• Nenhum resultado encontrado

Componente Curricular: FILOSOFIA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Componente Curricular: FILOSOFIA."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Componente Curricular: FILOSOFIA. 2º BIMESTRE CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE FILOSOFIA 1º ANOS PROFESSORES: Denivaldo Farias e Lucicleia Vilhena

DATA ASSUNTO ATIVIDADES 05\05\2021-O Nascimento da Filosofia e a Felicidade. (Atividade escrita) 12/05/2021-Felicidade e o Pensamento filosófico. Atividade escrita) 19\05/2021-Experiência e a Felicidade, busca ou ilusão. (Círculos de debates) 26\05\2021-Continuação do assunto, “Experiência, busca ou ilusão”(Atividade escrita) 02\06\2021-Felicidade, bem que todos desejam (Atividade escrita) 09\06\2021-Felicidade e a Experiência de ser. (Atividade escrita) 16\06\2021-Continuação do assunto: Felicidade e a Experiência de ser. (Círculos de debates) 23\06\2021-Felicidade é uma virtude. (Atividade escrita) 2º BIMESTRE

Objeto do Conhecimento: O Nascimento da Filosofia e a Felicidade (AULA 01)

Existe uma relação histórica entre felicidade e a filosofia na medida que a filosofia foi uma das ferramentas que os seres humanos criaram para maximizar a felicidade, além de ser a felicidade, desde Aristóteles, um conceito filosófico relevante.

Os filósofos da phisis (natureza), que a felicidade ganhou um tom de reflexão mais racional do que mitologia. Demócrito de Abdera (460 a. C) julgava que a felicidade era a medida do prazer e a proporção da vida. Os seres humanos deveriam justamente deixar os prazeres causados pelas ilusões é desejos afim de alcançar a serenidade. A Filosofia era um instrumento que poderia garantir esse caminho. Ser feliz segundo os grandes filósofos é estar em harmonia entre mente e alma, naturalizando a paz de espírito. A felicidade intelectual é a felicidade plena é ocorre quando ser humano é feliz também com a felicidade dos outros.

Para Aristóteles, o mais proeminente dos filósofos metafísicos, a felicidade é o maior desejo dos seres humanos. Do seu ponto de vista, a melhor forma de conseguir ser feliz é através das virtudes. É preciso cultivar também a prudência de caráter e ter um bom “daimon” (boa sorte), para alcançar a felicidade plena. Para muitos, a felicidade compreendia a justiça ou a igualdade, e para outros, um estado de espírito. Dessa forma, a Filosofia procura estabelecer a diversidade de sentidos para a felicidade, de forma que cada um possui a sua própria determinação e especificação, não passível de ser medida ou definida.

(2)

Componente Curricular: FILOSOFIA. 2º BIMESTRE ATIVIDADE ESCRITA

Após a leitura e análise do conteúdo, responda as seguintes questões:

1-Por que existe uma relação histórica entre felicidade e a filosofia?

2- O Que Demócrito de Abdera julgava ser a filosofia?

3- O que os filósofos afirmam que os seres humanos deveriam fazer?

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA DE ACORDO COM O ASSUNTO: 4- O Que é Ser feliz segundo os grandes filósofos?

a) É ignorar seus amigos

b) Estar em harmonia entre mente e alma. c) É buscar a riqueza e o poder.

d) É a pratica do preconceito.

e) É o ato de consumismo e a harmonia.

5-Para Aristóteles, o mais proeminente dos filósofos metafísicos, o que é a felicidade?

a) Ser feliz é através das virtudes, cultivar a prudência de caráter. b) Ser feliz é ter riquezas.

c) Ser feliz é quando ignora os outros. d) Ser feliz é a conquista do poder.

e) Ser feliz é quando se conquista o autoritarismo político. COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA

PROFESSORES (AS) RESPONSAVEIS: Lucicleia Vilhena; Denivaldo Farias Aluno: ( a)__________________________________________

(3)

Componente Curricular: FILOSOFIA. 2º BIMESTRE Objeto do Conhecimento

: Felicidade e o Pensamento Filosófico.

(AULA 02)

Foi a filosofia que rompeu com essa visão pessimista e procurou estabelecer

orientações para que o homem procurasse a felicidade. Para atingi-la, o homem

precisava deixar de lado as ilusões e os desejos e alcançar a serenidade. A filosofia

era o instrumento que possibilitava esse processo.

A felicidade está no homem que aprecia o momento que está vivendo. O prazer é o momento em que o homem está vivendo um impulso ou um movimento delicado e ameno, já a dor é comparada a um movimento feito com força e ímpeto. Para ser feliz qualquer ser humano precisa estar embasado nas virtudes e bons costumes. Com isso, a pessoa consegue amar e respeitar os outros e a si próprio.

A Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente. É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor. A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos. A felicidade é um problema individual, pois depende da consciência e do caráter de cada um.

(4)

Componente Curricular: FILOSOFIA. 2º BIMESTRE ATIVIDADE ESCRITA

Após a leitura e análise do conteúdo, responda as seguintes questões:

1-

Por que a filosofia rompeu com a visão pessimista

?

--- --- 2-

O Que a Filosofia nos ajuda a pensar

?

---

3- De acordo com o assunto o que precisa fazer para ser feliz?

--- 4- Segundo Aristóteles a felicidade é ter o que?

---

5- Para Aristóteles a Felicidade é qual certeza?

---

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA

PROFESSORES (AS) RESPONSAVEIS: Lucicleia Vilhena; Denivaldo Farias Aluno: ( a)__________________________________________

(5)

Componente Curricular: FILOSOFIA. 2º BIMESTRE (AULA 03)

Objeto do Conhecimento

: Experiência e a Felicidade, busca ou ilusão.

Segundo Aristóteles escolhemos a “felicidade por ela própria, sem ter em vista algo mais remoto, pelo contrário. Escolhemos a honra, o prazer, o intelecto por acreditarmos que através deles seremos felizes”. Assim a felicidade pode ser uma busca cega, pois depende de como cada um vive seu caráter, integridade, honestidade através de si mesmo.

Aristóteles fala de Eudaimonia, um termo grego cuja tradução literal seria: “o estado de ser habitado por um bom daemon, um bom gênio”. Ou seja, um estado de plenitude do ser. Normalmente traduzido como felicidade ou bem-estar.

Para Aristóteles Eudaimonia seria atingir o potencial máximo de realização de cada um. A felicidade seria o objetivo final da vida humana. Em outras palavras, tudo que nós fazemos é visando ser feliz. Até quando buscamos ser bons e amigáveis, não o fazemos pela outra pessoa, mas sim buscando nossa própria satisfação, ou, em outras palavras, promover a nossa eudaimonia. Como podem ver, traduzir eudaimonia como felicidade talvez seja simplificar demais a questão. De acordo com Aristóteles, Eudaimonia é mais que um sentimento. A felicidade para Aristóteles está ligada ao que pessoa faz de si e de sua vida. Uma consequência natural de se

fazer algo que vale a pena ser feito. Realmente, um estado de plenitude. Mas

Aristóteles não se limitou a definir o que é "felicidade". Sua preocupação na real era sobre como alcançar este estado de Eudaimonia, onde a pessoa enfim se sentiria plena. Ele propõe duas formas, através de uma vida contemplativa e uma vida virtuosa. Portanto o ato de ser feliz é uma escolha de atitudes, uma busca constante.

(6)

Componente Curricular: FILOSOFIA. 2º BIMESTRE ATIVIDADE ESCRITA

Após a leitura e análise do conteúdo, responda as seguintes questões:

1- Segundo Aristóteles o que escolhemos como felicidade?

2- Aristóteles fala de Eudaimonia, o que vem a ser isso?

---

3- A felicidade para Aristóteles está ligada a que?

---

4-Aristóteles não se limitou a definir o que é "felicidade". Qual era sua

preocupação real?

---

5- Aristóteles propõe duas formas de busca da felicidade, quais são?

-

---COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA

PROFESSORES (AS) RESPONSAVEIS: Lucicleia Vilhena; Denivaldo Farias Aluno: ( a)__________________________________________

(7)

Componente Curricular: FILOSOFIA. 2º BIMESTRE Objeto do Conhecimento: Felicidade, bem que todos desejam.

(AULA 04)

Filosofia e felicidade: o que é ser feliz segundo os grandes filósofos do passado e do presente? A palavra felicidade significa: “eudaimonia”, palavra composta do prefixo “eu”, que significa “bom”, e de “daimon”, que é uma espécie de semideus ou de gênio, que acompanhava os seres humanos.

Do antigo pessimismo grego, passando pela filosofia de Platão e Aristóteles, para chegar à ideia de felicidade na história. Não foi por acaso que os gregos criaram a tragédia. Um antigo provérbio grego, registrado por Aristóteles, afirma que “a melhor das coisas é não nascer”. Quando se pensa em destino. Para Sócrates sofrer é uma injustiça era melhor que pratica-la e o homem feliz era essencialmente um justo. Por isso mesmo, ele recebe com tranquilidade a sentença do tribunal que o condenou à morte.

Virtude e Justiça

Para Platão e Aristóteles, a felicidade está ligada as virtudes. Platão “ todas as coisas têm sua função: a do olho é ver: a do ouvido, ouvir, assim a alma ser virtuosa” e Aristóteles, “a ética como reflexão sobre a felicidade”.

Na obra “ Crítica da Razão Prática”, filósofo alemão Immanuel Kant definiu a felicidade como a condição do ser racional no mundo, para quem ao longo da vida, tudo acontece de acordo com seu desejo e vontade.

Na antiguidade os filósofos consideravam a felicidade um assunto associado a política. No entanto atualmente isso foge da lógica, pois a felicidade está longe de ser conceituada como única razão e fonte verdadeira do ser humano.

A vida contemplativa, diferente do que Platão coloca, não seria uma vida de

contemplação das ideias, mas uma sem excessos ou apegos. Uma vida livre que poderia ser alcançada através da razão.

A vida virtuosa seria uma vida política e moral guiada pela razão. A virtude seria o meio termo entre dois extremos (vícios). Por exemplo, o meio termo dos prazeres é a temperança, ao passo que os extremos são a libertinagem (excesso) e a insensibilidade (falta).

É bom ressaltar que a felicidade para Aristóteles não é um momento, mas um estado que se alcança após uma vida virtuosa.

Lembrando que ninguém nasce virtuoso. Devemos ser educados para a virtude e por consequência para viver bem. A virtude seria alcançada através da prática e do hábito.

(8)

Componente Curricular: FILOSOFIA. 2º BIMESTRE ATIVIDADE ESCRITA

Após a leitura e análise do conteúdo, responda as seguintes questões:

1-Escreva qual a diferença do conceito de Felicidade de Platão e Aristóteles. ---

2-Na antiguidade como os filósofos consideravam a Felicidade?

---

3- Para Sócrates o que é sofrer? Explique.

---

---

4-Na sua opinião o que é a felicidade para você? Utilize argumentos coerentes para justificar suas ideias.

---

5- O Que diz um antigo provérbio grego, registrado por Aristóteles?

---

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA

PROFESSORES (AS) RESPONSAVEIS: Lucicleia Vilhena; Denivaldo Farias Aluno: ( a)__________________________________________

(9)

Componente Curricular: FILOSOFIA. 2º BIMESTRE (AULA 05)

Objeto do Conhecimento: Felicidade e a Experiência de Ser.

Sócrates relaciona a felicidade ao bem estra da alma, um ser humano só é capaz de obter se viver de forma justa e virtuosa.

(Imagem 01-Sócrates na hora da morte)

O filósofo francês contemporâneo Robert Misrahi identifica três aspectos que explicitam a felicidade como “experiência de ser” a) Sentimento de Satisfação: De maneira geral, a felicidade comporta uma característica que é o sentimento de alegria, contentamento, uma experiência de momento que pode acontecer de acordo com o humor. b) Autonomia de decisão: Apenas a satisfação não é suficiente para se ter felicidade, você precisa ter atitudes de tomar decisões em sua vida: Ex. assistir um filme comendo pipoca ou estudar para aquela prova difícil? A questão é saber decidir quais são suas prioridades na vida. c) Disponibilidade para a reflexão: A disponibilidade para refletir o que se deseja para a vida futura, muitos não se dão essa importância de refletir e planejar a sua vida e seu futuro, se entregam ao acaso ou o fator destino como causa de suas frustações humanas. A atividade reflexiva não é realizada somente pelos intelectuais, inteligentes ou a quem tem um poder aquisitivo financeiro, o pensar, o raciocínio lógico faz parte de cada ser humano, independente do meio em que vive. Portanto as ações de decidir, viver ou a pratica de determinada escolha, cabe a cada um, só precisa ter Autonomia de decisão, disponibilidade para a reflexão e não se deixar levar por alegrias passageiras.

(10)

Componente Curricular: FILOSOFIA. 2º BIMESTRE ATIVIDADE ESCRITA

Após a leitura e análise do conteúdo, responda as seguintes questões:

1-Quais são os três aspectos que explicitam a felicidade como “experiência de ser” --- 2-Na sua opinião o que é uma atividade reflexiva?

--- 3-De acordo com a leitura é fácil ter autonomia e tomar decisões?

--- 4- O Que Sócrates relaciona a felicidade?

--- 5-De acordo com a Imagem 01, o que Sócrates demonstrou no momento de sua morte? ---

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA

PROFESSORES (AS) RESPONSAVEIS: Lucicleia Vilhena; Denivaldo Aluno: ( a)__________________________________________

(11)

Componente Curricular: FILOSOFIA. 2º BIMESTRE Objeto do Conhecimento: Felicidade é uma virtude.

(AULA 06)

, De acordo com Epicuro, para ser feliz, uma pessoa precisa se livar de tudo que a perturba.

Desejos e pensamentos negativos que perturbam a alma. Para se obter a felicidade de acordo com Epicuro, há duas formas:

Aponia- consiste na ausência de dores no corpo; Ex: Frio e fome perturbando e incomodando o corpo.

Ataraxia-consiste na ausência de perturbações. Todos querem ser felizes e agem para alcançar a felicidade.

Mas será que a ideia de felicidade é a mesma para todas as pessoas?

O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.)“as coisas tinham uma

finalidade, um objetivo a cumprir, uma razão de ser”. Essa ideia deu origem ao conceito de telos, que em grego quer dizer fim. Os telos é o motivo pelo qual uma determinada ação foi praticada ou uma coisa for criada, isto é, a intenção que se tinha ao fazer algo.

Desde a antiga Grécia, o termo sofhia comportava esses dois aspectos: conhecimento em açaõ, saber e virtude. Era um conhecimento que se traduzia por uma forma de conduta. Na tradição clássica ocidental, a sabedoria identifica-se com a felicidade.

A ética é um estudo sobre as ações humanas: seriam boas ou ruins. Ética das virtudes é uma ética teleológica, está intimamente ligada à finalidade, ao objetivo que leva uma pessoa a agir de determinada forma.

A Para o filósofo Platão, o ser humano é um animal político, o que significa dizer

que este só poderá cumprir sua função verdadeiramente na medida em que praticar a política, que seria atividade mais nobre e completa, responsável por promover a felicidade de toda a população de um Estado.é um fim último.

(12)

Componente Curricular: FILOSOFIA. 2º BIMESTRE ATIVIDADE ESCRITA

Após a leitura e análise do conteúdo, responda as seguintes questões:

1-De as caracteristicas Aponia e Ataraxia, elencadas no assunto.

--- 2- De acordo com o assunto. Cite um exemplo Aponia.

--- 3- Escreva com suas palavras sobre o sentido da ética em sua concepção filosófica. --- 4- De acordo com as teorias de Platão o que é a Política?

--- Marque a alternativa Correta:

5-Para o filósofo Platão, o ser humano é o que? a) O ser humano é um ser preconceituoso.

b) O ser humano é um animal político.

c) O ser humano é um ser racista e material, d) O ser humano é antiético.

e) O ser humano precisa buscar o poder e a denominação política. COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA

PROFESSORES (AS) RESPONSAVEIS: Lucicleia Vilhena; Denivaldo Aluno: ( a)__________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Na sequência da identificação das medidas de intervenção, que se enquadram nos objetivos deste estudo estratégico, foram identificadas, no âmbito do PGBH-RH4, 58 massas

A menor proporção de uso do SUS para exames preventivos e de diagnóstico precoce, em especial os cânceres de mama e próstata, sugere baixa cobertura populacional que pode

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

03 - Juliano Pereira Bossato (Coord. Financeira): O servidor pretende em 12/2018 se afastar para licença capacitação e também fez o pedido para afastamento total para doutorado em

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-