• Nenhum resultado encontrado

Guia de Orientações para Dispensação de Medicamentos em uma Unidade Básica de Saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Orientações para Dispensação de Medicamentos em uma Unidade Básica de Saúde"

Copied!
150
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

Niciana Alice Costa Rebouças

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA DISPENSAÇÃODE MEDICAMENTOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Natal–RN 2020

(2)

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como, requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Farmácia.

Orientadora: Profª. Dr.a Ivonete Batista de Araujo

Natal–RN 2020

(3)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Sistema de Bibliotecas - SISBI

Catalogação de Publicação na Fonte. UFRN - Biblioteca Setorial do Centro Ciências da Saúde - CCS

Reboucas, Niciana Alice Costa.

Guia de orientações para dispensação de medicamentos em uma unidade básica de saúde / Niciana Alice Costa Reboucas. - 2020. 150f.: il.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia. Natal, RN, 2020.

Orientadora: Ivonete Batista de Araujo.

1. Medicamentos - Dispensação - TCC. 2. Práticas de

dispensação - TCC. 3. Assistência farmacêutica - TCC. 4. Atenção primária à saúde - TCC. 5. Sistema Único de Saúde - TCC. I. Araujo, Ivonete Batista de. II. Título.

RN/UF/BS-CCS CDU 615.035

(4)

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como, requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Farmácia.

Orientadora: Prof.ª Dr.a Ivonete Batista de Araujo

____________________________________ Prof.ªDr.a Ivonete Batista de Araujo – UFRN

(Orientadora)

____________________________________ Prof.ªDr.aAdriana Augusto de Rezende – UFRN

(Membro interno)

_____________________________________ MSc. Camila Gurgel Dantas de Paula – UFPB

(Membro externo)

Natal – RN 2020

(5)

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pois foi Ele quem permitiu e abençoou minha trajetória até aqui. A minha mãe e ao meu irmão pelo apoio, pois sem eles eu não teria conseguido. E especialmente a minha filha, que por várias vezes sofreu com a minha ausência, querendo o meu carinho, quando o dever e o estudo me chamavam.

(6)

Agradeço em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante estacaminhada. Agradeço também ao meu noivo Helder, que de forma especial me deu força e coragem, me apoiando em vários momentos de dificuldades, principalmente nesta época de pandemia que o mundo enfrenta.

Quero agradecer também as minhas amigas Lenita, Luana, Lygia e Maria Clara por toda amizade, companheirismo, incentivo e força nas horas que me encontrava desestimulada e com vontade de desistir.

Quero agradecer de forma especial a minha Professora Orientadora Dr.aIvonete Batista de Araujo, que proporcionou a maior paciência para me orientar e contribuir inteiramente para a realização deste trabalho.

E não deixando de agradecer de forma intensaegrandiosaa minha mãe e meu irmão, pela confiança e apoio nas horas que eu necessitava.

(7)

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”

(8)

Introdução: diversos aspectos culturais podem induzir o uso irracional de medicamentos e o estímulo à automedicação, o que requer um processo permanente de promoção do uso racional por meio de um programa educativo, tanto para a equipe de saúde quanto para o usuário, tendo em vista que há ausência de guias nas Unidades Basicas de Saúde para consulta rápida por profissionais de saúde. Objetivo: elaborar um guia para orientar a dispensação de medicamentos e o aconselhamento dos usuários, visando promover o uso racional de medicamentos. Método: estudo observacional realizado no período de 27 de agosto a 27 de setembro de 2019, das 8h30 às 10h30, em uma Unidade Básica de Saúde da comunidade de Brasília Teimosa no bairro de Santos Reis em Natal/RN. Como referências bibliográficas foram utilizados os portais de acesso livre que fornecem informações atualizadas, de forma precisa e confiável. Resultados: criação de uma tabela dos medicamentos existentes na Unidade Básica de Saúde da comunidade de Brasília Teimosa, e que pode ser utilizado em outras Unidades Básicas de saúde, ordenados por ordem alfabética, considerando a classificação Anatomical Therapeutic Chemical–ATC; tabela com informações orientativas sobre posologia, técnica de administração, interações medicamentosas e, parâmetros de monitorização de efetividade e risco terapêutico. Discussão: a dispensação deve ser individualizada para prevenir o uso irracional de medicamentos que pode agravar o estado inicial de saúde do usuário ou induzir o aparecimento de outros problemas de saúde. Conclusão: a dispensação de medicamentos dentro da Unidade Básica de Saúde da comunidade de Brasília Teimosa é feita sem nenhuma orientação e informação adequada aos pacientes, interferindo negativamente na saúde da comunidade. Portanto, houve a necessidade de desenvolver material informativo para consulta rápida com informações sobre as boas práticas durante a dispensação para corrigir possíveis danos aos usuários e promover o uso racional de medicamentos.

Palavras-chave: Dispensação. Boas Práticas de Dispensação. Assistência Farmacêutica. Atenção Primária Saúde. Sistema Único de Saúde.

(9)

ABSTRACT

Introduction: several cultural aspects can induce the irrational use of medicines and the encouragement of self-medication, which requires a permanent process of promoting rational use through an educational program, both for the health team and for the user, with a view to that there is an absence of guides in the Basic Health Units for quick consultation by health professionals. Objective: to develop a guide to guide the dispensing of medicines and counseling users, aiming to promote the rational use of medicines.Method: observational and longitudinal study carried out from August 27 to September 27, 2019, from 8:30 am to 10:30 am, in a Basic Health Unit in the community of Brasília Teimosa in the district of Santos Reis in Natal / RN. As bibliographic references, free access portals were used that provide updated information, in a precise and reliable way.Results: creation of a table of existing drugs in the Basic Health Unit of the community of Brasília Teimosa and that can be used in other Basic Health Units, ordered in alphabetical order, considering the Anatomical Therapeutic Chemical - ATC classification; table with guidance information on dosage, administration technique, drug interactions and parameters for monitoring effectiveness and therapeutic risk.Discussion: the dispensation must be individualized to prevent the irrational use of medications that can aggravate the user's initial health status or induce the appearance of other health problems.Conclusion: the dispensing of medications within the Basic Health Unit of the Brasília Teimosa community is done without any guidance and adequate information to patients, negatively interfering in the community's health. Therefore, there was a need to develop informative material for quick consultation with information on good practices during dispensation to correct possible damage to users and promote the rational use of medicines.

Keywords: dispensation. good dispensing practices. pharmaceutical care. primary health care. health unic system.

(10)

2 OBJETIVOS ... 10 2.1 OBJETIVO GERAL ... 10 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ... 10 3 MÉTODOS ... 10 3.1 TIPO DO ESTUDO ... 10 3.2LOCAL E INFRAESTRUTURA ... 10 3.3EQUIPE ... 11 3.4 COLETA DE DADOS ... 11 4 DIAGNÓSTICO SITUACIONAL ... 11

4.1 ROTINA ATUAL DA DISPENSAÇÃO ... 11

4.2 MEDICAMENTOS POTENCIALMENTE PERIGOSOS PARA IDOSOS ... 12

4.3 ESTRUTURA DO GUIA ... 13

5 FONTES BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS E RECOMENDADAS ... 13

6 RESULTADO ... 13

TABELA 1- DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS CONFORME A FORMA FARMACÊUTICA E CLASSIFICAÇÃO ANATOMICALTHERAPEUTICCHEMICAL–ATC E POR ANTIMICROBIANOS, 2020. ... 14

TABELA 2 – INFORMAÇÕES ORIENTATIVAS SOBRE POSOLOGIA, TÉCNICADE ADMINISTRAÇÃO, INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS E, PARÂMETROS DE MONITORIZAÇÃO DE EFETIVIDADE E RISCO TERAPÊUTICO...19

FIGURA1 (FRENTE) –INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO PARA PACIENTES . ... 142

7 DISCUSSÃO ... 144

8 LIMITAÇÕES ... 143

9 CONCLUSÃO ... 146

(11)

1 INTRODUÇÃO

O uso irracional de medicamentos tem sido um problema em todo o mundo e esse cenário é mais grave nos países em desenvolvimento (Mao et al., 2015).

