• Nenhum resultado encontrado

Gincana Municipal de Vacaria Equipe Xeque-Mate Organizadora de Gincanas RESOLUÇÃO DAS CHARADAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gincana Municipal de Vacaria Equipe Xeque-Mate Organizadora de Gincanas RESOLUÇÃO DAS CHARADAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Gincana Municipal de Vacaria 2018 Equipe Xeque-Mate | Organizadora de Gincanas

RESOLUÇÃO DAS CHARADAS

Chance de Ouro – Charada: A lógica da tarefa envolve a temática das equipes organizadoras onde o ex-integrante da XM, Magnus Carlsen, participou. Na tabela periódica, verificar qual o número atômico do elemento químico encontrado realizando o direcionamento apontado a partir do elemento Carbono. Considerar os valores relativos das peças de xadrez, considerando também os trios de peças apresentados e separando pela ordem alfabética das cores. O conjunto de informações encontrado (valores relativos das peças e número atômico dos elementos) corresponde ao artigo do código penal brasileiro e a contagem que deve ser realizada, respectivamente.

Resposta: Pitaia.

23 - Objeto-charada - Retrovisor simétrico: Verificar as letras que mesmo espelhadas permanecem iguais, ou seja, em simetria (aquelas que quando refletidas num espelho não mudam). Somar a posição dessas letras ao contrário (retrovisor) e contar no alfabeto.

Resposta: Boneca.

24 - Charada-objeto - Também tem!: Verificar a letra correspondente à figura geométrica que tem no teclado de telefone de celular. Somar os lados da figura que aparece em cada quadro e contar no alfabeto a partir da letra encontrada.

Resposta: Dez meias. 25 - 4 em 1

Local: Recapitulando: Contar no nome dos capítulos do livro, ordenando do vermelho para o amarelo.

Resposta: Banrisul.

Objeto: De papel: Preencher a cruzadinha e pegar as letras marcadas das mesmas cores que formarão números. Contar esses números nos animais das notas de Real marcadas na mesma cor. Resposta: Um garfo.

Caracterização: Porta aberta: A charada refere-se à cifra “Gold Bug”, conhecida por ser apresentada em um dos mais famosos contos do escritor Edgar Allan Poe. Basta, simplesmente, fazer a substituição direta sem usar nenhuma chave no momento de decifrar a mensagem. Resposta: Power Ranger amarelo ou Johnny Bravo.

Meio de locomoção: Ponto de fusão: Verificar a posição das letras marcadas no nome de sua cor. Após, na cor resultante entre a união das duas cores, somar as letras da mesma posição.

Resposta: Um skate.

26 - Manto Sagrado 1 - Tá na cara: Somar as letras do nome do concorrente à cara do Gauchão 2018 e verificar o número relacionado, contar a quantidade de letras da cor do número no nome do time relacionado.

Resposta: Itália ou Peru.

26 - Manto Sagrado 2 - Frag men ta do: Colocar as tiras em ordem usando por base a linha inferior e transpor de números para letras. Após, fazer as operações indicadas nas sílabas dos nomes dos times que estão abreviados com suas siglas.

Resposta: Alemanha ou Argentina.

26 - Manto Sagrado 3 – Online e papel: Pintar os números das figurinhas do álbum da Copa do Mundo, dos jogadores que estão presentes no álbum virtual e no impresso de papel.

(2)

27 - Tocaio 1 - Meio principal: Pegar a primeira e a última letra do nome do personagem que irá formar a sigla de um estado brasileiro, contar a letra do meio do personagem na capital do referido estado.

Resposta: Leonardo.

28 - Tocaio 2 – Numerologia: Verificar, conforme a numerologia, o número relacionado a cada artista com seu nome de batismo. Após, verificar a letra correspondente a esse número contido na tarefa. Da letra que está repetida no nome artístico do famoso, efetuar a operação com a letra achada precedentemente; vermelho diminui, azul soma.

Resposta: Bianca.

29 - Tocaio 3 – Operações: A imagem da famosa banda brasileira O Rappa e a data especificada na tarefa referem-se ao álbum 7X. Cada coluna da tabela representa uma operação matemática sendo que, para resolverem o enigma, deve-se realizar todas as operações iniciando pela multiplicação, conforme sugere o nome do álbum da banda. A resposta será o nome da faixa número 9 do referido disco musical.

Resposta: Maria.

30 - Na hora marcada - Time is money: Nas cédulas de 100 Dólares, até 2011, o horário impresso na torre do Independence Hall era 4h10min; posteriormente a 2011, o horário é 10h30min. Efetuar a subtração do relógio da tarefa em relação ao relógio das cédulas, conforme o ano dos acontecimentos históricos de dentro dos relógios.

Resposta: Dez e doze.

31 - X&Y: O título se refere ao LP da banda Coldplay de mesmo nome. Para esse LP foi desenvolvido a arte da capa baseada no código Baudot, através de uma combinação de cores e blocos, que é uma forma primitiva de comunicação telegráfica através de uma série de zeros para se comunicar. Deve-se fazer a conversão das imagens em números e a referida marcação no plano cartesiano, contido na imagem da tarefa (http://ditonus.com/coldcode/). Após, fazer a conversão utilizando o Código Baudot original para se chegar a resposta.

Resposta: Berimbau.

32 - XM anuncia: Verificar os valores de cada objeto, conforme anunciado na Rádio Esmeralda nas semanas precedentes à gincana. Após, fazer os cálculos indicados na tarefa.

Resposta: Mousepad.

33 - Leilão charadista - Charada “A” - Na ordem certa: Organizar as palavras conforme a ordem das vogais. Feito isso, verificar a posição das consoantes representadas pelos números.

Resposta: Sinos.

33 - Leilão charadista - Charada “B” – Corta e descarta: Cortar as letras que coincidem entre o nome das figuras e a tabela, descartando-as. Nos objetos (a direita e à esquerda) irão sobrar as letras de um número, contar esse número nas letras que sobram na linha correspondente. Contar para a direita ou para a esquerda dependendo de como está escrito o número (se dá esquerda para direita ou da direita para esquerda).

Resposta: Alfinete.

33 - Leilão charadista – Charada “C” – Eliminando: Verificar as imagens e eliminar o que está na tabela formando uma nova palavra, contar nessa nova palavra a letra que está sobrando na tabela. Resposta: Caderno.

33 - Leilão charadista – Charada “D” – Alfabetizando: Cada coluna representa uma vogal. Assim sendo, localizar a letra destacada pela cor amarela na primeira linha, verificar qual a sua vogal conforme a coluna que está localizada e então colocar a vogal antes ou depois da letra destacada, de acordo com a seta correspondente.

(3)

34 - XM contra o tempo – Bichado: Pegar as letras de cada bicho na ordem em que aparecem (utilizando a primeira do primeiro, a segundo do segundo, e assim, sucessivamente), formará o nome de outro bicho do Jogo do Bicho. A letra e número no final de cada série indica outro bicho do mesmo jogo. Utilizar o número do bicho que formaram o nome, para contar no nome do bicho final encontrado (fazendo-se referência a ordem que aparece no Jogo do Bicho). Ex.: URSO G1; contar 23 (número do urso) em galo (G1).

Resposta: Lanterna.

35 – XM contra o lote 2 - Onze coreS: Cada linha da tabela destaca um número e uma cor, seguindo a lógica revelada pelo título da tarefa. Para chegarem à resposta, basta contar o número na cor correspondente.

Reposta: Peruca.

36 – XM contra o lote 3 - Quer TC comigo?: Verificar que a primeira letra de cada palavra da coluna esquerda forma o nome do teclado DVORAK e a primeira letra de cada palavra da coluna direita forma o nome do teclado QWERTY . Utilizar as letras correspondentes, conforme a marcação e ordem dos números contidos na tarefa. Na coluna da esquerda, verificar a posição das letras indicadas no DVORAK, utilizando a mesma posição no QWERTY. Na coluna da direita, verificar a posição das letras indicadas no QWERTY, utilizando a mesma posição no DVORAK.

Reposta: Cinco batatas.

37 – XM contra o lote 4 – A lista!: Contar na marca do objeto do texto, o número da tarefa publicada de mesmo tipo de objeto.

Ex.: Tarefa 1 – Dá vaquinha (garrafa) contar 1 em Malte 90. Resposta: Martelo.

38 - O que é? O que é?: No filme “Deuses do Egito”, alguns deuses se deparam com o desafio de responder ao enigma da esfinge. A resposta correta para o enigma neste filme é “o amanhã”. Para resolução da tarefa, deve-se desconsiderar os nomes dos deuses no quadro de letras e utilizar a letra que vem na sequência das restantes.

Resposta: Da muitas voltas não sai do seu lugar = Relógio.

39 - De ouro: Verificar o ano que o Papa que aparece na foto foi eleito e calcular o Número de Ouro desse ano. A partir do elemento Ouro, na tabela periódica, deslocar o Número de Ouro encontrado conforme as setas. Chegando no último elemento, contar o número de Phi (1,6180339887...), em sequência, conforme imagem contida na tarefa. Ex.: Primeiro Papa eleito no ano de 1503; calculando o Número de Ouro desse ano se chegará ao número 3. Conta-se, a partir do elemento Ouro, 3 para a direita, 3 para cima, 3 para a direita, no elemento encontrado (Cloro) conta-se o primeiro número de Phi: 1= C.

Resposta: Cinco chaves.

40 – Girando: Girar os discos, colocando como primeiras letras de cada roda a letra de cada objeto que está na folha. Cada objeto possui 4 letras e são 4 discos. Verificar a letra correspondente a cada número indicado em volta do objeto, dessa forma se formarão novos objetos. Após, usar a primeira letra do primeiro, a segunda letra do segundo, a terceira letra do terceiro e, assim sucessivamente. Resposta: Chapéu.

41 - Essa é nossa praia: A imagem representa a praia do Rosa, em Santa Catarina. Considerando apenas as letras rosas da tabela, são formados números que deverão ser utilizados para contar no nome do episódio correspondente da Série The Pink Panther Show.

Resposta: Pilhas.

42 - Igual a 25: Basta dispor as letras em 3 tabelas 5x5. A resposta deverá ser lida verificando o sentido correto para formação da frase que aponta a resposta.

(4)

43 - OPosição: Escrevendo o nome das imagens dispostas, verifica-se que em cada linha temos um total de 26 letras e apenas uma letra “o”. Visualizar a posição da letra “o” na ordem das imagens e utilizar a letra de mesmo posição, porém do sentido contrário, no alfabeto padrão.

Resposta: Telha.

44 - Qódigo: Realizar a contagem disposta na tarefa considerando as 10 palavras de ativação do soldado invernal como fonte para essa contagem. Verificar qual o respectivo “código Q” encontrado e realizar a contagem dos números destacados pelas cores.

Resposta: Teclados.

45 - Uma tarefa que não precisa de título: Lucio Maia é o artista responsável pela criação do álbum “O Homem Binário”. Sobrepor as letras correspondentes às faixas musicais do álbum e realizar a comparação das mesmas. Quando as letras comparadas forem iguais, considerar “1”, quando as letras comparadas forem diferentes, considerar “0”.

Resposta: Chinelo e bola azul.

46 - Colocando preço: Cada imagem colorida da tarefa representa uma cidade brasileira. Verificar no cadastro nacional dos avaliadores de imóveis das referidas cidades o número da inscrição que registra o corretor de imóveis e realizar a contagem no seu nome completo.

Resposta: Coador.

47 - Casa comigo?: Considerar apenas as letras iniciais das palavras que possuem a mesma quantidade de letras para revelar um elemento químico da tabela periódica. Os mesmos elementos químicos correspondem a bodas de casamento. Realizar a operação disposta na tarefa com o número de anos comemorativo de bodas de casamento e verificar a letra correspondente ao valor resultante no alfabeto grego.

Resposta: Mouse.

48 - Símbolo: Trata-se de imagem correspondente a cidade de Amsterdam, cuja bandeira apresenta duas extremidades vermelhas dividas por uma listra preta com três “X” em sequência. Para resolução da tarefa, é necessário multiplicar por 3 todas letras pretas dispostas entre letras vermelhas e verificar o resultado no alfabeto.

Resposta: Um apito.

49 - Ditados enxadrísticos: Cada quadro de letras corresponde à uma lógica própria, conforme os ditados utilizados pelos enxadristas da XM. Organizar conforme ordem alfabética dos nomes dos enxadristas e ler a resposta formada de maneira sequencial, conforme descrição particular de cada ditado.

Resposta: Dezoito apontadores.

50 – Ouça bem: Identificar as notas musicais contidas no arquivo .MP3, gravado no cartão de memória. Após, fazer a furação na fita de papel entregue ou similar. Será possível visualizar números romanos. Converter para letras do alfabeto.

Resposta: Garfos.

51 – Bem na fita: Usar uma fita k7 para verificar quais letras ficam dentro dos dois furos dos carretéis da fita (fazendo o posicionamento conforme orientado pelas linhas). Ordenar em ordem alfabética das cores. Verificar a posição de cada letra encontrada usando o alfabeto deslocado como K=7.

Resposta: Um chuveiro.

52 – No trajeto certo, na hora certa: Através do Google Maps identificar qual a distância entre uma cidade e outra, utilizar sempre o primeiro caminho sugerido pelo site. Utilizando o horário inicial e a velocidade média do veículo, calcular em qual cidade/localidade o veículo estava no horário de publicação da tarefa (14h30min). Após isso, contar o número contido no Fusca no nome da cidade/localidade.

(5)

53 - Vingança: A tarefa é baseada em alguns filmes do cineasta Quentin Tarantino. Para solucionarem a parte inicial da tarefa, conforme sugere a imagem, deve-se desenhar uma “suástica” – símbolo característico do personagem Tenente Aldo Raine no filme “Bastardos Inglórios”. Analisando as letras consideradas após o desenho do símbolo, lemos a seguinte mensagem: “Provérbio proclamado pelo Jules em Pulp Fiction”. No filme Pulp Fiction, o personagem Jules Winnfield repete em diversos momentos o provérbio Ezequiel 25:17 antes de vingar-se de alguns inimigos. Nos quatro quadrantes que restaram após a demarcação do símbolo, deve-se contar os números do referido provérbio individualmente e verificar a nova mensagem que será formada: “Black Mamba death list ten seven two six one”. Na seqüência de filmes intitulada Kill Bill, a personagem principal lista 5 nomes como seus principais alvos na busca por vingança pela tentativa do seu próprio assassinato. Para finalizar a tarefa e encontrar a resposta, deve-se contar o número encontrado para cada um dos nomes contidos na lista da personagem e realizar a operação conforme indicado pela tarefa.

Resposta: Arroz.

54 – Do outro lado: Utilizar como referência a capa do disco The Dark Side of the Moon, da banda Pink Floyd. Utilizar somente os números que estão na posição correta em relação a sua cor na capa do disco.

Resposta: Óculos.

55 - Na Pressão - Cadeado 1 - Charada Nutella?: Verificar a raiz quadrada correspondente ao número descrito e contar no nome da cor relacionada a cada número. Ordenar pelo tamanho, do menor para o maior.

Resposta: Nove; um; oito; cinco.

55 - Na Pressão - Cadeado 2 - A união faz a seta: Marcar em cada quadro as letras correspondentes à cada equipe, conforme logos relacionados abaixo da charada, o que formará o desenho das setas que abrirão o cadeado.

Resposta: Seta para direita, para cima, para baixo, para direita.

55 - Na pressão - Cadeado 3 - Hora certa: Verificar que em cada hora indicada na charada formará o nome de um enxadrista; a letra/número que sobrar em cada hora formará a senha de abertura do cadeado.

Resposta: 1 vaso.

140 - Realeza charadista - Mera semelhança: Colocar em ordem por quantidade de letras dos objetos, relacionando os objetos com a mesma quantidade de letras. Verificar e usar a letra que se repete em cada dupla de objetos.

Resposta: Balde.

Obrigado, equipes!

Anand | Aronian | Fischer | Kasparov | Lasker | Philidor | Polgár | Rustam | Shirov | Topalov www.equipexequemate.com.br

Referências

Documentos relacionados

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

 NUMA CAPTURA EM CADEIA, A PEÇA PODE PASSAR MAIS DE UMA VEZ PELA MESMA CASA VAZIA, MAS NÃO É PERMITIDO CAPTURAR A MESMA PEÇA MAIS DE UMA VEZ E AS PEÇAS CAPTURADAS NÃO PODEM

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

O mercado de trabalho para o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da FANAP é focado na área comercial das organizações. Os futuros tecnólogos,

Hot water & coffee boiler Caldaia acqua e caffè Teewasser- Kaffeekessel Caldera agua caliente y café Chaudière eau chaude et café Caldeira água quente e café Boiler capacity