• Nenhum resultado encontrado

SEMANA 21 A 25 DE SETEMBRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEMANA 21 A 25 DE SETEMBRO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SEMANA 21 A 25 DE SETEMBRO

DISCIPLINA: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE, ARTES,

PENSAMENTO COMPUTACIONAL, CIÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÃO,

CENTRO DE INTERESSES, ENSINO RELIGIOSO, LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO FÍSICA.

TURMA: 1º ANO

PROFESSORAS: ROBERTA MOSCA, MARISTELA DUWE, MARIA RAQUEL CHIODINI FEDER, JOANDRA PILAR, FERNANDA TIRONI, KAROLINE MARIA STRINGARI. COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC ● 01 - Conhecimento ● 04 – Comunicação ● 07- Argumentação ● 08 -Empatia e cooperação ● 10 - Responsabilidade e Cidadania TEMA DO PCE

Eu na relação comigo, com o outro e com o meio ambiente. 1° ano tema: Eu

CONTEÚDOS ● Regras de convívio; (Natureza e Sociedade, Ciências); ● Pesquisa e criatividade; (Centro de interesses);

● A valorização pelos seres vivos; (Ensino Religioso); ● Figuras geométrica; (Matemática);

● Percepção da relação imagem/texto (Língua Portuguesa); ● Interagir com materiais variados (Artes);

● Sinais de trânsito; (Ciências e Experimentação) ● Algoritmo. (Pensamento Computacional) ● Brinquedos e brincadeiras (Educação Física)

OBJETIVO(S)

● Conscientizar os alunos sobre as leis de trânsito, alertando-as sobre os perigos que nele ocorrem e, sobretudo como devemos nos comportar e respeitar as leis para a segurança e as dos outros. (Natureza e Sociedade);

● Estimular a curiosidade e o interesse pela busca de respostas e inquietações, tornando o aluno como protagonista no processo de ensino aprendizagem. (Centro de Interesses);

● Contribuir efetivamente na preservação da vida, através da redução dos acidentes de trânsito e auxiliar na conscientização e conhecimento de comportamentos que promovam a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos (Ensino Religioso);

● Compreender o trânsito como um espaço importante de convivência social para estabelecer relações de respeito mútuo e de cooperação (Ciências);

● Identificar as figuras geométrica a fim de que compreendam que elas fazem parte do seu cotidiano (Matemática);

● Ler e compreender, com ajuda dos familiares gêneros do campo da atuação cidadã (placas de trânsito), a fim de associar o texto lido com a representação por imagem (Língua Portuguesa);

● Experimentar diferentes formas de expressão artística, fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (Artes);

(2)

● Compreender o conceito de algoritmo como uma sequência de passos ou instruções, na confecção de um meio de transporte seguindo o regulamento do I Concurso “Semana Nacional de Trânsito” da Escola Alto Luís Alves; (Pensamento Computacional)

● Identificar alguns sinais de trânsito, reconhecendo a importância dos mesmos na prevenção de situações de risco no trânsito. (Ciências e Experimentação)

● Desenvolver no estudante a coordenação motora fina e a coordenação óculo manual. (Educação Física) . DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Olá crianças! Tudo bem com vocês? Vamos para mais uma semana de estudos e conhecimentos. Nesta semana teremos uma atividade bastante diferente e inusitada. Não deixem de participar.

 Nesta semana comemora-se a Semana Nacional do Trânsito, um tema que tem muito com o nosso dia a dia.

 Atualmente existem muitos veículos nas ruas e as crianças saem mais de casa, isso acarreta um fluxo maior de pedestres e transportes nas ruas e avenidas de nossa cidade. Diante desta realidade faz-se necessário abordar com os alunos.

 Mas antes de falar sobre a Semana do trânsito, precisamos falar dos meios de transportes. Leiam o texto abaixo:

Principais meios de transportes

Os principais meios de transporte são: Terrestres

O transporte terrestre pode ser subdividido em transporte ferroviário, rodoviário e metroviário. Esses três tipos são classificados como transporte terrestres. Cada um deles oferece benefícios e são usados conforme a necessidade e estrutura da região.

O transporte terrestre pode ser feito por carros, ônibus, motos, caminhões, trens, metrôs e todos os outros tipos que se deslocam por ruas, estradas, rodovias e trilhos.

Aéreos

O transporte aéreo é considerado o mais rápido do Planeta Terra. Ele não é o mais barato, no entanto, a cada dia que passa tem sido usado por pessoas que desejam viajar grandes distâncias em um curto espaço de tempo. O avião é o transporte aéreo mais usado, porém também temos os helicópteros e balões.

O avião foi muito utilizado na guerra, posteriormente começou a ser usado para fins comerciais, transportando cargas e pessoas. O transporte aéreo é também um dos mais confortáveis.

(3)

Marítimos

O transporte marítimo é todo e qualquer transporte que se locomove nos rios, lagos, mares e oceanos. Esse é o

meio de transporte mais antigo do mundo e sofreu várias modificações com o passar dos anos.

As primeiras embarcações usaram remo e vela para se mover, anos mais tarde passaram a ser movidas por carvão e posteriormente por petróleo. As embarcações não evoluíram somente no quesito locomoção, elas também ampliaram a capacidade de transporte, que no início levavam em torno de 1000 toneladas, e atualmente existem navios com capacidade de transportar 500.000 toneladas.

Outros meios de transporte marítimos são os barcos, canoas, jangadas e etc...

 Para podermos usar todos esses meios de transportes e até mesmo para caminharmos sem sofrer nenhum acidente, algumas regras que temos que seguir. Assista ao vídeo abaixo para compreender melhor:

https://www.youtube.com/watch?v=817daL-YfME  Alem do vídeo leiam algumas dicas (regras) abaixo:

CUIDADOS NO TRÂNSITO

Todos os dias acontecem acidentes de trânsito em algum lugar. Para evitar esses acidentes temos que respeitar as leis de trânsito porque elas foram feitas para auxiliar a todos. Por isso é importante prestar bastante atenção nas dicas e cuidados no trânsito:

Preste muita atenção porque existem motoristas mal educados. Olhe para os dois lados quando for atravessar e espere os veículos pararem.

 Atravesse sempre na faixa de pedestres ou nas passarelas. Elas foram feitas para te ajudar.

 Se a rua não tiver faixa nem semáforo atravesse em lugar reto e sem curvas para poder enxergar os carros.

 Ande na calçada. – Se não tiver calçada ande próximo ao muro da direção contrária dos veículos.  Não corra ao atravessar a rua.

 Não coloque a cabeça ou braços para fora da janela e nem fique em pé dentro do carro ou ônibus porque isso pode provocar acidentes.

 Se houver policiais ou agentes municipais de trânsito siga as suas orientações ou peça alguma instrução se tiver dúvidas.

 Se você vai para escola de ônibus, espere-o parar para poder entrar e sair.  Evite brincadeiras que possam distrair o motorista.

 Use sempre cinto de segurança e ajude seus pais lembrando que todos devem usar o cinto de segurança.

 Se você tem menos de 10 anos, só pode se sentar no banco de trás.

 Se for dar um passeio com seu animal cuide bem dele. Use a coleira para que ele não ande na direção dos carros.

 As crianças não podem brincar, andar de patins, skate ou bicicleta no meio das ruas e próximo aos automóveis. Todos devem fazer essas atividades no parque, clube, praça, jardim, quintal, campo ou na escola.

 Se a bola cair na rua não corra para buscá-la. Peça isso para um adulto ou olhe se está vindo um carro antes de ir buscá-la.

 Menores de 18 anos não podem dirigir veículos ciclomotores.

 Para ajudar a melhorar cada vez mais a qualidade do trânsito, devemos seguir essas dicas e ensiná-las para todos. Afinal, um trânsito seguro depende de todos nós!

 Por isso que os meios de transportes possuem uma ligação direta e importante com a Semana Nacional do Trânsito.

 Bem agora que você entendeu a relação entre OS MEIOS DE TRANSPORTES E A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO, vamos para a atividade desta semana.

(4)

Sua atividade fará parte do 1º Concurso EAD de atividades da Semana do Trânsito da Escola Alto Luís Alves. Veja o regulamento em anexo:

 É de suma importância que todos os alunos participem além da construção dos meios de transportes vocês podem pesquisar, pensar, refletir e discutir sobre algumas placas de trânsito como as que estão abaixo:

PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR

IMPORTANTE: ENVIAR PARA A PROFESSORA MARA UM PEQUENO VÍDEO DO ALUNO DIZENDO QUAL O MEIO DE TRANSPORTE ESCOLHIDO E APRESENTANDO O MESMO.

. DICAS DE ACOMPANHAMENTO DOS PAIS

● Converse com seu(a) filho(a) sobre as reflexões acima; ● Assistam o vídeo junto com seus (as) filhos(as);

● Observem com atenção o regulamento;

● Auxiliem na confecção do meio de transporte, porém deixem a criança participar; ● Qualquer dúvida estamos à disposição.

ATIVIDADES EXTRA:

Que tal montar uma pista para brincar com o meio de transporte confeccionado!? Pode ser na areia, na terra, em papel, etc. use a imaginação e se divirta.

(5)

Referências

Documentos relacionados

As referências devem ser indicadas, obrigatoriamente, ao longo do texto entre chaves [1] e descritas no final do artigo, citando: nomes dos autores (podem ser abreviados;

6.1 Os membros discentes pertencentes à comissão organizadora da IX STMA deverão participar ativamente das reuniões, colaborar com a divulgação do evento,

O Curso de Hidráulica e Saneamento Ambiental da FATEC/SP por intermédio de seu Departamento torna público o presente edital e convida os alunos de graduação do

 Caderno de Matemática – Confeccionar uma LINHA DO TEMPO de acordo com as instruções do segundo passo da página 30 do livro Oficina de Finanças..  Roda

9.2.3- Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região de Lisboa e Vale do Tejo Nome do Posto de Venda Local de Venda Valências Direção Técnica Número

Nesse contexto, em que pesem as implicações ético-legais envolvidas no problema em questão, acredita-se que a análise das ocorrências iatrogênicas na UTI face à abrangência

PRATO DO DIA DOURADINHOS NO FORNO C/ ARROZ PRIMAVERA E SALADA DE ALFACE E TOMATE CRECHE DOURADINHOS NO FORNO C/ ARROZ PRIMAVERA E SALADA DE ALFACE E TOMATE VEGETARIANO

Volume anual máximo de reciclagem de navios, dado pela soma do peso, expresso em LDT, dos navios que foram reci­ clados no estaleiro num. determinado ano (