Os aspectos culturais que induzem o uso irracional de medicamentos e o estímulo à automedicação, presentes na sociedade brasileira, são fatores que promovem um aumento na demanda por medicamentos, o que requer um processo permanente de promoção do seu uso racional mediante a reorientação destas práticas e o desenvolvimento de um programa educativo, tanto para a equipe de saúde quanto para o usuário (Brasil, 2001).

Como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada dos usuários para o Sistema Único de Saúde (SUS), espera-se que lá ocorra a resolutividade dos problemas básicos de saúde e que não sejam criadas outras demandas de saúde decorrente do mal uso de medicamentos, pois sabe-se que essa máprática pode agravar o estado inicial ou induz o aparecimento de outros problemas de saúde. Por isso, a dispensação orientada de medicamentos, é um recurso adotado para esclarecer as dúvidas sobre a prescrição e ao uso correto de medicamentos, visando restabelecer o mais breve possível a saúde dos referidos usuários (Naves Jde e Silver, 2005).

Vale destacar que a recuperação da saúde envolvendo o uso de medicamentos não se resume ao atendimento médico e a elaboração da prescrição; atendimentos rápidos, prescrições ilegíveis, entrega de medicamentos aos usuários por servidor não habilitado e o baixo nível de escolaridade desses usuários estão relacionados aos problemas de falhas terapêuticas (Naves Jde e Silver, 2005).

Na Unidade Básica escolhida foram detectadas condições de trabalho, inadequadas, falta de infra-estrutura, armazenamento inadequado, ausência de material informativo para consulta rápida, erro de prescrição; além da incapacidade dos profissionais para atuar tanto na área administrativa e na área assistencial que requer o contato do farmacêutico com os pacientes.

Em decorrência disso, reconhecer as características atuais dos serviços de dispensação na Atenção Básica de Saúde é fundamental para avaliar a implementação das políticas públicas e auxiliar em futuros investimentos. Portanto, este trabalho se propôs a elaborar um instrumento com informações sobre

(12)

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Elaborar um guia para orientar a dispensação de medicamentos e o aconselhamento dos usuários, visando promover o uso racional de medicamentos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

2.2.1 Identificar a lista de medicamentos da UBS e a rotina operacional;

2.2.2 Identificar e destacar os medicamentos potencialmente perigosos para idosos; 2.2.3 Criar um instrumento de orientação para pacientes;

2.2.4 Elaboração de guia contendo todos os medicamentos utilizados na UBS e suas especificações;

2.2.5 Indicar bases de dados para obter acesso livre a informações terapêuticas.

3 MÉTODOS

3.1 TIPO DO ESTUDO

Esse estudo caracteriza-se como observacional, por meio do qual buscou-se identificar os medicamentos dispensados na UBS e elaborar um guia informativo de consulta rápida sobre os mesmos.

3.2LOCAL E INFRAESTRUTURA

A Unidade Básica de Saúde da comunidade de Brasília Teimosa no bairro de Santos Reis do Município de Natal/RN que funciona das 07h às 12h (expediente externo) e das 13h às 16h (expediente interno), de segunda a sexta feira.

(13)

A Farmácia e a área de dispensação têm 10m²; contém cinco prateleiras com medicamentos (analgésicos, antiinflamatórios, anti-hipertensivos); três armários fechados (um com material médico hospitalar, outro com antimicrobianos e o terceiro com contraceptivos e nicotina); e uma geladeira com medicamentos termo sensível (para portadores de diabetes). Ambiente é único com uma janela que possui abertura para o atendimento. Os pacientes aguardam atendimento em pé na fila que geralmente se forma próxima à janela da farmácia.

3.3EQUIPE

A equipe de trabalho da farmácia da UBS é composta por duas farmacêuticas. Uma delas é a responsável técnica pela farmácia, que atua apenas nas sextas feiras e a outra cumpre expediente de segunda a sexta-feira das 8h às 12h.

3.4 COLETA DE DADOS

Para o desenvolvimento do guia foram realizadas visitas semanais, para conhecer a lista de medicamentos e a rotina operacional da dispensação, no período de 27 de agosto a 27 de setembrode 2019, das 8h30 às 10h30.

As visitas foram realizadas pela estudante de Farmácia, Niciana Alice Costa Rebouas, autora deste TCC, acompanhada por umas das Farmacêuticas da referida UBS.

Posteriormente, foram realizadas consultas nas bases de dados para avaliar as informações sobre os medicamentos e elaboração do guia.

4 DIAGNÓSTICO SITUACIONAL

(14)

medicamentos em falta na UBS da área de sua abrangência.

Por enquanto, a UBS ainda não trabalha com o sistema Hórus (Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica); o sistema já está instalado, porém em fase de adaptação, motivo pelo qual os pacientes não têm ficha de acompanhamento na farmácia e não se tem um numero de quantos pacientes a UBS atende.

A farmacêutica recebe as duas vias da prescrição, quando tem o medicamento ela data, carimba, retém uma via e entrega os medicamentos ao paciente.

Foi observado que, a dispensação de cada tipo de medicamento implica em procedimentos particulares, que envolve tanto o preenchimento de protocolos, como a observação das normas de validade das prescrições médicas.

A lista de medicamentos utilizados na UBS de Brasília Teimosa contém 135 medicamentos, porém a maioria deles está em falta, motivo pelo qual, muitos pacientes saem sem o tratamento para seu problema, o que influência na dispensação comprometendo o seu objetivo. Uns são enviados em pouca quantidade, esgotando-se rapidamente, outros estão em falta há muitos meses.

É elaborada uma listagem de medicamentos para o controle do estoque, que existe ao final de cada mês. Após o envio dessa lista à central de abastecimento farmacêutico distrital, a UBS recebe os medicamentos que são disponibilizados.

4.2 MEDICAMENTOS POTENCIALMENTE PERIGOSOS PARA IDOSOS

A escolha do medicamento apropriado para idosos é um passo fundamental na prevenção de eventos adversos nessa faixa etária. Esse processo deve ser meticuloso, pois o uso de alguns medicamentos pode originar mais riscos que benefícios, razão pela qual são conhecidos como medicamentos potencialmente inadequados para idosos.

Os medicamentos potencialmente perigosos possuem risco aumentado de provocar danos significativos aos pacientes em decorrência de falha no processo de utilização. Assim, sua prescrição deve ser avaliada segundo a adequação às

(15)

condições clínicas do idoso e constituir item indispensável para a promoção da segurança medicamentosa na população geriátrica.

Durante o estudo, foram detectados 135 medicamentos e 15 deles são considerados, de acordo com os Critérios de Beers, medicamentos potencialmente perigosos para idosos.

4.3ESTRUTURA DO GUIA

O referido Guia foi composto por uma tabela de medicamentos organizada por ordem alfabética obedecendo à classificação Anatomical Therapeutic Chemical – ATC e confecção de tabela de consulta rápida com informações orientativas sobre posologia, técnica de administração, interações medicamentosas e, parâmetros de monitorização de efetividade e risco terapêutico.

5 FONTES BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS E RECOMENDADAS

Em virtude das dificuldades relativas à falta de espaço para o acervo bibliográfico e a manutenção de livros e artigos atualizados, optou-se por utilizar e recomendar os portais de acesso livre. Esses portais fornecem informações atualizadas, de forma precisa e confiável.

O endereço eletrônico dos referidos portais está abaixo descrito: https://www.pdr.net/; https://www.whocc.no/atc_ddd_index/

http://www.freemedicaljournals.com/; https://www.stabilis.org/

6 RESULTADO

O desenvolvimento desse projeto resultou na criação de um guia de orientação para acesso rápido de informações técnicas relativas à dispensação ambulatorial de medicamentos e está organizado nas seguintes seções: 1- Tabela de medicamentos ordenada por ordem alfabética, considerando a classificação Anatomical Therapeutic Chemical – ATC (Tabela 1); 2- Tabela com informações orientativas sobre posologia, técnicade administração, interações medicamentosas e, parâmetros de

(16)

Tabela 1- Distribuição dos medicamentos existentes na UBS conforme a forma farmacêutica e classificação Anatomical Therapeutic Chemical – ATC e por antimicrobianos, 2020.

