• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 65/2021-GRD/RVT, DE 13 DE MAIO DE 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 65/2021-GRD/RVT, DE 13 DE MAIO DE 2021"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

1

EDITAL Nº 65/2021-GRD/RVT,

DE 13 DE MAIO DE 2021

Edital de abertura do processo de revalidação do perfil socioeconômico dos alunos bolsistas do PBEST - Programa de Bolsas de Estudo Social da AERP e do PROUNI – Programa universidade para Todos.

A Associação de Ensino de Ribeirão Preto (AERP), pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, por sua representante legal, no uso de suas atribuições, torna público o cronograma, normas e demais procedimentos relativos à revalidação do perfil socioeconômico dos estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e do Programa de Bolsa de Estudo Social da AERP (PBEST), previstos no art. 15 da Portaria Normativa MEC nº 15, de 11 de agosto de 2017, da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), dos seguintes locais de oferta:

 Campus Ribeirão Preto;  Campus Guarujá;

 Todos os Polos de Educação à Distância (EaD).

1. DA ABERTURA E FECHAMENTO DO EDITAL

1.1. A convocação dos estudantes para revalidação do perfil socioeconômico de que trata o presente edital será publicada no período de 24/05/2021 a 07/11/2021.

(2)

2

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1. As normas e procedimentos presentes nesse edital estão fundamentadas na Lei nº 12.101/2009, na Lei nº 12.868/2013, no Decreto nº 8.242/2014, na Portaria Normativa MEC nº 15, de 11 de agosto de 2017, na Lei nº 11.096/2005, no Decreto nº 5.493/2005, na Portaria Normativa MEC nº 19, de 20 novembro de 2008, e nas demais normas que regulamentam a concessão e manutenção de bolsas de estudo do PROUNI e PBEST.

2.2. Este edital, em atendimento ao que preconiza o Art. 15 da Portaria Normativa MEC nº 15/2017, destina-se a revalidar o perfil socioeconômico dos estudantes bolsistas da UNAERP que usufruem ou que usufruíram do benefício em uma ou mais mensalidades escolares no período acadêmico de 01/01/2021 a 31/12/2021.

2.3. A Central de Benefícios é o setor responsável por receber, validar, autenticar e aferir a pertinência e veracidade das informações prestadas no formulário socioeconômico, apurando a renda bruta mensal per capita do bolsista e de seu grupo familiar.

2.4. O edital de convocação será publicado com os códigos de matrícula dos alunos bolsistas, na página da Central de Benefícios na Internet, no endereço eletrônico http://www.unaerp.br e nos murais das unidades da Central de Benefício, de cada local de oferta.

2.5. A critério da Instituição e em caráter meramente complementar poderão ser enviados e-mails aos alunos convocados contendo os prazos e orientações, não o afastando da responsabilidade em se manter informado acerca da convocação, prazos e procedimentos, por meio da Internet.

2.6. É de exclusiva responsabilidade do estudante e/ou de seu responsável legal:

(3)

3

2.6.2. Manter seu endereço eletrônico, e-mail, cadastrado corretamente e sempre atualizado no Sistema Acadêmico da Instituição, por meio do Setor de Multiatendimento ou pelo Aluno Online.

2.6.3. Acompanhar eventuais alterações desse ou dos demais editais por meio da página da Central de Benefícios, na Internet.

2.7. O estudante que usufruir de bolsas de estudo durante o período estabelecido no item 2.2, quando convocado, deverá apresentar a documentação requerida ainda que seu vínculo acadêmico com a Instituição tenha se encerrado, sob pena de restituir os valores correspondentes as mensalidades em que obteve o benefício da bolsa durante o ano de 2021.

3. DA COMPROVAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

3.1. Acessar a página da Central de Benefícios, por meio do endereço eletrônico https://www.unaerp.br/a-unaerp/central-de-beneficios/, e:

a) Ler os editais de abertura e convocação de revalidação, cumprindo os prazos informados;

b) Preencher o formulário socioeconômico disponível na internet.

3.2. Enviar por e-mail, a Central de Benefícios, os documentos solicitados no anexo I desse edital.

3.2.1. Digitalizar (escanear) no formato .PDF (Portable Document Format) ; 3.2.2. Colocar no assunto do e-mail: Nome completo e curso/turno;

3.2.3. Nomear os arquivos dos documentos enviados de acordo com o conteúdo. 3.2.4. Enviar para os seguintes endereços eletrônicos:

(4)

4

Alunos do: PBEST PROUNI Campus Ribeirão e

Preto e cursos EaD pbest.rpo@unaerp.br prouni.rpo@unaerp.br Campus Guarujá pbest.gja@unaerp.br prouni.gja@unaerp.br

3.3. Quando o aluno não dispor de meios ou recursos para enviar os documentos por e-mail, deverá agendar um dia e horário, por meio do sistema de agendamento ( https://www.unaerp.br/a-unaerp/central-de-beneficios/) antes de comparecer a uma das unidades físicas da Central de Benefícios constantes no “Anexo III” deste edital. Os documentos deverão ser enviados preferencialmente por e-mail, tendo em vista a necessidade de distanciamento social provocada pela pandemia da COVID-19.

3.4. Serão analisados somente os processos instruídos com os comprovantes de renda do estudante e de todos os membros de seu grupo familiar. O grupo familiar compreende aquele com o qual o estudante compartilha seu domicílio ou dependa financeiramente.

4. DO PERFIL SOCIOECONÔMICO PARA MANUTENÇÃO DO BENEFÍCIO

4.1. O perfil socioeconômico será apurado pela renda bruta familiar mensal per capita, pela avaliação do patrimônio, bens e condições sociais do grupo familiar do aluno.

4.2. A aferição do perfil socioeconômico será realizada analisando dois subperfis:

4.2.1. Subperfil Social: serão analisados os bens, patrimônio e condições sociais do grupo familiar que o aluno integra, tendo em vista que os bens estão diretamente relacionados a melhoria da qualidade de vida e a elevação no estrato social.

(5)

5

4.2.2. Subperfil Econômico: aferição da renda mensal bruta familiar per capita de até 3 salários mínimos para bolsas parciais de 50% e de até 1 ½ salários mínimos para bolsa integral (100%).

4.3. Será considerado como Grupo Familiar a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todos moradores em um mesmo domicílio, inclusive o aluno, conforme disposto no Art. 12º da Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

4.4. O aluno deverá informar o grupo familiar com o qual compartilhe domicílio, salvo decisão em contrário da Instituição de Ensino, observada em qualquer caso a obrigatoriedade de informar a renda de todos os membros do grupo familiar do qual dependa/contribua financeiramente.

4.5. O aluno que informar grupo familiar restrito a ele, deverá comprovar percepção de renda própria que suporte seus gastos, condizente com seu padrão de vida e de consumo, sob pena de reprovação do candidato.

4.6. O aluno que usufruir de auxílio financeiro de pais, avós, tios, demais parentes ou terceiros esses deverão ser considerados como parte do núcleo familiar, salvo decisão em contrário da Instituição.

4.7. Todos os membros do Grupo Familiar devem constar no formulário socioeconômico, inclusive o aluno.

4.8. Para efeitos de apuração da renda per capita, será considerado o salário mínimo nacional.

(6)

6

4.9. A apuração da renda bruta mensal familiar per capita será realizada conforme disposto no “ANEXO II” desse edital.

4.10. Para aferição do perfil socioeconômico o aluno deverá entregar cópia dos documentos estabelecidos no “ANEXO I” desse edital, comprovando os requisitos de renda e patrimônio estabelecidos.

4.11. Para comprovação de renda deve-se apresentar documentos conforme o tipo de atividade profissional desenvolvida por cada membro do Grupo Familiar, inclusive do aluno.

4.11.1. Para cada atividade existe uma ou mais possibilidades de comprovação de renda.

4.12. O aluno que se declarar deficiente deverá apresentar laudo médico, que ateste o tipo e grau da deficiência.

4.13. É facultado a Central de Benefícios solicitar quaisquer outros documentos eventualmente julgados necessários à comprovação das informações prestadas pelo aluno ou responsável legal, referentes a quaisquer membros do Grupo Familiar.

