abril 2013 FUNDAÇÃO CULTURAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

13 

Texto

(1)

FUNDAÇÃO

CULTURAL

CARLOS

DRUMMOND

DE ANDRADE

abril 2013

#

1

(2)

Deflagrar um projeto cultural no nosso país configura-se sempre um exercício de resistência e tenacidade. Começamos abril com o ensejo de compartilhar com os itabiranos uma agenda que sinaliza nossa crença na diversidade cultural descentralizada, a ser difun-dida e disponibilizada nas inúmeras unidades que compõem a Fun-dação Cultural Carlos Drummond de Andrade, sempre dedicada a distintos públicos.

Dança, teatro de bonecos, literatura, artes visuais, cinema, cultura po-pular, música e oficinas integram esta agenda inaugural da gestão 2013-2016, vinculada ao programa de governo que edifica e festeja a cultura como eixo estrutural para construção de cidadania e res-peito à diversidade.

Aqui encontram-se listadas as atividades culturais acompanhadas de algumas ações que estamos implementando junto aos grupos locais, matrizes construtoras da tradição e da identidade cultural itabirana.

Outra questão que julgamos importante é o estreitamento e vínculo da política cultural do nosso município à macropolítica cultural posta pelos governos estadual e federal. Nesta direção firmamos impor-tantes parcerias com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, através da Fundação Clóvis Salgado e da Superintendência de Bibliotecas Públicas, a quem agradecemos o compartilhamento. Agradecemos ainda a UNIFEI e a Autêntica Editora, por nos ter ofer-tado música e livros.

Abertos ao compartilhamento de ideias e proposições desejamos a todos um excelente abril cultural.

Marconi Drummond _Itabira _abril 2013 Superintendente Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

EXPOSIÇÃO LITERÁRIA ITINERANTE: ENTRE LIVROS E LIBÉLULAS Escritor Ângelo Machado

Período expositivo: 11 de abril a 3 de maio Local: Galeria de Arte da FCCDA

Horário de visitação: terça a domingo de 8h às 19h | entrada franca Em parceria com a Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, Itabira recebe a exposição literária itinerante “Entre livros e libélulas” referente a obra do escritor, professor e cientista Ângelo Machado. A mostra, composta de painéis ilustrativos, video-animação e livros, busca incentivar a leitura entre crianças e adoles-centes. Integram a exposição programa educativo, visitas guiadas, oficinas e contação de histórias.

Visitas guiadas:

contação de histórias com roda de leitura, oficina de artes e exibição da animação“O casamento da ararinha azul”

Dias: 16/17/18/19 e 23/24/25 e 26 (terça a sxta-feira) Público alvo: crianças entre 6 a 10 anos

+

agendamento: as escolas interessadas devem entrar em contato com a Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto, pelo telefone 38352102, e-mail fccdadppa@yahoo.com.br.

(3)

CINEMA

PROJETO “CENA DE CINEMA”

Para promover a interlocução entre cinema e poesia, a Fundação Cultural criou o Projeto “Cena de Cinema”, em que acontecerão exi-bições públicas e gratuitas de filmes, em diversas categorias cine-matográficas, voltadas para diversos públicos.

PROGRAMA 1 | CURTAS

dias19 e 20

(sexta e sábado) 19h | entrada franca Local: Galeria da FCCDA

Em parceria com o Programa de Itinerância do 14º Festival Interna-cional de Curtas de Belo Horizonte, serão exibidos quatro filmes nacionais. São eles, “Dique”, “Na sua companhia”, “Epifânio” e “Quando morremos à noite”. Para conhecer a sinopse do programa de curtas acesse: www.culturaemitabira.com.br.

PROGRAMA 2 | FILME EM MINAS

Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Itabira recebe as obras vencedoras do programa “Filme em Minas” com as exibições de dois longa metragens do diretor mineiro Cao Guimarães.

dias 26

(sexta) 19h | entrada franca

Local: Galeria da FCCDA

“A alma do osso” (Documentário | 74’ | 2004) Classificação indicativa 14 anos “A Alma do Osso” revela, pouco a pouco, a existência aparentemente isolada de Dominguinhos, 72 anos, um ermitão que vive numa caverna encravada numa montanha de pedra. O filme constrói-se com longos silêncios onde o ermitão executa as tarefas do dia, como cozinhar e limpar, e com imagens que vão para além do seu território.

Filme vencedor do festival “É Tudo Verdade”, em 2004

dia 27

(sábado) 19h | entrada franca

“Andarilho” (Ficção | 80’ | 2008) Classificação indicativa 10 anos Entre Montes Claros e Pedra Azul, no nordeste de Minas Gerais, três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas, relacionando-se, cada um a sua maneira, com os elementos de um mundo onde tudo é transitório. É o segundo filme da trilogia da solidão de Cao Guimarães

e trata da relação entre o caminhar e o pensar. A partir do constante movimento de sons e imagens, propõe uma reflexão sobre a vida como lugar de mera passagem.

PROGRAMA 3 | PARA PAIS E FILHOS

dia 21

(domingo) 10h | entrada franca Local: Fazenda Pontal

Filme: “A invenção de Hugo Cabret” (Aventura | 126’ | EUA, 2011) Classificação livre

Na Paris dos anos 30, o órfão Hugo Cabret vive escondido nas paredes de uma estação de trem e está sempre fugindo do guarda da estação. A única lembrança de seu pai é um robô quebrado que guarda consigo. E quando uma de suas fugas lhe trás uma nova amiga, descobre com ela uma chave que se encaixa perfeitamente com a fechadura de seu robô. A partir daí, eles vêm o robô voltar a funcionar e os levar a uma grande aventura em busca da solução de um mistério mágico.

A Alma do os

(4)

TEATRO

ESPETÁCULO INFANTIL: CIA NAVEGANTES EM “MUSICIRCUS” Local: Teatro da FCCDA | 420 lugares

dia 14

(domingo) duas sessões, 10h e 16h

Ingressos: R$ 5,00 (meia entrada para todos)

dia 15

(segunda-feira) duas sessões, 9h30 e 14h30

Sessão fechada gratuita dedicada às escolas municipais.

“Musicircus” é um teatro de bonecos que fascina pela linguagem poética e encanta platéias de todas as idades. A montagem sofisticada e a manipulação surpreendem pela qualidade técnica. Este espe-táculo já participou de inúmeros festivais nacionais e internacionais, inclusive na América do Sul e Europa.

+

info: www.cianavegante.com.br

CINEMA

PROJETO “CLARO ENIGMA” SESSÃO NOTURNA

Carlos Drummond de Andrade amava o cinema e não se privou de citar esse deslumbramento em sua obra. No intuito de compartilhar essa paixão com o público, Projeto Claro Enigma aproxima o expectador dos filmes admirados pelo poeta. Drummond era um fã confesso de Charles Chaplin e é com uma coleção de filmes dele que inauguramos esse novo projeto, que contará também com bate-papo sobre o filme exibido, regado a música e poesia.

dia

25

(quinta-feira) 19h | entrada franca Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade

Filme: Luzes da cidade (Comédia | 81’ | EUA, 1931) Classificação livre Personagem principal dos filmes de Chaplin, Carlitos vive uma das histórias de amor inesquecíveis do cinema. Apaixonado por uma florista, busca recursos para ajudá-la a recuperar a visão. Considerada uma obra-prima, “Luzes da cidade” é um passeio sutil entre o drama e o humor que culmina numa das cenas mais belas do cinema.

Disponív

el em: http://r

esenhafilme.bl

ogspot.c

(5)

MÚSICA

ORQUESTRA OPUS EM “ORQUESTRANDO O BRASIL”

dia 28

(domingo) 20h

Ingressos: troca por 1 kg de alimento não-perecível

Ponto de entrega: ITEC, Rua São Paulo 377, Bairro Amazonas. Local: Teatro da FCCDA

A Orquestra de Câmara OPUS, atualmente composta por 15 músicos, tem a proposta de popularizar a música orquestral e erudita e aproximar a música popular do arranjo clássico. Neste concerto, promovido pela Unifei para celebrar o centenário da instituição, a Orquestra OPUS destaca um repertório voltado para a música brasileira e promove o conceituado projeto “Orquestrando o Brasil” que já itinerou por 60 cidades brasileiras, além de Lima, Cuzco, Munique, Potsdam, Berlim e Paris.

+

info: www.centenario.unifei.edu.br

MÚSICA

MASTER CLASS | MATEUS BAHIENSE

Dividida em duas etapas, a master class promove uma apresenta-ção e uma oficina do professor convidado, Mateus Bahiense, músico multi-instrumentista, percussionista, educador, compositor e estudioso de música étnica e brasileira.

Apresentação: Solo de Percussão

dia 16

(terça-feira) 19h às 21h | entrada franca Local: Casa do Brás | Escola Livre de Música

Durante a apresentação, o percussionista promove interação e conversa com o público. Tudo com um foco didático. No repertório, vertentes da percussão brasileira e sua contribuição na MPB, na música con-temporânea e eletrônica.

Oficina: A percussão brasileira e seus desdobramentos históricos e contemporâneos.

dia 17

(quarta-feira) grátis Horário: 9h às 12h30 | 14h às 17h30

Local: Casa do Brás | Escola Livre de Música

Número de vagas: 20 | Inscrições: Casa do Brás | Escola Livre de Música Rua Guar-Mor Custódio, 156, Centro, tel 38352152

A oficina abre vagas para interessados em história da percussão afro brasileira, as vertentes musicais africanas no Brasil, o maxixe e o jongo, tambor de crioula, percussão marcial brasileira e técnicas e arquitetura da percussão.

SHOW: ITABIRANOS EM CENA | “VIVA O CHORO”

dia 27

(sábado) 21h

Ingressos: R$5,00 (meia entrada para todos) Local: Teatro da FCCDA | 420 lugares

O projeto “Itabiranos em Cena” retorna ao palco do Teatro da Fundação Cultural para celebrar o Dia Nacional do Choro - comemorado no dia 23 de abril - com o show “Viva o choro”. O projeto reúne os artistas Ana Luiza Moreira, Renata Araújo, Alisson Alex, Carlos de Oliveira, Dudu GPM e o Grupo Sarau Brasileiro, integrado pelo itabirano Geraldinho Alvarenga.

(6)

MÚSICA

CONCERTO DIDÁTICO

dia 23

(terça-feira) 19h | entrada franca Local: Casa do Brás

Os professores Daniel Pantoja (flauta transversal), Janaína Mendonça (canto), Pedro Santana (contrabaixo), André Duval (piano), Antônio Coutinho e Paulo Henrique Coelho (violão) e Renato Goulart (saxofone), se apresentam para os alunos e o público em geral. Esse é um evento que integra a agenda mensal de atividades da Escola Livre de Música e tem como objetivo oferecer um panorama de novas referências cul-turais, além de fomentar e promover o intercâmbio entre professores, alunos, artistas e comunidade. Uma oportunidade a mais para com-partilhar com os professores discussões acerca de estilos musicais, história da música, repertório, compositores, novas possibilidades expressivas e interpretativas e técnica instrumental.

RODA DE SAMBA | ROMÁRIO ARAÚJO

dia 21

(domingo) 14h | entrada franca Local: Fazenda do Pontal

Romário Araújo é um sambista de voz privilegiada. Sua trajetória está diretamente ligada às principais festas e eventos de Itabira e região. Considerado uma das maiores expressões do samba do centro leste mineiro, trás às rodas de samba um repertório de clássicos do estilo.

OFICINAS

PROJETO “O QUINTAL DO MENINO POETA”

dia 27

(sábado) 10h às 12h | grátis Local: Casa de Drummond

Público Alvo: crianças de 6 a 12 anos. Vagas: 25

Monitores: 6

Inscrições: Praça do Centenário, 116, Centro, T 38353894

Sob coordenação da Companhia Itabirana de Teatro, a FCCDA com-partilha o quintal da Casa de Drummond para realizar o projeto “O quintal do menino poeta”. Fábulas, histórias fantásticas, a velha gangorra e brincadeiras antigas ajudam a vivenciar experiências lúdicas e jogos literários, pautados na obra drummondiana. A diversão infantil é redescoberta através de uma programação cheia de surpresas. OFICINA LITERÁRIA INFANTIL

“AS PEDRAS FALAM – A VOZ DAS PEDRAS”

dia 28

(domingo) grátis

Horário: 10h às 12h

Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade Público Alvo: crianças de 6 a 12 anos.

Vagas: 25

+

inscrições: Pico do Amor, s/nº, Campestre, T 38352156, memorialcdaitabira@gmail.com

Inspirada no emblemático poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, a oficina conduz as crianças ao mundo da poesia e das artes plásticas, dos sons e dos ritmos. É um incentivo à inventividade. Fazendo uso de pedras os pequenos descobrirão tudo o que é possível fazer para brincar e se divertir com elementos simples: pintar, amontoar, construir, escrever, descobrir sons...

(7)

DANÇA

GRUPO 1º ATO |“PÓ DE NUVENS”

dia 20

(sábado) 21h

Local: Teatro da FCCDA | 420 lugares Ingressos: R$ 5,00 (meia entrada para todos)

O encontro entre o universo de Guimarães Rosa e a melodia de Milton Nascimento estrutura o novo espetáculo do Grupo de Dança 1º Ato, “Pó de Nuvens”. Esta união entre música e literatura, com dois célebres nomes da cultura mineira, esboça o contorno do espetáculo que foi concebido como um livro, com seus atos divididos em prefácio, capa e capítulos. Além de exalar mineiridade, o espetáculo trata, com humor e poesia, de dramas rotineiros da vida cotidiana.

(8)

ARTES PLÁSTICAS

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL “MIL MORADAS E UMA” | ADEL SOUKI Período expositivo: 26 de abril a 2 de junho

terça a domingo 8h às 18h | entrada franca Local: Foyer da Fundação

Segundo o artista plástico itabirano, Márcio Sampaio, “nas obras de Adel Souki registramos acontecimentos, evocamos histórias, tradu-zimos impulsos, desenhamos caminhos.” A exposição é inspirada na afirmação do escritor argentino Jorge Luis Borges de que a palavra ‘mil’ é quase um sinônimo de infinito e ‘mil e um’ é ir além do infinito. A artista incentivou mil e uma crianças e jovens a imaginarem as moradas de seus sonhos e a construí-las em cerâmica. A ideia é compartilhar o sonho coletivo e, ao mesmo tempo, individual de edificar uma morada.

+

agendamento visitas guiadas: T 38352102 fccdadppa@yahoo.com.br

EXTENSÃO CULTURAL

SHOW: PROFESSORES ESCOLA LIVRE DE MÚSICA

dia 19

(sexta-feira) 20h | entrada franca

Local: Museu do Tropeiro | Ipoema

Nos dias 19 e 20, o distrito de Ipoema celebra a Festa do 10º Aniversário do Museu do Tropeiro. A FCCDA participa da programação com uma apresentação dos professores da Escola Livre de Música. Será veicu-lado um variado repertório temático composto de clássicos da música regional e sertaneja.

+

programação completa no site http://www.itabira.mg.gov.br/novoportal

(9)

+

RADAR FCCDA

BIBLIOTECA

A Biblioteca Pública Municipal Luiz Camillo de Oliveira Netto integra a Fundação Cultural desde 1983 e conta com um acervo de mais de 23 mil títulos e mais de 33 mil exemplares. Nela é possível ter acesso a publicações brasileiras e estrangeiras, literatura infanto-juvenil, obras de referência, periódicos (jornais e revistas de circulação local, estadual e nacional) e acesso à internet. A biblioteca realiza atividades de extensão cultural e ações de incentivo à leitura através de exposições temáticas, contações de histórias, rodas de leitura e exibição de filmes. Funciona de terça a sexta, das 8h às 19h.

+

info: T 31 38352102 | bibliotecapublicaitabira@yahoo.com.br

MUSEU

MUSEU DE TERRITÓRIO CAMINHOS DRUMMONDIANOS

Um resgate à história de Itabira e do poeta Carlos Drummond de Andrade, o Museu de Território Caminhos Drummondianos é o único na Amé-rica do Sul e um dos cinco museus desse tipo no mundo. Constituído por 44 placas, afixadas em locais de referência do poeta, exibe poesias que inspiraram Drummond e que remetem à Itabira que fez parte da vida do escritor e de suas reminiscências.

Para percorrer os Caminhos Drummondianos, a Fundação Cultural disponibiliza visitas guiadas aos visitantes que ainda conhecem a Casa de Drummond, a Fazenda do Pontal e o Memorial Carlos Drummond de Andrade, espaços dedicados à memória do poeta itabirano.

+

as visitas podem ser agendadas no Memorial Carlos Drummond de Andrade, pelo telefone 31 38352156 ou por e-mail

memorialcdaitabira@gmail.com

_ AUDIÇÕES PARA ORQUESTRA DE CÂMARA

A Orquestra de Câmara de Itabira abre vagas e realiza, em maio, duas audições para novos músicos. Podem se inscrever instrumen-tistas com prática e noções de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarinete, trombone, trompete, saxofone e trompa. As inscrições devem ser feitas entre os dias 29 de abril e 6 de maio, na Escola Livre de Música, na rua Guar-Mor Custódio, 156 ou pelo telefone 38352152, e-mail: elm@culturaemitabira.com.br.

_ TUMBAITÁ: NOVOS INTEGRANTES

Em audição realizada no mês de março, o Tumbaitá selecionou 9 novos integrantes. Agora o grupo conta com 26 dançarinos e já retomou as roti-nas de ensaios, que acontecem as terças e quartas, no Teatro da FCCDA, de 18h às 22h. Informações: 38352102 ou fccdadppa@yahoo.com.br.

_ VIVA SÃO BENEDITO!

Com promoção da Prefeitura de Itabira e da FCCDA, cerca de 400 romeiros itabiranos, embarcaram em 5 de abril rumo a Aparecida do Norte, em São Paulo, para participar da 104ª Festa de São Benedito. Entre eles, congadeiros e marujeiros que há quase 20 anos repre-sentam a cultura popular de Itabira e mantém a tradição de marcar presença no evento.

_ CORPORAÇÕES MUSICAIS VÃO A JOÃO MONLEVADE

As bandas Euterpe Itabirana e Santa Cecília participam do projeto “Médio Piracicaba em Momento Musical ”, em João Monlevade. Com o apoio da FCCDA, os músicos participam das oficinas que visam aperfeiçoar as técnicas musicais e aprimorar os conhecimentos culturais. As oficinas acontecem entre 6 e 20 de abril.

_ LIVROS NOVOS PARA BIBLIOTECA

No mês de março a Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto recebeu a doação de 828 novos títulos das Editoras Autêntica e Gutemberg, de Belo Horizonte. São livros de literatura infantil, lite-ratura brasileira e estrangeira e nas áreas de educação, filosofia e história. Ainda no mês de abril, o novo acervo bibliográfico já estará disponível para os usuários itabiranos.

(10)

O sol incandesce

mármores rachados.

Entre letras a luz penetra

nossa misturada essência corporal,

atravessando-a.

O ser banha o não-ser; a terra é.

Ouvimos o galo do cruzeiro

nitidamente

cantar a ressureição.

Não atendemos à chamada.

_Carlos Drummond de Andrade Cemitério do Cruzeiro, in Boitempo.

Carl

os Drummond de Andr

ade, por Cândido P

ortinari Disponív el em: http://www .elfikurt en.c om.br/2012/07/c arl os-drummond-de-andr ade-entr evis ta.html

(11)

quarta

3

10

17

24

quinta

4

11

18

25

sexta

5

12

19

26

segunda

1

8

15

22

29

terça

2

9

16

23

30

domingo

7

14

21

28

_teatro infantil Cia Navegantes MUSICIRCUS _teatro infantil Cia Navegantes MUSICIRCUS

sábado

6

13

20

27

_exposição literária Entre livros e libélulas ÂNGELO MACHADO até 3 maio _cinema 14º Festival Internacional de Curtas de BH _cinema 14º Festival Internacional de Curtas de BH _dança Grupo 1º Ato PÓ DE NUVENS _cinema A alma do osso CAO GUIMARÃES _exposição Mil moradas e uma ADEL SOUKI até 2 junho

_cinema Andarilho CAO GUIMARÃES _oficina

O quintal do menino poeta

_música ITABIRANOS EM CENA _cinema Luzes da cidade CHARLES CHAPLIN _música Orquestrando o Brasil ORQUESTRA OPUS _oficina literária As pedras falam – A voz das pedras

_música Master Class MATEUS BAHIENSE _oficina A percussão brasileira e seus desdobramentos históricos e contemporâneos. MATEUS BAHIENSE _música Concerto didático PROFESSORES DA ESCOLA LIVRE DE MÚSICA _música Roda de samba ROMÁRIO ARAÚJO

abril

(12)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABIRA

FUNDAÇÃO CULTURAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE UNIDADE SEDE | CENTRO CULTURAL

Teatro

Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira MG T 31 38352102 | fccdadppa@yahoo.com.br

Biblioteca Luiz Camillo de Oliveira Netto

Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira MG horário de funcionamento: 8h às 19h | terça a sexta T 31 38352102 | bibliotecapublicaitabira@yahoo.com.br Galeria de Arte

Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira MG Horário de funcionamento: 8h às 18h | terça a sexta T 31 38352102 | fccdadppa@yahoo.com.br

CASA DE DRUMMOND

Praça do Centenário, 116, Centro, cep 35900-023, Itabira MG Horário de funcionamento: terça a sexta | 8h às 18h sábados e domingos | 10h30 às 16h30

T 31 38353894 | casadedrummond@hotmail.com CASA DO BRÁS | ESCOLA LIVRE DE MÚSICA

Rua Guarda-Mor Custódio, 156, Centro, cep 35900-003, Itabira MG Horário de funcionamento: terça a sexta | 8h às 18h

sábados e domingos | 10h30 às 16h30 T 31 38352152 | elm@culturaemitabira.com.br FAZENDA DO PONTAL

Rua Maria Julieta, s/nº, Campestre, cep 35900-086, Itabira MG Horário de funcionamento: terça a sexta | 8h às 18h

sábados e domingos | 10h30 às 16h30

31 38355532 | fccdafazendadopontal@yahoo.com.br

MEMORIAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Pico do Amor, s/nº, Campestre, cep 35900-073, Itabira MG Horário de funcionamento: terça a sexta | 8h às 18h sábados e domingos | 10h30 às 16h30

T 31 38352156 | memorialcdaitabira@gmail.com TV CULTURA

Rua Santana, 426, Centro, cep 35900-064, Itabira MG Horário de funcionamento: segunda a sexta | 8h às 18h T 31 38352166 | tvcultura@yahoo.com.br

CORPOS ESTÁVEIS Orquestra de Câmara Grupo Folclórico Tumbaitá

Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade Drummonzinhos

T 31 38352102 |corposestaveisfccda@gmail.com

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS DA FCCDA Editora Autêntica | Editora Gutemberg

Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais Fundação Clóvis Salgado

Secretaria de Estado de Cultura UNIFEI

ACITA

A programação, datas e eventos estão sujeitos a alterações. Para confirmá-los, consulte o site.

www.culturaemitabira.com.br twitter.com/fundacao_cda

https://www.facebook.com/pages/Funda%C3%A7%C3%A3o-Cultural-Carlos-Drummond-de-Andrade/133810643472074

(13)

Imagem

Referências

temas relacionados :