• Nenhum resultado encontrado

DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA E DE GÊNERO: uma revisão sistemática da literatura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA E DE GÊNERO: uma revisão sistemática da literatura"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

371

DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA E DE GÊNERO: uma revisão sistemática da

literatura

Rosangela Marques de Santana1,Germana Ponce de Leon Ramirez2, Lucas de Santana Gonçalves3 e Camila de Santana Gonçalves4

1 Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil.

rosangelatecnutri@hotmail.com; 2 Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Brasil germana.ramirez@unasp.edu.br; 3 Mestrado em Engenharia Civil FEC - UNICAMP, Brasil, lucas.3ng@hotmail.com; Pós Graduação em Direito Civil da PUC Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil camila_10_sp@hotmail.com.

Resumo: Este artigo revisa e discute a discriminação, como elemento que sustenta e impede o processo de

ascensão da mulher no mercado de trabalho e em cargos de liderança, o glass ceiling. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a discriminação étnica e de gênero na área da contabilidade. Foram selecionadas 31 publicações conforme os termos do protocolo estabelecido no programa StArt, resultado do mapeamento e revisão sistemática da literatura. Foi identificada a presença do glass ceilling nas empresas e nos espaços educacionais; além da ideologia estereotipada da mulher como incapaz de tomar decisões frente a posições gerenciais. Foi encontrada apenas 1 publicação sobre a discriminação de gênero e raça da mulher negra na contabilidade. Percebe-se a necessidade de refletir nessa temática visando mudanças no pensar e agir frente a dupla discriminação ou a discriminação interseccional que a mulher negra sofre: gênero e étnica.

Palavras-chave: Mulher Negra; Contabilidade; Glass Ceiling - Teto de Vidro; Discriminação de Gênero.

ETHNIC AND GENDER DISCRIMINATION: a systematic literature review

Abstract. This article reviews and discusses discrimination as an element that sustains and impedes the

process of women's advancement in the labour market and in leadership positions, the glass ceiling. Therefore, the purpose of this paper is to conduct a systematic review of the literature on ethnic and gender discrimination in accounting. Thirty-one publications were selected according to the protocol established in program StArt, result of mapping and systematic review of the literature. The presence of the glass ceiling in companies and educational spaces was identified; beyond the stereotyped ideology of women as incapable of making decisions regarding managerial positions. Only one publication was found on the discrimination of gender and race of the black woman in accounting. It is perceived as the need to reflect on this theme, aiming at changes in thinking and acting in the face of the double discrimination that black women suffer: gender and ethnicity.

Keywords: Black Woman; Accounting; Glass ceiling; Gender Discrimination.

1 Introdução

No ambiente de trabalho, a mulher enfrenta diariamente diversos embates, a qualificação e competência podem ser citadas como desafios a serem superados, entretanto, a falta de reconhecimento e captação de oportunidades fica esvanecida quando a distinção de gênero se apresenta como fator que engendra as desigualdades no âmbito laboral. Essa segregação tem se sustentado ao longo da história, nas relações familiares, sociais e trabalhistas.

No tocante a ascensão da mulher no ambiente de trabalho, discursos acerca da desigualdade de gênero, políticas públicas e movimentos contra essa desigualdade tem sido propagado, contudo, na

(2)

372

prática, as mudanças estão em ritmo desacelerado, haja vista, a representação escassa de mulheres em cargos de hierarquia alta. Os estudos de Manganelli (2012), Lemos et al. (2015) e Tartuce (2002), dentre outros, comprovam que as barreiras existentes impedem as mulheres de terem acesso a cargos e funções de liderança em suas diversas áreas e, quando alcançam o posto ‘igualitário’ observa-se uma remuneração inferior em comparação aos homens que exercem a mesma atividade. O Ministério do Trabalho do Brasil, em matéria divulgada acerca da participação das mulheres nos espaços laborais, aponta a ilegalidade de ações discriminatórias e ressalta o abismo existente entre os tipos de ocupações, cargos e os salários, a despeito do crescente número no ano de 2014, que é de 21,4 milhões de trabalhadoras em comparação com o ano de 2004, sendo de 12,5 milhões, perfazendo um aumento de 43,25% do ingresso feminino no ambiente de trabalho em um período de dez anos (Brasil, 2016).

Manganelli (2012) ressalta que o aumento da presença da mulher no mercado de trabalho dá-se de maneira quantitativa e pouco qualitativa, tendo em vista que as mulheres ocupam posições de altos níveis hierárquicos de forma minoritária, sub-representadas, recebendo salários inferiores nos exercícios de funções similares a dos homens.Dessa forma, considerando as condições insatisfatórias e desiguais das mulheres no ambiente de trabalho, faz-se os mesmos questionamentos que a pesquisadora Casa Nova, (2012): why so few? why so far?

Ao analisar esta desproporção no mercado de trabalho, Steil (1997, p. 62) relata que na década de 1980, nos EUA, chamou-se de glass ceiling ou teto de vidro o fenômeno que objetivava explicar as desigualdades nas organizações de trabalho que impediam a ascensão da mulher a cargos de liderança. Essa nomenclatura serve para descrever uma barreira que é sutil e transparente, contudo, suficientemente forte para impossibilitar a ascensão de mulheres a níveis mais altos da hierarquia de uma organização. Vale salientar que esse fenômeno é pervasivo, pois apresenta características similares em locais diferentes, ocorrendo em países com características econômicas distintas. Quanto ao sentido empregado para o termo fenômeno, o dicionário Abbagnano (2003, p. 437) afirma “não haver distinção entre o que é ou o que não é, mas a revelação do objeto em si”. À luz desse conceito, o glass ceiling se apresenta nas sutilezas das culturas organizacionais, de maneira a se manifestar de diferentes formas, constituindo barreiras que segregam a mulher no ambiente de trabalho. Dos ambientes de trabalho existentes, a contabilidade, no passado, era uma profissão reconhecida como predominantemente masculina, entendia-se que a profissão de contador era inadequada para as mulheres, por não serem qualificadas para o serviço, porque exigia-se total devoção (Kirkham e Loft, 1993), conflitando com a vida familiar. No entanto, esse cenário foi significativamente alterado, de acordo com os dados do (CFC, 2019) – Conselho Federal de Contabilidade, órgão que regulamenta os profissionais da área contábil, até fevereiro de 2019 as mulheres representavam quase a metade do total de profissionais com registro, porém, observa-se que essas mulheres ainda estão sub-representadas, sendo minoria em cargos de liderança, e submetidas a desigualdades salariais.

Entretanto, a autora Leite (1994) afirma que é por meio da educação que se garante o ingresso das mulheres nas carreiras profissionais, sendo bem-sucedida a depender de seus esforços.

Todavia, compreendendo que a discriminação de gênero é algo presente nas organizações, questiona-se sobre essa discriminação agregada às diferenças étnicas com enfoque à etnia negra no âmbito da contabilidade. De acordo com Munanga e Gomes (2006) apesar das transformações ocorridas nas condições de vida das mulheres em todo o mundo, a mulher negra vive uma situação marcada pela dupla discriminação: ser mulher numa sociedade machista e ser negra numa sociedade que carrega em seus interstícios o racismo.

Grossi e Aguinski (2001) asseveram que mesmo a violência contra a mulher estando presente em todas as camadas da sociedade, a mulher negra acaba por ser vítima de maior contexto discriminatório devido ao seu pertencimento à estratos sociais mais fragilizados. Já Collins (2000)

(3)

373

ressalta que as mulheres negras vivem em uma situação de vulnerabilidade no trabalho, na vida social, nas representações midiáticas e não são vistas como padrões estéticos. Assim, se configura a discriminação interseccional, porque simultaneamente ocorrem duas discriminações, a de gênero e étnica. Portanto, este trabalho problematiza o fenômeno glass ceiling e suas implicações no que tange a discriminação da mulher, especificamente da mulher negra na área da contabilidade. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional sobre a dicriminação étnica e de gênero no âmbito da contabilidade.

2 Metodologia

A estratégia de pesquisa adotada consistiu na busca de publicações nas seguintes bases de dados: Scopus; Scielo; Proquest e BDTD. Para o levantamento bibliográfico foi utilizada a ferramenta StArt, tanto na SMS quanto na RSL. A execução foi delineada em duas partes: primeiro fez-se uma revisão de escopo, também conhecida como Mapeamento Sistemático da Literatura (SMS–Systematic

Mapping Study) para caracterizar as publicações existentes, fornecendo assim, os principais tópicos

abordados na temática. Na segunda parte, foi feita uma revisão da literatura (RSL - Review

Systematic of Literature) onde foram respondidas as questões levantadas no mapeamento e do

objetivo da pesquisa.

2.1 State of the art through systemtic review (StArt)

Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o StArt tool (State of the art through systematic

review), um programa desenvolvido pelo Laboratório de pesquisa em Engenharia de Software da

Universidade Federal de São Carlos (LaPES-UFSCAR) no Brasil. É de uso gratuito e auxilia nas pesquisas e desenvolvimento de estados da arte, revisões sistemáticas da literatura e revisões de escopo. Dentro de sua interface foram inseridos os protocolos para a elaboração da SMS e da RSL. Após as publicações serem encontradas com as palavras-chave inseridas nas bases de dados, seus respectivos arquivos foram exportados em formato ‘.bibitex' e importados no StArt tool, nas publicações duplicadas e apontadas pela ferramenta automaticamente, foram descartadas com a confirmação do pesquisador. Em seguida, um sistema de pontuação foi utilizado para a classificação dos artigos, com base no número de palavras-chave encontradas no: title, abstrat e keywords. A estes foram arbitrados pesos de 15, 10 e 3 respectivamente. Após a definição das pontuações foi utilizado o “SCAS Auto Classify Papers”, que classifica automaticamente os arquivos por meio da pontuação e do número de citações. O SCAS faz uso de 4 quadrantes. No 1° quadrante estão os artigos com altas pontuações e no mínimo 1 citação; no 2° quadrante, artigos com altas pontuações e sem citações; 3° quadrante, artigos com baixas pontuações e no mínimo 1 citação; e o 4° quadrante, artigos com baixas pontuações e sem citações Fabbri et al. (2016). Após a classificação, o SCAS é sugerido que os artigos classificados no 1° quadrante sejam aceitos e os do 4° sejam rejeitados, e os do 2° e 3° quadrantes sejam revisados manualmente, o qual fora realizado, estimando em média a redução do esforço nesta etapa em 58,2% (Octaviano e Felizardo, 2015).

2.2 Systematic Mapping Study

Estudos de mapeamento podem destacar áreas quando há grande quantidade de pesquisas, beneficiando a realização de Systematic Literature Review (SLR) e destacando áreas com necessidade de mais pesquisas teóricas e empíricas (Kitchenham et al, 2009). Sendo o mapeamento utilizado para

(4)

374

descrever as atividades de pesquisa existentes na literatura em relação à questão de pesquisa, descrevendo fatores como distribuição dos estudos e o número de estudos que avaliam políticas e práticas específicas, diferindo de uma SLR por ser rápida, com muitos estudos iniciais descrevendo-os de forma geral sem extrair detalhes específicos, fornecendo um contexto para SLR (Brereton, 2007). Portanto, com o uso da referida ferramenta, foi realizada na primeira fase, o mapeamento sistemático da literatura com os seguintes delineamentos demostrados na Figura 1 e na Tabela 1:

Fig. 1. Delineamento do mapeamento sistemático da literatura. Adaptado de Liberati et al. (2009).

Tabela 1. Protocolo da SMS. Adaptada de Biolchini et al (2005).

ITEM DESCRIÇÃO

Questão principal: Explorar a literatura existente sobre a mulher negra no contexto da

contabilidade

Termos de busca: Black woman; accounting; education; mulher negra; contabilidade;

educação

Intervenção: SMS – Mapeamento sistemático da literatura

Controle: (Casa Nova, 2012); (Manganelli, 2012); (Steil, 1997); (Silva, 2016)

População: Artigos; teses e dissertações

Resultados: Mapeamento do escopo das publicações da área

Critérios de seleção das fontes: Base de dados de periódicos eletrônicos indexados com texto completo

disponível

Idioma do estudo: Inglês e português

Método de procura: Web source engines com strings de busca baseados nas palavras chave

do grupo de publicações controle;

Base de dados: Scopus; Scielo; Proquest; BDTD; Science direct e Web of science

Critérios de inclusão (I) e exclusão (E):

(I) Contém os termos; (I) Trata da temática; (E) Não Trata da temática

As palavras-chave definidas no protocolo foram procuradas nas bases de dados; a seleção dos artigos no mapeamento sistemático da literatura ocorreu em duas etapas:

1ª) Seleção dos trabalhos relacionados à temática com base no título e palavra-chave;

2ª) Identificação, por meio da leitura dos resumos, do conteúdo em conformidade com a abordagem procurada.

(5)

375

Em seguida, fez-se a análise dos dados obtidos, determinando quantos e quais os trabalhos foram encontrados juntamente com seus conteúdos, resultando na síntese dos dados.

Diante dos resultados obtidos através do Mapeamento Sistemático da Literatura (SMS), foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), tratando apenas do termo glass ceiling ou teto de vidro, para saber quais as características desse fenômeno nos estudos encontrados.

2.3 Review Systematic of Literature

Em seguida, foi feito um estudo secundário, utilizando a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com base nos estudos anteriormente encontrados no SMS. Buscou-se extrair detalhes específicos dos artigos publicados, avaliando, identificando e interpretando, permitindo novos desdobramentos. Para a definição das palavras-chave buscou-se utilizar os termos que estavam relacionados ao glass

ceiling ou teto de vidro, em seguida foram selecionadas as bases de dados. A formulação da string de

busca teve como base as palavras-chave e o aprendizado obtido com o mapeamento. Conforme o protocolo na Tabela 2.

Tabela 2. Protocolo da RSL. Adaptada de Biolchini et al (2005).

ITEM DESCRIÇÃO

Questão principal: De que maneira as pesquisas realizadas sobre a temática das mulheres e o teto

de vidro estão sendo apresentadas? Quais as abordagens utilizadas para a identificação do fenômeno?

Termos de busca: Black women; glass ceiling; gênero, mulher, race, raça, teto de vidro

Intervenção: RSL - Revisão sistemática da literatura

Controle: Publicações da SMS

População: Artigos e teses e dissertações

Resultados: Principais características do fenômeno glass ceiling

Critérios de seleção das fontes:

Base de dados de periódicos eletrônicos indexados com texto completo disponível

Idioma do estudo: Inglês e português

Método de procura: Web source engines com strings de busca baseados nas palavras chave do

grupo de publicações controle;

Bases de dados: Scopus; Scielo; Proquest e BDTD

Critérios de inclusão (I) e exclusão (E):

(I) Trabalhos que tenham abordagem sobre mulheres e o teto de vidro; (I) Trabalhos que tenham abordagem sobre mulheres negras e o teto de vidro; (I) Trabalhos que tenham abordagem sobre gênero e teto de vidro; (I) Trabalhos que tenham abordagem sobre gênero, raça e teto de vidro; (E) Trabalhos que tratem do teto de vidro fora da temática de discriminação; (E) Trabalhos que não tratem o teto de vidro como barreira; (E) Trabalhos que não relacionem o teto de vidro e as mulheres no mercado de trabalho; (I) Pesquisas que tenham mulheres, teto de vidro e trabalho

Perguntas que se esperam responder através da RSL

Quais fatores estão envolvidos no glass Ceiling? De que forma o glass ceiling se manifesta? Onde? Em que circunstâncias e quais as estratégias metodológicas utilizadas para abordar o assunto?

