• Nenhum resultado encontrado

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

MDR36

CADERNO 1

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 4horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os três últimos candidatos que terminarem a prova devem permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas.

4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (provas), nem copiar o gabarito; a imagem de seu cartão de respostas será disponibilizado em http://concursos.biorio.org.br na data prevista no cronograma.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas), que contém 60 questões objetivas, está completo. 2 - Cada questão da prova objetiva contém 5 (cinco) opções, somente uma correta.

3 - Confira se seus dados pessoais e o curso escolhido, indicados no cartão de respostas, estão corretos. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

4 - Confira atentamente se o curso e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local.

5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

AGENDA

18/05/2014, PROVAS OBJETIVAS/RECEBIMENTO DE TÍTULOS.

19/05/2014, Divulgação dos Gabaritos Preliminares e Disponibilização dos Exemplares das Provas Objetivas.

20/05/2014, Disponibilização das Imagens dos Cartões de Respostas das Provas Objetivas.

21 e 22/05/2014, Interposição de Recursos Administrativos quanto as questões das Provas Objetivas.

29/05/2014, Divulgação dos Gabaritos Definitivos Oficiais.

02/06 a 03/06/2014, Interposição de Recursos Administrativos contra as Notas Preliminares das Provas Objetivas. 09/06/2014, Divulgação do Resultado Final das Notas das Provas Objetivas.

10/06/2014, Relação dos Candidatos convocados para a Prova Prática.

10/06/2014, Relação dos Candidatos que terão os Títulos Analisados. 16/06/2014, Divulgação das Notas Preliminares da Avaliação de Títulos.

14/06 e/ou 15/06/2014, PROVAS PRÁTICAS.

16/06/2014, Divulgação das Notas Preliminares das Provas Práticas.

17/06 a 18/06/2014, Interposição de Recursos contra as Notas Preliminares das Provas Práticas.

17/06 a 18/06/2014, Interposição de recurso contra as Notas Preliminares da Avaliação de Títulos.

25/06/2014, Resultado Final do Concurso Público.

INFORMAÇÕES:

Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h

Internet: http://concursos.biorio.org.br

(2)
(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO

BANANAS SE COMEM; VOTOS, NÃO

Clóvis Rossi, Folha de São Paulo Comer a banana atirada ao campo por um descerebrado pode ter sido uma atitude inteligente do lateral Daniel Alves, do Barcelona, para repudiar o racismo.

Mas é muito pouco para enfrentar essa praga. Mais relevante foi a atitude da NBA (a Associação Nacional de Basquete norte-americana) de expulsar do esporte o dono do Los Angeles Clippers, flagrado em comentários racistas.

Esse episódio, mais que o de Daniel Alves, revela a profundidade do sentimento racista enraizado em fatias significativas da sociedade – e não só nos Estados Unidos.

Convém lembrar que jogadores negros foram admitidos na NBA faz apenas meio século ou pouco mais (desde 1955), o que significa que a discriminação racial invadiu mais da metade do século 20. Esse passado está tão presente que o dono do LA Clippers consegue ter sentimentos infames em um esporte em que são negros, hoje, três de cada quatro jogadores, pouco mais ou pouco menos.

No esporte, ainda é possível combater o racismo com atitudes como a de Daniel Alves e/ou punições como a da NBA ou a do Villareal, que expulsou de seu quadro de sócios o descerebrado que atirou a banana.

O que incomoda mais é que, na política, não se podem comer votos, ao contrário da banana.

No Reino Unido, sociedade das mais multirraciais da Europa, William Henwood, candidato do Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido, na sigla em inglês) às eleições europeias deste mês, mandou o ator Lenny Henry, negro, emigrar "para um país negro", só porque Henry se queixou de que a BBC dá pouco espaço, em seus programas, a representantes de minorias.

Parênteses: é uma queixa que poderia ser feita também no Brasil, por mais que, na novela das nove agora no ar pela Globo, haja um número razoável de atores e atrizes negras –e em papéis que não são, na maioria, de "escravos" modernos.

Voltando ao Reino Unido: a frase de seu candidato fez o Ukip perder votos? Ao contrário: a pesquisa mais recente de intenção de votos lhe dá o primeiro lugar, com 31% das preferências, três pontos à frente dos trabalhistas e a 12 dos conservadores.