Medicamentos – Forma Sólida

Classificação ATC Especificação

J05AB01 Aciclovir 200 mg

B01AC06 Ácido acetilsalicílico 100 mg A11GA01 Ácido ascórbico 500 mg

B03BB01 Ácido fólico 5 mg P02CA03 Albendazol 400 mg

M05BA04 Alendronato de sódio 70 mg M04AA01 Alopurinol 100 mg

M04AA01 Alopurinol 300 mg C07AB03 Atenolol 25 mg

C08CA01 Anlodipino, Besilato 5 mg C09AA01 Captopril 25 mg

C09AA01 Captopril 50 mg A12AA04 Carbonato de Cálcio

C07AG02 Carvedilol 12,5 mg C07AG02 Carvedilol 6,25 mg C07AG02 Carvedilol 3,125 mg C07AG02 Carvedilol 25 mg M03BX08 Ciclobenzaprina 5 mg R01AD03 Dexametasona 4 mg R06AB02 Dexclorfeniramina 2 mg M01AB55 Diclofenaco de Sódio 50 mg M01AB55 Diclofenaco de Potássio 50 mg

(17)

C09AA02 Enalapril 10 mg C09AA02 Enalapril 5 mg C03DA01 Espironolactona 25 mg J02AC01 Fluconazol 150 mg C03CA01 Furosemida 40 mg A10BB01 Glibenclamida 5 mg C03AA03 Hidroclorotiazida 25 mg M01AE01 Ibuprofeno 300 mg C01DA08 Issosorbida 10 mg C01DA08 Issosorbida 20 mg J02AC02 Itraconazol 100 mg P02CF01 Ivermectina 6 mg N04BA02 Levodopa+benserazida (100mg+50mg) N04BA02 Levodopa+benserazida (200mg+50mg) N04BA02 Levodopa+benserazida (250mg+25mg)

G03AA07 Levonorgestrel 0,15 mg + Etinilestradiol 0,03 mg H03AA01 Levotiroxina sódica 100 mcg

H03AA01 Levotiroxina sódica 25 mcg H03AA01 Levotiroxina sódica 50 mcg G03AC03 Levonorgestrel 0,75 mg R06AX13 Loratadina 10 mg

C09CA01 Losartana Potássica 50 mg A10BA02 Metformina 500 mg A10BA02 Metformina 850 mg C02AB01 Metildopa 250 mg C02AB01 Metildopa 500 mg M01AX17 Nimesulida 100 mg G03AC01 Noretisterona 0,35 mg A02BC01 Omeprazol 20 mg N02BE01 Paracetamol 750 mg H02AB07 Prednisona 5 mg H02AB07 Prednisona 20 mg R06AD02 Prometazina 25 mg

(18)

A02BA02 Ranitidina 150 mg P01AB07 Secnidazol 1000 mg

C10AA01 Sinvastatina 20 mg C10AA01 Sinvastatina 40 mg B03AA07 Sulfato Ferroso 40 mg A11DA01 Tiamina 300 mg C08DA01 Verapamil 50 mg

A11EA Vitamina do Complexo B

Medicamentos – Injetáveis A10AB01 Insulina Humana Regular 100 UI/mL A10AC01 Insulina NPH 100 UI/mL

G03AC06 Medroxiprogesterona G03AA05 Noretisterona

Medicamentos – Forma semi-sólida e líquido S01BA01 Acetato de Dexametasona 1 mg/g – Pomada D06BB03 Aciclovir creme 5%

A11GA01 Acido Ascórbico 200 mg/mL – Sol. Oral 20 mL B03BB01 Acido fólico 0,2 mg/mL – 30 mL

R05CB06 Ambroxol, Cloridrato 15 mg/5 mL R05CB06 Ambroxol, Cloridrato 30 mg/5 mL

R03BA01 Beclometasona 50 mcg/dose erogação – Inalação oral 200 d R01AD05 Budesonida 32 mcg – Aerossol nasal 10 mL

R01AD05 Budesonida 50 mcg – Aerossol nasal 10 mL R01AD05 Budesonida 64 mcg – Aerossol nasal 10 mL D01AC08 Cetoconazol 20 mg/g – Creme 30 g

H02AB02 Dexametasona 0,5 mg/5 mL Elixir D07AB19 Dexametasona 0,1% (1 mg/g) – 10 g R06AB02 Dexclorfeniramina 2 mg/5 mL

N02BB02 Dipirona Sódica 500 mg/ mL – Solução oral 10 mL

A03DB04 Escopolamina, butilbrometo 6,67 mg/mL + Dipirona Sódica 333,4 mg/mL – Solução oral 20 mL

(19)

A04AD01 Escopolamina, butilbrometo 10 mg/mL – Solução oral 20 mL G03CA04 Estriol 1 mg/g – Creme vaginal 50 g

G03CA57 Estrogênios Conjugados 0, 625 mg – Creme vaginal R03AC04 Fenoterol, bromidrato 0,5% (5 mg/mL) – 20 mL

A02AB01 Hidróxido de Alumínio 61,5 mg/mL – Suspensão oral 240 mL M01AE01 Ibuprofeno 50 mg/mL

R03BB01 Ipratrópio, brometo 0,25 mg/mL – Sol. p/ nebulização 20 mL D04AB01 Lidocaína, cloridrato 2% (20 mg/g) – Gel 30g

R06AX13 Loratadina 1 mg/mL – Xarope 100 mL A03FA01 Metoclopramida, cloridrato 4 mg/mL – 10 mL A01AB08 Neomicina 5 mg/g + Bacitracina 250 UI/g – 15 g

A07AA02 Nistatina 100.000 UI/mL – Suspensão oral 40 mL

G01AF04 Nitrato de Miconazol 2% (20 mg/g) – Creme vaginal 80 g D01AC02 Nitrato de Miconazolloção 2%– Loção Cremosa 30 g

D02AC Óleo Mineral – 100 mL

N02BE01 Paracetamol 100 mg/mL – Solução oral 15 mL P03AC04 Permetrina 5% - Loção Cremosa 60 mL

H02AB06 Prednisolona 3 mg/mL – Solução oral

R03AC02 Salbutamol 100 mcg/dose – Inalação oral 200 doses A03AX13 Simeticona 75 mg/mL – Emulsão oral 15 mL

S01AB04 Sulfacetamida 74 mg/g + Trietanolamina 21,67 mg/g – Pomada B03AA07 Sulfato Ferroso gotas

Antimicrobianos (RDC nº 20/2011)

J01CR02 Amoxicilina 250 mg + Clavulanato de Potássio 62,5 mg/ 5 mL J01CR02 Amoxicilina 500 mg + Clavulanato de Potássio 125 mg

J01CR02 Amoxicilina 875 mg + Clavulanato de Potássio 125 mg J01CA04 Amoxicilina 500 mg

J01CA04 Amoxicilina 250 mg /5 mL – Suspensão oral 150 mL J01FA10 Azitromicina 200 mg/5 mL – Suspensão oral 15 mL

J01CR02 Benzilpenicilina benzatina 1.200.000 UI – Suspensão Injetável J01DB01 Cefalexina 250 mg/5 mL – Suspensão oral 100 mL

J01DB01 Cefalexina 500 mg J01MA02 Ciprofloxacino 500 mg

(20)

G01AF01 Metronidazol 500 mg/g – Creme vaginal J01MA06 Norfloxacino 400 mg

S02CA03 Polimixina B + Neomicina + Hidrocortisona –Solução D06BA01 Sulfadiazina de Prata 1% - Pomada

J01EE01 Sulfametoxazol 40 mg/mL + trimetoprima 8 mg/mL J01EE01 Sulfametoxazol 400 mg + trimetoprima 80 mg J01GB01 Tobramicina 0,3% - Solução oftalmológica

(21)

Tabela 2 – Informações orientativas sobre posologia, técnicade administração, interações medicamentosas e, parâmetros de monitorização de efetividade e risco terapêutico.

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

J05AB01 Aciclovir/200 mg 200 mg VO de 4h/4h5x ao dia por 10 dias.

100 mL de água.

Interações Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Vacina contra o vírus da varicela-zoster, Vancomicina, Tobramicina, Manitol, Micofenolato, Tenofovir, Anfotericina B. Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Temperatura, hemograma, PCR.

Coma, convulsões, obstrução tubular renal, azotemia, insuficiência renal, necrose tecidual, Stevens Síndrome de Johnson, eritema multiforme, necrólise epidérmica tóxica, síndrome hemolítico-urêmica, púrpura trombocitopênica trombótica, angioedema, reações anafilactóides, coagulação intravascular disseminada. Análise de urina, creatinina sérica e enzimas hepáticas. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(22)

B01AC06 Ácido acetilsalicílico/100 mg 100 mg VO 1 x ao dia. 240 mL de água ou leite. Interações

Med/Alim–Sem interação.

Med/Med–Acetazolamida, Apixabana, subsalicilato de bismuto, Capreomicina, Celecoxibe, Cidofovir, AINES, Colchicina, probenecida, Diclorfenamida, diclofenaco Colistimetato, Tenofovir, Polimixina E, Ginkgo biloba, manitol, Metazolamida, Metotrexato, probenecida, rivaroxabana, Varfarina.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Índice de agregação plaquetária.

Hemorragia gastrointestinal, Síndrome de Reye, hemorragia intracraniana, broncoespasmo, ulceração esofágica, odinofagia, perfuração gastrointestinal, úlcera péptica, estenose esofágica, perda auditiva, reações anafilactóides, edema laríngeo, angioedema, encefalopatia hepática, necrose hepática, Síndrome de Stevens-Johnson, pustuloseexantematosa generalizada aguda, necrólise epidérmica tóxica, eritema nodoso, anemia hemolítica, anemia aplástica, pancitopenia, coagulação intravascular disseminada, agranulocitose, necrose tubular renal, nefrite intersticial, renal necrose papilar, azotemia, insuficiência renal, edema pulmonar, comprometimento visual,convulsões. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(23)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

A11GA01 Acido Ascórbico/500 mg 500 mg VO 1x ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Indinavir, deferoxamina.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Hemograma. Hiperoxalúria, monitorar função renal. (PDR, 2020; Micromedex, 2019). Fonte: do autor.

(24)

B03BB01 Acido Fólico/5 mg 5mg VO 1x ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Chá verde.

Med/Med – Delafloxacina, Moxifloxacina, Norfloxacina, Ofloxacina, Tetraciclina, Trientina. Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Hemograma. Reações anafilactóides, broncoespasmo. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(25)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

P02CA03 Albendazol/400 mg 400 mg VOem dose única. Pode repetir em 3 semanas.

Administrar com alimentos, de preferência uma refeição rica em gordura.

Interações Med/Alim – Suco de toranja.

Med/Med – Amitriptilina, Cimetidina, Clomipramina, Clozapina, Desipramina, Doxepina, Fluoxetina, Olanzapina, Imipramina, Hidantoínas, Mexiletina, Nortriptilina, Olanzapina, Praziquantel, Protriptilina, Ropinirol, Tacrina, Teofilina, Aminofilina, Varfarina, Antidepressivos tricíclicos, Trimipramina.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Parasitólogico de fezes, exame de retina em pacientes com neurocisticercose.

Provas de função hepática e creatinina sérica, Creatinina fosfoquinase – CPK. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(26)

M05BA04 Alendronato de sódio/70 mg 70 mg VO 1x por semana. 100 mL de água, pela manhã.

Interações Med/Alim – Esperar 30 min. para poder ingerir qualquer alimento.

Med/Med – Acetominofeno, AAS, Cafeína, Hidróxido de alumínio, Carbonato de Magnésio, Hidróxido de magnésio, Simeticona, Trissilicato de magnésio, Anlodipino; Celecoxibe, Codeína, Butalbital, Carisoprodol,Ácido Cítrico; Bicarbonato de Sódio, Omeprazol, Pravastatina, Calcio, Vitamina D, Ibuprofeno, Furosemida. OBS: Administrar qualquer tipo de medicamento 30 min. após a administração do Alendronato.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Fosfotase Alcalina,

desintrometria osséa, cálcio sérico, dosagem de vitamina D.

Ulceração esofágica, úlcera péptica, fibrilação atrial, perfuração gastrointestinal, hemorragia gastrointestinal, estenose esofágica, angiodema, necrólise epidérmica tóxica, Síndrome de Stevens-Johnson, uveíte, comprometimento visual, osteonecrose, fraturas ósseas. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(27)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

M04AA01 Alopurinol/100 e 300 mg 100 mg VO 1x ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Sem interação.

Med/Med –6-mercaptopurina e Azatioprina, Vidarabina, Clorpropamida, Teofilina. Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Níveis séricos de ácido úrico a cada 2 a 5 semana.

Insuficiência renal, esfoliativa, necrólise epidérmica, síndrome de Stevens-Johnson, eritema multiforme, vasculite, AVC, insuficiência cardíaca, bradicardia, pericardite, parada respiratória, embolia pulmonar, parada cardíaca, fibrilação ventricular, pancreatite, obstrução TGI sangramento TGI, síndrome de lise tumoral, anemia hemolítica, pancitopenia, agranulocitose, anemia aplástica, coagulação intravascular disseminada, proteinúria, oligúria, necrose hepática, insuficiência hepática, hipercalemia, acidose láctica, intoxicação por água, neurite óptica, convulsões, paralisia muscular, broncoespasmo, apneia, síndrome do desconforto respiratório agudo, Reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos, pustulose exantemática generalizada aguda, azotemia, nefrite intersticial, glomerulonefrite. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(28)

C07AB03 Atenolol/25 mg 25 mg VO 1x ao dia, se necessário, 2x ao dia.

100 mL de água.

Interações Med/Alim – Suco de laranja.

Med/Med – Betabloqueadores e bloqueadores do canal de cálcio, diidropiridinas. Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Eletrocardiograma, frequência cardíaca, pressão arterial, freqüência respiratória.

Insuficiência cardíaca, bradicardia, bloqueio atrioventricular completo, taquicardia ventricular, fibrilação atrial, embolia pulmonar, broncoespasmo, insuficiência renal, infarto do miocárdio, doença do soro. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(29)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

C08CA01 Anlodipino, Besilato/5 mg 5 mg VO 1x ao dia, se necessário, 2x ao dia.

100 mL de água.

Interações Med/Alim – Suco de Toranja.

Med/Med – Sinvastatina, Diltiazem, Claritromicina, rifampicina, Hypericum perforatum, Cimetidina, Alumínio/magnésio, Sildenafila, Atorvastatina, Digoxina, Varfarina, Ciclosporina, Tacrolimo.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Eletrocardiograma, frequência cardíaca, pressão arterial, freqüência respiratória.

Pancreatite, angioedema, deficiência visual, taquicardia ventricular, bradicardia, exacerbação da arritmia, vasculite, fibrilação atrial, eritema multiforme, infarto do miocárdio, provas de função hepática. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(30)

C09AA01 Captopril/25 e 50 mg 25 mg VO 2 x ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Administrar com o estômago vazio 1 hora antes das refeições.

Med/Med – Diureticos, vaso dilatadores, Inibidores da síntese endógena de prostaglandinas, lítio. Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Elerocardiograma, frequência cardiaca, pressão arterial e frequência respiratória.

Úlcera péptica, insuficiência hepática, necrose hepática, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, oligúria, síndrome nefrótica, insuficiência renal, anemia hemolítica, anemia aplástica, pancitopenia, agranulocitose, parada cardíaca, exacerbação da arritmia, pneumonia eosinofílica, broncospasmo, vasculite, síndrome de Stevens-Johnson, eritema multiforme, dermatite esfoliativa, angioedema, reações anafilactóides, hipercalemia, pancreatite, teratogênese. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(31)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

A12AA04 Carbonato de cálcio 1 comp. VO 1x ao dia, se necessário, 2x ao dia.

100 mL de água.

Interações Med/Alim – Fibras, Alcool, cafeína ou tabaco.

