• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A GEOMETRIA FACIAL PARA HARMONIZAÇÃO DO CORTE E PENTEADO DE CABELO FEMININO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A GEOMETRIA FACIAL PARA HARMONIZAÇÃO DO CORTE E PENTEADO DE CABELO FEMININO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A GEOMETRIA FACIAL PARA HARMONIZAÇÃO DO CORTE E PENTEADO DE CABELO FEMININO

Isabella Caroline Da Silva1, Silvani Emiliano2

1. Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);

2. Professora Orientadora da Universidade Tuiuti do Paraná. Bacharel em Design de Moda , Especialista em Arte Educação .

Endereço para correspondência: ysah_silva@hotmail.com

_______________________________________________________________ RESUMO: O cabelo tem sua importância, pois é imensurável para o ser humano, é uma das poucas características físicas que não necessita de maiores esforços para ser alterada. São a moldura do rosto, que atuam como adorno na face, identificando as diferentes formas geométricas faciais o profissional tecnólogo em estética e cosmética poderá criar uma imagem pessoal harmônica, suavizando ângulos e linhas. Diante do exposto o objetivo desse artigo e ressaltar o penteado ideal para os diferentes formatos de rostos classificados de acordo com o conceito do visagismo, que é a arte de criar uma imagem pessoal de acordo com as características pessoais do indivíduo. Vale ressaltar que não há muitos autores que discutem a geometria facial e corte de cabelo ideal.

Palavra chave: cabelo, geometria, estética

_______________________________________________________________

ABSTRACT: Although the hair is no vital role, its importance and immeasurable for

humans, and is one of the few physical characteristics that does not require greater efforts to be changed. They are the face frame, act as adornment on the face, and identifying the different facial geometrical shapes the professional technologist in aesthetic and cosmetic can create a harmonious personal image by smoothing angles and lines. In this light the objective of this article is to highlight the ideal hairstyle for different shapes of faces classified according to the concept of cosmetology, which is the art of creating a personal image according to the individual's personal characteristics. It is noteworthy that there are not many authors who discuss the facial geometry and ideal haircut.

Keywords: hair, geometry, aesthetics

(2)

2

INTRODUÇÃO

A tipologia facial constitui a variação das estruturas ósseas e musculares,

Tem relação direta com o crescimento e a variação da forma da base óssea orofacial que é composta pelos ossos maxilares, mandíbula, zigomático e osso frontal (RAMIRES, 2010). Os diferentes formatos rostos foram classificados pelo visagista Phillip Hallawell como: oval, redondo, quadrado, retangular, hexagonal de base reta, hexagonal de lateral reta, triangular, triangular invertido, e losangular, (HALLAWELL,2014). O cabelo exerce um papel importante na auto percepção dos seres humanos . É uma das poucas características físicas que não necessita de maiores esforços para ser alterada; seu comprimento, cor e forma poder ser modificados para um estilo totalmente diferente. Embora o cabelo não tenha nenhuma função vital, sua importância e imensurável para o ser humano, (MELLO,2010).

Estudar os formatos de rostos é estudar a identidade do indivíduo, assim o profissional tecnólogo em estética e cosmética poderá criar uma imagem pessoal que ressalte os pontos fortes da cliente, ao mesmo tempo que poderá camuflar os pontos fracos usando maquiagem, corte de cabelo, penteado e a cor, (DUARTE, 2010).

E os cabelos são a moldura do rosto, atuam como adornos nos rostos e historicamente sendo considerados como símbolo de força para o homem e de sedução para as mulheres (POTAL DA EDUCAÇÃO, 2015). O cabelo no ser humano exerce uma função de extrema importância dentro dos parâmetros

sociais, pois melhora a autoestima, além de ter apelo estético, (NAKANO 2006). O objetivo desse artigo é ressaltar o penteado ideal para os diferentes

formatos de rostos classificados de acordo com o conceito do visagismo. Visagismo e geometria facial

Segundo Hallawell (2011) visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal de acordo com a características físicas do indivíduo. Para Tramontini (2010) palavra visagismo tem sua origem em visage, termo que, em francês, significa rosto. Assim, o visagismo procura estudar as características do rosto

(3)

3 humano, a fim de criar uma imagem pessoal que compartilhe das características físicas.

