• Nenhum resultado encontrado

Boletim Informativo 3º Trimestre de Exmos. Senhores Membros da Assembleia de Freguesia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim Informativo 3º Trimestre de Exmos. Senhores Membros da Assembleia de Freguesia"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)
(2)

Exmos. Senhores Membros da Assembleia de Freguesia

Dando cumprimento à alínea e) do nº.2 do artº.9 da Lei 75/2013 de 18 de Setembro, informamos a Assembleia de Freguesia, das principais iniciativas e atividades que decorreram do dia 20 de Junho a 20 de Setembro, bem como da situação financeira da Junta reportada ao dia 31 de agosto de 2018.

O documento que aqui apresentamos descreve de uma forma sucinta as principais ações levadas a efeito e apoiadas por esta União de Freguesias.

(3)

JUNHO

Junho/Julho

FESTAS DE S. JOÃO (Largo do Calém e Cais das Pedras)

As Festas de S. João são uma das mais aguardadas atividades anuais da UFLOM.

De 15 de Junho a 1 de Julho, com dois palcos a funcionar em simultâneo (Largo do Calém e Cais das Pedras), foi constante a animação, com espectáculos para todas as idades e todos os gostos.

De referir que os stands de restauração e bebidas existentes neste dois espaços foram explorados pelas associações e colectividades da Freguesia. No Largo do Calém esteve também disponível uma zona dedicada a várias diversões.

21 e 26 de junho

WORKSHOPS DE COMPOSTAGEM CASEIRA

A 21 de junho na sede da UFLOM decorreu um Workshop de Compostagem Caseira em parceria com a LIPOR. O mesmo workshop decorreu no polo de Massarelos a 26 de junho. Este projeto está inserido na iniciativa "Compostagem Lá em Casa" que visa dotar as pessoas de competências para procederem à criação de adubo caseiro.

(4)

21 de junho

SARDINHADA DO CENTRO SOCIAL DA ARRABIDA E DESFILE DE S. JOÃO

No dia 21 de Junho foi realizada uma sardinhada no centro social da arrábida, onde os nossos seniores comemoraram o S. João. Durante a tarde decorreu ainda um desfile de S. João organizado pelos seniores, pelas ruas da Arrábida.

21 de junho

ESCOLA ABERTA – Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho

A 21 de junho o Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho realizou um dia designado ESCOLA ABERTA em colaboração com as Associações de Pais. Durante o dia inteiro os alunos das diversas escolas do Agrupamento visitaram a Escola Leonardo Coimbra, onde tinham ao seu dispor diversas actividades, como cinema, insufláveis, sessões sobre segurança, entre outras. Esta iniciativa contou com o apoio da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos.

(5)

22 de junho

RUSGAS DE S. JOÃO 2018

As Rusgas de S. João são uma das tradições mais aclamadas da Cidade. Este ano a Rusga de Lordelo do Ouro e Massarelos foi organizada pela Junta de Freguesia em colaboração com várias associações e coletividades da freguesia. Foi obtido um merecido 2º Lugar, dado o envolvimento de todos os envolvidos (associações, coletividades, empresas) e da comunidade.

O percurso da Rusgas este ano foi alterado, assim as Rusgas de S. João 2018 tiveram como ponto de partida o Clube Fenianos Portuenses, descendo à Praça da Liberdade e subindo os Aliados em cortejo rumo à Câmara Municipal do Porto onde foi realizada a atuação.

27 de Junho

PASSEIO ANUAL SÉNIOR

O Passeio Anual Sénior da União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, aconteceu a 27 de junho e teve como destino Aveiro, a “Veneza” Portuguesa que deixa todos os visitantes encantados pelas suas paisagens. Para além da visita a Aveiro, os seniores puderam também usufruir de um almoço num restaurante da região seguido por uma tarde dançante.

(6)

JULHO

01 de julho

COMEMORAÇÃO DO 2º LUGAR ALCANÇADO NAS RUSGAS DE S. JOÃO 2018

No dia 01 de julho, a Rusga de Lordelo do Ouro e Massarelos voltou a sair à rua, para festejar com a população o 2º lugar alcançado no concurso promovido pela Câmara Municipal do Porto. O grupo que levou a rusga até ao pódio juntou-se no Largo do Calém e desfilou até ao Cais das Pedras, com muita alegria e animação.

O dia foi ainda de convívio entre todos os participantes, com um almoço oferecido pela UFLOM, bem como uma pequena lembrança para recordar este desfile (CD com fotografias dos melhores momentos).

