• Nenhum resultado encontrado

Pintura em Telha - Casario

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Pintura em Telha - Casario"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Pintura em Telha - Casario

MATERIAL NECESSÁRIO (BÁSICO) Telha paulista Tinta látex branca Tinta acrílica marrom, cerâmica, preta, branca, ocre Tinta acrílica na cor desejada (no meu caso verde oliva claro) Massa para biscuit nas cores: cerâmica, marrom, além de folhas, flores e graminha pronta em biscuit Massa corrida ou acrílica Cola branca rótulo azul (biscuit) Areia de quartzo (ou de pássaro) Corda para pendurar a telha Tinta relevo MATERIAL NECESSÁRIO (COMPLEMENTAR) Lixa tipo de esmeril (opcional) Rolinho de espuma para pintura Prato de isopor Colher de sopa caneta de retroprojetor Vasinho de cerâmica para aplicar acima da rua Furadeira e broca Panos seco e úmido Lápis Molde

pronto feito com acetato Estrusora (opcional) Rolo para abrir massa de biscuit (ou cano pvc fino) Cortador de folha e molde de silicone para flores para trabalhar o biscuit (opcional) esteca tesoura Espátula (opcional) Pincéis 16, 8, 0 Régua Fita crepe boleador PASSO A PASSO OBS: a telha é composta de três partes básicas: casa em si (2 andares), telhado (biscuit) e a rua (areia de quartzo ou de passarinho) CONFECCIONANDO A CASA EM SI 1-furar a telha com furadeira e broca para cerâmica. 2- lixar a telha com lixa do tipo esmeril, retirar o pó com pano

limpo. 3-aplicar uma demão de látex branco, usando o rolinho de espuma. 4- se houver imperfeições na telha, cobrir com biscuit.

5-Confeccionar o molde. Telha usada: paulista tamanho 57 X 28cm ( este tamanho não é convencional) o molde tem as

seguintes dimensões: porta (18.5 X 7 cm), janela ( 10,5 X 5 cm), rua ( 4,5 cm X largura da telha), barrado que divide os andares (2,5 cm X largura da telha), telhado ( 9,5 cm X largura da telha), andares (o que sobrou, dividir em duas partes:+ ou - 20,5 cm por andar). obs: para uma telha paulistinha de 42 X 23 cm, as

dimensões seriam: porta (13,5 X 5.5 cm), janela (7.5 X 4 cm), rua (3,3 cm X largura da telha), barrado (1,8 cm X largura da telha), telhado (7 cm X largura da tellha), andares( = ou- 15 cm por andar). 6-Passar o molde para plástico de raio X (acetato) com o auxílio de uma caneta de retroprojetor e recortar as partes:

(2)

porta, janela e telhado. 7-Desenhar o molde na telha, com o auxílio de um lápis. 8-Pintar ( 3 demãos) com tinta acrílica verde oliva claro a parede dos 2 andares, deixando em branco o local da porta e janelas, além do local onde o reboco está caído, usando para isso um pincel macio e largo (ex:16). 9-pintar a porta com tinta acrílica marrom e as vidraças da janela com tinta acrílica azul claro (pincel 8). Após seca a vidraça fazer as divisórias com tinta acrílica marrom (1 divisória na vertical e duas na horizontal)- pincel zero. 10- pintar os tijolos que aparecem (reboco caído), com tinta acrílica marrom, ocre e cerâmica. 11- esperar secar a tinta e aplicar fita crepe no local onde será o barrado que divide os andares isolando de 25 cm a partir da base até 27,5 cm o local onde será aplicado a massa corrida ou massa acrílica. 12-Com o auxílio de uma colher de sopa colocar a massa corrida ou acrílica sobre o local e

espalhar com espátula generosa e uniformemente sobre toda superfície demarcada. 13-Texturizar a massa corrida, usando a colher de sopa ou outro instrumento que julgar de efeito

interessante. 14-Retirar a fita crepe. 15-Após seca a textura, tingi-la com a cor verde oliva mais escura que a usada na

parede, usando o mesmo pincel do passo 8. 16-Com a massa de biscuit cerâmica confeccionar o vasinho (será fixado na parte inferior esquerda acima da rua). Com a massa marrom e com o auxílio de uma estrusora (bico redondo) confeccionar os galhos da planta que está no vaso de cerâmica, e o batente da porta e janelas. Com a mesma massa fazer a floreira, usando para isso um rolinho de massa marrom , levemente achatado e que será colado na parte inferior das janelas. 17-Colar sobre a trepadeira folhas verdes e flores em biscuit nas cores desejadas. Obs:

fazer miolos das flores com tinta relevo. 18-Na floreira, aplicar a grama feita em biscuit com o auxílio da massa verde e de um coador de chá, além das flores nas cores desejadas 19-No vasinho de cerâmica já seco colar um pedacinho de corda sisal dentro do vaso para realçar o trabalho. 2- CONFECCIONANDO O TELHADO DA CASA 20-Confeccionar a telhado com biscuit na cor cerâmica após ter sido esticada a massa com rolo e cortada

(3)

no tamanho do molde, em seguida passe cola neste biscuit e aplique na telha, no local indicado. Para marcar as telhas use uma régua e a esteca , para marcar o relevo na parte inferior do telhado, usar um boleador ou outro instrumento de mesmo

efeito. Obs: perfurar, no biscuit, o local que foi coberto pela massa com um objeto de ponta (caneta), para não atrapalhar ao passar a corda. 21-Após seco o biscuit, pintar as divisões das telhas com tinta marrom e iluminar com branco (usar para isso um pincel zero). 3- CONFECCIONANDO A RUA 22-Com pincel largo, cola branca sobre toda base e (em cima de uma bandeja ) jogar areia de quartzo branca sobre a cola. 23-Após secar, tingir toda rua de cinza (pincel largo e macio) e com a tinta preta e o pincel zero desenhar pedras sobre toda rua. No final,

acrescentar alguns risquinhos de branco para iluminar a rua.

Colocar a corda no furo da furadeira e amarrá-la. Quando secar totlmente (2dias) envernizar a peça com verniz geral.

Telhas - Como fazer

Modo de Fazer:

Material:

01 telha curva ( você encontra em materiais de construção).

Tinta Pva Officina de Artes nas cores : Branco , Azul Bebê , Marfim Folk , Verde Jardim , Amarelo Gold e Tabaco.

Pincel macio nr 12 e um pincel cabo amarelo nr 8 Lixa 220.

Cola Cascorez.

01 guardanapo espantalho.

01 guardanapo com casinhas de passarinho.

01 Verniz acrílico da Officina de Artes . 01 Verniz Acetinado da Officina de Artes .

Miudezas de Biscuit ( nós usamos , cenourinhas e tomatinhos ).

Sementes (coquinhos )/palha da costa / ramos de trigo / sisal / juta

Dica: Leia todo o passo a passo até entender completamente a técnica . Se for preciso leia 2 ou 3 vezes . Dica: Prepare todo o material e deixe-os alinhados antes de começar .

Dica: Todos os produtos utilizados são solúveis em água .

Dica: Se após ler o passo a passo restar alguma dúvida, não faça ainda a técnica para não comprometer o trabalho.

Envie-me um mail edimarcia@onda.com.br que responderei prontamente. ok? Bom trabalho e tenho certeza que sua peça fará bastante sucesso!

1- Antes de tudo faça 2 furos na parte de cima da telha com uma furadeira comum . Limpe bem a telha com um pano úmido e deixe secar .

Enquanto isso pegue os guardanapos e recorte o espantalho e a casinha de passarinho . Usando o pincel nr 12 , passe uma demão de pva branco em toda a telha , na frente e atrás.

Deixe secar .

2- Lixe para deixar lisinha a pintura . Passe mais uma de mão de pva branco.

Deixe secar bem . Pode usar um secador de cabelos para acelerar a secagem . 3- Em um prato coloque tinta pva Branco e pva Azul Bebê .

4- Vamos pintar a parte de dentro da telha .

Divida mentalmente a telha em 4 partes . Nas 3 partes de cima faremos o céu . Na parte de baixo faremos o chão.

Com o pincel macio pegue um pouco do pva branco e um pouco do pva azul bebê .

Sem misturar as tintas pincele horizontalmente na parte que será o céu . Procure fazer um céu bem clarinho . Deixe

(4)

algumas manchinhas brancas para imitar nuvens.

5- Na parte de baixo pinte o chão utilzando o pva Marfim Folk.

Deixe secar bem .

6- Com o pva Amarelo Gold , dê umas pequenas pinceladas no céu , simulando o brilho do sol . Pincele sempre na horizontal.

7- Usando o Pva Verde Jardim e o pincel nr 8 faça os matinhos . Para isso , basta molhar o pincel na tinta , tirar o excesso num pano e com o pincel meio de lado passar levemente de baixo para cima .

Faça também matinhos com o pva Tabaco.

8- Tire as 2 folhas brancas do guardanapo e vá fazendo a decoupage da seguinte maneira : coloque a figura , molhe o pincel macio no verniz Acrílico e passe levemente sobre a figura , sempre começando as pinceladas no centro da figura e indo em direção a às beiradas .

9- O guardanapo fica molhado de verniz ( é assim mesmo ) e ao secar estará colado na telha.

10- Faça o mesmo procedimento com todas as figuras recortadas. Deixe secar bem.

11- Com o pincel macio passe uma demão de Verniz Acetinado sobre toda a telha ( frente e atrás), inclusive sobre o guardanapo ( cuidado para não danificar o guardanapo ).

12- Deixe secar e passe mais uma demão de Verniz acetinado na frente da telha . Secar.

OBS: O Verniz Acetinado é branco leitoso e proporciona um lindo um acabamento brilhante . 13- Preparando as miudezas.

Faça um amarrado com a palha da costa .

14- Corte as pontas deste amarrado para fazer um arrepiado imitando mato seco.

15- Utilizando cola cascorez , cole a palha da costa na parte de baixo da telha . Cole os ramos de trigo nas bordas da telha.

16- Cole o biscuit e os coquinhos , fazendo uma composição de acordo com seu gosto . 17- Fique livre para criar ou inserir outras miudezinhas.

18- Corte um pedacinho de sisal , desfie-o e faça um montinho. passe um pouco de cola no lugar das mãos do espantalho e cole este montinho . Assim estaremos simulando a palha que sai de dentro da camisa do espantalho.

19- Faça outro montinho com o sisal e cole nas bordas do chapéu , imitando o cabelinho do espantalho.

20- Corte uma tira comprida da juta , enfie nos buracos da Telha e dê o nozinho para prender.

21- Continuação

22- Pronto ! Uma linda Telha Rústica .

Use como outras opções fazer Decoupage em Telha com barcos , flores etc..

(5)
(6)
(7)
(8)
(9)
(10)

Referências

Documentos relacionados

Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, sob a Presidência do Ministro Sepúlveda Pertence, na conformidade

O objetivo deste estudo é identifi car evidências do gerenciamento de resultados contábeis mediante decisões operacionais nas indústrias brasileiras abertas do setor de Siderurgia

Concertino para tuba (Ed. Curnow Music). Obs: Tocar na integra. 2) Para candidatos com Tuba Tenor: Joseph HOROVITZ – Primeiro movimento do Concerto para Euphonium.

[r]

CATÓLICA VALORES E ÉTICA CRISTÃ ANTÓNIO JORGE PIRES FERREIRA, LUIS SILVA SNEC 9789728690946.. MONTERROSO PORTO

Os membros da C.I.T., conhecido em algumas áreas como representantes de  Hospitais  e  Instituições  (H&I),  trabalham  para  ajudar  equipes  de  hospitais 

• A escola é concebida pelo paradigma científico (organizado em disciplinas, rigidez no horário, ...). • Esse modelo dá sinais de esgotamento.. Ex: encaminhar alunos com

Disease Burden and Its Determinants 1 obligatory Core 4 Thesis Project Preparation 1 obligatory Individual student orientated 6 Thematic Rotation 1 obligatory