Stainer (2010) ressalta que é no rosto que os outros fixam o olhar ao falar um com o outro, e isso é o suficiente para indicar a importância dessa parte do corpo, mas o rosto ainda possui outras singularidades, a de expressar emoções. Por isso a grande preocupação em como se apresentar diante da sociedade, isto leva a uma busca insistente pela aceitação da adequação da imagem pessoal. O rosto oferece informações sobre a identidade individual – sexo, etnia, juízo de idade (juventude e velhice), semelhança e estética –, suas interações (hostil-amistosa), desejos e estados emocionais – temor, coragem, raiva, tédio, aversão, tristeza, alegria etc, (GABARRE,2007).

Hallawell (2011), ressalta que o formato do rosto é determinado, pela estrutura óssea da pessoa. Por exemplo, se o osso frontal de uma pessoa for largo e a mandíbula fina, o rosto provavelmente será triangular invertido. Por outro lado, pessoas com arcos zigomáticos (osso que forma a maça do rosto) grandes têm maçãs do rosto altas e larga, com tendência ao formato hexagonal. Os pontos principais a serem observados nos rostos são a altura e a largura da testa, o formato das maçãs e o formato da mandíbula.

No quadro 01 abaixo, segue a classificação dos diferentes formatos de acordo com HALLAWELL (2011).

Quadro 01 – Formatos de rostos – Características

Formato de rosto Características

Rosto Oval

Tem como característica a testa em forma arredondada e pouco larga. Pouco profundidade nas têmporas. O contorno do cabelo é arcado, as linhas das maças do rosto e do queixo também são arredondadas e com traços suaves. Possui uma leve saliência nas maçãs do rosto.

(4)

4

Rosto Redondo

Não possui ângulos. A testa e queixo são pequenos. Os olhos são espaçados. O contorno do cabelo é arqueado.

Rosto Retangular

É semelhante ao quadrado, mas se diferencia por ser mais estreito e ter a testa e o maxilar levemente mais alongados, dando um formato similar ao retângulo.

Rosto Triangulo invertido

Caracteriza-se pela testa larga e a mandíbula estreita. Os olhos são espaçados. As maçãs do rosto não são muito salientes e as têmporas são pouco profundas. O queixo é pontudo e às vezes pronunciado. A testa em forma de coração é uma variação desse formato.

Rosto Triangular

Sua principal características é a mandíbula evidente, larga e quadrada enquanto a testa e pequena e estreita. As maças do rosto não são salientes, e as têmporas são profundas.

(5)

5

Rosto Hexagonal de lateral reta

A testa é em formato de trapézio com o contorno do cabelo curto e reto. As maçãs do rosto são um pouco mais proeminentes e as têmporas profundas. O queixo e a curva da mandíbula são pronunciados e angulares.

Rosto Hexagonal de base reta

A testa é em forma de trapézio e pouco larga com o contorno do cabelo reto e longo. O queixo é em formato de quadrado e não é pontudo. As maças do rosto são pronunciadas e a curva da mandíbula é angular.

Rosto Losangular

Destaca-se pela testa pouco larga formando uma ponta ou curva pronunciada. As maçãs do rosto são salientes, o maxilar pouco definido e o queixo pequeno.

Rosto Quadrado

Se destaca pelos ângulos retos. A testa é em forma de retângulo. O contorno do cabelo é reto e as têmporas não são muito profundas. Possui pouca saliência nas maçãs do rosto.

Fonte : Hallawell (2011)

(6)

6 Segundo Martinez (1997), é importante ressaltar que há pessoas que encaixam-se facilmente dentro desses formatos de rosto, contudo existem rosto com uma complexidade maior, incluindo uma diversidade de formatos.'' Por mais formas geométricas que sejam possíveis de se criar, será difícil de atingir a variedade de formatos de rostos humanos existentes'' .

