• Nenhum resultado encontrado

NOME: TURMA: QiD 2 5º ANO PARTE 1 LEITURA, COMPREENSÃO E GRAMÁTICA DATA DE ENTREGA: 20 / 04 / 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOME: TURMA: QiD 2 5º ANO PARTE 1 LEITURA, COMPREENSÃO E GRAMÁTICA DATA DE ENTREGA: 20 / 04 / 2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

NOME: ___________________________________________________ TURMA:_________

UNIDADE: _________ NOTA: ________

DATA DE ENTREGA: 20 / 04 / 2016 QiD 2 – 5º ANO – PARTE 1 – LEITURA, COMPREENSÃO E GRAMÁTICA

TEXTO I

GAROTO LINHA - DURA

Deu-se que Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de contra uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai.

Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse o seu crime.

O pai chamou Pedrinho e perguntou: — Quem quebrou o vidro, meu filho?

Pedrinho balançou a cabeça e respondeu que não tinha a mínima ideia. O pai achou que o menino estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois.

Na hora em que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo:

— Pedrinho, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? — E, ante a negativa reiterada do filho, apelou: — Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você.

Diante disso, Pedrinho, com a maior cara-de-pau, pigarreou e lascou: — Quem quebrou foi o garoto do vizinho.

— Você tem certeza? — Juro.

Aí o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo. Pedrinho concordou que era a melhor solução e jantou sem dar a menor mostra de remorso. Apenas — quando o pai fez ameaça — Pedrinho pensou um pouquinho e depois concordou.

Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e — já chateadíssimo — rumou para a casa do vizinho. Foi aí que Pedrinho provou que tinha ideias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou:

— Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Quando ele vier atender a porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.

(Stanislaw Ponte Preta. A palavra é… humor. Contos selecionados por Ricardo Ramos. São Paulo: Scipione, 1989. p. 84-6.)

(2)

QiD 2 – 5º ANO – PARTE 1 – LEITURA, COMPREENSÃO E GRAMÁTICA

VOCABULÁRIO

apelar: chamar em auxílio, recorrer a um

expediente.

emendar: jogar, chutar.

espinafrar (gíria): repreender com dureza,

descompor.

impacto: choque; impressão muito forte,

muito profunda.

linha-dura: autoritário, que abusa do poder,

que defende medidas severas contra a subversão.

queimar-se: ficar bravo, zangar-se, irar-se. reiterada: repetida, renovada.

subversivo: revolucionário, que quer

reformar ou modificar algo; aquele que pretende destruir ou transformar a ordem pública, social ou econômica estabelecida.

travessão: barra de madeira que delimita a

parte superior do gol.

1. No texto que você acabou de ler, o personagem Pedrinho quebra acidentalmente uma das vidraças da casa e resolve sumir até a hora do jantar.

a) (6,0) Explique por que o menino reagiu dessa maneira.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) (6,0) A mãe receava que a reação (refere-se à resposta ao item anterior) do menino poderia

ter uma consequência. Qual?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 2. A forma como os pais educam os filhos varia de família para família. Há famílias que optam

por uma linha mais tradicional, em que a repressão se evidencia, e aquelas que adotam um perfil mais flexível, em que o diálogo é sempre valorizado. O texto Garoto linha-dura faz uma crítica a certas políticas repressivas.

a) (6,0) Identifique os parágrafos (1º, 2º, ...5º...) em que fica caracterizado essa crítica em ambiente familiar.

____________________________________________________________________________ b) (6,0) O pai de Pedrinho se mostra de certa forma flexível em relação à situação caseira.

Justifique a afirmação descrevendo como ele age com o filho.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 3. Sabemos que para toda ação há uma reação.

a) (6,0) Pode-se dizer que quando o pai propôs ao filho que ambos fossem à casa do vizinho para esclarecer o caso, ele esperava outra reação de Pedrinho. Qual teria sido essa reação?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(3)

QiD 2 – 5º ANO – PARTE 1 – LEITURA, COMPREENSÃO E GRAMÁTICA

b) (6,0) Pedrinho demonstra que tinha ideias revolucionárias ao sugerir como o pai deveria agir com o menino do vizinho. O que, provavelmente, Pedrinho queria evitar?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 4. Com a insistência de Pedrinho, “o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois

iriam ao vizinho esclarecer tudo”. Depois, “chateadíssimo”, pegou o filho pela mão e “rumou para a casa do vizinho”.

a) (4,0) Explique o sentido de se queimou nesse contexto.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) (4,0) Explique por que o pai, mesmo antes de se dirigir à casa do vizinho, já estava

chateadíssimo.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 5. (7,0) As palavras sublinhadas abaixo são monossílabos.

Classifique-os , distribuindo-os no quadro abaixo.

Monossílabos átonos Monossílabos tônicos

6. (4,0) Releia o trecho destacado na questão anterior e indique o substantivo a que se refere cada um destes adjetivos:

a) chateadíssimo - _____________________________________________________________ b) revolucionárias - ____________________________________________________________ 7. (4,0) No último parágrafo do texto I, os adjetivos “subversivo” e “desgraçado” estão

caracterizando o mesmo substantivo. Identifique a qual substantivo esses adjetivos caracterizam.

____________________________________________________________________________ Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e — já chateadíssimo — rumou para a casa do vizinho. Foi aí que Pedrinho provou que tinha ideias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou:

— Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não.

(4)

QiD 2 – 5º ANO – PARTE 1 – LEITURA, COMPREENSÃO E GRAMÁTICA

8. (3,0) Nem todos os substantivos terminados em “-inho” estão no diminutivo.

Releia o 12º parágrafo do texto I e retire de lá um substantivo que comprove essa

afirmativa.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 9. (6,0) Classifique os substantivos sublinhados de forma completa.

Observe o modelo.

a) Pedrinho - _________________________________________________________________ b) bola - _____________________________________________________________________ c) vidraça - ___________________________________________________________________ 10. Reescreva as frases obedecendo ao que se pede entre parênteses e fazendo as

alterações necessárias.

a) (3,0) ...razão pela qual ela temia que a criança não confessasse o seu crime. (usar o pronome pessoal na 1ª pessoa do plural)

____________________________________________________________________________ b) (3,0) Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você. (flexionar o verbo

sublinhado na 3ª pessoa do plural, sem mudar o tempo verbal)

____________________________________________________________________________ Após a leitura dos textos II e II, faça as questões propostas.

TEXTO II

Deu-se que Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de contra uma vidraça e despedaçou tudo.

Pai – substantivo simples, comum, primitivo, concreto, masculino, singular.

(5)

QiD 2 – 5º ANO – PARTE 1 – LEITURA, COMPREENSÃO E GRAMÁTICA

Mafalda é uma personagem de 6 anos criada pelo argentino Quino. A primeira tirinha dessa garotinha, que mistura ingenuidade infantil com olhar bem crítico e irônico da realidade, foi publicada em 1964.

11. (6,0) Na primeira tirinha (texto II), Mafalda mostra-se surpresa com o senso de humor da mãe. O que leva a menina perceber esse senso de humor encontra-se na resposta da própria mãe à pergunta da filha. Por que, segundo Mafalda, a mãe possui senso de humor?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 12. (6,0) Reacionário é alguém que é contrário à liberdade e muito preso à autoridade. De

acordo com a segunda tirinha, o texto II, explique por que Mafalda caracteriza o personagem caranguejo de reacionário.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 13. (6,0) Podemos dizer que o personagem Pedrinho do texto I apresenta atitudes reacionárias,

Copie do texto I uma passagem que justifique uma atitude reacionária.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 14. (4,0) Todas as palavras destacadas foram retiradas dos textos que você leu. Sublinhe as

sílabas tônicas dessas palavras e classifique-as quanto à tonicidade.

a) cáustica - _______________________ c) humor - ______________________________ b) subversivo - _____________________ d) reacionário - __________________________ 15. Leia a tirinha abaixo e observe mais uma vez que a personagem Mafalda em sua

ingenuidade infantil percebe criticamente o mundo.

a) (2,0) Qual a reação da menina depois que lê o sentido da palavra democracia no dicionário? ____________________________________________________________________________ b) (2,0) Pode-se dizer que essa reação de Mafalda está relacionada ao que ela lê no dicionário.

Escreva abaixo qual seria o possível motivo da reação da menina.

(6)

NOME: ___________________________________________________ TURMA:_________

UNIDADE: _________ NOTA: ________

DATA DE ENTREGA: 20 / 04 / 2015 QiD 2 – 5º ANO – PARTE 1 – LEITURA, COMPREENSÃO E GRAMÁTICA

GABARITO

1. a)

(6,0) Medo de ser repreendido pelo pai. b) (6,0) Não falar a verdade. Mentir. 2.

a) (6,0) O último parágrafo

b)(6,0) O pai dá oportunidade ao filho de se explicar, dizer a verdade. Mostra-se compreensivo, busca dialogar com Pedrinho.

3.

a) (6,0) O pai esperava que Pedrinho demonstrasse remorso e voltasse atrás. b) (6,0) Ele queria evitar que o vizinho revelasse a história que inventou, a farsa. 4.

a) (4,0) O pai ficou furioso, muito bravo, nervoso.

b) (4,0) Porque ele sabia que Pedrinho mentia e não estava conseguindo fazer com que o filho voltasse atrás, confesasse.

5. (7,0)

 monossílabos átonos => do/que/se/um  monossílabos tônicos => já / aí / não 6. (4,0) a) pai b) ideias 7. (4,0) menino 8. (3,0) vizinho 9.

a) (2,0) simples, próprio, derivado, concreto, masculino, singular. b) (2,0) simples, comum, primitivo, concreto, feminino, singular. c) (2,0) simples, comum, derivado, concreto, feminino, singular.

10.

a) (3,0) ...razão pela qual nós temíamos que a criança não confessasse o seu crime. b) (3,0) Meu filhinho, pode dizer quem foi que eles prometem não castigar você.

(7)

QiD 2 – 5º ANO – PARTE 1 – LEITURA, COMPREENSÃO E GRAMÁTICA

11.

a)(6,0) Porque a mãe demonstra acreditar que as pessoas estão no mundo para torná-lo melhor. (ou)

Porque a mãe a mãe acredita que as pessoas construirão um mundo melhor. 12. (6,0) Porque o caranguejo não obedece às suas ordens (Não anda pra frente.). 13. (6,0) “Papai, esse menino é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele” (ou)

“Quando ele vier atender a porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.” 14. (4,0) a) cáustica – proparoxítona b) subversivo – paroxítona c) humor – oxítona d) reacionário – paroxítona 15.

a) (2,0) Ela não pára de rir.

b) (2,0) Mafalda possivelmente não acredita que o povo vá exercer a sua soberania. (ou)

Mafalda não acredita que possa existir um governo do povo. (ou)

Mafalda acha que governo democrático não existe. (ou)

A menina parece não acreditar no que lê.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, esta pesquisa visa determinar o comportamento dos metais em uma célula experimental, lisímetro, de resíduos sólidos urbanos (RSU) da cidade de Campina

Selecionada a distribuição lognormal co- mo representativa, passou-se a estimar a vazão de cheia para tempos de retorno típicos em obras hidráulicas (exceto cheias

Estabelecer as condições necessárias de segurança contra incêndios em edificações destinadas ao comércio de fogos de artifício no varejo, atendendo ao previsto no Decreto

Trata-se de ação cautelar fiscal movida pela Fazenda Estadual contra LAERTE CODONHO, ECOSERV PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MÃO DE OBRA LTDA, EMPARE EMPRESA PAULISTA DE

Uma  vez  que  a  correção  de  fenótipos  diminui  a  contribuição do parentesco para a análise, pressupõe- se que a metodologia RR-Blup foi a mais penalizada,

ESCOLARIDADE/REQUISITOS, DAS VAGAS, DA CARGA HORÁRIA E DO VENCIMENTO ESPECIALIDADE ESCOLARIDADE/ REQUISITOS VAGAS VAGAS DEFICI- ENTES CARGA HORÁRIA VENCIMENTO MENSAL

Na hipótese de não haver número de candidatos negros aprovados suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remasnecentes serão revertidas para a ampla concorrência

Neste contexto, a escola vive um momento de grande transformação, alguns fatores limitantes para o ensino e a aprendizagem se revelam na escola tais como: as diferentes