Fundação Municipal de Saúde - FMS

16 

Loading.... (view fulltext now)

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

PROVA ESCRITA OBJETIVA CARGO:

CARGO: CARGO:

CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEMTÉCNICO EM ENFERMAGEMTÉCNICO EM ENFERMAGEMTÉCNICO EM ENFERMAGEM

DATA: 11/09/2011 – HORÁRIO: 8h30min às 12h30min (horário do Piauí) LEIA AS INSTRUÇÕES:

1. Você deve receber do fiscal o material abaixo:

a) Este caderno com 50 questões objetivas sem repetição ou falha. b) Um CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas objetivas da prova.

2. Para realizar sua prova, use apenas o material mencionado acima e em hipótese alguma, papéis para rascunhos.

3. Verifique se este material está completo, em ordem e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTÃO-RESPOSTA.

4. Após a conferência, você deverá assinar seu nome completo, no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA utilizando caneta esferográfica com tinta de cor preta ou azul.

5. Escreva o seu nome nos espaços indicados na capa deste CADERNO DE QUESTÕES, observando as condições para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado à informação de seu número de inscrição.

6. No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras correspondentes às respostas de sua opção, deve ser feita com o preenchimento de todo o espaço do campo reservado para tal fim.

7. Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, para não dobrar, amassar ou manchar, pois este é personalizado e em hipótese alguma poderá ser substituído. 8. Para cada uma das questões são apresentadas cinco alternativas classificadas

com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você deve assinalar apenas uma alternativa para cada questão; a marcação em mais de uma alternativa anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta; também serão nulas as marcações rasuradas.

9. As questões são identificadas pelo número que fica à esquerda de seu enunciado. 10. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião nem a prestar esclarecimentos

sobre o conteúdo da Prova. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito.

11. Reserve os 30 (trinta) minutos finais do tempo de prova para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão levados em conta.

12. Quando terminar sua Prova, assine a LISTA DE FREQUÊNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA, que deverão conter sua assinatura.

13. O TEMPO DE DURAÇÃO PARA ESTA PROVA É DE 4h.

14. Por motivos de segurança, você somente poderá ausentar-se da sala de prova depois de decorrida 2h do seu início.

15. O rascunho ao lado não tem validade definitiva como marcação do Cartão-Resposta, destina-se apenas à conferência do gabarito por parte do candidato.

Nº DE INSCRIÇÃO

____________________________________________________________

Assinatura

____________________________________________________________

Nome do Candidato (letra de forma)

Universidade Estadual do Piauí

R

ASCUNHO 01 31 02 32 03 33 04 34 05 35 06 36 07 37 08 38 09 39 10 40 11 41 12 42 13 43 14 44 15 45 16 46 17 47 18 48 19 49 20 50 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Ú C L E O D E C O N C U R S O S E P R O M O Ç Ã O D E E V E N T O S N U C E P E P Ú B L IC O F U N D A Ç Ã O M U N IC IP A L D E S A Ú D E F M S 2 0 1 1 F O L H A D E A N O T A Ç Ã O D O G A B A R IT O A T E N Ç Ã O : E s ta p a rt e s o m e n te d e v e s e r d e s ta c a d a p e lo f is c a l d a s a la , a p ó s o t é rm in o d a p ro v a .

CONCURSO PÚBLICO

CONCURSO PÚBLICO

CONCURSO PÚBLICO

CONCURSO PÚBLICO

Fundação Municipal

de Saúde - FMS

(2)

N

º

D

E

I

N

S

C

R

I

Ç

Ã

O

(3)

QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO I (Para as questões de 01 a 10).

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13

Memórias estressadas

O primeiro beijo. O casamento. O dia em que o carro saiu do controle na estrada e passou raspando pelo caminhão. Cada detalhe desses eventos marcantes é gravado em sua mente, ainda que você não consiga se lembrar de absolutamente nada do que aconteceu nas últimas 24 horas. Ocasiões excitantes, emocionantes e grandiosas, inclusive as estressantes, são arquivadas facilmente. Ou seja: o estresse pode melhorar a memória.

Todos nós também já passamos pela experiência oposta: quando estamos muito tensos as palavras e as ideias parecem sumir da mente. Alguns casos de falha de memória estão ligados a traumas infinitamente maiores: alguém que sofreu abuso sexual na infância, por exemplo, pode ver os detalhes se perderem numa névoa amnésica.

Para pesquisadores que estudam o fenômeno, como eu, essa dicotomia é bastante familiar. O estresse melhora algumas funções em certas circunstâncias e as atrapalha em outras. Pesquisas recentes mostram como situações estressantes leves ou moderadas melhoram a cognição e a memória, enquanto as fortes ou prolongadas as prejudicam.

(...)

(Revista Mente Cérebro –Duetto Editorial - Número 27 - Por Robert M. Sapolsky – p. 53)

01. Assinale a opção que, de forma mais completa e adequada, resume o posicionamento do texto em relação às ideias nele defendidas.

a) “o estresse pode melhorar a memória.” (l. 05).

b) “quando estamos muito tensos as palavras e as ideias parecem sumir da mente.”. (l. 06-07). c) “Alguns casos de falha de memória estão ligados a traumas infinitamente maiores:” (l. 07-08). d) “O estresse melhora algumas funções em certas circunstâncias...” (l. 11).

e) “situações estressantes leves ou moderadas melhoram a cognição e a memória, enquanto as fortes ou prolongadas as prejudicam.” (l. 12-13).

02. No trecho: “Ocasiões excitantes, emocionantes e grandiosas, inclusive as estressantes, são arquivadas facilmente.” (l. 04-05), o sentido seria mantido se a palavra “arquivadas” fosse

substituída por: a) “preparadas”; b) “armazenadas”; c) “enfileiradas”; d) “selecionadas”; e) “organizadas”.

(4)

03. Em alguns trechos do texto, observa-se uma linguagem que sinaliza para uma proximidade com o leitor. Assinale a opção em que esta informação se confirma.

a) “... ainda que você não consiga se lembrar de absolutamente nada do que aconteceu nas últimas 24 horas.” (l. 03-04).

b) “Alguns casos de falha de memória estão ligados a traumas infinitamente maiores:” (l. 07-08). c) “alguém que sofreu abuso sexual na infância, por exemplo, pode ver os detalhes se perderem

numa névoa amnésica.” (l. 08-09).

d) “... essa dicotomia é bastante familiar.” (l. 10-11).

e) “O estresse melhora algumas funções em certas circunstâncias ...” (l. 11).

04. Observe o trecho: “... quando estamos muito tensos as palavras e as ideias parecem sumir da mente.” (l. 06 - 07).

Considerando-se o emprego das estruturas linguísticas, a correção gramatical quanto à uniformidade pronominal estará mantida se entre as palavras “da” e “mente”, acima, usarmos a palavra: a) “tua”; b) “sua”; c) “vossa”; d) “nossa”; e) “nossas”.

05. A palavra “as” em: “as prejudicam.” (linha 13) retoma, textualmente: a) “Pesquisas recentes” (l. 12);

b) “situações estressantes” (l. 12); c) “a cognição e a memória” (l. 13);

d) “as fortes” (l. 13);

e) “as fortes ou prolongadas” (l. 13).

06. Assinale a opção em que a palavra apresentada pode ser flexionada gramaticalmente nos gêneros masculino e feminino.

a) “detalhes” (l. 09).

b) “pesquisadores” (l. 10).

c) “fenômeno” (l. 10). d) “dicotomia” (l. 10). e) “circunstâncias” (l. 11).

Trecho para as questões 07 e 08.

“Ocasiões excitantes, emocionantes e grandiosas, inclusive as estressantes, são arquivadas facilmente.” (l. 04-05).

07. Para que o trecho acima passe a denotar uma ideia de passado, a expressão verbal “são arquivadas” deverá ser flexionada assim:

a) “sejam arquivadas”;

b) “são arquivadas”, da maneira como aparece originalmente no texto; c) “serão arquivadas”;

d) “forem arquivadas”; e) “foram arquivadas”.

(5)

08. Do ponto de vista gramatical, é CORRETO afirmar que “excitantes” está para “Ocasiões”, assim como:

a) “marcantes” está para “eventos” (l. 02);

b) “nada” está para “absolutamente” (l. 03);

c) “sexual” está para “na infância” (l. 08);

d) “maiores” está para “infinitamente” (l. 08); e) “bastante” está para “familiar” (l. 10-11).

Trecho para as questões 09 e 10.

“Pesquisas recentes mostram como situações estressantes leves ou moderadas melhoram a cognição e a memória, enquanto as fortes ou prolongadas as prejudicam.” (l. 12-13).

