• Nenhum resultado encontrado

IDAAP Ano II - Edição nº de Agosto de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IDAAP Ano II - Edição nº de Agosto de 2011"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

IDAAP

EDIÇÃO

págs. 4 e 5

Em destaque

e mais

ainda nesta edição

vida de aposentado

Enquete: Auditores concordam com

quarentena após saída da RFB

GDAT: Precatórios com pagamento

em 2012 foram autorizados

Campanha Salarial: Mobilização de 28 de julho comprovou

capa-cidade de articulação e força das categorias em todo o País

Bem-Estar: Queda de cabelo

é maior no inverno

Para Clóvis Cirne, apo-sentadoria está longe de ser inatividade. Depois de 40 anos no serviço público federal - SAPS, Funrural, INPS e Secre-taria da Receita

Previ-denciária - hoje divide seu tempo entre a Sociedade Pró-Livro-Espírita em Braille e a Cooperativa de Crédito do pessoal da RFB e do Ministério da Previdência.

Pág. 8

Ano II - Edição nº 49 - 10 de Agosto de 2011

49

DEN intensifica trabalho por mais

direitos para aposentados e pensionistas

pág. 2

pág. 3

pág. 6

pág. 7

A DEN (Diretoria Executiva Nacional), por meio da Direto-ria de Assuntos de AposentadoDireto-ria e Pensões, está promovendo e participando de debates em vários pontos do país com o objeti-vo de mobilizar os filiados na tarefa de sensibilizar parlamentares visando à aprovação das PEC (Proposta de Emenda à Constitui-ção) 555/06, 36/08 e 270/08, que tramitam no Congresso Na-cional, relacionadas aos direitos de aposentados e pensionistas, e também aos demais servidores públicos. A importância da mobilização se deve, principalmente, ao fato de o quórum para aprovação de emendas à Constituição ser o maior exigido por lei - necessita do parecer favorável de três quintos do número total de deputados e 60% do total dos senadores.

PELA APROVAÇÃO

DAS PEC

555/06

,

(2)

editorial

Expediente

Articulação e Força

A Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sin-difisco Nacional intensificou o trabalho em prol da aprovação das PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 555/06, 36/08 e 270/08, que tramitam no Con-gresso Nacional, relacionadas aos direitos dos servidores públicos.

Encontros e debates estão sendo realizados em vários pon-tos do país com o objetivo de mobilizar os filiados na a tarefa de sensibilizar os parlamentares para a causa. Como afirma a direto-ra Clotilde Guimarães, a pressão junto a eles se faz necessária uma vez que a aprovação dessas ma-térias não é do interesse do go-verno. Daí a importância de de-monstrar articulação e força para conseguir que as propostas em questão sejam apreciadas pelos parlamentares.

É preciso que o Poder Execu-tivo perceba que existem as mes-mas coesão e unidade apresenta-das pelos integrantes apresenta-das carreiras que estão unidas na Campanha Salarial Conjunta. No dia 28 de julho, Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) e do Trabalho, Delegados e Peritos da Polícia Federal e Advogados da União realizaram uma série de ati-vidades para alertar o governo e a sociedade sobre as carências do serviço público e sobre a demora da administração pública federal em negociar as demandas encami-nhadas por essas categorias desde o início desse ano.

As mobilizações por um ser-viço público de qualidade e pela aprovação das PEC 555/06, 36/08 e 270/08 são destaque nesta edi-ção do Idaap que traz ainda outras boas notícias como a relativa à GDAT (Gratificação de Desempe-nho de Atividades Tributárias): os precatórios para pagamento em 2012 já foram autorizados.

IDAAP é uma publicação da Diretoria Executiva Nacional do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional

dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil).

Presidente: Pedro Delarue Tolentino Filho; 1º Vice-Presidente: Lupércio Machado Montenegro; 2º Vice-Presidente: Sérgio Aurélio Velozo Diniz; Secretário-Geral: Cláudio Márcio Oliveira

Damasceno; Diretor-Secretário: Maurício Gomes Zamboni; Diretor de Comunicação Social: Kurt Theodor Krause; 1ª Diretora-Adjunta de Comunicação Social: Cristina Barreto Taveira;

2º Diretor-Adjunto de Comunicação Social: Rafael Pillar Junior; Diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões: Clotilde Guimarães; Diretora-Adjunta de Assuntos de Aposentadoria e Pensões: Aparecida Bernadete Donadon Faria.