A condução realizada para a RSL é semelhante ao SMS, diferenciando-se pela análise que é mais minuciosa e a síntese dos dados voltada para responder as questões da pesquisa. Assim, foi conduzida a segunda parte do trabalho.

(6)

376

Após o levantamento e filtro das publicações, de acordo com os critérios estabelecidos no protocolo (Tabela 2), foi avaliada a qualidade das publicações. Caso fossem inconsistentes não seriam utilizadas para compor os resultados. O protocolo adotado para a avaliação qualitativa das publicações encontra-se na Tabela 3, a qual contém itens de variação: concordo plenamente equivalente à 5 pontos e 1 ponto para discordo plenamente, respectivamente.

Tabela 3. Questões para a análise da qualidade dos textos. Adaptado de Costa (2014).

Critérios para avaliação dos trabalhos

Introdução/Planejamento

Os objetivos ou questões do estudo são claramente definidos (incluindo justificativas para a realização do estudo)?

O tipo de estudo está definido claramente?

Desenvolvimento

Existe uma clara descrição do contexto em que a pesquisa foi realizada?

O trabalho é bem/adequadamente referenciado (apresenta trabalhos relacionados/semelhantes e baseia-se em modelos e teorias da literatura)?

Conclusão

O estudo relata de forma clara e não ambígua os resultados? Os objetivos ou questões do estudo são alcançados?

Critérios de avaliação dentro da temática

Existe um método ou um conjunto de métodos descrito para a realização do estudo? Existe um protocolo rigoroso, descrito e seguido?

O estudo lista primária ou secundariamente dificuldades, desafios ou problemas relacionados a identificação do glass ceiling?

O estudo apresenta Modelos, Processos, Métodos, Técnicas, Metodologias ou Ferramentas a respeito do glass ceiling?

3 Resultados

A utilização da ferramenta StArt possibilitou a busca pelos termos estabelecidos resultando, no primeiro mapeamento SMS, na seleção de 141 publicações, sendo 1 duplicada e 129 rejeitadas por não atenderem aos critérios que tiveram como base os seguintes autores: Casa Nova (2012); Manganelli (2012); Steil (1997); Silva (2016). Os quais tratam dos termos: mulher negra, educação, contabilidade, discriminação. Isso se deu por tratar a temática nos moldes da pesquisa, descritos no item de controle (ver Tabela 1), resultando em 11 publicações para extração dos dados. Analisando as 11 publicações percebeu-se a necessidade de uma segunda busca com o foco principal no glass

ceiling, por se tratar de um fenômeno presente em diferentes áreas, inclusive a da contabilidade.

Porém, em uma segunda pesquisa RSL, utilizando os seguintes termos: Black women; glass ceiling; gênero, mulher, race, raça, teto de vidro, resultou em 31 publicações, nas quais foram analisadas pelas questões propostas na Tabela 2. Diante do resultado nas bases de dados Scopus; Scielo;

Proquest e BDTD, as 31 publicações mostram que os estudos acerca do tema de glass ceiling é

recorrente, está presente no total do material analisado, apresentado nas diferentes formas, seja nas desigualdades salariais, na sub-representação da mulher em cargos elevados e no acesso a essas oportunidades hierárquicas, como também, na escassez ou falta de benefícios.

Percebe-se ainda que oito dos estudos analisados, abordam sobre a discriminação étnica e de gênero, que se caracteriza como uma dupla discriminação ou discriminação interseccional, cujo destaque, dentre os trabalhos referências no item controle (ver Tabela 1) se tem na publicação da Silva, (2016) intitulada de ‘Tetos Vitrais: gênero e raça na contabilidade’.

(7)

377

A resistência das mulheres negras, diante das opressões de gênero e etnia, se dá em face da própria

sobrevivência (SILVA, 2016). Esta autora é a única identificada nesta pesquisa a relatar dupla discriminação na área da contabilidade, Rios e Silva (2015) descreve como discriminação interseccional, discriminação múltipla. Em um procedimento mais detalhado, leitura completa dos trabalhos, foram identificadas as formas do fenômeno glass ceiling, e classificadas com as seguintes temáticas: desigualdades nos espaços educacionais, desigualdades nas organizações, discriminação da mulher negra ou latino-americana, e seus respectivos autores das publicações, conforme demonstrado na Tabela 4, elaborada pelos autores.

Tabela 4. Formas do Glass Ceiling. Discriminações de Gênero em 31 publicações.

Temática Publicações

Desigualdade nos Espaços Educacionais

04 Baldarelli, Baldo e Vignini (2016); Michelmore e Sasseler (2016); Carvalho (2016); Kovaleski (2013).

Desigualdade nas Organizações

19 Proni e Proni (2018); Downes e Hemmasi (2014); Simpson (2016); Marchiondo (2014); Marry e Pochic (2017); Gutierrez (2016); Tegüç et.al. (2017); Brady et.al. (2011); Adams et.al. (2010); Haussmann et.al. (2018); Tenure et.al. (2014); Silva (2012); Brown e Yang (2015); Murillo Huertas et.al. (2016); Khlif e Achek (2017); Moral-Arce et.al. (2011); Jirjahn (2011); Rojas Levi (2016); Manganelli (2012). Discriminação da mulher negra

ou latino-americana

08 Cook e Glass (2014); Smith (2012); Sanchez-Hucles e Davis (2010); Acker (2009); Maume Jr. (2004); Maume Jr. (1999); Chinyamurindi (2016); Flores e Hondagneu – Sotelo (2014).

Posteriormente identificam-se as desigualdades nas organizações, pois são nesses espaços laborais que as diversas formas do fenômeno se revelam. Com destaque na desigualdade para o/a profissional da área contábil, é descrito na publicação de Haussmann et al (2018, p.133) e que tem impacto no que tange às profissões de administrador, economista e contador “[...] uma das características marcantes do mercado de trabalho é a diferença salarial entre gênero e raças, que apresenta discriminação salarial pura ou segregação ocupacional”.

Após o resultado obtido pelo SMS e elaboração da RSL, as palavras-chave em destaque se apresentam por ordem de frequência e tamanho, conforme apresentadas nas publicações selecionadas, a Figura 2 mostra dois termos em destaque: gênero e trabalho, indicando a maior volume de trabalhos com ênfase sobre a discriminação de gênero no âmbito profissional, provavelmente, devido ao fenômeno glass ceiling ou Teto de Vidro.

(8)

378

Os Dados analisados em pesquisas de diferentes países, confirmam a pervasividade do fenômeno glass ceiling, com 39% EUA, 19% Brasil, 10% Espanha, 6% Reino Unido e 3% para França, Alemanha, Turquia, Itália, África do Sul. É importante salientar que haviam indicativos de outras publicações em outros países, porém o trabalho completo não estava disponível. Com base na análise das 31 publicações, identifica-se que os anos de 2014 e 2016 tiveram maior índice de produção científica na temática aqui proposta. E que a utilização da ferramenta StArt contribuiu para minimizar os esforços nos procedimentos metodológicos executados, tanto na fase da busca dos trabalhos, quanto na sumarização e síntese dos resultados encontrados. Na avaliação da qualidade dos artigos, o StArt facilitou a classificação conforme os parâmetros previamente estabelecidos nos protocolos.

Observou-se que dentre os procedimentos metodológicos utilizados nas 31 publicações consistiam, em sua maioria, de entrevistas e análise documental, como uma maneira de explicar a existência do

glass ceiling, mas não comprovar, efetivamente. Provavelmente pelo fato de seus critérios de

mensuração serem subjetivos. Assim sendo, as evidências de comprovação desse fenômeno se dão por meio dos resultados de diferenças salariais entre os gêneros; sub-representação das mulheres em cargos elevados. Em análise das entrevistas feitas em 14 publicações (das 31 selecionadas), os depoimentos mostram que é na experiência de vida dessas mulheres que o glass ceiling ou teto de vidro é revelado. Ressalta-se que alguns autores utilizaram termos correlatos ao glass ceiling para descrever outras formas de discriminação, tais como: o ‘Penhasco de Vidro’, a mulher assume funções de liderança em condições desfavoráveis, cuja expectativa se volta para o seu fracasso (Cook e Glass, 2014 ), (Downes, 2014), (Simpson, Kumra, 2016); a ‘Escada Rolante de Vidro’, quando homens ocupam cargos de liderança em áreas com predominância feminina, usurpando oportunidades que são específicas para a mulher; (Maume Jr., 1999), (Flores e Hondagneu-Sotelo, 2014), (Maume, 1999); o ‘Chão Pegajoso’, visto ser difícil de subir na carreira proposta (Smith, 2012).

4 Considerações finais

Com base na identificação do fenômeno Glass Ceiling ou Teto de Vidro nas 31 publicações selecionadas neste trabalho, é possível dizer que se evidencia uma ideologia estereotipada da figura feminina como sendo apenas emocional e incapaz de tomar decisões racionais frente a posições gerenciais; os supostos conflitos entre a vida familiar e a carreira; pressão na produtividade e exigências de competências, destituindo a mulher dos direitos ao reconhecimento por meio da meritocracia, e deste modo, ocasionando dificuldades na progressão da sua carreira. A discriminação contra a mulher é uma discriminação contra a família, que por sua vez, tem o efeito de prolongar desigualdades em gerações futuras (SILVA, 2016). Dessa maneira, ainda que os direitos a igualdade de oportunidade e igualdade salarial tenham sido estabelecidos, as estruturas organizacionais revelam preconceito e discriminação quanto a presença feminina nos espaços de trabalho. Nese sentido, percebe-se que a mulher negra acaba por sofrer uma discriminação dupla, a de gênero e étnica. Portanto, em razão da escassez de publicações acerca da temática apresentada, torna-se imprescindível oportunizar reflexões por meio de novas pesquisas.

(9)

379

Referências

Abbagnano, N. (2007). Dicionário de filosofia: Nicola Abbagnano, 1a ed bras(5a ed).

Biolchini, J., Mian, P. G., Natali, A. C. C., & Travassos, G. H. (2005). Potential for electricity generation from bagasse in Kenya. International Sugar Journal, 107(1273), 32–37. https://doi.org/10.1007/978-3-540-70621-2

Brasil. (2016). Mininstério do Trabalho: Participação das mulheres no mercado de trabalho.

Brereton, P., Kitchenham, B. A., Budgen, D., Turner, M., & Khalil, M. (2007). Lessons from applying the systematic literature review process within the software engineering domain, 80(4), 571–583. https://doi.org/10.1016/j.jss.2006.07.009

Casa Nova, S. P. de C. (2012). Impacts Of Special Accounting Master Programs In Its Alumni Trajectory. Revista Contabilidade e Controladoria, 4(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v4i3.29952

CFC. (2019). CFC - Conselho Federal de Contabilidade. Retrieved February 24, 2019, from http://www3.cfc.org.br/spw/crcs/ConsultaPorRegiao.aspx?Tipo=0

Cook, A., & Glass, C. (2014). Research Notes And Commentaries Above The Glass Ceiling : When Are Women And Racial / Ethnic Minorities Promoted To Ceo ?, 1089(July 2013), 1080–1089. https://doi.org/10.1002/smj

COLLINS, Patrícia Hill (2000). Black feminist though: knowledge, consciousness, and the politics of empowerment. New York: Routledge

Costa, J. B. da. (2014). Um mapeamento sistemático de gerenciamento de projetos no desenvolvimento distribuído de software. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CIN. Ciência Da Computação.

Downes, M. (2014). When A Perceived Glass Ceiling Impacts Organizational Commitment And Turnover Intent : The Mediating Role Of Distributive Justice, 9(2).

Fabbri, S., Octaviano, F., Silva, C., Thommazo, A. Di, Hernandes, E., & Belgamo, A. (2016). Improvements in the StArt Tool to Better Support the Systematic Review Process. In International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE’16) (pp. 1–5).

Flores, G. M., & Hondagneu-Sotelo, P. (2014). The Social dynamics channelling latina college graduates into the

teaching profession. Gender, Work and Organization, 21(6), 491–515.

https://doi.org/10.1111/gwao.12051

Grossi, P. E Aguinski, B. (2001). Por uma nova ótica e uma ética na abordagem da violência contra mulheres nas relações conjugais. In Violências e gênero: coisas que agente não gostaria de esquecer (pp. 9–25). Porto Alegre: EDIPUCRS.

Haussmann, D. C. S., Vogt, M., Hein, N., & da Silva, M. Z. (2018). Desigualdades de Gênero no Mercado de Trabalho Brasileiro: Uma Análise na área de Ciências Sociais Aplicadas. Enfoque: Reflexão Contábil, 37(3), 129. https://doi.org/10.4025/enfoque.v37i3.35892

(10)

380

Kirkham, L. M., & Loft, A. (1993). Gender and the construction of the professional accountant. Accounting, Organizations and Society, 18(6), 507–558. https://doi.org/10.1016/0361-3682(93)90002-N

Kitchenham, B., Brereton, O. P., Budgen, D., Turner, M., Bailey, J., & Linkman, S. (2009). Systematic literature reviews in software engineering – A systematic literature review. Information and Software Technology, 51(1), 7–15. https://doi.org/10.1016/j.infsof.2008.09.009

Leite, C. L. de P. (1994). Mulheres: muito além do teto de vidro. São Paulo: Atlas.

Lemos Júnior, L. C., Paulo da Silveira, N. S., & Santini, R. B. (2015). A feminização da área contábil: um estudo qualitativo básico. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC). https://doi.org/10.17524/repec.v9i1.1159

Liberati, A., Altman, D. G., Tetzlaff, J., Mulrow, C., Gøtzsche, P. C., Ioannidis, J. P. A., … Moher, D. (2009). The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. Journal of Clinical Epidemiology, 62(10), e1–e34. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2009.06.006

Manganelli, A. (2012). A Mão Invisivel Do Teto De Vidro. Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul. Maume, D. J. (1999). Glass Ceilings and Glass Escalators, 26(4), 483–509.

Munanga, K., & Gomes, N. L. (2006). O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global.

Octaviano, F. R., & Felizardo, K. R. (2015). Semi-automatic selection of primary studies in systematic literature reviews : is it reasonable ? Empirical Software Engineering, 1898–1917. https://doi.org/10.1007/s10664-014-9342-8

Silva, S. M. C. da. (2016). Tetos de vitrais : gênero e raça na contabilidade no Brasil.

Smith, R. A. (2012). Money, Benefits, and Power: A Test of the Glass Ceiling and Glass Escalator Hypotheses, 149–172. https://doi.org/10.1177/0002716211422038

Steil, A. V. (1997). Organizações, gênero e posição hierárquica - compreendendo o fenômeno do teto de vidro. Revista de Administração, 32(3), 62–69.

Tartuce, G. L. B. P. (2002). O que há de novo no debate da “qualificação do trabalho”? Reflexões sobre o conceito com base nas obras de Georges

Referências

Documentos relacionados

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tratando-se de uma revisão de literatura, o presente trabalho utilizou-se das principais publicações sobre as modificações de parâmetros técnicos observados em corredores,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta