• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO

FINAL

Estágio Profissionalizante do 6º ano

Faculdade de Ciências Médicas | Nova Medical School

Universidade Nova de Lisboa

Ano Letivo 2015/2016

Ana Sofia Henriques Davim de Sousa Pinto

Aluno nº: 2010171

The future is too interesting and dangerous to be entrusted to any predictable, reliable agency. We need all the fallibility we can get. Most of all, we need to preserve the absolute unpredictability and total improbability of our connected minds. That way we can keep open all the options, as we have in the past - Lewis Thomas, The Lives of a Cell: Notes of a Biology Watcher

(2)

Índice

Páginas

1.INTRODUÇÃO 2

2.DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 3

A. Ginecologia e Obstetrícia 3

B. Saúde Mental 4

C. Medicina Geral e Familiar 5

D. Pediatria 6

E. Cirurgia 7

F. Medicina Interna 8

3.REFLEXÃO CRÍTICA 9 ANEXOS

(3)

1.INTRODUÇÃO

O presente relatório pretende sumarizar e apreciar o trabalho desenvolvido ao longo do ano profissionalizante do Mestrado Integrado em Medicina (MIM). É constituído por 6 estágios independentes e tem o objetivo transversal de permitir aos alunos um contato tutelado mas autónomo de diferentes áreas de carácter médico e cirúrgico, para que adquiram competências a nível de anamnese, exame objectivo, diagnóstico diferencial e tratamento, além das indispensáveis capacidades humanas necessárias ao exercício da Medicina.

Com base nos documentos O Licenciado Médico em Portugal 1, Graduate Outcomes of Portuguese Undergraduate Medical Education: Guidelines for Curriculum Development2 e nas Fichas das Unidades Curriculares (Estágios Parcelares), o objetivo último do MIM é o de fornecer competências suficientes para iniciarem a prática da Medicina com uma mínima autonomia e dotá-los da capacidade de realizarem a auto-aprendizagem que vai ser essencial ao longo de toda a carreira.

O meu principal objetivo este ano foi preparar-me para o desempenho do trabalho de um médico recém-formado, através da integração dos conhecimentos adquiridos ao longo curso e a sua aplicação na prática clínica diária, nunca descurando as competências sociais e a importância quer da comunicação com os doentes quer da relação médico-doente.

1 Victorino RM et al.; O Licenciado Médico em Portugal–Core Graduates Learning Outcomes Project ; Coord. Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2005

2 Jollie C et al.; Graduate Outcomes of Portuguese Undergraduate Medical Education: Guidelines for

(4)

2.DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

A. Ginecologia e Obstetrícia (14 de Setembro a 07 de Outubro de 2015) Regente: Prof.ª Doutora Teresa Ventura

O estágio de Obstetrícia e Ginecologia, decorreu no Hospital CUF Descobertas sob a orientação da Dra. Conceição Telhado e da Dr.ª Sofia Alegra. Como objetivos fundamentais defini a prática da realização da colheita da história clínica e do exame objectivo, o reconhecimento das patologias mais prevalentes e a sua terapêutica, a valorização da importância da relação médico-doente, o acompanhamento e aconselhamento do planeamento familiar e da gravidez e a promoção de saúde da mulher.

No âmbito de Ginecologia, estive no bloco operatório, onde tive a oportunidade de participar como 2º ajudante numa histerectomia total por via abdominal e numa perineoplastia com correção do cistocelo e rectocelo, assisti a consultas gerais, de Uro-ginecologia, da Mama e de Senologia, a exames especiais (colposcopia e histeroscopias) e ecografias. Na área de Obstetrícia, assisti a consultas gerais e consultas de Patologia Tromboembólica e Auto-imune, e assisti à realização de ecografias. Semanalmente estive também no serviço de urgência onde tive a oportunidade de contatar com patologia de ambas as áreas e a oportunidade de frequentar o bloco de partos tendo participado como 3ª ajudante em 5 cesarianas e como 2ª ajudante em duas. Assisti ainda a uma sessão sobre a “ A visão do nutricionista- suplementação na grávida” e apresentei um trabalho sobre “Mola Hidatiforme”.

(5)

B. Saúde Mental ( 12 Outubro a 06 Novembro de 2015) Regente: Prof. Doutor Miguel Xavier

Durante a minha rotação fiquei colocada no internamento do Serviço de Psiquiatria de Adultos do Hospital de Egas Moniz (HEM),sob a orientação do Dr. Ricardo Caetano. Defini como objetivos, praticar as particularidades da entrevista clínica de modo a obter um diagnóstico global, identificar sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciá-los do funcionamento psicológico normal, identificar elementos patológicos na personalidade, comportamentos e relacionamento interpessoal, aprender a situar sempre o doente no seu contexto social, laboral e familiar, avaliando as situações de risco e reconhecer a importância da promoção da saúde mental, a importância da redução do estigma e da prevenção de doenças psiquiátricas.

Acompanhei os doentes do internamento, assisti e participei em entrevistas clinicas, pude familiarizar-me com os diagnósticos mais prevalentes e com as terapêuticas específicas. Tive a possibilidade de assistir a sessões clínicas e a reuniões multidisciplinares, com envolvimento do doente, família, equipa médica e assistente social. Acompanhei, ainda, o meu tutor no Serviço de Urgência, observando doentes que aqui recorrem voluntariamente, ou que foram referenciados pela Consulta Externa das Equipas Comunitárias ou encaminhados por agentes das forças de segurança, ou cuja observação foi solicitada por outras especialidades, demonstrando a constante cooperação que existe.

Assisti, ainda, à apresentação de um “Caso clínico de Folie à deux” e a uma sessão de “Neuromodulação em Psiquiatria” pelo serviço de Neurologia do HEM.

(6)

Elaborei e discuti uma história clínica relativa a um doente com esquizofrenia, participei num trabalho de investigação com o tema: “Mental Health Needs Assessment in Prisions” e apresentei, no Journal Club do Serviço, um artigo com o título de “Positive attributes in children and reduced risk of future psychopathology”.

C. Medicina Geral e Familiar (9 de Novembro a 4 de Dezembro de 2015) Regente: Profª. Doutora Maria Isabel Santos

Este estágio foi realizado na USF das Conchas, sob a orientação da Dra. Ana Cebolais. Defini como objetivos, consolidar conhecimentos acerca das patologias mais frequentes e sua terapêutica, desenvolver o raciocínio clínico, reconhecer o contexto biopsicossocial do doente e da sua família, desenvolver capacidades de comunicação interpessoal de forma a estabelecer uma boa relação médico-doente, bem como treinar o registo clinico orientado por problemas, aprender a usar o ICPC-2, a identificar os riscos e a valorizar a promoção de saúde. Foi também meu objectivo a aquisição da capacidade de conduzir, sob supervisão, consultas de adultos, de saúde materna, de planeamento familiar e de saúde infantil.

Destaco neste estágio a autonomia que me foi dada para a realização de todo o tipo de consultas, recolher histórias clínicas com base no Registo Médico Orientado por Problemas, realizar e executar procedimentos práticos. Tive a oportunidade de acompanhar a equipa de enfermagem e também de assistir a uma apresentação sobre Diabetes e pé diabético que ajudaram na integração quer de conceitos teóricos quer da sua utilização na prática clínica. No final do estágio

(7)

realizei uma prova oral de discussão do Diário de Exercício Orientado, do qual constava um registo da minha atividade, um relato clínico e uma análise crítica de um caso.

D. Pediatria (7 de Dezembro 2015 a 15 de Janeiro de 2016) Regente: Prof. Doutor Luís Varanda

Este estágio decorreu no Serviço de Pediatria Médica 5.1 do Hospital Dona Estefânia sob a tutela do Dr. Luís Ribeiro da Silva. Os meus objetivos foram praticar a colheita da história clínica e o exame objectivo, aprender a reconhecer as patologias mais prevalentes, quer na criança quer no adolescente, e a sua terapêutica, a valorizar a importância da relação médico-doente mas também o papel dos pais nessa relação, reconhecer e aconselhar sobre os princípios e práticas da pediatria preventiva e da educação para a saúde.

Durante o estágio acompanhei o meu tutor na rotina de uma enfermaria de pediatria, onde tive a possibilidade de realizar exames objetivos, interpretar exames complementares de diagnóstico e discutir terapêutica. Semanalmente, assisti às consultas de Pediatria Médica do meu tutor. Frequentei ainda o Serviço de Urgência (S.U.) Pediátrico, uma vez por semana, o que me deu oportunidade de observar as patologias mais frequentes desta faixa etária, particularmente as de carácter infeccioso, os critérios de internamento e a terapêutica a instituir. Tive, também a oportunidade de acompanhar, durante um dia, a Dra. Cátia Alves, nas consultas de imunoalergologia. Assisti a diversas sessões clinicas com os seguintes títulos “BCG- o futuro”, “Leite de vaca: Sim ou Não” e “SHU atípico”.

(8)

No final do estágio apresentei um trabalho “ Infeções respiratórias- VSR” e redigi com posterior discussão para avaliação uma história clinica cujo diagnóstico final foi de bronquiolite.

E. Cirurgia ( 25 de Janeiro a 18 de Março de 2016) Regente: Prof. Doutor Rui Maio

Este estágio teve lugar no Hospital da Luz, sob a tutela do Dr. Carlos Vaz. Delineei como principais objetivos a identificação das situações clínicas com indicação cirúrgica eletiva e com indicação
 cirúrgica urgente, a capacidade de definir prioridades na adoção de medidas e procedimentos necessários à sua resolução, a prática das técnicas de pequena cirurgia mais comuns e das técnicas de anestesia e de assepsia necessárias, assim como o aperfeiçoamento das capacidades de comunicação, de trabalho em equipa e da relação médico-doente. Na primeira semana assisti a sessões formativas no Hospital Beatriz Ângelo. Durante as semanas de cirurgia geral acompanhei a atividade diária do meu tutor assistindo a cirurgias eletivas onde em algumas delas, participei como 2º e 3º ajudante. Tive também oportunidade de participar em procedimentos realizados pela equipa de anestesia, nomeadamente posicionamento, avaliação e monitorização de parâmetros vitais, colocação de cateteres venosos centrais e entubações. Assisti, ainda, a consultas de cirurgia geral, proctologia e de obesidade. Estive durante uma semana no Atendimento Permanente e passei duas semanas pela Unidade dos Cuidados Intensivos, onde tive a possibilidade de consolidar conhecimentos sobre ventilação assistida e não assistida, desequilíbrios ácido-base, hemodinâmica, avaliação de parâmetros vitais, da

(9)

função de diversos órgãos quer por análises laboratoriais, quer por exames de imagem e a terapêutica a instituir. Pude, também, praticar procedimentos como entubação endo-traqueal, ventilação assistida, gasimetria e algaliação supra-púbica. Durante o estágio assisti, ainda, a reuniões multidisciplinares de oncologia do aparelho digestivo, a sessões clinicas e a reuniões de serviço.

F. Medicina Interna ( 28 de Março a 20 de Maio de 2016) Regente: Prof. Doutor Fernando Nolasco

O estágio de Medicina Interna decorreu no Serviço de Medicina 2.3 do Hospital Santo António dos Capuchos - CHLC sob a orientação do Dr. João Roxo. Os objetivos que defini para este estágio foram os seguintes, compreender os aspetos éticos e legais da prática médica, reconhecer os determinantes ecológicos, sociais e culturais da doença, aprender os princípios da terapêutica e a sua aplicação na prática clínica, aprender a reconhecer situações de emergência e a hierarquizar as ações a tomar, aprender a gerir situações de doença terminal, praticar a capacidade de comunicação adequada à particularidade de cada doente, treinar a capacidade de comunicar corretamente com todos os intervenientes da ação médica, desde alunos a médicos, enfermeiros, doentes e seus familiares, onde a comunicação e o trabalho de equipa adquirem uma importância preponderante, sem nunca esquecer o papel cada vez mais ativo do doente na tomada de decisão clínica, desempenhar um papel ativo na recolha da anamnese e execução de exame objectivo dirigido, expondo histórias clínicas de forma estruturada e compreensiva.

(10)

diária de 2 a 3 doentes na enfermaria. Elaborei os respectivos diários clínicos e um plano de pedido de exames e terapêutica que posteriormente discutia com o meu orientador, assumindo autonomia e responsabilidade progressivamente maiores. A atribuição destes doentes permitiu desenvolver e aperfeiçoar a relação médico-doente. A abordagem multidisciplinar dos doentes, envolvendo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais, ajudou-me a melhorar a minha capacidade de comunicação com outros profissionais e a ser mais autónoma na resolução de problemas.

Tive a oportunidade de praticar alguns procedimentos técnicos, nomeadamente a colheita de sangue por punção venosa periférica, punções venosas femorais e gasimetria arterial. Pude assistir à realização de mielograma com biopsia óssea e toracocentese e algumas das técnicas e cuidados de enfermagem prestados diariamente na enfermaria, como a realização de pensos e algaliação. Assisti ainda à colaboração de outras especialidades como Psiquiatria, Gastroenterologia, Oncologia, Radiologia e Hematologia, bem como a algumas técnicas de gastroenterologia nomeadamente colonoscopia e dilatação esofágica guidada por imagem.

Participei semanalmente na visita médica ao Serviço, expondo os doentes que me tinham sido atribuídos.

A minha participação semanal no Serviço de Urgência (SU), permitiu assistir e auxiliar as várias etapas da marcha diagnóstica e decisão terapêutica e a recolha autónoma de dados anamnésicos e realização de exame objetivo, muito contribuiu para aumentar a destreza clínica.

(11)

Assisti às sessões clinicas “Empiemas pleurais”, “Cansaço a mais- Amiloidose cardíaca”, “Doenças auto-inflamatórias sistémicas” e “Resistência antimicrobiana”e apresentei um trabalho sobre “Pneumonias”.

Durante o decorrer deste estágio tive a oportunidade de assistir a uma Sessão de formação sobre a Via Verde de AVC (anexo). Este estágio contemplou ainda uma forte componente teórica complementar, constituída por seminários teóricos leccionados na FCM-UNL.

3.REFLEXÃO CRÍTICA

No documento O Licenciado Médico em Portugal pode ler-se que a “finalidade da educação médica pré-graduada é ajudar (...) a adquirir uma base de conhecimentos sólida e coerente, associada a um adequado conjunto de valores, atitudes e aptidões que lhe permita tornar-se um médico fortemente empenhado nas bases científicas da arte da Medicina, nos princípios éticos, na abordagem humanista (...) e no aperfeiçoamento ao longo da vida das suas próprias capacidades (...)“.

Em cada Estágio Parcelar esforcei-me por integrar ativamente na equipa médica, cada qual com as suas rotinas, tendo contatado com um abrangente leque de patologias e aprendido a lidar com as especificidades de cada doente e a gerir as suas frustrações. Deste modo, considero que os objetivos inicialmente traçados foram cumpridos na sua globalidade e sinto que adquiri as competências necessárias para a realização de diagnósticos diferenciais e estabelecimento de planos terapêuticos. Ao mesmo tempo,

(12)

adquiri uma compreensão das minhas limitações e da necessidade de aprender continuamente no futuro, tanto através da consulta de bibliografia como da comunicação com os restantes profissionais de saúde, permitindo a troca de experiências.

No geral, este ano proporcionou-me a consolidação de conhecimentos teóricos e colmatou falhas em algumas áreas previamente pouco abordadas,através da prática clinica e das diversas sessões teórico-práticas de cada estágio. Destaco nesta área a importância dos seminários de Psiquiatria, verdadeiramente centrados no aluno enquanto futuro médico e em ideias-chave essenciais para um Interno de Ano Comum.

A integração numa equipa médica, como a proporcionada pelo estágio de Medicina, foi fundamental pois permitiu-me aperfeiçoar a minha capacidade de trabalho em equipa e de comunicação interpessoal e perceber a importância da multidisciplinaridade dos cuidados de saúde para uma melhor abordagem do doente, não só momento do internamento, mas também no encaminhamento do mesmo após a alta. Considero que foi uma mais-valia, termos um rácio de 1 assistente para 1 aluno, pois tornou possível uma maior responsabilização individual e de integração na equipa, proporcionando uma melhor aquisição de atitudes e competências.

Este ano foi muito importante para consciencialização do empenho que é indispensável ter ao longo da vida profissional, na aprendizagem das atualizações na Medicina, bem como na melhoria contínua das minhas aptidões clínicas e humanas.

(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Resultados obtidos nos levantamentos efetuados apontam para a possibilidade de se complementar a metodologia para avaliação de pavimentos atualmente disponível no Brasil através do

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

6.54- Valor médio de cobre e seu desvio padrão, em µg.cm-2, e coeficiente de variação, em %, para as faces, considerando o factor sectores da rampa e sua interacção com as versões

Mãos para fora, protegendo uma escrita seca de corpo molhado Anfíbio esse lugar.. Ela não obedece a gravidade sobe e toma todo o corpo folhas e

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10

Dada a plausibilidade prima facie da Prioridade do Conhecimento Definicional, parece que não se poderia reconhecer instâncias de F- dade ou fatos essenciais acerca