Departamento de Jornalismo

Gerente: Rodrigo Oliveira – 4359/02-DF; Editora: Thais Maria – 386-GO; Jornalistas: Ana Flávia

Câmara, Cristina Fausta, Danielle Santos e Dorivândia Ribeiro; Projeto Gráfico: Núcleo Cinco Comunicação Integrada; Diagramação: Washington Ribeiro 4613-DF; Tiragem: 9.700 Exemplares; Impressão: DRQ Gráfica e Editora.

Sede do Sindifisco Nacional

SDS, Conjunto Baracat, 1º andar, salas 1 a 11, Asa Sul, Brasília/DF – Cep: 70.392-900 Fone (61) 3218-5200 - Fax (61) 3218-5201

Site: www.sindifisconacional.org.br

E-mail: den@sindifisconacional.org.br e aposentados@sindifisconacional.org.br

quarentena após saída da RFB

Auditores concordam com

Enquete

Um total de 506 Auditores--Fiscais atendeu ao chamamento da DEN (Diretoria Executiva Nacional) e participou da enquete promovida pelo Sindifisco Nacional no mês de julho último.

O questionamento era “Você entende que é necessário se esta-belecer, em diploma legal, que todo Auditor-Fiscal, quando encerrar suas atividades junto à RFB (Receita Fede-ral do Brasil), deve necessariamente se submeter a uma quarentena antes de assumir alguma atividade laboral que possa, em tese, ser conflitante com os interesses da RFB?”

Resultado: 67,19% disseram

concordar com a quarentena, 29,05% se manifestaram contrários à decisão; e 3,75% disseram não ter opinião sobre a matéria.

O Sindifisco Nacional se utili-za da enquete para aferir o posi-cionamento dos filiados a respeito de diversos temas de interesse dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil por se tratar de uma ferra-menta rápida e abrangente.

É importante reiterar que a par-ticipação de todos nas pesquisas au-xilia na elaboração de estratégias de atuação do Sindicato junto à admi-nistração e aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

(3)

Precatórios com pagamento em

GDAT

Os filiados inscritos para rece-bimento de precatórios da GDAT (Gratificação de Desempenho de Atividades Tributárias) devem ficar atentos à divulgação do cronogra-ma de pagamento que será feita pelos tribunais em suas páginas eletrônicas ou no site do Sindifisco Nacional, o que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2012.

São beneficiados os exequentes amparados pelo Mandado de Segu-rança N° 1999.34.00.026435-1, fi-liados até agosto de 1999, oriundos da Receita Fazendária e represen-tados nas ações do extinto Unafis-co Sindical.

A Diretoria de Assuntos Jurídi-cos do Sindifisco Nacional informa

2012 foram autorizados

que, por medida de segurança, a listagem com os nomes dos filia-dos beneficiafilia-dos pela ação, bem como a instituição financeira pa-gadora, será encaminhada às DS (Delegacias Sindicais), onde poderá ser conferida pelos interessados. O sindicato também enviará uma carta para cada beneficiário infor-mando a inscrição dos referidos precatórios.

Ao identificar seu nome na lista-gem, ou receber a carta, o Auditor ou pensionista beneficiado deverá aguardar a liberação dos valores em 2012 e depois se dirigir ao ban-co responsável pela guarda do valor (Banco do Brasil ou Caixa Econô-mica Federal) com o número do

CPF para o recebimento.

Caso queira consultar o seu precatório, basta acessar o site do TRF1 (Tribunal Regional Federal – 1ª Região) no endereço www.trf1. jus.br. É só clicar em “Consulta Processual” (no menu à esquerda na página), seguido de “Tribunal Regional Federal da 1ª Região” - na tela seguinte, será apresentado um novo menu à esquerda contendo as opções “Nome da parte” ou “CPF/ CNPJ da parte” - basta escolher a alternativa mais conveniente.

Vale destacar ainda que, no caso das Requisições de Pequeno Valor (RPV), algumas já estão disponíveis para saque, o que pode ser verifica-do na lista enviada às DS.

Local: Auditório Petrônio Portela

no Congresso Nacional. Das 9h às 18h.

Participe!

31

Agosto

PELA APROVAÇÃO

DAS PEC

555/06

,

270/07

E

36/08

.

MOSAP

(4)

DEN intensifica trabalho pela aprovação das

Aposentadoria e Pensões

PEC 555/06, 36/08 e 270/08

A Diretoria de Assuntos de Apo-sentadoria e Pensões do Sindifisco Na-cional intensificou o trabalho em prol da aprovação das PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tramitam no Congresso Nacional relacionadas aos direitos de aposentados e pensio-nistas, e também aos dos demais ser-vidores públicos.

As diretoras Clotilde Guimarães e Bernadete Donadon estão promo-vendo e participando de debates em vários pontos do país com o objetivo de mobilizar os filiados na tarefa de sensibilizar os parlamentares para a causa. Em todos os locais, as diretoras do Sindifisco estão convidando para o grande evento a ser realizado no dia 31 de agosto, no Auditório Petrônio Portela da Câmara dos Deputados em Brasília, promovido pelo Mosap (Mo-vimento dos Servidores Públicos Apo-sentados e Pensionistas), em parceria com o Sindifisco Nacional e o Fona-cate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado).

Estão no foco do trabalho da DEN (Diretoria Executiva Nacional) as PEC prontas para votação no plenário da Câmara: a 555/06, que extingue a co-brança da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas; a 36/08 que trata do direito à paridade das pensões com os proventos dos servi-dores já aposentados e daqueles que tinham preenchido as condições para aposentadoria na data da EC (Emenda Constitucional) 41, ou seja, em 31 de dezembro de 2003; e a 270/08, que estabelece proventos integrais com paridade para aposentadorias por in-validez permanente, calculados na for-ma do dispositivo constitucional que amparou sua concessão original, com efeitos financeiros a partir da data de emissão do respectivo laudo médico pericial. A PEC 270/08 abrange o ser-vidor que tenha ingressado no serviço público em 31 de dezembro de 2003 e que tenha se aposentado ou venha a se aposentar por invalidez perma-nente, com fundamento no artigo 40,

parágrafo 1º, inciso I, da Constituição Federal. Estes terão integralidade, isto é, direito a proventos com base na re-muneração do cargo efetivo em que se der a aposentadoria, na forma da lei.

Clotilde Guimarães ressalta que, para ser aprovada, a proposta precisa passar por dois turnos de votação e, em cada um dos turnos, é necessário obter, no mínimo, o voto de três quin-tos do número total de deputados da Câmara, ou seja, receber o sim de 308 dos 513 parlamentares. Da Câmara o projeto segue para o Senado onde a aprovação também se dá em dois tur-nos. Lá, o número de votos favoráveis exigido é de 60% do total, ou 49 dos 81 senadores.

“Como todos sabem, o quórum para aprovar emendas à Constituição é o maior exigido por lei, o chamado ‘quórum qualificado’, daí o nosso em-penho em conversar diretamente com o maior número de filiados e mostrar a eles que, se não nos mobilizarmos, a apreciação das propostas poderá sofrer atraso ou mesmo não receber os votos suficientes para aprovação”, afirma a diretora.

São Paulo

A diretora Clotilde Guimarães esteve em São Paulo (SP), no dia 27

de julho, na reunião promovida pela Coordenação da Frente Nacional São Paulo pelas PEC 555 e 270, que tratou dos preparativos da viagem a Brasília para o evento no auditório Petrônio Portela do Senado Federal, no dia 31 de agosto.

Londrina

As PEC 555/06, 36/08 e 270/08 foram tema do Encontro de Audito-res-Fiscais Ativos, Aposentados e Pen-sionistas promovido em 28 de julho pela DS/Londrina (PR) como parte do Dia Nacional pelo Direito a um Servi-ço Público de Qualidade. As palestras de Clotilde Guimarães e Bernadete Donadon incluíram ainda informações sobre as regras atuais de aposentado-rias e pensões no serviço público e A diretora Clotilde Guimarães se reuniu, em São Paulo (SP), com o relator da PEC 270/08, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP)

Fo to: e un ice sh iz uka s an ad a

(5)

DEN intensifica trabalho pela aprovação das

PEC 555/06, 36/08 e 270/08

foram acompanhadas por cerca de 50 Auditores.

Clotilde pediu a colaboração dos Auditores-Fiscais de Londrina para que convençam os deputados e se-nadores de suas bases a votarem a favor das matérias. Ela destacou que existem parlamentares paranaenses bastante influentes no Congresso e que podem apoiar as demandas dos servidores. E falou da importância da união das entidades representativas dos servidores públicos das esferas municipais, estaduais e federais para o trabalho de convencimento dos con-gressistas. “Não é de interesse do go-verno a aprovação das propostas, daí a necessidade de se fazer pressão junto aos parlamentares para que essa situa-ção seja revertida”, explicou.

