descrição analítica da realidade observada; b) planejamento coletivo e articulado envolvendo o coordenador de área, os discentes e os professores

(3)

supervisores das escolas, partindo do conhecimento da realidade escolar; d) análise das práticas pedagógicas escolares e do estudo de referencial teórico educacional atualizado, incentivando a experimentação e a reflexão; e) a sistematização e divulgação dos conhecimentos didático-pedagógicos construídos e das experiências docentes realizadas através de diferentes formas de comunicação. Em relação ao Programa, destaca-se também a representação de um titular e um suplente do PIBID na Comissão Institucional de Formação Educacional da UNIPAMPA (CIFORME).

Indicar a forma de seleção dos discentes e professores supervisores

O processo de seleção ocorreu por meio de edital público, divulgado amplamente no site da universidade. A inscrição dos candidatos foi feita no Sistema GURI de inscrições da UNIPAMPA, cujo endereço eletrônico é https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/. No ato de inscrição, o(a) candidato(a) para discente de Iniciação à Docência preencheu um formulário eletrônico , informando os dados solicitados, o subprojeto e o núcleo de iniciação à docência correspondente ao seu curso de licenciatura e anexando os documentos exigidos. A seleção será em fase única, composta de análise documental. No caso da seleção para supervisores, no ato de inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário eletrônico, informando os dados solicitados na ficha de inscrição, o subprojeto e núcleo de iniciação à docência correspondente à escola em que atua, e anexando os documentos exigidos. A seleção será composta por análise documental e entrevista.

Data de Finalização do Projeto Institucional 17/07/2018 20:16:40

Indicadores do Projeto

Número Indicador Descritor Resultados Esperados

2674 Atuação dos coformadores

Orientação e acompanhamento da inserção dos discentes de Iniciação à Docência nos espaços formativos pelos supervisores.

Reuniões e orientações coordenadas pelos supervisores com os discentes de Iniciação à Docência.

2680 Diagnóstico do contexto social das escolas

participantes.

Realização de entrevistas e rodas de conversa com a comunidade escolar. Produção e aplicação de questionários. Observações participantes da realidade escolar. Estudos e pesquisas qualitativas.

Levantamento e apresentação das características, potencialidades e desafios dos contextos investigados.

2698 Acompanhamento dos alunos da educação básica.

Levantamento sobre o desempenho (na área) dos alunos da escola.

Melhora no desempenho dos alunos da educação básica e redução da evasão escolar.

2694 Divulgação dos trabalhos dos subprojetos

Planejamento, organização e realização de um conjunto de ações para divulgação e socialização em espaços acadêmicos, científicos e culturais, tais como: elaboração de resumos, artigos, banners, exposição oral, oficinas, etc.

Participação em eventos

acadêmicos/científicos/culturais, publicação de artigos científicos, realização de oficinas para professores das redes, realização de seminários e divulgação no portal institucional do PIBID.

2697 Acompanhamento do discente de Iniciação à Docência na graduação

Levantamento sobre o desempenho acadêmico do discente de Iniciação à Docência.

Aprovação mínima de 60% nos componentes curriculares.

2699 Qualificação dos docentes da educação básica.

Levantamento da participação dos docentes da educação básica em atividades de qualificação profissional (oficinas na Unipampa, eventos técnicos e científicos, etc.).

Aumento da participação dos docentes da educação básica em atividades de qualificação profissional.

2700 Transposição Didática

Ressignificação dos saberes das disciplinas em saberes escolares.

Elaboração de planejamento de ações pedagógicas.

2666 Planejamento e avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Realização de reuniões de núcleo para planejamento.

Encaminhamentos determinados em encontros gerais de cada núcleo (ou subprojeto).

(4)

2671 Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Estudos e análises críticas a respeito dos princípios e fundamentos da BNCC.

Socialização dos estudos e análises da BNCC nos espaços formativos.

2702 Programa

integrado de Formação de Professores

Articulação entre as licenciaturas e os diversos programas e projetos institucionais de formação de professores da UNIPAMPA.

Ações articuladas a projetos de formação de professores.

2695 Diagnóstico da realidade escolar dos municípios envolvidos

Mapeamento dos dados disponíveis acerca da realidade sócio-educacional das escolas dos municípios de abrangência dos núcleos.

Registros reflexivos sobre o contexto da educação escolar dos municípios de abrangência dos núcleos.

2687 Concepção de prática inovadora

Estudos teóricos que ampliem a concepção de práticas curriculares inovadoras tanto nos Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura da UNIPAMPA como nos Projetos Político Pedagógicos das escolas participantes.

Análise de Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura da UNIPAMPA e de Projetos Político Pedagógicos de escolas.

2688 Processo de

ensino e

aprendizagem

Estudos de referenciais teóricos específicos das áreas dos núcleos e subprojetos, das diretrizes e perspectivas curriculares nacionais da Educação Básica, sobre o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos específicos de cada área.

Composição de grupos de estudos para leitura e produção textual.

2676 Reflexão nas e sobre as ações pedagógicas

Promoção, organização e realização de encontros e oficinas. Leitura de textos relacionados à prática docente. Formação de fóruns e grupos de debate.

Reflexão crítica dos agentes envolvidos no processo, a partir de relatórios, portfólios, publicações acadêmicas e produções de outra natureza.

2690 Capacidade de síntese, análise e interpretação.

Criação de espaços formativos para estimular formas de expressão textual.

Oficinas de produção textual, incluindo os relatórios parciais e finais e textos acadêmicos e científicos.

2668 Integração entre Universidade e Escola

Participação nas atividades como conselho de classe, reuniões com a equipe diretiva da escola entre outros.

Relato escrito de pelo menos duas atividades ao longo do projeto.

2701 Formação docente colaborativa

Vivência da escola enquanto espaço de formação docente e de compartilhamento de saberes.

Elaboração de projetos escolares interdisciplinares.

2667 Aprofundamento teórico.

Encontro entre supervisores, bolsistas, coordenadores de área e colaboradores para realizar estudos sobre tendências e perspectivas atuais em Educação.

No mínimo 03 encontros ao longo do projeto.

2670 Interação com o cotidiano escolar.

Observação e análise do contexto escolar, e planejamento coletivo de ações pedagógicas inovadoras.

Escrita reflexiva sobre as observações e ações realizadas no contexto escolar.

Subprojetos

Componente(s) Qtd. de Núcleos Qtd. de Cotas de Residente

Arte Ciências Física Matemática Química Filosofia Geografia História Sociologia Língua Espanhola Língua Inglesa Língua Portuguesa

9 270

Objetivos do Subprojeto

Promover a realização de atividades investigativas e experimentais relacionadas às áreas de Ciências Naturais, Física, Matemática e Química, incluindo o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos didáticos. Fomentar práticas pedagógicas de atividades de linguagens, que se orientem a partir de uma abordagem textual-discursiva, a fim de criar “pontes”

entre o conhecimento linguístico escolar e as práticas sociais em que alunos e docentes se engajam cotidianamente. Elaborar, planejar e propor atividades didáticas envolvendo os objetos de conhecimento de artes – música (contextos e práticas, materialidades, elementos da linguagem, notação e registro musical e processos de criação), conforme orientações da BNCC.

Incentivar bolsistas ID e supervisores no preparo de plano de melhoramento para laboratórios para o ensino de Física e de

(5)

Química nas escolas de educação básica participantes. Ampliar as capacidades de leitura, escrita, análise de aspectos linguísticos e a capacidade de produção/recepção de textos orais em língua portuguesa e espanhola. Potencializar a alfabetização científica e a formação integral de todos envolvidos no projeto, através de atividades interdisciplinares sobre Ciências da Natureza. Propiciar a aprendizagem das Ciências Humanas – História, Geografia, Sociologia e Filosofia – integrada à formação e ao desenvolvimento humano global do aluno da educação básica, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica . Proporcionar aos licenciandos o contato com o cotidiano de escolas da rede pública de educação, desencadeando experiências de práticas docentes de modo inovador, interdisciplinar e transdisciplinar. Produzir materiais de apoio didático para o ensino de Matemática para serem implementados na educação básica e na educação especial/inclusiva. Desenvolver, ações que contribuam para a formação inicial dos docentes, articulando teoria e prática e tendo como tema gerador o Bioma Pampa, possibilitando com isso, a regionalização e contextualização do ensino e da aprendizagem em Ciência Naturais, articulada às demais áreas do conhecimento. Estimular a formação continuada do professor da educação básica, através de construção conjunta de projetos de ensino inovadores, na área de educação linguística. Contribuir para a formação da identidade regional e valorizar a construção de pertencimento a partir de uma abordagem de história local. Analisar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos específicos ligados ao núcleo de iniciação à docência, fundamentando-se nos referenciais teóricos da área do subprojeto, além das diretrizes e currículos educacionais da Educação Básica. Prezar por atividades de linguagem que priorizem o pensamento plural, reflexivo e voltadas para a diversidade social, explorando materialidades artísticas, corporais e linguísticas que circulam em campos sociais de comunicação marcados pela multiplicidade de opiniões e posicionamentos. Apoiar os bolsistas ID, professores e colaboradores a atuarem na organização, planejamento e execução de Feiras de Química/Física e Mostra de Trabalhos que integrem as diferentes áreas de âmbito escolar e/ou local. Desenvolver, conjuntamente às práticas de ensino, a pesquisa com foco em espaços escolares e não escolares. Estimular a realização de atividades investigativas e experimentais relacionadas às áreas de Ciências da Natureza, incluindo o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos didáticos. Compreender as narrativas e autobiografias musicais produzidas por alunos e professores das escolas. Favorecer o desenvolvimento e utilização de metodologias investigativas de ensino de forma interdisciplinar e articulada com as demais áreas do conhecimento.

Descrição do Plano de Atividades do Residente

A dinâmica que envolverá os supervisores e coordenadores de área no acompanhamento dos discentes abrangerá: - Reuniões gerais com toda a equipe para definir as ações a serem realizadas, apresentação e discussão sobre o desenvolvimento dessas ações. - Reuniões semanais de planejamento dos núcleos para definir ações, organizar e socializar as ações desenvolvidas pelos discentes e pela professora supervisora a serem desenvolvidas com as turmas das escolas participantes. - Criação e manutenção de blogs, site ou grupos no Facebook para atividades de monitoria, registro e visibilidade das ações que estão sendo desenvolvidas no contexto do subprojeto e seus núcleos. - Participação em grupos de estudos. A frequência nas atividades será registrada em lista de presenças e/ou atas de reuniões. Descrição sucinta das atividades: DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO ESCOLAR: Caracterizar o contexto escolar no que se refere à infraestrutura da escola participante, à gestão educacional, aos espaços de atuação docente e às práticas didático-pedagógicas e currículo, aproximando desta forma as orientações aos bolsistas de iniciação à docência (ID) no planejamento das atividades de apoio a serem desenvolvidas de acordo com a realidade local. FORMAÇÃO DA EQUIPE: Serão formadas as equipes para cada escola participante com a distribuição dos bolsistas de iniciação à docência e colaboradores. Será feita a divisão das atividades de gestão para o desenvolvimento das atividades vinculadas ao subprojeto, tais como, relatórios, controle de presença, organização do cronograma, reserva e controle de material. APRESENTAÇÃO DOS BOLSISTAS À COMUNIDADE ESCOLAR: Os bolsistas ID serão apresentados à comunidade escolar pela supervisora da escola participante. REUNIÕES DE PLANEJAMENTO: Serão realizadas reuniões periódicas para planejamento de atividades a serem desenvolvidas com a participação de discentes de iniciação à docência, supervisores das escolas e colaboradores. ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS: Serão organizados grupos para realizar estudos sobre tendências e perspectivas atuais em educação de propostas pedagógicas alternativas para o ensino com a participação dos discentes, supervisores e colaboradores. OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA: Serão realizadas leituras de textos acadêmicos a fim de oportunizar a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas, integrando coordenadores, acadêmicos e supervisores, para o desenvolvimento de práticas fundamentadas num conhecimento teórico e científico, problematizando as questões relacionadas à educação contemporânea.

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO: Serão preparados materiais de apoio didático, pelos discentes de iniciação à docência sob a orientação dos supervisores, coordenador de área e colaboradores para serem implementados na educação básica e na educação especial/inclusiva. ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE OFICINAS TEMÁTICAS: Planejamento e aplicação de oficinas temáticas que promovam a discussão de aspectos teóricos, práticos e tecnológicos, com ênfase no conhecimento científico. Critérios gerais de avaliação e acompanhamento dos discentes: 1) Envolvimento com as atividades planejadas coletivamente entre os membros do subprojeto. 2) Participação em atividades acadêmicas, tais como palestras, rodas de conversa, seminários. 3) Escrita e/ou colaboração na escrita de artigo, resumo, banner para evento científico. 4) Participação em evento científico como apresentador de trabalho oral, banner ou como ouvinte. 5) Frequência nas reuniões do grupo, grupos de estudos e seminários institucionais do PIBID. 6) Produção de relatórios individuais. 7) Apreciação do seu desempenho acadêmico através do Histórico de Componentes Curriculares Cursados.