09. Assinale a opção cuja afirmação relativa à concordância verbal está INCORRETA. a) A forma verbal “mostram” concorda com “Pesquisas recentes”.

b) A forma verbal “melhoram” concorda com “situações...”.

c) A forma verba “melhoram” concorda com “Pesquisas recentes”.

d) A forma verbal “prejudicam” concorda com “as (situações) fortes ou prolongadas” e) Há correspondente de concordância para a forma verbal “prejudicam”.

10. Quanto ao que se apresenta em termos de relações sintáticas entre os termos, é CORRETO afirmar que:

a) “situações estressantes” é sujeito de “mostram”; b) “Pesquisas recentes” é sujeito de “melhoram”; c) “as” em “as prejudicam” é sujeito de “prejudicam”; d) “situações estressantes” é sujeito de “melhoram”; e) “cognição e memória” é sujeito de “melhoram”.

QUESTÕES DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

11. Analise os seguintes itens:

I – A diferença entre dois processadores, um equipado com memória cache e o outro não, está na velocidade de acesso ao disco rígido.

II – A diferença entre memória RAM e memória ROM é que a primeira mantém os dados, mesmo na falta de energia.

III – Para conectarmos uma impressora ao computador, utilizamos principalmente a interface AGP.

IV – Memória virtual é um espaço de armazenamento no disco rígido do computador que o sistema operacional usa junto com a memória RAM

V – Memória flash é o tipo de memória utilizada em cartões de memória, pen-drives e memórias de câmeras.

Estão CORRETOS os itens: a) I, II, III, IV, V

b) II, III c) IV, V d) I, IV, V e) I, IV

(6)

12. Assinale a alternativa CORRETA sobre o sistema Microsoft Windows XP, configuração padrão. a) No Windows Explorer, o modo de exibição Lista, exibe o nome, o tamanho e a data de criação

dos arquivos.

b) A área de transferência do Windows serve para facilitar o acesso aos aplicativos mais utilizados pelo usuário. Por padrão, Meu Computador, Lixeira e Internet Explorer podem ser acessados por ícones encontrados nessa área.

c) O Gerenciador de dispositivos serve para listar todos os dispositivos de software existentes no computador.

d) No Painel de Controle, é possível instalar programas, impressoras, cadastrar usuários e verificar várias informações sobre o sistema.

e) O scandisk é utilizado para procurar arquivos infectados com vírus e reparar áreas danificadas. 13. Identifique CORRETAMENTE os itens presentes na tela de abertura do Windows XP, na sua

configuração padrão:

a) Barra de inicialização rápida, Firewall, Barra de título. b) Firewall, Barra de título, Painel de controle.

c) Área de Notificação, Painel de controle, Área de Notificação.

d) Ícones da área de trabalho, Barra de inicialização rápida, Área de Notificação. e) Ícones da área de trabalho, Gerenciador de dispositivos, Anti-vírus.

14. Analise as informações sobre os atalhos no Microsoft Word 2007. I. Ctrl + Y: usado para desfazer a última ação.

II. Ctrl + O: usado para inserir um novo objeto.

III. Ctrl + U: localizar e substituir uma determinada palavra no texto por outra IV. Ctrl + F: localizar alguma palavra no texto.

V. Ctrl + barra de espaços: usado para remover a formatação de um parágrafo ou palavra selecionada.

Em relação aos itens acima, podemos concluir que: a) Todas as informações estão erradas.

b) Apenas III e V estão corretas. c) Apenas I e II estão erradas. d) Apenas I e V estão erradas.

e) Todas as informações estão corretas.

15. No Microsoft Word 2007, configuração padrão, para inserir a configuração automática de um sumário, é necessário, além de outros ajustes:

a) Na guia Referências, clicar no botão b) Na guia Início, clicar no botão . c) Na guia Inserir, clicar no botão . d) Na guia Revisão, clicar no botão . e) Na guia Exibição, clicar no botão

(7)

16. Considerando o Microsoft Word 2007, instalação padrão, escolha a alternativa que identifica,

respectivamente, as descrições abaixo.

• É uma série de comandos e instruções agrupadas como um único comando para realizar uma tarefa automaticamente.

• Ferramenta utilizada para marcar e localizar textos importantes em seu documento. Funciona como um marca-texto.

• Ferramenta utilizada para aplicar formatação de texto e alguma formatação gráfica básica, como bordas e preenchimentos.

• Ferramenta usada para criar um conjunto de documentos, como uma carta modelo que é enviada a muitos clientes ou uma folha de etiquetas de endereço.

a) Estilos de formatação, Mala Direta, Ferramenta Pincel, Macro. b) Macro, Ferramenta Realce, Ferramenta Pincel, Mala Direta. c) Mala Direta, Ferramenta Pincel, Ferramenta Desenho, Macro. d) Macro, Ferramenta Desenho, Ferramenta Realce, Mala Direta.

e) Mala Direta, Ferramenta Realce, Estilos de formatação, Personalizar.

17. Considere a figura abaixo, que mostra uma planilha digitada no MS-Excel 2007:

Ao lado dos títulos das colunas A e B aparece o ícone . Escolha a alternativa que identifica CORRETAMENTE o ícone em questão.

a) Setas de Formação condicional b) Setas de correção autográfica c) Setas de preenchimento automático d) Setas de classificação alfabética e) Setas de Filtro.

18. Considere a figura abaixo, que mostra uma planilha digitada no MS-Excel 2007:

Selecionando as células de A1 a A4, e arrastando-as pela alça de preenchimento, (na borda da célula A4) até a célula A8, o resultado em A5 e A7 será, respectivamente:

a) teresina e fms+4. b) teresina+2 e fms. c) teresina e fms. d) teresina+2 e fms+5. e) teresina+1 e fms+4.

(8)

19. Considere a figura seguinte, que ilustra uma janela do Internet Explorer 6 (IE6), e assinale a opção

CORRETA:

a) O botão permite adicionar o endereço do site a uma pasta padrão, ou a outra criada pelo usuário, a fim de facilitar o próximo acesso, sem que seja necessário digitar o endereço do site novamente.

b) O botão serve para aumentar a fonte da página em questão. c) O botão serve para voltar à página inicial.

d) O botão exclui o histórico do navegador, eliminando assim os registros que indicam que o

site em questão foi acessado.

e) O botão serve para divulgar o site em questão nas redes sociais das quais o usuário faça parte.

20. Considere a figura seguinte, que ilustra uma janela do MS-Outlook Express 6, e assinale a opção

(9)

a) No Outlook Express 6, o nome do servidor de email de saída geralmente é o POP3. b) No Outlook Express 6, o limite para envio de arquivo anexo é de 2 Mb.

c) A opção, , indica as mensagens que estão salvas, mas ainda não foram enviadas.

d) O Outlook Express 6 possui filtro de lixo eletrônico.

e) No Outlook Express 6, o nome do servidor de email de entrada geralmente é o SMTP.

QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 21. O paciente com “Bradisfigmia” apresenta:

a) Frequência de pulso abaixo de 60 bpm. b) Frequência respiratória de 10 a 16 ipm. c) Temperatura corporal abaixo de 36°C. d) Frequência de pulso de 60 a 80 bpm. e) Frequência respiratória de 16 a 29 ipm.

22. Entre os fatores associados ao paciente, capazes de interferir no valor da Pressão Arterial, EXCLUI-SE:

a) Bexiga cheia durante o procedimento. b) Ingestão de café antes do procedimento.

c) Braço na altura do coração durante o procedimento. d) Atividade física antes do procedimento.

e) Falar durante o procedimento.

23. A máscara de nebulização, para ser usada em um novo paciente, necessita ser submetida ao processo mínimo de:

a) Lavagem b) Limpeza

c) Descontaminação d) Desinfecção e) Esterilização

24. O método de colocar medicação na forma líquida na cavidade nasal chama-se: a) Inalação.

b) Aplicação tópica. c) Aplicação parenteral. d) Irrigação.

e) Instilação.

25. Em relação à técnica de coleta e armazenamento de amostras para o exame de escarro, o técnico de enfermagem pode:

a) Orientar o paciente a escovar os dentes antes da coleta domiciliar.

b) Orientar o paciente a coletar o material, preferencialmente, no período noturno, antes de dormir.

c) Guardar a amostra no freezer da unidade de saúde até o envio ao laboratório.

d) Deixar a amostra em temperatura ambiente caso o envio ao laboratório seja em até 24 horas. e) Encaminhar o paciente ao banheiro do serviço de saúde para a coleta da primeira amostra.

(10)

26. A colostomia é um procedimento realizado, entre outras indicações, nos casos de obstrução e neoplasia do intestino grosso. Em relação aos cuidados com a colostomia, é INCORRETO afirmar:

a) A retração do estoma é uma das complicações do pós-operatório imediato.

b) A ausência de fezes até 24 horas após a realização da colostomia é um sinal de complicação. c) Uma das metas da assistência de enfermagem é manter a integridade cutaneomucosa da área

periestomal.

d) A deambulação do paciente submetido à colostomia deve ser precoce.

e) A irrigação da colostomia apresenta como objetivos o esvaziamento do cólon de gases, muco e fezes.

27. Para administrar 1000 ml de soro glicosado a 5% e 1500 ml de soro fisiológico a 0,9% em um período de 24 horas, deve-se manter o gotejamento de:

a) 35 gotas/min. b) 37 gotas/min. c) 83 gotas/min. d) 104 gotas/min. e) 125 gotas/min.

28. A administração de sangue e hemoderivados é um procedimento realizado pela equipe de enfermagem. O técnico de enfermagem, durante a hemoterapia, deve:

a) Infundir o hemocomponente independente do valor dos sinais vitais do paciente.

b) Controlar o tempo da hemotransfusão de forma que não ultrapasse a duração de 4 horas. c) Após o término da hemotransfusão, descartar a bolsa no recipiente de lixo comum do posto de

enfermagem.

d) Em caso de reação transfusional, manter a transfusão até a chegada do profissional médico. e) Infundir, concomitantemente à hemotransfusão, outros medicamentos.

29. A penalidade que consiste em repreensão, divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, é chamada de:

a) Advertência verbal. b) Multa.

c) Censura.

d) Suspensão do exercício profissional.

e) Cassação do direito ao exercício profissional.

30. Marque a alternativa que contenha apenas artigos semicríticos.

a) Agulhas e fios cirúrgicos.

b) Bicos de mamadeiras e sonda vesical de demora. c) Instrumentais cirúrgicos e sonda vesical de demora. d) Lâmina de bisturi e papagaio.

(11)

31. O técnico de enfermagem, ao atender o paciente com edema agudo de pulmão, deve:

a) Colocá-lo na posição sentada, com as pernas para baixo. b) Infundir uma grande quantidade de soro fisiológico a 0,9%. c) Colocá-lo na posição de Trendelemburg.

d) Realizar torniquetes rotatórios. e) Mantê-lo em decúbito ventral.

32. A criança portadora de asma brônquica NÃO deve:

a) Praticar atividades físicas. b) Ingerir alimentos gelados. c) Expor-se ao sol.

d) Ingerir carne vermelha.

e) Conviver com animais de pelos.

33. Segundo a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências, cabe ao técnico de enfermagem:

a) O Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem.

b) Participar da programação da assistência de Enfermagem. c) Prescrever a assistência de enfermagem.

d) Realizar consulta de enfermagem.

e) Emitir parecer sobre matéria de Enfermagem.

34. Na avaliação do pulso do paciente, quais artérias podem ser utilizadas?

a) Cervical, abdominal e basílica. b) Jugular, radial, facial.

c) Abdominal, temporal e cefálica. d) Radial, carótida e temporal. e) Temporal, cefálica e jugular.

35. Diante de uma criança com quadro de desidratação, a conduta CORRETA a ser adotada é:

a) Realizar reidratação, no serviço de saúde, com sais de reidratação oral. b) Iniciar, imediatamente, infusão de soro endovenoso.

c) Liberá-la para casa para uso de soro caseiro. d) Administrar medicação antiemética e constipante. e) Iniciar o uso de antimicrobiano.

(12)

36. O acompanhamento do calendário vacinal é uma das ações primordiais da assistência à saúde infantil. Em relação a esse tema marque a alternativa CORRETA:

a) Aos dois meses de idade a criança deve tomar a vacina antimeningocócica, recém inserida no calendário básico.

b) A terceira dose da vacina contra a hepatite B pode ser administrada antes dos 6 meses de idade.

c) A vacina Sabin não pode ser administrada, durante as campanhas, em crianças com diarréia e /ou vômito.

d) A vacina BCG deve ser acondicionada na primeira prateleira do refrigerador de vacinas.

e) Puérperas, em aleitamento materno exclusivo, não devem tomar a vacina contra a febre amarela.

37. O termo “colelitíase” significa: a) Inflamação da vesícula biliar.

b) Presença de cálculos na vesícula biliar. c) Presença de cálculos do rim.

d) Remoção da vesícula biliar.

e) Desintegração dos cálculos renais por laser.

38. As cirurgias são classificadas de acordo com o potencial de contaminação da ferida cirúrgica. Em

relação a esta classificação são consideradas “cirurgias contaminadas“: a) Esplenectomia.

b) Histerectomia abdominal. c) Cirurgia intranasal. d) Nefrectomia. e) Cirurgia de ovário.

39. São considerados riscos físicos: a) Esforço físico e ritmos excessivos. b) Exposição a vírus e bactérias. c) Poeira e névoas.

d) Frio e umidade.

e) Arranjo físico inadequado e jornada dupla .

40. Consideram-se áreas de escolha para aplicação da insulina:

a) Linha média do abdômen e região glútea. b) Umbigo e área da virilha.

c) Face externa, anterior e posterior do braço. d) Parte interna das coxas e linha média do tórax. e) Parte anterior e lateral das pernas e região glútea.

41. Em relação à aplicação da compressa quente ao corpo do cliente, é CORRETO afirmar que: a) Facilita o processo inflamatório, produzindo vasoconstrição.

b) Produz supuração, secreção e cicatrização.

c) Diminui o metabolismo tecidual e aumenta a dor.

d) O calor seco amolece crostas e exsudatos, penetra mais fundo que o calor úmido. e) O tratamento por calor direto pode ser utilizado em clientes sob risco de hemorragia.

(13)

42. Os medicamentos utilizados em situações de emergência são:

a) Penicilina e lidocaína gel.

b) Amicacina e salbutamol para nebulização. c) Furosemida e propanolol.

d) Diazepan e amoxicilina. e) Vancomicina e dipirona.

43. A administração de medicamentos por via intramuscular (IM) em pediatria requer preparo e

conhecimento, demandando cuidados específicos para cada estágio de desenvolvimento da criança. Na aplicação de um medicamento por via IM em uma criança de 16 meses, a associação CORRETA do local e volume da medicação é:

a) Ventro-glútea (Hochstetter) e 1 ml. b) Deltóide e 3 ml.

c) Dorso-glútea e 2,5 ml. d) Dorso-glútea e 2 ml. e) Deltóide e 2,5 ml.

44. Na realização de exames vaginais e retais, o paciente deve ser colocado na posição: a) Ventral.

b) Decúbito lateral direito. c) Dorsal.

d) Fowler.

e) Trendelemburg.

45. Para a prevenção de deformidade potencial da articulação do punho de um paciente com queimadura nos membros superiores, deve-se realizar o seguinte posicionamento:

a) Braços afetados em extensão e supinação. b) Braços afetados abduzidos.

c) Imobilização dos membros em extensão de 15 graus. d) Dorsoflexão dos membros de 90 graus.

e) Imobilização dos membros em extensão de 30 graus.

46. Na troca de bolsa de coleta para colostomia, deve-se registrar no prontuário do paciente:

a) Data e hora da troca.

b) Características do material drenado. c) Aspecto do estoma e da pele periestomal. d) Orientações repassadas ao paciente. e) Todas as alternativas mencionadas.

(14)

47. Na coleta de fezes é necessária a passagem de instruções cuidadosas ao cliente, para se

certificar de que será obtida uma amostra não contaminada. Em relação a este procedimento o técnico de enfermagem NÃO deve:

a) Solicitar ao paciente que defeque em uma comadre.

b) Instruir o paciente para não contaminar a amostra com urina.

c) Usar abaixador de língua, transferir a amostra fecal mais representativa da comadre para o recipiente.

d) Desprezar muco ou pus com as fezes.

e) Enrolar o abaixador de língua em uma toalha de papel e descartar.

48. São cuidados prestados ao paciente com incontinência urinária e fecal, EXCETO: a) Utilizar fraldas descartáveis.

b) Higienizar a pele a cada evacuação ou micção.

c) Utilizar pomadas com óxido de zinco ou óleos como barreira protetora da pele. d) Manter a pele da região perineal seca.

e) Higienizar a pele de 6 em 6 horas.

49. A situação que caracteriza o adiamento da realização de uma vacinação é:

a) Desidratação.

b) Doenças agudas febris.

c) Transplante de medula há mais de 3 anos. d) Desnutrição.

e) Uso de outras vacinas simultaneamente.

50. A cicatrização de uma ferida é um processo complexo que tem por finalidade a restauração dos tecidos lesados. A fase desse processo que se caracteriza pela “cobertura da ferida pelas células epiteliais”, chama-se: a) Inflamatória. b) Exsudativa. c) Granulação. d) Reparação. e) Maturação.

(15)
(16)

Imagem

Referências

temas relacionados :