• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO OBJETIVA DE FÍSICA E HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO OBJETIVA DE FÍSICA E HISTÓRIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

AVALIAÇÃO OBJETIVA

DE FÍSICA E

HISTÓRIA

Segunda Avaliação – 1ª série – EM

Primeiro Período - 2017

Aluno(a): Série e Turma: _____ Nº: ____ Professor(a): Data: / /2017

OBSERVAÇÕES

[ 01 ] - É proibido o acesso à Escola em horário de prova, portando celular. Caso o

aluno esteja com celular, deverá entregá-lo à coordenação e só poderá

retirá-lo após o horário oficial de término da prova.

[ 02 ] - Verifique se a prova está completa. Ela contém 27 (vinte e sete) questões

com 05 (cinco) opções cada uma. Se alguma parte não tiver sido impressa,

solicite ao fiscal a troca imediata.

[ 03 ] - Leia as questões atentamente antes de respondê-las.

[ 04 ] - Preencha o cartão resposta colocando seu nome e número de matrícula.

[ 05 ] - Controle seu tempo adequadamente, respondendo primeiro às questões que

você considerar mais fáceis.

[ 06 ] - O preenchimento do cartão resposta deve ser feito à caneta esferográfica

azul ou preta, completando totalmente o quadrinho.

[ 07 ] - Respostas rasuradas serão anuladas.

[ 08 ] - Duas respostas em uma mesma questão serão anuladas.

[ 09 ]

[ 10 ]

- Todas as provas corrigidas serão pontuadas de 0 a 10.

- O prazo para pedido de revisão de prova é de até 30 dias após a sua

aplicação.

‘‘A prova deve servir como instrumento de aprendizagem’’.

Valor da prova de FÍSICA 1: ... 10.00

Valor da prova de FÍSICA 2: ... 10.00

Valor da prova de HISTÓRIA: ... 10.00

(2)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________

HISTÓRIA

(UFJF-PISM 1 - 2017 - ADAPTADA) Leia as afirmações a seguir. 16.

A História chamada de Antiga faz parte do repertório cultural do Ocidente. Ela repre-senta para nós uma espécie de História das nossas origens. A História Antiga é vista como o ponto inicial de nossa jornada através da História.

GUARINELLO, N. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013. p. 8. Adaptado. Existe em nossa atualidade uma série de características que podem ser consideradas, de alguma forma, “heranças” recebidas da Antiguidade greco-romana. Entre elas, assinale a alternativa COR-RETA:

a) a introdução da participação das mulheres nas decisões políticas de seus países por meio do voto direto.

b) a criação do ideal de República a partir da experiência vivenciada na cidade grega de Atenas.

c) a retomada de referências culturais, artísticas e políticas, que têm sido reinterpretadas ao longo do tempo.

d) a maioria dos países ser composta de cidades-estado e não estados de caráter mais nacionali-zado.

e) o princípio do direito romano do “olho por olho, dente por dente” que prevalece nas relações diplomáticas internacionais.

Letra: C

Comentário: A questão aponta para a relevância da Antiguidade Clássica, Grécia e Roma, como baluarte da civilização ocidental. Os gregos criaram a democracia, filosofia, olimpíadas, concepções de arte entre outras contribuições. Roma, por sua vez, possuía um espírito mais prático e utilitarista e nos deixou como legado o latim, o cristianismo e o Direito.

(DARWIN-2017) 17.

Há muitas maravilhas, mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. (...)

Soube aprender sozinho a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento e as leis que disciplinam as cidades, e a proteger-se das nevascas gélidas, duras de suportar a céu aberto...

(Sófocles, Antígona, trad. Mário da Gama Kury. RJ: Jorge Zahar Editor, 1993, p. 210-211.)

O fragmento acima, apresentação do Coro de Antígona, drama trágico de autoria de Sófocles, ma-nifesta uma característica típica dos antigos gregos, ou seja:

a) antropocentrismo. b) individualismo. c) teocentrismo. d) militarismo. e) misticismo. Letra: A

Comentário: Uma das características mais marcantes da cultu-ra grega foi o antropocentrismo, ou seja, o homem no centro de todas as preocupações. O texto faz referência a essa valorização do homem chamado de maravilha.

(3)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________ (DARWIN-2017)

18.

O esquema apresentado mostra a distribuição da população de Atenas no período clássico, o auge da democracia. O esquema revela

a) que os metecos eram propriedade dos cidadãos, assim como os escravos. b) que o princípio da isonomia era garantido para toda a população de Atenas.

c) que a democracia dos atenienses era compatível com restrições impostas à cidadania.

d) que a sociedade era excludente e militarista e garantia o poder dos metecos (militares). e) que a política era uma prerrogativa de cidadãos e de metecos, excluindo mulheres e escravos.

Letra: C

Comentário: A democracia em Atenas era restrita, excludente, dela participavam apenas os ho-mens livres e adultos, nascidos em Atenas e filhos de pai e mãe atenienses.

(IFSUL 2015) Esparta foi uma das principais polis (cidades-estado) da Grécia Antiga. 19.

Situava-se geograficamente na região sudeste da Península do Peloponeso e destacou-se no aspecto militar, pois foi fundada pelos dórios.

Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm>. Acesso em: 03 abr. 2015.

Esparta apresentava uma organização política organizada como a) democracia. b) oligarquia. c) república. d) ditadura. e) consulado. Letra: B

Comentário: A questão fala sobre Esparta, uma polis (cidade estado) situada na Grécia na Antiguidade Ocidental. Esparta, localizada na Pe-nínsula do Peloponeso, foi fundada pelos Dórios, um povo guerreiro. Licurgo era considerado o fundador lendário desta polis. Esparta possu-ía uma estrutura oligárquica no campo da política, havia uma Diarquia, a Gerúsia (assembleia formada por 28 homens com mais de 60 anos pertencentes à aristocracia agrária), a Apela (assembleia de cidadãos) e o Eforado (tribunal de justiça). Estava socialmente constituída em espar-tanos (elite agrária), periecos (homens livres sem direitos políticos) e hilotas (servos do Estado).

(4)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________

(DARWIN-2017) As civilizações da Antiguidade Clássica - Grécia e Roma - desenvolveram uma es-20.

trutura socioeconômica baseada no trabalho escravo. Sobre a escravidão greco-romana, está cor-reto afirmar que

a) a escravidão foi abolida em Atenas quando Péricles estabeleceu o direito político a todos os ci-dadãos, reconhecendo, dessa forma, a igualdade jurídica e social da população da Grécia.

b) a escravidão foi indispensável para a manutenção do ideal democrático em Atenas, uma vez que os cidadãos ficavam desincumbidos dos trabalhos manuais e das tarefas ligadas à sobrevi-vência.

c) os escravos romanos, por terem pequenas propriedades e direitos políticos, conviveram pacifi-camente com os cidadãos romanos, como forma de evitar conflitos e a perda de direitos. d) os escravos romanos, que se multiplicavam com o expansionismo de Roma, eram

predominan-temente originários da África, região incorporada aos domínios romanos.

e) a escravidão, ao se transformar na força de trabalho majoritária na Antiguidade Clássica, aca-bou por extinguir outras formas de trabalho naquele período.

Letra: B

Comentário: Democracia e escravismo foram compatíveis na Atenas Clássica, ou seja, os cida-dãos estavam liberados de tarefas produtivas (incumbência dos escravos) e assim podiam se dedi-car às questões políticas da polis.

(DARWIN-2017) Observe a charge abaixo: 21.

Disponível em http://minutonordeste.com.br/noticia/lagoa-da-canoa-perseguico-aos-servidores-e-a-politica-do-po-e-circo/429. Acesso: 06/04/2017

Uma das características dos estudos históricos é buscar estabelecer relações entre os fatos do pre-sente e os processos vividos no passado. Dentro dessa linha, muitos analistas buscam, de alguma maneira, comparar situações do passado com as ações governamentais e da mídia que tentam tirar o foco da população dos problemas econômicos e sociais, conquistando sua simpatia/apoio para os governos estabelecidos com práticas semelhantes do passado. Nessa linha de raciocínio, a charge aborda práticas que podem ser associadas com um fato social da Antiguidade Clássica, que é a) a utilização do teatro como forma de manipulação do povo de Atenas.

b) aos debates democráticos dos plebeus na República Romana.

c) a política de pão e circo aplicada pelo governo de Roma na República e no Império.

d) o uso dos Jogos Olímpicos para que o povo esquecesse os problemas sociais. e) o discurso igualitarista dos cristãos que criticavam a desigualdade de Roma.

(5)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________

Letra: C

Comentário: A questão aponta para uma estratégia adotada no início do Império Romano deno-minada “Pão e Circo” cujo objetivo era desviar a atenção da plebe romana dos assuntos políticos discutidos no Senado. Era uma forma de alienação política através de espetáculos públicos gratui-tos distribuindo alimento.

(DARWIN-2017) 22.

O cartaz acima faz parte de uma campanha do Senado Federal para divulgar que é crime discrimi-nar pessoas com deficiência, impondo valores diferenciados, em razão de sua condição. Essa ação positiva nos leva a refletir sobre a importância de conhecermos as leis, e essa reivindicação foi feita pelos plebeus em Roma, no século V a.C., quando foram publicadas as Leis das Doze Tábuas. Na República romana, o conhecimento das leis esteve relacionado

a) à implantação da democracia como forma de governo.

b) à implantação da igualdade econômica entre patrícios e plebeus.

c) às lutas de classes relacionadas a mudanças sociais e políticas.

d) à consolidação do poder político nas mãos dos plebeus. e) à adoção do monoteísmo cristão e seu senso de justiça.

Letra: C

Comentário: Do embate entre Patrícios e Plebeus, surgiram algumas conquistas plebeias, como a Lei das Doze Tábuas, que representou a fixação escrita das leis de Roma, que até então eram orais e manipuladas conforme os interesses dos patrícios.

(6)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________ (DARWIN-2017) Os homens que combatem e morrem pela Itália têm o ar, a luz e mais 23.

nada (…). Lutam e perecem para sustentar a riqueza e o luxo de outro, mas, embora sejam chamados de senhores do mundo, não têm um único torrão de terra que seja seu.

(Tibério Graco, tribuno da plebe no ano de 133 a. C. em Roma, assassinado pela aristocracia romana.) O fragmento de texto acima destacado pode ser relacionado

a) à expansão romana pelo Mediterrâneo que promoveu o fortalecimento da plebe. b) à vitória militar dos romanos sobre os cartagineses nas chamadas Guerras Púnicas. c) à implantação do regime imperial em Roma, garantindo, assim, a estabilidade e a paz. d) à desagregação do sistema gentílico na Grécia, impulsionando o processo de colonização.

e) à luta da plebe romana por uma distribuição de terras, visando a solucionar a questão agrária. Letra: E

Comentário: O fragmento de Tibério Graco, tribuno da plebe romana destaca que os plebeus não tinham acesso às terras conquistadas por Roma. A proposta de Tibério consistia em conceder aos mais pobres parte do ager publicus (terras públicas), proposta que foi rejeitada pelo Senado roma-no.

(DARWIN-2017) Leia as informações seguintes que nos remetem às conquistas da plebe no perío-24.

do da República Romana.

494 a.C. – os patrícios cederam às pressões dos plebeus e fundaram o Tribunato da Plebe

450 a.C. – um código legal escrito, válido para todos, patrícios e plebeus (Lei das Doze Tábuas)

445 a.C. – direito de casamento entre patrícios e plebeus (Lei Canuleia) 366 a.C. – acesso dos plebeus ao Consulado

326 a.C. – abolição da escravidão por dívidas

300 a.C. – acesso dos plebeus a todas as magistraturas

286 a.C. – atribuição de força de lei às decisões dos plebiscitos (Lei Hortênsia).

Das informações acima é possível inferir que

a) a estrutura funcional da República Romana atendeu aos anseios da plebe, pois consolidou a igualdade plena de direitos com os patrícios, instituindo uma democracia.

b) a pressão dos plebeus provocou a extinção do trabalho escravo na República e a consequente adoção do colonato como relação de produção predominante.

c) a Lei do Plebiscito consolidou uma República oligárquica, visto que apenas os plebeus ricos poderiam participar das assembleias da plebe, critério censitário de participação.

d) a adoção de um código de leis escrito consolidou o direito consuetudinário ou costumeiro, uma das importantes heranças romanas para o mundo moderno.

e) a Lei de Canuleia aproximou os plebeus enriquecidos dos patrícios fazendo surgir uma nova elite em Roma que, junto com a aristocracia, empreendeu o controle sobre a massa plebeia. Letra: E

Comentário: A leitura do texto apresentado permite concluir que a Lei Canuleia permitiu o casa-mento entre patrícios e plebeus. Os plebeus enriquecidos que se uniram aos patrícios afastavam de sua origem plebeia e se transformaram num grupo social que ajudava os patrícios a controlar as massas.

(7)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________ (DARWIN-2017) “Augusto conquistou os soldados com presentes, o povo com pão bara-25.

to, e todos os homens com os frutos da paz. Assim tornou-se progressivamente mais poderoso, congregando em si as funções do Senado, dos magistrados e das leis.”

[Tácito, Anais 1.2, (MOSES HADAS, ED., THE COMPLETE WORKS OF TACITUS, NEW YORK, RANDOM HOUSE, 1942, p. 3)]. O texto acima se refere a que período da história de Roma?

a) à República, momento de grande expansão militar. b) à Monarquia, período que se segue à fundação de Roma.

c) ao início do Império, o chamado principado de Otávio Augusto.

d) ao momento de crise no Império que culminou nas invasões bárbaras. e) ao período em que Júlio César governou Roma como ditador perpétuo.

Letra: C

Comentário: O texto alude a Otávio Augusto que foi nomeado pelo Senado o primeiro imperador de Roma e governou de 27 a.C. a 14 d.C., período conhecido como principado.

(DARWIN-2017) Nós, Constantino e Licínio, imperadores, encontrando-nos em Milão 26.

para conferenciar a respeito do bem e da segurança do Império, decidimos que, entre tantas coisas benéficas à comunidade, o culto divino deve ser a nossa primeira e prin-cipal preocupação. Pareceu-nos justo que todos, os cristãos inclusive, gozem da liber-dade de seguir o culto e a religião de sua preferência. Assim qualquer divinliber-dade que no céu mora ser-nos-á propícia a nós e a todos nossos súbditos.

Decretamos, portanto, que, não obstante a existência de anteriores instruções relativas aos cristãos, os que optarem pela religião de Cristo sejam autorizados a abraçá-la sem estorvo ou empecilho, e que ninguém absolutamente os impeça ou moleste... . Obser-vai, outrossim, que também todos os demais terão garantia a livre e irrestrita prática de suas respectivas religiões, pois está de acordo com a estrutura estatal e com a paz vigente que asseguremos a cada cidadão a liberdade de culto segundo sua consciência e eleição; não pretendemos negar a consideração que merecem as religiões e seus adeptos.

https://pt.wikipedia.org – Acesso em 27/03/2017 O fragmento anterior é parte do Edito de Milão (313) do imperador Constantino. O documento te-ve como proposição

a) consolidar o cristianismo como a religião oficial do Império Romano, superando, assim, o pa-ganismo.

b) intensificar as medidas de perseguição às religiões que se contrapunham à religião oficial do Império Romano.

c) reafirmar a importância da religião herdada dos gregos para o desenvolvimento das estruturas imperiais romanas.

d) combater a liberdade religiosa nas províncias romanas e garantir tal liberdade na sede do Impé-rio, ou seja, na cidade de Roma.

e) pôr fim às perseguições sofridas pelos cristãos e garantir também a liberdade religiosa para to-das as demais religiões.

Letra: E

Comentário: O Edito de Milão, também conhecido como Edito da Tolerância aprovado pelo im-perador Constantino colocou fim às perseguições aos cristãos e garantiu a liberdade religiosa para todas as religiões do Império Romano.

(8)

NOME COMPLETO -LEGÍVEL:_______________________________________________________ (FUVEST - adaptada) Para explicar o fim do Império Romano, foram defendidas teses extremadas, 27.

como a de A. Piganiol, para quem “Roma foi assassinada”, e a de F. Lot, para quem “Roma

morreu de morte natural”.

Sobre a queda do Império Romano Ocidental, está correto afirmar que

a) a tese de A. Piganiol responde satisfatoriamente a questão, uma vez que o Império caiu tão somente em virtude das invasões bárbaras.

b) ao afirmar sua tese F. Lot faz alusão à crise interna porque passava o Império Romano, crise essa que contribuiu para a derrocada de Roma.

c) as duas teses defendem o mesmo ponto de vista, ou seja, atribuem a um fator externo a deca-dência e a queda do Império Romano.

d) os historiadores atuais rejeitam a tese de F. Lot e reafirmam que o fim do Império Romano é explicado satisfatoriamente por Piganiol.

e) ao afirmar que “Roma foi assassinada”, Piganiol evidencia fatores internos como as revoltas es-cravistas como causadoras da queda do Império.

Letra: B

Comentário: A tese de Lot defende a ideia de que o Império caiu em virtude da crise interna que se iniciou por volta do século III, já na visão de Piganiol o Império Romano foi derrubado pela ação externa dos chamados povos bárbaros.

Referências

Documentos relacionados

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política