• Nenhum resultado encontrado

os três poderes Entenda o que são

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "os três poderes Entenda o que são"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

os três poderes

Entenda o que são

Essa atividade é para ser

realizada no dia

(2)

quais são ?

Os três poderes

Os três poderes, independentes e coesos entre si, são categorias dos poderes políticos presentes na

democracia de um país.

Assim, quando pensamos na Política de um Estado, em sua estrutura e organização, existem três poderes políticos que norteiam suas ações, são eles:

Poder Executivo

Poder Legislativo

Poder Judiciário

Respectivamente, esses poderes são destinados a: executar as resoluções públicas, produzir as leis e julgar os cidadãos.

(3)
(4)

Os Três Poderes e Suas Funções

Cada categoria de poder político possui seu campo de atuação, a saber:

Poder Executivo

O Poder Executivo, como o próprio nome já pressupõe, é o poder destinado a executar, fiscalizar e gerir as leis de um país.

No âmbito deste poder está a Presidência da República, Ministérios, Secretarias da Presidência, Órgãos da Administração Pública e os Conselhos de Políticas Públicas.

Sendo assim, essa escala do poder decide e propõe planos de ação de administração e de fiscalização de diversos Programas (social, educação, cultura, saúde, infraestrutura) a fim de garantir qualidade e a eficácia dos mesmos.

É válido destacar que no município, o Poder Executivo é representado pelo Prefeito enquanto a nível estatal é representado pelo Governador.

(5)

Os Três Poderes e Suas Funções

Poder Legislativo

O Poder Legislativo é o poder que estabelece as Leis de um país. Ele é composto pelo Congresso Nacional, ou seja, a Câmara de Deputados, o Senado, Parlamentos, Assembleias, cuja atribuição central é de propor leis destinadas a conduzir a vida do país e de seus cidadãos.

O Poder Legislativo, além de desempenhar o papel de elaboração das leis que regerão a sociedade, também fiscaliza o Poder Executivo.

(6)

Os Três Poderes e Suas Funções

Poder Judiciário

O Poder Judiciárioatua no campo do cumprimento das Leis. É o Poder responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado.

É composto por juízes, promotores de justiça, desembargadores, ministros, representado por Tribunais, com destaque para o Supremo Tribunal Federal – STF.

(7)

Agora é com você !

Responda em seu caderno:

1- Quais são os três poderes ?

2- Qual são as funções dos poderes:

a) Executivo

b) Legislativo;

c)

Judiciário;

3- Em Belo Horizonte quem exerce o poder executivo

?

E o legislativo?

(8)

Assista ao vídeo para saber mais...

(9)
(10)

Gabarito

1: Executivo, Legislativo e Judiciário.

2

A)Executivo: É destinado a executar, fiscalizar e gerir as leis de um país.

B)Legislativo: É o poder que estabelece as Leis de um país.

C)Judiciário: Atua no campo do cumprimento das Leis. É o Poder responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado.

3-Em BH o poder executivo é exercido pelo prefeito; e o Legislativo é exercido pela Câmara Municipal

.

4-No Brasil o poder Executivo é exercido pelo Presidente da República; o Legislativo pelo Congresso Nacional e pelo Senado; o Judiciário pelo Supremo Tribunal Federal.

Referências

Documentos relacionados

No caso dos dispositivos para testes de rastreio do sangue (à excepção dos testes de HBsAg e anti-HBc), todas as amostras verdadeiras positivas devem ser identificadas como

“A lógica formal é indispensável, mas ela só tem sentido na medida em que con- duz a conhecimentos objetivos.” (WEIL, 1985, p. Isto é, não basta controlar a forma do discurso

O armazenamento da embalagem vazia, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, no próprio local onde

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias > Processo de Inscrição > “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

Neste domínio, contudo, o conceito de mais vasta aplicação é o de média aritmética, seja no caso de amostras de dados não classificados, seja no de classificados.. Acontece,

À exceção de pouquíssimos nomes, entre os quais o de Manuel Guimarães (com destaque para Saltimbancos (1951), Nazaré (1953) ou Vidas sem rumo (1956), todos eles na esteira

Assinale a alternativa correta com relação ao conceito de direitos humanos. a) Direitos humanos é uma forma sintética de se referir a direitos fundamentais da pessoa

Durante o perÍodo chuvoso todas as cultivares no apresentaram bons resultados em termos de pro- dutividade e produção por planta e, ao contrArio da cultura de me- lo, apresentaram