Também na França, outro país multirracial, a Frente Nacional, xenófoba, lidera as pesquisas para o pleito europeu.

É verdade que se deve dar um desconto para esses resultados desalentadores: como o Parlamento Europeu tem pouca incidência sobre o cotidiano dos cidadãos de

cada país, estes descontam suas frustrações votando em partidos "outsiders" nessa ocasião, mas não lhes dão maioria nem nada parecido nas eleições nacionais.

Mesmo com essa ressalva, parece valer para o mundo a frase que o historiador Joel Rufino dos Santos usou para falar do episódio Daniel Alves, em artigo para esta Folha: "A vergonha de ser racista é que acabou, ou está acabando".

Só a educação para a convivência pode mudar o cenário, o que não está à vista: recente pesquisa da CBS mostrou que 46% dos norte-americanos acham que discriminação racial sempre existirá.

Questão 1

“46% dos norte-americanos acham que discriminação racial sempre existirá.” A frase abaixo em que a concordância verbal é inaceitável é:

(A) mais de 1% da turma deixaram a escola este ano. (B) cerca de 2% do grupo chegou antes da hora. (C) perto de 43% dos prêmios são pagos na hora. (D) 23% dos escanteios resultam em gol.

(E) 0,5% dos homicídios fica sem solução.

Questão 2

“Convém lembrar que (1)jogadores negros foram admitidos na NBA faz apenas meio século ou pouco mais (desde 1955), o que (2) significa que (3) a discriminação racial invadiu mais da metade do século 20. Esse passado está tão presente que (4)o dono do LA Clippers consegue ter sentimentos infames em um esporte em que (5) são negros, hoje, três de cada quatro jogadores, pouco mais ou pouco menos.”

Das ocorrências do vocábulo sublinhado nesse segmento do texto, pertencem à mesma classe gramatical:

(A) 1-2-3 (B) 1-5, apenas (C) 2-4-5 (D) 2-3-5 (E) 2-5, apenas Questão 3

Sobre o racismo, a opinião básica do texto é a de que: (A) predomina em todas as nações.

(B) se destaca em países culturalmente atrasados. (C) é fruto de grande imigração.

(D) perdura na grande maioria dos países. (E) resulta da visão política positiva.

(4)

4

Questão 4

“No Reino Unido, sociedade das mais multirraciais da Europa, William Henwood, candidato do Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido, na sigla em inglês) às eleições europeias deste mês, mandou o ator Lenny Henry, negro, emigrar "para um país negro...”. O segmento sublinhado é uma explicação de valor:

(A) temporal. (B) concessivo. (C) consecutivo. (D) causal. (E) proporcional. Questão 5

Ao iniciar um parágrafo pela palavra “parênteses”, o autor do texto quer mostrar que o texto do parágrafo tem a seguinte função:

(A) destacar um aspecto importante do tema.

(B) intercalar uma observação numa sequência diferente. (C) levar o leitor a uma reflexão de caráter político. (D) inserir a realidade brasileira como exceção à regra. (E) mostrar um aspecto original do racismo no Brasil.

Questão 6

O ato de o jogador de futebol Daniel Alves ter apanhado a banana que pretendia atingi-lo e tê-la comido mostra a intenção de:

(A) ridicularizar o agressor. (B) aceitar a condição de negro. (C) retirar a intenção do ato.

(D) igualar-se positivamente aos animais. (E) desqualificar a banana como símbolo racista.

Questão 7

“Também na França, outro país multirracial, a Frente Nacional, xenófoba, lidera as pesquisas para o pleito europeu.” Sobre os componentes desse segmento do texto, só NÃO se pode afirmar que:

(A) o vocábulo “também” indica que a França já foi citada anteriormente.

(B) a expressão “outro país multirracial” mostra igualdade com o Reino Unido.

(C) o vocábulo “xenófoba” significa “aversão a estrangeiros”.

(D) a “Frente Nacional” designa um grupo político. (E) a expressão “lidera as pesquisas” é resultante de

informações confiáveis.

Questão 8

“É verdade que se deve dar um desconto”; essa frase do texto equivale a:

(A) É verdade que dar um desconto é sempre conveniente.

(B) Deve-se dar um desconto de verdade. (C) É verdade que um desconto deve ser dado. (D) Não é mentira que não se deva dar um desconto. (E) Deve-se dar um desconto conveniente, é verdade.

Questão 9

A frase “A vergonha de ser racista é que acabou, ou está acabando" mostra que o racismo:

(A) deixou de ser uma atitude vergonhosa. (B) está crescendo em todo o mundo.

(C) serve como bandeira para partidos políticos. (D) atua como mancha vergonhosa nas nações. (E) está desaparecendo das relações humanas.

Questão 10

Os dois vocábulos abaixo que são formados com a ajuda de sufixos são:

(A) multirracial / europeu (B) europeu / pesquisas (C) pesquisas / desconto (D) desconto / jogadores (E) jogadores / verdade

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

Questão 11

Conforme a Lei nº 8.142, de 1990, têm representação nos Conselhos de Saúde os seguintes segmentos:

(A) gestor de saúde e representantes das associações de moradores.

(B) representantes do governo, de portadores de patologias e do setor privado.

(C) prestadores de serviço, trabalhadores da saúde e a comunidade organizada.

(D) representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.

(5)

5

Questão 12

É fonte de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS): (A) seguridade social.

(B) ressarcimento ao SUS pelas operadoras de planos de saúde.

(C) pagamento por serviço assistencial. (D) cobrança de taxas para exames. (E) contribuição de instituições privadas.

Questão 13

Para fins de vigilância epidemiológica, a notificação negativa de uma determinada doença é a:

(A) não notificação por parte do médicos.

(B) notificação da não ocorrência de casos da doença. (C) notificação da não ocorrência de doenças

infectocontagiosas.

(D) notificação de número de casos abaixo do esperado no período.

(E) não notificação mensal do sistema de vigilância epidemiológica.

Questão 14

No Brasil, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada, de acordo com a Constituição Brasileira. Em relação à assistência à saúde, NÃO é correto afirmar que:

(A) é livre a participação direta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país.

(B) é vedada a destinação de recursos públicos para auxílio às instituições privadas com fins lucrativos. (C) é vedada a comercialização de órgãos ou tecidos para

fins de transplantes.

(D) é permitida a participação de instituições privadas de forma complementar ao SUS.

(E) é permitida a participação de instituições privadas mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas.

Questão 15

Estão incluídas no campo de atuação do SUS a execução de ações de, EXCETO:

(A) vigilância sanitária. (B) saneamento ambiental. (C) vigilância epidemiológica. (D) saúde do trabalhador.

(E) assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.

Questão 16

Avalie se a epidemiologia, nas populações humanas, integra os princípios e diretrizes do SUS como ferramenta capaz de estabelecer:

I. prioridades para serviços públicos e contratação de serviços privados.

II. a alocação de recursos e promover a orientação programática em atenção à saúde.

III. a priorização da participação de empresas de planos de saúde na contratação dos serviços.

É correto o que consta apenas em: (A) I e III. (B) II e III. (C) I. (D) II. (E) I e II. Questão 17

Considerando os níveis de prevenção, os eventos (i) consulta com cardiologista, (ii) exame de E.C.G. e (iii) cirurgia de revascularização classificam-se respectivamente como:

(A) primário, secundário e terciário. (B) secundário, secundário e terciário. (C) secundário, primário e secundário. (D) terciário, primário e terciário. (E) primário, primário e secundário.

Questão 18

As ações de serviços de saúde que integram o SUS são desenvolvidas em conformidade com os seguintes princípios:

(A) descentralização, participação de todos os setores públicos ou privados na atenção básica.

(B) centralização, atendimento universal, atendimento integral.

(C) descentralização, capacidade de resolução de problemas relacionados à prevenção e promoção. (D) centralização, atendimento integral, igualdade da

assistência à saúde e participação da comunidade. (E) descentralização, acesso universal, atendimento

(6)

6

Questão 19

Para que a Atenção Básica à saúde cumpra seu caráter efetivo de “porta de entrada” dos serviços, sua estrutura deve contemplar:

(A) apenas ações intersetoriais de promoção da saúde, pois as demais pertencem ao nível secundário de atenção.

(B) os atendimentos de atenção primária e referenciar os atendimentos de urgência, mesmo que de baixa complexidade.

(C) ações intersetoriais de promoção da saúde e de proteção específica a segmentos da população exposta a situações de risco.

(D) encaminhamento para tratamento especializado de doentes crônico e egressos de internações para centros de reabilitação.

(E) referenciamento dos atendimentos que necessitem de tratamentos precoces para outros níveis de atenção.

Questão 20

A seleção, a contratação e a remuneração dos profissionais para comporem as equipes multiprofissionais da atenção básica são responsabilidade de:

(A) estados e Ministério da Saúde. (B) municípios e estados.

(C) Ministério da Saúde e Distrito Federal. (D) Distrito Federal e estados.

(E) Distrito Federal e municípios.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questão 21

A análise da radiografia e tomografia computadorizada (figuras acima) permite concluir por diagnóstico de: (A) bronquiectasia.

(B) sarcoidose.

(C) linfangioleiomiomatose. (D) tuberculose pulmonar.

(E) histiocitose de células de Langerhans.

Questão 22

Na anemia falciforme, uma das características radiográficas mais marcantes na forma das vértebras é exibir o aspecto em:

(A) U (B) T (C) Y (D) H (E) X Questão 23

Um paciente com 18 anos apresenta hipoacusia e tonturas. Os exames de imagem demonstraram neurinoma do acústico bilateral. O diagnóstico mais provável desse caso é:

(A) doença de von Hecklinghausen. (B) síndrome de von Hippel Lindau. (C) osteonecrose do acústico. (D) hiperparatireoidismo secundário. (E) meningiomas.

Questão 24

O método mais sensível e precoce para inferir que um paciente com tumor de pulmão tenha invasão da parede torácica é:

(A) radiográfico. (B) tomográfico. (C) clínico.

(D) ultrassonográfico.

(7)

7

Questão 25

As glândulas adrenais são acometidas, com maior frequência, pelo seguinte tumor primitivo:

(A) fígado. (B) pâncreas. (C) pulmão. (D) mama. (E) pele. Questão 26

O adenocarcinoma do pâncreas exibe, após administração venosa de contraste, a seguinte característica tomográfica em relação a sua densidade:

(A) hiperdenso. (B) isodenso. (C) alto sinal. (D) baixo sinal. (E) hipodenso. Questão 27

O seguinte segmento da vesícula biliar perfura com mais frequência em casos de colecistite:

(A) fundo. (B) corpo. (C) istmo. (D) corpo.

(E) emergência do cístico.

Questão 28

Em paciente com rouquidão, o local mais provável, no tórax, do sítio primário de tumor que justifique esse sintoma é:

(A) hilo pulmonar direito. (B) ápice direito.

(C) ápice esquerdo. (D) diafragma.

(E) hilo pulmonar esquerdo.

Questão 29

O número de incidências radiográficas necessárias como parte da rotina na investigação de abdome agudo é: (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5 Questão 30

São indicações da realização exame contrastado (trânsito intestinal), EXCETO:

(A) tuberculose entérica. (B) doença de Crohn. (C) obstrução intestinal. (D) úlcera péptica. (E) linfoma intestinal.

Questão 31

Os dois maiores sulcos cerebrais são: (A) lateral e calcarino.

(B) central e circular da ínsula. (C) lateral e frontal inferior. (D) central e lateral.

(E) central e temporal superior.

Questão 32

A margem superior do encéfalo é formada pela seguinte quantidade de sulcos: (A) dois. (B) três. (C) seis. (D) quatro. (E) cinco. Questão 33

O giro do cíngulo atua, do ponto de vista fisiológico, na (o):

(A) voluntariedade do movimento. (B) memória retrógrada.

(C) compreensão da linguagem. (D) fala.

(E) comportamento e regulação emocional.

Questão 34

Na ressonância magnética, constituem sinais indiretos de anomalias do corpo caloso, EXCETO:

(A) alargamento dos átrios dos ventrículos laterais. (B) ausência de paralelismo dos ventrículos laterais. (C) não caracterização do septo pelúcido.

(D) posicionamento alto do terceiro ventrículo. (E) ausência do sulco do cíngulo.

(8)

8

Questão 35

Na trigonocefalia, a principal anormalidade se dá em razão de alterações da sutura(s):

(A) metópica. (B) sagital. (C) coronal unilateral. (D) coronal bilateral. (E) lambdoide. Questão 36

Em relação à característica da imagem que auxilia na distinção entre zonas de vacuolização da mielina e glioma no contexto da neurofibromatose do tipo 1 é correto afirmar que:

(A) não há diferença nas imagens entre as duas situações.

(B) no glioma há isossinal em T1.

(C) na zona de vacuolização o efeito expansivo está ausente.

(D) no glioma há hipersinal em T1.

(E) na zona de vacuolização o acometimento é unilateral.

Questão 37

Em relação à deficiência de vitamina B12 é correto afirmar que:

(A) na sequência ponderada em T1 há impregnação acentuada da medula espinhal após gadolíneo.

(B) o acometimento do corno anterior da medula espinhal é frequente.

(C) na sequência ponderada em T2 há hipossinal contínuo e linear.

(D) a tomografia computadorizada é normal na maioria dos casos e seu emprego não é justificável.

(E) há hipossinal bulbar.

Questão 38

A coluna vertebral é composta por 33 vértebras (variando entre 32 e 35). Na girafa, o número de vértebras cervicais é: (A) 7. (B) 10. (C) 13. (D) 16. (E) 19. Questão 39

A incidência transoral é especialmente útil para melhor avaliação de: (A) C3-C4. (B) C2-C3. (C) C4-C5. (D) C7-T1. (E) C1-C2. Questão 40

A causa principal de fratura compressiva dos corpos vertebrais é: (A) trauma. (B) mieloma múltiplo. (C) osteoporose. (D) metástase. (E) medicamentosa. Questão 41

Constitui contraindicação de vertebroplastia a fratura compressiva:

(A) osteoporótica dolorosa.

(B) dolorosa causada por metástases de tumor de mama. (C) dolorosa causada por tumor do pulmão.

(D) osteoporótica assintomática.

(E) dolorosa causada por mieloma múltiplo.

Questão 42

Assinale o exemplo em que ocorre escoliose não estrutural:

(A) siringomielia. (B) hérnia de disco.

(C) defeito de formação de vértebra. (D) neurofibromatose.

(E) síndrome de Marfan.

Questão 43

Assinale a afirmativa correta em relação à escoliose: (A) a lombar apresenta risco duplamente maior de

evoluir em relação à torácica.

(B) curvaturas com ângulo de Cobb inferior a 30º tendem a progredir.

(C) o prognóstico é pior nas meninas.

(D) o risco de evolução é diretamente proporcional à idade do diagnóstico.

(E) as escolioses com ângulo de Cobb acima de 30o são evolutivas.

(9)

9

Questão 44

A vértebra limbus é um tipo de: (A) hérnia discal em jovens. (B) hérnia intravertebral. (C) protrusão discal focal. (D) hérnia discal difusa.

(E) abaulamento discal generalizado.

Questão 45

A maioria dos casos de espondilólise ocorre nos segmentos: (A) L1-L2 (B) L2-L3 (C) L5-S1 (D) L3-L4 (E) L4-L5 Questão 46

O diagnóstico mais provável numa criança de seis meses com otite média crônica, rush cutâneo eczematoso, múltiplas lesões líticas ósseas e cintilografia normal é: (A) mieloma múltiplo.

(B) sarcoma de Ewing. (C) metástase.

(D) granuloma eosinofílico. (E) tumor marrom.

Questão 47

A ultrassonografia broncoscópica associada a punção aspirativa com agulha alcança todas as estações nodais abaixo, EXCETO as da cadeia:

(A) subaórtica.

(B) paratraqueal direita. (C) paratraqueal esquerda. (D) hilar direita.

(E) hilar esquerda.

Questão 48

Na ultrassonografia abdominal, nódulos metastáticos no fígado apresentam-se frequentemente:

(A) isoecoicos com halo isoecoico. (B) hiperecoicos com halo hiperecoico. (C) hiperecoicos com halo hipoecoico. (D) isoecoicos com halo hiperecoico. (E) hipoecoicos com halo hiperecoico.

Questão 49

Uma das complicações mais frequentes em pacientes submetidos a transplante renal é a linfocele que ocorre, aproximadamente, após:

(A) uma semana. (B) duas semanas. (C) três semanas. (D) seis semanas. (E) quatro semanas.

Questão 50

Do ponto de vista ultrassonográfico, assinale a afirmativa correta em relação à Síndrome de Budd-Chiari:

(A) as veias hepáticas estão livres da doença. (B) há obliteração da veia cava superior. (C) o fígado, com um todo, é pequeno. (D) ascite é incomum.

(E) o lobo caudado do fígado é normal.

Questão 51

As coleções pleurais purulentas têm o seguinte aspecto ultrassonográfico:

(A) anecogênica e septada. (B) hiperecogênica e septada. (C) hipoecogênica sem septos. (D) hipoecogência e septada. (E) hiperecogênica sem septos.

Questão 52

Em paciente com suspeita de colecistite aguda, o dado obtido em exame ultrassonográfico do abdome que permite definir o diagnóstico é:

(A) presença de gás na hemicúpula diafragmática direita. (B) aspecto “em porcelana” da vesícula biliar.

(C) presença de ecos compatíveis com lama biliar. (D) cálculo impactado no sistema biliar.

(E) aumento volumétrico da vesícula biliar.

Questão 53

Na radiografia do tórax, a ausência da linha companheira da clavícula permite inferir que uma lesão:

(A) está confinada aos limites mediastinais.

(B) mediastinal ultrapassa os limites do mediastino. (C) parenquimatosa ultrapassa os limites do pulmão. (D) pleural se estende à pleura mediastínica.

(10)

10

Questão 54

O sinal do gradiente da coluna torácica, numa radiografia do tórax, caracteriza uma lesão na (o):

(A) pirâmide basal esquerda. (B) lobo médio.

(C) língula.

(D) lobo inferior direito. (E) lobo superior esquerdo.

Questão 55

O abaulamento cisural é uma característica fidedigna da pneumonia por:

(A) bacilo subtilis. (B) bacilo de Koch.

(C) streptococcus pneumoniae. (D) bacilo de Friedländer. (E) stafilococcus aureus.

Questão 56

Em relação à tomografia computadorizada, é correto afirmar que:

(A) nódulos pulmonares malignos têm, com mais frequência, um componente sólido numa lesão com vidro fosco.

(B) calcificação em alvo pode ser uma característica de um nódulo maligno.

(C) a presença de gordura em nódulo pulmonar caracteriza um hamartoma.

(D) o nódulo de Ghon acomete notadamente os ápices pulmonares e pode malignizar-se em mais da metade dos casos.

(E) impregnação abaixo de 10 unidades Hounsfield é indicativo de malignidade em nódulo pulmonar solitário.

ATENÇÃO: o texto e fotos a seguir referem-se às duas próximas questões:

Mulher com 43 anos de idade iniciou quadro clínico há cerca de 6 meses queixando-se de tosse, leve dispneia e lesões cutâneas. Reside em município do norte fluminense. Após análise da lesão cutânea e das imagens mostradas a seguir, responda às duas próximas questões.

Questão 57

O padrão de distribuição das lesões tomográficas pode ser enquadrado como: (A) centrolobular. (B) perilinfático. (C) aleatório. (D) perilobular. (E) intralobular. Questão 58

O diagnóstico mais provável para o caso é: (A) paracoccidioidomicose.

(B) tuberculose. (C) histoplasmose.

(D) pneumonia de hipersensibilidade. (E) sarcoidose.

(11)

11

Questão 59

A radiografia a seguir é de um paciente com 65 anos de idade queixando-se de dor nos membros inferiores, tosse irritativa, emagrecimento, dispneia e cefaleia.

A provável doença associada às alterações visualizadas na radiografia dos joelhos é:

(A) tumor de pulmão. (B) tumor do SNC. (C) criprococose. (D) hiperparatireodismo. (E) insuficiência renal crônica.

Questão 60

Segundo a nova classificação TNM para tumor de pulmão, nódulos adicionais ao tumor principal localizados no mesmo lobo são considerados:

(A) T1 (B) T2 (C) T4 (D) T3 (E) T4-A

(12)

Referências

Documentos relacionados

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

A autuada deverá ser informado de que a não interposição de recurso ocasionará o trânsito em julgado, sendo o processo remetido ao Núcleo Financeiro para cobrança da multa.. O

Evento que exigiu o fim da impunidade para os Crimes de Maio de 2006 reuniu vítimas da violência policial de vários Estados e deixou claro que os massacres de pobres e jovens

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR