• Nenhum resultado encontrado

Análise documental das ementas das disciplinas de um programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise documental das ementas das disciplinas de um programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE RESIDÊNCIA

PATRICK MACEDO BEZERRA

ANÁLISE DOCUMENTAL DAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA.

CAICÓ, RN 2020

(2)

PATRICK MACEDO BEZERRA

ANÁLISE DOCUMENTAL DAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO

BÁSICA

Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) apresentado à Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas – EMCM, como requisito obrigatório e parcial à obtenção do título de Especialista em Atenção Básica.

Área de Concentração: Atenção Básica.

Orientadora: Profa. Dr. Raquel Litterio de Bastos.

Coorientadora: Esp. Brígida Gabriele Albuquerque Barra.

CAICÓ, RN 2020

(3)

PATRICK MACEDO BEZERRA

ANÁLISE DOCUMENTAL DAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO

BÁSICA

Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) apresentado à Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas – EMCM, como requisito obrigatório e parcial à obtenção do título de Especialista em Atenção Básica.

Área de Concentração: Atenção Básica.

Aprovado em _____/_________/_____.

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________________ Profª. RAQUEL LITTERIO DE BASTOS (Doutora)

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Orientadora

_____________________________________________________ Profª. BRÍGIDA GABRIELE ALBUQUERQUE BARRA (Especialista)

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Coorientadora

______________________________________________________ Profª. TÚLIA FERNANDA MEIRA GARCIA (Doutora)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Membro da Banca

________________________________________________________ Prof. RAFAEL BARROS GOMES DE CAMARA BARRÊTO (Doutor)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Membro da Banca

(4)

AGRADECIMENTOS

A Deus, por me fazer entender que tudo sempre dá certo no final, basta acreditar, se esforçar e ter paciência. A sua presença é abundante na minha vida, guiando-me para o caminho do bem. Só posso ser grato a tudo que tem feito até hoje e por estar sempre comigo.

A minha mãe, Suerda Macedo, que passou por deveras situações para criar/educar a mim e meus irmãos. Sou eternamente grato, devo respeito, lealdade e obediência eternamente.

A minha esposa Francimária e filha Emilly por me apoiarem, cuidarem e estarem juntas de mim todo esse tempo, já passamos por tantas coisas e hoje sei que já temos tudo o que precisamos. Amo vocês do fundo do meu coração. Obrigado por fazerem minha vida ter sentido.

A mim mesmo, por nunca desistir, apesar dos defeitos que tenho ou tive, apesar das reprovações, dos anos atrasados, eu nunca desisti; me devo respeito e amor, sinto-me mais valorizado do que nunca. Aprendi que posso tudo, do meu jeito, no meu tempo e nunca, jamais, devo abrir mão do que me faz feliz, estou de parabéns, eu realmente mereço tudo isso.

Aos meus amigos, que fizeram da trajetória mais alegre e fácil. Sem vocês a residência seria vazia e triste, obrigado por tudo e mesmo agora nos afastando, seguindo o rumo natural da vida, continuo torcendo por cada um de vocês, onde estiverem podem sempre contar comigo, valeu!

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, todas e todos os seus servidores, sou eternamente grato por vocês fazerem parte disso, me acolheram durante oito anos da minha vida, e sim, não foi fácil, eu paguei o preço nesses anos, no entanto eu cresci muito, mudei minha visão de mundo, amadureci bastante e hoje sou uma pessoa melhor, graças a essa maravilhosa instituição.

(5)

RESUMO

Introdução: A Residência Multiprofissional em Saúde é um instrumento de formação profissional para o Sistema Único de Saúde e caracteriza-se por ser uma pós-graduação de modalidade lato sensu. O programa apresentado neste estudo tem como objetivo a formação de profissionais com competências para atuar no Sistema Público de Saúde, tendo a Atenção Básica como cenário orientador e fundamental no processo de formação, norteado pelos Princípios e Diretrizes do SUS. Objetivo: Analisar e descrever as ementas buscando entender as tendências teóricas e como elas se relacionam com a prática do residente multiprofissional em atenção básica. Metodologia: Este estudo é uma pesquisa de análise documental. Foi realizado entre o mês de outubro de 2019 a março de 2020, cujos documentos foram criados para serem utilizados em 2020. Além disso, para contribuir com o estudo foi usado o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Resultados e Discussão: A ementas foram consideradas quanto a sua importância no eixo teórico e relação com a prática do residente, além de observadas as relações entre todas as ementas do programa. Após a análise, foram feitas algumas modificações. As distribuições das ordens foram alteradas com o intuito de otimizar o processo de aprendizagem do Residente e conciliar ao máximo a teoria com a prática vivenciada. Conclusão: O estudo apresentou um conteúdo de aprendizagem continuada, com exceções de algumas variações temporais e repetições de conteúdos e que é necessário utilizar situações da rotina do residente, para otimizar o ensino e aprendizado.