Med/Med – Diuréticos tiazídicos, Corticosteróides sistêmicos, Cetoconazol, Tetraciclinas, Quinolonas, Medicamento contendo ferro, Medicamentos contendo bifosfonato, Resinas de troca iônica, Levotiroxina, Rifampicina, Medicamentos digitálicos, Bloqueadores de canais de cálcio, Fenitoína, barbitúricos, Fluoreto de sódio, Estramustina, Cálcio e agentes alcalinos, O ácido fítico e o ácido oxálico.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Nível de cálcio sérico. Hipersensibilidade, hipercalcemia, hipercalciúria, náusea, diarréia, dor abdominal, constipação, flatulência, risco potencial de hiperfosfatemia, nefrolitíase e nefrocalcinose (pacientes com insuficiência renal). (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(32)

C07AG02 Carvedilol/12,5 – 6,25 – 3,125 e 25 mg

12,5mg, VO, uma vez ao dia. 100 mL de água.

Interações Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Digoxina e ciclosporina, Rifampicina, Insulina ou hipoglicemiantes orais, agentes depletores de catecolaminas, Agentes anestésicos, AINEs e bloqueadores beta-adrenérgicos.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Eletrocardiograma, frequência cardíaca, pressão arterial, freqüência respiratória.

Bradicardia, deficiência visual, edema pulmonar, proteinúria, hipercalemia, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, broncoespasmo, Dermatite esfoliativa, pancitopenia, sangramento TGI, asma - morte relacionada, necrólise epidérmica tóxica, eritema multiforme, Síndrome de Stevens-Johnson, angioedema, reações anafilactóides, anemia aplástica. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(33)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

M03BX08 Ciclobenzaprina/5 mg 5 mg VO 3 vezes ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Moclobemida, nialamida, pargilina, fenelzina, procarbazina, selegilina, oloxatone, isocarboxazida, clorgilina. Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Alívio da dor. Convulsões, angioedema, infarto do miocárdio, síndrome de serotonina, Anafilaxia, Arritmias cardíacas, Colestase, Hepatite, Hipersensibilidade imune, Icterícia. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(34)

acordo com a resposta do paciente. Interações

Med/Alim – Administrar com alimentos para minimizar a dor gastrointestinal. Se administrado uma vez ao dia, dê de manhã para coincidir com a secreção normal de cortisol do corpo.

Med/Med – Fenitoína, fenobarbital, efedrina, rifampicina, ácido acetilsalicílico, varfarina e outros anticoagulantes cumarínicos. Contraindicado o uso concomitante com vacina contra rotavírus vivo.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Regreções dos sinais flogisticos (dor, calor, rubor, edema e perda de função). Regreção das manifestações clínicas decorrente de alergias.

Hemorragia ocular, aumento da pressão intracraniana, papiledema, dermatite esfoliativa, fraturas ósseas, necrose avascular, ruptura de tendão, perfuração gastrointestinal, ulceração esofágica, úlcera péptica, pancreatite, hemorragia gastrointestinal, angioedema do tipo lúpus sintomas, atrofia cutânea, reações anafilactóides, síndrome de lise tumoral, insuficiência cardíaca, convulsões, retinopatia, queratite, endoftalmite, queratoconjuntivite, neurite óptica, hipertensão ocular, descolamento de retina, edema macular, deficiência visual, erosão da córnea, vasculite, AVC, trombose, edema pulmonar, cardiomiopatia, infarto do miocárdio, parada cardíaca, bradicardia, tromboembolismo, exacerbação da arritmia. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(35)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

R06AB02 Dexclorfeniramina/2 mg 1 comprimido 3 a 4 vezes por dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Os IMAOs prolongam e intensificam os efeitos dos anti-histamínicos, podendo ocorrer hipotensão arterial grave, o uso de anti-histamínicos com álcool e medicamentos depressores do SNC como sedativos, hipnóticos e tranquilizantes, podem potencializar os efeitos sedativos, a ação dos anticoagulantes orais pode ser diminuída por anti-histamínicos.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Regreção das manifestações clínicas decorrente de alergias.

Em pacientes com mais de 60 anos poderá causar maior sonolência, vertigem e hipotensão arterial, diarréia, desconforto epigástrico, náusea, vômitos, xerostomia, sonolência, mucosa nasal seca. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

Observção: Inapropriado para idoso de acordo com os Critérios de Beers. Fonte: do autor.

(36)

M01AB55 Diclofenaco de Sódio/50 mg 50 mg VO 2 a 3 vezes ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Inibidores da CYP2C9, lítio, digoxina, diuréticos e agentes anti-hipertensivos, ciclosporina e tacrolimo, medicamentos conhecidos por causar hipercalemia, antibacterianos quinolônicos, AINEs e corticóides, anticoagulantes e agentes antiplaquetários, inibidores seletivos da recaptação da serotonina, antidiabéticos, fenitoína, metotrexato, indutores da CYP2C9.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Regreções dos sinais flogisticos (dor, calor, rubor, edema e perda de função).

Edema, acidente vascular cerebral, hipertensão, infarto do miocárdio, evento cardiovascular significativo; sistema nervoso central: dor de cabeça, tontura; prurido, erupção cutânea, dermatite esfoliativa, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica; retenção de líquidos; dor abdominal, diarreia, dispepsia, perfuração esofágica, flatulência, úlcera gastrointestinal, azia, perfuração intestinal, náusea, vómitos; anemia, hemorragia, tempo de sangramento prolongado; reação anafilactóide; zumbido; insuficiência renal, constipação; aumento das transaminases séricas. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(37)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

M01AB55 Diclofenaco de Potássio/50 mg

50 mg VO 2 a 3 vezes ao dia. 100 mL de água.

Interações Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Inibidores da CYP2C9, lítio, digoxina, diuréticos e agentes anti-hipertensivos, ciclosporina e tacrolimo, medicamentos conhecidos por causar hipercalemia, antibacterianos quinolônicos, AINEs e corticóides, anticoagulantes e agentes antiplaquetários, inibidores seletivos da recaptação da serotonina, antidiabéticos, fenitoína, metotrexato, indutores da CYP2C9.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Regreções dos sinais flogisticos (dor, calor, rubor, edema e perda de função).

Edema, acidente vascular cerebral, hipertensão, infarto do miocárdio, evento cardiovascular significativo; sistema nervoso central: dor de cabeça, tontura; prurido, erupção cutânea, dermatite esfoliativa, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica; retenção de líquidos; dor abdominal, diarréia, dispepsia, perfuração esofágica, flatulência, úlcera gastrointestinal, azia, perfuração intestinal, náusea, vômitos; anemia, hemorragia, tempo de sangramento prolongado; reação anafilactóide; zumbido; insuficiência renal, constipação; aumento das transaminases séricas. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(38)

C01AA05 Digoxina/0,25 mg 0,25 mg, VO, 1 x ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Alimentos e bebidas a base de soja, fitinas, fitatos, oxalatos, taninos, pectina. Evite o abacate, farelo e alimentos ricos em fibras nas 2 horas após a tomar o medicamento; excesso de sal de sódio, leite, cálcio, produtos lácteos, ferro, antiácidos, ou sais de alumínio 2 horas antes ou 6 horas após o uso deste medicamento. Limite alho, gengibre, gingko e castanha.

Med/Med – Amiodarona, flecainida, prazosina, propafenona, quinidina, espironolactona, antibióticos macrolídeos (como eritromicina e claritromicina), tetraciclina e possivelmente outros antibióticos, gentamicina, itraconazol, quinina, trimetoprima, alprazolam, indometacina, propantelina, nefazodona, atorvastatina, ciclosporina, epoprostenol (transitório), carvedilol, Verapamil, felodipino, tiapamil, nifedipina e diltiazem; antiácidos, alguns laxantes formadores de massa, caolina-pectina, colestiramina, acarbose, sulfassalazina, neomicina, rifampicina, alguns citostáticos, fenitoína, metoclopramida, penicilamina, adrenalina, salbutamol e Hypericum perforatum (erva-de-são-joão); bloqueadores de receptores beta-adrenérgicos, diuréticos e sais de lítio, corticosteroides e carbenoxolonasuxametônio;calcio.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Eletrocardiograma, frequência cardíaca e frenquência respiratória.

A digoxina possui índice terapêutico estreito e está listada como um medicamento potencialmente perigoso devido ao seu risco aumentado de provocar danos significativos quando há falhas em sua utilização. Sua prescrição para mulheres grávidas, pacientes idosos e

(39)

pacientes com insuficiência renal devem ser cuidadosamente avaliada devido ao alto potencial de causar danos nesses pacientes.

Deficiência visual, cardíaca, bradicardia, fibrilação atrial, taquicardia ventricular, taquicardia atrial, bloqueio AV, hipercalemia, fibrilação ventricular, necrose intestinal, isquemia intestinal. Entre os idosos, há a tendência de ocorrência de distúrbios da função renal e de diminuição da massa corporal, o que influencia a farmacocinética da digoxina de tal forma que níveis altos desse fármaco no plasma podem rapidamente causar intoxicação. É possível evitar isso com a redução das doses usualmente administradas a adultos. Os níveis séricos de digoxina devem ser checados regularmente para evitar hipocalemia. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

Observção: Inapropriado para idoso de acordo com os Critérios de Beers. Fonte:do autor.

(40)

C09AA02 Enalapril/10 e 5 mg 2,5 a 40mg/dia, VO, fracionados em 1 a 2 vezes ao dia.

100 mL de água.

Interações

Med/Alim – Evitar alcaçuz, caulophyllum, cola, efedra, gengibre, ginseng, murta e pimenta de caiena. Evitar bolsa de pastor, cimicífuga, cóleo, cratego, hydrastis, papoula da califórnia, quinina, vinca e visco.

Med/Med – Terapia anti-hipertensiva, Potássio sérico, Antidiabéticos, Lítio sérico, Agentes antiinflamatórios não esteroides, incluindo inibidores seletivos da ciclooxigenase-2, Bloqueio duplo do sistema renina-angiotensina-aldosterona, Ouro, Álcool, Inibidores da proteína-alvo da rapamicina em mamíferos (mTOR), Inibidores de neprilisina.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Elerocardiograma, frequência cardiaca, pressão arterial e frequência respiratória.

Hipercalemia, infarto do miocárdio, anemia hemolítica, agranulocitose, glomerulonefrite, azotemia, insuficiência renal, necrose tubular renal, oligúria, bradicardia, embolia pulmonar, AVC, edema pulmonar, taquicardia atrial, parada cardíaca, fibrilação atrial, broncoespasmo, pneumonia eosinofílica, dermatite esfoliativa, Síndrome de Stevens-Johnson, tóxica necrólise epidérmica, pênfigo, eritema multiforme, Pustulose exantemática generalizada aguda (AGEP), angioedema, reações anafilactóides, pancreatite, insuficiência hepática, necrose hepática, teratogênese, Angioedema intestinal.

(41)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

C03DA01 Espironolactona/25 mg 25 a 100mg, VO, 1 vez ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – O uso concomitante de medicamentos conhecidos por causar hiperpotassemia com espironolactona pode resultar em hiperpotassemia grave. A espironolactona pode ter um efeito aditivo quando administrada concomitantemente com outros diuréticos e anti-hipertensivos. A espironolactona reduz a resposta vascular à norepinefrina. Devem ser tomados cuidados com a administração em pacientes submetidos à anestesia. Foi demonstrado que a espironolactona aumenta à meia-vida da digoxina. Medicamentos antiinflamatórios não-esteroides tais como ácido acetilsalicílico, indometacina e ácido mefenâmico podem atenuar a eficácia natriurética dos diuréticos devido à inibição da síntese intrarrenal de prostaglandinas e foi demonstrado que atenuam o efeito diurético da espironolactona. A espironolactona aumenta o metabolismo da antipirina. A espironolactona pode interferir na análise dos exames de concentração plasmática de digoxina. Acidose metabólica hipercalêmica foi relatada em pacientes que receberam espironolactona concomitantemente a cloreto de amônio ou colestiramina.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Diurese, edema, peso e pressão arterial.

Hipercalemia, bradicardia,insuficiência renal, necrólise epidérmica tóxica, reações anafilactóides, síndrome de Stevens-Johnson, vasculite, reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos, agranulocitose, insuficiência hepática, potássio sérico e urinário. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(42)

J02AC01 Fluconazol/150 mg 1 comprimido, VO, dose única. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Eritromicina, hidroclorotiazida, rifampicina, alfentanil, amitriptilina, nortriptilina, anfotericina B, anticoagulantes, azitromicina, benzodiazepínicos (ação curta), carbamazepina, bloqueadores do canal de cálcio, celecoxibe, ciclosporina, ciclofosfamida, fentanila, halofantrina, inibidores da HMG-CoA redutase, losartana, metadona, fármacos antiinflamatórios não esteroides, olaparibe, contraceptivos orais, fenitoína, rifabutina, saquinavir, sirolimo, sulfonilureias, tacrolimo, teofilina, tofacitinibe, alcaloides da vinca, vitamina A, voriconazol, zidovudina.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Erradicação da infecção fúngica.

Insuficiência renal, reações anafilactóides, angioedema, necrólise epidérmica tóxica, Síndrome de Stevens-Johnson, reação medicamentosa com Eosinofilia e Sintomas sistêmicos (DRESS), pustuloseexantematosa generalizada aguda (AGEP), insuficiência, convulsões, torsade de pointes, teratogênese. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(43)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

C03CA01 Furosemida/40 mg 20 a 80mg, VO, fracionados em 1 a 2 vezes ao dia.

100 mL de água.

Interações Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Hidrato de cloral, Antibióticos aminoglicosídicos, Cisplatina, Sucralfato, Sais de lítio, inibidores da ECA, antagonista do receptor de angiotensina II, Risperidona, diuréticos tiazídicos Levotiroxina, Antiinflamatórios não-esteroidais (AINEs), salicilato, Fenitoína, Corticosteroides, carbenoxolona, alcaçuz e laxantes, Probenecida, metotrexato, Antidiabéticos , hipertensoressimpatomiméticos (ex:epinefrina, norepinefrina), relaxantes musculares do tipo curare, Cefalosporinas, Ciclosporina A, Radiocontraste.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Diurese, edema, peso e pressão arterial e circunferência abdminal.

Encefalopatia hepática, pancreatite, nefrite intersticial, azotemia, oligúria, tromboembolismo, trombose, perda auditiva, anemia aplástica, agranulocitose, Síndrome de Stevens-Johnson, Reação medicamentosa com eosinofilia e sintomas sistêmicos, necrólise epidérmica tóxica, pustuloseexantematosa aguda generalizada (AGEP), dermatite esfoliativa, eritema multiforme, reações anafilactóides, choque anafilático, vasculite. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(44)

Interações Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Bosentana, indutores ou inibidores do CYP2C9, insulina e outros hipoglicemiantes orais, inibidores da ECA, esteróides anabolizantes, hormônios sexuais masculinos, cloranfenicol, derivados cumarínicos, ciclofosfamida, disopiramida, fenfluramina, feniramidol, fibratos, fluoxetina, ifosfamidas, inibidores da MAO, miconazol, ácido paramino-salicílico, pentoxifilina, fenilbutazona, azapropazone, oxifembutazona, probenicida, quinolonas; salicilatos, sulfimpirazona, sulfonamidas, agentes simpatolíticos tais como beta-bloqueadores, guanetidina, claritromicina, tetraciclina, tritoqualina, trofosfamida, acetazolamida, barbitúricos, corticosteroides, diazóxido, diuréticos, epinefrina (adrenalina), glucagon, laxativos (após uso prolongado), ácido nicotínico (em altas doses), estrogênio e progestágenos, fenotiazínicos, fenitoína, hormônios tireoidianos e rifampicina, antagonistas do receptor H2, clonidina, ciclosporina. reserpina, beta-bloqueadores, guanetidina, colesevelam.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Glicemia, hemoglobina glicada e glicosúria.

Os pacientes idosos são particularmente susceptíveis à ação hipoglicêmica de medicamentos redutores de glicose. Distúrbios de Metabolismo e Nutrição, Visuais, Gastrintestinais, Hepatobiliares, Hematológicos e no Sistema Linfático, Sistema Imunológico, Pele e Tecido Subcutâneo. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(45)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

C03AA03 Hidroclorotiazida/25 mg 25 mg VO uma vez ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Sem alteração.

Med/Med – Álcool, barbitúricos, narcóticos ou antidepressivos, medicamentos antidiabéticas (agentes orais e insulina, outros medicamentos anti-hipertensivos, resinas de colestiramina e colestipol, Anfotericina B (parenteral), corticosteroides, ACTH ou laxantes estimulantes, Aminas pressoras (por exemplo, adrenalina), Relaxantes musculares esqueléticos, não despolarizantes (por exemplo, tubocurarina), Lítio, Amantadina, Salicilatos, AINEs, Metildopa, Glicosídeos digitálicos, Anticoagulantes orais.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Diurese, edema, peso e pressão arterial.

Pancreatite, insuficiência renal, nefrite intersticial, azotemia, agranulocitose, anemia hemolítica, anemia aplástica, necrólise epidérmica tóxica, dermatite esfoliativa, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, hipertensão ocular, reações anafilactóide, vasculite, edema pulmonar. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(46)

M01AE01 Ibuprofeno/300 mg 1 comprimido, VO a cada 4 a 6 horas, conforme necessário.

100 mL de água.

Interações Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Anticoagulantesantihipertensivos incluindo diuréticos, inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), antagonistas da angiotensina II (AIIA) e betabloqueadores, ácido acetilsalicílico, corticosteroides, ciclosporina, diuréticos, lítio, antagonistas H2, metotrexato, tacrolimo.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Regreções dos sinais flogisticos (dor, calor, rubor, edema e perda de função).

Os pacientes idosos têm que usar com cautela, pois podem ter histórico dehipertensão, desidratação, redução da função renal e hepática, história de doença GI.Perfuração GI, úlcera péptica, sangramento gastrointestinal, pancreatite, neurite óptica, necrose papilar renal, renal, azotemia, cardíaca, exacerbação da arritmia, bradicardia, anemia aplástica, anemia hemolítica, agranulocitose, necrólise epidérmica, tóxica, eritema multiforme, Síndrome de Stevens-Johnson, meningite asséptica, doença sérica, reações anafilactóides, hematêmese, estenose esofágica, odinofagia, ulceração esofágica, síndrome nefrótica, nefrite intersticial, proteinúria, oligúria, hipercalemia, necrose tubular renal, glomerulonefrite, vasculite, acidente vascular cerebral,

(47)

tromboembolismo, infarto do miocárdio, insuficiência hepática, necrose hepática, pancitopenia, dermatite esfoliativa, broncoespasmo, apnéia, coma, convulsões, angioedema. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

Observção: Inapropriado para idoso de acordo com os Critérios de Beers. Fonte: do autor.

(48)

C01DA08 Isossorbida/10 e 20 mg 1 comprimido, 2 a 3 vezes ao dia, ou a critério médico.

100 mL de água.

Interações Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Rosiglitazona e alcalóides, Inibidores da fosfodiasterase tipo 5 (por exemplo: sildenafila, tadalafila e vardenafila), acetilcolina, anti-histamínicos, anti-hipertensivos, bloqueadores beta-adrenérgico ou fenotiazinas, Álcool.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Eletrocardiograma, alívio da dor anginosa, pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória.

Bradicardia, cianose, metemoglobinemia. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(49)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

J02AC02 Itraconazol/100 mg 1 comprimido, VO, 1 a 2 vezes ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Substâncias que compartilham desta via metabólica ou que modificam a atividade da CYP3A4 podem influenciar a farmacocinética do itraconazol; Medicamentos que reduzem a acidez gástrica prejudicam a absorção do Itraconazol; O itraconazol pode inibir o metabolismo de medicamentos metabolizados pela CYP3A4 e pode inibir o transporte de medicamentos pela glicoproteína-P e/ou pela BCRP, podendo resultar no aumento das concentrações plasmáticas desses medicamentos e/ou dos seus metabólitos ativos quando estes são administrados com itraconazol.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Erradicação da infecção fúngica.

Perda auditiva, comprometimento visual, bradicardia, pancreatite, edema pulmonar, torsade de pointes, insuficiência cardíaca, doença sérica, eritema multiforme, reações anafilactóides, vasculite, necrólise epidérmica tóxica, síndrome de Stevens-Johnson, pustuloseexantematosa generalizada aguda, angioedema, dermatite esfoliativa, teratogênese, insuficiência hepática, hipercalemia. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(50)

P02CF01 Ivermectina/6 mg 1 a 2 comprimidos, 1 a 2 vezes ao dia, ou a critério médico.

100 mL de água.

Interações Med/Alim – Sem interação.

Med/Med– Não há relatos sobre interações medicamentosas com a ivermectina; no entanto, deve ser administrada com cautela a pacientes em uso de drogas que deprimem o Sistema Nervoso Central.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Parasitólogico de fezes. Angioedema, Síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica, convulsões, hemorragia ocular, coma, queratite, uveíte, deficiência visual. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(51)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

N04BA02 Levodopa+benserazida 62,5mg, VO, 3 a 4 vezes ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Interação com refeição rica em proteínas.Deve ser tomado no mínimo 30 minutos antes ou 1 hora após as refeições. Med/Med – A associação do anticolinérgico triexifenidil com comprimidos convencionais reduz a taxa, mas não a extensão de absorção de levodopa; Neurolépticos, opioides e medicamentos anti-hipertensivos contendo reserpina inibem a ação de levodopa/Benserazida; Não deve ser associado a inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) não-seletivos; Não deve ser administrado concomitantemente a simpatomiméticos (como epinefrina, norepinefrina, isoproterenol ou anfetamina, os quais estimulam o sistema nervoso simpático), pois a levodopa pode potencializar seus efeitos; A administração concomitante de antipsicóticos com propriedades bloqueadoras do receptor da dopamina, particularmente antagonistas do receptor D2.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Controle dos tremores. Anemia hemolítica, leucopenia transitória e trombocitopenia; anorexia, depressão, agitação, ansiedade, insônia, alucinações, delírios e desorientação; ageusia, disgeusia e sonolência; arritmias cardíacas; hipotensão ortostática; náusea, vômito, diarreia e descoloração da saliva, da língua, dos dentes e da mucosa oral; prurido, rash e hiperemia; aumento de transaminases, fosfatase alcalinae gama-glutamiltransferase; elevação dos níveis sanguíneos de uréia. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(52)

G03AA07 Levonorgestrel 0,15 mg + Etinilestradiol 0,03 mg

1 comprimido, VO, 1 vez ao dia. 100 mL de água.

Interações Med/Alim – Chá de erva de São João.

Med/Med – Ombitasvir/paritaprevir/ritonavir e dasabuvir, Substâncias indutoras das enzimas microssomais hepáticas, como rifampicina, rifabutina, barbitúricos, primidona, fenilbutazona, fenitoína, dexametasona, griseofulvina, topiramato, alguns inibidores de protease, modafinil; Atorvastatina; indinavir, fluconazol e troleandomicina, ácido ascórbico (vitamina C) e o paracetamol, troleandomicina, ciclosporina, teofilina, corticosteroides, flunarizina, ampicilina, outras penicilinas e tetraciclinas.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Controle da gravidez. Vaginite incluindo candidíase, Carcinomas hepatocelulares, Reações anafiláticas/anafilactoides, incluindo casos muito raros de urticária, angioedema e reações graves com sintomas respiratórios e circulatórios, Exacerbação do lúpus eritematoso sistêmico, Alterações de apetite (aumento ou diminuição), Intolerância à glicose, Exacerbação da porfiria, Alterações de humor, incluindo depressão, alterações de libido, Cefaleia, incluindo enxaqueca, Nervosismo, tontura, Exacerbação da coréia, Intolerância a lentes de contato, Neurite óptica*, trombose vascular retiniana, Piora das veias varicosas, Náuseas, vômitos, dor abdominal, Cólicas abdominais,

(53)

distensão, Pancreatite, colite isquêmica, Doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn, colite ulcerativa), Icterícia colestática, Doença da vesícula biliar, incluindo cálculos biliares, Lesão hepatocelular (por exemplo, hepatite, função hepática anormal), Acne, Eritema nodoso, Eritema multiforme, Sangramento de escape/spotting, Dor, sensibilidade e aumento das mamas, saída de secreção das mamas, dismenorreia, alteração do fluxo menstrual, alteração da secreção e ectrópio cervical, amenorréia, Retenção hídrica/edema, Alterações de peso (ganho ou perda), Aumento da pressão arterial, alterações nos níveis séricos de lipídios, incluindo hipertrigliceridemia, Diminuição dos níveis séricos de folato. (PDR, 2020; Micromedex, 2019). Fonte: do autor.

(54)

H03AA01 Levotiroxina sódica/100 – 25 - 50 mcg

1 comprimido, VO, 1 vez ao dia, antes do café da manhã.

100 mL de água.

Interações

Med/Alim – Farinha de soja, farelo de algodão, nozes e fibra alimentar. Administrar em jejum.

Med/Med – Anticoagulantes orais; Antidiabéticos orais e insulina Medicamentos indutores enzimáticos tais como rifampicina, carbamazepina ou fenitoína, barbitúricos, amiodarona, Glicocorticoides, propiltiouracil e beta-simpatolíticos, Inibidores da protease, Inibidores da tirosina quinase, Estrógenos, Salicilatos, Furosemida, Clofibrato, Antidiabético, Meios de contraste iodados, colestiramina, sevelamer ou sulfato cálcico de poliestireno e sais de sódio, Sequestrante de ácido biliar, sucralfato, antiácidos e carbonato de cálcio.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Dosagens de TSH, T3, T4 e o controle das manifestações clínicas do hipotireoídismo (sonolência, peso corporal, pele seca, cabelos quebradiços e indisposição).

Fibrilação atrial, exacerbação da arritmia, insuficiência cardíaca, parada cardíaca, craniossinostose, fechamento epifisário, aumento da pressão intracraniana, Incidência de doença sérica, Incidência de angioedema. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(55)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

G03AC03 Levonorgestrel/0,75 mg 1 comprimido, VO, não ultrapassando 72 horas. Administrar uma segunda dose 24 horas após a dose inicial.

100 mL de água.

Interações Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Barbitúricos, fenitoína, fenilbutazona, rifampicina, griseofulvina, determinados antibióticos das classes de penicilâmicos, cefalosporinas e tetraciclinas (amoxicilina, ampicilina, oxacilina, penicilina G, penicilina G procaína, penicilina V, ticarcilina, àcidoclavulâmico, cefaclor, cefadroxil, cefixime, ceftazidime, cefuroxime, tetraciclina, oxitetraciclina, cloxacilina, dicloxacilina, doxiciclina, eritromicina, limeciclina, tigeciclina ou minociclina), oxcarbazepina, carbamazepina, primidona, clobazam, antirretrovirais (delavirdina, efavirenz, nelfinavir, nevirapina, ritonavir), griseofulvina, goma guar, isotretinoína, micofenolatomofetil e aminoglutetimida, amiodarona, teriflunomida, ciclosporina, fentanil, ácido trenaxêmico, betametasona, hidrocortisona, prednisona, prednisolona, clomipramina, lamotrigina, metoprolol, dicumarol, varfarina.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Controle da gravidez. Tromboembolismo, trombose, perfuração uterina, gravidez ectópica, endometrite, embolia pulmonar, trombose retiniana, infarto do miocárdio, AVC, angioedema, bradicardia, hepatoma. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(56)

R06AX13 Loratadina/10 mg 1 comprimido, 1 vez ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Amiodarona, Cimetidina, Cetoconazol, Agentes anticolinérgicos, Bromoprida, Depressores do SNC, Agentes gastrointestinais.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Regreção das manifestações clínicas decorrente de alergias.

Convulsões, broncoespasmo, eritema multiforme, angioedema, reações anafilactóides, necrose hepática. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(57)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

C09CA01 Losartana Potássica/50 mg 1 comprimido, VO, 1 a 2 vezes ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Hidroclorotiazida, Álcool, Barbituratos ou Narcóticos, Medicamentos Antidiabéticos (Orais ou Insulina), Outras Medicações Anti-hipertensivas, Colestiramina e Resinas de Colestipol, Corticosteroides, ACTH ou glicirrizina (encontrada no alcaçuz), Aminas Pressoras (Exemplo: Adrenalina), Relaxantes Não Despolarizantes do Sistema Musculoesquelético (Exemplo: Tubocurarina), Lítio, Medicações Antiinflamatórias Não Esteroides, Incluindo Inibidores da Cicloxigenase-2.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Elerocardiograma, frequência cardiaca, pressão arterial e frequência respiratória.

Fibrilação ventricular, fibrilação atrial, acidente vascular cerebral, bradicardia, taquicardia ventricular, infarto do miocárdio, exacerbação da arritmia, bloqueio AV, azotemia, rabdomiólise, reações anafilactóides, angioedema, vasculite, insuficiência renal, oligúria, teratogênese, hipercalemia, dermatite esfoliativa. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(58)

A10BA02 Metformina/500 e 850 mg 1 comprimido, VO, 2 vezes ao dia (no café da manhã e no jantar).

100 mL de água.

Interações Med/Alim – Sem interação.

Med/Med– Meios de contraste iodados, Medicamentos com atividade hiperglicêmica intrínseca, como glicocorticoides, tetracosactida (vias sistêmica e local), agonistas beta-2, danazol, clorpromazina em altas doses de 100 mg ao dia, diuréticos: pode ser necessário um controle mais frequente da glicose sanguínea, notadamente no início do tratamento; Diuréticos, especialmente os de alça: podem aumentar o risco de acidose láctica devido ao seu potencial para diminuir a função renal; A coadministração com substratos/inibidores de OCT1 (como verapamil) podem reduzir a eficácia de metformina; A coadministração com Indutores do OCT1 (como a rifampicina) podem aumentar a absorção gastrointestinal e a eficácia; A coadministração com substratos/inibidores de OCT2 (como cimetidina, dolutegravir, crizotinibe, olaparibe, daclatasvir, vandetanibe) podem diminuir a eliminação renal da metformina e assim levar a uma concentração aumentada de metformina no plasma; Deve-se evitar o consumo de álcool e a utilização de medicamentos contendo álcool.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Glicemia, hemoglobina glicada e glicosúria.

Anemia megaloblástica, acidose láctica, rabdomiólise. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

(59)

Tabela 2 – Continuação

Código ATC Medicamento/Dosagem Posologia Usual Técnica de Administração

C02AB01 Metildopa/250 e 500 mg 1 comprimido, VO, 2 a 3 vezes ao dia. 100 mL de água. Interações

Med/Alim – Sem interação.

Med/Med – Lítio, Outras medicações antihipertensivas, Ferro.

Parâmetros de monitorização

Efetividade Risco (Reação Adversa)

Eletrocardiograma, frequência cardíaca, pressão arterial, freqüência respiratória.

Para idosos há um alto risco de efeitos adversos no sistema nervoso central. Pode causar bradicardia e hipotensão ortostática. Não recomendado como tratamento de primeira linha para hipertensão.Agranulocitose, miocardite, pericardite, bradicardia, insuficiência cardíaca, cirrose, pancreatite, necrólise epidérmica tóxica, azotemia, nefrite intersticial. (PDR, 2020; Micromedex, 2019).

Observção: Inapropriado para idoso de acordo com os Critérios de Beers. Fonte: do autor.

Referências

Documentos relacionados

De uma forma geral as medições efectuadas pelo sensor ASAR apresentam uma qualidade aceitável para a avaliação do recurso energético das ondas marítimas l como se pode

firmada entre o Sinduscon-AL e Sindticmal e que não tiver nenhuma ausência em cada período de aferição, bem como contar com 3 (três) meses ou mais de vigência de contrato de

LUIS ANTONIO FIORANI, Prefeito Municipal de Vista Alegre do Alto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em especial o Inciso II, Alínea “a”, do Artigo 65 da

mori foi realizada a análise da infecção causada por um isolado geográfico do BmNPV no Estado do Paraná, Brasil, sendo a espécie viral identificada como Bombyx mori

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

2.1.1 Este Edital é destinado a pessoas jurídicas, de direito público ou privado, com o mínimo de um ano em funcionamento e sem registro de inadimplência junto ao governo

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..