(7)

05 de Julho

AUDITORIA INTERNA AO SISTEMA DE GESTÃO

Decorreu no dia 5 de Julho a Auditoria Interna ao Sistema de Gestão da Qualidade e Responsabilidade Social, realizado pela empresa XZ Consultores, SA.

O Plano de Auditoria, previamente acordado foi cumprido, tendo sido auditados todos os processos do Sistema de Gestão. Comprovou-se a conformidade do Sistema de Gestão face às exigências expressas nas NP EN ISO 9001:2015 e NP EN ISO 4469-1:2008.

16 a 20 de julho

COLÓNIA BALNEAR 2018

A colónia balnear intergeracional 2018 da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos decorreu na semana de 16 a 20 de Julho.

No último dia desta atividade, o executivo aliou-se a este convívio salutar entre jovens e seniores, para partilhar de momentos de diversão na praia.

21 de julho

X FESTIVAL DE FOLCLORE DR. PEDRO HOMEM DE MELLO

No dia 21 de julho, decorreu na Concha Acústica do Palácio de Cristal, o X Festival de Folclore Dr. Pedro Homem de Mello. O evento contou com a organização do Grupo de Folclore da Escola Secundária do Infante D. Henrique em colaboração com a União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, contando também com o apoio da Porto Lazer.

(8)

Numa tarde repleta de tradições, o festival contou com as participações do Grupo Folclórico de Cidacos de Oliveira de Azeméis, da Rusga Típica da Correlha de Viana do Castelo e dos anfitriões do evento.

26 de julho DIA DOS AVÓS

No dia 26 de julho, o Europarque foi palco da comemoração do Dia Metropolitano dos Avós. Anualmente, a UFLOM une-se à iniciativa levada a efeito pela CMP. Foi oferecido um lanche a todos os participantes. A tarde foi animada por vários artistas, estando em destaque o cantor e humorista Herman José. A Câmara Municipal do Porto assegurou o transporte, disponibilizando 3 autocarros de 51 lugares. Da UFLOM participaram 150 Avós.

(9)

27 a 29 de julho

FESTA EM HONRA DE SANTA ANA

De 27 a 29 de julho, realizou-se a Festa em honra de Santa Ana, dinamizada pela Associação de Moradores do Bairro Dr. Nuno Pinheiro Torres.

O evento teve o apoio da União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos.

27 de julho

SARAU DE POESIA E FILOSOFIA

A 27 de julho, pelas 20h30, a Rádio Jornal Rio Bravo promoveu, com o apoio da UFLOM, no Salão Nobre da União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos um Sarau de Poesia e Filosofia.

(10)

31 de julho

FESTA DE FINAL DO ANO DO ATL DO BOM SUCESSO

No último dia das atividades de tempos livres do ATL do Bom Sucesso a União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos preparou um lanche convívio para todos os alunos deste espaço. Os membros do executivo e responsáveis pelo ATL juntaram-se às crianças nesta festa de final do ano. Não faltou música, coreografias e alegria que tanto caracterizam este grupo do ATL do Bom Sucesso.

AGOSTO

De agosto a novembro FADO D’OURO

De agosto a novembro, Associações e Coletividades da UFLOM vão receber a iniciativa Fado D'Ouro. Será mais uma grande homenagem ao Fado.

11 de agosto | União Desportiva de Massarelos

A União Desportiva de Massarelos foi a primeira coletividade a receber o evento. Na praça em frente à sua sede, muitos foram os que se juntaram para ouvir a Fadista Cátia de Oliveira, acompanhada na guitarra portuguesa por Rolando Teixeira e na viola por Pedro Martins.

(11)

26 de agosto | Obra Social Nossa Senhora da Boa Viagem

Num belo cenário, como o do terraço da Obra Social Nossa Senhora da Boa Viagem, teve lugar a 2ª edição da iniciativa Fado D’Ouro. Com casa cheia, a noite pôs-se ao som de grandes êxitos musicais do Fado.

A Daniel Pinto Coelho, o fadista convidado desta edição, juntou-se a voz de Cátia de Oliveira.

31 de agosto | Associação de Moradores do Bairro da Mouteira

No último dia de agosto, a Associação de Moradores do Bairro da Mouteira recebeu, com casa cheia, mais uma edição do Fado D’Ouro. Foi uma grande noite de homenagem ao Fado, com cinco grandes vozes a encher toda a sala.

(12)

SETEMBRO

Até 14 de Setembro

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE ALFREDO CUNHA “OLHAR E AJUDAR”

A União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos acolheu até 14 de Setembro em Massarelos, a Exposição de Fotografia "Olhar e Ajudar" de Alfredo Cunha.

Esta Exposição, que integrou as comemorações do VII Dia do Voluntário da Universidade do Porto (celebrado anualmente a 5 de dezembro), tem como objetivo, mais do que apresentar imagens de pobreza, doença, destruição e guerra, transmitir uma profunda humanidade na esperança de sensibilizar e interrogar todos os que tiverem a oportunidade de a apreciar.

14 de Setembro

FADO D’OURO |Associação Náutica Desportiva e Cultural Portus Cale

Maria Amastor foi a fadista convidada para mais uma edição do Fado D’Ouro, sendo a ANDC Portus Cale, a colectividade que tão bem recebeu esta iniciativa em setembro. Foi uma noite de fado, com casa cheia, numa Associação com uma vista impar sobre o Rio Douro. A noite contou também com a participação de outros artistas.

(13)

AUDITORIA EXTERNA AO SISTEMA DE GESTÃO

Vai decorrer nos próximos dias 24 e 25 de Setembro Auditoria Externa ao Sistema de Gestão da Qualidade e Responsabilidade Social, implementado nesta autarquia. A mesma constará do 1º. Acompanhamento á NP EN ISO 9001:2015 e Auditoria de Renovação da NP EN ISO 4469-1:2008.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

É intenção desta autarquia aplicar em 2019 o Orçamento Participativo, de forma a estimular o exercício de uma intervenção cívica ativa, informada e responsável dos cidadãos, que serão convidados a decidir sobre a afetação dos recursos disponíveis às políticas públicas da freguesia.

Por tal, encontra-se neste momento em elaboração o projeto de Regulamento do Orçamento Participativo da União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, que irá ser colocado a discussão pública.

SERVIÇOS

A seguir passamos a descrever os serviços prestados nos meses de junho, julho e agosto de 2018, nos diversos espaços de atendimento ao público.

ATESTADOS EMITIDOS 282

ATENDIMENTOS REALIZADOS PELOS SERVIÇO DE CTT 3.586

REGISTO DE CANIDEOS 43

LICENÇAS DE CANIDEOS 244

ESPAÇO CIDADÃO 798

CEMITÉRIO

(14)

AÇÃO SOCIAL

FUNDO DE EMERGÊNCIA SOCIAL

Nos meses de junho, julho e agosto de 2018, o Fundo de Emergência Social desta autarquia disponibilizou apoios na ordem dos € 22.900,00. A maioria dos apoios (65%) foi para pagamento de despesas relacionadas com encargos com medicação e afins (leite adaptado para bebé, vacinas várias, meias compressivas, desparasitantes,…).

Como os pedidos de apoio para medicação são de caráter urgente e exigem resposta imediata, não é possível aguardar por despacho em termos de propostas da Ação Social e, daí, o número de pedidos para este fim. É de salientar de que, em junho, também se deu resposta a 6 pedidos de apoio óculos e 3 pedidos para próteses dentárias, havendo nestes casos uma comparticipação das famílias e/ou da Segurança Social e/ou da Conferência Vicentina de Cristo Rei.

Protocolo de Cooperação com os Bombeiros Voluntários do Porto

Ao abrigo do protocolo de cooperação com os Bombeiros Voluntários do Porto, nos meses de junho, julho e agosto, deu-se resposta a 7 pedidos de transporte em ambulância, para um total de seis moradores.

PAPI – Programa de Acompanhamento a Pessoas Idosas

O Programa de Acompanhamento a Pessoas Idosas (PAPI), tem por finalidade diminuir a vulnerabilidade social na comunidade, associada à falta de recursos económicos, isolamento e exclusão. Pretende-se que esta intervenção revele uma melhoria na condição de vida dos utentes, assim como a diminuição do isolamento e melhoria das relações de vizinhança e com a comunidade em geral.

(15)

1. Realizaram-se 13 acompanhamentos clínicos a consultas e tratamentos.

2. Acompanhamento ao serviço de notariado para pedido e levantamento do cartão de cidadão.

3. Encaminhamento de um caso para o Programa Aconchego promovido pela Câmara Municipal do Porto 4. Reencaminhamento de pedidos de apoio domiciliário para a Obra Diocesana e Santíssimo Sacramento.

1. Encaminharam-se 3 pessoas para instituições da área geográfica.~

5. Colocação de teleassistência e verificação frequente (manutenção) do funcionamento das mesmas. 1. Foram instaladas 4 novas unidades e 3 manutenções.

6. Auxílio no Programa Porto Importa-se desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto. 1. Sinalizaram-se 3 casos e posterior acompanhamento.

7. Intervenção a nível de saúde pública, foram realizadas visitas domiciliárias e posterior encaminhamento para departamentos responsáveis.

8. Visitas domiciliárias para monotorização de situações de isolamento social e promoção do bem-estar no idoso.

9. Acompanhamento nas idas ao supermercado (mensal) 1. São acompanhadas 4 idosas para o efeito.

10. Marcação de consultas, tratamento e pedido/levantamento de medicação e exames

11. Pedido de credencial de transporte aos bombeiros para acompanhamento de duas idosas na ida à fisioterapia.

12. Acompanhamento nos Passeios realizados pela União de freguesias Lordelo do Ouro e Massarelos 13. Acompanhamento a reuniões a Domus Social para regularização de várias situações.

(16)

Nos meses de junho, julho e agosto do corrente ano, além das atividades semanais do grupo coral e da ginástica, há a salientar a organização / participação nas seguintes iniciativas:

- Visita ao Centro Santa Marta do Santíssimo Sacramento. O ensaiador do grupo coral, David Antunes, organizou uma tarde-convívio entre os participantes do grupo coral do CSA e os utentes do referido centro.

- Passeio ao Jardim do Calém. Um grupo de idosos foi visitar a Feira de Criação Comunitária organizada pela ADILO no Jardim do Calém e comer as tradicionais farturas. Para esta feira, uma idosa do CS Arrábida preparou alguns panos de cozinha para colocar na venda.

- Sardinhada e Marcha de São João. A 21 de junho depois da boa sardinha assada, o grupo coral organizou uma marcha de S. João dando vida e muita cor à Rua da Arrábida.

- Participação nas Rusgas de São João – vários utentes do Centro Social da Arrábida e do Centro de Convívio de Massarelos participaram de forma bastante entusiasta na Rusga de São João

(17)

- Passeio Anual 2018 – no dia 27 de junho, 70 utentes do Centro Social da Arrábida e do Centro de Convívio de Massarelos, participaram no Passeio Anual da 3:ª Idade promovido por esta autarquia, que este ano teve como destino a cidade de Aveiro.

- Tarde de Poesia – realizou-se a 6 de Julho uma tarde de poesia no Centro Social da Arrábida

- Semana de Praia - de 16 a 20 de julho, um grupo de idosas e idosos dos

referidos Centros participaram na semana de praia organizada pela UFLOM. Foram cinco manhãs de Verão muito bem passadas na Praia de Matosinhos.

- Participação na Comemoração do Dia Metropolitano dos Avós, dia 26 de julho – à semelhança de anos anteriores, os Concelhos da Área Metropolitana do Porto proporcionaram uma tarde de animação e convívio a um número significativo de avós. Este ano, esta iniciativa ocorreu no Europarque e teve como artista principal o cantor e humorista Herman José. A Câmara Municipal do Porto assegurou o transporte, disponibilizando 3 autocarros e a junta ofereceu o lanche. No total dos 150 participantes da freguesia, 65 frequentam o Centro Social da Arrábida e o Centro de Convívio de Massarelos

Comemoração de Aniversários do mês - Importa salientar que todos os meses se realizam as comemorações dos aniversários dos utentes que fizeram aniversário no referido mês. No Centro Social da Arrábida, normalmente na primeira semana do mês seguinte e no Centro de Convívio de Massarelos no último dia de cada mês.

(18)

ATL DO BOM SUCESSO

O ATL do Bom Sucesso é um equipamento social gerido pela União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos que funciona nas instalações da Escola do Bom Sucesso. Ao funcionar nas instalações da escola, o ATL beneficia de toda uma conjetura resultante de uma maior proximidade com a realidade e contexto escolar, assim como a integração e contiguidade com os distintos intervenientes educativos.

Este equipamento apresenta uma capacidade de admissão de 65 crianças (média), residentes na União de Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos e/ou que frequentem a escola do Bom Sucesso.

O horário de funcionamento restringe-se no período letivo das 08:00-09:00 e das 17:00-19:00, sendo que de segunda a quinta-feira é realizado apoio ao estudo e atividades não orientadas e a sexta-feira é reservada para uma atividade grupal, orientada e de acordo com a faixa etária do grupo de modo a estimular a coesão do mesmo, desenvolver competências psicomotoras assim como esporear a criatividade. No período não letivo, o ATL funciona das 08:00-19:00, fornecendo o almoço, e estruturando os períodos do dia com atividades distintas e diversificadas.

No período de 25 de junho até à presente data decorrem as “Férias de Verão” nesta resposta social e desenvolveram-se as seguintes atividades:

- Colónia balnear;

- Ateliers diversos – Desenho, recorte, modelagem, leitura, origamis, tecelagem, costura, culinária, expressão dramática e mimica, atelier de bijuteria, atelier de ciência;

- Sessão de Informação sobre alimentação Saudável; - Sessão de Informação sobre Higiene Oral;

- Duas sessões de cinema; - Dinâmicas de grupo;

(19)

GABINETE DE MEDIAÇÃO

Nos meses de junho, julho e agosto, o gabinete de mediação atendeu 233 utentes. Foram solicitados 16 atendimentos fora do horário de funcionamento da Junta (após 17H). Foram também distribuídos questionários sobre o funcionamento do Gabinete de Mediação, e todos os utentes colaboraram nas respostas. Da análise dos atendimentos, e apesar do período de férias, resulta um aumento das questões relacionadas com a Habitação, sobretudo a recepção de cartas a comunicar a transmissão da posição de senhorio/a, e a comunicar a venda dos imóveis arrendados.

Assunto Número de

Atendimentos

Autoridade para as Condições de trabalho 2

Habitação 75

Habitação Social (Despejos, transferências, candidaturas, pedidos de coabitação) 23

Regularização de dívidas 12

Requerimento a Tribunais/ministério público 17

Pedidos de fiscalização no gabinete do munícipe 4

Acordos Parentais 9

Acompanhamento ao GAIV 3

Assuntos de águas e EDP 50

Segurança social 4

Requerimento de proteção jurídica 27

(20)

SERVIÇO DE ENFERMAGEM

Como vem sendo hábito estes atendimentos centralizam-se na Avaliação de tensão arterial, de frequência cardíaca e de glicemia com encaminhamento para o médico de família ou para o hospital de acordo com a gravidade de cada situação, Administração de terapêutica (injetáveis e vacinas), de acordo com guia clínico.

POSTO DE ATENDIMENTO

Tipo de Serviço Injetáveis Tensão

Arterial

Glicemia Peso Frequência Cardíaca

Polo de Massarelos 0 48 21 16 12

Posto de atendimento da ADRPN 12 104 72 25 92 Antigo Bairro da Pasteleira 4 50 0 0 2

Centro de Dia da Arrábida 0 57 0 0 4

Sede - Lordelo do Ouro 8 185 120 0 30

Nos meses de Junho, Julho e Agosto de 2018, foram realizadas 63 consultas de Psicologia.

O Gabinete de Psicologia teve 100% de marcações (65 consultas). Foi realizada uma ida ao DIAP referente a um caso de um jovem utente.

Relativamente ao género, 91.2% dos sujeitos são do sexo feminino e 8% do sexo masculino, sendo que a preponderância de utentes do sexo feminino se mantém.0s adultos até aos 45 anos representam a maioria

(21)

As principais patologias são quadros depressivos acompanhados ou não de ansiedade e fobias, ou episódios maníacos, sendo as restantes: perturbações de comportamento, maus-tratos e violência doméstica.

No seguimento do anterior relatório, mais dois utentes que vinham sendo acompanhados numa base semanal, leia-se, em psicoterapia, já passaram para uma fase de manutenção, com consultas mais espaçadas no tempo, tendo, entretanto, o Gabinete de Psicologia recebido novos casos que já estão em Psicoterapia e utentes que já estavam em fase de manutenção tiveram alta e estão estáveis e normativos.

Foram realizados vários relatórios para médicos de família e, com agrado verificamos que o tratamento dos nossos utentes melhorou significativamente, tendo-lhes sido prestada a atenção devida, o que anteriormente não vinha a acontecer.

APOIOS FINANCEIROS ATRIBUIDOS

Durante os meses de junho, julho e agosto, foram atribuídos os seguintes apoios financeiros:

Entidade Valor Finalidade Atividade

Núcleo de Defesa do Meio Ambiente de Lordelo do Ouro

750,00 Apoio Financeiro Apoio às Atividades de 2018

Clube Fluvial Portuense 1.000,00 Apoio Financeiro Apoio às Atividades de 2017

Associação SOMOS NÒS 1.000,00 Apoio Financeiro Apoio às Atividades de 2017

Associação dos Pescadores Profissionais e Desportivos do Cais do Ouro

500,00 Apoio Financeiro Apoio às Atividades de 2017

(22)

PARTICIPAÇÃO EM ATOS PÚBLICOS DO EXECUTIVO

ATO ENTIDADE

FESTA DE FINAL DE ANO DA SOMOS NÓS SOMOS NÓS

ANIVERSÁRIO DA FEDERAÇÃO DAS COLETIVIDADES FEDERAÇÃO DAS COLECTIVIDADES FESTIVAL FOLCLORE INFANTE D. HENRIQUE PALACIO DE CRISTAL

FESTA PAROQUIAL DE SANTA ANA CAPELA ST ‘ANA SUNSET NOSSA SRA. BOA VIAGEM N.ª SRA. BOA VIAGEM VISITA AO BAIRRO DE LORDELO C/ CMP BAIRRO DE LORDELO REUNIÕES DE CON. GERAL DOS AGRUP. ESCOLAS 3 AGRUPAMENTOS

REUNIÃO COM ASS. DE PAIS DO BOM SUCESSO ASSOC. PAIS BOM SUCESSO REUNIÃO COM CMPORTO – Orçamento Colaborativo CMP

REUNIÕES COM ASSOCIAÇÕES VÁRIAS ASSOCIAÇÕES

REUNIÃO COM DOMUS SOCIAL DOMUS SOCIAL

REUNIÕES CLASP VÁRIAS

REUNIÕES ADILO ADILO

VISITAS AO BAIRRO DO ALEIXO BAIRRO DO ALEIXO FEIRA DO LIVRO 2018 - Homenagem ao Mário Branco CMP (Palácio de Cristal) ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS VOLUNT. PORTO BVPORTO

APRESENTAÇÃO DO SORTEIO DO TORNEIO INTERNACIONAL INFANTE DE SAGRES

CLUBE INFANTE DE SAGRES

APRESENTAÇÃO MEIA MARATONA PORTO PORTO

MEIA MARATONA PORTO LARGO CALÉM

VISITA BAIRRO BOM SUCESSO BAIRRO BOM SUCESSO

ZEP PONTE DA ARRÁBIDA NDMALO

ASSEMBLEIA MUNICIPAL CMP

REUNIÃO APDL APDL

(23)

PEDIDOS DE INTERVENÇÃO À CMP

Assunto Entidade

Reclamação dejectos na via pública CMP

Melhoria do trafego na saída da Rua Padre Cruz CMP

Colocação de iluminação horizontal/vertical nas passadeiras Rua Campo Alegre e Cemitério Lordelo Ouro

CMP

Corte de relva e verdes – Assoc. M. Br. Lordelo do Ouro CMP Limpeza de terreno – Rua do Bom Sucesso com Rua da Piedade CMP Rua do Bicalho – casas abandonadas com vegetação CMP Rua da Macieirinha/Campo do Rou/Entre Quintas – limpeza de

terrenos

CMP

Jardim Infantil do Estoril – limpeza, corte e manutenção do jardim

CMP

Corte de loureiro no edifício de Ciríaco Cardoso, 5 a 7 CMP

Bairro Bom Sucesso – J Infantil com lixo CMP

REUNIÕES DE EXECUTIVO DIA MÊS TIPO 03 Julho Ordinária 12 Julho Ordinária 20 Julho Pública 30 Julho Ordinária 09 Agosto Ordinária 16 Agosto Ordinária 28 Agosto Pública 03 Setembro Ordinária 13 Setembro Ordinária 20 Setembro Ordinária

(24)

Paulo da Gama

Assoc. M. Z. C Alegre – lixo junto dos ecopontos na Rua Guerra Junqueiro e João Martins Branco

CMP

Bairro Aleixo Torre 2 – material proveniente da fachada CMP Largo Adro/Igreja Massarelos – limpeza ervas daninhas CMP Trav. Senhor Boa Morte – limpeza de ervas daninhas CMP Calçada do Ouro – contentores lixo cheios e pavimento

escorregadio

CMP

Rua da Restauração – limpeza de vegetação CMP

Rua Ruben A – pedido de colocação de ecopontos enterrados no solo

CMP

Ed. Mota Galiza – Contentores de lixo subterrâneos CMP Br Pasteleira, Bl. 16 – Escadas em elevado estado degradação CMP Br da Pasteleira – pedido intervenção situação habitacional CMP Contentores Arq. Marques Silva – pedido de limpeza CMP

(25)
(26)
(27)
(28)

Referências

Documentos relacionados

e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, produzido

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne