• Nenhum resultado encontrado

C-VAT - INVENTÁRIO DE VALORES PESSOAIS 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C-VAT - INVENTÁRIO DE VALORES PESSOAIS 2015"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

w w w . c v a t b r a s i l . c o m Página 2 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 3

1 CONSTRUÇÃO DO TESTE ... 4

2 A ESTRUTURA DO TESTE ... 5

3 UM INSTRUMENTO COM QUATRO DIMENSÕES... 6

3.1 DIMENSÃO TRABALHO ... 7

3.2 DIMENSÃO RELAÇÕES PESSOAIS ... 8

3.3 DIMENSÃO CONTROLE ... 9

3.4 DIMENSÃO PENSAMENTO ... 10

4 APLICAÇÕES ... 11

5 SOBRE O CRIADOR DO TESTE ... 12

6 REPRESENTANTES ... 12

(3)

w w w . c v a t b r a s i l . c o m Página 3 INTRODUÇÃO

Seja bem-vindo.

Este material tem a finalidade de apresentar o Instrumento de Análise da Cultura e dos Valores Pessoais chamado C-VAT (Culture and Value Analysis Tool).

O C-VAT foi construído pelo americano Reed Elliot Nelson e, atualmente, faz parte do restrito grupo de instrumento de pesquisa capaz de identificar com precisão os valores pessoais que formam a estrutura de cada ser humano.

Com o Inventário de Valores Pessoais (C-VAT) é possível identificar em que medida nossos valores pessoais influenciam nossas escolhas e atitudes que causam efeito direto no nosso desempenho pessoal e profissional.

Para o criador do instrumento, a soma dos valores pessoais resulta na cultura da organização, porém, esse assunto será discutido em outro material.

Por enquanto, gostaria de fazer um convite para que você conheça um pouco mais sobre esse teste e como poderá contribuir de maneira significativa com seus coachees.

Espero que goste deste material e tenha uma leitura agradável.

(4)

w w w . c v a t b r a s i l . c o m Página 4 1- CONSTRUÇÃO DO TESTE

O instrumento C-VAT (Culture and Value Analysis Tool) foi desenvolvido pelo americano Reed Elliot Nelson, em 1985, como instrumento de pesquisa na sua titulação de Phd em Comportamento Organizacional na Universidade de Cornell. Esse instrumento foi construído com o objetivo de medir com precisão e rapidez características dos valores pessoais e da cultura organizacional.

Devido ao seu aspecto científico, passou por processos de validação em países como EUA, Índia, Hong Kong, Taiwan, Singapura e Brasil.

Comercialmente, o instrumento C-VAT está presente em diversos países como Estados Unidos, França, Alemanha, China, Singapura, Índia e Brasil.

(5)

w w w . c v a t b r a s i l . c o m Página 5 Essas são algumas empresas globais que utilizam o instrumento C-VAT.

Para mais informações, consulte o site http://www.c-vat.com.

2- A ESTRUTURA DO TESTE

O teste C-VAT apresenta duas características principais.

1º- Foi construído a partir de um questionário com vinte grupos de quatro frases cada, que devem ser avaliadas por meio de escolha dentro de cada grupo.

2º- Os resultados são de fácil interpretação, pois, apresentam-se em escalas numéricas que podem ser facilmente comparadas.

(6)

w w w . c v a t b r a s i l . c o m Página 6 3- UM INSTRUMENTO COM QUATRO DIMENSÕES

O C-VAT é composto por quatro dimensões de análise: Trabalho (ou tarefas), Relações Pessoais (ou Relacionamentos), Controle e Pensamento.

O tempo em que você destina em cada uma das dimensões pode ser utilizado como principal indicador do desempenho pessoal e profissional.

Para cada dimensão apresentada acima, existem quatro sub-dimensões. Observe uma breve consideração sobre o que corresponde cada item.

Trabalho Relações

Pessoais Controle Pensamento

% 23% 33% 23% 22% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90%

(7)

w w w . c v a t b r a s i l . c o m Página 7 3.1 - DIMENSÃO TRABALHO

Esta dimensão é composta pelas sub-dimensões: Trabalho Duro (ou Esforço), Tempo (ou Prazo), Terminar a Tarefa (ou Determinação) e Qualidade.

As quatro sub-dimensões, descritas acima, determinam a ênfase que damos ao TRABALHO. Na figura, temos o exemplo de uma pessoa que executa seu trabalho colocando a Qualidade (17) em primeiro lugar, em seguida, por Trabalho Duro (15) (Esforço), representando que se dedica e se esforça acima da média para realizar o que precisa. Em terceiro lugar, está Terminar a Tarefa (14). O que se observa, é a preocupação abaixo da média com o Tempo (8) (Prazo) para entrega do que se propõe fazer, se não destinar a atenção devida, não entrega no prazo correto.

Quadrante do Trabalho

Trabalho Duro Trata do trabalho árduo ou do esforço constante.

Tempo Lida com os prazos, horários e velocidade.

Terminar a tarefa

Trata da ênfase em concluir um projeto ou serviço apesar das outras pressões de tempo e qualidade, tendo como aliado o Trabalho Duro para vencer interrupções e distrações.

(8)

w w w . c v a t b r a s i l . c o m Página 8 3.2 - DIMENSÃO RELAÇÕES PESSOAIS

Esta dimensão é composta pelas sub-dimensões: Aconchego (ou Afeto), Empatia, Sociabilidade e Lealdade

As quatro sub-dimensões, descritas acima, determinam a ênfase que damos às RELAÇÕES PESSOAIS. Na figura, temos o exemplo de uma pessoa com Lealdade (14) e com capacidade de gerar proximidade durável com pessoas e grupos, busca a Sociabilidade (14), procurando interagir dentro dos grupos que pertence. Em relação à Empatia (11), apresenta-se bem no ponto central, não buscando colocar-se demasiadamente no lugar dos outros. Não é uma pessoa que precisa de Aconchego (9) ou afeto das outras pessoas, conseguindo administrar esse fator com bastante tranqüilidade.

Quadrante das Relações

Aconchego Aproximação dos outros para receber calor humano, sendo uma emoção relativamente primitiva.

Empatia Coloca-se psicologicamente na situação do outro para poder dar calor humano e já é uma emoção mais importante.

Sociabilidade Focaliza a interação e a atividade em grupos e pares de indivíduos, e poderia, também, ser chamada de orientação para grupos ou equipes.

Lealdade Enfatiza as relações duráveis com obrigações recíprocas entre as pessoas ou coletivos.

(9)

w w w . c v a t b r a s i l . c o m Página 9 3.3 - DIMENSÃO CONTROLE

Esta dimensão é composta pelas sub-dimensões: Dominância, (ou

Poder), Status, Politicagem (ou Manipulação) e Liderança.

As quatro sub-dimensões, descritas acima, determinam a ênfase que damos ao CONTROLE. Na figura, temos o exemplo de uma pessoa com alta Politicagem (16), o que significa que busca impor sua vontade por meio da manipulação ou uso de artifícios para tal finalidade. Pretende ter o domínio sobre as situações (Dominância (15)), mas não está direcionada nem ao Status (10), o ego ou as desigualdades simbólicas das pessoas, nem à Liderança (10), assegurando o controle por meio do carisma ou do poder de referência.

Quadrante do Controle

Dominância Envolve a imposição da vontade abertamente, sem muita justificativa.

Status Favorece o indivíduo por criar ou frisar desigualdades simbólicas entre as pessoas, e é um modo de influência bem menos direto.

Politicagem Envolve conseguir os objetivos pela manipulação e negociação. Apóia-se no poder coercitivo.

Liderança Atinge os objetivos, indo à frente, inspirando ou persuadindo outros. Apóia-se no poder de referência (ou exemplo).

(10)

w w w . c v a t b r a s i l . c o m Página 10 3.4 - DIMENSÃO PENSAMENTO

Esta dimensão é composta pelas sub-dimensões: Abstração, Planejamento (ou Organização), Exposição e Flexibilidade.

As quatro sub-dimensões, descritas acima, determinam a ênfase que damos ao PENSAMENTO. Na figura, temos o exemplo de uma pessoa se preocupa com o Planejamento (14) e tem foco nos detalhes, preocupa-se também com a forma como será transmitida, no exemplo, com relação à Exposição (14). Em relação à Flexibilidade (10), está abaixo do ideal, e mais significativo ainda o resultado da Abstração (8) que representa a dificuldade com relação a assuntos genéricos.

Quadrante do Pensamento

Abstração Tende a lidar com conceitos intangíveis e generalidades.

Planejamento/

Organização Focalizam-se em detalhes.

Exposição Lida não com a produção das ideias, porém com a sua transmissão e apresentação.

Flexibilidade

Uma dimensão pouco relacionada com as outras, mas é algo que surge consistentemente nas discussões sobre criatividade, adaptabilidade e capacidade de mudança.

(11)

w w w . c v a t b r a s i l . c o m Página 11 4- APLICAÇÕES

O instrumento C-VAT revela os principais valores ou preferências dos respondentes, que muitas vezes podem ser confundido com os traços da personalidade. Todo comportamento individual e seu desempenho são condicionados pelas suas características individuais. Essas características são importantes para revelar como se comportam ou de qual maneira irão agir ao desempenhar seu trabalho.

Outros usos do instrumentos C-VAT são:  seleção de profissionais  construção de equipes  orientação vocacional  estratégias de gestão  couseling  coaching

(12)

w w w . c v a t b r a s i l . c o m Página 12 Dr. Reed Elliot Nelson é professor

emérito da Southern Illinois University Carbondale, e Professor de Estudos Organizacionais. Possui um Ph.D. em Comportamento Organizacional pela Universidade de Cornell.

6- REPRESENTANTES NO BRASIL

Dr. Clovis Soler Gines Junior é professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação e atua como Representante Exclusivo do Instrumento C-VAT no Brasil.

Maxivone Macedo é Palestrante e Coach. Atua como Coach Trainer no suporte aos clientes C-VAT. 7- CONTATOS TELEFONES: +55(11) 22817795 +55(11) 982878486 SITE: www.cvatbrasil.com E-mail: cvat@cvatbrasil.com Teste: www.valorespessoais.com.br

Referências

Documentos relacionados

a) Comida, energia elétrica, TV por assinatura e pacotes de telefonia não utilizáveis. b) Supermercado, TV por assinatura, energia elétrica e pacotes de telefonia

Neste sentido consideramos importante refletir, no INCTE 2018, sobre o desenvolvimento da lite- racia emocional dos professores e no modo como as emoções interferem na ação educativa

Com relação a viabilidade da implantação de hotelaria hospitalar na Santa Casa, todos os sujeitos entrevistados acreditam que é viável e que inclusive já é uma realidade na

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

1) As Operadoras obrigam-se a cumprir o que foi declarado na CPI da Telefonia Móvel em Santa Catarina quanto à execução de investimentos previstos nos termos do Plano de Melhoria

A maior suscetibilidade à infecção no sexo feminino além das condições anatômicas é devido a outros fatores cistite, ato sexual, uso de certas geléias

Um bom exemplo é o aeroporto de Congonhas onde os controladores aeroporto de Congonhas onde os controladores utilizam ambas as pistas para pousos e decolagens, pilotos

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e