5. DA CONVOCAÇÃO DOS ESTUDANTES

5.1. A convocação dos estudantes bolsistas far-se-á por editais de convocação publicados na Internet, na página da Central de Benefícios, conforme calendário a seguir, sempre a partir das 15h00.

(7)

7 CALENDÁRIO (DATAS) 24/05/2021 23/08/2021 07/11/2021 6. DOS PRAZOS

6.1. Dada a publicação do edital de convocação dos bolsistas, pela Internet, os prazos abaixo deverão ser cumpridos rigorosamente pelo estudante e/ou seu responsável legal.

6.2. O formulário socioeconômico será disponibilizado para preenchimento a partir da data de publicação da convocação e permanecerá aberto apenas durante o prazo estabelecido abaixo, ocorrendo o mesmo com o sistema de agendamento.

Atividade

Prazos em dias corridos a partir da publicação do edital de

convocação a) Preenchimento do formulário

socioeconômico. 4 dias

b) Agendamento de entrega

presencial da documentação. 5 dias

c) Envio eletrônico da documentação. 5 dias d) Novos documentos solicitados pela

Central de Benefícios. 1 dia

7. DA VISITA DOMICILIAR

7.1. A AERP, nos casos que julgar pertinente, poderá solicitar a um(a) de seus(as) assistentes sociais que realize visita domiciliar à casa do estudante bolsista afim de apurar a veracidade das informações prestadas na validação do perfil socioeconômico.

(8)

8

7.2. A visita domiciliar poderá ocorrer a qualquer momento enquanto o estudante estiver usufruindo da bolsa de estudo.

7.3. A visita domiciliar é considerada como um instrumento adicional de validação e fiscalização.

7.4. A visita domiciliar será agendada previamente com o estudante ou responsável legal, com um dia de antecedência, em dia útil e em horário comercial.

7.5. Quanto a visita domiciliar, a bolsa de estudo será encerrada quando:

7.5.1. Não for autorizada ou recusada a visita, pelo estudante ou responsável legal. 7.5.2. Não houver concordância de data/horário previsto para visita, entres as partes. 7.5.3. Caso o estudante, responsável legal ou qualquer outra pessoa impeça que o

assistente social adentre a residência.

7.5.4. Se o estudante ou responsável legal estiverem ausentes no dia/horário agendado para a visita.

7.6. Caso a bolsa de estudo seja encerrada por quaisquer dos motivos mencionados acima os valores de mensalidades usufruídos pelo bolsista deverão ser restituídos a AERP, sem prejuízo das sanções cíveis e penais cabíveis.

8. DO ENCERRAMENTO DA BOLSA DE ESTUDO

8.1. Na revalidação do perfil a bolsa será encerrada quando/pelo(a):

8.1.1. Ocorrer reprovação na comprovação do perfil socioeconômico por incompatibilidade de perfil ou por não atender aos critérios dos Programas.

(9)

9

8.1.2. Apresentar documentação incompleta ou intempestiva no período de convocação.

8.1.3. Apresentarem documentos ilegíveis.

8.1.4. Falta de veracidade das informações fornecidas.

8.1.5. Incoerência entre dados informados e documentos apresentados.

8.1.6. Incompatibilidade entre renda apurada e/ou declarada e as despesas/gastos comprovados, e/ou patrimônio.

8.1.7. Informar grupo familiar com o qual não compartilhe o domicílio.

8.1.8. Não apresentar declaração de (in)existência de patrimônio, quando for o caso.

8.1.9. Incompatibilidade de Patrimônio/bens em relação a renda mensal per capita apresentada.

8.1.10. Não enquadramento do bolsista nos critérios socioeconômicos referente ao percentual da bolsa em usufruto.

8.2. A bolsa de estudo será encerrada, a qualquer momento, nos seguintes casos:

8.2.1. Quando o estudante obtiver rendimento acadêmico insuficiente em qualquer um dos períodos letivos após a concessão da bolsa, ou seja, não for aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo, exceto quando autorizada pela Instituição de Ensino, por duas vezes no máximo, a continuidade da bolsa.

(10)

10

8.2.2. O aluno cancelar sua matrícula ou evadir por qualquer outro motivo, rompendo o vínculo acadêmico com a Instituição.

8.2.3. Inidoneidade de documento apresentado ou falsidade de informação prestada pelo bolsista ou representante legal.

8.2.4. Falta de apresentação tempestiva de documentos pendentes ou solicitados para validação do perfil socioeconômico.

8.2.5. Constatação de inadimplência financeira junto à AERP.

8.2.6. Por descumprimento dos requisitos, normas, procedimentos e prazos constantes desse edital.

8.2.7 Casos identificados pela visita domiciliar.

8.3. Não enquadramento do bolsista nos critérios socioeconômicos referente ao percentual da bolsa em usufruto.

8.4. Encerrada a bolsa, a critério da Instituição, o aluno deverá restituir os valores correspondentes as mensalidades que obteve o benefício da bolsa, durante o período em que esteve matriculado no ano de 2021, ou aos cofres públicos se o governo assim o exigir.

9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1. Os resultados serão publicados na Internet, por meio de edital, dada a finalização da entrega da documentação completa e de todos os demais documentos solicitados pela

(11)

11

Central de Benefícios, respeitando o calendário de publicação dos resultados, sempre após às 18h00.

9.2. Dada a publicação dos resultados os estudantes deverão comparecer a Central de Benefícios, quando convocados por e-mail, para assinatura do Termo de Habilitação/Inabilitação de Manutenção do Usufruto da Bolsa de Estudo.

9.3. Calendário de Resultados: CALENDÁRIO (DATAS) 27/10/2021 10/11/2021 15/12/2021

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. A continuidade do usufruto da bolsa de estudo implica na aceitação e cumprimento das normas, procedimentos e prazos estabelecidos neste Edital.

10.2. O estudante ou responsável legal responde legalmente pela veracidade e autenticidade das informações prestadas.

10.3. É de exclusiva responsabilidade do estudante/responsável legal a verificação de possíveis retificações desse edital.

10.4. As dúvidas sobre o presente edital serão dirimidas pela Central de Benefícios.

(12)

12

10.6. Os processos para continuidade do usufruto da bolsa de estudo serão analisados e julgados pela Central de Benefícios e em caso de recurso serão julgados pela Diretoria da AERP.

10.7. Os documentos protocolados ou enviados a Central de Benefícios não serão devolvidos, ainda que o estudante tenha a bolsa de estudo encerrada.

10.8. As normas, procedimentos e prazos dispostos neste edital não eximem o estudante bolsista do PROUNI de cumprir com as obrigações estabelecidas nos editais de manutenção da bolsa, dentro dos prazos publicados pelo Ministério da Educação (MEC).

Ribeirão Preto, 13 de maio de 2021.

Alicia Maria Bonini Ribeiro Gregório Machado Bonini

Presidente da AERP Tesoureiro da AERP

(13)

13

ANEXO I

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS DO ESTUDANTE E MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR  Entregar cópia simples dos documentos juntamente com os originais, para serem

autenticados pelo atendente. Quando o documento original não for apresentado é obrigatório a entrega de cópia autenticada.

 As declarações devem ter assinatura com firma reconhecida.

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO E COMPROVAÇÃO DO GRUPO FAMILIAR

1.1. Os documentos relacionados no item 1 devem ser entregues quando uma das situações previstas abaixo ocorrer após a última apresentação dos documentos de (re)validação do perfil socioeconômico:

1.1.1. Existir novos integrantes no grupo familiar, como por exemplo: nascimentos, casamentos onde venham a residir na mesma casa, etc.

1.1.2. Algum integrante deixou de fazer parte do grupo familiar, como por exemplo: óbitos, casamentos, divórcios, etc.

1.1.3. Algum integrante alterou seu estado civil, como por exemplo: casamentos, divórcios, etc.

1.2. Comprovante de identificação. É necessário somente um dos comprovantes abaixo e serão aceitos os seguintes documentos:

• Carteira de Identidade (RG) fornecida pelos órgãos de segurança pública das Unidades da Federação.

(14)

14

• Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, com fé pública reconhecida por Decreto.

• Identidade Militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros ou dependentes.

• Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), quando for o caso.

• Passaporte emitido no Brasil, no prazo de validade.

1.3. Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), quando nenhum dos comprovantes de Identificação constar o CPF (Documento obrigatório). Serão exigidos cópia do CPF para todos os integrantes do Grupo Familiar com 14 anos ou mais.

1.4. Certidão de Nascimento.

1.5. Termo de Guarda, Curatela ou Tutela, caso o estudante esteja amparado por um destes institutos, ou manifestação expressa do Ministério Público – Curadoria de Crianças e Adolescentes, quando for o caso.

1.6. Certidão de Casamento ou declaração que reside maritalmente com o(a) companheiro(a), com firma reconhecida ou atestado de união estável emitido por autoridade competente.

1.7. Certidão de Casamento com averbação de separação, divórcio, ou óbito ou ainda Comprovante de Separação ou Divórcio emitido judicialmente.

1.8. Declaração de duas ou mais pessoas, sob penas da lei, atestando que um ou mais membros não compõem o Grupo Familiar atual, caso não seja possível confirmar por meio de comprovante de residência.

(15)

15

1.9. Declaração da existência de pais ou responsáveis desaparecidos, assinada por duas testemunhas, atestando o desaparecimento ou cópia do registro de ocorrência policial.

1.10. Certidão de óbito, se for o caso.

2. COMPROVANTES DE RESIDÊNCIA (obrigatório)

2.1.Apresentar um comprovante de residência atual que esteja no nome do estudante e de cada um dos membros do grupo familiar. Serão aceitos os seguintes comprovantes:

• Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel).

• Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

• Declaração do proprietário do imóvel, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel, quando o imóvel for cedido. • Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou

da Receita Federal do Brasil (RFB).

• Contracheque emitido por órgão público.

• Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional.

• Fatura de cartão de crédito.

• Extrato ou demonstrativo bancário de outras contas, corrente ou poupança. • Extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira. • Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

(16)

16

• Guia ou carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

3. COMPROVANTES DE RENDIMENTOS (obrigatório)

3.1. CONSIDERAÇÕES

A. Comprovante de rendimentos do estudante e dos integrantes de seu grupo familiar, referentes às pessoas físicas e a eventuais pessoas jurídicas vinculadas. B. Para comprovação da renda devem ser apresentados documentos conforme o

tipo de atividade.

C. Para cada atividade, existe uma ou mais possibilidades de comprovação de renda.

D. Deve-se apresentar o conjunto de comprovantes de pelo menos uma das atividades relacionadas.

E. A decisão quanto ao(s) documento(s) a ser(em) apresentado(s), para comprovação de renda, cabe a Instituição de Ensino. Poderão ser solicitados quaisquer tipos de documento que possibilite verificar se a renda é compatível com as despesas, considerando-se o tipo de atividade apresentada, inclusive contas de: gás, condomínio, comprovantes de pagamento de aluguel ou prestação de imóvel próprio, carnês do IPTU, faturas de cartão de crédito, extratos bancários e quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas a qualquer membro do grupo familiar.

F. CTPS (Carteira de Trabalho) registrada e atualizada das seguintes páginas: foto, qualificação civil, do último registro de contrato de trabalho e próxima página em branco, página da área de observações, se for o caso. Quando houver mais

(17)

17

de uma CTPS apresentar cópia de todas elas. Serão exigidas cópia da CTPS de todos os membros com 14 anos ou mais.

G. Declaração de IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, referente ao último exercício declarado, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver. Caso contrário, acessar o site da Receita Federal e imprimir a situação das declarações do IRPF referentes aos dois últimos anos.