Cronograma do Subprojeto

Etapa Atividades do Subprojeto Início Fim

(6)

Articulação da equipe do Projeto Seleção dos bolsistas 02/07/2018 25/07/2018

Encontro inicial 13/08/2018 13/08/2018

Formação da Equipe e Planejamento

Grupos de estudo 03/09/2018 29/11/2019

Reuniões de Planejamento 03/09/2018 29/11/2019

Desenvolvimento e testagem de material didático 01/10/2018 31/10/2019

Desenvolvimento de Atividades Formativas e Didático-Pedagógicas nas Escolas

Atividades artísticas 04/03/2019 29/11/2019

Atividades experimentais 04/03/2019 29/11/2019

Confecção de mídia impressa 04/03/2019 29/11/2019 Criação de grupos de expressão étnico-racial 04/03/2019 29/11/2019 Criação e desenvolvimento de recursos

midiáticos/multimídia

04/03/2019 29/11/2019

Estímulo à produção de conhecimento matemático 04/03/2019 29/11/2019 Gincanas e olimpíadas do conhecimento 04/03/2019 29/11/2019

Oficinas e Workshops 04/03/2019 29/11/2019

Organização de cinema na escola 04/03/2019 29/11/2019

Desenvolvimento de Atividades Formativas e Didático-Pedagógicas em Campo

Outra Envio dos planos de atividades dos núcleos de iniciação à docência.

31/08/2018 31/08/2018

Outra Investigação, diagnóstico e outras atividades envolvendo a comunidade escolar.

03/09/2018 29/11/2019

Outra Visitas técnicas e vivências. 03/09/2018 29/11/2019

Acompanhamento do projeto

Reuniões do núcleo 13/08/2018 31/01/2020

Reuniões envolvendo todos os subprojetos da IES 01/10/2018 29/11/2019

Avaliação do projeto 03/12/2018 31/01/2020

Socialização dos resultados

Desenvolvimento de página do projeto na internet 01/08/2018 31/01/2020 Realização Seminário Institucional de Iniciação à

Docência

09/05/2019 10/05/2019

Publicação de livros, revistas e jornais em meio digital

01/08/2019 31/01/2020

Núcleos do Subprojeto

Código do Núcleo Qtd. Cotas com

Bolsa

Qtd. Cotas sem Bolsa

3480 26 0

Coordenadores de Área

CPF Nome Completo de

Mensalidades Componentes curriculares

Língua Espanhola

Curso e Código e-MEC UF Município

LETRAS - LÍNGUAS ADICIONAIS INGLÊS, ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS - 1313283

Rio Grande do Sul Bagé

Escolas Selecionadas

Nome da Escola UF Município

EMEF PROFESSOR MIRANDA Rio Grande do Sul Bagé

(7)

Etapas

Educação Infantil - Pré-escola

EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais EJA - Ensino Fundamental - Anos Iniciais Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

64038548015 MARTA EUNICE SCHNEIDER MARTIN CESARINO

Discentes

CPF Nome Completo

04391419076 CALEBE VEIGA DIAS RODRIGUES

83825703053 NADINE PINTO VAZ

01437451071 KRISLEY VARGAS SILVA

24270571004 CARLOS ROBERTO SILVA NUNES

03943587088 HELENA DE OLIVEIRA SOARES JARDIM

04248566036 FABIANO FIRMO DE FIRMO

02115615093 CAROLINE LUIZ DE VARGAS

80929559053 CAROLINA SPILLARI CORONEL

04209776009 YASMIN VELOSO DEBLE

Nome da Escola UF Município

EMEF NOSSA SENHORA DAS GRACAS Rio Grande do Sul Aceguá

Etapas

Educação Infantil - Pré-escola

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

(8)

Supervisores

CPF Nome Completo

74028138000 JOSEFA QUADROS DE AMARAL

Discentes

CPF Nome Completo

04232568077 LETICIA DE LIMA VIEIRA

04047204048 RAISSA GRIERSON FERREIRA

50407775072 GISLAINE DILELIO LUGO

04538461067 NATHALIA SARASOL NEUFELD

04455683054 KARLA LUCIELI PEREIRA RODRIGUES

04949700065 JULIANE NEUFELD HUBERT

02989227032 FRANCINEIDE CARRERA FIGUEIRA

03949426043 ALECSANDER MOTA GONCALVES

Nome da Escola UF Município

EMEF TEO VAZ OBINO Rio Grande do Sul Bagé

Etapas

Educação Infantil - Pré-escola

EJA - Ensino Fundamental - Projovem Urbano Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

74035991015 CRISTIANE NOBLE BORGES

Discentes

CPF Nome Completo

04844187007 LARA MENESES SOUSA

86980246020 IRINA TAINA DEL CASTILLO ROSA

04707646000 MARIA EDUARDA MACHADO XAVIER

42514868890 NADIA CAROLINA CHRISPIM DOS SANTOS

04287875095 HELLEN RANGEL BARBOZA

03296537090 PAMELA PEREIRA SILVA

86504657068 KELLY ROSA DE GOES

44862751873 WENDY FATTAH

(9)

04028604036 MARIELE PIRES COGOY

Código do Núcleo Qtd. Cotas com Bolsa Qtd. Cotas sem Bolsa

3508 30 0

Coordenadores de Área

CPF Nome Completo Nº de Mensalidades

Componentes curriculares Arte

Língua Portuguesa

Curso e Código e-MEC UF Município

LETRAS - PORTUGUÊS E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - 123405 Rio Grande do Sul Bagé

MÚSICA - 1168164 Rio Grande do Sul Bagé

Escolas Selecionadas

Nome da Escola UF Município

IFSUL - CAMPUS BAGE Rio Grande do Sul Bagé

Etapas

Curso Técnico - Subsequente

Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) Não Seriada

Supervisores

CPF Nome Completo

00060363096 JOSIANE REDMER HINZ

Discentes

CPF Nome Completo

02604022060 LUNA CONRAD CRUZ

04329926008 PAULO CESAR SOARES DA ROSA

03609862009 TAISON BELMONTE SELING DORNELES

03939381071 LEONARDO MORALES FERREIRA

16396106779 GABRIEL DA SILVA MARTINS

60021867003 MICAELA MORAIS

04219353089 VITORIA DISCONSI FERREIRA

03851080017 MARIA EDUARDA ORNELAS DOS SANTOS

02526613035 GEANMARCOS GARCIA TERRA

03990305069 YANKA KAIANA GOULART OLIVEIRA

Nome da Escola UF Município

ESC MUN ENS FUN PROF CREUSA BRITO GIORGIS Rio Grande do Sul Bagé

Etapas

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano

(10)

Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

32178921000 SUZANA DA SILVA MORRUDO

01045184055 MARILIA SANTOS DE QUADROS ARAUJO

Discentes

CPF Nome Completo

03540890050 BRUNA COLARES RODRIGUES

43245038852 GUILHERME HENRIQUE PARO

04642916075 JULIA DA ROSA DIOGO

04050591081 LUAN DE PAULA HONORIO

03943551059 LUIZA DE MELLO PEREIRA

47623440870 THIAGO ALCANTARA BALLESTERO DE PAIVA

03920703081 RAFAEL BASSO XAVIER

02180229054 RUTHIELY BALDEZ MACHADO

03237549029 JOAO VICENTE DA SILVA MENEZES NUNES

01097716058 APARECIDA ROSTAND DUTRA

87619750010 ANA LIRA VARGAS RODRIGUES

02856349099 FRANCIELE MARTIN MIRANDA

02461915032 JOSUE MACHADO CHAVES

16046652707 WENDELL ROBERTT SILVA FREITAS

04799093002 LAURA FAGUNDES DELABARI

00525811010 JOSE ANTONIO FONTOURA DA SILVA

04415631045 HIANCA KARINE MACHADO FERNANDES

42792659840 MATHEUS SILVEIRA

45601266824 RODRIGO DA SILVA

47519229807 IGOR SOUSA SANTOS

Código do Núcleo Qtd. Cotas com Bolsa Qtd. Cotas sem Bolsa

3982 25 5

Coordenadores de Área

CPF Nome Completo Nº de Mensalidades

Componentes curriculares Língua Espanhola

Língua Portuguesa

(11)

Curso e Código e-MEC UF Município LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL - 104298 Rio Grande do Sul Jaguarão

Escolas Selecionadas

Nome da Escola UF Município

EMEF PRESIDENTE JOAO GOULART Rio Grande do Sul Arroio Grande

Etapas

Educação Infantil - Pré-escola

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

00604420005 SABRINA CAETANO FERNANDES LEAL

Discentes

CPF Nome Completo

04830106000 LUANA DUQUIA LEAL

02929026030 JESSICA BRIAO NUNES

04703811081 PAOLA MATTOS FERRAZ

04101211000 LUCAS ANDREUCHETTE MEDEIROS

02045856003 JESSICA IGLECIAS KOSBI

00922117047 JOAO VICTOR PORTO LARROSA

01319344062 LUCIANA FERRAZ DA SILVA

60015587010 DANIELA DA SILVA CARDOZO

02829714083 TUANIA MARTINS NUNES

03774445028 CAMYLLA GONCALVES PICANCO

Nome da Escola UF Município

EMEF DR FERNANDO CORREA RIBAS Rio Grande do Sul Jaguarão

Etapas

Educação Infantil - Pré-escola

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano

(12)

Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

66867770053 MAURA LILIANA VIEIRA JORGE

Discentes

CPF Nome Completo

04788762030 NICOLAS JORGE PEREZ

47117115890 ISABELLY FELIPE MARQUES

86680480078 LUCAS DA SILVA ARIAS

04493705000 EDUARDA COSTA SIMOES

02205272020 MAHARA SOARES SANTOS

04831027090 CAROLINE DELFIM SILVA

00781872065 ANDERSON GARCIA

83849718700 ROSANA FELIX DE PAULA

00260496006 CARLA ROLIM DE OLIVEIRA

13844243771 GIULIO LENNON MOTTA PEREIRA

Nome da Escola UF Município

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCACAO ESPIRITO SANTO Rio Grande do Sul Jaguarão

Etapas

EJA - Ensino Médio

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano Ensino Médio - 1ª Série

Ensino Médio - 2ª Série Ensino Médio - 3ª Série

Supervisores

CPF Nome Completo

95212116015 MARIA ELIA GONCALVES MARTINS

Discentes

CPF Nome Completo

(13)

00387411054 DANIEL DE SOUZA MACHADO

34860436091 CELINA EDITE SABBADO MERONI BRETANHA

87327120068 TUESLY DE CARVALHO MACHADO

84641371091 NATHANI MARTINS SOARES

03351716052 DELIARDO MARTINEZ SILVEIRA

08170077761 ANTONIO ROBERTO DE ALMEIDA CORREIA

00323139000 RODOLPHO MERONI BRETANHA

01498596002 LENICE RODRIGUES ANTUNES

03185760077 FRANCIELLE DE SOUZA BENTO

00581006011 ALESSANDRA BARRETO PINTO VITORIA

Código do Núcleo Qtd. Cotas com Bolsa Qtd. Cotas sem Bolsa

4478 30 0

Coordenadores de Área

CPF Nome Completo Nº de Mensalidades

Componentes curriculares Física

Química

Curso e Código e-MEC UF Município

FÍSICA - 104278 Rio Grande do Sul Bagé

QUÍMICA - 104280 Rio Grande do Sul Bagé

Escolas Selecionadas

Nome da Escola UF Município

EEEM FREI PLACIDO Rio Grande do Sul Bagé

Etapas

Curso Técnico - Concomitante Curso Técnico - Subsequente

Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 1ª Série Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 2ª Série Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 3ª Série Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano

Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - Multi Ensino Médio - 1ª Série

Ensino Médio - 2ª Série

(14)

Ensino Médio - 3ª Série

Supervisores

CPF Nome Completo

98501437034 VALERIA DE SOUZA CRUZ

Discentes

CPF Nome Completo

03767683040 SABRINA AIRES DA SILVEIRA

03247053018 CANDIDA GUERREIRO OJEDA

03054131041 GABRIEL DOS SANTOS NUNES

03018576012 GUSTAVO MACHADO LEAL SOARES

03221233051 CRISTIANE FONSECA GEISSLER

03641416035 ADRIANA TOYO ROCHEDO

04064475003 NATALIA BENTO BARRETO

03701272000 NATANNA ANTUNES DA LUZ

01973176009 JULIANE DUTRA JARDIM

01033528056 LETICIA ALVES VIVIAN

Nome da Escola UF Município

IFSUL - CAMPUS BAGE Rio Grande do Sul Bagé

Etapas

Curso Técnico - Subsequente

Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) Não Seriada

Supervisores

CPF Nome Completo

00845409077 ANELISE RAMIRES MENESES

Discentes

CPF Nome Completo

47993779812 GUILHERME HENRIQUE NOGUEIRA

04218356050 MARIANA RODRIGUES DA SILVA

05255542032 THAUA LIMA BARCELLOS AVEIRO

88101525068 TIAGO JUNGES EMMENDOERFER

04187375090 ALESSANDRA FONTOURA MAIA

12955336696 BRENO HENRIQUE DOS SANTOS SILVA

04520260086 WESLEY MARTTER LUCAS

03789113093 DOUGLAS DA CRUZ RODRIGUES

04500507000 GABRIELLE DE CARVALHO PINTO

40444301879 KEVIN ALEXSANDER DOS SANTOS

Nome da Escola UF Município

EEEM DR LUIZ MERCIO TEIXEIRA Rio Grande do Sul Bagé

Etapas

EJA - Ensino Médio

(15)

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano Ensino Médio - 1ª Série

Ensino Médio - 2ª Série Ensino Médio - 3ª Série

Supervisores

CPF Nome Completo

00626083044 MILENA SEVERO ESMERIO

Discentes

CPF Nome Completo

83540806091 UBERDAN GONCALVES MENDES

04210643076 PAMELA VIANINI DA SILVA 04854931019 LUIZA PEREIRA LEAL

03823833030 CRISLEY STEFANI ASSUNCAO PAIVA 01273750748 JANIMAR DIAS NUNES SANTOS

03424436070 MARCOS VINICIOS MORAES MONTE BLANCO 46969972860 VINICIUS URIEL BARBOSA

04557561047 MIGUEL ANGELO ADRIAN RIBEIRO GONCALVES

04429073031 LAURA NOGUEIRA ABATTI

01276495064 DAIANE SOARES PORTO GARCIA

Código do Núcleo Qtd. Cotas com Bolsa Qtd. Cotas sem Bolsa

4486 30 0

Coordenadores de Área

CPF Nome Completo Nº de Mensalidades

Componentes curriculares Matemática

Curso e Código e-MEC UF Município

MATEMÁTICA - 5000912 Rio Grande do Sul Itaqui

MATEMÁTICA - 104282 Rio Grande do Sul Bagé

Escolas Selecionadas

Nome da Escola UF Município

IFSUL - CAMPUS BAGE Rio Grande do Sul Bagé

(16)

Etapas

Curso Técnico - Subsequente

Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) Não Seriada

Supervisores

CPF Nome Completo

94549761091 ALINE PICOLI SONZA

Discentes

CPF Nome Completo

15153936740 MOISES LEANDRO BASTOS

01260151042 NAJARA DE DEUS

03061046011 BRUNA DA ROSA MACHADO

03517355003 THALYTA ALVES LOPES

03662815001 MONICA LOPES PIRES

04256142045 LORENZO SCHNEIDER MORALES

98573020091 FERNANDO RODRIGUES DUARTE

03247657037 EDER LUIS SANTOS DA SILVA ROLIM

00702664090 JULIA GOULART BERDET

01608921042 DIULIANA SAIS SEIXAS

Nome da Escola UF Município

CE SAO PATRICIO Rio Grande do Sul Itaqui

Etapas

EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais EJA - Ensino Médio

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano Ensino Médio - 1ª Série

Ensino Médio - 2ª Série Ensino Médio - 3ª Série

Supervisores

CPF Nome Completo

66002877053 DENISE CARDOSO BORTOLOTTO

Discentes

CPF Nome Completo

(17)

03534540018 ELIANO ANCINA

01600456065 RONALDO VAZ LEGUICA

05052697082 TATIANE ZAGO BONORINO

03698519003 GABRIEL CARPES IRALA

04403608035 EDUARDO CARPES IRALA

01681906058 ALEX LIMA PEREIRA

02572367084 TAYNA MELO PATIAS

85342769000 LEONARDO FERREIRA DOS SANTOS

02540631010 MATHEUS JARDIM GRACES

02808446039 GABRIELA SUDATTI GUIMARAES

Nome da Escola UF Município

E E DE ENS MEDIO PROFª ODILA VILLORDO DE MORAES Rio Grande do Sul Itaqui Etapas

EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais EJA - Ensino Fundamental - Anos Iniciais Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano Ensino Médio - 1ª Série

Ensino Médio - 2ª Série Ensino Médio - 3ª Série

Supervisores

CPF Nome Completo

95739181020 MARIANA ROSA MORAES

Discentes

CPF Nome Completo

01341860019 ADRIANA GOMES PERES

03595460057 MARIA EDUARDA BERRO SABIN DOS SANTOS

03621201025 JORDANA LIRIO PINHEIRO

03095958005 NATIELI CARVALHO DIAS

04625769060 AMANDA CAROLINE SILVA DOS SANTOS

03035558078 BEN HUR DA SILVA ROMERO

03322396088 LUANA SOARES TOJA

02674133007 DIENEFER MARGARIDA VANZELLA AMARAL

(18)

02931938009 JOSE LUCIAN BRITES PINTO

04332221079 ANNY ELISE SANTOS NUNES

Código do Núcleo Qtd. Cotas com Bolsa Qtd. Cotas sem Bolsa

4503 30 0

Coordenadores de Área

CPF Nome Completo Nº de Mensalidades

Componentes curriculares Filosofia

Geografia História Sociologia

Curso e Código e-MEC UF Município

CIÊNCIAS HUMANAS - 5000907 Rio Grande do Sul São Borja

HISTÓRIA - 1103739 Rio Grande do Sul Jaguarão

Escolas Selecionadas

Nome da Escola UF Município

EEEM TRICENTENARIO Rio Grande do Sul São Borja

Etapas

Educação Infantil - Pré-escola

EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais EJA - Ensino Médio

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano Ensino Médio - 1ª Série

Ensino Médio - 2ª Série Ensino Médio - 3ª Série

Supervisores

CPF Nome Completo

91362709034 MAIRA LAGO FONTOURA

Discentes

CPF Nome Completo

03309938018 DALIANE KULMANN RODRIGUES

(19)

04509680066 DOUGLAS CORREA FREITAS

03240267063 JULIANO PORSCH MESSA

04051649040 VICTOR HUGO ESCOBAR DA SILVA

85285110572 JAILTON SANTOS SILVA

02467773035 JESSICA PEIXOTO CERETTA

03529691054 GABRIEL DA ROSA ETCHEVERRIA

01733537031 PRISCILA CARDOSO KULMANN

03525336098 RICHARD GONCALVES ALMEIDA

03443718086 THIAGO ABRELINO PAULA DOS SANTOS

Nome da Escola UF Município

EMEF DR FERNANDO CORREA RIBAS Rio Grande do Sul Jaguarão

Etapas

Educação Infantil - Pré-escola

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

63301733034 BERENICE AQUINO MACHADO

Discentes

CPF Nome Completo

95132074200 JAYME SANTANA DE OLIVEIRA

42431768848 MARIA EDUARDA FRANCO GALLO

04379468003 HERICA DINIZ CAETANO

95984151049 CRISTIANO DA SILVA AMORIM

44775114859 ARTHUR MAGALHAES VIOLA

49138699818 GABRIEL HENRIQUE SOLIMENO

47597649843 HENRIQUE FAIANI BUONGERMINO

47029871863 VINICIUS COSTA FRANCO

04281740007 WILLIAM CAVALHEIRO DOS SANTOS

04286069036 GUILHERME DE OLIVEIRA MALLET

Nome da Escola UF Município

INSTITUTO ESTADUAL PADRE FRANCISCO GARCIA Rio Grande do Sul São Borja

Etapas

(20)

EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais EJA - Ensino Fundamental - Anos Iniciais EJA - Ensino Médio

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano Ensino Médio - 1ª Série

Ensino Médio - 2ª Série Ensino Médio - 3ª Série

Supervisores

CPF Nome Completo

88149560068 MARILDA FERREIRA BIDINOTO

Discentes

CPF Nome Completo

04537838051 JOAO PEDRO DA ROSA RIBEIRO

04169853008 JONATAN WILLIAN PINTO DOS SANTOS 43568492806 TAMIRES VITORIA LEAL DE LIMA

00673268039 LUCIANA VALQUIRIA MACHADO MARTINS

04114214097 NATHALIA GARCIA ZEPPE

04072083054 DEIVIS EDUARDO ALVES LEITE

04253341047 FERNANDA FARIAS DA SILVA

03345163071 AMANDA POETINI DE BARROS

04326624051 FERNANDA SILVA FURES

05055940050 LUCAS DE OLIVEIRA MENDONCA

Código do Núcleo Qtd. Cotas com Bolsa Qtd. Cotas sem Bolsa

4507 24 3

Coordenadores de Área

CPF Nome Completo Nº de Mensalidades

Componentes curriculares Ciências

Física Matemática Química

(21)

Curso e Código e-MEC UF Município

CIÊNCIAS EXATAS - 121597 Rio Grande do Sul Caçapava do Sul

Escolas Selecionadas

Nome da Escola UF Município

INST EST EDUC DINARTE RIBEIRO Rio Grande do Sul Caçapava do Sul

Etapas

Curso Técnico - Subsequente

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano Ensino Médio - 1ª Série

Ensino Médio - 2ª Série Ensino Médio - 3ª Série

Ensino Médio - Normal/Magistério 1ª Série Ensino Médio - Normal/Magistério 2ª Série Ensino Médio - Normal/Magistério 3ª Série Ensino Médio - Normal/Magistério 4ª Série

Supervisores

CPF Nome Completo

97631540063 ELISANGELA LUZ COSTA MARTELLO

Discentes

CPF Nome Completo

04272965018 ANDREZA FREITAS SANTOS

01886859019 DARCILENE DA ROSA CORREA 01174075007 DYESSYCA LUIZ SILVEIRA

61324507004 ALESSANDRA MEDIANEIRA GRILLO ABRANTES 69141754034 CRISTIANE BITENCOURTE DA SILVA

02026682070 CAIO CESAR VIVIAN GUEDES OLIVEIRA

00692354069 CAROLINA GARCIA DUTRA

04640457030 DIERONTTY RODRIGUES DE FREITAS 73595616049 CARLA TERESINHA FAGUNDES LEAL

Nome da Escola UF Município

ESC MUN ENS FUND INOCENCIO PRATES CHAVES Rio Grande do Sul Caçapava do Sul Etapas

(22)

Educação Infantil - Pré-escola

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

97288527034 FABIANE INES MENEZES DE OLIVEIRA

Discentes

CPF Nome Completo

45607502899 GUILHERME OLIVEIRA DA SILVA 03921569036 EVERTON DA SILVA PEREIRA

02296515002 DIULLY HUDSON MARQUES

04849234046 DHULYA TRINDADE DE OLIVEIRA 00257017038 JANAINA TEIXEIRA LEAO PERCEVAL 03179316012 MARCIO NASCIMENTO DE OLIVEIRA

04067135025 MISAEL FORMA

04010283050 JHENNIFFER BEATRIZ NUNES DE CARVALHO

02172477095 MANUELA ENGELMANN DOS SANTOS

Nome da Escola UF Município

ESC EST ENS MEDIO ANTONIO JOSE LOPES JARDIM Rio Grande do Sul Caçapava do Sul Etapas

Ensino Médio - 1ª Série Ensino Médio - 2ª Série Ensino Médio - 3ª Série

Supervisores

CPF Nome Completo

01695295099 FERNANDO OLIVEIRA MACHADO

Discentes

CPF Nome Completo

03860969021 RAFAELA BITENCOURT

04482403008 SIBELLE FLOR BORTOLOTTO

02929444037 PAOLA DIAS MENEZES

03313381065 LAURA CHAVES DE JESUS

04414682096 WESLLEN RODRIGUES ALVES

(23)

12167794738 YASMIM DE FARIAS RAMOS

84830140097 RAFAEL DE OLIVEIRA

03563908028 VITORIA MOREIRA DA COSTA

04265469035 SILVIO RIBEIRO DO AMARAL

Código do Núcleo Qtd. Cotas com Bolsa Qtd. Cotas sem Bolsa

7474 25 5

Coordenadores de Área

CPF Nome Completo Nº de Mensalidades

Componentes curriculares Ciências

Curso e Código e-MEC UF Município

CIÊNCIAS DA NATUREZA - 5000917 Rio Grande do Sul Dom Pedrito

Escolas Selecionadas

Nome da Escola UF Município

ESC MUN RURAL DE ENS FUND SUCESSAO DOS MORAES Rio Grande do Sul Dom Pedrito Etapas

Educação Infantil - Pré-escola

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

98063855000 IZALINA DE VARGAS OLIVA

Discentes

CPF Nome Completo

04382973007 LEONARDO PINTO SOARES

71252479034 CARLA ESTELA MARTINS DE BARROS BUENO 02566536074 CHARLENE LEMOS ANTUNES DOS SANTOS

01422816036 DANYELLE ROSA SILVA

01159734003 DAIANE SOUZA CAMINHA

03097738061 TAIS BASTOS LANDSKRON

04834754081 MILENA HORNOS RITTER

90033906068 ROSANA VILLAMIL RODRIGUES NUNES

(24)

03527979085 PEDRO DE OLIVEIRA VAQUEIRO

67761780030 ANDRE LUIS DE BARROS BUENO

Nome da Escola UF Município

ESC MUN ENS FUN DR JOSE TUDE DE GODOY Rio Grande do Sul Dom Pedrito

Etapas

Educação Infantil - Pré-escola

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

01837910022 DANIELLE COSTA DA SILVA

Discentes

CPF Nome Completo

02614974056 JOCASTA CARDOSO GARCEZ

03944950046 MARCELO MARTINS DA ROSA

43525879822 TAUANA PACHECO DE LIMA

02017027030 RENATA CASTRO PEGLOW

03948212031 BRUNA FERREIRA PADILHA

01001899032 CARLA MAIA DE PAULA MACIEL

67758380000 ANA PAULA CUNHA GONCALVES

67756336020 PAULO DANUBIO SILVA MORAES

03170272047 PRISCILA ROSA RODRIGUES

91784620025 ANDREIA BARBIERI MIRANDA

Nome da Escola UF Município

EEEF CEL URBANO DAS CHAGAS Rio Grande do Sul Dom Pedrito

Etapas

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano

(25)

Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

62614932000 LISIANE MACHADO DUARTE MARTINS

Discentes

CPF Nome Completo

04069955089 LUANA GONCALVES AMARAL

00897156080 SIBELI ALVES MELLO

04677262055 DIOVANA FRANCO DOS SANTOS

02849458031 RAFAELA MULLER BRIAO

03035216002 STHEPHANE ALVES BARRETO

00519891074 JUAN GOMES CARDOZO

02564388035 LEDA GOULARTE MACHADO

01422816036 DANYELLE ROSA SILVA

03736160070 JOSIELI PEREIRA FERREIRA

00492662096 MARINA MOREIRA CASSIANO

Código do Núcleo Qtd. Cotas com Bolsa Qtd. Cotas sem Bolsa

7475 25 5

Coordenadores de Área

CPF Nome Completo Nº de Mensalidades

Componentes curriculares Ciências

Curso e Código e-MEC UF Município

CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1103698 Rio Grande do Sul Uruguaiana

Escolas Selecionadas

Nome da Escola UF Município

EMEF CABO LUIZ QUEVEDO Rio Grande do Sul Uruguaiana

Etapas

Ensino Fundamental de 8 anos - 8ª Série Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano

Supervisores

(26)

CPF Nome Completo

77691830068 RITA DE CASCIA DA SILVA DIAS

Discentes

CPF Nome Completo

03158808056 ISABELLA BRUM ZIEMBOWICZ

04097435000 DIELY DIAS ROMERO

02441684078 AMANDA GOMES DE ABREU

02484739052 VITORIA ALICIA BOAVENTURA DE OLIVEIRA

01140886088 RENATO PADILHA SANTANA

03893350020 PAULA ANDRIELI RIETA QUINTANA

03833422017 GABRIELLY FAGUNDES PAVIN

04638035078 PATRICIA SHAIANE DA SILVA SILVEIRA

04127812044 JULIA GRECO DE TOLLA

04664412070 RICHARD ORTIZ OCAMPO

Nome da Escola UF Município

EMEF DO COMPLEXO ESCOLAR MARILIA SANCHOTENE FELICE Rio Grande do Sul Uruguaiana Etapas

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

01075264090 ALINE RIBEIRO DE MENEZES OLEGUI

Discentes

CPF Nome Completo

01492493066 NATHALIE MAIARA DE MELO CORREA

97429503004 FABRICIO TEIXEIRA WEBER

00804921008 VANESSA BALLESTEROS DE OLIVEIRA

03411110074 LUIZ GUILHERME LUCHO DE ARAUJO

03927569003 VITORIA LETICIA DOS SANTOS DE ALMEIDA

97420344000 ANA CRISTINA MACHADO VEBER

03890437028 MARIA CLARA FERREIRA MACHADO

04332461037 JULIANO CESAR BARBOSA QUEIROZ

89190467000 MARCELO ALCEU COCERES MOREIRA

(27)

00974434094 JOAO VICTOR SILVEIRA VERCOSA

Nome da Escola UF Município

ESC EST DE ENS FUND PASO DE LOS LIBRES Rio Grande do Sul Uruguaiana

Etapas

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

93795912091 LUIZA VANESSA QUEVEDO MANSILHA

Discentes

CPF Nome Completo

01319929028 MARIA CAROLINA DA SILVA JAQUES

03826806000 JOAO ANTONIO PINHEIRO VALENCA

04307858018 BIANCA DE SOUZA CALIXTO

03525717059 NEI GONCALVES NORONHA

03266895088 RAFAELA FAN BORGES

04001671077 NATHALIA CARDOSO FONSECA

02988794090 ADRIANA FAGUNDES GRECO

03928932071 ALAN PEDROSO LEITE

01081393017 FRANCISCO JAVIER ALVES NOGUES

96760524004 KAREM SUZETE PIRES GARCIA

Componente(s) Qtd. de Núcleos Qtd. de Cotas de Residente

Educação Física 1 30

Objetivos do Subprojeto

Possibilitar formação docente pautada na Educação Física escolar, buscando construir novas metodologias de ensino- aprendizagem da educação Física, voltadas para o desenvolvimento das potencialidades dos/as alunos/as na totalidade.

Promover e fortalecer os vínculos já estabelecidos entre a universidade a comunidade escolar, bem como, interagir com as problemáticas da escola, no sentido de futuras pesquisas e projetos de extensão. Promover diálogos e ações entre os/as professores/as das escolas, fortalecendo o compromisso social e o papel da universidade frente a comunidade e a educação básica. Desenvolver ações que contribuam para a formação inicial dos/as docentes, articulando teoria e prática e tendo, pautada na papel da Educação Física escolar. Favorecer o desenvolvimento e utilização de metodologias investigativas sobre e

(28)

no ensino da Educação Física de forma interdisciplinar e articulada com as demais áreas do conhecimento. Identificar, analisar e acompanhar o desenvolvimento dos/as alunos/as envolvidos/as nas atividades promovidas pelo subprojeto, oferecendo feedback no processo de desenvolvimento dos/as mesmos/as. Analisar a proposta metodológica adotada pelas escolas envolvidas no trato com o ensino=aprendizagem da Educação Física e sua contribuição no processo de formação de futuros/as professores/as. Identificar e analisar indicadores de vínculos estabelecidos entre Universidade e a Escola, a partir do Programa PIBID, para a redefinição do compromisso social e dos papéis de uma e de outra instituição na formação inicial de futuros/as professores/as. Construir momentos de socialização das atividades e ações desenvolvidas na escola.

Descrição do Plano de Atividades do Residente

Pretende-se acompanhar o desenvolvimento do Subprojeto Educação Física do PIBID através de: Reuniões gerais com toda a equipe para definir as ações a serem realizadas, apresentação e discussão sobre o desenvolvimento dessas ações; Reuniões semanais de planejamento dos subgrupos para definir ações, organizar e socializar as ações desenvolvidas pelos/as bolsistas ID e pelos/as professores/as supervisores/as; Criação e manutenção de blogs, site e grupos no facebook para atividades de monitoria, registro e visibilidade das ações que estão sendo desenvolvidas no contexto do subprojeto. Produções de matérias de divulgação e publicização das ações a serem disponibilizados no site do Pibid e site institucional/Unipampa. Previsão sucinta das atividades: Análise e discussão sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas participantes, suas metas, suas áreas potenciais e suas fragilidades, bem como, a contribuição da universidade para sanar suas dificuldades; Discussões de metodologias a serem utilizadas nas escolas quanto ao desenvolvimento das atividades esportivas e de formação; Criação de grupos e ações que contemplem a diversidade étnica e racial na construção do conhecimento, culminando com a construção de cartilhas e materiais didáticos, produzidos pelo grupo; Realização de oficinas e workshops, dialogando na perspectiva de boas práticas relacionadas a Educação Física escolar, suas manifestações e possibilidades de desenvolvimento da corporeidade de nossos/as alunos e alunas; Realização de cursos e mini cursos de formação docente, contando com a colaboração dos/as discentes do curso e de membros externos/as a Universidade; Desenvolvimento de instrumentais que possam dialogar com os conhecimentos prévios dos/as alunos/as e dos/as professores/as envolvidos/as, tais como oficinas, experimentações, aulas de campo, palestras e mostras. Análise e registro dos dados obtidos, com apresentação destes nas edições do SIEPE 2018, 2019, 2020. Os registros serão realizados através de Relatórios contendo as atividades que foram desenvolvidas e que serão socializados junto aos demais bolsistas, coordenação e supervisores/as envolvidos/as. A construção do relatório faz parte de um processo, onde os/as bolsistas irão desenvolver a capacidade de expressão e registro das atividades e serão avaliados através destes. A Socialização dos resultados, dar-se-á a partir da participação em eventos internos e nacionais.

Cronograma do Subprojeto

Etapa Atividades do Subprojeto Início Fim

Articulação da equipe do Projeto Seleção dos bolsistas 02/07/2018 25/07/2018

Encontro inicial 13/08/2018 13/08/2018

Formação da Equipe e Planejamento

Grupos de estudo 03/09/2018 29/11/2019

Reuniões de Planejamento 03/09/2018 29/11/2019 Desenvolvimento e testagem de material didático 01/10/2018 31/10/2019

Desenvolvimento de Atividades Formativas e Didático-Pedagógicas nas Escolas

Atividades artísticas 04/03/2019 29/11/2019

Atividades experimentais 04/03/2019 29/11/2019 Confecção de mídia impressa 04/03/2019 29/11/2019 Criação de grupos de expressão étnico-racial 04/03/2019 29/11/2019 Criação e desenvolvimento de recursos

midiáticos/multimídia

04/03/2019 29/11/2019

Gincanas e olimpíadas do conhecimento 04/03/2019 29/11/2019

Oficinas e Workshops 04/03/2019 29/11/2019

Desenvolvimento de Atividades Formativas e Didático-Pedagógicas em Campo

Outra Envio do plano de atividades do núcleo de iniciação à docência.

31/08/2018 31/08/2018

O u t r a Investigação, diagnóstico e outras atividades com a comunidade escolar.

03/09/2018 29/11/2019

Outra Visitas técnicas e vivências. 03/09/2018 29/11/2019

Acompanhamento do projeto

Reuniões do núcleo 13/08/2018 31/01/2020

Reuniões envolvendo todos os subprojetos da IES

01/10/2018 29/11/2019

(29)

Avaliação do projeto 03/12/2018 31/01/2020

Socialização dos resultados

Desenvolvimento de página do projeto na internet

01/08/2018 31/01/2020

Realização Seminário Institucional de Iniciação à Docência

09/05/2019 10/05/2019

Publicação de livros, revistas e jornais em meio digital

01/08/2019 31/01/2020

Núcleos do Subprojeto

Código do Núcleo Qtd. Cotas com Bolsa Qtd. Cotas sem Bolsa

3368 24 4

Coordenadores de Área

CPF Nome Completo Nº de Mensalidades

Componentes curriculares Educação Física

Curso e Código e-MEC UF Município

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1107084 Rio Grande do Sul Uruguaiana

Escolas Selecionadas

Nome da Escola UF Município

EEEM EMBAIXADOR JOAO BAPTISTA LUSARDO Rio Grande do Sul Uruguaiana

Etapas

Educação Infantil - Pré-escola

EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais EJA - Ensino Fundamental - Anos Iniciais EJA - Ensino Médio

Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano Ensino Médio - 1ª Série

Ensino Médio - 2ª Série Ensino Médio - 3ª Série

Supervisores

CPF Nome Completo

40425746020 MADALENA CARLOS DA SILVA

Discentes

CPF Nome Completo

(30)

03277590038 DOGLAS RODRIGUES DA SILVA

02233624092 LUCIA HELENA RIVERO MEZA

03331936014 ANDREI HERGESSEL

04391798077 TAINA DE SOUZA PEREIRA

02616647001 LUCIANO EDUARDO GOMES FERREIRA

03207053076 FERNANDO FERREIRA DIAS

04287489020 ERICK PINTO MENDES

03702178023 LEONARDO ROCHA GUIMARAES

Nome da Escola UF Município

EMEF CABO LUIZ QUEVEDO Rio Grande do Sul Uruguaiana

Etapas

Ensino Fundamental de 8 anos - 8ª Série Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 2º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 3º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 4º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 5º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano Ensino Fundamental de 9 anos - 8º Ano

Supervisores

CPF Nome Completo

00090335058 MIRIAM RAQUEL DE FREITAS MONTEIRO

Discentes

CPF Nome Completo

04115315067 JORGE SALOMAO DO AMARAL FILHO

04919427026 VITORIA RODRIGUES ROCHA

03197030028 LUIZ VALDEIR DE SOUZA DOS SANTOS 04392814076 JOSE ANTONIO DA SILVA FERREIRA JUNIOR

04653441006 JHONATHAN WILLIAN BORGES MACHADO

03320625039 ADIR SILVEIRA

00926605097 CAROLINE XAVIER FIALHO

04710426090 LUAN MACHADO MAIDANA

02236275005 ANDRYA LORENA DA SILVA BAIRROS

01675961018 GABRIELLE BERNARDO GALLINO

Nome da Escola UF Município

ESC MUN ENS FUN GENERAL OSORIO Rio Grande do Sul Uruguaiana

Etapas

Ensino Fundamental de 8 anos - 8ª Série Ensino Fundamental de 9 anos - 1º Ano

Referências

Documentos relacionados

Objetivos De modo Lato: - Analisar o contexto educacional a qual as escolas envolvidas estão inseridas; - Desenvolver ações em diferentes espaços formativos além da escola;

I - Proporcionar aos residentes experiências formativas no contexto do cotidiano da escola, principalmente em situações concretas de ensino-aprendizagem em aula,

Proposta de planejamento e controle gerencial para pequenas empresas de construção civil de João Pessoa.. Marcos Antônio Padilha Júnior (CEFET-PB)

Uma experiência na formação profissional de gestores públicos societais para o desenvolvimento territorial De onde falamos?.. Territórios

Influência da infecção pelo vírus da artrite encefalite caprina nas características físico-químicas, celulares e microbiológicas do leite de caprinos. Anais do

Especialistas na reciclagem de resíduos da construção e demolição, a recicladora pode mostrar como utilizar material reciclado e economizar até 30% nas obras públicas.

Figura 2: Fonte: Kaplan & Norton (2004, p.. contundente no sentido de torná-la mais moderna e eficaz. Os avanços no âmbito da Administração Estra- tégica são notáveis quando

Nos termos do disposto no Regime Jurídico dos fundos de investimento, aprovado pelo Decreto-Lei nº 252/2003, de 17 de Outubro, o Fundo observará os limites