A diretora também apresentou detalhes do parecer do deputado Ar-naldo Faria de Sá (PTB/SP), relator da PEC 270/08, alertando os servi-dores sobre alguns pontos específi-cos que precisam ser modificados no substitutivo.

Bernadete Donadon reforçou o convite para que os Auditores do es-tado do Paraná participem do evento pela aprovação das PEC 555 e 270 marcado para o Congresso Nacional, em Brasília (DF). “Espero contar com vocês lá no dia 31 e também em ou-tros eventos promovidos pela nossa diretoria”, reafirmou Bernadete.

Os regimes de aposentadoria –

próprio, geral e complementar – fo-ram explicados pelo advogado da Di-retoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Laerço Bezerra que deta-lhou as desvantagens do Regime de Aposentadoria Complementar para os servidores públicos federais proposto pelo governo.

Ao fim da palestra, o advogado apresentou o guia de aposentadoria e o guia de orientação aos pensionistas, elaborado pela diretoria e que serão disponibilizados aos Auditores-Fiscais ativos.

Belo Horizonte

As diretoras de Assuntos de Apo-sentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional participaram, em Belo Hori-zonte, do Primeiro Encontro de Pen-sionistas da DS (Delegacia Sindical) da capital mineira.

No encontro realizado dia 1º de agosto, Clotilde Guimarães e Berna-dete Donadon falaram sobre as PEC 555/06 e 270/08 e fizeram, também, um resumo da história do Unafisco

Sindical e da Fenafisp, antes de se uni-ficarem em Sindifisco Nacional, e das lutas comuns às duas entidades, como a que pedia o fim da contribuição previdenciária dos inativos e as cam-panhas salariais. Elas também falaram sobre as iniciativas da DEN, como o programa Aposentadoria em Pauta, que promove encontros nacionais e regionais; a busca constante do aper-feiçoamento das publicações do Sindi-fisco, principalmente os jornais Idaap e Integração; o programa Tributo Legal que estimula a destinação do imposto de renda devido a fundos ligados a ini-ciativas de amparo ao idoso, à criança e ao adolescente, à cultura e a proje-tos desportivos e paradesportivos; e o programa de Educação Fiscal que incentiva os aposentados a ocuparem cada vez mais assentos nos Observa-tórios Sociais fiscalizando o emprego do dinheiro público.

As diretoras de Assuntos de Apo-sentadoria e Pensões estimularam as pensionistas a participar da manifesta-ção pela aprovamanifesta-ção das referidas PEC que ocorrerá no dia 31 de agosto, em Brasília, durante o encontro promovi-do pelo Mosap (Movimento promovi-dos Servi-dores Públicos Aposentados e Pensio-nistas), Sindifisco Nacional e Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado).

Em Belo Horizonte (MG), a diretora Bernadete Donadon convidou as pensio-nistas a engrossarem a manifestação do dia 31 de agosto, em Brasília (DF)

Em Londrina (PR), as palestras de Clotilde Gui-marães e de Bernadete Donadon integraram as atividades do Dia Nacional de Mobilização

(6)

Mobilização comprovou capacidade de

articulação e força das categorias

A participação maciça de Audito-res-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) e servidores públicos das demais carreiras vinculadas à Campa-nha Salarial Conjunta (Advogados Pú-blicos da União, Peritos e Delegados da Polícia Federal e Auditores do Tra-balho) durante a mobilização nacional do dia 28 de julho foi uma demonstra-ção inequívoca do empenho e da ca-pacidade de articulação das categorias envolvidas.

Mobilizados pelo Dia Nacional pelo Direito a um Serviço Público de Qualidade, os servidores alertaram sobre a importância de suas ativida-des e o perigo iminente à população caso a política de corte de recursos destinados a essas tarefas, tão neces-sárias para o desenvolvimento e segu-rança do país, não seja revista.

Em Foz do Iguaçu (PR), por exem-plo, o trabalho da Receita e da Polícia Federal de verificação de 100% dos veículos na PIA (Ponte Internacional da Amizade), com consequente para-lisação do tráfego, evidenciou a falta de efetivo para o cumprimento das atividades de fiscalização e manuten-ção da segurança nas fronteiras.

Em vários cantos do país, por onde ecoou a mobilização conjunta das categorias, a receptividade das pessoas foi bastante satisfatória. Seja nos corredores dos aeroportos das principais capitais ou nas manifesta-ções de rua, ocorridas nas centenas de municípios brasileiros. A prova de

unicidade das carreiras e da sensibili-dade da população se fez presente em cada gesto, em cada diálogo, em cada ato público.

Reconhecimento

A repercussão da mídia sobre a mobilização também não deixa dú-vidas quanto ao reconhecimento da sociedade da importância das carrei-ras envolvidas. Diversos veículos de comunicação chamaram a atenção para o movimento, que foi alerta elo-quente da necessidade de o governo entender a relevância das demandas encaminhadas à mesa de negociação para o bom funcionamento dos ser-viços prestados ao país. Vale lembrar que o Sindifisco Nacional e as demais entidades que integram a Campanha Salarial Conjunta tentam, desde maio, em sucessivas reuniões, chegar a um

entendimento com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva.

O dia 28 de julho foi um momen-to histórico de união e mobilização das principais carreiras do Executivo. É importante salientar que os atos demonstraram a coesão e o compro-metimento destas carreiras com a pauta em negociação com o governo. Diante disso, os Auditores-Fiscais da Receita e do Trabalho, os Advogados Públicos da União e os Delegados e Peritos da Polícia Federal esperam que o bom senso do governo prevale-ça e que haja uma proposta concreta no dia 10 de agosto, quando ocorrerá a próxima audiência com o secretário de RH do Ministério do Planejamen-to. Afinal, a manutenção da inércia do governo nas negociações é um resul-tado ruim para todos.

Fo to: c ri st iano sil va

Uma passeata no aeroporto de Brasília marcou as atividades do Dia Nacional de Mobilização na capital da República

Fo to: d an ielle s ant o s

Presidente do Sindifisco, Pedro Delarue, participou da mo-bilização nos aeroportos do Rio de Janeiro e de Guarulhos

Fo to: cr is ti n a Fa us ta

Auditores-Fiscais e Policiais Federais fizeram operação padrão na Ponte Internacional da Amizade

(7)

Queda de cabelo é

Bem-Estar

Ventos frios, baixas temperaturas e o estresse do meio do ano são al-gumas das causas, neste período, da perda de cabelos, muita gente não tem férias e o acúmulo de atividades relacionadas ao trabalho acaba so-matizando a agitação. Some-se ainda a menor frequência em lavar a cabe-ça e tem-se o coquetel molotov dos cabelos.

Evitar lavar o cabelo constante-mente no inverno pode provocar a obstrução de poros. A água mais quente que o normal também con-tribui para a queda, pois desidrata os fios e provoca descamação do couro cabeludo que pode ser confundida com caspa. Por isso, evite ao máximo a água quente nos fios, utilize sempre água morna.

maior no inverno

Nos meses frios, os sensores de luz localizados na pele recebem me-nos lumime-nosidade. Essa mudança di-minui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. Ou seja, além de os fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar.

Utilizar shampoo e condicionador adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação é a melhor opção para manter os fios saudáveis no in-verno. Primeiro é preciso fazer uma limpeza profunda e retirar todas as impurezas. Em seguida, faça uma hi-dratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidrata-ção deve ser repetida semanalmente. É natural os cabelos ficarem mais ole-osos no inverno. Por isso, opte por

condicionadores e cremes mais leves e, para desembaraçar os fios, use pro-dutos sem enxágüe.

O uso do secador deve ser feito corretamente, pois o ar quente nos fios provoca o enfraquecimento. Para que isso não ocorra, antes de secar o cabelo aplique um protetor térmico ou reparador de pontas para proteger os fios. Evite também usar chapéus, boinas e lenços, pois aumentam a oleosidade.

Massagear o couro cabeludo tam-bém é uma boa pedida. Assim, a cir-culação e oxigenação estarão ativas e ocorre o aceleramento no crescimen-to dos fios.

Fontes: http://www.momentospa-res.com; http://www1.folha.uol.com.br; http://www.dicasdemulher.com.br;

Para conhecer melhor os planos do Unafisco Saúde, acesse www.unafiscosaude.org.br ou entre em contato pelo telefone (061) 2103-5204.

Associe-se ao Unafisco Saúde.

Chegou o Unafisco Saúde Soft, a nova modalidade do plano de saúde exclusivo dos Auditores-Fiscais, que oferece o rol de coberturas da ANS, além de uma rede credenciada com cobertura nacional.

(8)

Vida de Aposentado

Auditor prova que aposentadoria está

O Auditor-Fiscal Clóvis Cirne da Silva, 82 anos, aposentou-se em 1990 e hoje divide o tempo entre a SPLEB (Sociedade Pró-Livro-Espírita em Braille) e a COAFBRAS (Cooperativa de Crédito).

Fundador e diretor administrati-vo da Cooperativa, Clóvis Cirne diz que ela representa a concretização de um sonho dos servidores. Criada em 2001 sob a sigla COAFPREV, aten-de ao pessoal da Receita Federal do Brasil e do Ministé-rio da Previdência. O Auditor explica que o processo de

empréstimo é fácil, basta se filiar à Cooperativa.

Clóvis Cirne foi diretor de Finan-ças e vice-presidente do ex-Sindifisp (Sindicato dos Auditores Fiscais da

Previdência Social) Rio de Janeiro e sempre participou das campanhas em prol das melhorias das condições de trabalho da Classe.

Casado e pai de dois filhos, o Au-ditor acredita que o bem mais precio-so a se poupar na vida é a saúde, já a arte de ouvir o outro não deve jamais ser poupada. Clóvis cuida do corpo e da mente, se alimen-ta bem, caminha, lê bastante e ainda faz aulas de dança da Afi-perj (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil no Rio de Ja-neiro). E, de vez em quando, solta a voz no coral da DS e nas serestas cariocas.

A Cooperativa, parte da DS/Rio e a Afiperj funcionam todas no mesmo prédio, o que facilita a participação nas atividades das três entidades.

longe de ser inatividade

Nota de Falecimento

A DS (Delegacia Sindical) Londrina comunica o falecimento do Auditor--Fiscal aposentado Luiz Pinheiro, ocor-rido no dia 9 de julho. A DS/Divinó-polis (MG) comunica o falecimento do Auditor-Fiscal aposentado José Carlos

de Vasconcelos, ocorrido no dia 13 de julho. A DS/Porto Alegre comunica o fa-lecimento do Auditor-Fiscal aposentado Carlos Eduardo de Mendonça Légori, ocorrido no dia 23 de julho. A DS/Ala-goas comunica o falecimento da

pensio-nista Maria Theonice de Barros Santos, ocorrido no dia 24 de julho. A DEN (Di-retoria Executiva Nacional) e as DS se solidarizam com os familiares e amigos dos Auditores-Fiscais e da pensionista neste momento de perda.

A formação em Direito permitiu que utilizasse seus conhecimentos no trabalho voluntário que desenvolve jun-to à SPLEB, entidade filantrópica que transcreve livros e outras publicações para Braille, onde cuida da parte jurídi-ca. Tanto as atividades classistas como as da SPLEB casam bem com a filosofia de vida dele que sempre foi a caridade com o próximo.

Vida laboral

Clóvis Cirne ingressou no servi-ço público federal em 1950, quando trabalhou na Diretoria de Transporte e na Inspetoria do SAPS (Serviço de Alimentação da Previdência Social), depois fez concurso interno e tornou--se Auditor-Fiscal da Previdência.

Como Auditor, trabalhou na fisca-lização do FUNRURAL em Pernam-buco e no Espírito Santo e chefiou a Equipe da Coordenação Nacional de Fiscalização do INPS (Instituto Na-cional de Previdência Social). Tentou conciliar o serviço público com a ini-ciativa privada. Foi repórter do pro-grama da TV Rio “O Diário de um Re-pórter” que tinha locução de Alberto Curi. Mas as viagens a serviço o impe-diram de continuar no jornalismo.

Com 39 anos dedicados ao servi-ço público, ele aconselha a quem está prestes a se aposentar: não encarar a nova etapa de vida como inatividade.

Serviço

COAFBRAS - Rua da Quitanda, 30 - Sala 1102, Centro, Rio de Janeiro Telefone: 21 2508-6218

“O bem mais

precioso a se poupar

na vida é a saúde, já

a arte de ouvir o

outro não deve

jamais ser poupada”

Referências

Documentos relacionados

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento

Assegurada a reposição da normalidade das condições de vida da população da área afetada pelo acidente grave ou catástrofe, deverá ser declarada a desativação

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Através da revisão de literatura e a análise crítica do autor, este trabalho apresenta uma proposta de “estrutura conceitual” para a integração dos “fatores humanos” ao

Apresenta a Campanha Obra-Prima, que visa a mudança comportamental por meio da conscientização diante de algumas atitudes recorrentes nas bibliotecas da