(6)

ABSTRACT

Introduction: The Multiprofessional Residency in Health is an instrument of professional training for the Unified Health System and is characterized by being a graduate program of lato sensu modality. The program presented in this study aims to train professionals with skills to work in the Public Health System, with Primary Care as a guiding and fundamental scenario in the training process. Guided by the Principles and Guidelines of the SUS. Objective: To analyze and describe the curriculum seeking to understand the theoretical trends and how they relate to the practice of the multiprofessional resident in the basic care Methodology: This study is a documentary analysis research. It was held from October 2019 to March 2020, whose documents analyzed were created for use in 2020. In addition, IRAMUTEQ software (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) was used to contribute to the analysis. Results and Discussion: The menus were analyzed as to their importance in the theoretical axis and relationship with the practice of the Resident, in addition to observing the relationships between all the menus of the program. After the analysis, some modifications were made. The distributions of the orders were changed in order to optimize the resident's learning process and reconcile the theory as much as possible with the practice experienced. Conclusion: The analysis presented a content of continuous learning, with exceptions of some temporal variations and repetitions of contents and that it is necessary to use situations of the resident's routine, to optimize teaching and learning.

(7)

LISTA DE TABELA

Tabela 1 - Estrutura curricular do programa 15

(8)

LISTA DE FIGURAS

(9)

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

AB – Atenção Básica

EMCM – Escola Multicampi de Ciências Médicas ESF – Estratégia de Saúde da Família

IRAMUTEQ – Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires

PRMAB – Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica PRMS – Programas de Residência Multiprofissional em saúde

ME – Ministério da Educação MS – Ministério da Saúde SUS – Sistema Único de saúde

(10)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO... 10

2 MATERIAL E MÉTODOS... 13

2.1 Coleta de dados... 13

2.2 Análises das informações... 14

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO... 15

4 CONCLUSÃO... 25

(11)

10

1 INTRODUÇÃO

A Residência Multiprofissional em Saúde é um instrumento de formação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS) e caracteriza-se por ser uma pós-graduação de modalidade lato sensu, tendo como proposta a formação em serviço. O Programa de Residência Multiprofissionais em Saúde (PRMS) foi criado pela lei n. 11.129, em 2005, pelo Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (ME). Configura-se como práticas laborais e educacionais com foco nas necessidades de saúde da população. Logo, os PRMS se baseiam nos princípios e diretrizes do SUS, diante das necessidades e realidades da região de saúde (BRASIL, 2018a).

O profissional que visa trabalhar com saúde pública procura sempre por aperfeiçoamento na área, sendo assim, para acrescentar ou acumular a esse conhecimento o Ministério da Saúde tem se esforçado para promover capacitações, treinamentos e Lato Senso, como os programas de residências multiprofissionais (SILVA, 2013).

O PRMS apresentado neste estudo tem como objetivo a formação de profissionais com competências para atuar no SUS, cuja Atenção Básica (AB) tem o cenário orientador e fundamental no processo de formação. Como forma de assegurar a construção de caminhos para a integralidade da assistência, com repercussão mais efetiva na saúde e qualidade de vida dos usuários, o profissional é norteado pelos princípios e diretrizes do SUS, implicando a articulação entre serviços, ações de saúde e com outras políticas públicas, (MELO et al., 2017).

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica – PRMAB da Escola Multicampi de Ciências Médicas/ – EMCM foi implantado em 2016, com 44 vagas na área de Atenção Básica e 12 vagas na área de Saúde Materno-Infantil, sendo 10 e 6 categorias profissionais, respectivamente. Os profissionais têm como campo de atuação os municípios de Caicó e Currais Novos no Rio Grande do Norte (MELO et al., 2017).

Desde sua implementação, em 2016, a matriz curricular do PRMAB do estudo sofreu algumas adaptações, a fim de melhorar e se adaptar à realidade

(12)

11

do território, adotando uma característica flexível, por ser um programa recente, ainda em processo de consolidação e fortalecimento.

Com o passar dos anos, as diretrizes curriculares vêm se modificando, alterando as estruturas das instituições de ensino superior no Brasil, tornando-se tema de discussões entre os discentes, docentes, funcionários e gestores. Estes debatem o assunto a fim de entender e se adaptar as mudanças propostas pelo ME, que busca formar profissionais cada vez mais humanos para trabalhar no SUS de forma multidisciplinar e de integralidade a atenção à saúde (ROSSONI; LAMPERT, 2004).

Há a importância de refletir no campo da educação à medida que compreende as necessidades de formação de profissionais qualificados para o SUS. Assim, em um estudo realizado na EMCM – UFRN cita-se a elaboração de uma matriz curricular de perfil por competência, interprofissional e com métodos educacionais adequados centrados no profissional egresso (MELO et al., 2017).

A educação interprofissional é definida como sendo uma educação compartilhada e multiprofissional, na qual todos colaboram para o aprendizado das demais categorias, com o intuito de otimizar os conhecimentos em saúde (BRASIL, 2018b).

O tema da Educação Interprofissional em Saúde também integra a pauta da Gestão da Educação do Ministério da Saúde. A abordagem está presente, de forma explícita, nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da graduação de medicina, com intenção de incorporação nas demais graduações da área da saúde, além de iniciativas relacionadas às práticas de Educação Permanente em Saúde. (BRASIL, 2018b).

Atualmente, a matriz curricular do PRMAB da EMCM apresenta-se de maneira Teórico-científico e Teórico-prático, que são: “Semana de Acolhimento dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde”; “Saúde, Sociedades e Construção Política do SUS”; “Segurança do Paciente”; “Metodologia da Pesquisa em Saúde”; “Saúde Coletiva”; “Trabalho Interprofissional, Apoio Matricial e Gestão da Clínica”; “Território e Necessidades de Saúde”; “Redes de Atenção e Vigilância em Saúde”;

(13)

12

“Seminários de Educação Interprofissional e Colaborativa I”; “Formação Política e Movimentos Sociais em Saúde I”; “Preceptoria em Saúde”; “Metodologias Ativas na Educação em Saúde”; “Ética Profissional em Saúde”; “Epidemiologia e Bioestatística”; “Planejamento e Programação em Saúde”; “Ciências Sociais e Humanas em Saúde”; “Educação Permanente e Educação Popular em Saúde”; “Trabalho de Conclusão de Residência I”.

Um estudo realizado recentemente por um egresso do PRMAB da EMCM-UFRN demostra que os residentes sentiram a necessidade de aulas que fossem mais compatíveis com a prática vivenciada na residência. E ainda citaram conteúdos; como exemplo, o apoio matricial, criação de grupos e seu gerenciamento, mapeamentos e outras ferramentas. (WANDERLEY FILHO, 2019).

O atual estudo analisa as ementas das disciplinas de um Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, com o propósito de descrever as ementas e entender as tendências teóricas, além de como elas se relacionam com a prática do residente multiprofissional em a atenção básica.

Sendo assim, além de contribuir com a formação dos residentes do PRMAB, também se propõe a colaborar com estudos nas áreas afins ampliando o escopo de acervos, conteúdos e informações produtivas sobre matriz curricular em PRMAB.

(14)

13

2 MATERIAL E MÉTODOS

Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa de análise documental do tipo qualitativa que agrupa informações detalhadas, com a finalidade de descrever uma informação ou fato, com ênfase na interpretação de texto, além de inferir diferentes pontos de vista e utilizar linguagem simples (MARCONI; LAKATOS, 2011).

O estudo tem como base das informações as ementas do Programa Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte EMCM/UFRN. Ementas são documentos que resumem as características pedagógicas de um curso.

Os documentos foram disponibilizados pela coordenação do programa, em outubro de 2019 e seriam colocados em práticas no primeiro semestre de 2020; foram, então, no total de 18 ementas para análise e elaboração do estudo. Todos os cuidados éticos no tratamento dos dados e uso das documentações foram adotados.

Os critérios de inclusão adotados foram: ser uma ementa apenas do programa de residência e ser disponibilizadas via e-mail pela à coordenação da instituição. Como critérios de exclusão, há ementas que não foram disponibilizadas e as que estiveram incompletas.

2.1 Coleta de dados

As ementas do programa residência multiprofissional em atenção básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte EMCM/UFRN foram coletadas por meio de contato direto com a coordenação do programa, na qual foram disponibilizadas 18 ementas para análise e elaboração do estudo.

(15)

14

2.2 Análises das informações

As ementas selecionadas foram organizadas em uma planilha eletrônica com informações sobre título da disciplina, carga horária, conteúdo das ementas e período de realização.

Para contribuir com a interpretação dos dados desta pesquisa e melhorar o entendimento das ementas como um todo, foi empregado o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), que possibilita fazer qualitativamente as seguintes análises: estatísticas textuais clássicas; especificações de grupos; classificações hierárquica descendente; similitude e nuvem de palavras (KAMI et al., 2016).

Para o estudo afim, foi utilizada o método – nuvem de palavras, a nuvem de palavra consiste em unir as palavras em um gráfico, levando em consideração a sua frequência de aparecimento. Dessa forma, é possível enxergar com facilidade as características do texto e interpretá-las (CAMARGO; JUSTO, 2013).

(16)

15

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

As ementas foram analisadas durante reuniões realizadas na EMCM, nas quais o pesquisador foi convidado a participar em conjunto com a coordenação do PRMAB. Também foram verificadas quanto a sua importância no eixo teórico e relação com a prática do residente, além de observadas as relações entre todas as ementas do programa, em que houve concordância entre os examinadores para alcançar tais resultados. Após a análise das ementas, discorreram algumas considerações: as distribuições das ordens foram alteradas de maneira sugestiva com o intuito de otimizar o processo de aprendizagem do residente e conciliar ao máximo a teoria com a prática vivenciada.

Tabela 1. Estrutura curricular do programa

Nome dos componentes curriculares CH

Semana de acolhimento 60

Saúde, sociedade e construção política do SUS 45

Segurança do paciente 30

Metodologia de pesquisa 45

Trabalho interprofissional, apoio matricial e gestão da clinica 60

Território e necessidade de saúde 45

Redes de atenção e vigilância em saúde 60

Seminários de educação interprofissional e colaborativa I 60

Saúde coletiva 30

Formação política e movimentos sociais em saúde 150

Preceptoria em saúde 30

Metodologia ativa 30

Ética profissional em saúde 30

Epidemiologia e bioestatística 45

Planejamento e programação em saúde 30

Ciências sociais e humanas em saúde 30

Educação popular e permanente 30

Trabalho de conclusão de residência 60

(17)

16

Tabela 2. Estrutura curricular sugerida pelo autor.

Nome dos componentes curriculares CH

Semana de acolhimento 60

Território e necessidade de saúde 45

Saúde, sociedade e construção política do SUS 45 Trabalho interprofissional, apoio matricial e gestão da clínica 60

Saúde coletiva 30

Redes de atenção e vigilância em saúde 60

Preceptoria em saúde 30

Metodologia de pesquisa 45

Metodologia ativa 30

Educação popular e permanente 30

Ética profissional em saúde 30

Epidemiologia e bioestatística 45

Planejamento e programação em saúde 30

Ciências sociais e humanas em saúde 30

Segurança do paciente 30

Trabalho de conclusão de residência 60

Formação política e movimentos sociais em saúde 150 Seminários de educação interprofissional e colaborativa I 60 Fonte: Elaboração própria (2020).

Como se observa na tabela acima, o primeiro componente curricular é Semana de acolhimento, e faz o residente compreender o processo de implementação do programa, assim como promove as relações pessoais, espacial e de inserção nos processos. São apresentados também os componentes teóricos e práticos. Um estudo realizado por Arnemann et al. (2018) demostra o acolhimento como uma atividade fundamental nas residências multidisciplinares, principalmente com foco na interdisciplinaridade, destacou ainda em seu estudo a participação dos preceptores no acolhimento, a qual foi informado ser uma experiência muito importante e produtiva. Por fim, é importante salientar que existe uma lacuna, pois é possível ingressar no programa fora da data prevista, pois existindo vagas não preenchidas em

(18)

17

decorrência de desistência serão convocados candidatos que foram classificados no prazo de até 60 dias corridos, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes. Cria-se, assim, um questionamento de como ocorrerá esse acolhimento nestes casos.

O segundo componente é sobre Território e necessidade de saúde, da qual apresenta relação à organização do processo de trabalho das equipes multiprofissionais, uma vez que você conhece o território, terá mais facilidade de atribuir as demandas e necessidades por meio da observação e coletas de dados junto às equipes de saúde da família. Apresenta-se, também, ferramentas que serão utilizadas no decorrer do programa pelo residente, tanto na teoria como na prática, como: Genograma e Ecomapa, HEFLO e mapa vivo, sendo um conjunto de técnicas e planejamentos com objetivos estratégicos, que visam compreender e agir diante dos processos de saúde e doença da população, justificando sua apresentação no início do primeiro semestre como base para o residente.

O processo de territorialização é fundamental para o residente, ampliando sua visão e reflexão diante do território, conhecendo os espaços, suas potencialidades e fragilidades, como funciona a participação social em determinado local, tornando-o assim um profissional mais capacitado para trabalhar na saúde (COSTA; VASCONCELOS, 2016).

O componente Saúde, sociedade e construção política do SUS está inserido no início do primeiro semestre, pois de acordo com o regimento dos programas de residência multiprofissional, temas relacionados com políticas do SUS devem estar presentes na matriz, pois é necessário que o residente saiba como se sucedeu a formação histórica, desenvolvimento conceitual, e as características sociais do nosso sistema único de saúde, com o propósito de introduzir conhecimentos acerca desse processo, para um maior entendimento do seu passado, presente e futuro. Ademais, a ementa serve de embasamento para a saúde coletiva. (BRASIL, 2010).

Na ementa que trata do Trabalho interprofissional, Apoio matricial e gestão clínica é possível observar que o trabalho em redes é citado, no entanto o embasamento real de redes de atenção em saúde, só é visto no segundo semestre, sendo por tanto uma oportunidade de introduzir o conteúdo e só

(19)

18

aprofundar futuramente ou os docentes dialogarem para combinarem os pontos que serão abordados em cada disciplina.

Ainda sobre a ementa anterior, é observado o contato do residente com diversos conceitos e ferramentas de saúde, fundamentais para prática do residente, corroborando com o estudo realizado com residentes do PRMAB da EMCM-UFRN de que cita a necessidade de ferramentas e conteúdos teóricos mais compatíveis com a prática (WANDERLEY FILHO, 2019).

A disciplina esbarra em alguns conteúdos de outras ementas como o tema história da saúde pública, e política já abordado nas disciplinas de epidemiologia e bioestatística, e Saúde, sociedade e construção política do SUS, competindo assim ao corpo docente cruzarem os conteúdos e evitar a repetição, otimizando os conteúdos, melhorando o aprendizados. O componente de Saúde coletiva traz definições, contextos históricos para compreender sua teoria e pratica na sociedade. A ementa se preocupa com o residente egresso, colaborando para uma formação profissional mais sanitarista, alinhados com os princípios e diretrizes do SUS (NUNES; NASCIMENTO; BARROS, 2010).

A ementa que trata de Redes de atenção e vigilância em saúde propõe ao residente um entendimento amplo das redes de atenção à saúde e às vigilâncias, essencial para entender como trabalhar diante da realidade do município, poder comparar a teoria com a prática e buscar estratégias de melhorias para a população, por isso foi optado por colocar no primeiro semestre. É, portanto, uma oportunidade para o fortalecimento de áreas de atenção em saúde, favorecendo a integração entre instituição, serviços de saúde e comunidade. De acordo com Rodrigues (2016), os programas de residência multiprofissional complementam as redes de saúde, potencializando as transformações das práticas, inseridos na vivência do serviço. O tópico “redes” também é apresentado na disciplina de Formação política e movimentos sociais em saúde I, cabendo aos docentes entrarem em sintonia durante a administração da disciplina.

A ementa de Preceptoria de saúde apresentada no final do primeiro semestre se propõe a capacitar o residente para serem futuros preceptores em saúde, primeiramente com a finalidade de entender conceitos iniciais e

(20)

19

fundamentais; em seguida, visa estender seus conhecimentos técnicos, apresentando ferramentas e instrumentos de saúde. Cabe salientar que, como encontrado no estudo de Guimarães (2010), existe uma grande dúvida sobre qual o papel do preceptor, tanto para o preceptor como para o residente, sobre seus limites no campo de atuação, justificando ainda mais a importância dessa ementa, uma vez que pode ajudar nas relações residente/preceptor no processo de trabalho. A de se destacar que o termo educação permanente e educação popular em saúde, já é tratado na disciplina de Educação permanente e Formação política e movimentos sociais em saúde I, buscando assim a reflexão sobre a necessidade de adaptação, ou aprofundamento ou não do tema.

A disciplina de Metodologia da Pesquisa em Saúde propõe elementos ao residente para conhecer os tipos de pesquisa no campo da saúde, o que definitivamente ajuda no processo de desenvolvimento do trabalho de conclusão da residência. O posicionamento deste componente, no final do semestre letivo é um fator positivo, uma vez que o residente já está com um bom embasamento teórico, além de ter convivido com o território durante quatro meses, o que permite uma escolha de temática a ser abordada em seu TCR, além do início do delineamento metodológico para a execução da coleta de dados. Temas relacionados à Metodologia de Pesquisa devem estar presentes à matriz curricular de acordo com o regimento dos programas de residência multiprofissional (BRASIL, 2010).

Metodologias ativas apresentada no início do segundo semestre, procura alterar as estratégias educacionais, sempre contando com a coparticipação dos atores em saúde, como residente, usuários e profissionais de saúde, atraindo vários métodos de ensino. É uma metodologia bastante inovadora nos programas de residência multiprofissional em saúde. Isso quebra o paradigma de ensinar por apenas transmitir informações, os alunos e preceptores passam a ser ativos nesse processo (SALVADOR et al., 2011).

A disciplina Educação Permanente e Educação Popular em Saúde, apresentada no início do segundo semestre, abrange diversos tópicos já mencionados nas disciplinas anteriores, como na disciplina de Preceptoria em saúde, e Formação Política e Movimentos Sociais, que tratam de educação

(21)

20

permanente e educação popular em saúde, e movimentos sociais respectivamente. Cabe, então, aos responsáveis se atentarem, alinhar os discursos de maneira que não fique repetitivo e otimize o aprendizado.

A educação popular, segundo Sousa e Marques (2011), é capaz de trazer reflexões e mudanças significativas nas atividades em saúde, uma vez que valoriza o saber popular e trocas de experiências, a fim de conhecer e melhorar a qualidade de vida dos usuários do SUS. Já no que se refere ao processo formativo dos residentes orientados pelos princípios da educação permanente, contribui diretamente para o desenvolvimento de competências, inovações e gestão do SUS (SILVA, 2013).

A ementa sobre Ética Profissional em Saúde, à primeira vista, não foram encontradas combinações de conteúdos tratados na ementa com outras, no entanto está inserida indiretamente em todos os processos do residente no curso, e na sua vida. Além do que transmitir conceitos, produz inúmeras reflexões diante do tema.

Ética deve ser trabalhada em todas as etapas das nossas vidas acadêmicas e sempre reforçado, como acontece no programa de estudo. Pois, como observado no estudo de Finkler, Caetano e Ramos (2013), as categorias da área da saúde está cada vez mais atenta para formar um egresso na perspectiva de humanização, qualidade e resolutiva. Neste sentido, a preocupação é de ter além de um profissional eficiente, que trabalhe com ética, tenha um cidadão de excelência, com empatia, responsabilidade e compromissados com a sociedade.

A ementa que trata sobre Epidemiologia e Bioestatística apresenta assim como conceitos introdutórios e ricos em informação que descrevem a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde, abrange também a elaboração de dados efetivos para o planejamento, execução e avaliação das ações de saúde, pois consegue a partir da análise trabalhar com prioridades. Os assuntos tratados na ementa não se misturam diretamente com as demais ementas. Contudo, de acordo com o regimento dos programas de residência multiprofissional, deve estar presente na matriz curricular (BRASIL, 2010).

Planejamento e Programação em Saúde é apresentada ao iniciar o segundo semestre, para que o planejamento seja mais produtivo e com

(22)

21

referências. Segundo Soares et al. (2018), a atividade de planejamento é como um exercício de diálogo entre a instituição de ensino e o serviço, formando uma articulação, que é um dos papeis da universidade.

A ementa Planejamento e Programação em saúde tem a intenção de conceituar seu histórico e como se caracteriza na prática, tendo em vista que os planejamentos realizados entre os residentes são bem pontuais, ou seja, operacionais e não estratégicos, ainda existe esta dificuldade do residente de realizar um planejamento de longo prazo. É possível observar que nem mesmo após a disciplina ocorre uma mudança neste seguimento, cabendo assim ao corpo docente, preceptores e residentes criarem novas estratégias de ensino e aprendizagem, para pôr em prática estes direcionamentos, de forma prática, definitiva e compactuada. As atividades de planejamentos no SUS devem levar em consideração a complexidade de toda uma população com base nas suas necessidades (SOARES et al., 2018).

Ainda sobre a ementa anterior, o tópico “Planejamento” é apresentado também na disciplina de Epidemiologia e Bioestatística e Saúde Coletiva, surgindo a necessidade de diálogos entre os responsáveis das disciplinas para alinhares os discursos.

No que se refere a disciplina de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, traz ao residente um pensamento e reflexão do desenvolvimento social em saúde, favorecendo um diálogo entre as ciências biológicas e ciências sociais. Esclarece a importância das ciências sociais para consolidação do nosso Sistema Único de Saúde – SUS. Segundo Trad, Mota e López (2019), que aborda sobre ensino das ciências sociais na saúde coletiva, o enfoque é interdisciplinar, com a finalidade de compreender as bases das ciências sociais e humanas de maneira a ampliar sua análise na saúde.

O componente de Segurança do Paciente poderia ser apresentado no primeiro semestre, no entanto são dadas prioridades para outras ementas devido ao fato do residente já ser um profissional formado que provavelmente detêm de tais conceitos sobre segurança do paciente. Obviamente isso não minimiza a importância da ementa, uma vez que contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os momentos e dispositivos de saúde, de suma importância para os profissionais de saúde assim como, usuários e suas

(23)

22

famílias. Um estudo realizado com residentes multiprofissionais acerca dos seus conhecimentos sobre segurança do paciente constatou que nem todas as categorias tem conhecimento suficiente sobre o tema, o que gera um impacto na qualidade da atenção e segurança do paciente, reforçando a importância da ementa (OLIVEIRA et al., 2017).

A ementa de Trabalho de Conclusão de Curso tem como meta realizar atividades de pesquisa e orientação sobre o trabalho científico para conclusão do Programa de Residência, apresentada no final do segundo semestre para que o residente possa deixar seu Trabalho de Conclusão de Residência bem encaminhado para o último ano de residência, fundamental para aliviar tensões perante o trabalho de conclusão de curso. Atividades de pesquisa devem estar presentas na matriz assim como encontrado no regimento dos PRMS (BRASIL, 2010).

Formação Política e Movimentos Sociais em saúde I, muitos tópicos estão presentes em outras ementas, como o componente Saúde, sociedade e construção política do SUS que trata de controle sociais, ou Redes de atenção e vigilância em saúde, Educação permanente e Educação popular que traz os movimentos socias. Tais elementos se combinam em prol da formação política e movimentos sociais. É válido ressaltar que é um espaço que acontece de forma longitudinal, o ano todo e fortalece o fórum de residentes. O fórum de residentes em saúde provoca uma articulação e integração entre os residentes do programa, sendo um espaço de diálogo, trocas de experiências vivenciadas e pautas a serem discutidas sempre com interesses coletivos (ONOCKO-CAMPOS; EMERICH; RICCI, 2019).

A ementa Seminários de Educação Interprofissional e Colaborativa gira em torno da educação interprofissional. Esse tema também é tratado no início do programa, na Semana de acolhimento dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde. Uma disciplina anual, que dá a oportunidade de se avaliar, buscar maior contato entre os profissionais da área, aprender e trabalhar em conjunto de forma colaborativa. Em um estudo que analisa a percepção dos residentes quanto à educação interprofissional e práticas colaborativas, demostra uma satisfação no que se refere ao trabalho em equipe, pois citam a importância do respeito, reconhecimento das atuações

(24)

23

profissionais e corresponsabilidade no trabalho em equipe na rotina de serviço, além disso, cita e indica a educação interprofissional como processo de trabalho e formação em saúde (CASANOVA; BATISTA; MORENO, 2018).

Para analisar todas as ementas de modo geral, foi utilizada à análise com base software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Os resultados serão apresentados em método nuvem de palavras que agrupa as palavras em ordens de maior frequência (fontes maiores) a menor frequência (fonte menor).

Figura 1 - Organizado com base no software IRAMUTEQ.

Fonte: Elaboração própria (2020).

Para fins do estudo, foram interpretados os sentidos das palavras nas ementas. Dessa maneira, a palavra “saúde” foi a mais frequente e aparece no sentido de campo de estudo, acompanhada dos termos: “social” e “educação”, ou seja, as ementas pretendem formar um profissional que trabalha com saúde, entenda/aprenda o coletivo, as mudanças na sociedade e como podem ajudar perante as necessidades de saúde.

Um estudo que traz reflexões sobre saúde, educação e sua relação com a sociedade no Brasil realizado por Barbosa et al. (2014) corrobora com o resultado da análise do software IRAUTEQ. Pois, assim como nas ementas,

(25)

24

estes elementos (Saúde, Educação e Sociedade) estão relacionados e interferem uns nos outros. A saúde e a educação são condicionantes e determinantes uma da outra, observe: melhorias na educação refletem na saúde e melhorias na saúde repercutem na educação, regidos por um Estado que deve ter responsabilidade e entender às necessidades da sociedade para melhorar qualidade de vida de todos. Diz ainda que a sociedade e o Estado têm interferência nestes fatores, já que a sociedade depende diretamente de educação e políticas públicas, o que justifica a formação de profissionais voltadas para estes elementos.

(26)

25

4 CONCLUSÃO

A análise apresentou um cenário homogêneo, combinando em diversos pontos entre si, formando um conteúdo de aprendizagem continuada, com algumas repetições de conteúdo.

É necessário que sempre utilizar situações da rotina do residente, para otimizar o ensino e aprendizagem. O próprio residente pode trazer a necessidade do serviço e o professor fazer as adaptações, isso corrobora com a proposta da EMCM, pois o currículo é pedagógico, vivo e, portanto, mutável para atender às necessidades de ressignificação.

Existe também a importância de observar a capacidade de assimilação do conteúdo ofertado para o residente, tendo em vista, que o mesmo tem que conciliar horas de estudo com trabalho, que envolve tempo para planejamento, organização e operacionalizações, sem esquecer o lado individual e pessoal de cada um, assim como a reciprocidade do residente perante os limites dos docentes.

Por fim, é importante ressaltar que não existem muitos estudos sobre ementas e matriz curricular dos PRMS. Por isso este estudo teve caráter exploratório e descritivo, servindo de base para futuras pesquisas e reflexões e debates.

(27)

26

REFERÊNCIAS

ARNEMANN, Cristiane Trivisiol et al. Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional: interface com à interprofissionalidade. Interface: Comunicação, saúde e educação, Botucatu, v. 22, p. 1635-1646, 2018.

BARBOSA, Adriana Silva et al. Reflexões sobre a saúde e a educação a partir de suas relações com o estado e a sociedade no Brasil. Espaço Para A Saúde, Londrina, v. 15, n. 2, p. 05-20, jun. 2014. Disponível em:

https://www.academia.edu/24573791/Reflex%C3%B5es_Sobre_a_Sa%C3%BA de_e_a_Educa%C3%A7%C3%A3o_a_Partir_De_Suas_Rela%C3%A7%C3%B 5es_Com_O_Estado_e_a_Sociedade_No_Brasil. Acesso em: 01 fev. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Residência Multiprofissional. 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional. Acesso em: 22 out. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. (org.). Educação interprofissional. 2018b. Disponível em:

https://www.saude.gov.br/trabalho-educacao-e- qualificacao/gestao-da-educacao/qualificacao-profissional/44937-educacao-interprofissional. Acesso em: 09 mar. 2020.

BRASIL. Resolução nº 3, de 04 de maio de 2010. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. 3. ed. Brasília, DF, 05 maio 2010. n. 3, Seção 1, p. 14-15. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional. Acesso em: 15 mar. 2020.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicol., v. 21, n. 2, p. 513-518, dez. 2013.

CASANOVA, Isis Alexandrina; BATISTA, Nildo Alves; MORENO, Lídia Ruiz. A Educação Interprofissional e a prática compartilhada em programas de

residência multiprofissional em Saúde. Interface: Comunicação, saúde e educação, v. 1, n. 22, p.1325-1337, 2018.

COSTA, Thainá Cardoso; VASCONCELOS, Thiago Brasileiro de. Processo de territorialização da residência multiprofissional na cidade de Quixadá/CE: relato de experiência. Ciências Médicas e Biológicas, v. 15, n. 1, p.73-81, abr. 2016. Disponível em:

https://portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/14363/11101. Acesso em: 28 jan. 2020.

FINKLER, Mirelle; CAETANO, João Carlos; RAMOS, Flávia Regina Souza. Ética e valores na formação profissional em saúde: um estudo de caso. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 10, p. 3033-3042, out. 2013. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413812320130010000 28. Acesso em: 01 fev. 2020.

(28)

27

GUIMARÃES, Tessa Gomes. O papel do preceptor na residência multiprofissional: experiência da nutrição. 2010. 40 f. Monografia

(Especialização) - Curso de Prática Pedagógicas Para Educação em Serviços de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. KAMI, Maria Terumi Maruyama et al. Working in the street clinic: use of

IRAMUTEQ software on the support of qualitative research. Escola Anna Nery - Revista de Enfermagem, p.1-5, 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas S.a, 2011.

MELO, Lucas Pereira de et al. A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, no contexto do Programa Mais Médicos: desafios e potencialidades. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, n. 1, p.1333-1343, ago. 2017.

NUNES, Everardo Duarte; NASCIMENTO, Juliana Luporini do; BARROS, Nelson Filice de. A questão curricular para o plano de formação em Saúde Coletiva: aspectos teóricos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 4, p.1935-1943, jul. 2010.

OLIVEIRA, João Lucas Campos de et al. Segurança do paciente:

conhecimento entre residentes multiprofissionais. Einstein, v. 1, n. 15, p. 50-57, 13 jan. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eins/v15n1/pt_1679-4508-eins-15-01-0050.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

ONOCKO-CAMPOS, Rosana; EMERICH, Bruno Ferrari; RICCI, Ellen Cristina. Residência Multiprofissional em Saúde Mental: suporte teórico para o percurso formativo. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p.1-13, 2019. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2019.v23/e170813/pt. Acesso em: 01 mar. 2020.

RODRIGUES, Terezinha de Fátima. Residencias Multiprofissionais em saúde: Formação ou trabalho. Serviço, Sociedade e Saúde, v. 15, n. 1, p. 7182, jun. 2016. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8647309. Acesso em: 04 fev. 2020.

ROSSONI, Eloá; LAMPERT, Jadete. Formação dos profissionais para o Sistema Único de Saúde e diretrizes curriculares. Boletim da Saúde, v. 181, p.87-98, jul. 2004.

SALVADOR, Ana Rita de Souza et al. Construindo a Multiprofissionalidade: um Olhar sobre a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e

Comunidade. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 15, n. 03, p.329-338, 2011. Disponível em:

https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/10834. Acesso em: 15 mar. 2020.

(29)

28

SILVA, Gilberto Tadeu Reis da. (Org.). Residência Multiprofissional em Saúde: vivencias e cenários da formação. São Paulo: Martinari, 2013. SOARES, Catharina Leite Matos et al. Residência em Saúde Coletiva com concentração em planejamento e gestão em saúde: a experiência do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Saúde para debate, n. 58, p. 306-314, jul. 2018. Disponível em:

http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ri/29859/1/Arttigo2%20Cristiane %20Abdon.%202018.pdf. Acesso em: 01 fev. 2020.

SOUSA, Roberta Menezes; MARQUES, Rita de Cássia Costa. Educação popular em saúde: a dimensão educativa da prática das assistentes sociais na residência em saúde da família em sobral – CE. Sanare, v. 10, n. 1, p. 20-27, jan. 2011.

TRAD, Leny A. Bomfim; MOTA, Clarice Santos; LÓPEZ, Yeimi Alexandra Alzate. O ensino das ciências sociais e humanas na graduação em saúde coletiva: entre desafios e oportunidades de transgressões. Saúde e Sociedade, v. 28, n. 2, p.11-24, jun. 2019. Disponível em:

https://www.scielosp.org/article/sausoc/2019.v28n2/11-24/. Acesso em: 01 mar. 2020.

WANDERLEY FILHO, Humberto Medeiros. Residência Multiprofissional em saúde: Percepção dos residentes acerca das ações desenvolvidas na atenção básica como fortalecedoras do SUS. 2019. 64 f. Monografia (Especialização) - Curso de Residência em Atenção Básica, Escola Multicampi de Ciências Médicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2019.

Referências

Documentos relacionados

Assim, junto às atuais políticas neoliberais em Educação e, em Educação Matemática, tal como, os movimentos de luta e resistência consolidados nestas áreas nas últimas décadas,

A pelotização é um dos processos de aglomeração de finos mais atraente devido principalmente a economicidade do processo e as propriedades altamente satisfatórias

A função do Balanced Scorecard é prover para as empresas uma ferramenta de medição de desempenho e tem o objetivo materializar a visão estratégica da empresa por meio do

A adequação da taxa real de juros foi objeto de estudo técnico especifico elaborado pela Mercer, empresa contratada pela Entidade para elaboração dos estudos de ALM, de forma

Para criar um comando de macro, simplesmente clique no botão e todas as teclas e botões pressionados serão automaticamente registrados na tela de macros.. Quando todos

Pode ocorrer poluição pela geração e disposição inadequada dos resíduos sólidos contaminados por hidrocarbonetos, por emissão de efluentes líquidos fora dos

Para diagnosticar como vem acontecendo a gestão ambiental relacionada aos óleos lubrificantes usados e/ou contaminados na área de abrangência da secretaria Regional I

2. Pesquisa aplicada: recorre à aplicação de conhecimentos existentes para resolver um problema existente.. O aumento da indiferença amorosa entre cônjuges é o que causa