H. Caso o Grupo Familiar informado se restrinja ao próprio estudante, este deverá comprovar renda própria que suporte seus gastos, inclusive os valores de mensalidades do curso, no caso de bolsa parcial, condizente com seu padrão de vida e de consumo, sob pena de indeferimento do pedido (§4º do Art. 12º Portaria MEC nº 15/2017). Se constatado que o estudante recebe ajuda de custo ou qualquer benefício dos pais ou avós, será integrado ao grupo familiar que contribui com suas despesas.

3.2 – ASSALARIADOS

• Três últimos contracheques (holerites ou recibo de salário), no caso de renda fixa. • Seis últimos contracheques (holerites ou recibo de salário), quando houver

pagamento de comissão, hora extra ou qualquer tipo de renda variável. • Carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica. • Extrato da conta vinculada do trabalhador no FGTS referente aos seis últimos

meses, se solicitado pela Central de Benefícios.

• Extratos bancários dos últimos seis meses, pelo menos, se solicitado pela Central de Benefícios.

(18)

18 3.3 - ATIVIDADE RURAL

• Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

• DECORE – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, emitida por Contador habilitado, onde conste os rendimentos dos últimos doze meses. • Extratos bancários dos últimos seis meses, pelo menos, da pessoa física e das

pessoas jurídicas vinculadas, se solicitado pela Central de Benefícios.

• Declaração de aptidão do PRONAF, ou relatório de notas fiscais, expedido pela Prefeitura Municipal ou bloco de Notas fiscais de vendas e respectivas contra notas, dos últimos seis meses. Condição em que, será considerado 30% da soma dos valores das notas fiscais, se solicitado pela Central de Benefícios.

• Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso, se solicitado pela Central de Benefícios.

3.4 – APOSENTADOS, PENSIONISTAS OU BENEFICIÁRIOS DE AUXÍLIO DOENÇA

• Apresentar um dos documentos relacionados abaixo:

o Extrato de pagamento de benefício, mais recente, obtido por meio de consulta no endereço eletrônico:

https://meu.inss.gov.br/central/index.html

o DCB – Demonstrativo de Crédito de Benefício retirado na agência bancária onde se recebe o benefício.

(19)

19

• Extratos bancários dos últimos seis meses, se solicitado pela Central de Benefícios.

3.5 – AUTÔNOMOS

• Declaração com firma reconhecida, descrevendo a atividade realizada e a média dos rendimentos referente aos últimos seis meses.

• Extratos bancários dos últimos seis meses, pelo menos.

• Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante e aos membros de seu grupo familiar, quando for o caso, se solicitado pela Central de Benefícios.

• Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada, quando for o caso, se solicitado pela Central de Benefícios.

• Considera-se como Autônomo a pessoa que exerça as seguintes atividades: pintor, pedreiro, azulejista, vendedor, ambulantes, jornaleiro, feirante, captador de imóveis, fotógrafo, mestre de obras, caminhoneiro, perueiro, motoboy, moto frentista, taxista, socorrista, diarista, entre outras.

3.6 - PROFISSIONAIS LIBERAIS

• DECORE – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, emitida por contador habilitado, onde conste os rendimentos dos últimos doze meses.

• Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou membros de seu grupo familiar, quando for o caso, se solicitado pela Central de Benefícios.

(20)

20

• Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada, se solicitado pela Central de Benefícios. • Extratos bancários dos últimos seis meses, se solicitado pela Central de Benefícios. • Considera-se profissional liberal a pessoa que exerce as seguintes atividades: dentista, médico, advogado, protético, psicólogo, engenheiro, arquiteto, corretor de imóveis, corretor de seguros, terapeuta, enfermeiro, farmacêutico, entre outras.

3.7 - SÓCIOS E/OU PROPRIETÁRIOS DE EMPRESAS

• DECORE – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, emitida por contador habilitado, dos últimos doze meses, constando o pró-labore e se houve ou não distribuição de lucros, com os respectivos valores.

• No caso de atividades enquadradas como Microempreendedor Individual (MEI), pode-se apresentar declaração com firma reconhecida dos últimos doze meses, onde conste o pró-labore e a distribuição de lucros.

• Contrato Social da empresa com todas as alterações.

• Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ, contendo todas as folhas, do último ano base declarado.

• Declaração simplificada de pessoa jurídica de inatividade e comprovante de inatividade na Receita Federal emitida pela Internet, quando for o caso:

• Declaração do contador em papel timbrado, CRC, carimbo, assinatura e firma reconhecida, quando não houver a ocorrência de distribuição de lucros ou pró-labore.

• Declaração do contador em papel timbrado, CRC, carimbo, assinatura e firma reconhecida declarando a inatividade da empresa, quando ainda constar como

(21)

21

ativa no site da Receita Federal, anexando o protocolo de baixa em uma das esferas: municipal, estadual ou federal.

• Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando solicitado pela Central de Benefício.

• Extratos bancários dos últimos seis meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas, quando solicitado pela Central de Benefícios.

• Certificado da condição de Microempreendedor Individual e a Declaração Anual do SIMEI, quando solicitado pela Central de Benefícios.

• Microempresa e empresa de pequeno porte, quando for o caso, entregar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) e PGDAS dos últimos seis meses, quando for solicitado pela Central de Benefícios.

3.8 - RENDIMENTOS DE ALUGUEL OU ARRENDAMENTO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS

• Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos seis últimos comprovantes de recebimentos.

• Extratos bancários dos últimos seis meses, pelo menos, demonstrando a regularidade do recebimento, quando solicitado pela Central Benefícios.

3.9 - RENDIMENTOS OBTIDOS POR PENSÃO ALIMENTÍCIA, DOAÇÃO OU AJUDA FINANCEIRA

(22)

22

• Declaração do doador ou auxiliador (ajuda financeira) constando o valor repassado nos últimos seis meses, caso o acordo seja verbal.

• Comprovante de recebimento de pensão alimentícia paga pelo genitor/genitora (pai/mãe) ou outro.

• Protocolo do ajuizamento de ação para estabelecimento ou revisão de pensão alimentícia e cópia do extrato de andamento do processo judicial, se for o caso. • Declaração do responsável legal do estudante atestando a situação e informando

o nome completo dos pais do estudante, quando for o caso.

• Decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia, caso esta tenha sido abatida da renda bruta de membro do grupo familiar, quando for o caso.

• Declaração de recebimento ou não de pensão alimentícia informal, ajuda de custo ou outros benefícios, quando for o caso.

3.10 – RENDIMENTOS DE ESTÁGIO, MONITORIA OU BOLSA AUXÍLIO

• Termo de Compromisso, Contrato ou Declaração da Entidade/Empresa concedente onde conste a data de início e fim, e carga horário semanal.

• Comprovante ou declaração da entidade/empresa de remuneração dos últimos 3 meses.

3.11 - RENDIMENTOS ORIUNDOS DE APLICAÇÕES, CAPITALIZAÇÕES, CAPITAL DE COOPERATIVA E/OU PREVIDÊNCIA PRIVADA

(23)

23

• Declaração do titular ou organização responsável confirmando se houve retirada ou não, nos últimos seis meses.

3.12 – NÃO ESTÁ EXERCENDO ATIVIDADE REMUNERADA NO MOMENTO

• Comprovante de recebimento do Seguro Desemprego, quando for o caso.

• Declaração de que não está exercendo nenhuma atividade remunerada no momento.

4. COMPROVANTE DE EFETIVO EXERCÍCIO DE MAGISTÉRIO

 O professor da rede pública beneficiário de bolsa integral ou parcial, vinculada ao PROUNI, deverá entregar somente a declaração atualizada que conste estar no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública ou qualquer outro comprovante emitido pelo poder público.

5. DEFICIENTES

 Laudo médico, emitido nos últimos 6 meses, atestando a espécie e o grau da deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID.

(24)

24

ANEXO II

APURACAO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

No cálculo da renda familiar bruta mensal per capita serão computados os rendimentos de qualquer natureza recebidos por todos os membros do grupo familiar a título regular ou eventual, inclusive os provenientes de locação de bens móveis e imóveis.

1. Estão excluídos do cálculo da renda bruta: 1.1. Os valores percebidos a título de:

a) auxílio para alimentação e transporte; b) diárias e reembolsos de despesas; c) adiantamentos e antecipações;

d) estornos e compensações referentes a períodos anteriores; e) indenizações decorrentes de contratos de seguros; e

f) indenizações por danos materiais e morais por força de decisão judicial. 1.2. Os rendimentos percebidos no âmbito dos seguintes programas:

a) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;

b) Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano;

c) Programa Bolsa Família e os programas remanescentes nele unificados; d) Programa Nacional de Inclusão do Jovem – Pró-Jovem;

e) Auxílio Emergencial Financeiro e outros programas de transferência de renda destinados à população atingida por desastres, residente em Municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência; e

(25)

25

f) Demais programas de transferência condicionada de renda implementados pela União, Estados, Distrito Federal ou Municípios.

1.3. O montante pago pelo alimentante a título de pensão alimentícia, exclusivamente no caso de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública que assim o determine.

1.4. Além dos itens já relacionados acima serão excluídos do cálculo as rendas oriundas de 1/3 das férias, média de 1/3 de férias, abonos, média de abonos, 13º Salário e Participações dos lucros da Empresa (PLR).

1.5. Não será deduzida nenhuma despesa da renda bruta, tais como pagamento de aluguel, prestação de imóveis, gastos com saúde, empréstimos bancários, mensalidade de escolas particulares, creches ou de outras instituições privadas de ensino superior, etc.

2. Apuração da Renda familiar bruta mensal per capita:

a) Calcula-se a média dos rendimentos brutos de cada membro do grupo familiar, inclusive do estudante.

b) Soma-se a média dos rendimentos brutos apurados no item 3.a.

c) Divide-se o valor apurado no item 3.b. pelo número total de membros do grupo familiar.

Atenção: É facultado a Comissão de Avaliação de Bolsa de Estudo da Instituição solicitar quaisquer outros documentos eventualmente julgados necessários à comprovação das informações prestadas pelo estudante ou responsável legal, referentes ao estudante ou aos membros de seu grupo familiar.

(26)

26

ANEXO III

Campus Ribeirão Preto

Central de Benefícios - SALA 19 - Bloco B Av. Costábile Romano, 2201 - Ribeirânia Ribeirão Preto-SP CEP: 14096-900 Telefones (16) 3603-6806

Campus Guarujá

Central de Benefícios – Bloco A – Piso térreo Av. Dom Pedro, 3300 - Enseada

Guarujá-SP CEP: 11440-003 Telefones (13) 3398-1025

Referências

Documentos relacionados

É uma arte da qual todos podem fazer parte. Há quem diga que não é contador de histórias, mas basta lembrar que diariamente se presta a narrar fatos, experiências

O objetivo deste trabalho foi avaliar dois sistemas de minijardim multiclonal, conduzidos em tubete e canaletão, quanto à produtividade, remoção de nutrientes ao longo do tempo

Para além dos instrumentos descritos acima, os discentes da EDB têm à disposição, para a difusão da respectiva produção acadêmica, os canais mantidos pelo

c) que tenham renda bruta familiar mensal per capita não excedente a três salários mínimos. Excetuam-se nesse edital os cursos de Medicina, Odontologia e os cursos de

Tássia dos Reis Santos, conhecida como Tássia Reis, nascida em 1989 na cidade de Jacareí, si- tuada na região do Vale da Paraíba no estado de São Paulo, é uma das vozes de destaque

O grupo familiar que possuir renda mensal bruta familiar per capita superior a 03 (três) salários mínimos nacionais não prosseguirá no processo para concessão

O grupo familiar que possuir renda mensal bruta familiar per capita superior a 03 (três) salários mínimos nacionais não prosseguirá no processo para concessão

Objetivo: Conhecer as formas de violência obstétrica durante o processo de parturição, a partir de relatos de mulheres assistidas em uma unidade de saúde do interior de