Historia do corte e penteado de cabelo no século XX aos dias atuais

No início do século XX até início do século XXI independente do formato de

rosto os cabelos ganhavam uma tendência que virava moda.Para Hallawell (2011) até os anos de 1950 e 1960 o rosto considerado ideal de beleza para mulheres era o formato oval, por ser feminino e harmonioso.

Entre 1900 a 1914 os cabelos deveriam ser longos, somente as muito ousadas cortavam os cabelos. Os penteados eram volumosos e as menos favorecidas contavam com a ajuda de apliques para aumentá-los, seu uso era muito comum. Um enfeite com grande importância naquela época foram os pentes de prata, que assim como o chapéu deixava visível a que classe social pertencia. (MARQUES, 2009).

Segundo Vita (2008) Coco Chanel, uma grande e criativa estilista da época corta os cabelos bem curtos com talhe reto e franja, causando uma revolução entre as mulheres e em uma sociedade inteira, sendo o corte que marcou toda época de 1920.

Vita (2008) ressalta que na época de 1930 os cabelos voltaram a ser usados mais longos, mas de forma moderada, pois ainda predominava o estilo mais curto. O repartido podia ser no meio ou na lateral, ambos bem definidos, e as ondas voltaram com tudo. Turbantes e chapéus complementavam o visual, foi nessa década também que as mulheres resolveram arriscar outras cores para as madeixas, a mais procurada foi o loiro à la Marlene Dietrich. As atrizes de cinema ditavam a moda dos cabelos curtos, mas modelados, ondulados. Na época de 1940 os cabelos eram compostos por ondas, enchimentos, coques, chapéus e turbantes. Não foram só os penteados presos que caracterizaram essa época, os cabelos soltos também fora adotado (FAUX,2000)

(7)

7

Em 1950 os cabelos agora são curtos, médios inspirados nas musas do

cinema e não são mais o foco da sensualidade, podem ser ruivas, morenas ou platinadas, mas sempre ondulados, (VITA, 2008).

De acordo com Marques (2009) os cabelos longos eram o preferido em 1960, apesar do modismo e variedade da época, mas não era raridade encontrar mulheres com os cabelos de Twiggy, ou seja, curtíssimos. Os penteados altos predominavam nas cabeças femininas. Para segurar os coques geralmente enormes, conseguidos muitas vezes com ajuda de um aplique ou enchimento estofado ou até mesmo com esponja de aço esse último trazia muito incômodo, pois causava coceiras, era necessário o uso de muito laquê (spray). Outro estilo de cabelo muito usado também era o “gatinho”, as pontas dos cabelos eram penteadas para cima, era bem armado e com muito laquê.

Na época de 1970 a referência da moda Hippie, que já havia iniciado em meados da segunda metade dos anos de 1960. (Braga), Surgiram vários estilos, os hippies tiveram uma influência nos cabelos e maneira de se maquiar. Os black power independente de raça ou cor da pele adotaram o visual afro de cabelos armados e com bastante volume. Os punks chocavam com os cortes de cabelos repicados e maquiagem preta nos olhos, (VITA, 2008).

Nos anos de 1980 Marques (2009) ressalta que os cabelos lisos não eram

tão aparatosos, mas também não saíram de moda, porém a coqueluche do momento eram os permanentes que estavam associados ao poder, admiração, sensualidade e presença notável. O rabo de cavalo era ondulado, esticado e arrumadinho na frente, preso de lado era outro penteado muito usado.

Em 1990 como tudo era permitido à escolha do corte e da cor do cabelo o

que parecia ser um processo simples na verdade era complicado. Exigia além de autoconhecimento certa dose de sensibilidade e de descobrimento da beleza e o que a ressalta. As mulheres precisavam descobrir o seu próprio estilo. Contudo, apesar da imensa variedade e liberdade de escolha teve um corte de cabelo muito copiado que foi o de Rachel personagem vivida por Jennifer Aniston no seriado Friends, (MARQUES, 2009).

(8)

8 Segundo Marques (2009) se o cabelo loiro sempre esteve associado a poder de sedução e sensualidade, os cabelos lisos desejo das mulheres atualmente proporcionam status. Apesar do modismo, a liberdade de escolha é o bom dessa época e os padrões de rigidez é o oposto do início do século passado. Após o término do século XX os penteados deixam de ter uma característica única, muitos estilos, formas e cores são utilizados. Os cabelos tem a tendência de ser mais naturais, e dessa forma a procura por técnicas de alisamento, relaxamento e escovas progressivas substituiram formas elaboradas de penteados, tornando a mulher mais independente dos serviços e parâmetros ditados anteriormente, fato este constatado SOUZA (2009) em estudo comparativo feito no Brasil, México e Chile, onde predominou a preferênçia das mulheres por cabelos lisos e de forma mais natural.

O penteado/corte ideal para cada formato de rosto

Visagismo deve ser um conceito e não meramente uma técnica utilizada.

HALLAWELL (2009) cita que Fernand Aubry, o criador do termo visage foi um dos primeiros a procurar a criar uma imagem personalizada para seus clientes, integrando e harmonizando o corte, o penteado e a maquilagem de acordo com uma única intenção. Dessa forma, combateu a uniformização da imagem, os padrões de beleza preestabelecidos e as imposições de modas e tendências. Por sua vez, o cabelo é como roupa que se veste diariamente, e que neste caso emolduram o rosto. E, ainda, quase todos decidam grande atenção aos cabelos, e com razão, pois seu aspecto e sua forma podem transformar rapidamente a maneira de ser e alterar o estado de espírito das pessoas (GOSSENS,2005;ARCANGELI,2002).

Para Cintra (2011) além de analisar a estrutura do cabelo, se ele é grosso, fino ou médio, e se ele é crespo, ondulado ou liso, precisa também prestar muita atenção no formato do rosto da cliente e seu estilo antes de executar um corte de cabelo. É preciso também cruzar essas informações, pois um corte curto para um determinado rosto pode mudar de acordo com o tipo (liso, ondulado ou crespo). Segundo SANTOS et al (2012) os cabelos compõem a moldura do rosto, sinalizam formas de encarar a vida, e muitas vezes, importantes mudanças do

(9)

9 comportamento pessoal. Cortá-los, penteá-los, e pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade. Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder. Constituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal. No quadro (02) abaixo pode-se observar o corte ideal para tipo de rosto de acordo com CINTRA (2011) e KAMIZATO (2014) .

Quadro 02 – Formatos de rostos – Corte e penteado

Rosto Corte/penteado

Rosto oval

Nesse formato de rosto, praticamente todos os cortes caem bem, curto, médio ou longo, seja ele reto, desfiado, ou com dégradé lateral, todos ficam bem, mas devemos levar em consideração a altura, pescoço e ombro.

Nesse formato de rosto deve-se levar em consideração as medidas harmônicas entre a altura e a largura do rosto.

As pessoas com esse tipo de rosto devem evitar os cortes pesados, franjas retas e cabelos que

escondam o rosto. Vai bem com todos os tipos de corte curtos. O médio Chanel, em todos os estilos, desde o clássico até o desfiado. O longo perfeito é o que ajuda a disfarçar e o queixo afilado criando volume ao repicar os fios a partir da altura das orelhas.

Deve evitar penteados que deformem o equilíbrio do seu rosto ou franjas pesadas, uma franja reta pode anular o efeito "longo" de um rosto longo ou oval.

Rosto redondo

Para esse tipo de rosto, o ideal são os cortes longos e principalmente com um dégradé nas laterais, o que irá alongar esse rosto, um Chanel médio também irá cair bem, principalmente com as laterais um pouco mais compridas fazendo um suave bico nas pontas, o famoso Chanel de bico.Nesse rosto deve-se evitar os cortes que podem proporcionar um volume lateral, precisamos alongar o rosto, então o volume sempre fica no alto da cabeça.

O curtinho ideal deve ter pouco volume. No corte médio deve ficar entre o pescoço e o ombro. "As pontas repicadas também caem bem porque dão harmonia ao rosto e alongam o pescoço. "No longo os fios compridos abaixo dos ombros alongam a face. Deve-se evitar franjas pesadas, volume de lado, e corte na altura do queixo.

(10)

10 Rosto quadrado

Nesse tipo de rosto deve-se buscar cortes com o objetivo de amenizar as laterais da testa e o maxilar, suavizando essas linhas e alongando o rosto. Portanto, deve-se escolher os cortes que sirvam como uma moldura ao rosto contornando os mesmos. Por isso direciona-se o volume para o topo da cabeça, cabelos ondulados ou com as pontas das laterais viradas para o rosto irão suavizá-lo.

O corte Chanel desconectado (desfiado) ficará muito bom também para este tipo de rosto.

Evite as franjas e os cortes retos e dividir os cabelos mais para o lado e nunca no meio.

O curtinho ideal:

São os cortes que dão volume no topo da cabeça. "O curtinho com topete é uma ótima opção", diz Cintra.

O médio charmoso:

Deve ficar na altura do pescoço, com pontas desfiadas em direção ao rosto.

O longo perfeito:

Fios irregulares, bem repicados, caem bem nesse tipo.

Evitar: Linhas retas, cabelo direito, franjas muito acentuadas.

Rosto retangular

Este rosto segue o mesmo padrão do rosto quadrado com a única diferença de ser um pouco mais alongado com uma distância maior entre o queixo e a testa.

O corte deste tipo de rosto deve buscar suavizar a distância entre as extremidades superior e inferir, procurando achatar um pouco essas extremidades. As franjas desconectadas são ideais para suavizar esse comprimento, as laterais com os fios virados para fora também vai criar um efeito visual de um rosto mais largo. Abuse dos cortes desfiados.Evitar os cabelos curtos, ou longos com base reta, pois irão acentuar ainda mais as linhas retas desse rosto.

Rosto triangular

Neste rosto a atenção deverá ser

direcionada para a parte de baixo, na região da mandíbula que é mais larga do que a testa. Caem bem pare esse rosto os cortes curtos e médios nos quais se deve dar volume na lateral superior e harmonizar a linha do queixo com um desfiado que irá

suavizar a região da mandíbula. Os fios com movimento, desfiados ou

cacheados, e com volume no topo da cabeça, dão equilíbrio.

O médio charmoso:

Abaixo do queixo é o comprimento perfeito, já que dá volume justamente à região mais estreita do rosto. Se os fios forem ondulados ou cacheados, melhor ainda.

O longo perfeito:

É com os fios retos, levemente desconectados nas pontas. "Repique abaixo do queixo para dar volume às laterais", explica Cintra. O comprimento no ombro favorece esse tipo de rosto.

Evitar: Cortes compridos. Rosto triangulo invertido

Neste caso, ao contrário do rosto anterior, a testa é mais larga e a região da mandíbula mais fina, geralmente com uma proeminência no queixo.

Nesse rosto deve-se evitar cortes retos Priorizar volume na altura da mandíbula E evitar cortes retos.

Rosto hexagonal de base reta

Por possuir muitos ângulos, esse formato deve criar leveza e movimento.

Para esse formato, cabelos longos e desfiado suavizam os ângulos .

(11)

11 Rosto hexagonal de lateral reta

Por possuir muitos ângulos, esse formato deve criar leveza e movimento.

Para esse formato, cabelos longos e desfiado suavizam os ângulos.

Evitar cabelo curto.

Rosto losango

Por apresentar testa curta e mandíbula estreita esse formato, o corte deve apresentar movimento e volume.

O corte deve dar movimento ao rosto.

O cabelo curto e desfiado, suavizam as pontas estreitas superior e inferior.

Fonte: Cintra (2011) e Kamizato (2014) METODOLOGIA

Esse trabalho é uma revisão de literatura, baseado em artigos científicos retirados de bases de dados como Scielo, Lilacs e Pubmed, livros, e revistas científicas de estética, no período de 2000 a 2015.

