• Nenhum resultado encontrado

O Serviço da Palavra na Liturgia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Serviço da Palavra na Liturgia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FORMAÇÃO PARA LEITORES E

COMENTARISTAS

“O Serviço da Palavra na Liturgia”

Os encontros oferecem um quadro geral do valor e importância da

Palavra de Deus na liturgia. Elaboram indicações e sugestões de como

a Palavra deve ser proferida e proclamada na ação litúrgica.

O breve discurso está dirigido especialmente aos que pretendem servir

nas celebrações como leitor, salmista e comentarista. Não excluindo

outros cujo interesse é aprofundar os conhecimentos litúrgicos em

geral.

Com certeza o curso oferece um salto qualitativo no serviço litúrgico,

de maneira tal, que cada celebração ou missa se torne um encontro

mais consciente com Deus da vida e os irmãos da fé.

(2)

TERCEIRA PARTE: ANTES

TREINAMENTO PARA LEITORES E COMENTARISTAS

Celebrando a Vida:

Sugiro que o comentarista fique atento aos sinais de positivo do sacerdote para dar início. É uma situação constrangedora quando o sacerdote fica aflito na porta da Igreja procurando o comentarista para dar início. O leitor deve estar alguns minutos antes da formação da procissão de entrada, no local previamente marcado, seja na porta o na sacristia. Ambos, leitores e comentaristas, devem ter o semblante sereno e feliz.

O ideal é a pontualidade, atraso na celebração é sinal de profundo desrespeito para com quem chegou no horário.

Onde ficar? O ideal é que fique ao lado do presbitério. O comentarista deve assumir

seu posto desde o inicio. O leitor deve sentar-se próximo ao ambão de leitura. Assim não haverá quebra no ritmo da celebração por ter de esperá-lo chegar até lá.

O comentarista deve ficar ao lado contrário do ambão. Ele nunca deve ocupar o mesmo lugar de onde se proclama a Palavra.

Caso o leitor, por motivo de força maior, fique do lado contrário do ambão, deverá observar as seguintes etiquetas: caminhar seguro até o ambão e passando pela frente do altar, fazer uma breve flexão de cabeça em respeito ao altar e ao presidente da celebração; em seguida, ir até o ambão ajeitar o microfone para sua altura e dar inicio, calma e pausadamente.

Evitar: passar por detrás do sacerdote; ficar sentado no meio do povo, pois o trajeto ficará muito longo e terá que caminhar muito depressa. Não é aconselhável que tão logo o leitor termine sua atividade, desça do presbitério. Espere o término da liturgia da palavra, após isso, de modo discreto ir sentar-se com os familiares ou o que melhor lhe aprouver. Relembrando que o ideal é que ambos permaneçam no presbitério.

Como se portar no presbitério?

Não raro notamos movimentos advindos de conversas de bastidores durante a celebração. Isso furta a atenção dos fieis e é também um desrespeito a quem está desempenhando alguma atividade.

Bons comunicadores são bons ouvintes. Sabem dar a atenção necessária e devida a quem está proclamando a Palavra ou mesmo pregando. Fixam com atenção o olhar no locutor.

(3)

Uma boa preparação evitará que o comentarista fique andando de um lado par ao outro no afã de orientar o andamento da celebração, fique atento, pois imprevistos ocorrem e o comentarista deve ter jogo de cintura para improvisar sem, contudo, perder a serenidade.

Estando no presbitério deve-se evitar cruzar as pernas, seja homem ou mulher. As pernas devem ficar em posição paralela. As mulheres devem sempre ter o cuidado de colocar um joelho colado ao outro inclinando-os levemente para a esquerda ou direita, evitando assim posições inconvenientes.

Para evitar o nervosismo:

Até mesmo os melhores leitores e/ou comentaristas correm o risco de ficarem nervosos ao lerem em público. Para que esse nervosismo não seja aparente, respire fundo, caminhe com passos seguros e quando se posicionar no ambão distribua o peso do corpo nas duas pernas, olhe para o público e mantenha a calma. O nervosismo irá se estabilizar assim que você começar a ler.

A leitura feita a partir do lecionário é melhor, pois as letras são maiores e as pontuações mais visíveis, facilitando a visualização e resultando em uma leitura mais segura. Não é aconselhável a proclamação da Palavra diretamente da bíblia, pois ela não tem os cortes do lecionário.

Microfone:

Se você for ajustar o microfone para sua altura, atente-se em desligar o aparelho antes de movê-lo. Ele deve ficar diante de sua boca à distância de um palmo aproximadamente.

Voz:

Mais importante que sua imagem é sua voz. Assim, evite falar baixo ou alto demais. Você está proclamando a palavra de Deus. A modulação, a imposição e o respeito aos sinais de pontuação são extremamente importantes (adiante veremos esse tópico com mais propriedade). Comunique aos presentes o que está escrito, não faça apenas uma leitura corrida. Conte a eles os fatos. Imagine-se debruçado em uma janela contando algo a alguém. Seja espontâneo. Invista suas emoções na leitura. Sem exageros e sem interpretações espalhafatosas.

(4)

Comentaristas:

Posicione-se diante do público com simpatia e autoridade. As pessoas precisam e gostam de orientações sobre o que fazer, como fazer e quando fazer. Elas sentem-se seguras. Para tanto, precisam confiar em quem as conduz.

Seus comentários previamente preparados deverão seguir um roteiro, contudo, o modo de fazê-los deve ser bem livre e espontâneo, por isso é fundamental que seja o comentarista o autor destes. As dicas dadas sobre roupas, voz e microfone, aos leitores aplicam-se igualmente aos comentaristas.

A celebração toma forma através do comentarista, ela poderá ser uma benção ou um desastre. Uma má orientação deixa as pessoas inseguras e nervosas. Se por ventura você cometeu um erro, não tema em pedir desculpas e prosseguir de onde parou. Por exemplo: Fiquemos em pé (quando na realidade seria para se sentar) ou ainda – Louvemos ao Senhor (no ato penitencial) e assim por diante. Inclua-se nos comentários. Faça-os na primeira pessoa do plural (nós). Não dê ordens ao povo. Faça convites.

Em caso de homenagens:

O comentarista é o maestro da celebração. Ele dá o ritmo e a cadência. Por isso deve estar atento a tudo o que acontece. Sem causar constrangimento a ninguém, deve orientar e conduzir a celebração em harmonia. Em caso de homenagens específicas, o comentarista deve certificar-se de que estão corretos os nomes, as datas e os motivos da homenagem.

Como corrigir algo ou alguém que esteja agindo errado:

Evite olhares de reprimidas a alguém ou a um grupo, os fieis poderão notar e isso causará embaraços às pessoas, além de angariar desafetos desnecessários. Seja gentil e cortês com todos, mesmo na hora de repreender.

Se um barulho atrapalhar a celebração, vá até o microfone e educadamente diga: “Por gentileza, pedimos a todos a máxima atenção nesse momento especial que estamos vivendo juntos”.

Com isso você corrige, sem ser antipático. Não seja deselegante com as crianças lembre-se: por trás de uma criança há sempre um adulto que poderá ficar aborrecido. Durante a celebração, se entrar um bêbado, ou mesmo pedintes, o comportamento do comentarista é o de apenas orientar alguém ou um grupo que tome as devidas providências, sem chamar a atenção em demasia. Atraia esses personagens para a sacristia ou para fora da igreja. Nada que perturbe a concentração da comunidade é bom para a celebração.

(5)

Termos e fórmulas:

Podemos trocar o termo leitor, por proclamador da Palavra, pois é isso o que ele faz. Proclamar é diferente de ler. Quando se lê corre-se o olho por sobre as letras. Proclamar é dar vida à palavra.

O que dizer antes da leitura:

Não há necessidade de se dizer se é primeira ou segunda leitura, basta dizer de que livro se trata. Nem mesmo s capítulos e os versículos. Pois parte-se do princípio de que o comentarista já os tenha enunciado.

As leituras devem ser proclamadas de tal modo que os ouvintes recebem a mensagem como se ela estivesse sendo proclamada pela primeira vez. Deve receber como novidade.

Como a Proclamação da leitura ajuda na homilia:

Quando bem proclamada, a palavra assume caráter indelével para a homilia, facilitando ao sacerdote ou celebrante a ambientação e a aplicação no momento da pregação.

E ao terminar a leitura o que se diz:

Ao final da leitura, não diz “Palavras do Senhor”, mas apenas “Palavra do Senhor”. Pois não é uma quantidade de palavras que são proferidas, mas a verdadeira mensagem de Deus escrita em sua palavra.

Referências

Documentos relacionados

Apart from the two nuclear energy companies that were strongly hit by the earthquake effects (the Tokyo and Tohoku electric power companies), the remaining nine recorded a

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Tem ainda, como objetivos específicos, analisar os tipos de inteligências múltiplas e relacionar a inteligência racional e emocional; estudar a capacidade do indivíduo de

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de