DISCUSSÃO

Hallawell (2011) ressalta que o estilo, o corte, o penteado e a cor do cabelo, as formas, a maquiagem, o formato das sobrancelhas e os pelos faciais interagem com o formato do rosto e as feições, com a cor da pele e as proporções, é a imagem final que define a identidade da pessoa, e a harmonia da mesma. Por isso a importância de buscar o corte de cabelo que se harmoniza com cada formato.

Para os profissionais da área da beleza que executam cortes de cabelo, a geometria é considerada uma importante ferramenta, pois, o cliente ao sentar-se à cadeira, o profissional que realizará o corte é obrigado a fazer o estudo inicial, um trabalho de percepção profissional que exige conhecimentos referentes às formas geométricas, reconhecendo, por exemplo, rostos arredondados, ovais, etc., para produzir o melhor corte de cabelo para cada tipo de cliente, (SENAC, 2006).

Kamizato (2014) selienta que o conceito do visagismo é “ criar uma imagem pessoal de acordo com as características do indivíduo “ de forma customizada e única . Diante desse conceito, é importante salientar que existe as formas ideais para cada geometria facial de acordo com os autores, mas não se deve padronizar, e sim levar em consideração o gosto pessoal de cada cliente, assim como pensar na imagem que a mesma que transmitir, o profissional deve fugir de padrões pré estabelecidos.

(12)

12 Outro fator importante na hora de executar o corte ou penteado é observar o formato da cabeça, tamanho de ombros e pescoço. (HALLAWELL, 2011). Sendo assim deve levar em consideração toda região próxima da face. A imagem quando aplicada corretamente e harmônica é agradável esteticamente as olhares (ONEDA LAYS, 2008).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância de conhecer

a geometria facial é de grande importância para criar um corte ou penteado feminino quando se buscar a harmonia entre linhas e ângulos, assim como para dar movimento a alguns formatos de rostos. Mas diante do conceito do visagismo o profissional tecnólogo em estética e cosmética habilitado a executar cortes e penteados deve levar em consideração também o gosto pessoal e a imagem que pessoal deseja transmitir. Vale ressaltar que não há muitos autores que discutem a geometria facial e corte de cabelo ideal, na sua maioria é estudado mais a estrutura e comprimento dos fios na hora de sugerir um corte ou penteado.

(13)

13

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS -

ARAUJO. A. M. et al.- Fisiognomonia: Um estudo para melhor compreensão

do visagismo na estetica facial. 2010

CAMARGOS, C. N.et al. - Da imagem visual do rosto humano: simetria,

textura e padrão. Saúde Soc. São Paulo, 2009 .

COLUNISTA PORTAL- Dia A Dia E Estética - Corte de cabelo de acordo com o

tipo de rosto - 11 de novembro de 2013.

DUARTE, Bruna T. B. et al. A influência dos elementos da astrologia, do

Visagismo, e da teoria de Hipócrates na Estética. 2010.

FISCHER. A.F. et al. - A importância do Visagismo para a construção da

imagem pessoal - 10 junho 2010.

HALLAWELL, P. – Visagismo – Harmonia e Estética - São Paulo: Editora Senac - São Paulo, 2011.

KOWALSKI, M. - A beleza Feminina na era da diversidade - FLORIANÓPOLIS – SC, 2009.

KAMIZATO, K. K. Imagem Pessoal e Visagismo. São Paulo. Érica – 2014. MARQUES, S. Historia do Penteado. São Paulo: Matrix, 2009.

MEDEIROS, R. R. et al. A Influência do Visagismo na Maquiagem. Londrina, 2012

QUINTÃO, A.M.P. O QUE ELA TEM NA CABEÇA:Um estudo sobre o cabelo

como performance identitária. Niterói, 2013

RAMIRES, R. R. et al. Tipologia facial aplicada à Fonoaudiologia: revisão de literatura.2010

TRINDADE, R. Conceitos do Belo que influenciam o visagismo. São Paulo – 2013.

VITA, A.C.R. História da maquiagem , da cosmética e do pentado: em busca

Referências

Documentos relacionados

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments